Endurance: um dos maiores naufrágios do mundo é encontrado 107 anos depois de afundar

Por: Redação -
09/03/2022

O Endurance, o navio perdido do explorador antártico Sir Ernest Shackleton, foi encontrado no fim de semana no fundo do Mar de Weddell.

 

O navio foi esmagado pelo gelo do mar e afundou em 1915, forçando Shackleton e seus homens a fazer uma fuga surpreendente a pé e em pequenos barcos.

Imagens do naufrágio mostram que o Endurance está em condições notáveis.

 

Mesmo estando a 3 km (10 000 pés) de água há mais de um século, parece exatamente como no dia de novembro em que caiu.

 

Suas madeiras, embora quebradas, ainda estão muito juntas, e o nome – Endurance – é claramente visível na popa.

 

“Sem nenhum exagero, este é o melhor naufrágio de madeira que eu já vi – de longe”, disse o arqueólogo marinho Mensun Bound, que está na expedição de descoberta e agora cumpriu uma ambição de sonho em sua carreira de quase 50 anos.

“É vertical, muito orgulhoso do fundo do mar, intacto e em um estado de preservação brilhante”, disse ele à BBC News.

 

O projeto para encontrar o navio perdido foi montado pelo Falklands Maritime Heritage Trust (FMHT), usando um quebra-gelo sul-africano, Agulhas II, e equipado com submersíveis operados remotamente.

O líder da missão, o veterano geógrafo polar Dr. John Shears, descreveu o momento em que as câmeras pousaram no nome do navio como “de cair o queixo”.

 

“A descoberta do naufrágio é uma conquista incrível”, acrescentou.

 

“Concluímos com sucesso a busca de naufrágios mais difícil do mundo, lutando contra o gelo marinho em constante mudança, nevascas e temperaturas caindo para -18°C. Conseguimos o que muitas pessoas diziam ser impossível.”

Onde o navio foi encontrado?

O Endurance foi avistado no Mar de Weddell a uma profundidade de 3.008 metros.

 

Por mais de duas semanas, os submarinos vasculharam uma área de busca predefinida, investigando vários alvos interessantes, antes de finalmente descobrir o local do naufrágio no sábado – o 100º aniversário do funeral de Shackleton. Os dias desde a descoberta foram gastos fazendo um registro fotográfico detalhado das madeiras e do campo de detritos ao redor.

O naufrágio em si é um monumento designado sob o Tratado Internacional da Antártida e não deve ser perturbado de forma alguma. Nenhum artefato físico foi, portanto, trazido à superfície.

O que os submarinos podiam ver?

O navio tem a mesma aparência de quando fotografado pela última vez pelo cineasta de Shackleton, Frank Hurley, em 1915. Os mastros estão abaixados, o cordame está emaranhado, mas o casco é bastante coerente. Alguns danos são evidentes na proa, presumivelmente onde o navio em queda atingiu o fundo do mar. As âncoras estão presentes. Os submarinos até espiaram algumas botas e louças.

 

“Você pode até ver o nome do navio – ENDURANCE – arqueado em sua popa diretamente abaixo do taffrail (um corrimão perto da popa). E abaixo, tão ousado quanto latão, está Polaris, a estrela de cinco pontas, após a qual o navio foi originalmente chamado”, disse Mensun Bound.

“Eu lhe digo, você teria que ser feito de pedra para não se sentir um pouco mole ao ver aquela estrela e o nome acima”, acrescentou.

 

“Você pode ver uma vigia que é a cabana de Shackleton. Nesse momento, você realmente sente a respiração do grande homem na nuca.”

Que vida tinha anexada ao navio?

Curiosamente, o naufrágio foi colonizado por uma abundância de vida – mas não do tipo que o consumiria.

 

“Parece que há pouca deterioração da madeira, deduzindo que os animais que comem madeira encontrados em outras áreas do nosso oceano não são, talvez sem surpresa, não na região antártica livre de florestas”, comentou a bióloga polar do fundo do mar, Michelle Taylor, da Universidade de Essex.

 

“O Endurance, parecendo um navio fantasma, é salpicado com uma impressionante diversidade de vida marinha do fundo do mar – ascídias, anêmonas, esponjas de várias formas, estrelas quebradiças e crinóides (relacionados a ouriços e estrelas do mar), todos filtradores nutrição das águas frias e profundas do Mar de Weddell.”

Por que este navio foi tão valorizado?

Duas razões. A primeira é a história da Expedição Transantártica Imperial de Shackleton. Ele partiu para fazer a primeira travessia terrestre da Antártida, mas teve que abandonar a missão quando o navio da expedição, o Endurance, ficou preso e depois furado pelo gelo marinho. A partir de então, tudo foi sobre sobrevivência. Shackleton de alguma forma conseguiu colocar seus homens em segurança, uma fuga que viu o próprio explorador anglo-irlandês pegar um pequeno bote salva-vidas por mares ferozes para obter ajuda.

 

O outro motivo foi o próprio desafio de encontrar o navio. O mar de Weddell está praticamente permanentemente coberto de gelo marinho espesso, o mesmo gelo marinho que rompeu o casco do Endurance. Chegar perto do suposto local do naufrágio já é difícil o suficiente, não importa poder realizar uma busca. Mas aqui também está parte do sucesso do projeto FMHT. No mês passado, houve a menor extensão de gelo marinho da Antártida já registrada durante a era dos satélites, que remonta à década de 1970. As condições eram inesperadamente favoráveis.

