O ano de 2023 fechará com uma excelente marca para o estaleiro paranaense Triton Yachts. A empresa projeta um crescimento de cerca de 100% no segmento de exportações dos seus modelos para os países estrangeiros.
Segundo o diretor de marketing da Triton Yachts, Allan Cechelero, 16 barcos da marca serão exportados em 2023.
A procura do mercado internacional segue em crescimento acelerado. Além da qualidade dos nossos produtos, idoneidade da empresa, também contamos com as certificações necessárias de segurança que atendem as normas internacionais – Allan Cechelero, diretor de marketing da Triton Yachts
O diretor ainda revela que, mesmo com toda a capacidade da fábrica, a fila de espera por determinadas embarcações varia de quatro até 12 meses.
Ele explica que os modelos mais atraentes para o público internacional são barcos de 30 até 40 pés, sendo que a Triton 300 Sport e a Triton Flyer 38 HT são os mais exportados.
Abaixo, confira mais detalhes sobre os barcos mais exportados da Triton Yachts.
Triton 300 Sport
A Triton 300 Sport é conhecida por ter a capacidade de acomodar confortavelmente 10 passageiros ao longo dos seus 30,8 pés.
Seu diferencial é oferecer duas versões de motorização. Com motor centro-rabeta, há opção a gasolina, com potência variando de 250 hp até 350 hp, e a diesel, com potência entre 220 hp até 320 hp. Já a segunda opção é com um ou dois motores de popa.
Triton 38 Flyer HT
O outro modelo mais comercializado internacionalmente é a Triton 38 Flyer HT. Com design mais robusto, tem espaço de popa ampliado e até um open deque lateral, que integra a plataforma até o cockpit.
Mais barcos exportados para os Estados Unidos
O executivo de marketing contou ainda que duas Triton 300 Sport e uma Triton 37 HT chegaram recentemente a Miami, na Flórida.
Allan ressalta também que todas as embarcações da Triton comercializadas no Brasil possuem a mesma qualidade das exportadas.
Lançada há mais de 20 anos no mercado náutico brasileiro, a Triton Yachts é uma linha de barcos construída pelo estaleiro paranaense Way Brasil — que tem 30 anos de atuação.
De acordo com o estaleiro, que produz modelos que vão desde 23 até 52 pés, os principais pilares da marca são segurança, customização, qualidade na construção e o suporte necessário aos clientes. Confira mais informações no site da Triton Yachts.
A Marinha do Brasildivulgou uma nova revisão da Normam-03 (Normas da Autoridade Marítima), documento que regula questões amadoras, como embarcações de esporte e recreio, habilitações e itens de segurança.
Confira, a seguir, o que mudou com a revisão da Normam-03.
Novo critério para habilitações amadoras
Em resumo: não mais vale a regra de habilitação para onde se está navegando, mas sim, como a embarcação está registrada no documento.
Antes da revisão da Normam-03, a habilitação permitia ao condutor pilotar uma embarcaçãodentro da área permitida pelo documento.
Por exemplo, uma pessoa com habilitação Arrais (que habilita a conduzir barcos a vela ou motor, com exceção das motos aquáticas, nos limites da navegação interior) poderia pilotar qualquer embarcação de esporte e recreio em área de águas interiores (água doce e águas marítimas abrigadas, como canais e baías) e também podia fazer o mesmo com uma embarcação destinada a mar aberto (costeiro ou oceânico), desde que em águas abrigadas.
Após a revisão, não mais importa o local em que se está navegando, mas sim, o que consta no documento da embarcação.
Assim, se o documento indica embarcação de “mar aberto costeira”, obrigatoriamente, mesmo que navegando em aguas abrigadas, o piloto precisa estar habilitado como Mestre Amador (habilitação em que o marinheiro está apto a conduzir embarcações entre portos nacionais e estrangeiros nos limites da navegação costeira).
Novo critério para o uso de equipamentos em embarcações
Ou seja, todos os itens serão necessários e obrigatórios com base no documento do barco.
Se o proprietário tem uma embarcação destinada a mar aberto e, para essa embarcação, o colete a ser utilizado é, por exemplo, o classe 2, não importa se a navegação está acontecendo em águas abrigadas, o colete deverá ser o classe 2. A regra vale ainda para todos os outros itens que constarem na tabela para o tipo de barco.
Vale ressaltar a importância de verificar o tamanho da embarcação, já que algumas coisas se modificam, principalmente, nas embarcações de médio porte (igual ou acima de 12 metros, equivalente a 39,3 pés).
Sendo assim, se o barco tiver a partir de 39 pés, o ideal é se atentar ao tamanho em metros da embarcação no documento, uma vez que isso pode variar, dentro da tabela, no que é necessário ter (ou não) obrigatoriamente.
Como fica a regra para charter?
Caso o locatário alugue um bareboat (barco nu) sem tripulação, ele precisa ter habilitação compatível com a área em que ele vai navegar, e não necessariamente com o documento do barco, como será cobrado com a revisão da Normam-03.
Quando as novas regras começam a valer?
As alterações na Normam-03 já são válidas, porém, os novos critérios só serão cobrados e fiscalizados a partir de primeiro de junho de 2024. Isso para que as pessoas possam se preparar para as novas condições estabelecidas pela Marinha do Brasil.
Qual o motivo da atualização da Normam-03?
Segundo a Marinha do Brasil, a revisão da Normam-03 visa, principalmente, contribuir para a salvaguarda da vida humana, para o aumento da segurança da navegação no mar e em hidrovias interiores, assim como resguardar o proprietário de possível negação de indenizações cobertas por apólices de seguro de embarcação em decorrência de inconformidades apontadas em julgamentos do tribunal marítimo, decorrentes de acidentes e fatos da navegação no que tange a área de navegação e/ou equipamentos e acessórios.
É importante ressaltar que as informações repassadas pela equipe de NÁUTICA estão de acordo com o que foi dito até agora, a partir de uma análise do documento de atualização da Normam-03 feita pelo consultor técnico Guilherme Kodja que, inclusive, explicou as atualizações em vídeo no Instagram de Náutica. Em caso de novas alterações, a equipe prontamente atualizará os leitores.
A 24ª edição do Rio Boat Show, o maior salão náutico outdoor da América Latina, finaliza mais uma edição registrando ótimos resultados e trazendo as perspectivas de vendas de volta ao mercado.
Apresentando o que há de mais novo no setor, o evento movimentou 240 milhões de reais em negócios, com 200 embarcações vendidas. Ao todo, 33 mil pessoas passaram pela Marina da Glória durante os nove dias de evento.
O Rio Boat Show já é um evento tradicional e conhecido por impulsionar o setor náutico e toda a sua cadeia produtiva. E, essa edição foi ainda mais especial, pois ajudou a reaquecer o mercado, gerar milhões em negócios, mostrando toda sua força e potencial – Ernani Paciornik, Presidente do Grupo NÁUTICA e idealizador do salão
Durante o salão também foram apresentados os modelos de catamarã Lagoon 42 e Lagoon 46 trazidos pelo Grupo Sailing, para aqueles apaixonados por embarcações a vela.
Outras grandes marcas de veleiros estiveram presentes no evento, como Jeanneau, Fountaine Pajot, Beneteau, Excess, que mostraram as grandes novidades europeias com embarcações em modelo catamarã e monocasco.
Em relação a equipamentos, a Marine Express fez demonstrações, na prática, de como funciona o estabilizador Seakeeper 1, que contribui para suavizar em até 95% o balanço do barco. A MWM, por sua vez, mostrou seu primeiro motor de popa a diesel. E a Mercury trouxe para a Marina da Glória o motor de popa V12 600 hp, o maior do mundo em sua categoria.
A CL Vela esteve com seu projeto “Minha Primeira Velejada” durante toda a 24ª edição do Rio Boat Show, promovendo aos visitantes a oportunidade de velejar pela Baía de Guanabara. A escola náutica também trouxe outros cursos do seu catálogo para seu estande, incluindo um novo curso de wingfoil.
