Tripulante influencer: jovem revela curiosidades do trabalho em iates de luxo

Entrevistamos Emery Wallerich, que faz sucesso nas redes mostrando rotina da tripulação de grandes barcos

10/06/2023

Trabalhar a bordo de grandes barcos de luxo garante momentos incríveis, mas também a responsabilidade de manter o iate perfeito para os passageiros. É isso o que mostra Emery Wallerich, uma tripulante influencer que faz sucesso nas redes.

Tripulante de iates há mais de quatro anos, Emery já conheceu vários lugares do mundo, andou a cavalo nas Bahamas e até nadou com tubarões. Apesar das vivências incríveis, a garota não deixa de mostrar aos seus seguidores todos os lados dessa história — que nem sempre são recheados de luxo.

Emery é uma jovem de 26 anos, natural de Seattle, em Washington, nos Estados Unidos. Contudo, já faz quatro anos que ela se mudou para a Flórida, também no país americano. A verdade é que Emery passa por muitos países diferentes enquanto trabalha em iates.

 

Com mais de 700 mil seguidores no TikTok, sua rede social com mais acessos, a tripulante influencer também faz sucesso no Instagram, mostrando curiosidades sobre seu trabalho, rotina e todas as experiências que uma vida em alto-mar proporcionam a ela.

Mas, e como ela conseguiu esse “trabalho dos sonhos”? Emery contou à equipe de NÁUTICA que começou a trabalhar em iates quando tinha apenas 22 anos, depois de se formar na Oregon State University.

 

“Uma amiga nossa da família trabalhava como tripulante de superiates e contou à minha mãe o que ela fazia. Minha mãe ficou muito animada para compartilhar comigo e uma semana depois recebi minhas certificações”, conta.

A mãe de Emery, aliás, foi uma das grandes incentivadoras para que a menina se aventurasse na área. “Ela sempre quis que experimentássemos o máximo possível do mundo enquanto éramos jovens”, conta Emery.


E não demorou para que a garota começasse a, de fato, a fazer isso. Logo em sua primeira experiência, Emery foi de Seattle ao Canadá em um hidroavião.

Nunca pensei que empregos como este existissem e lá estava eu observando as baleias jubarte saltando e as baleias orca migrando, enquanto dirigíamos para nosso próximo destino – Emery Wallerich, tripulante influencer

Tripulante influencer é sucesso nas redes

Com a vida de tripulante influencer, são os chamados “vídeos curtos” que mais chamam atenção nas redes sociais. É por meio deles que a garota mostra seu dia a dia dentro das embarcações, conta curiosidades e tira dúvidas de seguidores.

@thatyachtiegirl You can hear our chandelier hanging on for dear life lol I definitely get sea sick if I’m working in a cabin in conditions like this but I have yet to yak in my 4 and a half years (knock on wood) #yachtie #thatyachtiegirl #stewardess #deckhand #yachtjob #myjob ♬ original sound – 🌻 – Scar 🌻


Não é difícil imaginar que muitos deles acreditam que a melhor parte do trabalho de Emery é viajar pelo mundo. E ela confirma essa tese, mas ressalta que “a melhor parte de trabalhar em um iate não é apenas a viagem, mas também o número de culturas diferentes que você conhece.”

Em um de seus vídeos, a jovem conta que, somente no ano de 2022, ela passou por mais de dez países. Por outro lado, Emery não deixa de mostrar que o trabalho também inclui grandes responsabilidades.

@thatyachtiegirl Covering up a YACHT 🤍⚓️ #yachtie #juststewit #thatyachtiegirl #myjob #belowdeck #stewardess #deckhand ♬ FUCK IT – xryce


“Este brinquedo multimilionário não é algo que você possa negligenciar. Entre a pintura, madeira, metal, motores, sistemas elétricos etc, muita coisa pode dar errado. Se você não cumprir suas responsabilidades, pode perder o emprego e ganhar uma má reputação, o que pode ser perigoso”, afirma.

 

Além disso, o trabalho também priva a tripulante influencer de coisas que fariam muitas pessoas desistirem da profissão. Emery está sempre perdendo aniversários, casamentos e feriados junto da família e dos amigos, por estar constantemente viajando.

Experiências memoráveis da vida de tripulante

Apesar dessas dificuldades, os problemas parecem ficar de lado quando a tripulante influencer conta sobre sua experiência mais memorável em alto-mar, nas Bahamas. Emery conta que, neste lugar, viveu uma cena digna de filme.

 

“Depois de deixarmos os passageiros do charter, ancoramos entre algumas ilhas nas Bahamas esperando por uma janela climática. Então pegamos o barco menor e fomos a um local secreto, onde você pode nadar com arraias selvagens — o que foi incrível por si só. Mas, quando voltamos para o iate principal, havia um grupo de golfinhos selvagens ao nosso redor. Eu e meu companheiro pulamos e nadamos com eles e seus bebês ao pôr do sol.”

