NÁUTICA listou cinco dos megaiates mais caros do mundo. Confira a lista

Por: Redação -
22/12/2021

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Os megaiates se tornaram uma das posses mais procuradas dos milionários, muitas vezes com um preço na casa das centenas de milhões. A NÁUTICA, separou nesta lista alguns dos megaiates mais caros e exclusivos do mundo. Confira:

1.ECLIPSE

Construída pelo estaleiro alemão Blohm e Voss para o bilionário russo Roman Abramovich, esta embarcação de 533 pés vale entre US$ 500 e US$ 800 milhões. Lançado em 2009 como o maior iate do mundo, ele perdeu o título em 2013, quando Azzam foi concluído e media 56 pés a mais. Algumas de suas ofertas mais destacadas incluem um mini-submarino, duas piscinas, 24 camarotes de hóspedes e dois helipontos. Ele também vem equipado com um sistema de detecção de intrusos e escudo anti-paparazzi.

Take a Glimpse at the Eclipse – The World's Most Expensive Luxury Motor Yacht | 26 North Yachts

Roman Abramovich's Eclipse Holds Its Own as World's Most Expensive Superyacht - autoevolution

2.AZZAM

Conforme mencionado, este é atualmente o maior megaiate privado do mundo, medindo 590 pés de comprimento e construído a um custo de cerca de US$ 600 milhões. Produto da Lurssen Yachts para a realeza dos Emirados, é tido como um dos megaiates mais rápido do mundo. Não se sabe muito sobre o interior deste modelo, mas dizem que tem um sistema de defesa antimísseis e uma suíte master à prova de balas. Tem custos operacionais anuais estimados em cerca de US$ 60 milhões e os serviços de transporte de megaiates para atender a essas embarcações representam um grande investimento.

AZZAM Yacht - Lurssen | Yacht Charter Fleet

M/Y Azzam 180m Super yacht the largest in the World - YouTube

3.TOPAZ

Outra construção de Lurssen e de propriedade do bilionário Sheikh Mansour, esta embarcação mede impressionantes 482 pés de comprimento e conta com oito conveses. Possui heliporto duplo, cinema, academia totalmente equipada, piscina e duas Jacuzzis. Diz-se que foi construído a um custo de US$ 527 milhões e pode acomodar até 62 convidados e 79 tripulantes. O Topaz também é equipado com estabilizadores de velocidade que garantem o conforto a bordo, mesmo quando ancorado em águas agitadas.

Mega yacht Topaz — Yacht Charter & Superyacht News

Serene, Maryah, Topaz, Katara,Quantum Blue & Royal Romance super yachts in Monaco 2015 - YouTube

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4.LUNA

Medindo 377 pés de comprimento e estimado em US$ 500 milhões, este megaiate expedição tem estado no centro de processos contenciosos de divórcio por quase uma década entre Farkhad Akhmedov e a ex-esposa Tatiana Akhmedova. Anteriormente propriedade de Abramovich, possui uma piscina exterior de 20 metros, dois helipontos, um spa, 10 camarotes VIP para hóspedes e um mini-submarino. Com o desenrolar das disputas jurídicas, só espera-se que os custos associados aos seus serviços de apreensão e transporte de megaiates um dia o verão resolvido em águas mais calmas.

114m explorer yacht Luna finally released by Dubai court - Yacht Harbour

114m explorer yacht Luna finally released by Dubai court - Yacht Harbour

5.PÉROLA BRANCA

Ao contrário dos outros que são puramente motorizados, o White Pearl é um megaiate à vela. Também conhecido como Sailing Yacht A, estima-se que tenha sido construído a um custo de US$ 450 milhões. Esta embarcação pertence a outro bilionário russo, Andrey Igorevich Melnichenko, e mede incríveis 468 pés de comprimento e 300 pés de altura. Construído por estaleiros navais alemães, é composto por oito andares e inclui comodidades como heliporto, 3 piscinas, uma discoteca e uma sala de observação subaquática.

White Pearl', the world's largest sailing yacht

Wot a lot of yacht! Russian billionaire's £260m boat unveiled – The Sun

Vale ressaltar que mesmo essas embarcações de grande porte podem ser enviadas com segurança para qualquer lugar do mundo usando serviços profissionais de transporte de megaiates que aliviam os proprietários de pesadelos logísticos e perda de tempo.

Esses “gigantes” feitos da engenharia representam apenas uma pequena amostra do que está disponível para quem deseja ingressar no megaclube. Existe um alto nível de personalização nesse nível que torna possível replicar o quanto você quiser dessas amenidades.

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    21/12/2021

    Mais do que uma simples novidade, o Phi — iate de 58,5 metros, ou 192 pés, que o estaleiro holandês Royal Huisman acaba de colocar na água — é um barco pouco convencional e representa a última palavra em design naval na Europa.

     

    Sua característica mais marcante é ter um casco longo e elegante, mas de linhas finas, sendo, portanto, muito mais eficiente em termos de combustível — segundo os projetistas, é o iate a motor mais longo do mundo abaixo de 500 GT (ou arqueação bruta, a soma de todos os volumes internos da embarcação).

     

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    Representante do ainda oculto proprietário (que seria um milionário russo), o capitão profissional Guy Booth disse: “Desde os primeiros dias, quando fechamos contrato com o designer Cor D. Rover, ficou decidido que a o iate deveria apresentar uma combinação única”.

     

    O dono, aliás, nunca tinha ouvido falar de Cor D. Rover, quando o convidou para projetar o seu iate. Ao serem apresentados, ele pediu a Cor para revelar suas ideias, e este respondeu: “Com todo o respeito, como posso projetar um iate para você se eu nem o conheço”. Essa frase, lembra o capitão Booth, foi efetivamente o florescimento da história do Projeto Phi.

    Por sua vez, o processo de procura pelo estaleiro que daria forma ao iate foi árduo. Booth e o proprietário visitaram vários construtores pela Europa, mas se cansaram de ouvir que as expectativas dos clientes eram muito ambiciosas. Até encontrar acolhida no holandês Royal Huisman, cujos arquitetos desde o início se mostraram ansiosos para fazer as ideias funcionarem. E funcionaram.

     

    Relacionando-se dentro e fora com a “lectio divina” (leitura divina) ou a “Proporção Áurea” (representação tão real da perfeição que muitos levam o conceito matemático para o lado místico ou religioso), o Phi é um iate a motor de formas magnificamente sensuais. Inspirado pela natureza, Cor D. Rover focou cada nível dos conveses em três temas: a galáxia, a superfície do oceano e o mundo subaquático. A começar pela suíte do proprietário, na cobertura, que foi focada na galáxia.

    Além da generosa cobertura do proprietário, que ocupa um deque inteiro, o Phi ganhou uma piscina de conceito inovador, sustentável, que se transforma em um tanque selado, permitindo que a água seja tratada durante a noite, sem equipamentos adicionais. Há também uma maravilhosa “adega infinita”, com os melhores vinhos. Sem contar o espetacular sistema de iluminação exterior, baseados em laser, extremamente agradável para os olhos.

     

    “A cooperação entre a equipe do proprietário, os arquitetos, os designers e todos na Royal Huisman tem sido excepcional. Podemos estar justificadamente orgulhosos do que alcançamos”, disse o capitão Booth, no momento em que o majestoso Phi foi entregue, após anos de trabalho, acompanhado de um barco sombra: o Phi Phantom, de 36 metros, no qual todos os brinquedos de água e equipamentos adicionais serão transportados, a fim de liberar ainda mais espaço na nave-mãe.

     

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      Curioso barco-robô assume o trabalho humano no cultivo de ostras

      Avanços tecnológicos permitem que robôs assumam funções antes exercidas por humanos. Inclusive no mar. Nos Estados Unidos, uma equipe de estudantes e pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology está trabalhando em um catamarã que pode assumir o trabalho humano no cultivo de ostras em cativeiro, atividade produtiva desenvolvida em águas marinhas costeiras.

      O manejo desses moluscos, no cultivo em cativeiro, exige que, em todas as marés de lua, trabalhadores embarcados virem e sacudam um pouco os travesseiros (ou sacos) em que as ostras são envolvidas, para mudá-las de posição, procedimento muito importante para estimular o crescimento e eliminar os parasitas (percevejos ou algas que se acumulam na parte inferior). Para facilitar o trabalho, a equipe do MIT criou um catamarã robótico, batizado de Oystamaran.

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      O projeto nasceu sob encomenda, quando o biólogo marinho Dan Ward, proprietário da Ward Aquafarms, disse ao professor Michael Triantafyllou que os mais de 2.000 sacos que a empresa de cultivo de ostras mantém são virados ao menos uma vez por mês — tarefa executada por trabalhadores a bordo de caiaques, que lutam para manter o equilíbrio enquanto viram sacos que podem pesar até 32 kg.

