Pescadores descobrem navio naufragado há 94 anos no fundo do Rio Paraná

Por: Redação -
11/11/2020

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Enquanto procuravam peixes nas margens do Rio Paraná, a 164 quilômetros de Buenos Aires, um grupo de pescadores se surpreendeu com um importante achado trazido na rede de pesca. Além dos animais marinhos, uma grande peça de madeira trabalhada, com cerca de cinco metros de comprimento e 23 centímetros de diâmetro.

 

Após o achado, decidiram chamar autoridades para identificar o item que, para a surpresa da equipe, tratava-se de um mastro que compunha uma antiga embarcação argentina, chamada Blanca Rosita. De acordo com a agência Télam, o item foi fabricado com um tronco de pinheiro e possui uma escora estrutural de ferro.

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O diretor do Museu de San Pedro, José Luis Aguilar, explicou a importância da descoberta: “É um objeto que conta uma história de dor como tantas outras ocorridas na vida cotidiana do rio, onde homens se arriscam para cumprir suas tarefas. Até hoje, não havia nada deste navio.

 

Nenhum elemento. Então, este mastro passou a ser parte importante do patrimônio histórico da região”, afirmou à Agência de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade de La Matanza.

 

O navio foi confeccionado no início do século 20 e participou de operações marítimas até a noite de 24 de outubro de 1926, quando colidiu com o navio a vapor belga Patagonier e afundou, a 141 quilômetros da cidade de San Pedro — banhada pelas margens do Rio Paraná. O Blanca Rosita transportava 100 toneladas de sal e teve apenas uma morte no episódio, sendo de Pablo Rotford, o maquinista.

 

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    Réplica de barco histórico NAU Santa Maria chega a Salvador

    Por: Redação -

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    Após navegar 1 140 milhas pela costa brasileira, o equivalente a mais de dois mil quilômetros, a réplica da NAU Santa Maria – embarcação que trouxe Colombo às Américas em 1492 – aporta em Salvador (BA). A embarcação, que levou quase quatro anos para ficar pronta, está de passagem pela capital baiana nesta terça-feira (10). O barco foi inteiramente construído em Santa Catarina e seguirá para Curaçao/Antilhas Holandesas, onde será utilizado para passeios turísticos nas praias caribenhas.

    A embarcação reproduz a caravela que trouxe o explorador Cristóvão Colombo às Américas, sendo a primeira a ser feita aqui no Brasil. Foi construída em Itajaí (SC) e finalizada no município vizinho de Navegantes (SC), ambos com tradição no segmento da construção naval. Assim como o barco original, vale destacar que a réplica também ostenta os brasões espanhóis e o sino que teria sido tocado por Colombo ao anunciar a descoberta do novo continente. Com 28 metros de comprimento e mais de oito metros de largura, a embarcação também possui três mastros de velas.

    Responsável pelos trâmites de exportação e importação de materiais usados na construção do barco, assim como o processo que habilitou a viagem rumo ao seu destino, o diretor da empresa H.ace (Hosang – Assessoria em Comércio Exterior), Jorge Irineu Hosang, explica que o barco possui casco de aço, mas a pintura é idêntica a madeira que era utilizada nas antigas caravelas.

    “É um pequeno navio que foi construído com o que existe de mais avançado em recursos de navegação. É movido por dois motores a diesel, sendo equipado com radar, cartas náuticas eletrônicas, sistema de comunicação via satélite, dessalinizador para transformar a água do mar em potável, assim como sistema de ar-condicionado e até uma cozinha industrial”, destaca.

    Hosang conta que a réplica será utilizada para fins turísticos nas ilhas do Caribe. Durante o dia fará passeios pelas praias da região e a noite funcionará como restaurante flutuante. O investidor do projeto, o argentino Miguel Pedro Sheppard, explica que a construção da embarcação contou com um extenso trabalho de pesquisa histórica, combinado a uma engenharia moderna, para oferecer conforto e segurança aos tripulantes.

    Segundo o empresário estrangeiro, incluindo todos os custos com estudos foram investidos em torno de três milhões de dólares (equivalente a quase 18 milhões de reais), na execução desta primeira réplica. “O processo de construção envolveu anos de pesquisa histórica que foram alinhados a uma engenharia contemporânea e de vanguarda”, disse Sheppard.

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    A primeira viagem 

    Desde que deixou o litoral catarinense, no dia primeiro de novembro, Salvador foi a primeira parada da NAU Santa Maria. A embarcação ficará ancorada no Centro Náutico da Bahia apenas para abastecimento de diesel e mantimentos. Ao deixar o litoral baiano, entre a noite de terça-feira e a madrugada de quarta (11), o barco deve seguir viagem e a tripulação estuda uma parada na cidade de Natal ou em Paramaribo, no Suriname.

    De acordo com Cristhian Alejandro González Miranda, assessor de negócios da empresa investidora do projeto e um dos tripulantes da embarcação, o percurso entre Santa Catarina e Salvador aconteceu dentro do esperado, as condições climáticas foram favoráveis e a NAU apresentou excelente desempenho. Cristhian conta que a embarcação tem viajado na velocidade média entre  6 e 7 nós e explica que ainda faltam três mil milhas para o destino final. Com estas condições, a previsão é que a chegada em Curaçau ocorra na primeira semana de dezembro.

    Projeto prevê a construção de outras réplicas

    Este foi apenas o primeiro barco, de uma série de 10 embarcações idênticas, que devem ser construídas nos próximos anos no Litoral Norte catarinense. Todas elas devem ser utilizadas em turismo nas diversas ilhas caribenhas.

    Além da reprodução da NAU Santa Maria, também estão previstas a construção de quatro réplicas da embarcação Pérola Negra, que estrelou a famosa série de filmes “Piratas do Caribe” e de dois La Venganza de La Reina Ana, o galeão mais moderno do século XVIII, roubado e transformado em navio pirata por Barba Negra.

    Além da empresa H.ace, que foi responsável pela logística e importação de materiais usados na construção da NAU, também atuaram no projeto da primeira réplica da NAU Santa Maria o estaleiro Caçapava (construção do casco), o Estaleiro Felipe (pintura), a empresa Hélices Hoffman (sistema de propulsão. Além destas empresas, também contribuíram com a construção os profissionais Luiz Andres Pimentel (proa e desenho do barco), Thiago Sucolotti  (tubulação), Heliomar Grande (carpintería do barco),  Leonardo Torres (assessor técnico mecânico) e Maycol Rebelo (sistema elétrico).

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      Ilhabela receberá 3ª etapa da Copa Suzuki entre os dias 20 e 22 deste mês

      Por: Redação -
      10/11/2020

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      O Yacht Club de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, receberá, entre os dias 20 e 22 de novembro, a 3ª etapa da Copa Suzuki – 20 anos. Será o Campeonato Brasileiro de Vela de Oceano de duas das principais classes, a IRC e a BRA-RGS, da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano, a ABVO.

      “A Copa Suzuki está completando 20 anos, cada temporada fica mais firme no calendário de Vela de Oceano no Brasil. Nesse ano, que vem sendo difícil para todos nós por conta da pandemia, seguimos firmes e estaremos com todos os protocolos sanitários no Yacht Club de Ilhabela. Nossa expectativa é de receber ao menos 40 barcos de várias partes do Brasil”, conta Cuca Sodré, organizador do evento.

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      Mario Martinez, comodoro da ABVO, comentou: “Depois da realização da 70ª Santos-Rio que foi histórica com os maiores velejadores do país, 68 barcos e do sucesso do 51º Circuito Rio com mais de 40 de todos os cantos, esperamos mais um grande evento nesta tradicional competição enraizada no calendário nacional em duas classes que só crescem no cenário brasileiro”.

      As inscrições já estão abertas pelo site. Além do Brasileiro IRC e BRA-RGS, serão disputadas também as classes C-30, HPE25 e Bico de Proa.

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        Confira o guia completo de atrações do São Paulo Boat Show 2020

        Por: Redação -

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        Em sua 23ª edição, o São Paulo Boat Show 2020, mais importante salão náutico da América Latina, acontecerá de 19 a 24 de novembro e terá como palco um lugar inédito e muito especial: a Raia Olímpica da Universidade de São Paulo, localizada ao lado da marginal do Rio Pinheiros, no coração de São Paulo.

        O São Paulo Boat Show acontecerá ao ar livre, com estandes no seco e com barcos lado a lado nas águas da raia, assim como acontece nos salões náuticos de Cannes, na França, e Miami, nos Estados Unidos. Será um encontro náutico mágico como São Paulo nunca viu antes.

        O salão tem tudo para ser um marco histórico tanto para o São Paulo Boat Show quanto para a própria cidade de São Paulo, que ganhará um novo cartão-postal náutico, além de deixar um legado náutico importante para a Raia da USP.

        Respeitando todos os protocolos de segurança e saúde, o São Paulo Boat Show 2020 será o primeiro evento outdoor realizado após a cidade de São Paulo entrar na fase verde do plano de reabertura da economia durante a pandemia do coronavírus. Será uma oportunidade única para que você possa comparar os barcos lado a lado e fechar negócio com condições especiais.

        Muito mais do que um importante evento de negócios náuticos, o Boat Show será um passeio gostoso para toda a família e oferecerá uma grande variedade de atrações para os visitantes, aproveitando o cenário natural da Raia da USP.