 

O Agulhas encerrou o levantamento do naufrágio e partiu do local de busca na terça-feira. O quebra-gelo está indo para seu porto de origem na Cidade do Cabo. Mas a intenção é chamar o Território Ultramarino Britânico da Geórgia do Sul, onde Shackleton está enterrado.

“Vamos prestar nossos respeitos a ‘The Boss'”, disse Shears, usando o apelido que a equipe do Endurance tinha para seu líder.

 

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    seakeeper

    Os estabilizadores Seakeeper prometem eliminar até 95% do balanço do barco, minimizando mal estar e promovendo mais conforto a bordo. A marca conta com uma vasta linha, que inclui 10 modelos para barcos de esporte e recreio, que varia dependendo do tamanho da embarcação, e quatro modelos comerciais.

    O equipamento, de simples instalação, funciona como um contrapeso à movimentação das ondas: se o barco pende para um dos lados, o giroscópio do Seakeeper 6 entra em ação anulando a inclinação formada.

    A garantia padrão do Seakeeper é de 2 anos ou 2 mil horas de funcionamento, mas os clientes contam, agora, com um programa de extensão de garantia. O pacote Silver dá extensão de 2 anos de período (totalizando 4 anos e 2 mil horas); o Gold, extensão de 2 anos de período e mil horas de funcionamento (totalizando 4 anos e 3 mil horas); e o Platinum, extensão de 3 anos de período e 2 mil horas de funcionamento (totalizando 5 anos e 4 mil horas).

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        O maior salão náutico outdoor da América Latina acontecerá até 10 de abril, na Marina da Glória, reunindo os principais lançamentos e destaques, entre lanchas, veleiros, jets, infláveis, caiaques, motores e os mais diversos equipamentos e acessórios do mundo náutico, em um só lugar.

        São nove dias de interação entre clientes, fabricantes, distribuidores e revendedores do setor. Com barcos na água e a bela Baía de Guanabara como cenário, os visitantes contam com diversas atrações, como o Espaço dos Desejos, pensado para os amantes do mercado de luxo, com itens selecionados e exclusivos de encher os olhos.

        Os ingressos, válidos somente para um dia de evento, podem ser adquiridos no site oficial do evento com 20% de desconto. A compra pode ser efetuada por boleto bancário, cartões de crédito ou débito e pix.

        Anote aí!

        RIO BOAT SHOW 2022

        Quando? De 2 a 10 de abril
        Onde? Marina da Glória
        Acesse: www.rioboatshow.com.br
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          A Yacht Collection está no mercado há 20 anos e possui exclusividade nas vendas dos barcos Inace Shipyard, estaleiro nacional especializado em fabricar embarcações militares, workboats, offshore e de alto luxo, totalmente customizadas, movido por altíssima tecnologia e estrutura colossal.

           

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                      O Governo Federal, sob o comando do presidente Jair Bolsonaro, zerou as alíquotas do imposto de importação sobre jets, informou o Ministério da Economia nesta quarta-feira (2). A decisão da Câmara de Comércio Exterior, publicada no Diário Oficial da União, entrará em vigor em 10 dias.

                      Atualmente, importadores desses produtos pagam 18% de imposto de importação. Em dezembro, o governo já havia autorizado a importação de motos aquáticas e barcos à vela usados, com até 30 anos de fabricação, alegando que a medida contribuiria para impulsionar o turismo náutico.

                      “A redução tarifária alinha as alíquotas aplicadas pelo Brasil para bens do setor aeronáutico ao preconizado pelo Acordo sobre Comércio de Aeronaves da Organização Mundial de Comércio (OMC)”, disse o ministério.

                      Para acessar a publicação no Diário Oficial da União, clique aqui.

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                        A RB Parts está com uma novidade entre seus variados produtos. Trata-se de uma piscina flutuante YouRoo construída a partir de tecnologia militar de última geração, feita de PVC usando MSL de ponto de gota, o mesmo material utilizado em botes infláveis.

                        O equipamento foi pensado para proporcionar todo o conforto de uma piscina sem gasto de água, possui rede de proteção contra águas vivas e peixes para um uso seguro, além de ter plataforma para uso em mergulhos. o que era exclusivo para casa, agora, disponível também para embarcações.

                        O modelo tem 4,60 m de comprimento externo, 3,60 m de largura, 3 m de comprimento interno, 40 cm de largura das bordas, 20 cm de espessura e 2 m de profundidade.

                        Sediada em Itajaí, Santa Catarina, a RB Parts nasceu para atender rapidamente às demandas do consumidor do mercado náutico do Brasil, e é a distribuidora autorizada de toda a linha de peças e acessórios YouRoo, iAqua, Focker, XFloat, Kapazzi, entre outros.

                         

                         

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                          02/03/2022

                          Rio Boat Show chegará à sua 23ª edição de 2 a 10 de abril e, para divulgar o salão náutico carioca, a Boat Show Eventos em parceria com o estaleiro catarinense Evolve Boats — que será uma das marcas expostas —, e a empresa Sul Yachts, realizaram uma ação pelo mar neste sábado e domingo de carnaval, dias 26 e 27 de fevereiro, distribuindo convites na praia do Tinguá, em Governador Celso Ramos (SC).