      Em consequência da automação — que torna a produção mais eficiente —, braços humanos são usados apenas em outras etapas da atividade, incluindo o comando do robô por controle remoto — equipamento que, agora, a equipe do MIT está emprenhada em eliminar, tornando o trabalho do Oystamaran totalmente autônomo. Virar milhares de sacos de ostras com as mãos, nunca mais.

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        Conceito de iate une inspiração em navio viking e modernidade tecnológica. Conheça

        Por: Redação -

        Esteticamente, o conceito de iate Drakkar S se inspira no passado, pois se assemelha a um navio viking. Tecnologicamente, o conceito projetado por Max Zhivov visa o que o futuro do iate poderia ser.

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        Com 26 metros de comprimento, pode ser controlado por piloto automático com possibilidade de controle remoto, e a inteligência artificial permite atracar e evitar potenciais obstáculos. A bordo, os hóspedes podem usar seu smartphone para definir o destino do iate em um aplicativo dedicado e permanecer navegando por até quatro dias.

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        Graças aos painéis solares que cobrem 80 metros quadrados no teto do iate e um sistema de propulsão elétrica, o Drakkar S é uma embarcação amiga do ambiente. O interior do Drakkar S inclui salão, cozinha, dois camarotes principais e dois de hóspedes. O teto do salão pode ser aberto como um conversível para criar uma atmosfera ao ar livre.

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          Yacht designer Wendy Frota é destaque do sexto programa Elas No Comando. Assista!

          Por: Redação -
          20/12/2021

          Nesta segunda-feira (20), o Canal NÁUTICA exibe o sexto episódio do programa Elas no Comando. A apresentadora Thalita Vicentini recebeu a yacht designer Wendy Frota, especialista em reforma e decoração de barcos e destaque da nova geração de profissionais do setor náutico, para uma entrevista sobre carreira, vida nos negócios, dicas de reforma e muito mais. Está impedível. Assista na íntegra abaixo:

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            Antigo rebocador de guerra vira iate de luxo e agora fará charter pela Polinésia Francesa

            Lançado em 1969 pelo estaleiro alemão Schichau Unterweser, o Arctic era um rebocador já cansado de guerra, em 1993, quando foi adquirido pelo milionário australiano Kerry Packer (1937-2005), que decidiu convertê-lo em um iate de luxo. Desde então, rebatizado Arctic P, a embarcação com casco de aço de quase 88 metros (287 pés) passou a despertar curiosidade e a ser admirada pela beleza e elegância que exibia por fora, como uma casca, mas sem que os mortais comuns pudessem ver o seu conteúdo.

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            Essa curiosidade, gradativamente, está sendo saciada pela mídia e por turistas caixa-altas, desde que — após uma reforma — o iate (registrado nas Bahamas) passou a ser alugado pelo sistema de charter (fretamentos a partir de 325 mil euros por semana), um procedimento comum entre os milionários europeus, para arcar com as despesas de manutenção e ainda contabilizar um bom lucro. Faz todo sentido. Afinal, manter uma embarcação como essa custa uma fortuna.

            Gerenciado pela The Yacht Company (Y.CO) o Arctic P se prepara para fazer sua viagem de estreia como barco de aluguel, em 2022: um cruzeiro pela Polinésia Francesa. Para isso, irá acomodar 12 passageiros, além de 28 tripulantes. Os hóspedes serão divididos entre sete cabines, compostas de uma suíte do proprietário na proa, com 90 m², uma suíte VIP no convés principal, três camarotes duplos e dois gêmeos. Os itens de conforto incluem uma academia, uma biblioteca localizada no deck dos proprietários e um cinema multissensorial completo, com sistema de som de alta tecnologia e cadeiras vibratórias.

            O convés superior, conhecido como “Monkey Island”, oferece visão de 360 ​​graus. O convés principal, à ré, conhecido como “casa de praia”, oferece uma área protegida multifuncional para uma variedade de atividades. Uma piscina aquecida e uma jacuzzi ficam lado a lado. A altura do piso da piscina pode ser alterada com o toque de um botão, que permite uma profundidade de dois metros para a prática de mergulho. Quando não estão em uso, as duas piscinas podem ser cobertas e niveladas com o convés de teca ao redor; ao mesmo tempo, a mesa de jantar pode ser baixada para receber um grande número de convidados.

            O Arctic P abriga ainda oito jets e seis tenders, bem como SeaBobs, paddleboards, caiaques e uma área de equipamentos de mergulho. De rebocador de salvamento do passado, só sobrou o velho casco de aço, que também foi devidamente reforçado com chapas de aço de 50 mm na proa, para permitir a navegação por áreas inóspitas, como o Ártico e a Antártica.

            Aliás, em 2015, os proprietários do superyacht embarcaram em uma aventura na Antártica para estabelecer um novo recorde mundial do Guinness para a viagem mais distante para o sul. Eles estabeleceram o recorde de 677 milhas náuticas do Polo Sul. De quebra, o Arctic P ganhou o Prêmio Voyager no World Superyacht Awards.

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              Meio barco, meio avião, este curioso veículo elétrico poderá voar a quase 300 km/h

              Projetado para voar a estonteantes 180 mph (289 km/h) este veículo curioso, chamado pelos americanos de “wind-in-ground” (WIG), está prestes a fazer sua estreia na baía de Tampa Bay, na costa oeste da Flórida. Sua missão: fazer viagens costeiras rápidas, antecipando (ou moldando) o futuro do transporte.

               

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              Desenvolvido por uma empresa com sede em Boston, chamada Regent, este veículo incomum é um planador marítimo elétrico, projetado para transportar até 12 passageiros. Parte barco, parte aeronave, consegue flutuar e atracar, como barcos, e, ao mesmo tempo, decolar e voar acima da água, como um avião, em jornadas supersilenciosas.

               

              Para isso, está equipado com modernos hidrofólios (asas subaquáticas), que podem ser operados mesmo em portos lotados, com maior desempenho. Além disso, é sustentável e livre de emissões, por conta da propulsão elétrica.

              De acordo com o executivo-chefe da Regent, Billy Thalheimer, o primeiro protótipo começará a ser testado já em 2022, com voos comerciais previstos para começar em 2025. Tampa Bay foi escolhida para a grande estreia do planador porque oferece um grande porto, grande infraestrutura de docas e clima ameno, além de apoio das autoridades locais.

               

              Inicialmente, transportará passageiros para locais como São Petersburgo, Sarasota e Fort Myers. Além do modelo inicial, com 12 lugares, a empresa planeja desenvolver versões ainda maiores, para transportar até 100 passageiros.

               

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                Conheça o curioso jet WetBike que pertenceu a Pablo Escobar

                Por: Redação -

                Na cidade de Medelín, na Colômbia, existe um museu dedicado a Pablo Escobar. Nele, além de contar a história de um dos maiores narcotraficantes do mundo, há diversos veículos que pertenceram ao colombiano. Entre esses veículos, está exposto um jet WetBike, um dos xodós de Escobar.

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                WetBike foi incorporado ao mercado em 1977, alguns anos depois dos jets da Kawasaki e da Sea-Doo terem sido introduzidos. Foi comercializado como uma espécie de motocicleta para a água.

                Além disso, ao contrário de seus concorrentes, os modelos eram bem parecidos com motocicletas convencionais. Tanto que o hidrofólio dianteiro funcionava como se fosse a roda dianteira de uma moto.

                Literalmente uma moto aquática – Imagem: reprodução

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                Imagem: reprodução/HotCars

                O modelo utilizado por Escobar era o Speedway. Os motores originais eram Suzuki de 50 hp de potência. Eles permitiram que a pequena nave, com pouco mais de sete pés, atingisse velocidades de até 50 km/h.

                Pela foto que o acompanha na exposição, parece que o colombiano tinha uma certa habilidade, afinal, era preciso muito equilíbrio para pilotar esse jet.

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                  Por: Redação -
                  19/12/2021

                  O inglês David Beckham se aposentou dos gramados em 2013, mas continua fazendo gols de placa. Aos 46 anos — inspirado em um cruzeiro que ele e Victoria Beckham fizeram na Riviera Francesa no iate de 164 pés de Elton John, como convidados do superastro do pop britânico —, o ex-craque decidiu encomendar uma embarcação de 30 metros junto ao estaleiro italiano Ferretti, um investimento de 5 milhões de libras (cerca de R$ 38 milhões, sem impostos de importação).

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                  O objetivo: passar com Victoria e os filhos — Brooklyn, 22, Romeo, 18, Cruz, 16, e o caçula Harper, de 10 anos — as festas de fim de ano no sul da Flórida. Além é claro, de curtir os verões europeus a bordo do barco, que — atenção para o detalhe — ele mesmo ajudou a projetar.