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        » Secretário de turismo Vinicius Lummertz anuncia São Paulo Boat Show 2020 na Raia Olímpica da USP

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        » São Paulo Boat Show 2020 divulga lista de hotéis oficiais do evento

        Guia das atrações

        Desfile de barcos clássicos

        Em uma viagem nostálgica, os visitantes terão a oportunidade de contemplar um Desfile Náutico noturno com barcos que marcaram a história do país. O show fará parte da quinta edição da mostra Tesouros Náuticos, que apresentará cerca de 20 barcos lendários. Um encontro perfeito para os apreciadores de náutica.

        Conheça a Raia Olímpica de perto

        Visitar o São Paulo Boat Show 2020 será um passeio gostoso em uma das mais belas paisagens paulistanas. O salão náutico acontecerá em meio à natureza da Universidade de São Paulo, que abriga as águas limpas da Raia Olímpica e margens que ostentam uma rica vegetação natural, com quaresmeiras, paus-brasil e outras árvores nativas.

        Apresentações esportivas

        O campeão mundial em manobras radicais de jet Alessander Lenzi fará apresentações emocionantes nas águas da Raia Olímpica. Outro craque, Marcelo Girardi, o Marreco, um dos melhores wakeboarders do mundo, fará manobras de wake ao vivo para o público. Já Marcelo Tchello Brandão voará pelas águas da raia com o divertido Flyboard em shows noturnos exclusivos e iluminados.

        O barco dragão

        Atividade náutica milenar, o Dragon Boat é uma embarcação a remo, com capacidade para até 22 remadores, usada em diversas competições pelo mundo. O barco percorrerá a raia da USP e poderá ser visitado durante o Boat Show.

        Competição de barcos solares

        Pela primeira vez, o salão náutico paulista será palco de uma competição de barcos movidos a energia solar. O objetivo é mostrar a evolução de tecnologias sustentáveis baseadas em energias limpas e renováveis para a aplicação em projetos de mobilidade.

        Descontos e promoções

        Muitos expositores de barcos costumam criar ofertas e condições de pagamentos especiais para o Boat Show, com descontos até então inimagináveis. As lojas de equipamentos também prometem preços imperdíveis. Não dá para perder.

        Transmissão ao vivo

        Para aumentar a experiência em tempo real dos visitantes, NÁUTICA transmitirá ao vivo todas as atrações do São Paulo Boat Show 2020 em um moderno e exclusivo estúdio flutuante no meio da Raia Olímpica. Para não perder nenhum detalhe, inscreva-se no canal: youtube.com/revistanautica.

        Uma variedade de tipos e marcas de barcos

        Além de conferir de perto as principais marcas do mercado náutico, o Boat Show é um desfile de tipos e tamanhos de barcos: jets, lanchas de proa aberta e fechada, grandes cabinadas com ou sem flybridge, com hard top, veleiros, infláveis ficam à disposição para quem quiser visitar, comparar e perguntar — uma chance e tanto para ajudar na decisão sobre qual barco comprar.

        Match Racing

        Durante o evento serão realizadas competições que você não pode perder. Serão 3 categorias.
        – Sustentável: Barco Solar x Canoa Havaiana
        – Remo: Em organização com a USP
        – Solar: Barcos solares das universidades.

        Canoa Havaiana – Time campeão

        Também teremos nas águas da USP a ilustre presença da equipe SAMU. Campeões de canoa Havaiana, farão parte do match racing sustentável, além de outras apresentações ao longo do dia.

        Aulas de vela

        Para aprender a velejar, basta ter vontade e um conhecimento mínimo de manobras, além de regras de segurança e convívio na água. Por conta disso, todos os dias, instrutores da escola Flash Clube promoverão demonstrações para quem deseja iniciar no esporte. A clínica começará com uma gostosa conversa em terra firme, mas logo parte para a prática, com o instrutor acompanhando os alunos a bordo.

        Presença de Amyr Klink

        Antes de partir para a sua primeira travessia solitária a remo, na qual cruzou o Atlântico Sul, da África ao Brasil, o velejador Amyr Klink treinou por muitos anos nas águas da Raia Olímpica. No dia 20/11, segundo dia de Boat Show, Amyr voltará à raia para reviver e compartilhar suas mais emocionantes histórias no Estúdio NÁUTICA

        Remo inclusivo

        O Instituto Remo Meu Rumo, projeto social esportivo de inclusão de crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais, mostrará como a prática do remo e canoagem ajuda a estimular a reabilitação física, emocional e social.

        Vivência em esportes náutico

        O São Paulo Boat Show também dará espaço para a prática dos esportes náuticos na raia da USP simultaneamente ao evento, nas modalidades: Canoa Havaiana, Remo, Veleiro, Caiaque e SUP.

        Surf na raia

        Para os fãs de adrenalina, a raia será palco de demonstrações de manobras com alguns dos modelos de pranchas de surf foil elétrica e motorizadas mais desejadas do mundo.

        Lanchas Senna e Pelé

        Duas raridades estarão em exposição no Boat Show: a lendária lancha Kelly Cristina, uma Carbrasmar 1969, que foi a primeira lancha do Rei Pelé, e a histórica A.S. Atalanta, a emblemática lancha que o nosso eterno ídolo Ayrton Senna projetou e construiu, mas nunca navegou.

        Desfile Náutico

        Os holofotes se voltarão para a raia em um desfile náutico que reunirá tudo de mais interessante das atrações esportivas que farão parte do evento.

        Especial Helicópteros

        O Espaço dos Desejos trás o que há de melhor no setor de asas rotativas. Serão 20 empresas do setor e 8 helicópteros expostos. Os visitantes poderão conhecer mais sobre os modelos disponíveis e as novidades do mercado.

        Fácil acesso por terra e pelo ar!

        Por meio da Marginal Pinheiros, a Raia Olímpica da USP fica a cerca de 20 minutos de carro do Aeroporto de Congonhas. Já para quem deseja chegar de helicóptero, a empresa Helicidade, a apenas três minutos da raia, disponibilizará seu heliponto para receber os visitantes do salão e também oferecerá traslado até o evento.

        Protocolos de saúde e segurança

        O salão será realizado ao ar livre, com base nos protocolos de segurança e saúde estipuladas por lei, respeitando o Plano SP e a Vigilância Sanitária. Para isso, seguirá quatro pilares: comunicação, com promotores e materiais informativos; distanciamento físico monitorado e limite diário de público rotativo; proteção e detecção de risco, com equipamentos de proteção, uso obrigatório de máscaras e aferição de temperatura corporal; e medidas de higiene e segurança, com equipe de limpeza e álcool gel disponibilizados pelo evento.

        Tire dúvidas com especialistas

        Os visitantes do salão poderão receber informações técnicas preciosas sobre os barcos expostos — esclarecimentos prestados por quem os criou e os construiu. Isso porque os técnicos e os próprios donos dos estaleiros costumam estar presentes para isso mesmo: tirar dúvidas, explicar processos e destacar detalhes nem sempre evidentes à primeira vista.

        Responsabilidade social

        O São Paulo Boat Show irá ajudar a fazer a diferença para milhares de famílias em todo o Brasil. Por meio de uma parceria com a CUFA — Central Única das Favelas —, que atende a milhares de famílias, foi criada uma vaquinha virtual, para qual todo mundo pode contribuir. Em apenas um minuto você poderá ajudar a alimentar e possibilitar o acesso aos estudos de diversas famílias. Faça a diferença você também!

        Estacionamento privado

        Os visitantes encontrarão um estacionamento privado (R$ 50 para carros e R$ 30 para motos) com mais de 2 mil vagas disponíveis dentro da própria USP, bem em frente a Raia Olímpica, a poucos passos do acesso à exposição dos barcos.

        *Programação sujeita a alterações sem aviso prévio.

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          Estação subaquática sustentável já tem projeto e local definido: Curaçao, no Caribe

          Por: Redação -

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          Fabien Cousteau, renomado aquanauta, explorador de oceanos e ambientalista, anunciou, em julho, o Proteus: a estação de pesquisa científica subaquática mais avançada do mundo. Nas últimas semanas foi liberado, inclusive, o projeto da chamada “versão subaquática da Estação Espacial Internacional”, que ficará nas profundezas do mar caribenho, em Curaçao, a 18 metros de distância da superfície. A estação será uma plataforma de colaboração global entre pesquisadores, acadêmicos, agências governamentais e corporações — todos com os mesmos objetivos: descobertas medicinais, sustentabilidade alimentar e os impactos das mudanças climáticas.

          Proteus
          Conceito de design por Yves Béhar e Fuseproject

          O projeto foi assinado por Yves Béhar e Fuseproject e tem como objetivo encontrar soluções para as preocupações mais críticas da humanidade. “Como nosso sistema de suporte de vida, o oceano é indispensável para resolver os maiores problemas do planeta. Os desafios criados pelas mudanças climáticas, aumento do nível do mar, tempestades extremas e vírus representam um risco de vários trilhões de dólares para a economia global”, explica Fabien Cousteau.

