Salão Náutico Marina Itajaí, o maior do sul do Brasil, acontecerá de 7 a 10 de julho

Por: Redação -
26/05/2022

O Salão Náutico Marina Itajaí, o maior do sul do Brasil, tem data confirmada para 2022: acontecerá de 7 a 10 de julho, nas modernas instalações da Marina Itajaí, em Santa Catarina.

O salão náutico recebe novidades do mercado e reúne grandes marcas nacionais e internacionais do setor náutico, entre lanchas e iates de diversos tamanhos e estilos, acessórios, artigos esportivos e equipamentos.

Oferece também várias opções de lazer para toda a família como shows, desfile de moda, marcas de luxo, apresentações culturais e diversas opções gastronômicas

“A cada nova edição do Salão Náutico Marina Itajaí, percebemos a evolução e o crescimento do número de negócios gerados. Para a próxima edição, estamos com uma expectativa ainda maior por conta de o mercado náutico estar aquecido”, explica Carlos Gayoso de Oliveira, diretor da Marina Itajaí.

“O Salão Náutico já se consolidou como a mais importante feira do setor no sul do país, com presença de estaleiros nacionais e internacionais, produtos, equipamentos e serviços náuticos, moda, atrações turísticas, gastronomia e lifestyle. Os números das edições anteriores, no geral, superam 200 milhões em negócios gerados e mais de 40 mil visitantes”, completa Carlos.

Confira os números da última edição 

A quarta edição do Salão Náutico Marina Itajaí, realizada em julho de 2019, contou com a participação de mais de 70 marcas e o volume de negócios ultrapassou R$ 50 milhões fechados durante o evento, além dos contatos comerciais iniciados no local para negociações. Mais de 15 mil visitantes passaram pelo evento que apresentou embarcações de diversos tamanhos e estilos.

Além das diversas opções de produtos e serviços náuticos, também foram expostos itens de moda, acessórios, carros e motos de luxo. Música ao vivo movimentou a área gastronômica. A programação ainda contou com desfile de moda e concurso de beleza. Ações de conscientização ambiental e de inclusão social também integraram o evento.

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    Inspirado no espaço sideral, projeto de superiate indiano traz olho de vidro gigante em seu design

    Por: Redação -

    O estúdio indiano Bhushan Powar Design revelou o projeto Zion, um superiate com um olho de vidro gigante que oferece vista panorâmica. A inspiração vem do espaço sideral, já que o desenho se baseia nas imagens de buracos negros. A aparência externa do barco também é marcada por linhas fluidas que vão da proa à popa.

    O Zion pode acomodar até 20 convidados em 10 camarotes luxuosos. A suíte máster, localizada no convés principal, tem varandas operadas eletronicamente em ambos os lados. A embarcação também pode acomodar uma tripulação de 20 pessoas.

    O convés superior do Zion conta com um grande flybridge, projetado para oferecer maior visibilidade possível em todas as condições climáticas. Além disso, o convés superior abriga um heliporto de 12 metros. Um elevador de coluna de vidro dá acesso a todos os decks.

    O convés principal, por sua vez, conta com uma área de jantar ao ar livre e uma grande piscina infinita com fundo de vidro. O ambiente pode ser acessado por uma ponte suspensa. Ademais, a piscina é cercada por grandes espreguiçadeiras e assentos confortáveis ​​para os hóspedes tomarem sol.

    O convés inferior do Zion tem uma enorme garagem que comporta de maneira segura outras embarcações, assim como jets e demais brinquedos aquáticos. A popa conta com um clube de praia, uma academia e um jardim. O clube de praia também pode ser convertido em um espaço expansível para banhos de sol, graças aos seus terraços desdobráveis.

    Por Gabriel Caldini, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.

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      Lanchas do passado que são desejadas até hoje! Assista no Loucos Por Barcos desta quarta

      Por: Redação -

      Nesta quarta-feira, 25 de maio, o canal NÁUTICA exibiu mais um episódio da temporada de Loucos Por Barcos. Um bate papo descontraído semanal sobre os temas náuticos mais pedidos pelos leitores e seguidores.

      Fred Paim e seletos convidados debatem os pontos altos e baixos das principais lanchas do passado que são desejadas e fazem sucesso até hoje no Brasil. Acompanhe a primeira rodada do tema no programa #20 exibido em outubro de 2021.

      O bate-papo conta com grande troca de informações sobre barcos, sempre com a interação em tempo real dos telespectadores por meio das redes sociais e o chat do YouTube.

      O Loucos Por Barcos vai ao ar às quartas, a partir das 20 horas, na TV NÁUTICA, no YouTube. Se inscreva para não perder!

      Se você tem alguma dúvida ou comentário, converse com a gente pelas redes sociais ou envie sua dúvida para [email protected].

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        SSL Gold Cup, a chamada Copa do Mundo da Vela, tem nova sede para as regatas finais

        Por: Redação -

        As regatas da Copa do Mundo da Vela estão marcadas para o período de 28 de outubro a 20 de novembro de 2022 e serão disputadas em nova sede, na cidade de Manama, no Bahrein. O Brasil está confirmado já na fase de mata-mata da nova competição e terá uma equipe liderada pelo bicampeão olímpico Robert Scheidt. As eliminatórias estão sendo realizadas no Lago Neuchâtel, em Grandson, na Suíça.

        O campeonato da SSL Gold Cup terá um formato inovador para a vela, uma vez que levará ao público um sistema de eliminatórias parecido com o da Copa do Mundo de futebol da FIFA. A intenção é proporcionar mais visibilidade e emoção ao esporte.

        Como a Copa do Mundo da Fifa, a SSL Gold Cup oferece um desafio singular com oportunidades iguais para todas as 40 equipes, que correm exatamente no mesmo barco, o SSL 47, um veleiro de alto- desempenho de 14 metros, entregue pela organização.

        Depois de ficar com o vice no evento-teste em 2021, a seleção brasileira fará treinos em agosto na Suíça antes dos duelos finais no Bahrein. ”Essa sede da final não muda muita coisa, independente do lugar, vai ser em novembro, ainda dá tempo de fazer mais um treinamento, antes dos barcos irem para final, devemos enfrentar condições de vento fraco ou médio, já velejei lá perto. Uma boa vantagem é que nessa época do ano o lugar é quente, tem tudo para ser um sucesso essa final”, disse Robert Scheidt.

        ”Terá clima de Copa do Mundo chegando perto, vai ter a presença da mídia mundial por aqueles lados durante essa época do ano. Estamos bem animados com o projeto, vou para Suíça em agosto para treinar, em breve vamos anunciar um patrocinador, no momento não podemos ainda, mas em breve”.

        Além do chamado Brazilian Storm, apelido dado à equipe brasileira, a SSL Gold Cup terá os melhores velejadores do mundo como Ian Williams e Sir Ben Ainslie (SSL Team GBR), Tom Slingsby (SSL Team Austrália), Anne-Marie Rindom (Dinamarca), Xavier Rohart (SSL Team France), Taylor Canfield (SSL Team United States) e outros mais.

        Diferentemente do que ocorre nos Jogos Olímpicos, em que a medal race (regata da medalha) premia o barco mais regular levando em conta os resultados das regatas anteriores, vencerá a SSL Gold Cup a equipe que correr mais rápido na hora da decisão. Os países serão eliminados fase a fase até a Grande Final, com apenas quatro seleções. O troféu será organizado a cada quatro anos pela Sailing Athletes Foundation (SAF).

        O Bahrein tem recebido eventos esportivos internacionais, incluindo o GP de Fórmula 1 desde 2004, Campeonato Asiático de Ciclismo 2017 e Campeonato Mundial de MMA Amador 2017, 2018 e 2019.

        “Ser a nação anfitriã da SSL Gold Cup 2022 é de grande importância para o Bahrein e para a vela. Representa um passo importante na implementação do plano de desenvolvimento esportivo do Reino do Bahrein. Há mais de 30 anos trabalhamos para promover a vela no Bahrein e o mundo árabe, alcançando os mais altos padrões das classes olímpicas e campeonatos mundiais. E agora o objetivo final está prestes a ser alcançado”, explicou o Sheikh Khalifa Bin Abdulla Al Khalifa, Presidente da Associação de Esportes Marítimos do Bahrein.

        Confira os países em disputa no Qualificatório da SSL Gold Cup no site da competição.

        Assim como no futebol, cada time contará com 11 atletas. A bordo do SSL Team Brazil estarão as bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze, ao lado de Henrique Haddad, Gabriel Borges, Henry Boening, Juninho de Jesus, Joca Signorini, Alfredo Rovere e Mário Trindade.