                          No feriado de tempo aberto e dias ensolarados, foram abordadas cerca de 100 lanchas, com entrega de convites para todos os ocupantes. Todos estão ansiosos pelo retorno do evento nas águas cariocas e receberam muito bem a ação exclusiva, com presença já confirmada no maior salão náutico outdoor da América Latina. Além de proporcionar a ida dos navegadores ao salão náutico, a ação visou justamente incentivar a navegação, com distribuição de convites pelo mar, para que as pessoas sempre naveguem.

                          O maior salão náutico outdoor da América Latina acontecerá na Marina da Glória, reunindo os principais lançamentos e destaques, entre lanchas, veleiros, jets, infláveis, caiaques, motores e os mais diversos equipamentos e acessórios do mundo náutico, em um só lugar.

                          Serão nove dias de interação entre clientes, fabricantes, distribuidores e revendedores do setor. Com barcos na água e a bela Baía de Guanabara como cenário, os visitantes contarão com diversas atrações. Por mais um ano, as águas da Marina da Glória irão se transformar em verdadeiro palco para os principais players do mercado náutico.

                          Anote aí!

                          RIO BOAT SHOW 2022

                          Quando? De 2 a 10 de abril
                          Onde? Marina da Glória
                          Acesse: www.rioboatshow.com.br

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                            Por: Redação -

                            Conforme o mundo busca soluções sustentáveis para o crescimento populacional, a firma de design francesa XTU Architecs revelou um projeto ousado: converter plataformas de extração de petróleo obsoletas em complexos habitacionais arborizados.

                             

                            Batizada de X_Lands, a iniciativa também segue a tendência global de diminuição do consumo de combustíveis fósseis. Em um cenário otimista, as plataformas petrolíferas eventualmente se tornariam inúteis e deixariam para trás espaços com alto potencial para a habitação humana. Os arquitetos da XTU querem aproveitar as estruturas abandonadas para construir casas autossustentáveis.

                            As estruturas flutuantes poderiam ser facilmente adaptadas para suprir uma variedade de necessidades habitacionais. Em um dos conceitos, seus criadores vislumbraram casas envoltas por bolhas cujo interior seria repleto de vegetação, o que ofereceria um ambiente natural e saudável aos residentes.

                            As unidades habitacionais funcionariam à base de fontes renováveis de energia, como a solar e a eólica, assim criando comunidades autossuficientes em meio às águas. Por último, haveria um jardim em cada casa para que os residentes cultivassem seu próprio alimento.

                             

                            Por Gabriel Caldini, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.

                             

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                              Por: Redação -

                              A companhia americana Denison Yachting, em parceria com o estúdio de design SkyStyle, revelou o conceito de seu Project Unique 71, um megaiate de 71 metros de comprimento cuja aparência remete a uma nave espacial.

                              O SkyStyle é especializado em desenvolver designs para o setor de aviação avançada. Este é o primeiro projeto de iate encabeçado pelo estúdio. Lucas Columbo, um dos fundadores, comenta: “A Denison demonstrou um grande interesse no projeto e em nossa intenção de trazer novos valores à indústria”.

                              O Unique 71 destina-se à navegação oceânica e terá um casco e superestrutura feitos de alumínio. Seus destaques incluirão uma piscina, jacuzzi, heliporto, cinema particular e um salão envolto em vidro que oferece vista panorâmica.

                              Um elevador dará acesso a todos os conveses do megaiate, que contará com seis suítes: uma máster, uma VIP e outros quatro camarotes. O convés principal possuirá um teto iluminado que poderá se abrir.

                              Algumas seções da embarcação estarão cobertas por painéis solares que fornecerão parte da energia necessária ao seu funcionamento. O iate será movido por motores gêmeos à diesel que prometem uma velocidade máxima de 30 nós (55,5 km/h) e uma velocidade de cruzeiro de 25 nós (46,3 km/h).

                              Alex Clarke, corretor da Denison, afirma: “No atual mundo do design de iates, nós estamos constantemente procurando expandir as fronteiras do que é possível tanto em forma como em funcionalidade. O Unique 71 visa satisfazer o cliente mais exigente”.

                              Por Gabriel Caldini, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.

                              Náutica Responde

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                                01/03/2022

                                Ter flapes no barco é bom? Sim, hoje eles são até considerados essenciais. Neste episódio do Náutica Responde, Guilherme Kodja explica como os acessórios podem ajudar na redução do consumo de combustível.

                                 

                                Confira o vídeo:

                                 

                                 

                                Náutica Responde

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                                  A empresa Silent Yachts, fabricante de catamarãs movidos a energia solar, iniciou a produção de sua maior embarcação até o momento: um superiate elétrico chamado Silent 100 Explorer.

                                  Com design assinado por Marco Casali, o modelo possui 31 metros de comprimento, 105 m² de espaço aberto e cerca de 40 kWp de painéis fotovoltaicos que alimentarão um banco de baterias de lítio de 800 kWh.

                                  Com dois motores elétricos de 340 kW, a expectativa é de que a embarcação atinja uma velocidade máxima de 14 a 16 nós (25,9 e 29,6 km/h, respectivamente). No entanto, o maior atrativo deste modelo será sua capacidade de manter, em dias ensolarados, uma velocidade de cruzeiro de 6 nós (aproximadamente 11 km/h) por tempo indefinido.

                                  O barco possuirá uma suíte máster com 51 m², completa com escritório e varanda privativa. Contará, ainda, com cinco suítes de hóspedes e uma academia localizada no casco de estibordo.