          Proteus
          Conceito de design por Yves Béhar e Fuseproject

          Apesar do oceano representar mais de 99% do espaço vital do planeta, apenas 5% foi explorado até o momento. E é nisso que o Proteus pretende atuar. Ele terá mais de quatro vezes o tamanho de qualquer habitat subaquático conhecido, laboratórios de última geração, dormitórios e uma piscina lunar. Também é sinônimo de inovação, já que pretende introduzir a primeira estufa subaquática e permitir aos habitantes cultivar plantas frescas para alimentação. Existem vários desafios que giram em torno desse cotidiano no fundo do mar, e um dos principais deles é a dificuldade de cozinhar sem chamas abertas.

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          Uma outra parcela do cotidiano nesse novo habitat será representada pelos mergulhos contínuos, dia e noite, para coletas de dados. A plataforma de pesquisa projetada para esse complexo permitirá não só ampliar o conhecimento de espécies de vida marinha, como compreender melhor a influência das mudanças climáticas nos oceanos, entre muitas outras funções. É a oportunidade perfeita para investir na inovação de tecnologias avançadas para energia verde, aquicultura e exploração robótica.

          “Proteus é um passo promissor na divulgação da mensagem de que devemos proteger o oceano como se nossas vidas dependessem dele. Viver embaixo d’água nos dá o presente do tempo e a incrível perspectiva de ser um residente no recife. Você não é mais apenas um visitante”, disse a bióloga marinha, Dra. Sylvia Earle. Seguindo o pensamento, O Dr. Ivan Steve “Steven” Martina, ministro do Desenvolvimento Econômico de Curaçao, completou: “Estamos muito satisfeitos por estar em casa com Proteus. Nosso incrível Mar do Caribe contém riquezas imensas ainda a serem totalmente descobertas. O potencial econômico de ter a primeira estação espacial subaquática localizada nas águas de Curaçao é enorme, desde a criação de empregos até o turismo”.

          Proteus
          Curaçao

          Fabien Cousteau não entrou nesse ramo à toa. Seu pai, Jean-Michel Cousteau, também é explorador oceanógrafo e ambientalista, além de educador e produtor cinematográfico. Ele diz estar animado com a evolução da exploração e pesquisa subaquático que o Proteus fornecerá, vendo ele como um “passo crítico para entender que os humanos têm a capacidade de projetar nosso próprio futuro, de tirar uma lição do passado, dos seres vivos ao nosso redor e alinhar nossos valores e ações com a necessidade ecológica. Devemos primeiro perceber que as questões ecológicas, sociais e econômicas estão profundamente interligadas. Não pode haver solução para um sem solução para os outros. Devemos ousar sonhar mais alto e olhar para o nosso oceano como parte da solução. Proteus será fundamental para devolver às nossas gerações futuras aquilo que consideramos garantido”.

          Proteus
          Curaçao

          Por Naíza Ximenes, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira

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            O estaleiro chinês Heysea Yachts apresentou seu mais novo barco na feira SMC International Yacht: o catamarã Seaview 56. Com design projetado por Bill Dixon, o barco deu o que falar no evento, que foi de 15 a 18 de outubro, na costa de Shenzen.

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            A embarcação possui 17,61 metros e interior projetado por Paolo Dose, além do espaço expandido em 30%, se comparado a um iate convencional. O Seaview 56 conta com cinco camarotes de hóspedes no convés inferior e um salão para festas, todos destinados aos hóspedes. Os proprietários, por sua vez, também podem contar com uma cozinha totalmente equipada instalada no convés principal. Os motores são Volvo D2-75/150S×2.

            Por Naíza Ximenes, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira

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              São Paulo Boat Show 2020 contará com a presença da Marcon Yachts

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              A Marcon Yachts confirmou participação na próxima edição do São Paulo Boat Show, de 19 a 24 de novembro. A empresa atua na confecção de peças para barcos, incluindo hardtop retrátil, plataforma submergível e espaço gourmet. Além disso, executa serviços diversos de pinturas náuticas em geral, pintura personalizada, troca de Sikaflex, além de polimento para revitalização da pintura e das peças em aço da sua embarcação. Desenvolve e executa, ainda,  projetos personalizados para refit de embarcações de acordo com o desejo do cliente e para alinhar seu patrimônio com as novas tendências do universo náutico.

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              Mais do que um importante evento de negócios náuticos, o São Paulo Boat Show 2020, em novembro, pretende ser um passeio gostoso para toda a família e oferecer uma grande variedade de atrações para os visitantes, aproveitando o cenário natural e ao ar-livre da Raia da USP.

              Em sua 23ª edição, o mais importante salão náutico da América Latina terá como palco um lugar inédito, ao ar livre e com barcos no seco e também lado a lado na água. A cidade de São Paulo terá seu primeiro evento náutico totalmente na água. Veja datas e horários.

              SÃO PAULO BOAT SHOW 2020

              Quando? De 19 a 24 de novembro
              Dias de semana das 15h às 22h
              Finais de semana das 13h às 22h
              Onde? Raia Olímpica Universidade de São Paulo
              Mais informações: [email protected]

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                Famosa lancha com casco “três pontos” e motor turbinado estará no Boat Show

                09/11/2020

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                Praticantes da motonáutica em particular, e viciados em adrenalina de maneira geral, não esquecem dos barcos com casco “três pontos” que competiam na Represa de Guarapiranga (palco de grandes campeonatos), em São Paulo, na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, e em clubes náuticos gaúchos, entre outras raias, entre os anos 1950, 1960 e 1970.

                Revolucionários para a época (os primeiros foram para a água no distante ano de 1949), esses barcos, de altíssima performance, eram equipados com hidrofólios — apenas essas “asas’ e o hélice do motor encostavam na água, durante a navegação em alta velocidade, reduzindo assim o arrasto ao mínimo e proporcionando velocidades absurdas, na casa dos 70 nós, praticamente flutuando no ar, empurradas por um motor de 200 hp.

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                Algumas dessas embarcações ainda resistem ao tempo, e são disputadas como troféus por colecionadores. É o caso da lancha 99 Jacão, que o comodoro do Yacht Club Paulista, Sergio Canineo, devolveu à água, como antigamente, após três anos de pesquisas e obra do construtor Ricardo Boer. “O projeto foi feito através de uma foto preto e branco de um antigo competidor do Yacht Club Paulista, o João Didier”, conta Sérgio Canineo.

                Pilotada pelo próprio Sérgio, a 99 Jacão (agora equipada com um envenenado motor Ford 351W) voltou a cortar as águas da represa de Guarapiranga novamente, despertando olhares de admiração. Um brilho para os olhos e que poderá ser vista de pertinho durante o São Paulo Boat Show 2020, que acontecerá na Raia da USP, de 19 a 24 de novembro.

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                  Atleta mineira é campeã da Copa do Mundo de Canoagem Slalom. Assista ao vídeo

                  Por: Redação -

                  Siga nosso TWITTER e veja a série Dicas Náuticas diariamente.

                  A brasileira Ana Sátila, de 24 anos, conquistou, neste domingo (8), a medalha de ouro na etapa de Pau, no sul da França, da Copa do Mundo de Canoagem Slalom. A mineira de Iturama competiu na categoria C1, a canoa para uma pessoa, e repetiu o ouro conquistado na etapa passada, na Eslovênia.

                  Devido à pandemia do coronavírus, a Copa do Mundo terá apenas essas duas paradas, que foram muito bem aproveitadas pela brasileira. Ana vem forte para as Olimpíadas de Tóquio, no ano que vem, em sua terceira participação olímpica.

                  Apesar de não ter ido tão bem na semifinal, ficando em nono lugar, quase fora da final que reuniu as dez melhores, na decisão, ela fez o suficiente para subir no lugar mais alto do pódio. Completou a descida no tempo de 115s39, deixando para trás a ucraniana Viktoriia Us, que completou o percurso em 121s64.

                  Ana Sátila no lugar mais alto do pódio – Foto: Divulgação/Confederação Brasileira de Canoagem

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                  O resultado empolga, e muito, a participação da Ana nos jogos de Tóquio, marcados para julho de 2021. No entanto, é importante ressaltar que nas duas provas vencidas pela brasileira, as três medalhistas do Campeonato Mundial de 2019 não participaram.

                  A alemã Andrea Herzog, a australiana Jessica Fox e a austríaca Nadine Weratschnig não competiram neste fim de semana, por conta da pandemia.

                  No currículo, Ana Sátila tem uma medalha de bronze em Campeonatos Mundiais adultos nesta prova, conquistado em 2017. Além disso, ela é a atual bicampeã dos Jogos Pan-Americanos nesta categoria e é chance de medalha olímpica para o Brasil.

                  Assista o vídeo da grande performance da brasileira:

                  Por Gustavo Baldassare sob supervisão da jornalista Maristella Pereira

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                    Por: Redação -

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                    No último dia 2, a praia de Caixa D’Aço foi palco para uma ação exclusiva de entrega de convites para o São Paulo Boat Show 2020, que acontecerá nos dias 19 a 24 desse mês.

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                    A Sul Yachts, em parceria com a NHD Boats e a Stopnautica, presentou navegadores com entrega de convites e flyers para o salão náutico paulista nas embarcações que estiveram abrigadas no local. A entrega durou três dias e contou com um clima de descontração total.

                    A ação foi realizada a bordo da NHD 340, que será um dos lançamentos do salão náutico paulista. Com 34 pés de comprimento, a nova lancha tem 7m de plataforma de popa com double open deck – solução que amplia a área útil da embarcação na região da popa, proporcionando mais espaço e comodidade na utilização desta área, que inclui espaço gourmet e é a “queridinha” dos brasileiros.