        Eles serão liderados pelo multicampeão Robert Scheidt, dono de cinco medalhas olímpicas e capitão da equipe. O CEO do SSL Team Brazil é Bruno Prada, que tem duas medalhas olímpicas ao lado de Scheidt na classe Star: uma prata em Pequim 2008 e um bronze em Londres 2012.

        O SSL Team Brazil

        1 – Alfredo Rovere – proa

        2 – Martine Grael – estratégia & grinder

        3 – Henry Boening ‘Maguila’ – Grinder

        4 – Kahena Kunze – segundo trimmer e grinder

        6 – Juninho de Jesus – pit & runners

        7 – Gabriel Borges – trimmer & jib/gennaker

        8 – Mário Trindade: trimmer & grande/trav

        9 – Joca Signorini – tática e grinder

        10 – Robert Scheidt – timoneiro

        20 – Henrique Haddad (Giga) – tripulante, coach e observador.

        CEO: Bruno Prada

        Confira aqui o ranking completo.

        A SSL Gold Cup reunirá 56 nações entre os membros da World Sailing para coroar a melhor nação da vela a cada dois anos. Em um esporte mecânico em que a corrida pela tecnologia pode atrapalhar a corrida pela glória, a SSL busca uma competição igualitária, em que o talento dos velejadores está na vanguarda, e os campeões se tornam heróis inspiradores de novas gerações. A SSL é um evento especial da World Sailing desde 2017.

        Como na Copa do Mundo de futebol, as primeiras rodadas de qualificação selecionam os times que avançam para as fases eliminatórias. Todas as regatas são disputadas com flotilhas de quatro barcos em cada, até as quartas de final. As equipes serão colocadas em chaves, com os oito primeiros colocados garantidos nas quartas-de-final.

        Duas flotilhas de quatro competem nas quartas-de-final para selecionar as quatro equipes que participam da única regata da Grande Final. O vencedor da Grande Final será coroado como a Melhor Nação da Vela. A SSL criou um formato inovador. E os fogos de artifício ao final do evento prometem dar um desfecho dramático para esta incrível competição global.

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          Superiate de 41 metros ostenta luxo, potência e um espetáculo de luzes

          Por: Redação -
          25/05/2022

          A Legacy Superyachts revelou seu modelo Legacy 135, um superiate de 41 metros que ostenta luxo, potência e um espetáculo de luzes. A embarcação é ampla, confortável e traz uma miríade de opções de lazer.

          O interior do barco é um projeto do designer francês Alexandre Thiriat. Sua inspiração veio do movimento art deco,  o que fica evidente pelas linhas elegantes e ricas tonalidades. Os ambientes internos possuem revestimento de carvalho e tecido chenille e são altamente personalizáveis.

          Seu salão principal, com pé-direito de 2,74 m, baseia-se em um conceito de plano aberto. Ademais, exibe uma ampla sala de jantar e três portas deslizantes de vidro que oferecem vista panorâmica.

          O superiate tem cinco camarotes que acomodam até 10 pessoas. A suíte máster se situa no convés principal e inclui uma cama king-size, um banheiro, closet e um escritório. As demais acomodações ficam no convés inferior.

          Seu flybridge possui um convés próprio que conta com uma jacuzzi. A popa, por sua vez, possui um clube de praia onde hóspedes podem tomar sol e se banhar no mar. Entretanto, o destaque do superiate vai para seu casco com lâmpadas LED, que realizam um verdadeiro espetáculo de luzes no meio do oceano.

          A propulsão fica por conta de dois motores a diesel de 3 460 hp de potência. Sua velocidade de cruzeiro estimada pelo estaleiro é de 25 nós (46,3 km/h), enquanto a velocidade máxima pode atingir os 29 nós (53,7 km/h).

          A Legacy Superyachts também anunciou um novo iate de 21 metros, o Legacy 70. Originalmente projetado como um barco de apoio do 135, o 70 ganhou vida própria devido à sua versatilidade e alto desempenho – sua velocidade máxima prometida é de 55 nós (101,8 km/h). Esta embarcação também possui um clube de praia na popa e design interno de Alexandre Thiriat. Além disso, pode vir em uma versão maior, o Legacy 80, com 24 metros de comprimento.

          O modelo 135 está em um estágio avançado de construção e tem previsão de lançamento para 2023.

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            E agora? Expedição Rumo Certo encalha lancha no Canal do Varadouro. Assista!

            Por: Redação -
            24/05/2022

            O navegador Marcos Granado, capitão da travessia de lancha Rumo Certo, do Canal Náutica, entre Caraguatatuba e a Ilha do Mel, era só felicidade quando entrou no Canal do Varadouro, em Cananéia, rumo à Ilha do Mel.

            Afinal, o Varadouro é um dos lugares mais bonitos do Brasil para se navegar. Além do mais, a travessia do longo e estreito canal de água doce e salgada que corre paralelo à praia, na divisa de São Paulo com o do Paraná, seria uma das atrações do programa Rumo Certo, que ele comanda e que vai ao ar aos domingos, às 11 horas, no Canal Náutica no YouTube.

            Mas, apesar da navegação especial, em meio a uma paisagem muito bonita, o passeio pelo chamado Mar de Dentro (ou Mar Pequeno) exige atenção e conhecimento, porque o curso d’água, embora plácido, esconde verdadeiras arapucas para os barcos. Há sempre o risco de encalhar num banco de areia.

            Foi aconteceu com a lancha de 37 pés comandada pelo experiente capitão Granado. Bastou um instante de distração para que a lancha parasse em cima de um banco de areia. “Errei uma passagem e assentou o barco”, lamentou o apresentador do Rumo Certo.

            Não foi por falta de aviso. Antes de entrar no canal, na cidade de Arary, ele entrevistou um experiente navegador local, o Gilmar, que advertiu: “Muita atenção no começo do Canal, que é bem raso. É preciso tomar cuidado com os bancos de areia, seguindo mais à esquerda. E sempre de maré alta”.

            Eram 17h20 quando Granado apontou a proa para o Varadouro. A ideia era pernoitar na Ilha dos Papagaios. Antes de a noite cair, ele já estava encalhado, na companhia do tripulante Juliano e de seu pai, Salvador Granado. O jeito foi lançar âncora (que Juliano carregou nas mãos por cerca 20 metros, antes de unhá-la) e esperar a maré encher novamente, para seguir viagem, o que só iria acontecer por volta das 2h da madrugada.

            Gravada por meio de um drone, na hora do pôr do sol, a imagem da lancha encalhada no banco de areia é belíssima. Seria uma composição de arte pura, não fosse uma travessura da natureza. Confira os detalhes no próximo episódio do programa Rumo Certo. No ar, neste domingo, às 11 horas, no Canal Náutica no YouTube.

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              Marina Week discutirá o futuro do oceano e seu impacto na sociedade

              Por: Redação -

              A edição deste ano do conceituado evento sobre o mar – Marina Week – reunirá um variado público para debater questões cruciais para o futuro do oceano, com foco na sustentabilidade e na cultura oceânica, e terá atividades com ONGs, escolas, esportistas, além de filmes nacionais e estrangeiros. O objetivo é destacar a relevância que o mar tem na vida das pessoas, seja sob o viés da preservação ambiental, potenciais econômicos e geração de emprego ou da educação da sociedade sobre a influência que ela tem sobre o oceano de forma global.

              O evento é realizado pela Scientific American Brasil e a Cátedra Unesco para Sustentabilidade do Oceano, vinculada aos institutos Oceanográfico e de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP).

              A semana do mar de São Paulo, como também é conhecido este evento totalmente gratuito, foi planejada para possibilitar o encontro de ambientalistas, pesquisadores, estudantes, educadores, gestores públicos, profissionais do mercado, artistas, velejadores, mergulhadores, surfistas e todos os amantes do mar, mas também é direcionada ao público em geral.

              A 3ª edição do Marina Week foi pensada em linha com os objetivos definidos na Assembleia Geral das Nações Unidas, que nomeou o período de 2021 a 2030 como a Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, reforçando a importância da gestão consciente e sustentável do oceano. Lembrando que 71% do planeta Terra é coberto por água, estima-se, segundo a própria ONU, que cerca de 3 bilhões de pessoas dependam da biodiversidade costeira e marinha para suas necessidades básicas.

              O evento tem programação que envolve tanto seminários sobre temas que impactam a vida oceânica, quanto atividades lúdicas para crianças e adultos, ao longo de todo o dia.