Nesta edição, a gastronomia ficou por conta do Papiro ao Mar, de Angra dos Reis, que trouxe, em sua estrutura flutuante, deliciosos pratos da alta gastronomia, oferecendo aos visitantes um menu feito para encantar qualquer paladar, com pratos de frutos-do-mar a cortes nobres de carne. Além do restaurante, o evento contou com uma área gourmet, criada para acomodar foodtrucks, e a Amstel trouxe para os cervejeiros a degustação de seus produtos, durante todo o evento.
Além de movimentar o mercado náutico, a 24ª edição do Rio Boat Show também se consolidou como um facilitador para a geração de negócios para além do setor. A Ademicon, a maior administradora independente de consórcios do Brasil, esteve mais um ano contribuindo para o fechamento de negociações.
A feira realizou ainda seu tradicional desfile de barcos, sob a locução de Guilherme Kodja. Com direito a jogos de luzes e música, foram exibidas as embarcações presentes no evento, transformando a Marina da Glória em uma imensa passarela.
O Rio Boat Show 2023, maior salão náutico outdoor da América Latina, foi realizado entre os dias 29 de abril e 07 de maio, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro.
Sobre o Grupo Náutica
Com mais de 40 anos de mercado, o Grupo Náutica traz soluções em infraestrutura, eventos e comunicação náutica. É formado pela Revista Náutica, pioneira e líder absoluta no setor; o Boat Show, que organiza os mais importantes salões náuticos da América Latina; a Metalu, maior fabricante de píeres e passarelas em alumínio do mundo; e a Ilha dos Coqueiros, em Angra dos Reis, um espaço que proporciona experiências exclusivas.
O grupo também se preocupa com as questões sociais e é detentora das ações “Só Jogue na Água o que Peixe pode Comer”, assinada pelo cartunista Ziraldo, e “Por Uma Cidade Navegável”, que busca a navegação em lugares inimagináveis, assim como desenvolve os principais Guias de Turismo Náutico do País.
A reputação de construir lanchas modernas e bem-feitas faz com que o mundo náutico sempre acompanhe de perto cada lançamento do estaleiro Real Powerboats, um dos principais construtores de barcos do país. Uma das novidades recentes é a Real 35 Special Deck.
Ao ser lançada no Rio Boat Show 2022, a embarcação chamou atenção por todo o conjunto, em especial por um detalhe: o modelo está equipado com dois motores de popa, que não parecem estar exatamente fora do barco, mas camuflados sob o espaço gourmet.
A engenhosidade do projetista está em conciliar duas categorias de barco aparentemente inconciliáveis. Desse modo, a Real 35 Special Deck ganhou uma grande e surpreendente área livre no cockpit, especialmente na parte saliente, casco afora, quase rente à água, do jeito que o público brasileiro gosta.
Uma boa plataforma de popa é fundamental. É nela, afinal, que as pessoas gostam de ficar, já que nenhuma outra parte a bordo deixa os tripulantes tão próximos da água. Não por acaso, as “prateleiras” estão cada vez maiores e mais completas. Equipadas com o móvel gourmet, viraram uma espécie de extensão natural dos cockpits — quase verdadeiras varandas –, com mesa, pia e churrasqueira, entre outros itens.
Para satisfazer a demanda crescente por lanchas com esse perfil, a nova 35 pés do estaleiro Real Powerboats usa dois motores de popa de 150 a 250 hp cada. A mágica está na localização desses motores: no centro da plataforma, embaixo do móvel gourmet — que por sinal é bem maior que a média — sem tirar espaço para a circulação das pessoas.
Por isso o nome Special Deck. De quebra, o barco ganhou um cockpit livre e despojado, o que facilita as manobras de atracação e o convívio a bordo nos passeios. No casco, o sistema hidrolift, que reduz o arrasto, permite o uso de motores menos potentes.
Comandado pelo engenheiro Paulo Thadeu, o estaleiro Real Powerboats, com sede em Queimados, na região metropolitana do Rio de Janeiro, mantém em linha de produção 13 modelos de lancha (de 22 a 60 pés, de comando aberto, hardtop e com flybridge), além de diversos outros construídos sob encomenda. Enfim, um estaleiro com tradição, história e muitos cascos na água.
Feita para o sol e muito adequada para pequenos passeios em família, com opção de pernoite, a Real 35 Special Deck é uma lancha cabinada de comando aberto, do tipo targa, com motorização de popa e, ao mesmo tempo, cockpit e plataforma totalmente aproveitados, uma combinação rara e bem-vinda.
Para isso, os motores de popa ficam aninhados embaixo do móvel gourmet, no centro da plataforma, liberando espaço para a circulação, aproveitando que barco tem 3,03 m de boca. Por sua vez, o espaço gourmet é uma ilha enorme, localizada no centro da plataforma de popa, com tudo o que se pode esperar de uma área como essa: churrasqueira, tábua de carne, duas geleiras, pia, porta-copos e garrafas, porta objetos e lixeira.
O móvel gourmet (protegido por uma tampa com braço hidráulico) é móvel mesmo. Ou seja, ele se eleva (como se fosse o capô dos motores), facilitando a manutenção dos dois popas, de 150 ou 250 hp cada.
Além disso, uma parte da plataforma de popa pode ser aberta, permitindo que (ao toque de um botão) os motores se elevem e suas rabetas subam para fora d’água, como acontece em uma lancha convencional com este tipo de motorização.
O cockpit, que pode acomodar até 16 passageiros, segue a cartilha dos barcos de passeio desenhados para o clima tropical. Tem arranjo prático e aconchegante, com pia, geleira, lixeira, cristaleira, mesa de madeira opcional (com porta-copos e porta-garrafas), um assento confortável (a bombordo) ao lado do posto de comando e três sofás, um em cada bordo e outro na popa (este, com três entradas de ar sobre o encosto, simulando apoios de cabeça), configuração que resulta em maior equilíbrio e estabilidade para o casco na hora da navegação.
Aliás, o banco de baterias e o tanque de gasolina de 340 litros — que poderia ser um pouco maior — estão centralizados, ocupando o lugar que pertenceria ao motor de centro.
No acabamento, o estaleiro optou pelo estilo mais limpo, claro, agradável e, portanto, simples, mas não simplista. Merece destaque o uso impecável de costuras nos tecidos, na finalização das peças, tanto no cockpit quanto na cabine, com o uso de cores sóbrias.
Também é digna de nota a existência de paióis (com partes removíveis) embaixo de cada um dos assentos dos sofás, permitindo guardar defensas, cabos, material de limpeza e outros acessórios. Assim, o espaço fica livre para as pessoas curtirem o passeio.
Em dias frios ou chuvosos, o cockpit pode ser quase totalmente fechado por uma capota de lona (apenas a proa fica livre), evitando confinamentos forçados na cabine. Porém, na unidade testada por NÁUTICA, a estrutura de alumínio não estava tão firme, provocando balanços durante a navegação.
Por sua vez, a plataforma de popa — tirando proveito da boca generosa do barco — tem 2,73 metros de largura e dois nichos, um (de 80 cm) que serve de base para o espaço gourmet e outro mais atrás que, opcionalmente, pode ser submersível.
A embarcação tem ainda escada retrátil de inox e chuveirinho de água doce. O acesso ao cockpit pode ser feito pelos dois bordos, através de passagens, sem degraus, com pouco mais de meio metro de largura.
A passagem para a proa — onde há um bom solário para um casal, com apoios para cabeça — é feita por uma abertura no centro do para-brisa, exigindo certo esforço para atravessar, uma vez que o vidro dianteiro, de pegada esportiva, é mais baixo e alongado (o que, por outro lado, permitiu que a targa fosse deslocada para trás, com a consequente oferta de uma área de sombra maior).
A cabine, com acesso por dois degraus de madeira, tem uma cama de casal no camarote de meia-nau e um sofá em “V” na proa, conversível em uma segunda cama para duas pessoas, além de armários e banheiro com vaso, pia e ducha. A altura na entrada é de 1,68 m, o que significa que não dá para ficar de pé sem bater a cabeça no teto.
Há bom espaço para circulação e um nicho que pode ser ocupado por uma cozinha com micro-ondas e frigobar. Para a entrada de luz, existe uma enorme gaiuta na proa e janelas nos dois bordos, porém faltam vigias para ventilação natural.