                                  silent-100-explorer-upper-deck

                                  Uma escada central em espiral conectará o lounge da popa a um sky-lounge situado acima. No convés superior, haverá mais áreas de relaxamento. Em seu interior, um escritório duplo, a cozinha principal, um refeitório e uma garagem para a tripulação. Não bastasse tudo isso, sobrará espaço na garagem principal para comportar uma embarcação de 7,5 metros no estilo limusine.

                                  No topo da embarcação, dois dos painéis solares se abrirão para revelar um heliporto. Na frente, haverá uma área de flybridge menor. O primeiro Silent 100 Explorer está em construção na Itália e deve alcançar as águas no final de 2023. A faixa de preço inicial é de 19 milhões de euros (R$ 109 milhões).

                                  Por Gabriel Caldini, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.

                                  Náutica Responde

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                                    Por: Redação -

                                    A expedição norueguesa One Ocean promoveu, na última quinta-feira (24), o seminário Green Technology for Sustainable Oceans (Tecnologia Verde para Oceanos Sustentáveis), realizado pelo Consulado Geral da Noruega no Rio de Janeiro. O evento contou com a presença de representantes de empresas e autoridades norueguesas e brasileiras.

                                     

                                    Com painéis sobre tecnologias sustentáveis para o setor de pesca e sustentabilidade no setor náutico, o evento contou ainda com exposições sobre a colaboração bilateral entre o Brasil e a Noruega e sobre as iniciativas Blue Justice e Blue Resilience.

                                    Seminário Green Technology for Sustainable Oceans

                                    “A Noruega quer compartilhar esta forte tradição e fortalecer a agenda dos oceanos na relação bilateral com o Brasil. Há quatro anos, a Noruega lançou a iniciativa do High Level Panel para a economia sustentável dos oceanos, e adoraríamos dar as boas vindas à entrada do Brasil na iniciativa. Nós acreditamos que o país é um parceiro estratégico para o desenvolvimento de oceanos sustentáveis”, afirmou o Embaixador da Noruega no Brasil, Odd-Magne, durante a abertura do evento.

                                     

                                    A viagem ao redor do mundo promovida pela Statsraad Lehmkuhl Foundation, em parceria com o governo norueguês, universidades, cientistas e empresas, acontece no veleiro Statsraad Lehmkuhl, um barco-escola considerado o mais sustentável da sua categoria.

                                     

                                    Como parte da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), a expedição integra ciência, educação e informação, trazendo um importante alerta sobre o impacto das mudanças globais no oceano.

                                    Da esquerda para a direita: Capitão do Veleiro, Jens Joachim Hiorth, Ministro de Minas e Energia do Brasil, Bento Albuquerque, Embaixador da Noruega no Brasil, Odd-Magne, Cônsul-geral norueguesa Marianne Fosland e o Chefe da Assessoria Especial de Relações Internacionais do Ministério de Minas e Energia Christian Vargas

                                    “Os principais objetivos da expedição são recolher e compartilhar conhecimentos sobre os mares, mas também chamar a atenção para os desafios que estamos enfrentando e, com isso, pensar nas possíveis soluções para esses problemas. Então, quando estamos nos portos, facilitamos reuniões entre as pessoas detentoras de conhecimentos e as pessoas com poder de decisão e investidores”, ressaltou o capitão do veleiro Statsraad Lehmkuhl, Jens Joachim Hiorth.

                                     

                                    A embarcação de 108 anos é equipada com instrumentos de última geração que permitem a coleta de dados durante toda a expedição. Com ecossondas, hidrofones e robôs não-tripulados, os estudantes a bordo do navio conduzem trabalhos científicos e fundamentam projetos com amostras e informações de centenas de estações ao redor do planeta. Dentre os temas de estudos, a distribuição de microplásticos no oceano é um dos principais focos de pesquisa da expedição.

                                     

                                    Acerca da colaboração internacional para a promoção de ações mais sustentáveis nos oceanos, a cônsul-geral norueguesa Marianne Fosland ressaltou: “Eu gostaria de deixar uma mensagem final de que essa mudança verde não deve ser apenas uma mudança de fontes de energias ou tecnologias específicas. Nós devemos trabalhar juntos para promover trabalhos inclusivos, diversos e sustentáveis. Essa transição deve impulsionar o desenvolvimento socioeconômico. E é a nossa responsabilidade enquanto agentes da comunidade internacional agir com um espírito verdadeiramente transformador para deixar um mundo melhor às próximas gerações”.

                                     

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                                      Por: Redação -
                                      28/02/2022

                                      Depois do adiamento devido ao aumento de casos de Covid-19, foram confirmadas as novas datas dos Campeonatos Estadual e Brasileiro de Sprint de Canoa Havaiana. Os eventos serão realizados na praia de São Francisco, em Niterói (RJ), em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal.

                                      O Campeonato Estadual ocorrerá entre os dias 18 e 20 de março, e o Campeonato Brasileiro, entre os dias 1º e 3 de abril. O Brasileiro vale vaga para o Mundial, que ocorre no meio do ano em Londres, na Inglaterra.