                  De acordo com o tabloide britânico The Sun, Beckham, o astro aguarda os retoques finais para receber o iate, nos próximos dias. Mesmo aposentado, Beckham continua sendo um dos esportistas mais bem pagos do mundo, como garoto-propaganda de várias marcas. Além disso, o ex-craque faz um trabalho voluntário como embaixador da Unicef, com a qual toca alguns projetos sociais ligados ao futebol. Recentemente, ele e Victoria compraram uma cobertura em Miami avaliada em US$ 20 milhões.

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                    Artista britânico cria museu subaquático na ilha de Chipre, no Oriente Médio

                    Por: Redação -

                    O artista britânico Jason Decaires Taylor criou um novo museu subaquático na ilha de Chipre, no Oriente Médio. Apelidada de Musan, a floresta subaquática tem 93 peças em formas arbóreas, humanas e híbridas.

                    Jason é conhecido por seus museus subaquáticos em Cancún e mais recentemente em Cannes, na França. Ele conta que a sigla MUSAN significa Museu da Escultura Subaquática, em inglês. O museu fica na cidade mediterrânea de Ayia Napa, mais especificamente.

                    MUSANMUSANMUSAN

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                    As esculturas de Taylor funcionam como um convite para que as espécies da marinha local as habitem. Em outras palavras, ele tem como objetivo atrair vida marinha em grande escala e assim estimular, organicamente, a formação de recifes em superfícies texturizadas e materiais de ph neutro.

                    Suas formas são influenciadas pela interação entre o homem e a natureza, e algumas obras levam como inspiração as criaturas mitológicas gregas. Entre as inúmeras árvores, o artista também colocou crianças brincando, para expressar a necessidade de se reconectar com o mundo natural, descobrir e explorar sua beleza. Elas seguram câmeras e apontam suas lentes para esculturas adultas, que representam a raça humana, de acordo com o idealizador.

                    MUSANMUSANMUSAN

                    Taylor é considerado o primeiro artista do mundo a levar para o fundo do mar o conceito de Land Art, quando a arte se integra ao meio ambiente e sua evolução assume rumos imprevisíveis, segundo a dinâmica de cada ambiente natural.

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                    As obras foram criadas a partir de elementos do mar, como pedras, rochas e conchas, a fim de gerar um ambiente amigável para a exploração das espécies locais. Com isso, a biodiversidade da área será enriquecida, estabelecendo uma impressionante floresta subaquática – a primeira do gênero no mundo.

                    MUSANMUSANMUSAN

                    Localizada a apenas 200 metros do litoral da praia de Pernera, na costa leste da ilha, a instalação está em águas cristalinas e é acessível para mergulhadores. Outras obras aquáticas já haviam sido criadas pelo artista na França, na Austrália e nas Maldivas, mas nunca dessa estirpe.

                    “A vida marinha no Mediterrâneo foi seriamente esgotada nos últimos 20 anos. A necessidade de ressuscitar nossos oceanos é tão urgente quanto a de restabelecer nossa conexão com o mundo natural”, explica o artista em nota.

                    MUSANMUSANMUSAN

                    O museu subaquático foi encomendado pela prefeitura de Ayia Napa e pelo departamento local de pesca e pesquisa marinha. O MUSAN fica a uma profundidade que varia de 8 a 10 metros e pode ser acessado por snorkel, a nado ou em mergulhos com cilindro.

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                      Por: Redação -
                      18/12/2021

                      Inspirado nas ondas, museu chinês centra-se no tema água e exalta as belezas do mar. Localizado na nova área de Binhai, na costa leste de Tianjin, na China, o museu Shimao — The Wave reúne programas de entretenimento, educação e cultura, onde a arte moderna converge com a natureza, o mar e as ondas, exaltando as emoções e a beleza da praia.

                      Criando um diálogo entre o edifício e a natureza, a fachada lembra uma grande onda quebrando. Além disso, as milhares de placas de alumínio, que cobrem 563 metros quadrados em forma de escala, parecem escamas de peixes, que refletem a luz do sol de diferentes ângulos.

                      wave art museum
                      As milhares de placas de alumínio oferecem um efeito ainda maior na “onda”, já que refletem o sol e a água

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                      O lago, ao redor do edifício, lança luz difusa na fachada, produzindo um efeito especial nas placas metálicas, que brilham como as ondas.

                      As placas de alumínio na fachada só foram possíveis pelo uso da tecnologia BIM — ou Modelagem de Informações da Construção, que faz modelos 3D mais fiéis ao resultado final, e do design paramétrico, que utiliza softwares e cálculos para criar obras arquitetônicas com design diferenciado.

                      Desse modo, as cerca de treze mil placas de alumínio têm aparência contínua. Algumas delas foram giradas cuidadosamente para refletir a luz ou para cobrir cantos difíceis.

                      O edifício é separado da duna e do recife, parecendo uma estrutura flutuante sobre o mar de Bohai. Conta com três terraços externos com vista para o mar, onde os visitantes podem apreciar a vista e os sons da natureza.

                      wave art museum
                      “Todo o edifício se assemelha à onda para criar um diálogo entre a construção e a natureza, e o prédio tornou-se uma existência simbólica onde o mar e a terra convergem”

                      Nos espaços internos, os materiais interpretam a água em seus diversos estados. Vidros do chão ao teto convidam a luz natural a entrar, possibilitam vista panorâmica e quebram as fronteiras entre espaços internos e externos.

                      Toda a área de exposições é projetada com três grandes áreas funcionais: a onda (museu de arte), um teatro ao ar livre e o espaço público — todos conectados à praia.

                      O saguão é caracterizado por uma claraboia que contrasta com a escuridão da sala. Três cortinas de água combinadas com detalhes em aço inoxidável, que ocultam as escadas e elevadores do museu, oferecem uma experiência lúdica de tranquilidade.

                      wave art museum
                      Treze mil placas de alumínio revestem o exterior do edifício em forma de onda

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                      No primeiro andar ficam os banheiros e salas de reuniões. A superfície iluminada do segundo andar — que abriga a galeria principal, terraços ao ar livre, uma biblioteca e uma cafeteria — com paredes de vidro de até oito metros, proporciona a sensação de estar sobre o mar.

                      Aqui, os acabamentos são decorativos, variando de tetos adornados com tecidos, pisos altamente polidos, móveis curvilíneos e esculturas em forma de bolha — tudo modelado em alusão à água em diferentes estados.

                      Lacime Architects, com sede em Xangai, projetou The Wave para simbolizar o espaço onde o mar encontra a costa. A construção se beneficiou da ampla área, com espaços verdes abertos, praia e orla acessível, que os arquitetos aproveitaram para definir sua forma em balanço, levantando o prédio do chão e puxando cada canto em direção a uma vista única.

                      wave art museum
                      O moderno edifício é separado da duna e do recife, parecendo uma estrutura flutuante sobre o mar de bohai. por meio do design paramétrico, dispensa colunas

                      Em uma área de 3.563 metros quadrados, além das tradicionais galerias do museu de arte, The Wave abriga também um teatro ao ar livre.

                      Para proteger essa área das intempéries, a estrutura do edifício de mais de 30 metros de altura dispensa colunas e ostenta um espaço interior aberto, que também funciona como cobertura para o exterior.

                      Mais uma vez, o design paramétrico entrou em ação para possibilitar a construção do edifício sem colunas. Sua estrutura é composta por um núcleo central de concreto envolto por uma complexa rede de treliças de aço, que equilibra a carga da estrutura em três direções diferentes.

                      Todos os dispositivos eletromecânicos estão escondidos no subsolo. Um projeto que desafia a física.

                      wave art museum
                      Na biblioteca e na cafeteria, elementos decorativos, como adornos de tecido no teto e esculturas em formas de bolhas, procuram modelar a água em diferentes estados

                      Os arquitetos do Lacime disseram que todo o planejamento da área segue a lógica básica de “ponto, linha e plano para criar uma sequência espacial urbana contemporânea de homem, mar e céu”.

                      Essa regra de três também é evidente na geometria final do edifício, por meio da extrusão final da forma em “Y” para criar um trio de grandes terraços.

                      Em um estilo orgânico, muito alinhado com os arquitetos contemporâneos, Shimao — The Wave assemelha-se à onda para criar um diálogo entre o edifício e a natureza. Mais que isso, transmite a fluidez, o movimento e o equilíbrio que o mar possui.

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                        Triton Submarines adiciona dois novos submersíveis à sua frota

                        Por: Redação -
                        17/12/2021

                        Triton Submarines, cujos submersíveis apresentam a bordo nomes como OctopusLa Datcha e Oceanxplorer, revelou duas novas adições à sua linha de submarinos de mergulho profundo, prometendo uma experiência de visualização subaquática como nenhuma outra.

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                        O fabricante com sede na Flórida revelou projetos para os novos Triton 660/9 e 660/7 AVA, que serão construídos para transportar até oito passageiros mais um piloto, ou seis passageiros e um piloto, respectivamente. Mas, ao contrário dos submersíveis convencionais duplos, um casco de acrílico alongado oferece aos passageiros uma experiência de visualização no estilo cinema, com espaço para ficar de pé e até esticar uma perna. Além do mais, os assentos podem ser configurados para receber eventos debaixo d’água.