              Seminários (de 1 a 3 de junho) | O Marina Week contará com três seminários que também serão transmitidos por streaming. No dia 1º, a atração será o Seminário Cultura Oceânica nas Escolas, que busca compreender como o oceano e as nossas vidas se relacionam e o desafio que isso representa para a sociedade. O evento acontece das 9h30 às 18h e conta com três mesas de debates. Após as discussões, os participantes irão elaborar uma mensagem direcionada aos demais educadores brasileiros.

              No segundo dia, das 9h30 às 18h, o Seminário Economia Azul e Empreendedorismo irá promover o debate sobre o uso do oceano e seus recursos e as oportunidades para a promoção da economia sustentável do mar, com foco nos empreendedores de pequeno e médio porte. Serão três mesas de debate, além de um showcase de inovação e empreendedorismo.

              O dia 3 de junho contará com o Seminário Futuro do Oceano. Das 9h30 às 17h, serão duas mesas de debate no período da manhã que irão explorar dois temas centrais para o planeta: a preservação da biodiversidade marinha, com a adoção de práticas de pesca sustentáveis, e a grave questão do lixo no mar, colocando em perspectiva ações e iniciativas que podem mitigar o problema nos próximos anos. No período da tarde o Seminário abordará o “Compromisso para o Futuro do Oceano”, resultado de um trabalho colaborativo de diferentes organizações nacionais e representações internacionais com vistas a criar uma grande Aliança para o Futuro do Oceano para construção conjunta de uma agenda convergente, estruturante e estratégica para a promoção do oceano. Os signatários do compromisso terão a oportunidade de fazer declarações e compartilhar suas visões e suas ações em prol do oceano.(Para assistir ao seminário, é necessária a inscrição prévia no site www.marinaweek.com.br)

              Prêmio Marta Vannucci para Mulheres na Ciência do Oceano (3 de junho) | Para finalizar o terceiro dia de Seminários, será realizado, entre as 17h30 e as 18h do dia 3 de junho, o lançamento do Prêmio Marta Vannucci para Mulheres na Ciência do Oceano, que irá reconhecer mulheres inspiradoras e jovens promissoras no campo das Ciências do Mar.

              Mostra Internacional de Cinema do Mar (2 e 3 de junho) | Para divulgar e difundir a produção cinematográfica com o tema do oceano será realizada na Marina Week 2022 a I CineMarina – Mostra Internacional de Cinema do Mar. Serão exibidos filmes internacionais selecionados no Ocean Film Festival World Tour – mostra surgida na Austrália, em 2015, e reconhecida como o principal festival internacional de cinema do mar. Essa é a primeira vez que o festival, já na 9ª edição, chega ao Brasil. Outras regiões de exibição são na Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos da América, Reino Unido, Itália, Espanha e China.

              Encontro de documentaristas (4 de junho) | No quarto dia da Marina Week acontece o encontro de documentaristas, das 14h às 18h, com a participação dos maiores documentaristas do tema oceano no País, oportunidade única para os amantes de foto e vídeo entrarem em contato com os melhores profissionais do gênero. Este encontro, será transmitido por streaming.

              Painéis temáticos (4 e 5 de junho) | Para abordar diferentes formas de interação e vivência do ser humano com o mar, nos dias 4 (sábado) e 5 de junho (domingo), o evento contará com painéis temáticos sobre mergulho, vela, náutica e surf, aproximando a sociedade e os participantes de práticas esportivas ou recreativas no mar e evidenciando seus aspectos lúdicos, artísticos e históricos. Para cada uma dessas áreas haverá uma programação de 1h30 cada, em que temas específicos serão tratados com a participação de três a cinco convidados.

              Cais do Porto | Durante todos os dias da Marina Week, das 10h às 20h, os participantes terão acesso ao Cais do Porto, um espaço de múltiplas atividades práticas e sensoriais que serão o porto de partida da semana. O espaço contará com exibição de profissionais e instituições de relevância para o tema oceano e um lounge para convidados e parceiros da iniciativa. O Cais do Porto contará ainda com sessões audiovisuais Série “Mar Brasil” comentadas por especialistas.

              A Marina Week ocorrerá entre os dias 1 e 5 de junho, no Memorial da América Latina, em São Paulo. Interessados em fazer parte deste grande momento, podem acompanhar a programação no site www.marinaweek.com.br. É necessária a inscrição prévia apenas para os seminários, que também serão transmitidos por streaming. Para as demais atividades, basta comparecer.

               

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                Kensho: o luxuoso megaiate italiano com temática zen e design inovador

                Por: Redação -

                O estaleiro italiano Admiral divulgou recentemente o conceito do Kensho, um luxuoso megaiate de 74 metros com temática zen e design inovador. O projeto apresenta um uso extensivo da assimetria em suas linhas, assim como uma integração orgânica entre os espaços internos e externos.

                A embarcação possui tetos de 2,7 metros de altura em cada um de seus ambientes internos. Seu acabamento consiste em materiais de alta qualidade, incluindo teca, mármore, ônix, seda, lã e bronze. Com vidro do chão ao teto, o salão do Kensho oferece vistas panorâmicas espetaculares.

                O modelo pode acomodar até 16 pessoas em seis camarotes que capturam toda a atmosfera zen de um templo budista. A suíte máster do Kensho é um retiro com quatro ambientes interconectados: uma sala de estar com sofá curvo, um quarto, um closet e um banheiro com banheira central. Os baluartes foram rebaixados para permitir a melhor vista possível através de suas janelas e criar uma sensação de conforto e tranquilidade.

                Os espaços internos do megaiate são conectados por um elevador central e várias escadas. Seus tetos altos, grandes janelas e passarelas excepcionalmente amplas conectam as diferentes áreas de estar para criar um design de plano aberto.

                O espaçoso convés de natação do Kensho é o lugar perfeito para passar o dia todo relaxando. A área possui uma piscina de 6 metros de comprimento com fachada de vidro ao nível do mar, além de várias espreguiçadeiras para quem deseja se bronzear. Conta também com uma academia e uma plataforma de natação que permite aos hóspedes mergulhar no oceano. Além disso, o superiate possui um outro convés que oferece lazer de sobra graças ao seu bar e jacuzzi.

                As zonas de proa e popa são conectadas por uma ampla passarela com portas de vidro que podem ser fechadas para permitir proteção total contra intempéries.

                Por último, seu barco de apoio de 9 metros não apenas partilha do estilo e glamour da nave-mãe, como traz mais possibilidades de aventura aos passageiros.

                Por Gabriel Caldini, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.

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                  Volvo Penta assina acordo para criar projetos de biogás para motores

                  Por: Redação -

                  A Volvo Penta assinou um acordo de parceria com a Biopark para desenvolver projetos na área de biogás para motores. A assinatura ocorreu durante o 6º Congresso da Caciopar e 7º Fórum do Programa Oeste em Desenvolvimento, realizado no final de abril, no Biopark. O encontro, cujo tema foi “O território Oeste e as energias limpas”, contou com palestras que reuniram lideranças regionais de Toledo (PR).

                  “O Biopark representa um ecossistema de inovação que nos traz velocidade, plataforma de pesquisa e oportunidades de negócio em específico na geração de energia através dos grupos geradores com motores Volvo Penta”, afirma Gabriel Barsalini, presidente da Volvo Penta, líder global na produção de motores e sistemas propulsores para o mercado náutico.

                  Barsalini também contou que a sintonia entre as duas empresas foi essencial para a realização da parceria. “Entendemos que compartilhamos valores comuns, propósito de desenvolvimento de tecnologia, impacto social e legado. Além disso, o objetivo de unir a pesquisa com a fábrica. Por tudo isso vimos uma oportunidade de evolução para o projeto. Hoje é o marco zero, em breve devemos iniciar a operação”.

                  Luiz Donaduzzi, Presidente do Biopark, disse que o anúncio representa um grande marco para o meio ambiente. “[A Volvo Penta] é uma empresa de grande credibilidade, com produtos de alta qualidade, e isso é o que nós buscamos. Isso nos dá energia também para desenvolver novos projetos que se encaixam com os objetivos do protocolo que assinamos. Um deles é o Biopark Agro – um grande campo de demonstração e experimentação junto com campus universitário para ensino e pesquisa no agronegócio. O outro é um FabLab, que é um laboratório de prototipagem para construção de máquinas, onde teremos empresas trabalhando no desenvolvimento, em testes e melhorias em máquinas”.