                                      “Niterói é hoje considerada a cidade dos esportes, e, atualmente, também é polo da canoa polinésia, pois possui uma orla privilegiada para a prática. A cidade hoje conta com 35 clubes que vêm se destacando cada vez mais, obtendo os melhores resultados em campeonatos não somente no município, mas também fora do país, e ainda somos palco das mais importantes competições da categoria. Antes da pandemia, trouxemos mais de sete importantes campeonatos, de estaduais a brasileiros, com presença de importantes nomes de clubes e remadores. Eventos esportivos como esses, além de oferecer atrativos para desfrutar da nossa orla e incentivar a modalidade, ainda fomentam o turismo local, fazendo girar a economia, gerando empregos temporários, além de movimentar o comércio em torno do evento”, destacou o secretário de esportes, Luiz Carlos Gallo.

                                      “Estamos felizes em poder bater o martelo para as datas dos eventos após o adiamento diante do substancial aumento de casos de Covid-19. Agora, as equipes poderão chegar em melhores condições para a luta pelos títulos”, disse Tiago Martins, organizador do evento.

                                      O formato Sprint terá categorias de disputa nas distâncias de 250m, 500m, 1000m e 1500m. As categorias serão: paratletas; atletas juvenis (por idade); e barcos OC6 (seis tripulantes) e V1 (individual), ambas por idade.

                                      Os dois eventos têm o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Niterói e são chancelados pela Federação Estadual de Canoa Havaiana do Estado do Rio de Janeiro (FCHERJ) e a Confederação Brasileira de Va’a (CBVaa).

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                                        Por: Redação -
                                        26/02/2022

                                        O prefeito de Salvador, Bruno Reis, revelou recentemente que a cidade receberá o primeiro restaurante subaquático do Brasil, a ser construído no Aquário Salvador. O aquário integra o programa Quali Salvador, encabeçado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), e ficará no Forte São Salvador. Fabio Rosa, subsecretário da Secult e responsável pelo empreendimento, afirmou em conversa com o portal Alô Alô Bahia: “Haverá uma balsa com um calado de mais de dois metros de profundidade onde a gente vai instalar o primeiro restaurante subaquático do Brasil e das Américas”.

                                        Ele também explicou que o restaurante terá uma área externa, no entorno do forte, onde os visitantes poderão nadar junto aos peixes do local. “A gente vai fazer uma área externa como se fosse uma criação de peixes, com um cercado muito grande, onde as pessoas poderão mergulhar junto com os animais”, acrescentou o subsecretário.

                                        O investimento para a construção do aquário será 100% privado. A fim de melhor desenvolver o projeto, o subsecretário visitou sete aquários no Brasil e mais três no exterior, buscando inspiração até na Rússia. “O equipamento no qual eu estou me inspirando pra fazer a área externa é um que eu visitei também fora do país”, disse Rosa.

                                        Atualmente, o forte está sob responsabilidade da Superintendência do Patrimônio da União (SPU) na Bahia, mas eventualmente passará a ser administrado pela prefeitura, segundo conta Bruno Reis. Ele afirmou que ainda faltam alguns detalhes para iniciar a obra.

                                        Por Gabriel Caldini, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.

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                                          25/02/2022

                                          A  NHD Boats lançará para o público do Rio Boat Show 2022 sua lancha NHD 370 Open Deck. Com 11,25 m, a nova lancha une amplo espaço externo e cabine para pernoite de até quatro pessoas – na cama de proa e de meia-nau -, além de contar com hard top para aumentar o conforto em intempéries climáticas.

                                          De acordo com Marco Schmidt, projetista da marca, a empresa busca unir o que ouve de feedback positivo do mercado em suas embarcações, e não fez diferente com esta 37 pés. Entre os destaques do modelo, está a ampla plataforma de popa, com 2,1 m, somada ao double open deck, além do espaço gourmet remodelado. A lancha conta com um acesso de proa facilitado e o cockpit tem layout inteligente para promover a interação dos passageiros a bordo, além de novo painel, mais clean.

                                          Outro grande diferencial da lancha é o hard top com pé-direito de 2,10 m, trazendo o full LED, que já compõe o design dos modelos da marca e pode ser configurado da forma que o proprietário quiser pelo celular. De dia, a lancha pode levar até 16 pessoas no total. A motorização fica por conta de dois motores Volvo de 240 a 350 hp de potência, a gasolina.

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                                            Se você navega pela região e deseja visitar o Rio Boat Show 2022, esta é uma oportunidade incrível para garantir seu ingresso! Nada mal unir um dia a bordo, curtindo a praia do litoral catarinense e, ainda, confirmar presença no evento do ano, hein!

                                            O maior salão náutico outdoor da América Latina acontecerá na Marina da Glória, reunindo os principais lançamentos e destaques, entre lanchas, veleiros, jets, infláveis, caiaques, motores e os mais diversos equipamentos e acessórios do mundo náutico, em um só lugar.

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                                              Por: Redação -
                                              24/02/2022

                                              O Carnaval está chegando e o programa Loucos Por Barcos desta quarta-feira (23) aproveitou para trazer para seus espectadores o tema “Carnaval a bordo: histórias, preparativos, destinos e planejamentos”. Nada melhor do que aproveitar a folia com diversão e segurança, não é mesmo?

                                              Pensando nisso, o navegador Guilherme Veiga, advogado, entusiasta do mundo náutico e um dos convidados do programa, preparou uma seleção de dicas importantes e interessantes para reforçar a decisão de quem vai passar o Carnaval a bordo e para quem ainda está indeciso poder ver esta como uma ótima opção.