Tripulante influencer revela planos para o futuro

Emery já passou por muitos países nesses quatro anos de profissão, em muitos iates diferentes. É de se imaginar que seja difícil eleger um país ou iate favorito, mas ela tem suas escolhas.

 

Por incrível que pareça, sua embarcação favorita é uma em que ela nunca trabalhou: o Scout 63 M Hakvoort. “O design dele é lindo e os iates Hakvoort são embarcações tradicionalmente maravilhosamente construídas”, conta a jovem. A tripulante influencer revela também que tem um país com um lugar especial no coração: o Panamá.

 

À equipe de NÁUTICA, Emery revelou que pretende seguir na indústria de iates. “Não fisicamente em um, mas com meu próprio negócio, que está por vir”, adianta ela, dando pistas sobre uma mudança na carreira em breve.

 

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    09/06/2023

    O Marina Itajaí Boat Show será palco para os grandes barcos de luxo do estaleiro paulista Intermarine. O público de Santa Catarina poderá prestigiar os cascos de destaque da empresa no maior evento náutico da região Sul do país.

    Segundo o diretor de marketing da Intermarine, Rafael Paião, o estaleiro levará cinco embarcações para o evento projetado pela equipe do Boat Show. Atualmente, a Intermarine produz modelos de 45 pés a 95 pés.

     

    Paião ainda explicou que, para a marca, o maior vendedor da Intermarine é a própria embarcação. Com os barcos disponíveis para a visitação do público no Marina Itajaí Boat Show, os fãs da marca têm motivos de sobra para comparecer ao evento, que acontece de 6 a 9 de julho.


    O estande da Intermarine no Marina Itajaí Boat Show será composto por embarcações já conhecidas do público. O ano de 2023 é muito especial para o estaleiro, que irá comemorar 50 anos de atividade.

     

    Durante o São Paulo Boat Show 2022, a marca expôs seu lançamento Intermarine 640 HDF e o iate Intermarine 24M — este último, o maior barco daquela edição do evento e que já foi, inclusive, testado pelo Canal Náutica.

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    Anote aí!

    Quando: De 6 a 9 de julho de 2023
    Onde: Marina Itajaí (Av. Carlos Ely Castro, 100, Centro, Itajaí-SC)
    Horário: Das 14h às 21h em dias de semana e das 11h às 21h aos finais de semana
    Mais informações: www.marinaitajaiboatshow.com.br

     

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      Dia do Oceano: você sabe qual é o oceano mais antigo da Terra?

      Dica: além de mais antigo, ele é também o maior e mais profundo do planeta

      08/06/2023

      Em 8 de junho é celebrado o Dia Mundial do Oceano. Quem ama navegar, já está careca de saber que os nomes dos nossos cinco oceanos são Atlântico, Pacífico, Índico, Glacial Ártico e Glacial Antártico. Mas, entre os responsáveis por 97% da água do planeta, você sabe qual deles veio primeiro? Um levantamento da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA) respondeu a essa pergunta.

      Sem mais delongas: de acordo com a instituição, o título de oceano mais antigo do planeta Terra fica com o oceano Pacífico, situado entre América (leste), Ásia e Oceania (oeste) e Antártica (sul).

       

      As rochas encontradas na área do Pacífico datam de cerca de 200 milhões de anos. Como se não bastasse ser o mais velho, o oceano ainda é o maior e o mais profundo entre os cinco que banham a Terra.

       

      São 163 milhões de quilômetros de águas que cobrem quase um terço da superfície do planeta e correspondem a quase metade da superfície e do volume dos oceanos. Mas esses dados, no entanto, podem ser diferentes no futuro.


      Em razão às constantes mudanças ocorridas nos oceanos em consequência às movimentações das placas tectônicas na crosta terrestre, alguns estudos já observaram que o oceano Pacífico está encolhendo, enquanto o Atlântico, gradualmente, se expande em direção a ele.

      Água mais antiga do mundo não está no oceano Pacífico

      O planeta Terra é cheio de surpresas e uma delas é: a água mais antiga do mundo não fica no oceano mais antigo da Terra. Segundo a NOAA, há cerca de mil anos a água mais antiga do Pacífico Norte está presa em uma “zona de sombra”, sob a superfície.

       

      Acontece que isso é muito pouco se comparado a um remanescente do Mar do Atlântico Norte, encontrado sob a Baía de Chesapeake em uma cratera formada há 35 milhões de anos. Os especialistas acreditam ainda que ele tenha entre 100 e 145 milhões de anos, contendo o dobro da salinidade da água marinha moderna.

      A baía de Chesapeake desemboca no oceano Atlântico e está cercada pelos estados americanos de Maryland e Virgínia, nos EUA.