                    Mais do que um importante evento de negócios náuticos, o São Paulo Boat Show 2020, de 19 a 24 de novembro, será um passeio gostoso para toda a família e oferecer uma grande variedade de atrações para os visitantes, aproveitando o cenário natural e ao ar-livre da Raia da USP.

                    Em sua 23ª edição, o mais importante salão náutico da América Latina terá como palco um lugar inédito, ao ar livre e com barcos no seco e também lado a lado na água. A cidade de São Paulo terá seu primeiro evento náutico totalmente na água. Veja datas e horários.

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                      Nova lancha elétrica de 35 pés promete grandes ondas para a prática de wakesurf

                      Por: Redação -

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                      O Gigawave 350 GW-X é o mais novo lançamento para quem pratica wakesurf. Fundado por Matthew Blew e Ryan Wetjen-Barry, a promessa é criar ondas grandes o suficiente para permitir o surfista navegar dentro delas.

                      O barco possui 3,5 toneladas de lastro, 35 pés e um casco com sistema de “manipulação de ondas”. Já a propulsão se dá por um par de motores elétricos com 300 hp — o suficiente para criar ondas de forma ultrassilenciosa, de acordo com o fabricante.

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                      A embarcação também tem uma proposta sustentável. O Gigawave funciona à base de eletricidade e conta com baterias de lítio para alimentar os motores (que também foram simplificados). Uma carga total permite tempo de execução entre 4 e 5 horas, e, considerando os dois plugues de 240/50A, o tempo de carga gira em torno de seis horas (ou duas, caso o carregador seja industrial).

                      gigawave

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                        A Arieltek, empresa nacional que desenvolve tecnologia para o mercado náutico e aeronáutico, participará da próxima edição do São Paulo Boat Show, de 19 a 24 de novembro. Atuando há aproximadamente 25 anos no mercado, a empresa teve início desenvolvendo ignições eletrônicas para motores de popa e jets e, no decorrer dos anos, foi expandindo sua linha de produtos, com acessórios que vão desde iluminação para embarcações produtos para gerenciamento e controle de energia elétrica.

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                          O estaleiro Ventura Marine anunciou, nesta sexta-feira (06/11), que fará uma grande promoção para o primeiro dia do São Paulo Boat Show 2020, que acontecerá de 19 a 24 de novembro, na Raia Olímpica da USP. “Será uma oportunidade única com ofertas arrasadoras para quem sonha entrar no mundo náutico”, garante o estaleiro. Os modelos participantes da Super Quinta Ventura, apenas no dia 19 de novembro, serão as lanchas V195, V215, V250 e V265. Para saber mais sobre a promoção, acesse o link.

                          Em sua 23ª edição, o mais importante salão náutico da América Latina terá como palco um lugar inédito, ao ar livre e com barcos no seco e também lado a lado na água. Assim como os mais importantes salões náuticos do mundo, como Cannes e Miami, a cidade de São Paulo terá seu primeiro evento náutico totalmente na água.

                          Mais do que um importante evento de negócios náuticos, o São Paulo Boat Show 2020, de 19 a 24 de novembro, será um passeio gostoso para toda a família e oferecer uma grande variedade de atrações para os visitantes, aproveitando o cenário natural e ao ar-livre da Raia da USP.

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                            Por: Redação -

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                            Pela primeira vez em 15 anos, o Titanic (ou o que sobrou dele) receberá visitas de um grupo de turistas. Os destroços do navio que colidiu com um iceberg foram descobertos, em 1985, pela equipe sob liderança de Robert Ballard, um oceanógrafo conhecido por seu trabalho na arqueologia subaquática. O mergulho até o local dura de 6 a 8 horas, após oito dias de viagem, partindo de Saint John (Terra Nova, no Canadá).

                            As expedições entrarão em vigor a partir de 2021, entre maio e julho. O grupo de aventureiros que adquiriu o pacote desembolsou a quantia de US$ 125 mil (cerca de R$ 720 mil) pela viagem, e serão os primeiros a visitar os destroços da embarcação.

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                            Os passageiros realizarão a viagem a bordo de um submarino capaz de resistir a grandes profundidades, projetado com a ajuda da Boeing e da NASA (a agência espacial americana). Eles serão acompanhados por um cientista-pesquisador, um piloto, e o próprio dono da empresa responsável, Stockton Rush. Ele é CEO e fundador (2009) da OceanGate Inc., uma companhia focada no desenvolvimento de soluções submersíveis tripuladas para operações submarinas, tanto no setor comercial, quanto no de defesa. Rush também é cofundador do Conselho de Curadores da OceanGate Foundation — uma ONG dedicada a não apenas desfrutar do desafio, emoção e importância de explorar os oceanos, mas a inspirar os alunos a seguirem carreiras na mesma área.

                            O naufrágio do RMS Titanic ocorreu no dia 15 de abril de 1912, e originou o aclamado filme do diretor James Cameron: “Titanic” (1997). O longa sobre o navio que afundou no oceano Atlântico foi estrelado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, e conquistou 11 das 14 indicações ao Oscar.

                            Por Naíza Ximenes, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira

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                              Por: Redação -

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                              Quanhai Li, da China, é o novo presidente da World Sailing, o organismo internacional que rege as competições à vela.

                              O chinês de 58 anos venceu o dinamarquês Kim Andersen, após um acirrado segundo turno, em que 128 autoridades nacionais e membros da instituição participaram da votação.

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                              Li conquistou a presidência com 68 votos, contra 60 do ex-presidente Andersen. Quanhai Li já fazia parte do Conselho da World Sailing desde 2012 e, agora, poderá escolher os próximos Conselheiros da Administração.

                              Além disso, um fator que foi favorável ao chinês na votação é que ele tinha apoio financeiro da incorporadora imobiliária chinesa Evergrande, que prometeu oferecer US $ 10 milhões em taxas de patrocínio se o executivo vencesse a eleição.

                              Por Gustavo Baldassare sob supervisão da jornalista Maristella Pereira

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                                Por: Redação -
                                06/11/2020

                                Siga nosso TWITTER e veja a série Dicas Náuticas diariamente.

                                O mergulhador profissional sul-africano Rainer Schimpf foi abocanhado por uma baleia na cidade de Porto Elisabete, na África do Sul. Enquanto o homem gravava predadores se alimentando de sardinhas na costa meridional do continente africano, uma baleia-de-Bryde estava o abocanhando.

                                Schimpf ainda disse que sentiu uma pressão nas suas costelas e não conseguiu ver a aproximação da baleia, que, segundo ele, o soltou quando percebeu que estava abocanhando um bicho enorme vestido numa roupa de mergulho. Em uma história quase similar ao mito bíblico de ‘Jonas na Baleia’, que ficou três dias dentro do animal, o mergulhador sul-africano acabou passando apenas alguns segundos entre os dentes do mamífero marinho.

                                “Eu estava filmando golfinhos, tubarões, pinguins e aves que se alimentam de sardinhas, quando, das profundezas, uma baleia Bryde surgiu, engolindo tudo em seu caminho. Foi apenas uma questão de segundos antes que a baleia percebesse seu erro e abrisse a boca para me cuspir”, afirmou o mergulhador à AFP.

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                                Ao invés de entrar em estado de choque e voltar pra casa após uma experiência de quase-morte, Rainer Schimpf logo se recuperou e voltou a fotografar os tubarões que nadavam pelas águas de Porto Elisabete. Haja coração, hein?

                                “Verificamos que o equipamento estava ok, que eu não tinha ossos quebrados, que tudo estava no lugar. Adrenalina ao máximo, eu não queria perder essa sessão de mergulho, voltei para a água, dessa vez em busca de tubarões. Predadores como baleias ou tubarões vão com tudo sobre suas presas e muitas vezes nossa visibilidade é extremamente baixa”, completou.

                                Confira o vídeo que mostra o homem quase sendo engolido por uma baleia:

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                                  Por: Redação -

                                  A Kamell, atacadista do Espírito Santo no mercado desde 2014, participará da próxima edição do São Paulo Boat Show, de 19 a 24 de novembro, e levará para o salão paulista sua linha de acessórios de grandes marcas como Rule, Jabsco, Polyform, Bada, Perko, entre outras, para lanchas e veleiros. São produtos para atracação e ancoragem, hidráulica, elétrica, direção, iluminação, acessórios para deque e muito mais.

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                                    Por: Redação -

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                                    Para impulsionar o investimento na exploração de tecnologias sustentáveis ​​- em linha com os objetivos de sustentabilidade do Grupo Volvo – a empresa se concentrará em sua transformação de desenvolvimento de unidades internas e de tração de popa – com maior eficiência de combustível e emissões zero por meio de combustíveis híbridos, elétricos e renováveis ​​sendo a nova direção.

                                    No início desta semana, o Grupo Volvo anunciou a ambição de ser uma empresa com emissões líquidas zero até 2050, o mais tardar. Para ser transparente em seu progresso, a empresa agora se compromete com a iniciativa de Metas Baseadas em Ciência. Metas e roteiros serão estabelecidos durante 2021.