                  O acordo também prevê que a Biopark ceda um espaço físico para que a Volvo Penta realize suas atividades. “Nosso papel e responsabilidade é dar todo o apoio para que desenvolvam os projetos aqui”, afirma Donaduzzi.

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                    Oitavo episódio de Elas no Comando está no ar com a presença de Izabel Pimentel

                    Por: Redação -
                    23/05/2022

                    Nesta segunda-feira (23), o Canal NÁUTICA estreou o oitavo episódio do programa Elas no Comando. A apresentadora Thalita Vicentini recebeu a velejadora Izabel Pimentel, a primeira mulher da América Latina a concluir a volta ao mundo, de veleiro, em solitário. Está impedível! Acompanhe a estreia:

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                      Nautispecial e Rmarine promovem curso de conscientização ambiental

                      Por: Redação -

                      No último dia 17, a Nautispecial, empresa especialista na fabricação e criação de produtos eficientes para limpeza e conservação de lanchas, iates, veleiros e motos aquáticas, e a Rmarine promoveram o curso de capacitação para marinheiros particulares de esporte e recreio.

                      Com temas sobre sustentabilidade, consumo consciente e responsável, além de boas práticas e novas técnicas de limpeza com os produtos biodegradáveis e ecológicos da Nautispecial, o curso aconteceu na Marina do Forte, em Bertioga, litoral de São Paulo, reunindo cerca de 27 marinheiros.

                      A missão foi oferecer aos clientes produtos ecoeficientes que não poluem, promover a atualização e o conhecimento técnico para facilitar o dia-a-dia dos marinheiros e extrair o melhor dos produtos Nautispecial na limpeza de cada embarcação, preservando Fauna e Flora marinhas, com produtos sem cloro e sem formulações petroquímicas que são totalmente proibidas pelos órgãos ambientais.

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                        Conheça a Equipe Brasileira de Vela para os Jogos Sul-Americanos no Paraguai

                        Por: Redação -

                        A Confederação Brasileira de Vela – CBVela confirmou neste domingo (22) os oito atletas convocados para defender o país nos XII Jogos Sul-Americanos de Assunção 2022, que serão realizados em outubro deste ano. Os representantes foram escolhidos após avaliação técnica realizada pelo Conselho Técnico de Vela da entidade. A inédita etapa de Arraial do Cabo (RJ) da Copa Brasil de Vela de Praia, que chegou ao fim na semana passada, também serviu como base para a formação do time.

                        Nas águas de Encarnación estarão Felipe Fraquelli – ILCA 7 Masculino, Isadora Dal Ri – ILCA 6 Feminino, José Irineu e Giovana Simas – Snipe Misto, Erick Carpes – Sunfish Masculino, Gabriella Kidd – Sunfish Feminino, Giovanna Prada – iQFoil Feminino e Guilherme Plentz – iQFoil Masculino.

                        As regatas dos Jogos Sul-Americanos serão de 2 a 6 de outubro. Encarnación foi escolhida como sede da vela pelo Comitê Organizador Paraguaio pelas características do Rio Paraná. O objetivo da seleção é maximizar o potencial de obtenção de medalhas da equipe brasileira de Vela Jovem nos Jogos Sul-Americanos de Assunção, bem como o desenvolvimento efetivo do talento e conhecimento da modalidade nos atletas.

                        A Equipe Brasileira de Vela Jovem conta com atletas que estão conseguindo bons resultados em regatas internacionais e outros que estão ganhando espaço no cenário nacional mesmo com pouca idade, caso de Erick Carpes, de apenas 16 anos.

                        ”Não esperava participar dos Jogos Sul-Americanos com apenas 16 anos. Será um grande desafio para mim porque o Sunfish é um barco diferente e meu objetivo é chegar dominando muito bem o veleiro para ter chances de medalha para o Brasil”, contou o gaúcho Erick Carpes.

                        Na Copa Brasil de Vela de Praia, o representante do Veleiros do Sul foi campeão na ILCA 6 e ganhou o direito de correr o Sul-Americano na Sunfish, um barco similar à nova versão olímpica do Laser. Seu companheiro de equipe, Felipe Fraquelli foi o vencedor na ILCA 7, essa sim no calendário de regatas no Paraguai. ”O nível estava bem alto, ganhei a vaga no último dia! Minha expectativa é boa e espero representar o Brasil muito bem”, contou Felipe Fraquelli.

                        Na iQFoil, o também gaúcho Guilherme Plentz se deu bem em Arraial do Cabo (RJ) e agora conta as horas para a chegada do Sul-Americano.  “A classificação foi muito legal, eu e meu treinador estamos fazendo um trabalho contínuo, acho que esse campeonato foi um ponto de virada, ninguém acreditava no nosso trabalho, conseguir voltar ao topo no sub-23, isso me deixou muito feliz”, explicou o gaúcho Guilherme Plentz.

                        O velejador, que divide os treinos com a prancha e a vela oceânica no Inaê Sailing Team, vai intensificar os treinos para brigar por medalha no Paraguai. ”Agora é focar para os próximos torneios, essa semana já voltei a treinar para disputar uma medalha lá e será importante para o meu ano”.

                        Equipe Brasileira de Vela

                        Felipe Fraquelli – ILCA 7 Masculino

                        Isadora Dal Ri – ILCA 6 Feminino

                        José Irineu – Giovana Simas – Snipe Misto

                        Erick Carpes – Sunfish Masculino

                        Gabriella Kidd – Sunfish Feminino

                        Giovanna Prada – iQFoil Feminino

                        Guilherme Plentz – iQFoil Masculino

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                          Estrutura de megaiate alemão com mais de 100 metros é vista pela primeira vez

                          Por: Redação -

                          Um novo projeto do estaleiro alemão Lürssen com mais de 100 metros foi visto saindo do galpão de construção nas instalações do estaleiro em Bremen.

                          Rumores de ser nomeado Projeto Alibaba e estimado entre 115 e 130 metros de comprimento, a embarcação está pronta para ser montada. Foram divulgadas imagens da proa e da popa sendo movidas para a próxima etapa do processo de construção.

                          lurssen 100 metre project

                          Detalhes sobre a equipe de design do iate e as características a bordo permanecem em sigilo, mas as imagens do casco sugerem dimensões colossais com uma proa bulbosa e um generoso convés de proa.

                          Isso ocorre depois que o estaleiro lançou o Project Blue de 160 metros de suas instalações de Bremen em abril para testes no Mar do Norte.

                          A nova construção de 160 metros do Project Blue foi apresentada pela primeira vez em fevereiro de 2022, e espera-se que ele seja o quarto maior iate do mundo uma vez entregue.

                          Com exterior e interior projetados por Terence Disdale, Project Blue tem uma boca de 22 metros e um volume interno de 15 320 GT – tamanho semelhante ao Dilbar, de 156 metros, que tem um volume de 15 917 GT e foi entregue pela Lürssen em 2016 com design por Espen Øino International e Winch Design.

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                            Boat Show de Veneza será palco de estreia do primeiro Wally da linha renovada

                            Por: Redação -
                            22/05/2022

                            Wally, marca do Grupo Ferretti, divulgou detalhes de seu novo Wallypower 58. O modelo apresenta design externo semelhante ao Wallypower 118. Conta, ainda, com interior banhado por luz natural vinda de cima. Sua superestrutura exibe o típico DNA Wally, com vidro curvo sem pilares, amplos decks laterais e amplas áreas de hóspedes que são abertas ao ambiente, mas protegidas do sol, vento e água.

                            A configuração do cockpit pode ser ajustada para se adequar a uma variedade de climas, enquanto o solário traseiro ajustável oferece várias opções de descanso para até quatro adultos. As aberturas dobráveis ​​aumentam o espaço de entretenimento no convés de popa em impressionantes 25 m², enquanto uma plataforma de popa hidráulica oferece fácil acesso à água, bem como armazenamento de brinquedos aquáticos.

                            No convés inferior, a lancha oferece flexibilidade para até quatro hóspedes durante a noite. Os layouts incluem o ‘saloon double‘ de largura completa e o ‘flexi-guest‘ fornecendo uma acomodação de hóspedes adicional. Um beliche para tripulação com banheiro privativo pode ser colocado no lugar deste camarote.

                            O sistema de propulsão Volvo IPS apresenta joystick para manobras mais assertivas, posicionamento dinâmico e software de ancoragem assistida, com opção de potência do motor, visando uma velocidade de cruzeiro de longo alcance superior a 30 nós. Wally escolheu uma configuração tripla para calado raso, enquanto o casco em V ultraprofundo promete estabilidade mesmo nas condições mais difíceis.