Na decoração, o uso de madeira contrasta com os estofamentos claros e com o prateado das ferragens de inox, produzindo um efeito visual muito bonito. Como não há divisórias, a sensação de espaço interno aumenta ainda mais.
A equipe de NÁUTICA navegou com a Real 35 Special Deck na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, num dia de mar relativamente calmo, com ventos na casa dos 12 nós, que produziam um pouco de marola, o que ajudou na avaliação do casco, que tem um V de 18 graus na popa, bem razoável para uma lancha de cruzeiro de 35 pés.
Como era de se esperar de um projeto da Real Powerboats (estaleiro que se celebrizou pela qualidade da navegação de seus cascos), a lancha — equipada com um par de motores de popa de 150 hp cada — entregou muita performance.
Navegando com estabilidade, cortou as ondas de maneira suave, não embicou nem jogou água no cockpit. Nas cruzadas das esteiras da lancha e de outras que passavam por lá, o casco também não deu nenhuma pancada forte contra as ondas, mesmo acelerando forte. Além disso, fez as curvas sem derrapar, mesmo na velocidade top, que foi de 34,3 nós, a 5150 rpm.
Na aceleração, foi da marcha lenta aos 20 nós em 6,9 segundos, uma ótima marca, ainda mais se considerarmos que a lancha testada estava equipada com a motorização mínima estabelecida pelo estaleiro. Para o desempenho geral e, ainda, para o equilíbrio do casco, contribuiu a boca larga, de 3,03 metros, além do sistema hidrolift.
O estaleiro oferece a opção com dois motores de até 250 hp cada, mas, pelo que a lancha ofereceu com o par de 150 hp, não há necessidade desses cavalos adicionais, mesmo com mais gente a bordo — se bem que, com a capacidade máxima, uma força extra seja bem-vinda, apenas neste caso. Mérito do sistema hidrolift, que reduz o arrasto e permite o uso motores menos potentes.
No posto de comando, o diferencial está no encosto do banco duplo, que é rebatível e facilita o convívio a bordo com a lancha parada, pois aproxima o piloto dos demais passageiros. O assento também tem ajuste de altura, permitindo que um piloto com seus 1,75/1,80 m de altura tenha boa visão para quase todas as direções, exceto quando a lancha está adernada, na hora de fazer uma curva, quando se perde um pouco de campo visual, o que é normal.
Seu painel tem inclinação adequada, espaço para todos os instrumentos e não produz reflexos na vista do piloto. Mas o volante não é ajustável, como mereceria uma lancha de 35 pés como essa.
As botoeiras estão todas sinalizadas, mas o estaleiro abusou no uso de abreviações, o que pode gerar confusão para quem não está familiarizado com essas representações.
Quanto à autonomia, o alcance da Real 35 Special Deck é de 137 milhas náuticas em cruzeiro econômico (21,6 nós) e 115 milhas em cruzeiro (30,2 nós), marcas apenas razoáveis para uma 35 pés que permite o pernoite de quatro pessoas. O ideal seria um alcance maior, garantindo maior conforto em pequenas viagens nos fins de semana.
Saiba tudo sobre a Real 35 Special Deck
Pontos altos
Navegação rápida e estável;
Excelente solução de espaço no cockpit e na popa;
Eficiente com motorização menos potente;
Pontos baixos
Faltam vigias na cabine;
Tanque de combustível poderia ser maior;
Estrutura da capota precisa ser melhor fixada;
Características técnicas
Comprimento: 10,34 m (34 pés)
Boca: 3,03 m
Altura na cabine: 1,68 m
Combustível: 340 litros
Água: 90 litros
Peso com motores: 4.100 kg
Capacidade (dia): 16 pessoas
Capacidade (noite): 2 pessoas
Motorização: popa
Potência: 2 x 150 a 250 hp
Consultor técnico: Guilherme Kodja Edição de texto: Gilberto Ungaretti Edição de vídeo: Lucas Ribeiro Fotos: Victor Oliveira e Divulgação
A Ventura Adventure, que fabrica ATVs e UTVs voltados ao lazer e ao agronegócio, acaba de lançar mais um modelo: o ATV Ventura M250. A marca, que já contava com quatro modelos off road, nasceu em 2021, quando a Ventura redefiniu sua marca — e passou a se chamar Ventura Experience.
Com o lema “o trabalho e a natureza são parceiros inseparáveis”, o Ventura M250 é ideal para pilotagem esportiva, com conforto e dirigibilidade segura.
O modelo tem motorquatro tempos refrigerado a ar, proporcionando assim maior economia e performance ao veículo. Além disso, a transmissão CVT proporciona condução econômica e melhor relação de transmissão da força do motor, para frente, ré ou neutro.
O M250 tem suspensão de braços tipo A dianteira independente, para melhor controle do veículo de 2,05 metros de comprimento e 188,5 kgs. Sua capacidade total de carga chega aos 105 kg, contando com o operador, tanque cheio e a bagagem, que pode ser transportada nos racks dianteiro e traseiro de forma segura.
As luzes dianteiras e traseiras do quadriciclo são de LED , trazendo um conceito moderno ao ATV ao mesmo tempo que traz melhor iluminação ao veículo, que conta ainda com freios a disco para maior eficiência e segurança.
De 6 a 9 de julho, a cidade de Itajaí, em Santa Catarina, será palco do Marina Itajaí Boat Show, o maior salão náutico do sul do país. Agora organizado pelo Boat Show — que há 25 anos realiza os maiores eventos do setor na América Latina –, o salão náutico ganhará projeção nacional e virá cheio de novidades.
O evento trará as principais novidades em embarcações, produtos, acessórios, serviços no shopping náutico e opções de entretenimento para toda a família. Um evento náutico de sucesso onde lazer e negócios se encontrarão à beira-mar.
Importância da cidade no setor náutico brasileiro
Na última década, Santa Catarina conquistou o status de principal polo náutico da América Latina, tanto em número de estaleiros quanto de barcos construídos. Agora, com um Boat Show na cidade de Itajaí, o estado vai estimular ainda mais a economia por meio da compra e venda de embarcações.
Itajaí detém a principal estrutura náutica catarinense (e uma das principais do país). Ao ganhar o selo Boat Show, a cidade entra para o calendário nacional como um dos principais eventos do setor junto com os dois maiores salões náuticos da América Latina, o São Paulo Boat Show e o Rio Boat Show.
Dos cerca de 150 estaleiros de barco de lazer em atividade no país, pelo menos 40 estão estabelecidos em Santa Catarina. Em 2021, o estado foi responsável por 90% das exportações de barcos brasileiros.
A cidade de Itajaí conta muitas empresas ligadas à produção náutica e é sede dos principais estaleiros especializados na construção de iates e lanchas de grande porte, segmento em que responde por mais de 50% da produção náutica nacional.
Faça parte dessa novidade!
Participe do Marina Itajaí Boat Show 2023 entrando em contato com o comercial do evento através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 2186-1068. Destaque sua marca e realize grandes negócios no evento que gerou R$ 80 milhões em negociações em sua última edição.
Anote aí!
MARINA ITAJAÍ BOAT SHOW 2023 Quando: De 6 a 9 de julho de 2023 Onde: Marina Itajaí (Av. Carlos Ely Castro, 100, Centro, Itajaí-SC) Horário: Das 14h às 21h em dias de semana e das 11h às 21h aos finais de semana Mais informações: www.marinaitajaiboatshow.com.br
A Kapazi, presente no Rio Boat Show 2023, é uma das principais empresas no segmento de tapetes para embarcações. A marca conta com produtos para todos os ambientes do barco, com materiais como PVC e EVA. Tradicionalmente, a Kapazi já participa do Boat Show há alguns anos e, para o Rio, trouxe seu lançamento: o Kap Boat.
A linha Kap Boat é feita de material 100% PVC, com base branca, que não aquece. Além disso, o produto permite impressão em 4K, de alta definição, com direito a aplicação de verniz, para garantir proteção contra os raios UV e produtos químicos, geralmente utilizados para limpeza.
Segundo a marca, muitas vezes o cliente quer colocar uma madeira no barco, mas desiste devido ao alto valor para tal. O Kap Boat se torna, então, uma ótima opção, já que proporciona uma reprodução muito semelhante com melhor custo-benefício.