      Mas essa ainda não é a água mais antiga do mundo. Isso por conta de um pequeno pedaço da crosta oceânica que está intacto no Mar Mediterrâneo, com idade estimada em 340 milhões de anos.

       

      O reservatório em questão foi formado pelo derretimento e sequente resfriamento de magma. Conforme a crista do meio do oceano esfriava, os minerais do magma se magnetizaram. O fato foi descoberto por pesquisadores através de um sensoriamento remoto.

       

      Vale ressaltar que toda essa água — antiga ou não — não é própria para beber. O desperdício de água potável (ideal para consumo) aumentou pelo sexto ano seguido no Brasil, com base em dados divulgados nesta segunda-feira (6), pelo Instituto Trata Brasil.

       

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        Após quase 100 dias debaixo d’água, cientista afirma ter rejuvenescido

        Joseph Dituri está vivendo em uma pousada submersa para realizar pesquisas sobre o corpo humano em situações extremas

        07/06/2023

        Faz quase 100 dias que o pesquisador americano Joseph Dituri, 55 anos, está vivendo debaixo d’água. Agora, o cientista diz ter rejuvenescido neste processo.

        Submerso em uma pousada a nove metros de profundidade, Joseph segue sua vida normal. Ou seja, ele trabalha ao menos uma hora por dia durante cinco dias na semana. Além disso, ele pratica um ciclo de exercícios, com o intuito de cuidar do seu organismo.

         

        Dituri já passou por diversos exames. Em um deles, foi comprovado que os cromossomos do cientista  tiveram aumento de 20%. O esperado, com o passar dos anos, é uma diminuição de cromossomos. Desse modo, pode-se afirmar que ele rejuvenesceu cerca de dez anos.

        Reprodução: Instagram @drdeepsea

        Os exames de Joseph também revelaram que seu corpo já produziu dez vezes mais células-tronco do que comparado a três meses atrás. Seu sono melhorou, assim como seu colesterol — que agora está mais baixo. Segundo especialistas, todas essas mudanças aconteceram graças à pressão exercida pela água nesse ambiente.


        Aposentado pela Marinha, o que cientista que diz ter rejuvenescido afirmou ter conseguido manter sua massa muscular e que seu metabolismo havia aumentado. Então, seu corpo ficou mais magro do que comparado ao tempo em que vivia na superfície.

        Reprodução: Facebook Jules’ Undersea Lodge

        O cientista está vivendo em uma pousada debaixo d’água, localizada a nove metros da superfície do Oceano Atlântico. Ele está hospedado na região de Key Largo, no Sul da Flórida. O projeto, batizado de Netuno 100, está em vigor desde março deste ano.

        Reprodução: Instagram @joseph.dituri

        A Jules’ Undersea Lodge é uma estalagem toda feita de vidro e aço. Ela é abastecida com ar comprimido, assim inundações são evitadas. Só que vale pontuar, a única forma de chegar aos quartos é por meio de mergulho.

        Estudos em Marte

        Dentro da habitação do cientista que está vivendo debaixo d’água há um dispositivo que poderá ajudar os astronautas que, futuramente, forem para Marte. Este equipamento pode monitorar todo o corpo humano e também alertar, caso a pessoa precise de assistência médica.

         

        Outra pesquisa que Joseph está desenvolvendo é tentar descobrir uma forma de evitar a perda de massa muscular durante o tempo que a tripulação estiver no espaço.

         

        Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

         

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          Com grande participação feminina, regata Ubatuba-Ilhabela acontece nesta sexta

          Terceira edição do evento vai reunir mais de 400 velejadores em diversas embarcações

          Mais de 400 competidores devem participar da Regata Decathlon Ubatuba-Ilhabela nesta sexta-feira (9). A terceira edição do evento terá cerca de 80 embarcações — maior número desde a criação da competição. As mulheres somam 25% do número de inscritos.

          Entre veleiros de competição, de passeio, embarcações modernas, clássicas e de todos os tamanhos, as competidoras não somente vão integrar várias tripulações, como também estarão no comando de equipes.

          Renata Belloti estará à frente do Phytoervas 4Z, um S40 de competição, com uma tripulação de 11 velejadoras de diferentes estados do Sudeste e do Sul do país. Outra tripulação 100% feminina é a do Rolé, da comandante Joana, que vem do Rio de Janeiro especialmente para a competição.


          Algumas tripulações mistas também terão lideranças femininas, a exemplo do Alpha Show, da comandante Cristiane Aparecida Gomes, e o Faros, da comandante Alexandra Mamacos. Alexandra completou, em janeiro (com o mesmo veleiro), a regata Cape to Rio, uma das mais tradicionais regatas transatlânticas, que sai da África do Sul com destino ao Rio de Janeiro.

          Além da representatividade feminina, a competição contará com outro time diverso: os velejadores com mais de 60 anos. Distribuídos em tripulações de várias classes, em especial na classe Mini, a turma é considerada a mais ativa e animada da regata.