                                    Para apoiar as metas de sustentabilidade do Grupo Volvo, a Volvo Penta anunciou que redirecionará mais recursos para acelerar seu desenvolvimento sustentável, que consiste em atingir zero emissões – por meio de fósseis combustíveis renováveis ​​gratuitos, tecnologia elétrica híbrida – enquanto continua a fornecer soluções inovadoras para a indústria naval.

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                                    “A Volvo Penta dá as boas-vindas a esse foco crescente em todo o Grupo Volvo. Apoiaremos esses objetivos intensificando nossos esforços e recursos contínuos para o desenvolvimento contínuo de soluções sustentáveis ​​”, declara a presidente da Volvo Penta, Heléne Mellquist. “Este foco inclui avanços em soluções inovadoras, como nosso Volvo Penta IPS exclusivo e linhas de unidade de tração de popa.”

                                    Outra área em que a Volvo Penta continua a se concentrar é sua filosofia Easy Boating, oferecendo uma experiência de navegação única. A empresa continuará a transformar a experiência do cliente, tanto para o navegador de hoje como para toda uma nova geração que gosta de estar na água. Isso não inclui apenas o aproveitamento dos benefícios de tecnologias sustentáveis, mas também automação e conectividade para aprimorar ainda mais a experiência a bordo exclusiva da Volvo Penta.

                                    Como resultado dessa jornada de transformação acelerada, a empresa colocará seu desenvolvimento externo em espera.

                                    Portanto, Volvo Penta vai parar a venda e comercialização de motores Seven Marine (a partir de 1º de janeiro de 2021) – bem como descontinuar a produção assim que a demanda do cliente for atendida. A empresa, no entanto, continuará a oferecer suporte à atual base de clientes de motores de popa assumindo total garantia e responsabilidade pelas peças dos produtos que estão no campo.

                                    “Queremos enviar uma mensagem clara”, diz Mellquist. “A Volvo Penta prevê que o segmento de motores de popa continuará a ser relevante para o mercado de Lazer Marinho, mas acreditamos que a necessidade indiscutível de impulsionar os avanços em tecnologia sustentável deve ser nosso foco principal. É por isso que, por enquanto, a exploração de novas tecnologias junto com o desenvolvimento de nosso negócio principal, como Volvo Penta IPS e unidades de tração de popa, será o centro de nossos esforços”.

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                                      Por: Redação -

                                      Siga nosso TWITTER e veja a série Dicas Náuticas diariamente.

                                      Tradicionalmente reconhecidas pelo potencial na construção naval, ao produzir embarcações que vão desde barcos de pesca, passando por iates de alto luxo, até imensos navios, as cidades de Itajaí e Navegantes, no litoral norte catarinense, também foram escolhidas para executar réplicas de embarcações históricas. Nesta semana, uma reprodução da primeira NAU Santa Maria – caravela que trouxe o explorador Cristóvão Colombo às Américas – feita aqui no Brasil, teve o seu processo de construção e exportação finalizado e partiu rumo à ilha de Curaçau/Antilhas Holandesas, no mar do Caribe.

                                      Responsável pelos trâmites de exportação e importação de materiais usados na construção do barco, assim como o processo que habilitou a viagem rumo ao seu destino, o diretor da empresa H.ace (Hosang – Assessoria em Comércio Exterior), Jorge Irineu Hosang, explica que a réplica da NAU Santa Maria seguirá até o Caribe navegando pela costa brasileira.

                                      “Fizemos uma pesquisa e identificamos que seria economicamente mais viável que a embarcação fosse navegando do que transportada por algum navio. A previsão é de que a viagem possa levar entre 30 e 40 dias para ser concluída, levando em conta as paradas para abastecimento”, contou.

                                      O investidor do projeto, o argentino Miguel Pedro Sheppard, explica que a construção do barco veio precedida de um extenso trabalho de pesquisa histórica, combinado a uma engenharia moderna, para oferecer mais conforto e segurança aos tripulantes. Segundo o empresário, apenas na execução desta primeira embarcação foram investidos três milhões de dólares, incluindo todos os custos com estudos. “O processo de construção envolveu anos de pesquisa histórica que foram alinhados a uma engenharia contemporânea e de vanguarda”, disse.

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                                      Este foi apenas o primeiro barco de uma série de 10 embarcações idênticas que devem ser construídas nos próximos anos na região e que serão empregadas na exploração turística na nas diversas ilhas caribenhas.

                                      Além da reprodução da “NAU Santa Maria”, também estão previstas a construção de quatro réplicas da embarcação “Pérola Negra”, que estrelou a famosa série de filmes “Piratas do Caribe” e de dois “La Venganza de La Reina Ana”, o galeão mais moderno do século XVIII, roubado e transformado em navio pirata por Barba Ruiva.

                                      A construção da primeira réplica da NAU Santa Maria feita no Brasil, foi realizada em dois estaleiros catarinenses, a construção iniciou em Itajaí e foi concluída na cidade vizinha de Navegantes. Foram quase quatro anos de um trabalho que contou com a mão de obra regional orientados por profissionais especializados no segmento, alguns vindos do exterior. Segundo Hosang, as próximas embarcações devem ser construídas de duas em duas, de modo a acelerar a entrega. “Acreditamos que as próximas construções gerem em torno de 800 empregos, diretos e indiretos aqui na região, num contrato que deve chegar próximo dos 50 milhões de dólares” adianta.

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                                        Siga nosso TWITTER e veja a série Dicas Náuticas diariamente.

                                        Entrando no clima da Vendée Globe, que começa no próximo domingo, dia 8, um dos competidores mais chamativos, entre os 33 velejadores, certamente é o japonês Kojiro Shiraishi. O capitão da DMG MORI Global One sonha em ser o primeiro asiático a dar a volta ao mundo nesta competição.

                                        Em entrevista ao jornal italiano La Gazzetta dello Sport, Kojiro confidenciou que não sente medo de ter que, novamente, abandonar a prova. “O medo é algo que a mente cria. Desmaiei em meu último Vendée Globe, mas não tenho medo disso. Foi apenas má sorte. Agora tenho um barco sólido e tenho a certeza”, completa.

                                        O Samurai de 53 anos de Kamakura, uma cidade costeira ao sul de Tóquio, está determinado a concluir a prova. “Completar o Vendée Globe seria um grande sucesso”, explica. “Tem sido meu sonho. Há 4 anos eu tive que desistir de correr e desviar para a África do Sul a bordo do Spirit of Yukoh (seu barco antigo)”, detalha.

                                        “Se eu também puder me divertir e curtir a grandeza do mundo, será ainda mais bonito ainda”, pontua. “No entanto, o maior resultado será terminar e mostrar a todos que me seguem que posso ser o primeiro capitão asiático a terminar esta corrida”, complementa.

                                        Apesar da vela não ser um esporte tão popular no Japão, Kojiro está atraindo o interesse de jovens marinheiros japoneses, alguns dos quais se juntaram a ele a bordo do DMG MORI, para ganhar experiência. O capitão também está investindo na divulgação do esporte em seu país de origem e sabe que a mídia japonesa vai cobrir a largada da regata.

                                        O Samurai ainda conta que dois canais de TV japoneses irão transmitir a prova. “Farei muitas entrevistas ao vivo e tentarei mostrar aos japoneses como esta corrida é fantástica. Eu só quero deixar todos ao meu redor felizes com o que faço. Este é o objetivo da minha vida”, conta.

                                        Kojiro conhece o oceano e diz que vem conhecendo ainda mais suas habilidades. “Aprendi que existem erros humanos que o oceano não consegue perdoar. O oceano é forte e poderoso, então nada está perdoado”, disse ele.

                                        A pandemia afetou a preparação de Kojiro e de todos os outros. Uma particularidade no caso do Samurai é que se tudo estivesse normal, uma legião de japoneses o apoiaria antes de sua partida.

                                         

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                                        Além disso, ele reconhece que não foi fácil para os organizadores manterem a corrida no caminho certo. “Gostaria de agradecer a todos os participantes da Vendée Globe, bem como a todos aqueles que tornaram esta regata possível”, disse ele. “Tenho certeza de que há algumas decisões difíceis a tomar e estou feliz que esta corrida esteja se desenrolando.”

                                        Kojiro finalmente acrescenta que apreciou a recepção recebida na França durante a preparação. “São poucos os velejadores asiáticos que vêm fazer a Vendée, e se um dia chegar outro, peço a todos – capitão ou torcedor – que o recebam como fizeram comigo”, finaliza o Samurai sonhador dos mares.

                                        Por Gustavo Baldassare sob supervisão da jornalista Maristella Pereira

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                                          05/11/2020

                                          Siga nosso TWITTER e veja a série Dicas Náuticas diariamente.

                                          Os turistas – e soteropolitanos interessados em uma experiência staycation (férias em casa) – agora podem desfrutar do conforto e do serviço exclusivo Fasano “al mare”. O Hotel Fasano Salvador, que retomou suas atividades no dia 8 de outubro, agora oferece o serviço de catering (refeições) para passeios de barco.

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                                          O cliente pode solicitar o serviço, que conta com garçom, barman, bebidas e um menu especial, ao departamento de Concierge, que planeja todo o programa do passeio marítimo, inclusive com a lancha ideal para o número de convidados. A outra opção é o hóspede fechar o passeio direto com a marina e contratar apenas o serviço.

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                                            Por: Redação -

                                            Siga nosso TWITTER e veja a série Dicas Náuticas diariamente.