Para a Kapazi, o Boat Show é, além de uma oportunidade de negócio, a chance de encontrar os estaleiros, lojistas, consumidores finais e os amigos. Por isso, a marca já adiantou à equipe de NÁUTICA que estará no evento náutico em Itajaí, em julho, que vai receber mais um lançamento da empresa, que levará uma inovação tecnológica ao mercado.
Em seu estande no Rio Boat Show 2023, a Yamaha apresentou ao público seus principais destaques. Entre eles estavam seus já conhecidos motores e dois modelos diferentes de jets de lazer.
O menor motor da Yamaha exposto no evento foi o F25GMH. De 4 tempos, ele se destaca por contar com injeção eletrônica de combustível e ser portátil. Esta versão tem partida manual, já a outra, chamada F25GWH, oferece tanto partida manual quanto elétrica.
Ao lado do modelo, foram expostos outros dois motores de potência maior. O F115BET, de 4 tempos, é leve e tem bom desempenho. Uma de suas inovações é seu sistema de partida elétrica.
O modelo tem ainda sensores de temperatura, ignição direta e é capaz de drenar a água na entrada de ar do capô. Por fim, o último motor apresentado pela Yamaha no maior evento náutico outdoor da América Latina foi o F300GET2.
Este motor maior tem 4,2 litros e é de 4 tempos. Dessa forma, oferece nível maior de desempenho. Outra característica é sua compatibilidade com o sistema Helm Master EX, também da Yamaha, que pode controlar barcos. Suas válvulas de aceleração atuam em conjunto com a injeção de combustível, tudo feito de forma eletrônica.
Com o intuito de atrair o público, a Yamaha também levou sua linha de jets. O FX Cruiser consegue unir potência com deque ultraleve, feito com a tecnologia NanoXcel 2. Ele oferece tecnologias como a tela touchscreen Connext de 7 polegadas, que integra GPS, sistema de áudio com conexão Bluetooth e outras funcionalidades.
Por fim, o SuperJet Yamaha 2023 também estava em exposição. Feita para pilotagem em pé, agora este modelo tem motor de 4 tempos e 110 hp de potência. Dessa forma, na hora das manobras, a emoção e adrenalina estão garantidas.
Há mais de 75 anos no mercado de motores, a Mercury Marine levou ao Rio Boat Show 2023 suas grandes novidades para o setor. O primeiro motor de popa V10 do mercado foi lançado pela empresa no evento náutico, que recebeu ainda uma prévia do primeiro motor elétrico da marca.
O Verado V10 de 400 hp substitui os antigos 350 e 400 6 cilindros da Mercury. O lançamento é mais leve que a antiga versão, mas carrega todas as características principais das linhas V6 e V8, tendo aproveitado todos os avanços das antigas versões.
Segundo a marca, o modelo teve hélices desenvolvidas especialmente para ele. Trata-se de um motor versátil, ideal para médias e grandes embarcações, estando disponível para centro rabeta e popa.
Além do V10, a Mercury Marine levou ao maior evento náutico outdoor da América Latina uma amostra do seu lançamento em motores elétricos, o 7.5e. Apresentado em 2022 no Miami Boat Show, o modelo tem 750 watts, que equivalem, aproximadamente, a 3 hps de potência de um motor a combustão tradicional.
O 7.5e pesa em torno de 20kg sem bateria, sendo que a mesma tem de 7 kg a 8 kg. A autonomia do equipamento tem média de 6h, e sua bateria conta com dois tipos de carregadores. O carregamento pode levar de 3h a 9h para carga completa, a depender da potência do carregador utilizado.
O modelo elétrico da Mercury Marine ainda não está disponível no Brasil. No entanto, segundo a marca, ele deve chegar no país em breve — entre o final de 2023 e o início de 2024. Isso porque as primeiras unidades começaram a ser vendidas recentemente nos Estados Unidos. Além disso, outros modelos elétricos já estão sendo desenvolvidos pela marca.
Além do lançamento do V10 e a novidade elétrica, o Verado V12 600 hp, conhecido por ser o maior motor de popa do mundo, esteve exposto no estande da marca no evento náutico. Os visitantes do Rio Boat Show 2023 puderam ver de perto o modelo que fez sua estreia na cidade carioca.
O V12 promete aliar alcance e desempenho com avanços na direção, comando e controle. Segundo a Mercury, as inovações se dão graças à primeira rabeta direcionável externa do segmento e uma transmissão de duas velocidades. O objetivo da marca com este motor foi elevar padrões de design e engenharia em navegações de luxo.
Com sistema de propulsão IPS (Inboard Performance System), a Volvo Penta garantiu mais uma experiência interativa ao público do Rio Boat Show 2023, durante os nove dias de evento, através da realidade virtual.
Com ajuda de um instrutor, o visitante que foi conhecer o estande da Volvo Penta no maior evento náutico outdoor da América Latina conseguiu entender como é atracarum barco, nesse caso, utilizando um joystick.
A experiência imersiva foi fornecida de forma totalmente gratuita, sendo necessário apenas entrar no estande da marca no salão do evento náutico.
Além do simulador de realidade virtual, os visitantes do evento náutico conseguiram ver todos os detalhes do motorde veleiro D2. Com um bloco de motor rígido e uma cabeça de cilindro peça única, o modelo da Volvo Penta foi construído para ser um motor forte, com uma longa vida útil.
O motor fornece um binário elevado a baixas rotações por minuto. Dessa forma, ele ganha em potência e resposta rápida ao manobrar numa marina, mesmo com vento forte de cabeça e em espaços confinados.
Especialista em envelopamento de embarcações e distribuidora da Imprimax, a Rosa Branca esteve no Rio Boat Show 2023 com um estande próprio. Para mostrar como funciona seu material, um profissional da marca envelopou um modelo de 22 pés da Real Powerboats ao vivo durante o evento.
Segundo a empresa, ao envelopar a embarcação, o adesivo além de proteger a parte envelopada, muda o visual do modelo. Aliás, os adesivos podem ser aplicados tanto na parte externa quanto na interna.
A composição do material é feita a base de água, sem solventes. Com isso, a pintura original da embarcação não é danificada, dessa forma, caso o proprietário não goste do adesivo aplicado, ele pode colocar outro no lugar.
O material da Rosa Branca pode ser aplicado em diversas partes da embarcação, desde pias e geladeiras, até os próprios pisos, que podem ganhar outro desenho.
A marca oferece estampas como o mármore carrara, o amadeirado e também a fibra de carbono. A garantia do produto varia entre três e cinco anos depois da aplicação.
Confira algumas estampas dos adesivos da Rosa Branca expostas no Rio Boat Show 2023:
O Rio Boat Show 2023 foi palco para o lançamento do quadriciclo elétrico da CF Moto. No estande da marca, o público pôde ver de perto a novidade e também conferir outros modelos, entre eles o UTV de seis lugares, único do país à venda com essa capacidade.
Uma das estrelas da CF Moto no evento náutico foi o ATV EV110. Com autonomia declarada de até 60 quilômetros, este modelo tem linhas futuristas e possui o registro IP67. Dessa forma, ele é resistente à água.
Destinado ao lazer, o ATV tem os modos sport e eco de condução, e pode ainda se conectar com o aplicativo da marca. O valor estimado do veículo chega a R$ 25 mil.
Já o outro destaque da empresa especializada em veículos off-road foi o UTV UFORCE 1000XL. O modelo se diferencia por sua capacidade de carregar até seis pessoas, além de ter três diferentes tipos de tração: 4×2, 4×4 e 4×4 com bloqueio.
Também marcaram presença no estande da marca os modelos ZFORCE 1000 Sport R e o ATV CFORCE 520 L. O SSV ZFORCE tem suspensão independente e faróis full-led, enquanto o ATV conta com direção elétrica e motor de 495 cilindradas, sendo que o modelo ainda pode receber diversos acessórios, instalados nas lojas de revenda.
Presente no Rio Boat Show 2023, o catamarã VivereXtreme é uma embarcação preparada para receber eventos em geral. Desde festas de aniversários e passeios até celebrações corporativas e casamentos podem ser realizados no mar, dentro deste barco de 60 pés.