          Com muita diversidade, a competição terá ainda o grupo dos veleiros clássicos, com embarcações construídas até 1980, além de equipes com catamarãs e veleiros de dois cascos.

          Terceira edição da Regata Decathlon Ubatuba-Ilhabela

          A primeira edição do evento, realizado em 2021, reuniu 62 embarcações. Já em 2022, 73 equipes participaram da travessia.

          Para este ano, a terceira edição será ainda mais especial, com a expectativa de bater o recorde dos anos anteriores, com cerca de 80 embarcações de velejadores, principalmente do litoral paulista e da costa fluminense – Eduardo Grigaitis, da organização da regata.

          A cidade de Ilhabela, no litoral norte paulista, é conhecida como a Capital Nacional da Vela, enquanto Ubatuba tem a maior concentração de veleiros de lazer da região.

           

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            Sea-Doo Explorer Pro 170 será destaque da Montreal Powersports no Boat Show

            Concessionária autorizada da BRP em Santa Catarina levará modelo 2023 do jet ao evento que acontece em julho

            A Montreal Powersports, representante da marca BRP em Santa Catarina, já confirmou presença no maior evento náutico do sul do país, o Marina Itajaí Boat Show. No estande da marca, o público poderá conferir de perto um dos destaques na linha de jets da marca canadense.

            Esta será a primeira vez que a Marina Itajaí irá receber o evento náutico promovido pela equipe do Boat Show. O salão feito à céu aberto, trará o melhor do mundo náutico em um dos principais polos náuticos do país.


            Com duas lojas no estado de Santa Catarina — uma em Chapecó e outra em Balneário Camboriú –, a Montreal Powersports oferece aos amantes de adrenalina a linha de produtos da BRP. Entre os produtos oferecidos pela revenda estão os veículos off-road da Can-Am e os jets da Sea-Doo.

            Montreal leva jet da Sea-Doo ao Marina Itajaí Boat show

            O destaque no estande da Montreal no Marina Itajaí Boat Show será o Sea-Doo Explorer Pro 170. Esse jet tem como objetivo transportar mais equipamentos de maneiras engenhosas.

             

            Com capacidade para até três passageiros, este modelo tem motor Rotax 1630 ACE, capaz de produzir até 170 hp. Dessa forma, sua navegabilidade é diferenciada.

            Divulgação

            Ele ainda oferece para-brisa touring, GPS Garmin, plataforma traseira estendida, limitador de velocidade, freio e reverso inteligente, sistema de áudio premium BRP com tela de 7,8 polegadas e até sistema de bombeamento inteligente são de fábrica neste jet.

            Divulgação

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            Anote aí!

            Quando: De 6 a 9 de julho de 2023
            Onde: Marina Itajaí (Av. Carlos Ely Castro, 100, Centro, Itajaí-SC)
            Horário: Das 14h às 21h em dias de semana e das 11h às 21h aos finais de semana
            Mais informações: www.marinaitajaiboatshow.com.br

             

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              São Paulo Boat Show 2023 é lançado com sucesso em evento na capital

              Principais players do mercado náutico se reuniram no Baleia Rooftop para garantir presença na 26ª edição do evento

              Por: Redação -

              Na última terça-feira (6), aconteceu na capital paulista o evento oficial de lançamento do São Paulo Boat Show 2023, no Baleia Rooftop. Promovido pelo Grupo Náutica, por meio do Boat Show Eventos, o encontro oficial foi um grande sucesso e reuniu os principais players do mercado náutico, que buscavam garantir presença no maior evento náutico da América Latina.

              Os principais estaleiros do Brasil, com barcos de todos os tamanhos e tipos, fizeram questão de ver em primeira mão os detalhes do 26º São Paulo Boat Show, que marca o número de 50 edições de eventos náuticos do Grupo Náutica no eixo Rio-São Paulo.

              Ernani Paciornik, presidente de NÁUTICA, durante lançamento do São Paulo Boat Show 2023 no restaurante Baleia Rooftop

              Entre as cerca de 70 empresas presentes no lançamento do São Paulo Boat Show, estavam fabricantes de lanchas e iates, barcos para pesca, cinco marcas de pontoons, os principais motores náuticos e motos aquáticas, além dos maiores revendedores de equipamentos, acessórios e serviços para embarcações.

              Thalita Vicentini, diretora do Boat Show, apresenta detalhes e novidades da 26ª edição do São Paulo Boat Show

              O coquetel de lançamento do São Paulo Boat Show 2023 contou com apresentações de Ernani Paciornik, presidente de NÁUTICA, Thalita Vicentini, diretora-geral do Boat Show Eventos, e Eduardo Colunna, presidente da Acobar (Associação Brasileira de Construtores de Barcos e seus Implementos).