                                            O M/Y Amevi, primeiro megaiate a visitar a Indonésia após o início da pandemia, atracou em Belitung no mês de outubro. Após a sua visita, novos procedimentos de liberação foram instaurados para que as fronteiras sejam abertas aos poucos. A permissão do governo local foi obtida graças aos esforços da tripulação do Amevi, de 80 metros, aliados à Asia Pacific Superyachts Indonesia, uma empresa de gerenciamento de superiates.

                                            O Amevi chegou à Indonésia, de Singapura, via Bali, e foi crucial na formação dos protocolos elaborados para as autorizações de Covid-19. A primeira etapa da liberação envolveu a concessão de vistos para tripulantes em várias embaixadas ao redor do mundo. Depois de os funcionários da alfândega e da imigração verificarem o passaporte e o visto de cada membro da tripulação, foi a vez de testá-los. “Testes de PCR foram feitos com retorno de cerca de seis horas. Enquanto aguardavam, todos foram acomodados em Jacarta. Todo o processo foi agilizado a fim de atender aos vôos de ida e aos requisitos das companhias aéreas ou país de destino”, conta Thomas Taatjes, da Asia Pacific Superyachts.

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                                            A tripulação também foi só elogios à empresa que gerencia os superiates. O relato foi de muita satisfação, tanto com a suavidade da operação da equipe, quanto com as paisagens. Eles afirmam terem ficados impressionados com as belas ilhotas, as praias offshore de Belitung, a simpatia da população local e o apoio em solo da APS Indonésia.

                                            De acordo com os departamentos de Belitung, a sensação foi de muita gratidão por hospedar o maior iate que já visitou as ilhas. Após a visita, o governo indonésio divulgou uma carta que dizia: “Agora todos os portos da Indonésia estão abertos para iates, desde que sigam o protocolo estabelecido pela Amevi e Asia Pacific Superyachts Indonesia”.

                                            O fundador da APS Indonesia, Capitão Jimmy Blee, explica que “a APS está sempre disponível e continuaremos a enviar atualizações regulares a todos os nossos amigos e clientes, conforme as condições mudam na Indonésia, além do que é amplamente divulgado. Estes dias incertos exigem força, esperança e uma profunda humanidade para os outros. Estamos muito satisfeitos em compartilhar essas boas notícias com todos”.

                                            indonesia
                                            Belitung, Indonésia

                                            Por Naíza Ximenes, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira

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                                              Damien Seguin é um dos 33 velejadores que participarão da Vendée Globe a partir do dia 8 de novembro, mas será o único a fazer a travessia com apenas uma mão.

                                              “Serei o primeiro capitão paraolímpico a participar desta viagem ao redor do mundo sozinho, sem escala e sem assistência. É um verdadeiro orgulho”, afirma o velejador de 41 anos a bordo de seu barco do Grupo Apicil.

                                              O monocasco da classe Imoca, de 18 metros de comprimento, não possui nenhuma adaptação específica exceto por um bico no guincho.

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                                              Com a data de início da prova se aproximando, Damien Seguin, pai de dois filhos, diz que tem mais medo de ser forçado a um abandono do que um acidente, fadiga ou solidão.

                                              O francês quer se superar e vencer a prova. No entanto, sabe que será difícil competir com algumas embarcações, sobretudo as com foils, que permitem que os barcos subam acima da água para obter mais velocidade.

                                              “Sou um competidor, não posso me contentar em aspirar ao meio da classificação”, afirma Damien, que nasceu sem a mão esquerda no dia 3 de setembro de 1979 em Briançon, nos Alpes franceses, bem perto da fronteira com a Itália.

                                              Mas, como alguém que nasce nos Alpes se destaca na vela?

                                              Depois de uma infância no sopé dos Alpes, Damien Seguin mudou-se, em 1989, com a família para a ilha caribenha de Guadalupe, que é um território Francês, onde passou 10 anos e descobriu a vela.

                                              Desde então, iniciou a carreira na vela paralímpica e acumula três medalhas Olímpicas: duas de ouro, em Atenas 2004, e no Rio em 2016, e uma de prata nos Jogos de Pequim, em 2008.

                                              Damien ainda conta que seu pai era um guia de montanhas e que sempre o levava para algumas escaladas, o que fez com que ele já tivesse uma resistência desde muito jovem, um diferencial imprescindível na vela.

                                              “Nunca me coloquei barreiras e nunca aceitei que me colocassem”, finaliza Damien Seguin, com um sorriso antes de seu maior desafio na 9ª edição da Vendée Globe.

                                              Por Gustavo Baldassare sob supervisão da jornalista Maristella Pereira

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                                                Jorge Paulo Lemann, além de maior acionista da Americanas, é um amante do mar. Prova disso é uma das propriedades que o bilionário possui: uma embarcação de 62 metros. Batizado de Anawa, o iate de Lemann foi construído pelo estaleiro holandês Damen Shipyards.

                                                O bilionário era conhecido por costumar navegar sempre que possível, seja em barcos de amigos ou alugados pelo sistema de charter. Foi assim até julho de 2020, quando o iate de Lemann foi comprado.

                                                 

                                                A revelação de que o iate Seaxplorer 62 Anawa fazia parte dos bens de Lemann foi feita em 2020 pelo jornalista Aaron Carpenter, colunista e editor de notícias da revista de negócios Bailiwick Express, da Ilha de Guernsey, no Canal de Mancha.

                                                “Um banqueiro de investimento brasileiro com fortuna avaliada em cerca de US$ 25 bilhões parou em Guernsey com um superiate de US$ 100 milhões, que comprou no início deste ano [2020]. O barco está ancorado em St. Peter Port Harbor”, revelou Carpenter.

                                                 

                                                “O Seaxplorer 62 Anawa é propriedade de Jorge Paulo Lemann, que nasceu no Brasil, mas agora reside na Suíça. (…) Ele tem uma queda por iates de luxo e acredita-se que o Anawa seja sua última aquisição”, acrescentou o jornalista.

                                                 

                                                Conheça o iate de Lemann

                                                Primeiro superiate da linha Seaxplorer do grupo Damen Shipyards (que tem sede na Holanda), o iate de Lemann foi entregue na primeira semana de julho de 2020. Segundo o estaleiro, o Anawa combina o requinte de uma casa de luxo com a capacidade de exploração de barco de expedição.

                                                 

                                                Não faltam luxos no iate de Lemann. A embarcação conta com heliponto e hangar totalmente certificados, duas garagens e uma área de equipamentos de mergulho. Há ainda muitas instalações de armazenamento para garantir autonomia de 30 dias no mar, a uma velocidade máxima de 13,5 nós.

                                                 

                                                Fortuna de Lemann

                                                Homem mais rico do Brasil, Lemann hoje figura na lista da Forbes com fortuna estimada em US$ 15,5 bilhões — o equivalente a cerca de R$ 80,2 bilhões (valores convertidos em fevereiro de 2023) — mesmo em meio à crise que a Americanas enfrenta.

                                                 

                                                Nascido no Rio de Janeiro, em 1939, filho de suíços, há alguns anos Lemann mudou-se com a esposa Susanna, que nasceu na Suíça, para os arredores de Zurique, onde se locomove de bicicleta nos vilarejos da região e pratica esportes aquáticos no lago Zurique.

                                                 

                                                Paixão de Lemann pelo mar

                                                Muito antes de despontar na mídia como o bilionário nº 1 do Brasil, o empresário Jorge Paulo Lemann, que raramente dá entrevistas, apareceu nas páginas da revista NÁUTICA praticando seu esporte favorito: a caça submarina.

                                                 

                                                Foi também graças à caça submarina que Lemann se aproximou de Marcel Herrmann Telles e Carlos Alberto Sicupira, seus sócios na 3G Capital, controladora do maior conglomerado de cervejas do planeta (AB Inbev), da Americanas, da rede Burger King e da indústria alimentícia Kraft Heinz, além de companhias internacionais de ferrovias, e construção civil, por exemplo.

                                                 

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                                                  Por: Redação -

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                                                  No último sábado, 31 de outubro, um grupo de 42 mineiras de Uberlândia chegou ao Pantanal para encerrar a temporada de pesca de 2020. A pesca esportiva, atividade que há muito era majoritariamente masculina, hoje já tem um público 40% feminino. Maria Aparecida Oliveira Freitas, a Cida, 61, é uma das coordenadoras do grupo. Ela explica que “algumas colegas já vieram pescar no Pantanal com os maridos, mas a grande maioria vem sozinha pela primeira vez, e sempre muito ansiosa para conhecer a região”.

                                                  O grupo é formado por empresárias de diversos ramos. Cida, por exemplo, é cabeleireira e uma das pescadoras mais animadas. “Era um sonho de consumo conhecer o Pantanal e esse esporte tão gostoso. A gente sempre gostou de viajar entre amigas, e o Pantanal nos atraiu porque a estrutura para a pescaria aqui é fantástica”, explica.

                                                  pesca feminina

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                                                  As mineiras fecharam o pacote com o barco hotel Kayamã, fretaram vôo direto de Uberlândia, e a programação foi de pesca até a véspera do início da Piracema — dia 5 de novembro, no Mato Grosso do Sul. “Está dando tudo certo, e já estamos nos programando para voltar em 2021!”, conta Cida.