                        O casco em si foi projetado com um índice de refração semelhante ao da água, fazendo com que pareça desaparecer de vista depois de submerso para uma experiência totalmente imersiva.

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                        Diferentemente da geração anterior de submarinos Triton de casco duplo, em que o piloto se senta no centro com apenas uma pequena janela de visualização para olhar, o modelo AVA fornece ao piloto visibilidade total e um assento alinhado com os passageiros. Esse aprimoramento permite ao piloto organizar melhor o mergulho e atuar como um guia, narrando a experiência subaquática.

                        Ambos os modelos de submarinos podem mergulhar a profundidades de 200 metros abaixo da superfície, proporcionando uma experiência subaquática extraordinária a ser oferecida a partir de uma caixa de brinquedos de superyacht . O 660/7 AVA tem uma durabilidade de 10 horas, enquanto o 660/9 pode permanecer debaixo d’água por até 12 horas.

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                        “Com uma largura interna de mais de 3,6 metros, o espaço interno se parecerá mais com uma sala normal do que com um submersível, e a experiência de visualização será absolutamente extraordinária”, disse o designer principal da Triton, John Ramsay.

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                          Por: Redação -

                          A Marinha do Brasil está avançando em seu projeto para construir o primeiro submarino de propulsão nuclear do país. A Primeira Licença Parcial de Construção (LPC1) já foi assinada pela sua Diretoria Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico, o que permite contratar a construção do casco do submarino nas instalações que ficam em Itaguaí, no sul do Rio de Janeiro.

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                          O projeto da Marinha, que vem desde os anos 1970, prevê a construção de um submarino de propulsão nuclear, com armas convencionais. O reator é desenvolvido há 40 anos no Centro Industrial Nuclear de Aramar, no interior de São Paulo. Já o estaleiro e a fábrica do Prosub (Programa de Desenvolvimento de Submarinos) em Itaguaí foram viabilizados no segundo mandato de Lula como presidente, em 2008, quando firmou um acordo de transferência de tecnologia com a França.

                          Nesse acordo está prevista a entrega de quatro submarinos com propulsão diesel-elétrica, antes da conclusão do nuclear, cujo planejamento adiado por várias vezes aponta a finalização para 2031.

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                          Em relação aos submarinos convencionais, o primeiro é o Riachuelo (S40), que foi lançado ao mar em dezembro de 2018 e tem previsão de entrar em operação normal no primeiro trimestre do próximo ano. Também já se encontra em fase de testes o segundo submarino dessa classe, o Tonelero (S41), lançado em dezembro do ano passado.

                          O propósito da frota de submarinos construídos pela Marinha em Itaguaí é atuar na proteção do mar territorial brasileiro, chamado de Amazônia Azul, área que corresponde a um terço do território do país.

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                          A Marinha do Brasil já manifestou o interesse na construção de quatro submarinos com propulsão nuclear. O contrato atual com o governo francês prevê a construção do primeiro, cujo projeto básico foi aprovado em novembro de 2020.

                          A armadora francesa Naval Group foi contratada pela Marinha para atuar em todas as etapas do programa Prosub (os submarinos convencionais, a base naval e os aspectos não nucleares do primeiro submarino com propulsão nuclear).

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                            Por: Redação -

                            Todos os anos a Marinha do Brasil (MB) promove a chamada “Operação Verão”. Por meio de Ações de Fiscalização do Tráfego Aquaviário (AFTA), tanto no litoral, quanto em águas interiores, a Marinha atua em todo o território nacional, por meio de seus nove Distritos Navais e suas 68 Capitanias, Delegacias e Agências, todos com um único objetivo em comum: conscientizar condutores e passageiros a navegar com segurança.

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                            Na maioria dos Distritos Navais, as ações de fiscalização concentram-se nos meses de dezembro a março, período do verão em que é observado expressivo aumento do tráfego das embarcações de esporte e lazer nas águas brasileiras, devido ao período de férias e às festividades típicas desta época do ano.

                            Com o slogan “Navegue Seguro: a nossa melhor escolha”, a Operação Verão 2021-2022 tem sua divulgação realizada pela Diretoria de Portos e Costas – DPC – Organização Militar representante da Autoridade Marítima Brasileira para os assuntos afetos à segurança da navegação. A ideia é criar um diálogo com a sociedade civil brasileira, principalmente, com as comunidades marítima e náutica, divulgando a Operação por meio da produção de conteúdo educativo para diferentes mídias, tais como material gráfico, audiovisual, spots de rádio, dentre outros materiais publicitários desenvolvidos para a Campanha.

                            No ano de 2021, apesar das dificuldades trazidas pela pandemia, a “Operação Verão” 2020-2021 alcançou, em âmbito nacional, um total de mais de 50 mil abordagens e aproximadamente 4 000 notificações de infração, as quais culminaram em cerca de 600 apreensões de embarcações em vias marítimas, lacustres e fluviais.

                            Apesar de todos os esforços concentrados durante os meses da “Operação Verão”, a Autoridade Marítima Brasileira tem ciência de que as ações educativas e fiscalizatórias não devem se limitar a uma única época do ano. O trabalho constante de conscientização é fundamental para que a segurança da navegação e o lazer sigam juntos, no mesmo barco, tendo sempre como foco a redução das situações de acidentes causados pelo não cumprimento das normas de segurança da navegação.

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                            Segundo levantamento da Diretoria de Portos e Costas (DPC), as infrações que mais chamam a atenção durante as ações de fiscalização são: condução de embarcação por pessoa não habilitada; documentação da embarcação incompleta ou vencida; falta de material de salvatagem (coletes, boias, extintores de incêndio, entre outros); excesso de lotação da embarcação, consumo de bebida alcoólica durante a condução, e más condições de navegabilidade das embarcações.

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                            Pensando nisso, mesmo ciente das peculiaridades de cada um dos estados brasileiros, a campanha publicitária da “Operação Verão” deste ano tomou como base o Decálogo de Segurança da Navegação (os 10 mandamentos da Segurança da Navegação), para  que todos, uma vez conscientes de suas responsabilidades, seja como condutor ou passageiro, escolham sempre navegar com segurança:

                            1) Conduza sua embarcação com prudência para evitar acidentes;

                            2) Se beber, passe o timão para alguém habilitado;

                            3) Mantenha a distância dos banhistas para evitar acidentes;

                            4) Mantenha os extintores de incêndio dentro da validade;

                            5) Tenha coletes salva-vidas para todos a bordo;

                            6) Tenha a bordo o material de salvatagem prescrito pela Capitania;

                            7) Faça a manutenção correta da sua embarcação;

                            8) Ao sair, informe o seu plano de navegação ao iate, marina ou condomínio;

                            9) Respeite a vida, seja solidário, preste socorro;

                            10) Não polua nossos mares e rios.

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                              Conheça os expositores confirmados na 23ª edição do Rio Boat Show, em abril de 2022

                              O Rio Boat Show chegará à sua 23ª edição em 2022 e já tem data confirmada. O maior salão náutico outdoor da América Latina acontecerá de 2 a 10 de abril, na Marina da Glória, reunindo os principais lançamentos e destaques, entre lanchas, veleiros, jets, infláveis, caiaques, motores e os mais diversos equipamentos e acessórios do mundo náutico, em um só lugar.

                              Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

                              Serão nove dias de interação entre clientes, fabricantes, distribuidores e revendedores do setor. Com barcos na água e a bela Baía de Guanabara como cenário, os visitantes contarão com diversas atrações. Por mais um ano, as águas da Marina da Glória irão se transformar em verdadeiro palco para os principais players do mercado náutico.

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                              O coquetel de abertura do Rio Boat Show 2022 aconteceu no dia 2 de dezembro, no restaurante Assador, no Rio de Janeiro, reunindo os representantes das principais marcas do setor. Na ocasião, Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica, apresentou a 23ª edição do salão náutico carioca.

                              Clique aqui para acessar a planta do evento

                              Conheça os expositores já confirmados para o Rio Boat Show 2022:

                              Ademicon

                              Almare

                              Armatti

                              Armazém Náutico

                              Azimut

                              Beneteau

                              Coral

                              Evolve

                              Fishing

                              Inovaleds

                              Jeanneau

                              Kapazi

                              Kelson’s

                              Marine Express

                              Mercury

                              Mestra Boats

                              MS Audio

                              MWM

                              NHD Boats

                              NX Boats

                              Real Powerboats

                              Sailing

                              Schaefer

                              SD Brasil

                              Sessa Marine

                              Solara

                              Torpedo

                              Triton

                              Ventura

                              Vokan

                              Volvo

                              Wendy Frota

                              Yacht Collection

                              Zigmo

                              Zimarine

                              Anote aí!