              Desde o começo, a paixão pelas embarcações nos impulsionou a criar algo mágico e compartilhar essa paixão com vocês ou melhor, para vocês. E hoje, aqui estamos, celebrando mais um lançamento dessa empreitada incrível. – Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica

              Eduardo Colunna, presidente da Acobar, enaltece a importância do São Paulo Boat Show para o mercado náutico

              “Foram cinquenta edições com momentos inesquecíveis. Cada evento foi único, trazendo novas oportunidades para todos deste mercado. Cada edição do Boat Show foi um reflexo das paixões e sonhos de todos nós. Foi um espaço onde as últimas tendências em embarcações foram exibidas, onde negócios foram fechados, amizades foram formadas e memórias foram criadas. Cada pessoa que passou pelos corredores do Boat Show contribuiu para torná-lo um evento especial”, disse Ernani Paciornik durante o evento.

               

              O presidente da Acobar, Eduardo Colunna, comentou a importância do evento para o mercado náutico. “O São Paulo Boat Show há 26 anos promove e fortalece o setor náutico brasileiro, que produz embarcações com tecnologia, competência e mão de obra especializada”, afirmou.

              Colunna ressaltou ainda a importância da indústria náutica para a economia brasileira. “É um dos setores que mais empregam no país. E isso precisa sempre ser valorizado. A cada nova embarcação vendida, a cadeia náutica emprega 5 pessoas diretamente e 3 indiretamente. A cada mil unidades construídas são 8 mil empregos diretos e indiretos, e 120 mil empregos em todo o Brasil, incluindo marinas, lojas, serviços, assistências técnicas. É um dos setores que mais empregam quando se compara, proporcionalmente, a cadeia como um todo”, explica.

               

              Conheça as primeiras marcas confirmadas no 26º São Paulo Boat Show: Intermarine, Schaefer Yachts, Fibrafort, Azimut, Ferretti, Okean, Sessa Marine, Real, Ventura, NX Boats, Solara, Mestra, FS Yachts, Triton, Lanchas Coral, Armatti, Fishing, Wellcraft, Victory, Fluvimar, VCat Boats, BRP/Sea-Doo, Volvo Penta, Mercury, Yanmar, Hidea, CF Moto, Marine Express, Netuno Geradores, HR Náutica, Kapazi, Marine Group, Inova Marine, Electra, Kamell, Masterboat, Mastermarine, XSpeed, I-Sea, NTC, Bordado a Bordo, Growdeck, Kelsons, Vokan, Arieltek, Zimarine e Global Power Sistem.

              Para a imagem da planta do evento em alta resolução, acesse o site do São Paulo Boat Show 2023.

              São Paulo Boat Show 2023

              O São Paulo Boat Show 2023 acontecerá no São Paulo Expo entre os dias 21 e 26 de setembro. Durante seis dias, o público poderá ver de perto os principais lançamentos e destaques do mundo náutico, reunidos num só espaço.

              Para entender a importância do São Paulo Boat Show — que é realizado ininterruptamente desde 1998 –, basta ver os números que ele alcança. Em 2022, o salão náutico paulista bateu recorde de negócios: foram mais de 500 embarcações comercializadas, movimentando mais de R$ 500 milhões.

               

              Ainda dá tempo de garantir uma vaga como expositor em mais uma edição de sucesso do São Paulo Show! Entre em contato com a equipe do evento pelo telefone (11) 2186-1068 ou pelo e-mail [email protected].

               

              O evento de lançamento do São Paulo Boat Show 2023 recebeu a ilustre presença de Roberto Paião (Okean/Ferretti), Rafael Paião (Intermarine), Arianna Schreiber (Volvo Penta), Debora Felipe (Sessa Marine), Frederico Almeida (Schaefer Yachts), Flavia Martins (Azimut Yachts), Barbara Martendal (Fibrafort), Celso Antunes (Solara), José Eduardo Cury (Mestra), Paulo Kinoshita (NX Boats), Carolina Martins e Adilson Gaspar (BRP), Allan Cechelero (Triton Yachts), Marçal Martins (Ventura), Pedro Assinato (Armatti Group), Valeria Pereira e Ricardo Iglesias (Vcat Boats), Debora da Silva e Alexandre Delfim (Arieltek), Rodrigo Campos (Fluvimar), Danilo Sandrin e Igor Souto (Yanmar), Daniela Rocha (Ativa Náutica), Paulo Cesar (Netuno Geradores), Christiano Sestini (Marine Express), Roberto Pilot (NTC), Marcio Badaró (Kapazi), Waldimar Junior (Hidea), Jorge e Luis Camasmie (Master Marine), Anna Rassi (Regatta Yachts), Fabio Bisolatto e Marcio Rodrigues (Wellcraft), Cleber Bonini (MS Audio), Gabriel Bortoletto e Otto Greinacher (Marine Group), Fabio e Bruna Guidon (I-Sea), Aberlardo Santos (XSpeed), Januário Gagliardi (Propspeed), Newton Schimidt e Paulo Oliveira (Global Power), Claudio e Christophoros Ziouva (Zimarine), Marcus Vale (Chauffage), Leandro Bonelle (Kamell), Valdir Brito Junior e Umberto Brito (Yamaha JetCo), Henrique Alves (Kelson’s), Fernando Kraljevic (Smart Pier), Leonardo Aleman (Brazil Yacht Service), Carlos de Sousa Silva (Growdeck), Roberto Brener (Electra), Gabriela Lorenzo (Bordado a Bordo), Jorge Araujo (Mercury Marine), Keity Ciccacio (Step On Board), Georgia Teixeira (HR Náutica), Leonardo Chiavazzoli (Lanchas Coral), Humberto e Fábio Rocha (Innova Marine), Celso Magalhães (Victory Yachts) e Stefanie Altimare (Vokan).