                                              “Seja no veleiro, seja na lancha, sempre procuro contribuir com dicas de navegação e utilização dos barcos, para que a programação a bordo seja maravilhosa”, diz Guilherme. Confira as dicas:


                                              5 vantagens de passar o Carnaval a bordo

                                              1. Amor: Estar em família convivendo intensamente com quem você ama;

                                              2. Mobilidade: Poder estar ir para vários lugares de diferentes com sua casa flutuante;

                                              3. Respeito às regras: Você respeitará as regras de isolamento social, em um lugar paradisíaco;

                                              4. Convívio com a natureza: Estará conectado com o meio ambiente;

                                              5. Repensar suas prioridades: Terá um tempo desconectado do estresse de trabalho para repensar quais são suas prioridades de vida.


                                              5 cuidados para passar o Carnaval a bordo

                                              1. Olhar a meteorologia: Ficar atento às viradas de tempo do fim de tarde, o verão ainda não acabou. Clima seco e dia bonito induz chegada de frente fria, com virada brusca de vento. Assim, como amanhecer com sol rosado;

                                              2. Plano de navegação: Planejar para onde irá e onde irá ancorar;

                                              3. Checar o barco e documentação: Checklist de saída;

                                              4. Primeiros socorros: Sempre com os remédios mais utilizados. Livro e curso na internet;

                                              5. Provisioning: Alimentação e água. 3 litros por pessoa, por dia no mínimo, com garrafas de 500 ml.


                                              5 dicas para agradar a família no Carnaval a bordo

                                              1. Não exagere na bebida;

                                              2. Dê atenção à sua esposa e entenda as necessidades dela;

                                              3. Brinque muito com seus filhos, essas serão as lembranças que eles levarão da infância;

                                              4. Planeje atividades em família como uma trilha ou passeio de bote. Crianças adoram;

                                              5. Volte para casa antes que a família esteja cansada da programação. Isso ajudará a motivá-los para a próxima saída de barco.

                                              5 erros que um comandante de barco não deve cometer durante o Carnaval a bordo

                                              1. Colocar o barco ou a tripulação em risco;

                                              2. Não ter plotado pontos de paradas de emergência dentro do plano de navegação;

                                              3. Beber e comandar o barco;

                                              4. Aglomerar nesta época em que não é permitido;

                                              5. Colocar o som do barco em altura que possa criar algum tipo de incômodo ao vizinho;

                                              6. DICA BÔNUS: passar planado ao lado de outra embarcação.

                                              5 produtos para reparos de emergência que não podem faltar no barco durante o Carnaval a bordo

                                              1. Caixa de ferramentas mais completa possível;

                                              2. Lanterna;

                                              3. Peças básicas de reposição: correias, rotores e filtros;

                                              4. Batoques ou tarugos e, também, Tubolit (é melhor do que sikaflex para emergência);

                                              5. Wd-40;

                                              6. DICA BÔNUS: Silver tape.


                                              5 dicas para uma navegação segura durante o Carnaval a bordo

                                              1. Compartilhe sua localização instantânea pelo WhatsApp com seus familiares para saberem onde vocês estarão em caso de emergência;

                                              2. Faça o aviso obrigatório de saída na marina;

                                              3. Baixe off-line o Google Maps para caso seu GPS quebre;

                                              4. Seja cauteloso prevendo emergências;

                                              5. Preste auxílio para outra embarcação sem colocar a sua em risco.


                                              5 dicas para uma emergência durante o Carnaval a bordo

                                              1. Mantenha a calma. Respire e avalie a situação;

                                              2. Pense antes de agir, para não piorar o problema;

                                              3. Procure estabilizar a situação para diminuir os danos;

                                              4. Procure resgate;

                                              5. Continue mantendo-se na posição de capitão. A responsabilidade do barco é sua.


                                              5 dicas para uma ancoragem segura durante o Carnaval a bordo

                                              1. Solte 5 vezes a profundidade da ancoragem e verifique se unhou;

                                              2. Cuidado com o giro do barco;

                                              3. Coloque a trava corrente ou dê um nó STOPER para que o guincho não sofra trancos;

                                              4. Evite pernoitar com âncora de popa. O tempo pode virar e a situação irá se complicar, além de piorar a ventilação e o barulho;

                                              5. Ligue o alarme de âncora no celular.

                                              5 dicas para ir para uma ancoragem desconhecida

                                              1. Se informe nos grupos de WhatsApp;

                                              2. Explore o Navionics;

                                              3. Use sem moderação o Google Earth e o Maps;

                                              4. Ligue para associação de pescadores locais;

                                              5. Contrate um pescador ou prático local para de colocar para dentro da barra e te ajudar na logística da ancoragem.

                                              Náutica Responde

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                                                Por: Redação -

                                                Os amantes de barcos clássicos têm um motivo para comemorar: o Yacht Club Paulista anunciou a 6ª edição do Classic Boat Festival. O evento ocorrerá no dia 13 de março, um domingo, na represa de Guarapiranga, zona sul de São Paulo.

                                                A ideia do festival surgiu quando quatro amigos e colegas do Yacht Club Paulista, saudosos de ver seus modelos clássicos todos reunidos, decidiram criar um evento com esse propósito. A primeira edição ocorreu em 2015 e fez enorme sucesso. Desde então, foram mais quatro festivais em anos consecutivos, costume quebrado apenas pela pandemia da Covid-19.