                            O Wallypower 58 fará sua estreia mundial oficial no Venice Boat Show 2022, de 28 de maio a 5 de junho.

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                              Por: Redação -
                              21/05/2022

                              O Yacht Clube de Ilhabela sediará, na semana que vem, a 2ª fase do XXII Circuito Ilhabela – Copa Mitsubishi, que mostrará diversos veleiros em ação. A regata ocorrerá nos dias 28 e 29 de maio e 4 e 5 de junho, e trará embarcações das classes ORC, BRA RGS, C30, HPE25, Bico de Pra e Duplas. A largada acontecerá ao meio-dia.

                              Quem deseja competir pode se inscrever pelo site do Circuito Ilhabela. O pagamento deve ser feito até o dia 28 de maio, e consiste em um depósito do valor total do comandante e dos tripulantes da embarcação, assim como a indicação do nome do barco no depósito.

                              O valor é de R$ 150 por tripulante masculino e R$ 75 por tripulante feminino. Um tripulante-mirim por barco é isento de taxa de inscrição. O valor especial para Bico de Proa e Duplas será de R$ 30 por tripulante. Já os barcos que não correram nenhuma etapa da Copa Mitsubishi no ano de 2021 terão 50% de desconto.

                              A 3ª etapa do XXII Circuito Ilhabela – Copa Mitsubishi está prevista para os dias 8, 9, 15 e 16 de outubro. A 4ª etapa ocorrerá nos meses de novembro (26 e 27) e dezembro (3 e 4).

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                                Superiate inspirado na natureza tem até jardim na suíte do proprietário

                                Por: Redação -

                                A finalista da prêmio Young Designer of the Year, Anna Borla, revelou o projeto do Aria, o novo superiate de 50 metros com um jardim na suíte do proprietário. O tema do projeto é justamente a natureza, que está presente em diversos pontos do barco.

                                 

                                Um segmento de vidro no chão do convés permite que os hóspedes admirem o jardim mesmo de fora da acomodação. Além das plantas, o conceito apresenta muitos detalhes inspirados na natureza, incluindo fibras recicladas e uma mistura de madeiras.

                                “Durante a pandemia, cada um de nós descobriu o quão importante é sentir-se bem consigo mesmo e o quão importante é o meio ambiente. A natureza é capaz de nos dar uma ajuda real para o nosso bem-estar”, comentou Anna Borla.

                                 

                                A área externa é bem atendida, com muitas opções para relaxar e aproveitar o sol em seus três conveses. Ao lado do jardim com tampo de vidro na proa, há também uma charmosa mesa de centro. A seleção de móveis externos ficou por conta da empresa Coco Wolf.

                                “Uma das características mais importantes do Aria é a ligação entre o design limpo e moderno e os tradicionais detalhes em madeira”, explica Borla.

                                 

                                Uma boca de 9,4 metros cria muito espaço para amenidades. Exemplos disso são o clube de praia e a plataforma de natação, que visam proporcionar muito lazer e diversão aos hóspedes. Esses ambientes ainda contam com cadeiras suspensas e outros assentos suntuosos.

                                 

                                “Um ponto essencial em todos os meus projetos é a necessidade de criar uma ligação entre o barco, a natureza e o meio externo. Adoro projetar um espaço em que seja possível se abrigar e fugir do mundo.”

                                 

                                Por Gabriel Caldini, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.

                                 

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                                  20/05/2022

                                  Desde 2012, a Yamaha se faz presente no Red Dot Awards: Product Design. Para a marca, isto ressalta seu compromisso em trazer ao mercado mais do que a inovação tecnológica, como também modelos cada vez mais atrativos ao público.

                                  Além de ter levado a melhor com dois modelos de motocicletas, a marca garantiu o terceiro prêmio com a sua linha de motos aquáticas, renovando um produto que não recebia atualizações drásticas no seu design há três décadas.

                                  O Super Jet está equipado com um motor TR-1 de 4 tempos e injeção eletrônica. Contando com 1 049 cilindradas, além de prometer maior eficácia, ele também diminuiu a emissão de poluentes drasticamente.

                                  Outra mudança significativa foi a extensão da plataforma de popa, para proporcionar maior conforto ao piloto. Ela foi ampliada em 20%, fazendo com que o condutor se equilibre com maior facilidade e consiga realizar maior jogo de corpo ao efetuar as manobras.

                                  Além disso, ele ganhou coluna de direção ajustável — para diferentes estaturas, já que é pilotado em pé — e recurso “L Mode”, que pode ser acionado com apenas um toque no botão presente ao lado da manopla do guidão. Esse recurso limita a potência do Super Jet em 85%, um artifício pensado para pilotos iniciantes no jet. Desta forma, as manobras são suavizadas e não torna a direção tão bruta.

                                  O marcador de gasolina também ganhou destaque no visor da embarcação e o tanque aumentou: de 18 para 19 litros de combustível. Essa foi uma medida pensada para propor maior autonomia aos proprietários.

                                  O evento é organizado pelo Design Zentrum Nordhein Westfalen, da Alemanha, um dos principais eventos do seguimento. A iniciativa avalia produtos divididos em 58 categorias, que consideram não só o design, como também a qualidade e funcionalidade dos produtos.

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                                    Após o sucesso das disputas do Campeonato Estadual e o Campeonato Brasileiro de Canoa Havaiana na modalidade Sprint, a cidade de Niterói (RJ) irá sediar, entre os dias 2 e 3 de julho, a primeira etapa do Campeonato Estadual do esporte na modalidade Maratona. A competição tem parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer do Município de Niterói.

                                    Serão provas de 10 e 20km para OC6, ou seja, canoas com equipes de seis atletas, e provas de 10 e 16km para canoas individuais (OC1) com largada e chegada na Praia de São Francisco.

                                    A premiação total, distribuída entre as categorias, será de R$ 30 mil, valor inédito para o esporte no estado do Rio de Janeiro. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo site.

                                    Marcelo Esquillo, presidente da Federação de Canoa Havaiana do Estado do Rio de Janeiro, comentou: “É muito empolgante o estadual de Maratona onde poderemos colocar uma premiação de R$ 30 mil. É uma consequência natural do crescimento do esporte e valorização do empenho dos atletas do estado. Algo que desejávamos e nessa disputa vamos traduzir com essa premiação inédita em Campeonatos Estaduais fruto da parceria da FCHERJ em conjunto com a empresa Live na organização do evento”.

                                    “O Campeonato no formato Maratona é o carro-chefe da canoa havaiana e tem sido um sucesso aqui em Niterói que é o pólo do esporte no Brasil. Não esperamos algo diferente para esta primeira etapa e esperamos grande adesão e disputas acirradas na Baía de Guanabara”, apontou Tiago Martins, organizador do evento.

                                    “A expectativa é a melhor possível. Quando assumimos a Secretaria, criamos uma relação fantástica com a Canoa Havaiana. Hoje, temos 34 clubes da canoa que participam ativamente dos eventos. Importante do esporte para Niterói não é só o evento em si, e sim uma etapa do Estadual, Niterói está sendo reconhecida como a cidade da Canoa Havaiana. Para nós, é um momento de muita alegria. No ano passado, tivemos 1 mil inscritos e, com o processo natural de crescimento do esporte, acredito que possamos ter mais de 1 500 inscritos. Para a cidade é fantástico. Temos uma orla enorme. Em Charitas, se você quiser praticar a canoa, você pode fazer 365 dias pois lá o mar não bate. Somos privilegiados por ter essa orla, é propício. A organização com o Tiago Martins e seu staff é fantástica, por isso sempre temos muitos inscritos e para a Secretaria de Esportes e Lazer associar sua imagem a uma etapa do Estadual na estrutura e organização é um momento de muita alegria e não vamos abrir mão dessa parceria”, disse Luiz Carlos Gallo, Secretário de Esportes e Lazer de Niterói, ressaltando que somente em 2022 serão onze eventos do esporte na cidade incluindo o Estadual, Brasileiro e Municipal.

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                                      Já imaginou um veículo que fosse barco, triciclo e camper ao mesmo tempo? Provavelmente não. O designer letão Aigars Lauzis, no entanto, não apenas concebeu a ideia deste “transformer”, como a tornou realidade.

                                      Batizada de BeTriton, a engenhoca consiste em uma acomodação para pernoite que se move por terra na forma de um triciclo e, como se não bastasse, pode se converter em barco, ganhando as águas. Até duas pessoas podem viajar e dormir nela.