              Coquetel de lançamento aconteceu no Baleia Rooftop

              Inspirado na peça “Jonas e a Baleia”, o local escolhido para o coquetel de lançamento do São Paulo Boat Show 2023 foi o Baleia Rooftop, no Itaim Bibi. O restaurante fica no topo do Edifício B32, que tem em seu DNA a arte. Isso já fica claro logo de cara, com a icônica baleia de metal que ocupa parte da praça em frente ao prédio.

              Foto: Baleia Rooftop / Divulgação

              Em um ambiente de muito bom gosto, amplo e bem decorado, criatividade e gastronomia contemporânea se misturam em sabores e drinques especiais.

              Foto: Baleia Rooftop / Divulgação

              O estabelecimento de 680 m² divide-se em cinco ambientes — um deles ao ar livre, onde é possível contemplar uma vista privilegiada de São Paulo.

              Foto: Baleia Rooftop / Divulgação

              Relembre o sucesso do São Paulo Boat Show 2022

              Na edição que celebrou os 25 anos do São Paulo Boat, o mais importante salão náutico da América Latina movimentou o mercado e registrou um grande sucesso. Durante seus seis dias bem de duração, mais de 36 mil visitantes passaram pelos corredores do evento.

               

              A equipe de NÁUTICA reuniu alguns registros para relembrar o sucesso do São Paulo Boat Show de 2022. Confira nas imagens abaixo:

               

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                Está chegando! Faltam apenas 30 dias para o Marina Itajaí Boat Show

                Maior evento do Sul do país acontecerá em julho com diversas novidades do setor náutico

                06/06/2023

                De 6 a 9 de julho, a cidade de Itajaí, em Santa Catarina, será palco do Marina Itajaí Boat Show, o maior salão náutico do Sul do país. Essa será a primeira edição do evento com a chancela Boat Show, que há 25 anos realiza os maiores eventos do setor na América Latina.

                Há 30 dias do evento, a Marina Itajaí já se prepara para receber as principais novidades em embarcações, produtos, acessórios, serviços no shopping náutico e opções de entretenimento para toda a família.

                O Marina Itajaí Boat Show vai proporcionar ao público a experiência de ver embarcações em seu habiat natural: na água. É a chance de apreciar iates, catamarãs, veleiros, jets, lanchas e os mais variados equipamentos do setor em um dos principais polos náuticos do Brasil.


                Confira as marcas que já confirmaram presença no evento: Ademicon, Agroquimica, Azimut, Canadian, Catarina Náutica , Cibea, Ecomac, Equinautic, Ferretti, Fibrafort, Firmo Seguros, Grand Ocean Boats, Grow Deck, Intermarine, Jettdeck, Kalmar, Kapazi, Mar Aberto, Marine Center, Marine Express, Mercury, Mestra Boats, Minelab, Montreal, Nca , Netuno Geradores, Ntc, Nx Boats, Propspeed, Radionaval , Real Power Boats, Schaefer Yachts, Sedna, Solara, Triton, Ventura, Ventura, Viamar, Volvo, Wonder Boat, Yamaha , Yanmar e Zigmo.

                Marina Itajaí Boat Show 2023

                O Marina Itajaí Boat Show 2023 vai reunir lazer e negócios à beira-mar, além de trazer as principais novidades em embarcações, produtos, acessórios, serviços no shopping náutico e opções de entretenimento para toda a família.

                 

                Anote aí!

                Quando: De 6 a 9 de julho de 2023
                Onde: Marina Itajaí (Av. Carlos Ely Castro, 100, Centro, Itajaí-SC)
                Horário: Das 14h às 21h em dias de semana e das 11h às 21h aos finais de semana
                Mais informações: www.marinaitajaiboatshow.com.br

                 

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                  Sem combustível, catamarã de 90 pés depende apenas de fontes sustentáveis ​​de energia

                  O Alva Ocean Eco 90 H2 foi pensado para ser o caminho rumo a uma indústria de iates mais ecológica

                  A indústria naval têm buscado adaptações em embarcações para um futuro mais sustentável. É o caso do estaleiro Alva Yachts, que desenvolveu o Alva Ocean Eco 90 H2, um catamarã ecológico de 90 pés sem combustível, que dependerá exclusivamente de fontes sustentáveis ​​de energia para funcionar.