                                                O barco-tema deste ano será o hidroplano, famoso por protagonizar as competições de velocidade nos anos 50, 60 e 70. Um convidado especial é Abilio Diniz, célebre empresário e vencedor da última corrida de hidroplanos no Brasil, há mais de vinte anos.

                                                O evento começará com uma apresentação da banda da Marinha do Brasil e hasteamento da bandeira. As atividades náuticas incluem demonstrações de esqui aquático e wakeboard, além de duas simulações de corridas de barcos e a deslumbrante procissão das lanchas clássicas, comprovando que o tempo passa, mas a paixão continua.

                                                Por Gabriel Caldini, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.

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                                                  23/02/2022

                                                  A Spirit Yachts, em parceria com a BAR Technologies, está produzindo uma lancha totalmente elétrica e com tecnologia de hidrofólio: a Spirit 35 Foiler. O modelo será esguio, com uma boca máxima de apenas 2,3 metros.

                                                  Um casamento entre o estilo retrô e a tecnologia de ponta em hidrofólios, a lancha Spirit 35 Foiler foi encomendada pelo mesmo proprietário europeu da maior e mais avançada embarcação da Spirit Yachts até o momento, o veleiro Geist.

                                                  design da lancha veio do próprio CEO da Spirit Yachts, Sean McMillan, que também é o diretor de design da empresa. Ele admite ter se inspirado principalmente no Baby Bootlegger, hidroplano americano da década de 1920 que foi bicampeão da Gold Cup (tradicional corrida de barcos), o que pode ser notado pelo desenho da proa e convés de proa, além da presença de um cockpit com dois assentos. Esse último elemento, segundo McMillan, tem suas origens também nos carros de corrida antigos.

                                                  O barco contará com uma capota traseira que, ao ser aberta, revelará um cockpit para passageiros que abriga até seis pessoas.

                                                  Por enquanto, a Spirit Yachts e a BAR Technologies optaram por não revelar os detalhes da motorização, embora tenham afirmado que haverá apenas uma unidade de propulsão. Além disso, foi dito que sua velocidade máxima estará entre os 27 e 28 nós (50 e 51,8 km/h, respectivamente). O casco começará a voar quando atingir em torno de 14 nós (aproximadamente 26 km/h).

                                                  O perfil submerso será em formato de “v” profundo e visa garantir o máximo de velocidade. Já o design superior, busca a pura elegância estilística. A composição do casco será de madeira de cedro e cipó-africano (similar ao mogno) e terá uma camada de fibra de carbono para garantir rigidez. Seu peso final será de somente 2,4 toneladas.

                                                  A tecnologia de hidrofólios retráteis é o resultado final de vários sistemas desenvolvidos pela BAR Technologies ao longo da última década. Serão três apêndices feitos de titânio sólido: um situado na popa, que funcionará como leme, e outros dois mais à frente, cuja função será controlar o balanço da embarcação.

                                                  A altura do voo deve alcançar 1,5 metros e será ajustada automaticamente pelo sistema de navegação inercial. Com os hidrofólios retraídos, a lancha ficará em torno de 30 cm acima da superfície quando em alta velocidade.

                                                  A construção já está em andamento na unidade da Spirit Yachts em Suffolk, no Reino Unido, e a expectativa é de que seja finalizada no começo do verão, quando a produção será transferida para uma unidade da BAR Technologies, a fim de instalar as partes hidráulicas e os hidrofólios.

                                                  Por Gabriel Caldini, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.

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                                                    Uma canoa havaiana, cedida por um dos apoiadores da atividade, foi utilizada para alcançar as áreas de difícil acesso, onde a equipe conseguiu retirar 50 quilos do total de resíduos recolhidos na ação.

                                                    Os resíduos recolhidos pelo projeto We Nature passam por um processo de classificação e depois recebem o destino correto. No ano passado, as ações de limpeza retiraram das praias e encostas do Sul do Brasil cerca de 43 toneladas de lixo. Uma parte considerável dos resíduos recolhidos foi transformada em matéria-prima para a fabricação de novos objetos.

                                                    O projeto é uma realização da empresa canadense-brasileira Core Case, que tem sede em Santa Catarina, em parceria com a ONG Eco Local Brasil. A atividade da terça-feira recebeu o apoio do Instituto Itajaí Sustentável (INIS), equipe da Base de Remo e Preservação Marítima Ubaitaba e da Escola de Surf do Atalaia (ESA). A comunidade também foi convidada a participar como voluntária.


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                                                      22/02/2022

                                                      A Marine Express, tradicional empresa de tecnologia náutica, está oferecendo um programa de treinamento para navegadores em seus centros de atendimento em Angra dos Reis (RJ), Ilhabela(SP), Guarujá (SP) e Tijucas (SC).

                                                      A iniciativa visa treinar os alunos no uso dos equipamentos eletrônicos da Raymarine voltados à segurança e ao apoio à navegação. As aulas são realizadas mensalmente nos centros de atendimento e os interessados podem se inscrever pelo e-mail [email protected].

                                                      Desde 1992, a Marine Express é representante das principais marcas fornecedoras de produtos náuticos para embarcações de esporte, lazer e comerciais. A marca oferece serviço completo de logística para abastecer os estaleiros, reduzindo os seus custos com importação, devolução de garantias, rede de serviços para atender garantias, instalações e demais suporte no pós venda.

                                                      Por Gabriel Caldini, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.