                                                  pesca feminina
                                                  Barco-hotel Kayamã, o primeiro cruzeiro fluvial da região

                                                  Partindo do aeroporto, o grupo, que usava camisetas cor de rosa como uniforme, foi levado pela operadora ao porto geral, onde compraram kits completos de pesca em uma loja especializada. De lá, o barco hotel seguiu em direção à região da Serra do Amolar, que fica a 180 km de Corumbá.

                                                  A própria dona da embarcação, Joice Santana, que acompanha os torneios de pesca, conta que as mulheres se mostraram muito competitivas na área, principalmente em grupo de amigas ou em família — de qualquer faixa etária. “Elas são muito animadas! Fazem uma diferença e tanto!”, explica Joice.

                                                  pesca feminina
                                                  Uma das visões ao longo da pesca pela Serra do Amolar.

                                                  Por Naíza Ximenes, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira

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                                                    04/11/2020

                                                    São Paulo Boat Show AO VIVO: inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações. Clique aqui.

                                                    O São Paulo Boat Show está chegando e irá reunir, de 19 a 24 de novembro, na Raia da USP, os principais lançamentos e destaques do mercado náutico lado a lado em um único lugar! Entre os variados modelos, o evento contará com lanchas pensadas especialmente para pesca. Abaixo, o que você poderá conferir no salão náutico paulista:

                                                    Mestra 160 Fishing

                                                    Lançamento do estaleiro paulista Mestra Boats, esta lanchinha de 4,74 metros de comprimento foi pensada especialmente para pesca em águas abrigadas. Pode levar até quatro passageiros, além do piloto, e ser equipada com motorização de popa de 40 a 60 hp.

                                                    Drakkar 300 CC

                                                    Com 9 metros de comprimento, este é o primeiro de três modelos que serão lançados no Brasil, pela Universo Yachts, e nos Estados Unidos em 2020 e 2021. Suas comodidades incluem armazenamento de iscas vivas, suportes de varas de pesca, caixas de peixes, banheiro, espaço gourmet com churrasqueira, T-TOP com guarda-volumes, além de opcionais. Leva até 12 pessoas e poderá ser equipada com dois motores de popa de 200 a 300 hp.

                                                    Sedna UB 315

                                                    Projetada por Donald L. Blount, esta lancha de 9,40 metros de comprimento mantém as mesmas características dos barcos maiores da linha de pesca da Sedna. Versátil, pode levar até 11 passageiros, além do piloto, e ser equipada com dois motores de 300 hp ou três de 250 hp.

                                                    Sedna XF 315

                                                    Também com 9,40 metros de comprimento e capacidade total de 12 pessoas, esta lancha de pesca oceânica do Sedna Group busca unir espaço e tecnologia, pensando em rapidez, conforto, segurança e performance. Pode ser equipada com dois motores de 300 hp ou três de 250 hp.

                                                    Mais do que um importante evento de negócios náuticos, o São Paulo Boat Show 2020, em novembro, pretende ser um passeio gostoso para toda a família e oferecer uma grande variedade de atrações para os visitantes, aproveitando o cenário natural e ao ar-livre da Raia da USP.

                                                    Em sua 23ª edição, o mais importante salão náutico da América Latina terá como palco um lugar inédito, ao ar livre e com barcos no seco e também lado a lado na água. A cidade de São Paulo terá seu primeiro evento náutico totalmente na água. Veja datas e horários.

                                                    SÃO PAULO BOAT SHOW 2020

                                                    Quando? De 19 a 24 de novembro
                                                    Dias de semana das 15h às 22h
                                                    Finais de semana das 13h às 22h
                                                    Onde? Raia Olímpica Universidade de São Paulo
                                                    Mais informações: [email protected]

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                                                      Com unidade produtiva no Brasil desde 2010, a Azimut Yachts encerrou no domingo, 1º de novembro, com sucesso, a sua participação no Fort Lauderdale International Boat Show (FLIBS), uma das principais feiras náuticas dos Estados Unidos. Na ocasião apresentou uma frota de 10 modelos, das várias coleções da marca como: Atlantis, S, Magellano, Flybridge e Grande.

                                                      Em termos de lançamento internacional, o evento foi escolhido pela marca para a estreia oficial americana do Magellano 25 Metri, o mais recente iate construído pelo estaleiro global.

                                                      Entre as novidades da filial produtiva brasileira, o modelo Azimut Grande 27 Metri que teve sua primeira unidade entregue neste ano no país, foi outro destaque. Pensado para revolucionar com sua complexidade em soluções tecnológicas, design assinado por profissionais mundialmente renomados, engenharia e trabalhos artesanais, o modelo tem o equivalente a mais de 350m² de área e conta com superestrutura em fibra de carbono.

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                                                      “O Fort Lauderdale International Boat Show é, sem dúvidas, uma das mais importantes feiras náuticas dos EUA, um mercado extremamente importante em nível global que impulsiona toda a indústria de iates”, avalia o diretor comercial da Azimut Yachts na América Latina Francesco Caputo.

                                                      Open Your Eyes

                                                      Mais um destaque na Flórida foi a exibição do curta-metragem “Open Your Eyes”, produzido Gabriele Muccino, conhecido por dirigir Will Smith no filme The Pursuit of Happyness “A Busca da felicidade”. A superprodução celebra o iate Magellano 25 Metri (que foi exposto no evento) por meio da linguagem universal da arte e do amor. A projeção ocorreu um dia antes do início da feira, no Pérez Art Museum Miami, com a presença do diretor Franklin Sirmans e do Cônsul Geral da Itália em Miami Cristiano Musillo.

                                                      O curta já pode ser visto no canal do YouTube da Azimut Yachts.

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                                                        Por: Redação -

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                                                        Recentemente, um pescador australiano se assustou quando viu um grande tubarão branco perto de seu caiaque. O encontro com o animal foi filmado pelo drone de um amigo. Matthew Smith estava pescando a cerca de 1,5 km da costa de Black Head Beach, ao norte de Tuncurry, quando teve o susto de sua vida ao ver que um grande tubarão branco começou a nadar perto de seu pequeno caiaque. Seu amigo, que estava filmando a pescaria com um drone, foi forçado a assistir impotente quando o gigante de quatro metros começou a se aproximar.

                                                        “Olhei para o meu lado e o tubarão estava passando, olhando diretamente para mim”, disse Smith. O tubarão circulou por ele, antes de virar bruscamente em direção ao caiaque do pescador. “Eu pensei que provavelmente ia morrer”, continuou Smith.

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                                                        Nick O’Brien, amigo de Smith, assistiu a tudo em tempo real com seu drone mas estava longe demais para ajudar. “Eu meio que comecei a me preocupar, pensando, ‘oh, espero que corra tudo bem’”, disse O’Brien. O tubarão parecia interessado na âncora do caiaque, com Smith rapidamente lançando-a ao mar. O predador gigante então perdeu o interesse e nadou para longe do caiaque.

                                                        Alguns cientistas acreditam que as temperaturas mais frias do oceano causadas pelo fenômeno conhecido como La Niña podem estar fazendo com que os tubarões procurem por presas em outras áreas, resultando no aumento do número de ataques não provocados. Apesar do susto, Smith não planeja parar de pescar.

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                                                          Após um final de semana chuvoso no Rio de Janeiro, a segunda-feira teve sol e dia com clima ameno para definir o Campeão Brasileiro de Vela de Oceano na classe ORC na 51ª edição do Circuito Rio, organizado pelo Iate Clube do Rio de Janeiro com apoio da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano.

                                                          O barco Ventaneiro 3, do Rio de Janeiro, manteve a consistência e levou o caneco fechando com chave de ouro após a conquista da história 70ª edição da Regata Santos-Rio, a mais tradicional do país.

                                                          Para a disputa do 51º Circuito Rio e Brasileirão ORC, o Ventaneiro foi comandado por Renato Cunha e contou com a presença de Marco Grael, filho do bicampeão olímpico Torben Grael e velejador que vai disputar uma Medalha Olímpica em Tóquio 2021 na classe 49er.

                                                          “Só temos a agradecer ao Iate Clube de Rio de Janeiro, o Iate Clube de Santos, CBVela, Marinha do Brasil, ABVO e à tripulação. O barco foi adaptado de cruzeiro para regata, tivemos uma performance acima do esperado, contamos com uma dupla de velejadores olímpicos (o Marquinho Grael, filho do Torben, que ajudou muito na tática a bordo, e o Gabriel Borges na proa, sempre excepcional)”, disse Renato Cunha. “Foi um dia duro, tenso, começamos com uma regata Barla-Sota com pouco vento e bóia de contravento posicionada próxima da ilha da Laje, tivemos dificuldades e precisamos fazer muitas manobras e terminamos em 9º o que poderia colocar em risco as chances do título, mas na segunda regata de vento mais firme e conseguimos buscar uma boa posição, mantivemos até o final e conseguimos vencer a regata”.

                                                          Marco Grael, que correu a 70ª Santos-Rio no barco do tio Lars Grael, comemorou a conquista: “Tivemos ventos bem fracos, barco é bem pesado, mas conseguimos tirar o máximo do barco. Foi um resultado bem satisfatório, foi nosso primeiro campeonato depois da quarentena e precisamos de muita tranquilidade nas manobras”, disse Marco, que de certa forma superou o pai Torben e o tio Lars, que competiram no evento e terminaram em 4º (Lars Grael com o Avohai) e 9º lugares no geral (Torben com o barco Inaê).

