Casal transforma container de navio em casa aconchegante e sustentável

Paul e Cathy utilizaram materiais reciclados para construir os ambientes e criaram sistemas ecológicos para manter uma vida minimalista

27/03/2024
Foto: Elements of Creation / Divulgação

Antenados em sustentabilidade certamente já ouviram falar sobre um ou outro container de navio que se tornou parte de restaurantes, galerias e outros estabelecimentos. Mas um casal residente da Austrália decidiu ir além, e transformou um caixote frio e sem vida em uma casa tanto ecológica, quanto aconchegante.

As mentes criativas por trás da empreitada pertencem a Paul Jones e Cathy Roberts. Pelo Instagram, Jones relembrou que a ideia surgiu “devido ao aumento do custo habitacional”, e ao seu desejo de evitar “contas excessivas”.

Foto: Elements of Creation / Divulgação

O container de navio foi instalado em uma fazenda de cana-de-açúcar em Brisbaine, na Austrália, e pode ser transportado para outros locais com a ajuda de um caminhão. Graças à reciclagem de materiais, o casal pôde criar um lar cheio de personalidade e bastante econômico.


Toda a reforma, bem como a decoração, foi feita pelos dois, incluindo móveis esculpidos à mão por Paul e quadros pintados por Cathy.

Container de navio antes de ser transformado em residência. Foto: Instagram @elementsofcreation.com.au/ Reprodução

Transformação do container de navio

O tamanho do caixote — 2,6 metros de altura, por 6 metros de comprimento — foi bem aproveitado pelos moradores, que optaram por criar um quarto suspenso, com acesso por meio de uma escada fixa na sala, que dá direto para a cama em que dormem. No restante da casa, móveis com linhas arredondadas dão um ar de profundidade aos espaços.

Foto: Elements of Creation / Divulgação
Foto: Elements of Creation / Divulgação

O teto do container de navio foi arrancado e substituído por uma extensão com janelas panorâmicas, responsáveis por trazer muita luz natural e ar fresco aos ambientes. Na cozinha, uma outra grande janela se abre à área externa — que por si só é uma obra de arte, graças ao deck de madeira adornado por um jardim.

Foto: Elements of Creation / Divulgação

Para manter a temperatura ideal dentro da casa e garantir isolamento acústico, o casal apostou em revestimento interno e externo.

Sustentabilidade

A vida de Paul e Cathy no container de navio é cercada por reciclagem e reutilização de materiais. Bancadas, decorações e móveis foram construídos por meio de troncos e pedaços de madeira recuperada, incluindo o piso da casa.

Foto: Elements of Creation / Divulgação

Painéis solares instalados no teto geram a energia que a residência precisa e um sistema de coleta de água da chuva permite que o casal não dependa da rede pública de esgoto. Os canteiros que ficam na área externa, com flores, temperos, frutas e vegetais, possuem um sistema próprio de irrigação.

 

O banheiro do container de navio também segue um modelo ecológico. O vaso sanitário não requer uso de descarga, uma vez que os resíduos vão para um recipiente selado, podendo ser aproveitados, posteriormente, como adubo. O conceito se chama banheiro de compostagem ou banheiro seco.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Confira um compilado com os mais de 60 barcos que estarão nas águas do Rio Boat Show 2024

    Iate, veleiros, catamarãs, lanchas e botes estarão atracados na Baía de Guanabara, de 28 de abril a 5 de maio

    Porsche exibe carros esportivos de luxo no Rio Boat Show 2024, incluindo sedã híbrido

    Com dois modelos, especialista em carros de luxo terá estande no famoso Espaço dos Desejos

    NÁUTICA Talks: em clima de Olimpíadas, CBVela explica sucesso do Brasil na vela

    Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela, e Luiz Guilherme, head de marketing da confederação, falarão sobre o tema no Rio Boat Show

    No NÁUTICA Talks, Guilherme Guimarães conta porque ilha no Caribe tornou-se o paraíso dos brasileiros

    Recifense que mora no local há mais de 20 anos vai contar tudo que quem pretende ir à ilha precisa saber; palestra acontece dentro do Rio Boat Show 2024

    No NÁUTICA Talks, Yuri Benites descortina turismo náutico no Lago de Itaipu

    Diretor de Turismo na Fundação PTI integra agenda de palestras durante o Rio Boat Show 2024