                              RIO BOAT SHOW 2022

                              Quando? De 2 a 10 de abril
                              Onde? Marina da Glória
                              Acesse: www.rioboatshow.com.br

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                                Por: Redação -

                                Com o objetivo de atender as necessidades técnicas de clientes e suas tripulações durante esta temporada de verão, a Azimut Yachts possui profissionais credenciados de pós-vendas que seguirão em plantão para assistência em todo o Brasil e também em outros países da América Latina.

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                                O estaleiro mundial, com unidade de fabricação no Brasil, mantém também três unidades de apoio em solo nacional, localizadas em Angra dos Reis (RJ) na Marina BR Bracuhy, em Guaruja (SP) no Iate Clube Santos e em Itajaí na Marina da cidade.

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                                Confira os plantões de assistência técnica Azimut Yachts

                                Santa Catarina e Paraná:
                                Bruno Bressan 47 98806-3787

                                São Paulo e Rio de Janeiro
                                Raphael Machado 13 99203-4999

                                Brasil e América do Sul
                                Carlos Eduardo Nass 47 98884-4903

                                Peças e Serviços
                                Bruna Sensi 47 99995-1285

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                                Grande Florianópolis
                                Naval Care – Marcelo 48 99149-9963

                                Angra dos Reis  e Paraty
                                SOS Boats – Eduardo 24 99999-6213

                                Bahia
                                MEPS Nautica – Douglas 71 99196-0543

                                Paraná
                                Sul Service – Alex Frances 41 99782-6006

                                Ilha Bela e Guaruja e Ubatuba
                                Enav – Junior 11 99561-7448

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                                  Governo Federal permite importação de veleiros usados e jets com até 30 anos de fabricação

                                  Por: Redação -

                                  Depois de assegurar a isenção de tributos federais, especificamente a Licença de Importação LI, para todos os interessados em veleiros novos, a partir da publicação da Portaria SECEX 160 de 16/121021, o Governo Federal passa a permitir a importação de veleiros usados bem como motos aquáticas (jets) com até 30 anos de fabricação. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (17) e começa a valer a partir do dia 3 de janeiro de 2022.

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                                   A medida beneficia esportistas e empreendedores do turismo no nosso país, além de fornecedores e prestadores de serviços em diferentes áreas de atuação.

                                  “Temos o privilégio de ter no Brasil o maior potencial do mundo, para turismo náutico e, agora, com o empenho do nosso Governo, temos a oportunidade de gerar desenvolvimento nesse segmento. O aumento de embarcações resultará também em melhoria do setor de infra estrutura e hotelaria, no maior número de marinas, no aumento dos serviços de manutenção, consequentemente, em mais postos de trabalho em diferentes níveis”, disse Mario Martinez, Comodoro da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano, a ABVO.

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                                  Ele seguiu: “Nossa frota de veleiros está velha, eu diria quase sucateada, e não existe no País, capacidade de produção instalada para suprir a demanda represada ao longo de décadas. Com essa medida do Governo Federal veremos o surgimento de novas frentes de trabalho, um estímulo ao desenvolvimento da nossa indústria, a qualificação da mão de obra com desenvolvimento de  produtos e serviços. Esse é um grande passo, continuaremos agora empenhados na melhoria de condições para os fabricantes nacionais”.

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                                    Por: Redação -
                                    16/12/2021

                                    Dubai é conhecido mundialmente por seus maximalismos: o emirado abriga o prédio e a piscina 360º com borda infinita mais altos do mundo, a roda-gigante mais alta (e high-tech) do planeta, um palácio com seis mil lustres de cristal Swarovski, entre outras ostentações. Pois mais uma está prestes a ser acrescentada à lista: o primeiro resort de luxo flutuante do mundo, que deve ser inaugurado em 2023.

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                                    Batizado de “palácio dos mares” pelo seu grupo hoteleiro, o Kempinski Floating Palace ocupará a praia de Jumeirah com um prédio principal cinco estrelas sobre as águas com 156 quartos e suítes. Esta estrutura principal ainda deve ser rodeada de outras 12 vilas que poderão ser movidas e ancoradas em pontos diferentes do perímetro, como uma casa de barcos.

                                    Além das acomodações, haverá ainda restaurantes gourmet, bares, spa, múltiplas piscinas, lojas grifadas e áreas de banquetes e eventos como parte do complexo nas águas. A estrutura do prédio será composta por quatro partes que se encontram no meio em uma pirâmide de vidro.

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                                    Esta manobra arquitetônica permitirá que iates possam passar pelo seu centro e até 16 embarcações possam estacionar na área.

                                    Entre outras comodidades que serão oferecidas aos hóspedes está um heliponto, para quem não quiser chegar por via marítima. Dentre as 12 vilas, algumas unidades serão vendidas a interessados segundo a revista Travel and Leisure, enquanto outras serão colocadas à disposição dos turistas para reservas.

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                                    Cada uma das casas, com dois andares, oferecerá de dois a quatro quartos, além de acomodações para funcionários. Elas possuirão janelas panorâmicas, terraço na cobertura, piscina de borda infinita, salas de estar internas e externas. Todas serão equipadas com equipamentos smart que conectam a construção a dispositivos eletrônicos, além de terem ferramentas ecologicamente corretas, como painéis solares.

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                                      Maersk e The Ocean CleanUp validam tecnologia capaz de limpar rios e oceanos

                                      Por: Redação -

                                      Visando um mundo melhor o grupo A.P. Moller – Maersk tem atuado junto à Ocean CleanUp, organização holandesa sem fins lucrativos, com serviços de gerenciamento de cadeia de suprimentos de ponta a ponta para sistemas de limpeza de rios e oceanos. Recentemente, o projeto concluiu a fase de testes, validando a eficácia da tecnologia.

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                                      De acordo com um estudo realizado pela ISWA (International Solid Waste Association), mais de 20 milhões de toneladas de lixo são despejados nos oceanos anualmente, sendo que 80% vêm das cidades.

                                      Além disso, resultados apontam que metade dos resíduos são plásticos, ou seja, 12,5 milhões de toneladas. Neste contexto, a agência científica nacional da Austrália, CSIRO, estima que há 14 milhões de toneladas métricas de microplásticos nos oceanos. O número constatado é 35 vezes maior do que o esperado.

                                      Agora, o principal objetivo da parceria é expandir o tamanho do sistema e capturar uma maior quantidade de lixo de forma eficaz.

                                      A missão da The Ocean CleanUp é desenvolver tecnologias avançadas para livrar os oceanos do mundo do plástico. Para isso, pretende interromper o afluxo via rios e limpar o que já se acumulou no oceano. O objetivo final da organização é atingir uma redução de 90% do plástico flutuante do oceano até 2040.

                                      O local de atuação da organização é a região conhecida como ilha do lixo do oceano pacífico (Pacific Ocean Garbage Patches, em inglês), com uma extensão de 1,6 milhões de km², ou seja, três vezes o tamanho da França. Há 1,8 trilhão de pedaços de plástico na região, totalizando cerca de 80 mil  toneladas de lixo. Há, ainda, plásticos datados de 1977 na ilha.

                                      “Como um operador marítimo responsável, estamos empenhados em garantir que os oceanos possam permanecer um ambiente saudável para as gerações vindouras. Portanto, estamos muito satisfeitos, não apenas em prolongar, mas também ampliar o acordo de parceria iniciado em 2018”, explica Mette Refshauge, vice-presidente de Comunicações Corporativas e Sustentabilidade da Maersk.

                                      Mais de 29 mil toneladas foram recolhidas do mar

                                      O sistema de limpeza está em desenvolvimento há cinco anos. Em 2019, o modelo 001 foi testado, mas sem muito sucesso. E agora em 2021, a Maersk e a The Ocean CleanUp testaram o modelo 002, que apresentou bons resultados.

                                      O período de testes serviu como validação da forma de funcionamento e da eficácia do sistema, e os resultados foram positivos: uma das operações chegou a coletar 9 mil toneladas de lixo no oceano. No total, mais de 29 mil toneladas foram recolhidas.

                                      Além disso, com base nos resultados da cada teste, houve um cuidado para haver uma interação saudável do sistema com a vida marinha, a fim de não causar danos ao ecossistema.

                                      Atualmente, para realizar a limpeza no oceano, o projeto conta com um  sistema com dois navios para executar a ação. Segundo um levantamento feito pela parceria, será possível limpar a mancha de lixo até 2040, caso 10 sistemas sejam ativados para esta finalidade.

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                                      Maersk tem oferecido suporte à organização holandesa com serviços de manuseio logístico

                                      A Maersk tem oferecido suporte à organização holandesa com serviços de manuseio logístico de ponta a ponta, que vão desde embarque mundial de diferentes locais até frete aéreo, contêineres e transporte especial, desembaraço aduaneiro, armazenagem e gerenciamento de armazenamento.