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                                                          O barco segundo lugar no geral foi o capixaba +Bravíssimo, do Iate Clube do Espírito Santo, que nesta segunda-feira venceu uma regata e ficou em segundo na outra. Eles foram os vencedores do 51º Circuito Rio, mas no acumulado com a 70ª Santos-Rio terminaram em segundo lugar no Brasileiro ORC. O comandante Luciano Secchin comentou: “Deu tudo certo hoje no último dia, ontem foi complicado com rajada de vento forte quebramos parte do material, conseguimos recuperar, mas parte da regata não tinha sido boa. Hoje conseguimos ganhar o Circuito Rio e ficamos em segundo no Brasileiro. Foi um ano bom apesar de poucas competições até aqui, grande trabalho da tripulação toda”, disse Luciano lembrando a conquista do barco na regata Buenos Aires – Punta del Este.

                                                          O barco do Veleiros do Sul, de Porto Alegre, e do ICRJ, o Crioula 29, campeão de 2019 do Brasileiro ORC realizado em Búzios (RJ), fechou o pódio na terceira colocação.

                                                          Na classe IRC no 51º Circuito Rio, o carioca Danadão, de Guilherme Raffare, terminou a segunda-feira com dois terceiros lugares, mas foi o campeão no geral deixando o capixaba Phantom of the Opera em segundo lugar e o catarinense Itajaí Sailing Team, de Itajaí (SC), em terceiro. Maurício Santa Cruz, pentacampeão mundial, destacou sobre o segundo Brasileiro seguido do Danadão: “Vento estava melhor, o barco Esculacho conseguiu duas vitórias, mas o Campeonato foi uma média e vencemos. Foi uma semana muito difícil pois a previsão falava uma coisa e o vento dava outra, tripulações tiveram dificuldades na parte tática. Nós velejamos muito bem com as condições e estamos felizes por termos ganho o campeonato”, detalhou o experiente velejador que tem títulos Pan-Americanos e que venceu a 70ª Santos-Rio na classe Mini 6.5, competindo em um barco pequeno de pouco mais de 20 pés: “Foi uma experiência. Velejar de dupla é diferente, não se pode forçar muito, precisa descansar o tempo todo, acertamos a parte de alimentação, turnos. Pegamos muito vento forte e vento fraco”, completou Santa Cruz que já começou sua campanha Olímpica para 2024 nos Jogos de Paris onde a Vela de Oceano vai fazer parte em barcos de 30 pés.

                                                          Na classe RGS o caneco ficou com o Nativo, da BR Marinas, com o Leila W em segundo e o Zeus em terceiro. Na C-30 quem levou foi o Caballo Loco  de Ubatuba/Ilhabela, vencendo três das cinco regatas. O Kaikias ficou em segundo com o Zeus Team, do Iate Clube de Santa Catarina, de Florianópolis (SC), em terceiro.

                                                          Ao todo foram 41 barcos na dusputa do 51º Circuito Rio dos estados do RJ, SP, ES, SC, RS e BA e velejadores espalhados por todo o país. Entre os dias 20 e 22 de novembro, o Yacht Club de Ilhabela, em Ilhabela (SP) receberá o Brasileiro nas classes IRC e BRA-RGS: “Foi uma competição difícil com tempo chuvoso em três dias, mas presença excelente em massa de barcos do estado de São Paulo, dez ao todo, barcos da Bahia, Espírito Santo, Santa Catarina. Certamente um grande evento e ano que vem teremos presença de Pernambuco e vamos por mais”, disse Ricardo Baggio, diretor de Vela do Iate Clube do Rio de Janeiro.

                                                          O próximo grande evento será o Brasileiro IRC e RGS que acontecerá entre os dias 20 e 22 de novembro em Ilhabela (SP), no Yacht Club: “Foram dias históricos com o recorde de barcos na Santos-Rio e grande presença no Circuito Rio e Brasileiro ORC. Agora esperamos grande presença em Ilhabela que o clube e nós da ABVO já começamos a preparar”, disse Mario Martinez,  comodoro da ABVO.

                                                          Confira os Resultados:

                                                          Brasileiro ORC (51c Circuito Rio + 70ª Santos Rio)

                                                          1 – Ventaneiro 3 83 pontos

                                                          2 – +Bravíssimo  82 pontos

                                                          3 – Crioula 29 79 pontos

                                                          4 – Avohai V – 77,5 pts

                                                          5 – Bravo – 76,5 pts

                                                          6 – Rudá/Blue Seal – 74 pts

                                                          7 – Xamã 72,5

                                                          8 – Sorsa III – 68,5 pts

                                                          9 – Inae 40 – 60 pts

                                                          10 – Maestrale – 59 pts

                                                          11 – Maximus – 53,5 pts

                                                          12 – Bicho Grilo – 49,50 pts

                                                          13 – Marujo´s – 44 pts

                                                          14 – King – 40,5 pts

                                                          15 – Duma – 36,5 pts

                                                          16 – Vesper IV – 29 pts

                                                          17 – Bijupirá – 10 pts

                                                          51º Circuito Rio

                                                          ORC

                                                          1 – +Bravíssimo 18 pts

                                                          2 – Bravo 20 pts

                                                          3 – Ventaneiro – 21 pts

                                                          4 – Crioula 29 – 22 pts

                                                          5 – Avohai V – 24,5 pts

                                                          6 – Rudá/Blue Seal 29 pts

                                                          7 – Xamã 31 pts

                                                          8 – Sorsa III 34 pts

                                                          9 – Inae 40 – 35 pts

                                                          10 – Maestrale – 40

                                                          11 – Bicho Grilo 45,5

                                                          12 – Maximus – 48

                                                          13 – Marujo´s – 55,5

                                                          14 – Duma – 57,5

                                                          15 – King – 60

                                                          16 – Vesper IV – 63

                                                          17 – Miragem – 78

                                                          18 – Bijupirá – 81

                                                          IRC

                                                          1 – Danadão 9 pontos

                                                          2 – Phantom of the Opera 13 pts

                                                          3 –  Esculacho 18 pts

                                                          4 – Boto V – 20 pts

                                                          5 – Itajaí Sailing Team 22 pts

                                                          6 – Saravah -24 pts

                                                          7 – Minna – 26 pts

                                                          8 – Villegagnon – 43 pts

                                                          9 – Dacha 6 – 43 pts

                                                          BRA-RGS

                                                          1 – Nativo 8 pontos

                                                          2 – Leila W – 12 pts

                                                          3 – Zeus – 19 pts

                                                          4 – Orion – 19 pts

                                                          5 – Beleza Pura – 24 pts

                                                          6 – Dona Bola 26 pts

                                                          7 – BL3 Urca 33 pts

                                                          8 – Tuchaua 40 pts

                                                          9 – Brekele – 42

                                                          10 – No Brainer 53

                                                          C-30 

                                                          1 – Caballo Loco 11 pontos

                                                          2 – Kaikias 12 pts

                                                          3 – Zeus Team 13 pts

                                                          4 – Loyality 06 16 pts

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                                                            Por: Redação -

                                                            Siga nosso TWITTER e veja a série Dicas Náuticas diariamente.

                                                            A 9ª edição da Vendée Globe terá recorde de participação feminina: seis mulheres se lançarão ao mar para tentar dar a volta ao mundo. Ao todo, apenas sete mulheres já tentaram completar a única prova de volta ao mundo em solitário e sem escalas.

                                                            A primeira foi Catherine Chabaud, sexta colocada na Vendée Globe de 1996-1997 e, portanto, a primeira mulher a completar uma turnê mundial solo. Ainda nessa edição, Isabelle Autissier também esteve na linha, mas acabou fora da corrida porque teve de fazer uma parada na Cidade do Cabo, a fim de reparar uma falha no leme. Entretanto, ao voltar para a prova ela não conseguiu continuar.

                                                            Ellen MacArthur, na edição 2000-2001, foi a primeira mulher a subir no pódio da Vendée Globe. A navegadora britânica de 24 anos terminou em segundo lugar, apenas um dia atrás do vencedor Michel Desjoyeaux.

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                                                            A terceira mulher, depois de Chabaud e MacArthur, a concluir a Vendée Globe, foi a francesa Anne Liardet, que fechou na décima primeira colocação, em 2004-2005, e à frente da compatriota Karen Leibovici, que também completou a prova e terminou na décima terceira posição.

                                                            Na volta de 2008-2009, mais duas mulheres na corrida: Samantha Davies fechou em quinto lugar seguida por Dee Affari, que terminou em sexto. Samantha Davies também tentou participar da regata de 2012-2013, mas não conseguiu. Agora, ela tenta novamente neste ano e é a veterana do grupo. Para as outras cinco participantes, será a primeira vez na regata.

                                                            Com largada no dia 8 de novembro, com 33 veleiros inscritos na 9ª edição da mais perigosa e radical prova da vela mundial, esse número ostenta o recorde de participação geral. Considerada o Everest dos mares pelos competidores, a prova tem o conceito de competição simples e muito claro: um homem ou uma mulher, o mundo e um barco.

                                                            Por Gustavo Baldassare sob supervisão da jornalista Maristella Pereira

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