Tonelero: submarino brasileiro é lançado em evento no Rio de Janeiro

Embarcação é fruto de um acordo selado entre Brasil e França e foi batizada em evento com autoridades nesta quarta-feira (27)

27/03/2024
Foto: Ricardo Stuckert/ Governo Federal/ Divulgação

O submarino Tonelero, construído totalmente no Brasil, conheceu pela primeira vez as águas marítimas na manhã desta quarta-feira (27), durante evento de lançamento realizado na Base de Submarinos da Ilha da Madeira, em Itaguaí (RJ).

A cerimônia contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sua esposa Janja — madrinha do submarino –, o presidente da França, Emmanuel Macron, e o comandante da Marinha, almirante Marcos Sampaio Olsen.

Macron, Lula e Janja, com submarino Tonelero ao fundo. Foto: Ricardo Stuckert/ Governo Federal/ Divulgação

A embarcação é a terceira da Classe Riachuelo (também chamada de S 42), fruto do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), um projeto ambicioso que nasceu de um acordo selado entre Brasil e França em 2008. A iniciativa teve como objetivo transferir tecnologia para a fabricação de embarcações militares.

 

Em pronunciamento, Lula destacou a força da parceria com o país europeu e a sofisticação do Estaleiro de Construção (ESC), responsável pela última fase de preparação do submarino.

Hoje, o Brasil se posiciona dentro de um pequeno grupo de países que domina a construção de submarinos. O PROSUB garante a soberania brasileira no nosso litoral, fortalece a indústria naval, com geração de emprego e renda, e promove o desenvolvimento do setor com muita inovação- disse Lula.

Foto: Ricardo Stuckert/ Governo Federal/ Divulgação

Lançamento do submarino Tonelero

O “batismo” do Tonelero marca o início do processo de testes para o futuro comissionamento (fase que assegura que os sistemas e componentes estejam de acordo com as necessidades e requisitos operacionais) de mais um submarino da Classe Riachuelo.

Janja batiza o submarino Tonelero durante lançamento. Foto: Ricardo Stuckert/ Governo Federal/ Divulgação

Baseado no projeto Scorpène, da gigante francesa Naval Group e construído pela ICN, a embarcação militar conta com 71,6 metros de comprimento e pesa aproximadamente 1.870 toneladas — o equivalente a 234 carros populares.

 

O submarino Tonelero é o segundo a carregar este nome na Marinha do Brasil, em homenagem às Fortificações do Passo do Tonelero, à margem direito do rio Paraná. O local foi conquistado em batalha pela esquadra do Império do Brasil na Guerra do Prata.


Já o primeiro Tonelero, segundo da Classe Humaitá e chamado de S 21, tem origem britânica e foi construído pelo estaleiro Vickers Limited, em Barrow-in-Furness Lancashire, na Inglaterra. Lançado ao mar em 22 de novembro de 1972, foi incorporado à Armada Brasileira em 1977, mas sofreu baixa em 2001.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Confira um compilado com os mais de 60 barcos que estarão nas águas do Rio Boat Show 2024

    Iate, veleiros, catamarãs, lanchas e botes estarão atracados na Baía de Guanabara, de 28 de abril a 5 de maio

    Porsche exibe carros esportivos de luxo no Rio Boat Show 2024, incluindo sedã híbrido

    Com dois modelos, especialista em carros de luxo terá estande no famoso Espaço dos Desejos

    NÁUTICA Talks: em clima de Olimpíadas, CBVela explica sucesso do Brasil na vela

    Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela, e Luiz Guilherme, head de marketing da confederação, falarão sobre o tema no Rio Boat Show

    No NÁUTICA Talks, Guilherme Guimarães conta porque ilha no Caribe tornou-se o paraíso dos brasileiros

    Recifense que mora no local há mais de 20 anos vai contar tudo que quem pretende ir à ilha precisa saber; palestra acontece dentro do Rio Boat Show 2024

    No NÁUTICA Talks, Yuri Benites descortina turismo náutico no Lago de Itaipu

    Diretor de Turismo na Fundação PTI integra agenda de palestras durante o Rio Boat Show 2024