O catamarã já está há sete anos na Marina da Glória oferecendo esse tipo de serviço. Segundo Polianna Marchioro, organizadora do VivereXtreme, a ideia foi muito bem recebida pelo público do Rio Boat Show 2023. “As pessoas se encantam com a possibilidade de fazer uma comemoração no mar”, mencionou Polianna.
A embarcação é capaz de acomodar até 50 pessoas. Durante o maior evento náutico outdoor da América Latina, o barco cumpriu sua agenda de eventos já programada que, segundo a organizadora, é bastante concorrida.
A ideia do catamarã para eventos surgiu do comandante Nelcio Marchioro, um dos donos da embarcação. Ele construiu o barco já com a intenção de utilizá-lo para a realização de eventos sobre as águas.
No Rio Boat Show 2023, o catamarã VivereXtreme estava equipado com bar de drinks e ficou totalmente aberto para visitação para todo o público presente, que pôde conhecer de perto a embarcação e conferir todos os detalhes.
O estaleiro francês Beneteau lançou recentemente uma nova série de veleiros de cruzeiro da linha Oceanis, com modelos de 30 a 51 pés de comprimento. O modelo Beneteau Oceanis 51.1 foi um dos destaques que a Aloha Náutica levou ao Rio Boat Show 2023.
A linha conta com barcos de última geração, caracterizados pela alta concentração de conforto, tanto de navegação como de acomodação no cockpit e na cabine.
Listamos, abaixo, os principais destaques deste veleiro de 51 pés da Beneteau.
6 características do Beneteau Oceanis 51.1
Inovação nas linhas da proa
O veleiro, de 15,94 metros, tem casco quinado na proa (chine, linha de junção entre o costado e o fundo do casco), em vez de arredondado, o que garante mais estabilidade, ajuda na navegação de mar picado e garante maior volume interno — e, consequentemente, mais conforto.
Conforto total no cockpit
Como era de se esperar de um veleiro desse nível, todos os comandos do Oceanis 51.1 (cabos, catracas, mordedores, etc.) estão à mão, ao lado da roda de leme, o significa que o comandante capitaneia o barco confortavelmente. Esse arranjo, ao mesmo tempo, resulta em maior espaço de circulação no cockpit.
Escada de acesso ao salão faz diferença
Na passagem do cockpit para o salão, chama atenção a escada de acesso, com declive suave (ângulo de 45 graus), em vez de rampado. Pode parecer um mero detalhe, mas faz uma grande diferença naqueles momentos de entra-e-sai da cabine. Desce-se de frente. Até um cachorro pequeno (o mascotinho) sobe e desce tranquilamente.
Plataforma de popa retrátil
Extensão natural do cockpit, a plataforma de popa é um item muito valorizado pelo brasileiros. Ponto para o Oceanis 51.1, que vem com uma plataforma retrátil (com o barco navegando, ela é recolhida; com o barco parado, ela se abre). Com dupla função, tanto serve como deque de embarque e desembarque do barco como atua como uma espécie de prainha particular, com gostosos banhos de mar.
Tem opção de cabine de marinheiro
Nem sempre lembrado pelos estaleiros, o marinheiro pode dispor nesse 51 pés de uma pequena cabine, com cama e uma mini toalete.
O barco é muito iluminado
As grandes vigias do costado banham o barco de luz do sol e permitem a entrada de ar, criando um ambiente muito agradável. Ao mesmo tempo, oferecem uma visão panorâmica do exterior. O estaleiro oferece possibilidade de customização, com opção de 5 layouts internos, de três a cincos quartos.
Empresa especializada na decoração de embarcações e aeronaves, a Dayd marcou presença no Rio Boat Show 2023. Em seu estande próprio, Fabianne Domingos, a empresária por trás dos projetos, mostrou sua linha de produtos. Além disso, algumas embarcações expostas no evento tiveram seu interior decorado pela equipe da designer.
A empresa da curitibana cuida de toda a parte de rouparia, que é feita sob medida. Fabianne também cuida da criação de móveis personalizados, todos de acordo com a necessidade do cliente. Um dos diferenciais da sua empresa é organizar e treinar a tripulação.
No Rio Boat Show 2023, a Dayd apresentou seu trabalho dentro de alguns barcos, como a FS 360 Allure, da FS Yachts, e a V450, da Ventura. Aliás, ainda na Ventura outras embarcações, como a 40 HT e a 40 Cross, contavam com utensílios de concepção própria da Dayd.
Durante o maior evento náutico outdoor da América Latina, a Dayd também apresentou suas novas linhas de produtos, com novas estampas e acabamentos de enxoval.
Por lá, houve a apresentação dos seus projetos de refit por meio da realidade virtual. Questionada sobre seus futuros lançamentos, Fabianne fez suspense e afirmou que apenas no próximo evento é que o público conhecerá as novidades.
Esta foi a primeira vez da marca com um estande próprio no evento náutico. Contudo, em edições anteriores, embarcações de estaleiros como Azimut, Triton e FS Yachts já contaram com os interiores elegantes assinados por Fabianne Domingos.
A empresa especializada em motores Hidea expôs seus novos modelos no Rio Boat Show 2023. Durante o maior evento náutico outdoor da América Latina, o público pôde conhecer de perto as novidades dos motores de popa.
Um dos lançamentos é o motor HDEF115FEL-T, de quatro tempos, capaz de produzir 115 hp de potência. Suas inovações são o duplo comando no cabeçote e partida elétrica. Além disso, conta com nova pintura.
A outra novidade da Hidea revelada no Rio Boat Show 2023 foi o motor HDEF130FEL-T. Também importado como o modelo anterior, possui a entrada de ar melhorada. Dessa forma, sua resposta é mais rápida.
No estande da Hidea ainda estavam em exposição outros modelos de motores de diversas potências, variando de 4 hp até 130 hp.
A empresa chinesa está no Brasil há seis anos, com um escritório que cuida das vendas, estoque de peças, reposição e manutenção. Vale ressaltar que todos os produtos da Hidea têm garantia de três anos.
A Marinha do Brasil, mais antigo dos três ramos das Forças Armadas do país, esteve presente no Rio Boat Show 2023 reforçando a importância de estar por dentro das regras de sinalização náutica. Para isso, a entidade levou ao evento pequenos exemplos de boias e lanternas de sinalização para demonstração.
Maior Marinha da América Latina e a segunda maior do continente americano, a Marinha do Brasil, através do Centro de Auxílios à Navegação Almirante Moraes Rego (CAMR), vem buscando um conjunto de inovações tecnológicas que estão sendo implementadas para análises de projetos de Auxílios à Navegação.
Alguns exemplos que já acontecem na prática, são: o serviço de tráfego de embarcações Vessel Trafic Service (VTS), as Estações de Referência para Transmissão de Correção Diferencial do Sistema Global de Navegação por Satélite (ERDGNSS), os Auxílios à Navegação (AIS-AtoN) e a utilização de ferramentas de Sistemas de Informações Geográficas (GIS).
A equipe presente no estande da entidade reforçou que se lançar ao mar não é simplesmente tirar uma carta náutica, existem outras informações importantes que precisam de atenção, como batimetria, vento e temperatura, por exemplo. E, da mesma forma que existem as leis de trânsito, existe a sinalização náutica — que deve ser respeitada.
Os sinais que levados pela entidade ao evento náutico são pequenos exemplos de boias e lanternas de sinalização, para demonstrar as entradas e saídas de portos ou canais e facilitar a compreensão do público.
Também visando auxiliar nesse processo, um novo aplicativo da Marinha foi apresentado. Gratuito, ele está disponível tanto para sistemas iOS quanto para Android. O app mostra a importância da segurança para navegação, todas as informações sobre vento e tira qualquer outra dúvida que o usuário possa ter antes de ir para o mar.
Para o Rio Boat Show 2023, a Quadricenter equipou seu estande com todos os produtos que a BRP comercializa no Brasil, dentre eles, os quadriciclos Maverick e o carro Defender, além, é claro, dos jets Sea-Doo.
A canadense BRP (Bombardier Recreational Products) é uma das mais importantes fabricantes de motos aquáticas e veículos off-road do mundo. A Quadricenter é representante da BRP no estado do Rio de Janeiro e possui duas lojas: uma em Niterói e outra na Barra da Tijuca.
