Surfista escapa de morte por afogamento graças a recurso do Apple Watch

Australiano viveu momentos de pânico ao não conseguir retornar para a praia, mas foi resgatado após acionar função de emergência do relógio

31/07/2024
Rick foi resgatado por helicóptero. Foto: Westpac Lifesaver Rescue Helicopter Service Queensland/ Facebook/ Reprodução

Não é novidade que o Apple Watch tem várias funções, mas nem todos sabem que salvar vidas pode ser uma delas. Na Austrália, um homem de 49 anos se livrou de um afogamento eminente ao usar um recurso do relógio, que o permitiu acionar a emergência e obter ajuda antes que fosse tarde demais.

O caso aconteceu na praia de Tallow, onde Rick Shearman praticava bodysurf — modalidade que dispensa o uso de prancha, sendo necessário movimentar apenas o corpo para pegar ondas.

Foto: thoroughlyreviewed.com/ Flickr/ Reprodução

Ele estava a cerca de um quilômetro da costa quando, ao tentar retornar para a praia, ficou preso na zona em que as ondas quebravam.

Levei algumas pancadas fortes na cabeça e fiquei debaixo d’água por um tempo. Comecei a entrar em pânico e a ter cãibras– Rick Shearman ao portal australiano ABC News

Surfista e nadador experiente, Rick sabia que de nada adiantava lutar contra o oceano. Ele, então, deixou que a correnteza o levasse e tentou manter a calma, já que sabia que não conseguiria se livrar do perigo sem ajuda.

 

Embora sua namorada estivesse na praia, o australiano acreditava que ela já havia saído para fazer compras. Ou seja, ninguém estaria procurando por ele. Foi aí que se lembrou do acessório em seu pulso.


Como o Apple Watch salvou a vida de Rick

Enquanto lutava contra as ondas, o surfista acionou a função de emergência do relógio e ligou para o 000, número que, na Austrália, serve para acionar polícia, bombeiros e ambulâncias.

 

As condições do mar, no entanto, não facilitaram a tarefa de Rick, “sacudido pelo vento e pelas grandes ondas” e distante da costa.

Foi bastante difícil utilizar [o relógio]. Eu tinha que segurá-lo próximo ao ouvido para ouvir o que estava acontecendo e falar com o atendente– Rick Shearman

Ele permaneceu na linha ao longo de uma hora, até que o socorro veio a seu encontro por meio de um helicóptero da Westpac Lifesaver Queensland. A equipe de resgate recebeu o pedido de ajuda por volta das 10h. Veja abaixo:

 

 

Após ser içado pela aeronave, Rick foi levado a um lugar seguro e recebeu atendimento médico. Apesar do susto, ele passa bem. “É incrível que eu tenha conseguido usar essa tecnologia para salvar minha vida”, comentou. “Se não fosse por esse serviço no relógio, eu provavelmente estaria vagando por águas internacionais agora”.

 

O Apple Watch tem certificação à prova d’água em profundidades de até 50 metros desde a linha Series 2 — sendo que alguns modelos mais robustos garantem o funcionamento em profundidades ainda maiores.

 

Ainda que tenha chamado a atenção, esta está longe de ser a primeira vez que o Apple Watch ajuda a salvar uma vida. Diversas pessoas relataram, no passado, terem sido socorridas graças à função de emergência do dispositivo.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Por onde começar o turismo náutico?

    Com turismo náutico em ascensão, especialista Bianca Colepicolo discute como guiar o desenvolvimento do setor

    Salvador Boat Show registra sucesso e se consolida como maior evento náutico do Nordeste

    Salão vendeu mais de 20 embarcações, atraiu público qualificado e gerou negócios significativos para o setor

    Atenção, velejadores: estão abertas as inscrições para 4ª etapa da Copa Mitsubishi

    A 24ª regata Volta à Ilhabela – Sir Peter Blake acontecerá nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro; saiba como participar

    Aumenta o número de pessoas que moram em barcos no Reino Unido

    Com imóveis cada vez mais caros, viver a bordo tem se tornado uma boa opção para quem vive no país

    Novidade na Ross Mariner: estaleiro anuncia lançamento de lancha por R$ 109 mil

    Com estreia ainda em 2024, nova SR170 Viper é opção para quem procura pelo primeiro barco com recursos multifunções