                                      “O apoio nos últimos três anos foi inestimável para levar adiante nossa missão”, afirma Lonneke Holierhoek, Diretor de Ciência e Operações da The Ocean CleanUp.

                                      Durante os processos, perceberam que a lixeira é heterogênea, ou seja, existem locais com uma maior concentração de lixo. Portanto, serão utilizados modelos diferentes em determinadas áreas, para que o tempo seja otimizado e cada sistema realize a coleta da maneira mais eficaz possível.

                                      Como parte da parceria, a empresa também ajudará a organização holandesa na implantação de tecnologia de sensor científico a bordo da própria frota da Maersk, para mapear o plástico flutuando nos oceanos e ajudar a organização a ter um melhor entendimento da gravidade da situação.

                                      O objetivo é auxiliar no mapeamento do oceano “Qual a melhor maneira de mapear os oceanos do que aproveitar uma das maiores frotas do mundo?”, afirma o chefe de Logística de Projetos Especiais da Maersk, Robin Townley.

                                      Além da parceria com a The Ocean CleanUp, a empresa tem fornecido suporte marítimo offshore para livrar os oceanos do plástico, por meio da Maersk Supply Services.

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                                      O que é feito com o lixo

                                      Atualmente, o mundo enfrenta a crise do “plástico de uso único”. Como solução, surgiu a ideia de fazer utensílios a partir deste material, que serão utilizados por longos períodos.

                                      Dessa forma, o plástico reciclado não voltará ao oceano. Inicialmente, a The Ocean CleanUp está fazendo óculos com plásticos coletados, mas outros produtos também estão sendo planejados.

                                      A maior preocupação em relação aos plásticos é eles retornarem aos oceanos. A partir disso, estudos serão realizados para que novos produtos sejam fabricados e comercializados, gerando maior receita para o projeto e garantindo que o valor agregado será o suficiente para que o produto não retorne aos oceanos.

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                                        Nesta quarta-feira, 15 de dezembro, o canal NÁUTICA exibiu mais um episódio da temporada de Loucos Por Barcos. Um bate papo descontraído semanal sobre os temas náuticos mais pedidos pelos leitores e seguidores.

                                        O programa #LoucosPorBarcos compartilhou dicas sobre o que é melhor para quem está começando: comprar uma lancha ou um jet?

                                        O bate-papo conta com grande troca de informações sobre barcos, sempre com a interação em tempo real dos telespectadores por meio das redes sociais e o chat do YouTube.

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                                        O Loucos Por Barcos vai ao ar às quartas, a partir das 20 horas, na TV NÁUTICA, no YouTube. Se inscreva para não perder!

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                                          Por: Redação -

                                          Após não acontecer em 2020 devido à pandemia de Covid-19, o Paris Boat Show foi inaugurado em 4 de dezembro para um evento de nove dias durante dois finais de semana. Apesar do início de uma quinta onda de Covid-19, os organizadores relataram uma participação de 171 mil pessoas em comparação com 147 mil em 2019.

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                                          “O bom clima de negócios ficou evidente nesta edição em particular e a maioria dos expositores sublinhou a qualidade das relações construídas com os visitantes”, comentou Fabrice Lacoume, Diretor Europeu da divisão Marítima da Yamaha. “Este ano é rico em lições para os jogadores econômicos. Está participando da recuperação de nossa indústria que deve, mais do que nunca, estar unida para receber os pilotos de hoje e de amanhã”.

                                          Alguns protagonistas não estiveram presentes, impactando a área total de exposição que foi reportada em 100 mil m² contra 130 mil m² em 2019. Com um número menor de exposições, os organizadores reduziram a apresentação do show de cinco para duas salas, agrupando todos os barcos juntos em um salão e todos os equipamentos marítimos no segundo.

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                                          Para Alain Pichavant, comissário geral da Nautic, “Esta aposta foi uma vitória. A crise está nos levando a experimentar novas abordagens. O agrupamento de todos os barcos em um pavilhão e todos os equipamentos em outro permite promover da melhor forma a excelência do setor náutico. Com a Federação das Indústrias Náuticas, já decidimos reproduzir esta escolha no próximo ano e, claro, ampliá-la”. Em tempos mais normais, a mostra atrai cerca de 200 mil visitantes e 800 expositores.

                                          Este ano também foi marcado pela apresentação de um relatório resultante do trabalho colaborativo entre a Federação das Indústrias Náuticas (FIN) e o governo. Yves Lyon-Caen, Presidente da FIN e Guillaume Sellier, Diretor do Mar NAMO, apresentaram quase 40 propostas para a navegação de amanhã ao Ministro do Mar, após 130 audiências realizadas entre setembro e novembro.

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                                          “Nossas expectativas são altas; nossas necessidades expressas e nosso desejo concreto de enfrentar novos desafios sociais, acelerar a transição ecológica, simplificação, inovação… estaremos agora muito vigilantes para que as propostas sejam seguidas rapidamente, sem obviamente ofuscar nossa própria dinâmica interna dentro da Confédération du Nautisme et de la Plaisance (CNP)”, declarou Yves Lyon-Caen, Presidente do FIN e do CNP.

                                          A próxima edição do salão náutico será realizada de 3 a 11 de dezembro de 2022.

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                                            Por: Redação -

                                            O Global Order Book elegeu o Grupo Azimut-Benetti (que detém as marcas Azimut Yachts e Benetti Yachts) como um dos maiores construtores mundiais de iates com mais de 24 metros de comprimento. Com um número recorde de 128 projetos, totalizando mais de 4,6 mil metros de comprimento construídos no último ano, o grupo lidera o segmento pelo 22º ano consecutivo e confirma sua posição graças aos modelos inovadores, design e soluções para reduzir o consumo e as emissões de poluentes.

                                            Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

                                            Com cinco estaleiros na Itália e um no Brasil, instalado em 2010, o grupo confirma investimentos em pesquisa e desenvolvimento de mais de 100 milhões de euro no período de três anos. Para a vice-presidente executiva do Grupo Giovanna Vitelli, a intenção é continuar trazendo soluções cada vez mais sustentáveis.

                                            “É um orgulho ver que a estratégia industrial definida pela empresa, baseada no desenvolvimento de produtos cada vez mais inovadores e visionários, continua a se mostrar bem-sucedida. Hoje, nosso maior desafio é continuar as pesquisas sobre sustentabilidade ambiental. Após atingirmos definitivamente o nosso objetivo de redução do consumo (em pelo menos 40%) e emissões, através do uso de fibra de carbono, cascos e sistemas de propulsão otimizados, estamos trabalhando em outras soluções técnicas para oferecer iates cada vez mais respeitadores do meio ambiente”, explica.

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                                            R$ 5,3 bilhões de faturamento

                                            Em termos globais, o Grupo Azimut-Benetti fechou a temporada náutica (agosto 2020 a 31 de agosto 2021) com um valor de produção de 850 milhões de euros (o equivalente a mais de R$ 5,3 bilhões). Além disso, entregou 245 embarcações, com destaque aos megaiates acima de 80 pés, que somam cerca de 570 milhões de euros do valor total.

                                            A filial produtiva no Brasil também acompanha o ritmo de desenvolvimento do Grupo. A unidade brasileira, localizada em Santa Catarina (Itajaí), produz embarcações da marca Azimut Yachts de 51 a 90 pés, instalada desde 2010 no país, já superou a marca de 350 embarcações produzidas em território nacional e desses, mais de 28% foram exportados. Nessa temporada náutica a fábrica Brasil teve um crescimento de 40% em vendas (incluindo modelos entregues e os que serão entregues nos próximos anos).

                                            “Apesar de ainda jovem na área náutica, o mercado brasileiro evoluiu de forma considerável em termos de consumo, especialmente a procura por embarcações acima de 80 pés. Para se ter uma ideia, o nosso maior modelo fabricado no país, a Azimut 27 Metri (cerca de 90 pés), que tem o equivalente a 350m² de área, já tem oito unidades vendidas e outras negociações em andamento”, explica o diretor da Azimut Yachts, Francesco Caputo.

                                            Você quer ver sua marca dentro das plataformas NÁUTICA? Saiba como anunciar!

                                            Outra novidade que reflete em projeções promissoras para os próximos anos é o início da fabricação de embarcações da mundialmente consagrada linha esportiva de luxo Atlantis. Com a primeira unidade da embarcação Atlantis 51 entregue em 2021 e que marca a entrada da categoria “open” com HT (hard top), no portfólio da fábrica da Azimut no Brasil, a fábrica irá abastecer o mercado brasileiro e outros quase 80 países em que o Grupo tem representação. Dessa forma, a produção de barcos na fábrica brasileira deve dobrar nos próximos três anos.

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                                              Loucos Por Barcos completa seis meses no ar e conquista mais de 150 mil espectadores

                                              Por: Redação -
                                              15/12/2021

                                              Há muitas leituras possíveis para a palavra “louco”. Para nós, naturalmente, se encaixa a todo mundo que participa, colabora ou simplesmente acompanha o LOUCOS POR BARCOS, programa que, nesta quarta, 15 de dezembro, comemorou seis meses no ar, pelo Canal Náutica, no YouTube.