                                      Estranho? Sim. Ecológico? Também

                                      A preocupação com o meio ambiente também está presente neste veículo. Seu módulo camper conta com painéis solares ligados a baterias de lítio com potência de 100W. Tanto o triciclo quanto o barco são elétricos. E, para tornar tudo isso ainda mais verde – literalmente -, o BeTriton traz um vaso para você carregar uma plantinha com você nas viagens.

                                      Modo barco

                                      Quando convertido em barco, ele promete atingir a velocidade máxima de 5 km/h, e seu alcance fica entre 20 e 40 km.

                                      A transformação se dá em duas fases: primeiro, as rodas se dobram para cima, enquanto estabilizadores infláveis flutuantes são acionados. Em seguida, um motor de pesca elétrico desce da cabine e entra em operação. O capitão também dispõe de remos, para o caso de a energia se esgotar.

                                      Modo triciclo

                                      O triciclo, por sua vez, promete chegar à marca dos 25 km/h e alcançar entre 50 e 100 km. Ele também inclui frenagem hidráulica nas três rodas e trava para estacionamento. Seu corpo é de aço inoxidável e alumínio.

                                      Por menor que seja, o BeTriton não deixa a desejar nos quesitos conforto e praticidade. Seu gabinete possui uma mesa dobrável, porta-copos, compartimentos de bagagem, luzes de leitura, carregadores USB e um sistema de som Bluetooth.

                                      Ele mede quase 4 m de comprimento e tem 1,45 m de largura e 1,75 de altura. Seu peso é de 250 kg.

                                      O BeTriton está em produção e custa € 14 500 (aproximadamente R$ 76 868). Sua distribuição começará na Europa, mas há planos para torná-lo um fenômeno nos demais continentes.

                                      Por Gabriel Caldini, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.

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                                        Superiate que pertenceu ao lendário cantor e compositor David Bowie está à venda

                                        Por: Redação -
                                        19/05/2022

                                        O superiate a motor Benetti El Caran, de 39,08 metros de comprimento, que pertenceu ao lendário cantor e compositor David Bowie, foi colocado à venda por Giulio Riggio, no escritório da Fraser, em Palma.

                                         

                                        El Caran foi construído em aço e alumínio pelo estaleiro italiano Benetti para a classe RINA e entregue em 1977. Anteriormente conhecido como Deneb Star, ele foi assinado por dentro e por fora pelo estaleiro e recebeu várias reformas, mais recentemente em 2020, onde se beneficiou de um trabalho de pintura e um novo deck de teca.

                                        O interior clássico deste modelo tem acabamento em mogno, e pode hospedar 12 convidados em seis camarotes, incluindo uma suíte master de boca (largura) completa no convés principal. No convés inferior, há uma suíte VIP completa e três suntuosos camarotes duplos. Todas as acomodações têm televisão, DVD players e banheiro privativo com banheira. Sete membros da tripulação podem ser acomodados em cindo alojamentos.

                                         

                                        Sinais reveladores da influência artística de Bowie são visíveis em certos elementos interiores, incluindo a pintura surrealista que paira sobre a mesa de jantar e móveis de estilo retrô nos camarotes de hóspedes.

                                        A área de jantar do convés principal deste superiate está aberta ao salão principal e ele tem um salão claro e arejado, além de um ótimo deck. A área de jantar ao ar livre é para 10 pessoas no deck de popa e atrás do sky lounge.

                                         

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                                          Por: Redação -

                                          Nesta quarta-feira, 18 de maio, o canal NÁUTICA exibiu mais um episódio da temporada de Loucos Por Barcos. Um bate papo descontraído semanal sobre os temas náuticos mais pedidos pelos leitores e seguidores.

                                          Guilherme Kodja e convidados destacam os pontos positivos e negativos dos diferentes tipos de propulsores para barcos, além de pontuar a melhor opção para cada tipo de utilização.

                                          O bate-papo conta com grande troca de informações sobre barcos, sempre com a interação em tempo real dos telespectadores por meio das redes sociais e o chat do YouTube.

                                          O Loucos Por Barcos vai ao ar às quartas, a partir das 20 horas, na TV NÁUTICA, no YouTube. Se inscreva para não perder!

                                          Se você tem alguma dúvida ou comentário, converse com a gente pelas redes sociais ou envie sua dúvida para [email protected].

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                                            A Volvo Penta anunciou, no início do mês, uma colaboração com a Marell Boats e a empresa de ecoturismo Hurtigruten Svalbard, para produzir um barco que combina sistema elétrico híbrido paralelo com motores diesel Volvo Penta, o primeiro para o fabricante de motores sueco.

                                            O esforço culminou com o lançamento de um barco de expedição de alumínio de 48 pés chamado Kvitbjørn, que é alimentado com motores diesel D4 duplos de 320 hp que podem desengatar e, em seguida, usar baterias de alta capacidade e motores elétricos para girar as rabetas Aquamatic.

                                            “Estamos muito animados para ver esta embarcação entrar em operação”, disse Johan Inden, presidente do negócio marítimo da Volvo Penta, em comunicado . “Vemos a eletromobilidade como um facilitador para muitas operações comerciais marítimas que têm jornadas curtas e dedicadas à medida que nossa indústria se esforça para um futuro com zero emissões de CO2.”

                                            O Kvitbjørn foi projetado para explorações ecoturísticas do Ártico e, segundo a Volvo Penta, tem velocidade máxima de 30 nós, velocidade de cruzeiro de 24 nós e alcance de 500 milhas náuticas. Os números de desempenho elétrico não estavam disponíveis.

                                            A viagem inaugural do modelo aconteceu no começo de maio, de Longyearbyen, Svalbard, a apenas 800 milhas do Pólo Norte.

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                                              Por: Redação -
                                              18/05/2022

                                              Foi confirmada a realização da Semana de Vela de Angra dos Reis, nova competição que terá cinco dias, entre 7 e 11 de setembro. Na ocasião, disputarão as classes ORC, Bico de Proa, além de acontecerem os campeonatos Brasileiro para a classe BRA-RGS, a de entrada na vela de oceano de competição e das que mais cresce no país, e o Brasileiro dos barcos Clássicos.

                                              A competição tem a realização do Angra dos Reis Marina Clube e da Prefeitura Municipal de Angra dos Reis através da Secretaria Executiva de Esportes e Lazer, com chancela da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano, a ABVO.

                                              A Semana de Vela de Angra acontecerá com sede no Angra dos Reis Marina Clube e no Colégio Naval. O evento larga no feriado de 7 de setembro com a Abertura Oficial no Clube Coqueiro/Colégio Naval, a partir das 19h, com o credenciamento dos velejadores e Jantar dos Comandantes mais um convidado, disponível para todas as tripulações.

                                              Na quinta-feira, dia 8, as primeiras regatas acontecerão com sede no Angra dos Reis Marina Clube, a partir das 12h e, a partir das 18h, haverá Show de Rock e Blues e DJ junto com Canoa de Cerveja para os velejadores e convidados. Na sexta, a programação seguirá com regatas no mesmo horário e o show no período da noite.

                                              No sábado, dia 10, haverá um Desfile dos Veleiros na baía em frente ao Colégio Naval, a partir das 9h, e Regata em homenagem ao Colégio Naval. As últimas regatas acontecerão no domingo, dia 11, e a premiação será no Clube do Coqueiro – Colégio Naval, a partir das 18h.

                                              As inscrições serão limitadas a 100 veleiros e os 60 primeiros inscritos terão disponíveis ancoradouros no Angra dos Reis Marina Clube e no Colégio Naval. Serão aceitos apenas veleiros filiados à ABVO.

                                              “Estamos com grandes expectativas para a Semana Internacional de Vela de Angra dos Reis, evento que vai unir as belezas naturais do mar de nossa cidade e o glamour das belas regatas que acontecerão aqui. Será um evento único e que fará história. Aguardamos todos aqui”, disse Vitor Simões, Secretário Executivo de Esporte e Lazer de Angra dos Reis.

                                              “Angra dos Reis é um dos pólos da vela brasileira e merecia um evento desse porte. Esperamos as maiores equipes do Brasil e grandes disputas na linda Baía de Ilha Grande”, apontou Mario Martinez, Comodoro da ABVO.