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                                                        O estúdio italiano Pierpaolo Lazzarini revelou recentemente um de seus conceitos mais ousados até o momento: o Embryon, um iate de 24 metros feito com materiais da era espacial.

                                                        Além de possuir linhas estilosas, a embarcação não apenas contará com um inovador material de casco que promete ser 30% mais leve que o PRFV (plástico com reforço de fibra de vidro), como poderá se tornar transparente. O efeito se deve ao seu revestimento de células fotocrômicas, tecnologia similar à utilizada nos óculos de sol fotossensíveis, e evita que o iate aqueça muito durante o dia.

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                                                        O Embryon terá um trem de força híbrido com dois motores à diesel MAN V12 de 2000 hp e um motor elétrico de 940 kW ligados a jatos de água triplos da Hamilton. Esse equipamento deve permitir que o iate atinja a velocidade máxima de 65 nós (120 km/h). Em modo silencioso, chega aos 22 nós (40 km/h) por duas horas, ou até oito horas na velocidade de 5 nós (9 km/h), de acordo com informações iniciais.

                                                        O projeto para o interior do barco ainda está em desenvolvimento, mas a escolha lógica seria a de incluir três camarotes para convidados, além de alojamento para uma tripulação de duas pessoas.

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                                                          21/02/2022

                                                          Já ouviu falar do conceito de smart home (casa inteligente)? Trata-se da possibilidade de controlar diversos aparelhos domésticos (televisão, geladeira, sistema de som, etc) remotamente, através de um smartphone ou computador. Agora imagine essa tecnologia transposta a um iate: o novo sistema Yachtsense Ecosystem, da Raymarine, torna isso possível.

                                                          O sistema permite a integração de todos os aparelhos conectados à rede do barco, e não se restringe ao ambiente do iate, já que o usuário pode utilizá-lo até mesmo quando não estiver a bordo.

                                                          Mas o Yatchsense Ecosystem vai muito além da conexão entre os aparelhos do barco, pois permite o monitoramento remoto dos sistemas de navegação essenciais e da localização do iate. Agora, capitães e proprietários poderão estar sempre conectados com suas embarcações.

                                                          Anunciado na última terça-feira (16), conta com três focos: o aplicativo para celular, o roteador Yachtsense e um sistema de controle digital.

                                                          O aplicativo pode operar independentemente dos outros aparelhos e está disponível para iOS e Android. Ele oferece uma ampla gama de possibilidades, como visualizar em seu smartphone ou tablet a tela do Axiom (também oferecido pela Raymarine), controlar as funções da embarcação, monitorá-la remotamente, informar-se sobre os mais próximos faróis através de um mapa e obter dados cruciais de navegação.

                                                          Yachtsense Link é um roteador inteiramente marítimo equipado com portas de conexão Raynet Ethernet, conectividade via banda larga móvel e Wi-Fi a bordo. Permite aos tripulantes conectarem seus computadores, celulares e tela Axiom a uma rede unificada. Também possui a vantagem de mudar a conexão automaticamente entre o Wi-Fi de marinas próximas e a rede móvel, garantindo que a tripulação esteja sempre online, além de oferecer o serviço GeoFence, que avisa o usuário sempre que a embarcação sair de uma zona de segurança.

                                                          Por último, o Modular Digital Control System (Sistema de Controle Digital Modular) torna possível controlar os sistemas elétricos do barco e é totalmente customizável. Capitães também podem controlar sistemas mecânicos e amenidades sem precisar sair do posto de comando. Além disso, possui um alcance variável, o que significa que pode se adaptar e abranger a extensão de qualquer iate.

                                                          A Raymarine tem representação no Brasil exclusiva pela Marine Express, no mercado desde 1992. A empresa oferece serviço completo de logística para abastecer os estaleiros, reduzindo os seus custos com importação, devolução de garantias, rede de serviços para atender garantias, instalações e demais suporte no pós-venda.

                                                          Por Gabriel Caldini, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.

                                                          Náutica Responde

                                                          Faça uma pergunta para a Náutica

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                                                            Por: Redação -

                                                            Ocorreu, na última quarta-feira (16), o 75º Velejaço Noturno, evento de barcos à vela organizado pelo Veleiros do Sul, tradicional clube de velejadores de Porto Alegre.

                                                            Com um belo pôr-do-sol ao fundo, as 31 embarcações participantes se lançaram às águas do Lago Guaíba em uma competição de velocidade. As condições de vento sudeste giravam em torno de 12 nós (22 km/h).

                                                            O primeiro barco a concluir o percurso foi o Aventureiro 4, do Comandante Johann Hans Hutzler, que atingiu a linha de chegada às 20h12m00s. Logo após, entre os Barcos Clássicos, veio o veleiro Yaramar, do Comandante Bruno Altreiter Filho. Seguem abaixo os três primeiros colocados de ambas categorias:

                                                            FINAL:

                                                            1º lugar: Johann (Hans) Hutzler – 20h12m00s
                                                            2º lugar: Pedro Chiesa – 20h20m35s
                                                            3º lugar: Paulo Horta Barbosa – 20h24m38s

                                                            FINAL BARCOS CLÁSSICOS:

                                                            1º lugar: Bruno Altreiter – 20h14m00s
                                                            2º lugar:
                                                            Nathalia Cantergiani – 20h25m34s
                                                            3º lugar:
                                                            Klaus Bohne – 20h36m08s

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