                                              Apresentado por um apaixonado por náutica — o capitão Guilherme Kodja, que se propõe a contar, discutir e explicar em detalhes rigorosamente tudo sobre o mundo dos barcos, ao lado de convidados dos mais variados graus de loucura pelo assunto —, o programa caiu rapidamente no gosto da galera.

                                              No período de seis meses (foram 27 programas e mais 70 loucos e loucas por barcos presentes no estúdio, em São Paulo), o LOUCOS POR BARCOS já soma mais de 50 horas de transmissão ao vivo, e mais de 150 mil espectadores, que participaram (e participam) ativamente das conversas, com perguntas e sugestões, e não escondem o entusiasmo com o programa e o mundo náutico.

                                              Mais um feito do Canal Náutica, que — com uma audiência qualificada e sempre crescente — ultrapassou a marca de 1,3 milhão de espectadores nos últimos 12 meses, no YouTube. Se você perdeu algum programa, assista abaixo todas as conversas exibidas até agora. E, não esqueça: o LOUCOS POR BARCOS é exibido toda quarta-feira, às 20 horas.

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                                                A edição inédita do São Paulo Boat Show realizada na Raia Olímpica em 2020 recebeu grande reconhecimento, nesta terça-feira, 14, pelos jurados do Prêmio Caio 2021, considerado o ‘Oscar dos Eventos’.

                                                O Boat Show Eventos levou o prêmio máximo nas categorias ‘Feira, Exposição, Salão e Mostra B2C’, ‘Infraestrutura Técnica para Eventos’, ‘Marketing Estratégico para Eventos’ e ‘Operação e Produção de Eventos’.

                                                Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

                                                Com a pandemia, o São Paulo Boat Show, maior evento náutico indoor da América Latina, teve que se reinventar, mas não deixou de acontecer em 2020. Após muitas reuniões e pesquisas, a organização do evento decidiu promover o salão náutico ao ar livre na Raia Olímpica da USP, com barcos lado a lado na água, resultando, agora, no case vencedor do Prêmio Caio em quatro categorias.

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                                                Respeitando todos os protocolos estabelecidos pela Secretaria de Saúde, o São Paulo Boat Show 2020 recebeu aproximadamente 18 mil pessoas (até 1 990 pessoas simultaneamente) e movimentou R$ 155 milhões, com um total de 215 embarcações comercializadas.

                                                Foto: Rogério Pallatta

                                                Para quem não pode ir à feira, a novidade foi a realização de um evento híbrido, no qual o público pôde acompanhar, de qualquer lugar do mundo, as transmissões em tempo real, por meio do canal Náutica no YouTube.

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                                                Realizado pelo Grupo Conecta Eventos, o Prêmio Caio foi criado em 1999 com o objetivo de incentivar, reconhecer e valorizar o trabalho de empresas e profissionais da Indústria Brasileira de Eventos e Turismo. Conhecido como ‘Oscar dos Eventos’, é a única premiação no segmento, o que faz com que sua importância seja ainda maior. O nome da premiação é uma homenagem a Caio de Alcântara Machado, profissional pioneiro na área de eventos e feiras de negócios, criativo e bem-sucedido no lançamento de novos produtos, promoção e organização de eventos.

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                                                  Por: Redação -

                                                  A Marine Express inaugurou nova loja em Ilhabela, no litoral norte paulista, consolidando um plano de expansão no litoral brasileiro junto aos principais polos náuticos, para aproximar a relação com o seu cliente final. A unidade fica em frente ao Iate Clube e conta com vendas, serviços, peças, manutenções, sala de treinamentos e show room.

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                                                  A Marine Express inaugurou, recentemente, uma filial no Iate Clube de Santos, em São Paulo. A empresa conta, ainda, no Guarujá uma outra unidade de atendimento especializado, localizado na Marina Astúrias, com oficina e técnicos homologados pelas principais marcas representadas: Raymarine, Seakeeper, Cummins Onan, Dometic, Quick.

                                                  A empresa também oferece uma estrutura completa de serviços de laboratório técnico em São Paulo, para consertos e reparos das marcas representadas. Na área de pós-venda e serviços, a Marine Express atende há 28 anos clientes na costa Brasileira e águas interiores. Hoje, 85% dos atendimentos no litoral são diretamente atendidos por equipe própria, oferecendo um atendimento atualizado com as novas tecnologias, com peças de manutenção, segundo informações da marca.

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                                                  Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná são áreas prioritárias onde a Marine Express como Grupo se faz presente desde o início das suas atividades em 1992.

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                                                    Por: Redação -

                                                    Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, recebeu, no último fim de semana, a 12ª Prova Rubens Alves Seixinho, competição válida pelo Campeonato Brasileiro de Canoagem Oceânica de 2021.

                                                    Realizada ao longo de dois dias, sábado (11) e domingo (12), a competição reuniu 100 remadores, refletindo a boa fase que o esporte vive no Brasil, tanto em número de atletas, quanto em nível técnico.

                                                    Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

                                                    No sábado (11/12) a largada foi feita às 9h30 na praia próximo à Escola Municipal de Vela de Ilhabela para as categorias Individuais e, no domingo (12/12), foi a vez das canoas em Duplas fecharem o evento.

                                                    “Ilhabela é um local propício para prática da canoagem oceânica e com o total apoio da Prefeitura de Ilhabela temos a perspectiva de muitos outros eventos. Foi a 12ª edição da prova Rubens Alves Seixinho, prova tradicional no calendário municipal, e que teve um ótimo brilho com a chancela da Confederação Brasileira de Canoagem, fatores que somados contribuíram para o sucesso da competição”, declarou o canoísta Dennis Simões, supervisor da modalidade pela Confederação Brasileira de Canoagem.

                                                    Denis reforçou a importância do evento que também serviu como seletiva para o mundial: “Foi um belo evento, cerca de 100 atletas, tivemos um número bem expressivo de participantes, em um momento de reabertura das atividades esportivas, conseguimos definir os representantes do Brasil no próximo mundial. Tivemos a prova das crianças com um bom número de participantes, o que nos dá uma perspectiva muito boa em relação ao futuro da modalidade”.

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                                                    Na colocação geral, os títulos ficaram literalmente entre família. Para ser mais preciso, entre mãe e filho, com Luiz Wagner Pecoraro e Carmem Lúcia ficando com a primeira colocação do Masculino e Feminino.

                                                    Mas a prova, que também tem por objetivo fomentar a canoagem oceânica em Ilhabela colheu bons frutos com destaque para os remadores locais Nelson Ferreira e Henri Paul (3º Dupla Máster), Victor Levy (2º Máster F), Ivan Salinas (2º Máster A), Ari Carvalho (2º Máster G), Mariana Muriel (2º Máster A), Carlos Dias (Vice-campeão Júnior) e Manoel  Benedito Carvalho (3º Máster G).

                                                    A Prova Rubens Alves Seixinho é uma singela homenagem a este canoísta ilhabelense, grande precursor da canoagem oceânica no Litoral Norte na década de 80 e um dos idealizadores da Associação de Canoagem do Litoral Norte (Acalino).

                                                    O evento foi promovido pela Prefeitura de Ilhabela com apoio da Federação Paulista de Canoagem, Confederação Brasileira de Canoagem, Turma do Remo Ilhabela, Proa Ilhabela Canoagem e Paddle Tampa Bay.

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                                                    Participaram da competição remadores do Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Pará, Brasília, Sergipe, Bahia e Rio Grande do Sul.

                                                    Masculino

                                                    1° Luiz Wagner Pecoraro/ Marinha

                                                    2° Marcos Mendes Filho/ Turma do Remo

                                                    3° Alexandre Ferreira/ Acoar

                                                    Feminino

                                                    1 Carmem Lúcia/ Marinha

                                                    2 Bruna Libório/ Turma do Remo

                                                    3 Rafaela Nascimento/ Turma do Remo

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                                                      Por: Redação -

                                                      Na próxima segunda-feira, às 19h, acontecerá o lançamento do site baleeirasdailha.pmf.sc.gov.br, um projeto criado para preservar a memória da baleeira, uma embarcação típica do litoral catarinense que corre sério risco de desaparecer. O lançamento acontece a partir das 19h, em evento on-line.

                                                      Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

                                                      O objetivo do site é manter viva a memória das baleeiras que ainda são utilizadas na Ilha de Santa Catarina, em fotografias e nas histórias contadas por seus proprietários. O site também traz um pouco da história desta embarcação, cuja técnica de construção nasceu com os vikings e em meados do século XVIII chegou ao litoral catarinense junto com os açorianos que colonizaram a região. Foi usada inicialmente para caça da baleia e até hoje é empregada na pesca e no transporte de passageiros.