                                              Programação Oficial:

                                              7/09

                                              19h – Abertura oficial da Semana de Vela de Angra dos Reis
                                              Credenciamento e retirada do Kit velejador
                                              Jantar dos Comandantes
                                              Local:  Clube Coqueiro – Colégio Naval

                                              8/09

                                              8h até 10h –  Credenciamento e retirada do Kit velejador – Local: Angra dos Reis Marina Clube
                                              12h –  Largada das regatas – Local: Baía da Ilha Grande
                                              18h –  Canoa de cerveja, DJ, Show de Rock e Blues – Local:  Angra dos Reis Marina Clube

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                                              12h –  Largada das regatas – Local: Baía da Ilha Grande
                                              18h –  Canoa de cerveja, DJ, Show de Rock e Blues – Local:  Angra dos Reis Marina Clube

                                              10/09

                                              9h até 10h –  Desfile dos veleiros Baía em frente ao Colégio Naval

                                              12h – Largada da regata em homenagem ao Colégio Naval – Local: Baía da Ilha Grande

                                              18h –  Canoa de cerveja, DJ, Show de Rock e Blues –  Local:  Angra dos Reis Marina Clube

                                              11/09

                                              12h –  Largada das regatas – Local: Baía da Ilha Grande
                                              18h –  Premiação Regata Colégio Naval e Semana de Vela de Angra dos Reis Encerramento Local: Clube Coqueiro – Colégio Naval

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                                                Por: Redação -

                                                A região de Grande Vitória, no Espírito Santo, receberá um novo aquaviário, desta vez com cinco barcos que terão ar-condicionado, wi-fi e sistema de rastreamento. As operações devem começar integralmente em outubro deste ano.

                                                Serão quatro estações, uma em Vila Velha, duas em Vitória e outra em Cariacica. Segundo a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), as embarcações sairão a cada 25 minutos, e o trajeto completo terá duração de 1 hora. As linhas partirão de Porto de Santana, passando pelas duas estações de Vitória e terminando no ponto de Prainha.

                                                As embarcações terão capacidade para 80 pessoas sentadas e poderão comportar seis bicicletas. Haverá também espaços seguros para cadeirantes, assim como acessos que facilitarão o embarque e desembarque de pessoas com deficiência.

                                                Foto: Divulgação / Governo do Espírito Santo.

                                                Fábio Damasceno, secretário estadual de Mobilidade e Infraestrutura, anunciou que o aquaviário pode entrar em operação antes mesmo da conclusão de todas as estações e embarcações. A decisão veio em decorrência de atrasos nas obras dos terminais da capital devido a um impasse entre a prefeitura e o governo estadual.

                                                “Tendo barco e duas estações, no mínimo, a gente já começa a operar o aquaviário. Está pronto para operar com quatro estações e cinco barcos, mas a gente consegue adaptar o sistema conforme as estações forem ficando prontas”, afirmou Damasceno.

                                                A estação de Cariacica é a que apresenta as obras mais adiantadas, e deverá ser inaugurada antes das demais. “Essa é a primeira estação, a mais completa. Ela já está com a cobertura e toda a infraestrutura pronta. A gente deve começar, em breve, a parte do mar, que são os píeres flutuantes, que vão conectar essa estação”, declarou o secretário.

                                                O terminal de Prainha, em Vila Velha, também está adiantado. Na capital, as obras da estação da rodoviária e do píer da Praça do Papa começaram recentemente.

                                                Píer da Praça do Papa, na Enseada do Suá, em Vitória. Foto: Divulgação / Governo do Espírito Santo.

                                                O aquaviário contará com um investimento total de aproximadamente R$ 6 milhões. O sistema já funcionou em Vitória por mais de vinte anos, entre 1976 e 1998, mas acabou desativado.

                                                Por Gabriel Caldini, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.

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                                                  Por: Redação -
                                                  17/05/2022

                                                  As equipes Phytoervas 4Z, Inaê Soto Amstel Ultra e King fizeram regatas de treinamento, no último fim de semana, em Santos (SP), para ganhar ritmo de prova e testar equipamentos para os principais eventos da modalidade em 2022. Os três veleiros utilizam os Soto 40 e competem na ORC nas competições nacionais.

                                                  Simulando uma regata real, os três barcos tiveram os mesmos procedimentos de largada de uma prova de oceano, além do percurso para testar a velocidade das embarcações no contra-vento e no chamado vento de popa, que enche as velas balão e dão máxima velocidade aos barcos.

                                                  O treino de luxo levou a Santos (SP) praticamente todos os integrantes das equipes que correm com os os Soto 40, veleiro criado na década retrasada como classe de one design projetado pelo renomado argentino Javier Soto Acebal no estaleiro MBoats.

                                                  ”Estamos muito contentes com o dia de hoje! Corremos quatro regatas no primeiro dia, foi um treino de luxo para todos. Pegamos uma média de 15 nós de vento. Nosso objetivo foi trocar posições e executar as manobras para chegar à excelência”, explicou Marcelo Sansone, integrante do Phytoervas 4Z.

                                                  Bayrad Neto, do Inaê Soto Amstel Ultra, ficou contente com a união dos tripulantes, que elevaram o sarrafo da categoria dos Soto 40. ”Fazer treinos deste nível é mais do que fundamental para as equipes. Os barcos mais velozes estão treinando cada vez mais forte para chegar à Semana de Vela em julho cada vez mais regulados e com o S40 na mão”, contou Bayard Neto.

                                                  O Inaê Amstel Ultra ganhou o patrocínio da cervejaria holandesa e em março de 2022 adquiriu o S40 Crioulla, barco vitorioso da vela nacional e sul-americana. Já o Phytoervas 4Z está desde julho de 2021 com o apoio da empresa de cosméticos utilizando a máquina de regata.

                                                  Os três veleiros estão inscritos nas principais competições do ano. A segunda etapa da Copa Mitsubishi será realizada nos dias 28 e 29 de maio e 4 e 5 de junho, em Ilhabela (SP).

                                                  FICHA TÉCNICA S40 ORIGINAL

                                                  Comprimento total: 12,3m

                                                  Boca máxima: 3,75m

                                                  Calado: 2,6m

                                                  Área Vélica: 100m²

                                                  Deslocamento: 4,2ton

                                                  Projetista: Javier Soto Acebal

                                                  Material do Casco: Fibra de vidro e carbono

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                                                    A partir desta quarta-feira (18), no fim da manhã, a Tempestade Subtropical Yakecan deverá afetar as regiões Sul e Sudeste do país. São esperados ventos de W (Oeste) sustentados, de 24 a 33 nós com rajadas de 40, mantendo-se por todo o dia e aumentando à noite, enquanto ronda para SW (Sudoeste), já na madrugada e dia de quinta, atingindo seu pico de força com ventos de 35 a 42 nós com rajadas frequentes de 48 a 52 nós.

                                                    Dependendo das características micro-regionais, como, por exemplo, o canal de São Sebastião, a aceleração do vento pode levar a rajadas de 55 nós ainda na quinta-feira. A partir de sexta, o vento inicia queda rápida de força.

                                                    A ondulação esperada desde o final da noite de terça, atingirá toda a área Charlie (C) com grande intensidade, chegando a 4 metros de média, por SW, com pico de 4,8 a 5 metros nas regiões de SC, PR, litoral norte de SP e centro e norte do Rio de Janeiro.

                                                    Avisos de mau tempo da Marinha já foram emitidos, assim como avisos de ressaca nestas regiões.

                                                    Recomenda-se muita atenção e cuidado, mesmo que em terra, nas regiões costeiras!

                                                    Náutica Responde

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                                                      O Joinville Iate Clube, em Joinville, Santa Catarina, receberá a primeira edição do Schaefer Yachts Weekend. De 19 a 21 de maio, quinta a sábado, o público poderá conferir as lanchas Schaefer 400, 450 (lançamento 2022), 510 GTS, 660 e V33. Estarão presentes os representantes Lattitude Sul, de Joinville, e Campos Yachts Paraná, de Curitiba.

                                                      Localizado na Grande Florianópolis, o estaleiro — um dos responsáveis pela revolução de qualidade que a indústria náutica nacional passou nas últimas décadas, e vem passando — existe desde 1982. Nesses 30 anos já colocou na água mais de 3 500 barcos. Já as exportações ganharam projeção na última década, com a entrega de lanchas em países como Suécia, Noruega, Espanha e Estados Unidos, com a criação, inclusive de um braço de sua empresa.

                                                      O Joinville Iate Clube foi fundado em 1978 e está entre os melhores do sul do Brasil, primando pela qualidade no atendimento aos sócios. A apenas 15 minutos de carro do centro da cidade, permite privilegiado acesso à Baía Babitonga.