Quando o assunto são os jets Sea-Doo, a Quadricenter conta com toda a linha da marca. “Só não trouxemos mais (modelos) para as pessoas poderem circular melhor no estande”, mencionou Jair Almeida, gerente comercial da empresa.
Os destaques da Sea-Doo no estande da marca no Rio Boat Show 2023 foram os modelos Explorer e Fish-Pro, ambos renovados na versão 2023. Jair explica que os jets Sea-Doo da linha 2023 têm motores que variam de 130 até 300 cavalos. Já os preços destes modelos vão desde R$ 89 mil até R$ 180 mil.
Em seu estoque, a concessionária conta com todos os produtos da marca, como os Mavericks (modelo de carro mais esportivo, que compete no Rali Paris-Dakar) e o Defender, um veículo voltado para trabalho.
Este último se destaca por ter tração 4×4, câmbio automático e alta tecnologia embarcada. De acordo com a Quadricenter, é muito útil principalmente para uso no campo. A caçamba do veículo pode transportar equipamentos e tudo que for necessário, atendendo a uma série de demandas.
Há quase 30 anos no mercado, a Car Station, presente no Rio Boat Show 2023, atua como distribuidora dos produtos Club Car, líder mundial na fabricação de carros elétricos. Além disso, a empresa criou a V-Tech, sua própria marca de veículos. Neste ano, a marca lançou seu produto mais inovador: a Bigga, um triciclo 100% elétrico.
O modelo, destaque da marca no Rio Boat Show 2023, levou dois anos para ser desenvolvido e é indicado para atuação na segurança pública e patrimonial, bem como para condomínios, patrulhamento de shoppings, estacionamentos e afins. O lançamento dispõe de megafone, sirenes, câmera e até luz strobo.
O triciclo, 100% elétrico, trabalha com uma ou duas baterias. Uma bateria proporciona 12 horas de autonomia, enquanto duas proporcionam 24h de trabalho. Segundo a marca, a Bigga é um produto que roda o dia inteiro de forma elétrica, com um consumo considerado muito baixo.
Montada e desenvolvida pela empresa em território nacional, o triciclo surpreendeu o público que passou pelo estande da marca no evento náutico, uma vez que as pessoas estão mais acostumadas com um diciclo muito utilizado também para segurança, em que é necessário se equilibrar.
Segundo a marca, a Bigga deve disputar espaço no mercado com o Segway, uma vez que traz estabilidade e elimina a possibilidade de cair, além de proporcionar uma visão de 15 cm acima do solo.
Além da Bigga, a Car Station trouxe ao Rio Boat Show 2023 seu Big Foot V-Tech, customizado com bancos premium, bateria com autonomia de 6h a 8h de carga e motor AC que anda em terrenos irregulares, como gramas e montanhas.
No modelo há espaço para quatro pessoas e um banco rebatido, em que é possível colocar carga, se necessário.
Os catamarãs do estaleiro francês Fountaine Pajot são reconhecidos como os mais leves, resistentes e rápidos entre os multicascos produzidos em série. O Tanna 47, que esteve no Rio Boat Show 2023, não foge à regra.
O estaleiro fundado em 1978, com sede em La Rochelle, é representado no Brasil pela GB Yachts, de Bruno Scotelaro. Confira os pontos de destaque deste barco.
5 principais características do Tanna 47
Alto desempenho
O Tanna 47 foi projetado para oferecer capacidade de resposta intuitiva ao timão (roda de leme) e desempenho inigualável em todas as condições de mar e vento.
Mérito do projeto, que oferece equilíbrio e estabilidade em qualquer velocidade, e do emprego de alta tecnologia no processo de produção, com o uso de Kevlar, fibra de carbono, Divinycell e infusão a vácuo.
Espaços integrados
Um piso único, sem degraus, integra toda a área social do Tanna 47, formada por três ambientes: salão, cockpit e cozinha. Isso resulta em espaços amplos, limpos e unificados, e em muita mobilidade a bordo.
São 40 m² de área no mesmo nível, por onde se distribuem uma mesa de jantar para 12 pessoas no salão e uma mesa multifunção na cozinha, entre outros móveis. Na popa, há um grill a gás da Eno.
Uma bancada integra o cockpit e a cozinha – que, por sua vez, é completíssima, com refrigerador, icemaker, freezer vertical, dois refrigeradores de gaveta, forno a gás, micro-ondas e forno de quatro bocas.
Posição de comado
No Tanna 47 o comandante fica em uma posição privilegiada, intermediária entre o cockpit e o lounge deck, no convés de boreste, protegido por uma bimini.
Lounge deck? Sim, o Tanna 47 não tem flybridge e sim uma área de convivência em uma posição elevada, embora se assemelhe muito ao um fly mesmo. Esse detalhe do projeto foi fundamental para manter o centro de gravidade do barco mais baixo, o que melhora a estabilidade.
Pelo fato de estar nessa posição intermediária, o comandante não precisa descer pelo deque lateral para acessar o cockpit: entra direto, com toda segurança.
Acabamento
O estaleiro oferece diversas opções de revestimento e combinação de cores, tanto no piso externo (madeira natural ou teca sintética) ou na parte interna (tecido de linho, couro sintético ou couro natural, por exemplo).
Isso sem contar a possibilidade de personalização, ou customização de alto nível, com a instalação de móveis de alto padrão e peças de design, de acordo como o estilo do comprador.
Plataforma de popa submersível
Fato raro em catamarãs, o Tanna 47 já sai de fábrica com uma plataforma hidráulica submersível, que desce 40 centímetros abaixo da linha d’água.
Desse modo, o barco cria uma praia particular e, ao mesmo tempo, permite içar um inflável de até 4 metros e 200 kg, por exemplo.
O sistema de comando wireless permite que o ocupante do bote, chegando do mar, controle toda operação de içamento sem ter de desembarcar.
Depois do sucesso do Lagoon 450, que vendeu feito picolé na praia nos oito anos que em permaneceu em linha de produção (nada menos que 900 unidades estão nas águas ao redor do planeta), a francesa Lagoon (do grupo Beneteau) viu-se com o desafio de construir um substituto à altura.
O substituto deveria não só honrar seu legado como arcar com os novos padrões dos rivais estrangeiros. Esse desafio coube ao Lagoon 46, catamarã com flybridge e muitos pontos altos que o Grupo Sailing, do campeão olímpico Marcos Soares, está exibindo no Rio Boat Show 2023.
5 características mais marcantes do Lagoon 46
O comando fica no flybridge
Lá do alto, de seu posto com roda de leme, protegido do sol e da chuva por um hard-top e com visão de 360 graus, o privilegiado comandante encontra tudo à mão para tocar o Lagoon 46 sozinho: catracas elétricas, acionamento do guincho (que facilita o fundeio), traveller elétrico (para a angular a retranca), plotter com radar integrado e tela do eletrônico de 16 polegadas.
No teto do hard-top há duas vigias, o que facilita a trimagem das velas. E como o mastro foi recuado para o centro do barco, o comandante dispõe de uma genoa autocambante, que diminui o caturro, deixando a navegação fica mais suave.
O flybridge é enorme
Com grande volume e acomodações para até oito pessoas, o fly tem uma importância significativa para o sucesso do barco. Graças a esse deque elevado, o Lagoon 46 ganhou uma área generosa de circulação no salão, que mede confortáveis 20 m² e tem uma cozinha completa à ré.
Do mesmo, há muito espaço na praça de popa. Neste ambiente, uma mesa de madeira acomoda até dez pessoas quando aberta – para isso, há um sofá deslizante para trás. Com o flybridge, o Lagoon 46 ganhou muitos espaços para armazenamento no cockpit, o que torna esse multicasco perfeito para grandes cruzeiros.
Do jeito que você gosta
Uma das vantagens de se ter um Lagoon 46 é a possibilidade de personalização do barco. Esse catamarã é produzido em série, mas com duas possibilidades de configuração da cabine: com três ou com quatro suítes. Trata-se do que os estaleiros chamam de “processo custom”.