                  Fundada apenas em 2020 por Mathias May e Holger Henn, a Alva Yachts é uma empresa que se mostra preocupada com o amanhã. Por isso, o novo catamarã visa mostrar ao mundo o potencial de um iate sustentável e com emissão zero, para atrair olhares à eco-inovação.

                  O Ocean Eco 90 H2 foi desenvolvido como um catamarã ecológico totalmente elétrico, alimentado por células de combustível de hidrogênio, com acionamento elétrico e sistema de propulsão eólica Oceanwings, da Ayro.

                   

                  Além disso, a embarcação será equipada com dois motores elétricos conectados a uma bateria de mais de 500 kWh, alimentada por 200 metros quadrados de painéis solares. Para recarregar a bateria, a embarcação contará com um extensor de alcance de célula a combustível de hidrogênio.

                  Já o sistema de propulsão eólica vai utilizar velas alares equipadas com sensores de vento, que vão analisar os dados e assim ajudar a ajustar o ângulo de ataque e a curvatura para otimizar o desempenho do Ocean Eco 90 H2.

                  O design do catamarã ecológico Ocean Eco 90 H2

                  O catamarã sustentável terá conceito aberto em todo o flybridge, estação de comando e sky lounge. Os hóspedes poderão desfrutar de um bar de coquetéis e uma jacuzzi no deck superior.

                   

                  No convés de popa, haverá um grande beach club, plataformas de banho duplas com fácil acesso à água e muito espaço para relaxar, já que a embarcação contará com uma boca de 46 pés.

                  Já no interior, o Ocean Eco 90 H2 terá suíte master com escritório privativo, duas suítes duplas e uma cabine dupla. Serão dois quartos individuais adicionais localizados no casco de bombordo, ideais para acomodar os membros da tripulação.


                  Além de um meio sustentável de viajar na água, o barco vai garantir comodidades luxuosas e uma experiência de navegação estável, sendo considerado pela Alva Yachts um marco na jornada em direção a uma indústria de iates mais ecológica.

                  O Ocean Eco 92 H2 tem previsão para ser entregue no final de 2024, e seu proprietário planeja usá-lo para eventos privados e corporativos, mas também para fretamento.

                   

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                    Linhas Sport e Cruiser de modelos da Fibrafort estarão no Marina Itajaí Boat Show

                    As lanchas da marca são reconhecidas por unir espaço com navegabilidade diferenciada, e estarão no evento que acontece em julho

                    Com mais de 30 anos de tradição, o estaleiro catarinense Fibrafort estará no Marina Itajaí Boat Show que acontecerá em julho. Para aproveitar o maior evento náutico do Sul do país, a marca levará quatro modelos da sua vasta linha.

                    A marca que nasceu em Itajaí em meados de 1990, possui uma variada gama de modelos, que vão desde 18 até 42 pés. Até hoje, mais de 18 mil barcos já foram produzidos e comercializados tanto no país quanto exportados para o mercado internacional.

                     

                    A Fibrafort está presente em 44 países e se diferencia pela inovação em suas embarcações. Além disso, suas três linhas, Sport, Cruiser e Yachts oferecem diversos acessórios para incrementar o modelo escolhido.

                     

                    Nesse ano, o evento contará com a chancela Boat Show. Dessa forma, o salão terá o melhor do modelo internacional de eventos náuticos em um dos principais polos náuticos do Brasil. Entre os dias 6 e 9 de julho, o público vai conferir todas as novidades desse setor.

                    Barcos da Fibrafort no Marina Itajaí Boat Show

                    Focker 305

                    A linha Cruiser estará bem representada, com a Focker 305, que é robusta e completa. É preparada para receber até dez passageiros e outros quatro podem fazer o pernoite. O Solário assim como o cockpit são amplos. Sua popa tem tamanho diferenciado.

                    Pode ter motor a diesel de 200 hp até 350 hp ou motor a gasolina de 220 hp até 430 hp. Oferece ainda camarote à meia-nau, com cama de casal estofada em curvim e cozinha completa.

                    Focker 272 GTC

                    Outra embarcação que estará no evento será a Focker 272 GTC. Com cockpit bem distribuído, tem também como diferencial a cabine de suíte funcional e acabamento do costado todo feito de PVC e inox.

                    Com oito metros de comprimento, a lancha prioriza a integração e passagem dos passageiros. Há também a plataforma de popa estendida, com o fim de acomodar melhor os dez passageiros.