                                                      Apresentando amplas instalações físicas, o JIC está sediado em terreno com 150 840,80 m², soma 9 384 m² de área construída, sendo 8 188 m² em 10 galpões para embarcações. Um pátio com 14 454 m² de pátio concretado atende embarcações de todos os tipos e tamanhos. E ainda, um trapiche flutuante com 36 vagas, para embarcações de até 80 pés, além de dois trapiches para embarque e desembarque e um para abastecimento.

                                                      Serviço:
                                                      Schaefer Yachts Weekend
                                                      19 e 20 de maio, das 14h às 20h
                                                      Dia 21 de maio, das 10h às 20h

                                                      Joinville Iate Clube – Rua Prefeito Baltazar Buschle, 2850
                                                      89228-001 – Espinheiros Joinville/SC
                                                      Latitude: S 26º17.521
                                                      Longitude: W 048º46.843

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                                                        16/05/2022

                                                        A Jetco, concessionária oficial Yamaha, está com uma nova loja, agora, em Balneário Camboriú, tida como a Dubai brasileira, em Santa Catarina. A empresa está no mercado desde 1990, e oferece jets novos e usados, motores de popa, peças, acessórios, veículos off-road, além de contar, ainda, com serviços de oficina.

                                                        “Estamos muito entusiasmados em estar presentes em Santa Catarina, que sempre foi um polo náutico muito forte, e estava totalmente carente na parte de Yamaha. Vamos fazer todo o possível para ativar novamente os clientes da marca no estado”, afirmou Valdir Brito Júnior, da Jetco.

                                                        Com matriz consolidada na avenida dos Bandeirantes, na capital paulista, a inauguração da nova loja retrata a expansão da marca, levando os produtos Yamaha cada vez para mais perto dos clientes. A filial está localizada na rua São Paulo, número 105, no bairro dos Estados, em Balneário Camboriú.

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                                                          Robert Scheidt segue aumentando sua coleção de troféus e medalhas. Neste domingo (14), conquistou o 183° título da carreira, ao vencer a Europa Cup 2022 da classe Laser, competição sediada no Circolo Vela Torbole, no Lago di Garda, na Itália. Aos 49 anos, o bicampeão olímpico era o atleta mais velho na flotilha de 52 barcos e se manteve dominante ao longo da disputa, com vitória em seis de oito regatas.

                                                          “O vento veio mais fraco e inconstante neste último dia. A primeira regata foi de recuperação. Errei no primeiro contravento, mas consegui chegar em terceiro lugar, resultado que já me garantia o campeonato. Mesmo assim, corri a segunda regata e ganhei. Estou feliz em voltar a competir e sentir a adrenalina da competição. Minha performance acabou sendo acima do que eu esperava”, comentou o bicampeão olímpico, que é patrocinado pelo Banco do Brasil e Rolex, contando com o apoio do COB e CBVela.

                                                          Scheidt afirma que sua performance o surpreendeu porque entrou na Europa Cup na base da diversão, sem grandes expectativas, aproveitando o fato de a competição ser próxima de sua base na Itália, em Torbole, às margens do Lago di Garda. “Foi bom voltar a ter contato com a classe e medir forças com velejadores mais jovens”, comentou. Além disso, foi seu primeiro campeonato de Laser após os Jogos Olímpicos em Tóquio, onde se tornou recordista brasileiro em participação em Olimpíadas, com sete aparições.

                                                          Com o título na Europa Cup, Scheidt se aproxima de igualar seu desempenho em campeonatos dentro e fora do Brasil. Agora, soma 91 títulos internacionais e 92 nacionais. O próximo desafio é a preparação para a SSL Gold Cup, competição entre nações, no formato da Copa do Mundo de futebol, na qual é o capitão do barco brasileiro. A tripulação nacional se reunirá para um período de treinos em agosto, na Europa.

                                                          Na Gold Cup, todos os países competirão em pé de igualdade. Os veleiros one design são fornecidos pela organização. O barco SSL47 – uma versão do RC44, categoria bastante usada em regatas mundiais – tem regulagens do original que não podem ser alteradas. ”A ideia da SSL Gold Cup é interessante, pois são barcos iguais e o que conta é o trabalho da tripulação”, atesta Robert Scheidt, camisa 10 da seleção brasileira, que já está classificada para a fase final, no mês de novembro.

                                                          Robert Scheidt – Carreira

                                                          Cinco medalhas Olímpicas:
                                                          Ouro : Atlanta/96 e Atenas/2004 (ambas na Classe Laser)
                                                          Prata : Sidney/2000 (Laser) e Pequim/2008 (Star)
                                                          Bronze : Londres/2012 (Star)

                                                          183 títulos – 91 internacionais e 92 nacionais     

                                                          Laser
                                                          – Onze títulos mundiais – 1991 (juvenil), 1995, 1996, 1997, 2000, 2001, 2002*, 2004 e 2005 e 2013
                                                          *Em 2002, foram realizados, separadamente, o Mundial de Vela da Isaf e o Mundial de Laser, ambos vencidos por Robert Scheidt
                                                          – Três medalhas olímpicas – ouro em Atlanta/1996 e Atenas/2004, prata em Sydney/2000
                                                          – Na Olimpíada Rio 2016, terminou em quando lugar, vencendo a medal race, televisionada para o mundo todo.

                                                          Star    
                                                          – Três títulos mundiais – 2007, 2011 e 2012*
                                                          *Além de Scheidt e Bruno Prada, só os italianos Agostino Straulino e Nicolo Rode venceram três mundiais velejando juntos, na história da classe
                                                          – Duas medalhas olímpicas – prata em Pequim/2008 e bronze em Londres/2012
                                                          – Integrante fundador da Star Sailors League, um circuito global de competições em franca ascensão, como uma ATP da vela, com ampla cobertura midiática. Scheidt foi o campeão da primeira edição, em 2013, ao lado de Bruno Prada, e vice-campeão em 2017 e 2018, com Henry Boenning

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                                                            Por: Redação -

                                                            O estaleiro paranaense Triton Yachts acaba de embarcar em um novo projeto de propulsão elétrica para embarcações comerciais, em parceria com a Espadarte Group, startup nacional de tecnologia e soluções para barcos, e a WEG, multinacional especializada na fabricação e comercialização de motores elétricos.

                                                            Trata-se da primeira embarcação náutica comercial com Powertrain WEG no Brasil! “A Triton Yachts está sendo pioneira nessa parceria com a Espadarte-WEG para equipar as nossas embarcações com motorização híbrida. O modelo de 25 pés será o primeiro a ser equipado dessa forma e logo será testado na água”, conta o diretor de marketing da marca, Allan Cechelero.

                                                            O modelo de propulsão, chamado de Hybdor, tem sistema de híbrido plug in, aplicável em qualquer barco de 25 a 40 pés, capaz de obter a performance da propulsão a combustão e a autonomia da motorização elétrica. “O sistema híbrido permite funcionamento independente. A confiabilidade de um sistema elétrico (motor, bateria, inversor) é bastante superior a um motor a combustão. E tendo elétrico e combustão separados, temos o melhor de ambas as motorizações e um barco que é muito mais seguro, eficiente, confortável e sustentável”, informou Tiago Mance, CEO da Espadarte Group.

                                                            A autonomia da embarcação apenas com a motorização elétrica é de uma hora com velocidade de 10 nós. O tempo de carregamento com energia padrão pode ser feito em apenas 4 horas, com eletricidade padrão.

                                                            “Com esse projeto mostramos que nossa tecnologia de Powertrain, testada e aprovada em veículos de transporte urbanos, é eficiente também para aplicações náuticas. Junto com a Espadarte Group estamos viabilizando uma embarcação comercial mais eficiente, econômica, sustentável e inteligente”, explica Manfred Peter Johann, Diretor superintendente da WEG Automação.

                                                            A nova propulsão além da performance promete ter uma longevidade maior e menor necessidade de manutenções. “Além disso, a propulsão híbrida que desenvolvemos possui menor peso, menor consumo, mais eficiência e maior performance em iates entre 25 e 40 pés. Conseguimos desenvolver uma arquitetura elétrica superior que mantem a eficiência, reduz a quantidade de CO2 e resíduos na água e do ruído que para o ambiente e para o conforto da navegação buscamos aprimorar”, acrescentou Thiago Marquardt, CTO responsável pela tecnologia Hybdor.

                                                            A produção comercial do modelo Hybdor deve começar em janeiro de 2023 na fábrica da Espadarte em São José dos Pinhais, no Paraná.

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