Na versão “proprietário”, com três camarotes, a suíte máster ocupa um bordo inteiro do barco, a boreste. Outros itens customizáveis são as cadeiras, os estofados, os móveis, os eletrodomésticos, o dessalinizador, os painéis solares, etc.
A elegância do projeto
O Lagoon 46 segue o padrão elegante característico do estaleiro francês. Assim, há a aplicação de madeiras nobres, tecidos especiais, luzes diretas e indiretas e mesa de navegação revestida de couro.
A proa se conecta com salão
Enorme, a proa do Lagoon 46 tem um verdadeiro lounge, com dois solários reclináveis e um sofá no centro; duas grandes redes-solários (típicas de um catamarã) e gurupé, reservado a uma vela adicional de performance. Entre a proa e o salão a janela se abre, integrando os ocupantes dos dois espaços.
RIO BOAT SHOW 2023
Quando: De 29 de abril a 7 de maio, das 13h às 22h (todos os dias do evento) Onde: Marina da Glória (Av. Infante Dom Henrique, S/N, Glória) Mais informações:rioboatshow.com.br
Redes de pesca já sem utilidade ganharam novo destino com a Marulho, expositora que mostrou o resultado da sua iniciativa durante o Rio Boat Show 2023. Além do trabalho ambiental, a marca atua socialmente, uma vez que os produtos são produzidos por pescadores locais já sem condições de trabalhar na área.
Consideradas um resíduo sólido, as redes utilizadas pela Marulho seriam simplesmente descartadas, uma vez que no Brasil não existe tratamento nem reciclagem para isso.
Essa falta leva a um problema ambiental muito grande, conhecido como pesca fantasma — que é quando apetrechos de pesca (sejam redes, anzóis ou linhas) vão parar no mar, sem que sua localidade seja encontrada. Daí o nome “fantasma”.
Quando a rede segue nessa situação, ela continua fazendo o que foi feita para fazer: pescando peixes, tartarugas, golfinhos e muitos outros animais marinhos. Um super problema ambiental e também para os pescadores, que acabam ficando sem a proteína do pescado.
É aí que o trabalho da Marulho entra para fazer total diferença. Os pescadores que já não têm mais idade para sair para a pesca — ou que não conseguiram se aposentar — e detêm o conhecimento da costura artesanal, são escalados para fazer os produtos fornecidos pela marca.
Costurando manualmente com o conhecimento caiçara, os pescadores produzem diversos produtos que são vendidos para o cliente final. Ou seja: um trabalho socioambiental.
Alguns dos itens produzidos pela Marulho são inspirados em barcos — e pensados para eles –, como o esfregão multiuso (para limpar o fundo do casco, o costado, deque etc) e a fruteira suspensa, ideal para embarcações, que geralmente precisam explorar o espaço aéreo.
Ao todo, a marca já coletou por volta de 3 toneladas de redes. Entretanto, 40% desse total não é próprio para a confecção dos produtos pelo desgaste da rede, que, muitas vezes, está no mar há muito tempo. Neste caso, a rede é separada, assim como os retalhos da própria produção.
A partir da conquista de uma trituradora no ano passado, o material que não serve mais para costura agora é triturado, podendo assim voltar à cadeia produtiva. Uma das ideias da Marulho é com isso produzir óculos, hastes, chaveiros etc.
Com a participação no Rio Boat Show 2023, a empresa espera ganhar reconhecimento no setor náutico e também do público adepto às causas ambientais, para difundir a marca que pode ganhar parcerias ou produtos à bordo de novas embarcações.
Não é um carro, embora o aspecto exterior imite um automóvel esportivo à perfeição. Da mesma forma, não é um jet, mesmo que tenha um motor hidrojado de 355 hp e alcance 60 mph de velocidade máxima. O Seacar Maestry é, surpreendentemente, uma mistura dessas duas coisas.
Na realidade, o barco é um trimarã muito veloz, capaz de navegar não apenas em águas doces, como lagos e represas, mas até em mar agitado — desde que dentro da área de navegação interior, naturalmente.
“Durante a fase de testes, entre Itajaí e Balneário Camboriú, enfrentamos todo tipo de água, inclusive mar mexido, e o barco se mostrou bastante estável”, garante Nilton Goes, diretor da Seacar Company e idealizador do projeto, feito para navegar exclusivamente na água (não é um anfíbio).
Dono de uma revenda de carros esportivos e, ao mesmo tempo, de uma revenda de barcos em Itajaí, o empresário um belo dia teve a ideia de conciliar suas duas atividades.
Se o jet é uma moto aquática, por que não pode haver um carro aquático? – Nilton Goes, diretor da Seacar Company
Essa foi a pergunta que Nilton fez, antes de se debruçar no projeto do Seacar Maestry, que teve a contratação de um engenheiro e a colaboração de seus dois filhos.
Foram três anos trabalhando no projeto, começando do zero, até a concretização do sonho. Isso envolveu a definição do tipo de casco (no caso, triplo), do motor (hidrojato), dos equipamentos e do design (não é réplica, embora tenha sido inspirado em carros esportivos clássicos).
“Tudo foi feito especialmente para o Maestry, do volante, confeccionado com fibra de carbono, à chave da ignição, usinada com alumínio, passando pelo retrovisor, de inox e carbono, e pelos bancos, em formato de concha, no estilo Recaro”, explica Nilton Goes.
Pronto, o barco-carro impressiona pela beleza do projeto, pelos detalhes dos equipamentos e pelo desempenho. “Equipado com um motor de 355 hp, desenvolvido a partir de uma parceria com a Hyundai, a velocidade máxima chegou a 60 mph”, afirma o diretor da Seacar.
Na velocidade de cruzeiro, que é de 40 mph, o Maestry tem autonomia de seis horas de navegação, com um tanque de 55 litros de gasolina.
Um dos segredos para o desempenho verdadeiramente esportivo está na matéria-prima utilizada na confecção do casco: um composto de fiberglass e grafeno, que, além de leve, apresenta um elevado nível de resistência.
As rodas e as portas, naturalmente, são cenográficas, e a manopla do câmbio funciona como freio e ré. Mas, por dentro, o visual e o conforto são de um autêntico carro esportivo. O preço, idem: a partir de R$ 487 mil.
Apenas nos três primeiros dias do salão náutico carioca já foram vendidas duas unidades, e algumas outras vendas ficaram engatilhadas, de acordo com a marca.
Do sucesso do modelo inicial, de dois lugares, nasceu a promessa do diretor do estaleiro de dar forma a um novo modelo — desta vez, simulando um carro esportivo de quatro lugares. Não se surpreenda se um deles passar por você, em alta velocidade.
Representante oficial da vela esportiva no país, nacional e internacionalmente, a CB Vela esteve presente no Rio Boat Show 2023 com seu lançamento de camisetas e moletons, trazendo estampas exclusivas, em parceria com a Reserva Inc.
Presente no Rio Boat Show também em 2016, a CB Vela contou à equipe de NÁUTICA que a participação no evento deste ano teve como intuito, principalmente, aproximar o público da modalidade, assim como criar oportunidades comerciais e de venda, tão importantes para o esporte no país.
A CB Vela representa a modalidade que trouxe ao Brasil o maior número de medalhas de ouro olímpicas, somando sete conquistas. Ao todo, são 18 medalhas em Olímpiadas.
Já pensando em participar das próximas edições do Boat Show em Itajaí e em São Paulo — nos meses de julho e setembro, respectivamente –, a CB Vela revelou que novos lançamentos estão saindo do forno.
Prevista para as próximas semanas, a novidade da CB Vela trata-se de uma linha própria de roupas, desta vez, dentro de uma pegada mais lifestyle, com atributos relacionados à vela como modalidade esportiva, explicou a entidade.
Especialista em equipamentos náuticos, a Marine Express levou ao Rio Boat Show 2023 diversas novidades. Entre elas, o público pôde conferir o funcionamento do estabilizador Seakeeper instalado em uma embarcação.
Destaque da Marine Express no Rio Boat Show desse ano, o novo Seakeeper é um estabilizador giroscópio, com sistema de refrigeração à vácuo, feito com a finalidade de reduzir o desconforto que o balanço do mar pode causar em um passeio de barco.