                                                      A preocupação agora é com o futuro da baleeira. Aos poucos, ela vem sendo substituída por outros tipos de embarcações, que oferecem vantagens na construção e manutenção. Apesar de a baleeira ser mais segura, eficiente e confortável na navegação, ela já não é mais construída, pois utiliza madeiras que não podem ser extraídas por serem protegidas pela legislação ambiental. Além disso, os métodos de construção da baleeira estão preservados apenas na memória de mestres artesãos. É o epílogo de uma história que o site Baleeira da Ilha site procura preservar, mesmo que em parte.

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                                                      Nas histórias contadas no site, é possível ver a sensibilidade dos proprietários ao risco de sumiço da baleeira, a admiração de cada um pelas características únicas dela. Seu formato e modo de construção faz dela uma embarcação veloz e fácil de manobrar. A segurança ao navegar é também um diferencial, tanto para pescaria como para passeio. É um barco ao mesmo tempo rústico, valente e belo.

                                                      No site, o público vai conhecer baleeiras mais novas e outras bem velhinhas. Algumas estão em pleno uso. Outras estão há muito tempo “puxadas”, ou seja, repousando em seus ranchos à espera de um convite para o mar. O amor por elas não respeita limites de idade, tem gente idosa, mas também tem muito jovem empenhado em manter sua baleeira como um testemunho de uma parte da história de Florianópolis. Em todos os relatos, um ponto em comum: o amor quase fraternal entre um homem e seu barco.

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                                                      O site foi desenvolvido por uma equipe de três profissionais. Sob a orientação do técnico em construção naval Luciano Luiz Dias, a jornalista Cristina Gallo fez as fotos e a jornalista Gisele Dias escreveu os textos.

                                                      Esse projeto é financiado com recurso público oriundo do Edital de apoio às Culturas 2020 promovido pela Prefeitura de Florianópolis por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.

                                                      Serviço

                                                      O que: lançamento do site baleeirasdailha.pmf.sc.gov.br

                                                      Quando: segunda-feira, 20 de dezembro, às 19h

                                                      Onde: https://meet.google.com/djz-ncom-xyj

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                                                        Por: Redação -

                                                        A última ação do projeto Limpeza dos Mares neste ano, capitaneado pela Associação Náutica Brasileira (ACATMAR), Mundo Mar e Acquanauta ocorreu em dois pontos estratégicos em São Francisco do Sul, no último sábado (11). Foram 1,6 toneladas de material recolhido da Praia da Enseada e Rio Acaraí por mergulhadores e voluntários que retiraram resíduos da praia, fundo do mar e rio e suas margens.

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                                                        “Nos surpreendeu a quantidade de carteiras de cigarros recolhidas da areia da praia e restingas, acompanhadas das mais de cinco mil bitucas de cigarros e isqueiros, além de uma quantidade expressiva de roupas, calçados, garrafas de vidro, latinhas de alumínio e muitos outros descartes indevidos” detalha Michele Castilho, diretora da ACATMAR.

                                                        O projeto também realizou trabalho de consciência ambiental com a população sobre a preservação marinha e a navegação responsável. Em São Francisco do Sul, houve palestras para alunos nas escolas públicas e para os colaboradores da empresa ArcelorMittal, uma das patrocinadoras do projeto.

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                                                        Esta, foi a 29º etapa do projeto realizado pela ACATMAR, Mundo Mar e Acquanauta Floripa, marcando também a abertura do verão do projeto, “Sempre no início da temporada escolhemos uma região para realizá-la.  Uma etapa especial que contempla palestras e a ação em pontos estratégicos para que possamos entregar a moradores e turistas um ambiente mais limpo e saudável” reforça Leandro ‘Mané’ Ferrari, idealizador do projeto.

                                                        Entre os resíduos, cordas, restos de redes, tampas de garrafas, garrafas plásticas, isopor e até televisor estão entre as centenas de objetos encontrados nestes espaços aquáticos, reforçando esta inconsciência de hábitos que continuam poluindo há anos o nosso meio ambiente.

                                                        A ação em ‘São Chico’ contou com o apoio do Município através da Secretaria do Meio Ambiente além das empresas Sanautica e a Grupo Oceânica, que disponibilizaram as embarcações para a ação no Rio. “O apoio do município e das empresas locais também é parte importante para que o projeto possa ser visto e ter o envolvimento ainda maior de toda a comunidade. Quanto mais pessoas envolvidas maior será o resultado de conscientização”, enfatiza Michele.

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                                                        O projeto Limpeza do Mares chegou a triste marca de 116 toneladas de lixo retiradas do fundo dos mares, rios, praias e encostas. Somente neste ano foram seis etapas realizadas.

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                                                          Por: Redação -
                                                          14/12/2021

                                                          Engenheiros do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) e da Universidade Harvard, ambos nos EUA, em parceria com a Universidade Pública de Zurique (ETH), na Suíça, estão ensinando uma nova inteligência artificial (IA) a navegar no oceano utilizando o mínimo de energia possível.

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                                                          O sistema permitirá que drones autônomos possam aproveitar a força das correntes marítimas para auxiliar em seu deslocamento, evitando que as máquinas tenham que abrir caminho através delas, o que, além de consumir combustível e eletricidade em excesso, pode danificar os equipamentos.

                                                          Primeiramente, a inteligência artificial foi testada em um ambiente virtual utilizando um sistema de simulação de computador, mas os engenheiros também desenvolveram um robô do tamanho da palma da mão capaz de executar o algoritmo em uma situação real dentro d`água ou até em outros planetas.

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                                                          Em qualquer um desses cenários, os drones autônomos precisariam tomar decisões sobre aonde ir e a maneira mais rápida e eficiente para chegar até lá, utilizando apenas informações referentes ao ambiente que estão experimentando em tempo real e sem a ajuda constante de um operador humano.

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                                                          Para superar esse desafio, os pesquisadores utilizaram uma rede de aprendizagem por reforço que, ao contrário das redes neurais convencionais, são treinadas usando um conjunto de dados coletados enquanto a IA vivencia as experiências. Esse treinamento em tempo real permite a implantação do sistema em computadores muito menores e que consomem pouquíssima energia.

                                                          Os engenheiros utilizaram um ambiente virtual para simular o movimento do fluxo passando por um obstáculo na água, criando vários vórtices em direções opostas. Com isso, eles ensinaram a inteligência artificial a aproveitar regiões de baixa velocidade na esteira dos vórtices para chegar ao destino sem gastar muita energia. A mesma técnica foi aplicada com sucesso em robôs físicos, que tiveram acesso apenas às informações obtidas por meio de giroscópios e acelerômetros para navegar pelas correntes.

                                                          O próximo passo será testar o equipamento em um tanque de dois andares cheio d`água, instalado no campus da Caltech, para simular um ambiente marítimo de verdade, ensinando o drone autônomo a navegar pelas correntes oceânicas com esse sistema de aprendizagem por reforço.

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                                                            A Marinha de Taiwan espera receber o primeiro submarino de construção nacional em 2024, um ano antes do previsto, após a primeira e mais importante fase de construção ter sido concluída no mês passado.

                                                            Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

                                                            O estaleiro local CSBC Shipbuilding Corporation realizou a cerimônia de “batimento de quilha” do primeiro submarino nacional da ilha no dia 16 de novembro.

                                                            De acordo com uma fonte ligada ao projeto, citada pelo jornal South China Morning Post, a primeira fase de construção também incluiu testes de pressão e, devido às tensões com a China, as autoridades da ilha pediram ao estaleiro que acelerasse o processo de construção da embarcação.

                                                            Os planos iniciais da Marinha de Taiwan eram de construir de oito a 12 submarinos, com cada lote de duas ou três embarcações sendo mais avançado que o anterior, que deverão ser implantados à frota de Taiwan.

                                                            O projeto é parte da estratégia de guerra assimétrica para conter Pequim, que tem elevado a pressão militar contra a ilha através do envio de aviões à zona de defesa aérea da ilha.

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                                                              Teste FS 355: um novo padrão de design, luxo e conforto do estaleiro catarinense

                                                              Com visual moderno, cabine sofisticada e acabamento superior, a lancha dá o seu maior espetáculo navegando

                                                              Ingressos do Salvador Boat Show já estão disponíveis. Garanta o seu!

                                                              Primeira edição do salão náutico acontecerá de 6 a 10 de novembro, na Bahia Marina, com mais de 30 barcos em exposição

                                                              “Navio fantasma” desaparecido há 80 anos é encontrado na Califórnia; conheça sua curiosa história

                                                              Embarcação carrega currículo de peso, tendo atuado na 2ª Guerra Mundial ao lado da Marinha dos EUA e da Frota Asiática

                                                              Teste Schaefer V44: uma lancha pronta para conquistar o mundo

                                                              Walk around cabinada de luxo chega recheada de tecnologia e empolga pela performance esportiva