Dessa forma, à medida que a embarcação balança no mar, tanto a bombordo quanto a boreste, o equipamento faz uma força contrária, para neutralizar a movimentação.
Por usar baterias, o consumo do Seakeeper é relativamente mais baixo, explicou a marca durante a demonstração feita para a equipe de NÁUTICA.
Além disso, outros equipamentos da Raymarine, como as câmeras de monitoramento e os novos displays, estavam expostos no estande da Marine Express no Rio Boat Show 2023, na Marina da Glória.
Criada pelo ex-velejador de competição Fabrizio Sestini, a Marine Express atua há mais de 30 anos no mercado de produtos náuticos. A empresa conta com dez modelos de estabilizadores Seakeeper, que atendem embarcações de diferentes tamanhos, eliminando até 95% do balanço do barco.
Confecção especializada em coletes e boias homologadas pela Marinha do Brasil, a Ativa Náutica levou ao Rio Boat Show 2023 um lançamento que é novidade no Brasil: coletes infláveis das classes 3, 4 e 5, para águas abrigadas, trabalho e lazer.
A marca, que celebra 25 anos de história neste ano, já tinha em seu catálogo coletes rígidos para todas as classes de navegação.
Os coletes infláveis, grande novidade da Ativa, têm dois tipos de acionamento. No automático, o colete ativa quando o usuário fica submerso na água — ou seja, o equipamento não é ativado apenas com respingos e chuva.
Já no manual, o sistema é ativado através de puxador e tuboral. As duas opções estão disponíveis em cada classe do modelo.
A participação da Ativa Náutica no maior evento náutico outdoor da América Latina teve como objetivo apresentar o produto e explicar sobre a novidade, que chegou há pouco tempo em território nacional.
Ao mesmo tempo em que chega a causar estranhamento no público, conta a marca, a novidade também surpreende pela tecnologia.
Até o final deste ano, a marca mencionou à equipe de NÁUTICA que espera lançar novos coletes na classe 5.
Vale ressaltar que a Marinha do Brasil é o órgão responsável por certificar os coletes de salvatagem, equipamentos náuticos e de segurança em águas brasileiras. Para cada classe, tipo de colete e tamanho, há um conjunto de testes para que o produto seja certificado, seguro, de qualidade e confortável para o usuário.
Durante o Rio Boat Show 2023, a MWM apresentou os primeiros motores de popa a diesel do mercado. Com duas versões diferentes, o motor OXE foi o destaque do estande no salão náutico.
Entretanto, essa não foi a única novidade da MWM no evento: a marca ainda levou um barco para as águas da Marina da Glória.
Os novos motores de popa a diesel OXE, da MWM, tem versões de 200 hp e de 300 hp. Por trazerem novas tecnologias, esses motores produzem mais torque e consomem até 46% menos combustível.
Também no estande da MWM no Rio Boat Show 2023 a marca levou o gerador Northern Lights 9kW, as telas e manetes produzidos pela marca. Além disso, outros acessórios como chaves de ignição e modernos displays puderam ser conferidos pelo público.
Para mostrar seus produtos em funcionamento, a MWM levou para a água a lancha Number One. Com 40 pés, o barco contava com todos os sistemas tecnológicos da MWM embarcados e motor de quatro cilindros e 350 hp de potência.
Por fim, o estande da MWM no Rio Boat Show 2023 contou ainda com o motor MWM 7.2, com seis cilindros, potência de até 500 hp e mais de 1300Nm de torque, o MAN V8 e a Rabeta Konrad, além de peças de reposição da marca.
No embalo de sábado à noite, os barcos dos principais estaleiros roubaram a cena na “piscina” da Marina da Glória no último dia 6, durante o Desfile de Barcos do Rio Boat Show.
Parecia a noite das campeãs, que as escolas de samba fazem todo ano no encerramento da semana de Carnaval. Uma apresentação apoteótica.
Um após o outro, veleiros, lanchas e iates entraram na “passarela” toda iluminada, para que os barcos brilhassem ainda mais e levantassem o público com seus componentes nota 10.
Este ano em sua 6º edição, o Desfile de Barcos do Rio Boat Show contou com 14 embarcações, de 14 estaleiros. Ao final, todas receberam pontuação máxima do apresentador da festa, Guilherme Kodja.
O espetáculo foi transmitido ao vivo pelo Canal Náutica no YouTube, com imagens do drone pilotado por Victor “Vitrola” Santos. Não é competição e, sim, diversão. E puro encantamento!
Confira a sequência de barcos que se apresentaram no Desfile de Barcos do Rio Boat Show 2023:
Os visitantes do Rio Boat Show 2023 estão tendo a oportunidade de experimentar a alta gastronomia do restaurante Papiro, diretamente de um trawler de 60 pés, mais conhecido como Papiro ao Mar.
A ideia pouco comum de um restaurante flutuante surgiu quando, navegando pelas águas de Ilha Grande, no Rio de Janeiro, a empresa percebeu que haviam muitos barcos na água, mas sem opções de alimentação.
Foi dessa falta que surgiu o Papiro ao Mar, tanto para suprir a necessidade dos que navegavam pelas águas da Ilha, quanto pela oportunidade apresentada.
O restaurante flutuante oferece alta gastronomia, assim como seu local original — o hotel boutique Papiro, em Angra.
O mesmo menu da sede é servido também no mar — inclusive a parrilla, tradição da casa.
Segundo o restaurante, o público do Rio Boat Show 2023 tem recebido bem a ideia e, além do restaurante, o interesse parte também pela curiosidade em conhecer o charmoso trawler de 60 pés.
RIO BOAT SHOW 2023
Quando: De 29 de abril a 7 de maio, das 13h às 22h (todos os dias do evento) Onde: Marina da Glória (Av. Infante Dom Henrique, S/N, Glória) Mais informações:rioboatshow.com.br
A Lanchas Coral levou sua primeira Coral 50 Fly para estrear no Rio Boat Show 2023. O estaleiro carioca já tinha produzido várias lanchas no modelo 50 pés, porém, apenas com hardtop.
Com o propósito de inovar no design, o projeto levou um ano e meio para ficar pronto, desde sua ideia inicial. Leonardo Chiavazzoli, que comanda a Coral, revelou que o estaleiro — que é o único do Brasil com ISO 9000 — também optou por modernizar o projeto durante este processo.
A equipe de NÁUTICA conheceu a Coral 50 Fly por dentro e conta os principais diferenciais deste barco fabricado por infusão.
Conheça 5 destaques do lançamento Coral 50 Fly
Acesso ao flybridge pela proa
De cara, o acesso ao deque superior da Coral 50 Fly é o que mais chama a atenção. De acordo com o estaleiro, esta é a única lancha do Brasil em que o acesso ao flybridge é feito pela proa do barco.
Muita entrada de luz na cabine
As enormes janelas garantem uma boa luminosidade dentro da cabine do barco, aumentando a sensação de espaço nesta lancha de 50 pés.
Layout modular
A Coral 50 Fly é toda modular, então ela pode comportar até quatro quartos, mais uma cabine de marinheiro e três banheiros – o proprietário é quem define esse layout no ato da compra.
A Coral 50 Fly que esteve no salão náutico foi configurada com dois camarotes, mas a capacidade total da lancha é de 14 pessoas no pernoite.
Pé-direito alto comporta até geladeira residencial
Com um pé-direito generoso de 2,30 m, o deque inferior da Coral 50 Fly abriga com tranquilidade uma geladeira grande, de padrão residencial. O barco que o estaleiro carioca levou ao Rio Boat Show 2023 está equipado com uma geladeira de 470 liros de capacidade.
Aliás, a cozinha pode ser configurada tanto na cabine quanto mais próxima à popa, de acordo com o gosto — e uso — do freguês.
Muito espaço na popa
Enorme, a popa da Coral 50 Fly conta com móvel gourmet e muito espaço para os passageiros curtirem o passeio de barco com conforto. Além disso, a área abriga três grandes paióis.
RIO BOAT SHOW 2023
Quando: De 29 de abril a 7 de maio, das 13h às 22h (todos os dias do evento) Onde: Marina da Glória (Av. Infante Dom Henrique, S/N, Glória) Mais informações:rioboatshow.com.br
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