                    Focker 255 GTO

                    Essa lancha tem como diferencial ser versátil e potente. Por isso, é mais recomendada tanto para quem gosta de navegar quanto praticar esportes aquáticos. Tem versão com motor de popa. Sua proa é aberta e segura e oferece banco do piloto duplo.

                    Banheiro privativo, cockpit espaçoso, solário de popa rebatível e facilidade em manobras são suas inovações. Seu motor pode ser de centro a diesel, com potência de 200 hp até 220 hp, ou a gasolina de 220 hp até 300 hp.

                     


                    Focker 212

                    Por fim, um dos menores modelos da marca, a Focker 212 consegue aliar esportividade e imponência. Com quase sete metros, a embarcação pode acomodar até oito passageiros de forma ergonômica.

                    Outros trunfos de uma das embarcações da Fibrafort no Marina Itajaí Boat Show, são seu solário na popa, guarda-volumes sob o assento, pega mão distribuídos pelo convés, console de som com porta-copos, chuveirinho de popa frio e até encosto de popa rebatível para o solário.

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                    O Marina Itajaí Boat Show 2023 vai reunir lazer e negócios à beira-mar, além de trazer as principais novidades em embarcações, produtos, acessórios, serviços no shopping náutico e opções de entretenimento para toda a família.

                     

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                    Quando: De 6 a 9 de julho de 2023
                    Onde: Marina Itajaí (Av. Carlos Ely Castro, 100, Centro, Itajaí-SC)
                    Horário: Das 14h às 21h em dias de semana e das 11h às 21h aos finais de semana
                    Mais informações: www.marinaitajaiboatshow.com.br

                     

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                      Homem pula em lago congelado para salvar cão e é aquecido por multidão

                      Jason foi herói, mas também precisou ser salvo após entrar em águas geladas para evitar afogamento do animal

                      05/06/2023

                      Em um crossover pouco provável, os destinos de Jason e Loki se cruzaram em um lago congelado. Nessa história, porém, ninguém foi vilão. Jason Skidgel, apaixonado por cães, não hesitou em livrar o cachorro Loki de um possível afogamento. Por outro lado, o homem que resgatou o cachorro, logo em seguida, também precisou ser salvo.

                      Jason não esconde seu amor por cachorros e os animais estão sempre presentes em seu perfil no Instagram. Muito por isso, o americano não pensou duas vezes antes de entrar na água congelante do Sloan Lake, em Denver (EUA), para salvar Loki — um cão que ele não conhecia.


                      O animal corria risco de afogamento após cair enquanto perseguia alguns gansos.

                      Em poucos segundos, Skidgel se encontrou correndo pela água gelada, quebrando com as próprias mãos a camada de gelo da superfície do lago, ao mesmo tempo em que tentava chamar atenção de Loki, para que ele voltasse para terra firme.

                       

                       

                      Enquanto isso, um grupo de pessoas assistia à situação, torcendo para que a atitude de Jason tivesse sucesso e que os dois voltassem para a costa. Jason conseguiu chegar até Loki, o agarrou e os dois se ajudaram a voltar para terra firme.

                       

                      Foi aí que o herói precisou ser salvo. A multidão que assistia à cena correu para aquecer Skidgel, que estava prestes a congelar. Todos imediatamente tiraram seus casacos e colocaram sobre o homem, mesmo sem conhecê-lo, na tentativa de aquecê-lo o mais rápido possível.

                       

                       

                      Loki, por sua vez, de vilão tem só o nome. Assim que saiu da água, o cachorro não hesitou em checar se seu salvador estava bem.

                       

                       

                      Jason acabou machucando um pouco as pernas no gelo durante o resgate do animal, mas isso não pareceu importar para ele. “Posso ter salvado a vida de Loki, mas eles salvaram a minha”, escreveu Skidgel em seu Instagram. Cerca de três semanas após o mergulho no gelo, o americano mostrou que já estava completamente recuperado dos ferimentos.

                       

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                        Marca já é presença confirmada no evento e terá lanchas de 22 a 40 pés expostas

                        O estaleiro mineiro Ventura Marine está confirmado no maior evento náutico do sul do país: o Marina Itajaí Boat Show. Quem passar pelo estande da Ventura no Marina Itajaí Boat Show poderá conferir de perto quatro embarcações da marca, de 22 a 40 pés.

                        Reformulado e agora com a chancela Boat Show, o salão vai ancorar em Itajaí de 6 a 9 de julho, levando o melhor do modelo internacional de eventos náuticos ao principal polo náutico do país.

                         

                        Com mais de 20 mil barcos entregues ao longo de seus 40 anos de história, a Ventura produz cascos que variam de 18 pés a 45 pés, além de ATVs e UTVs  — veículos off road voltados ao lazer e ao agronegócio –, bem como  uma linha de acessórios.

                        Barcos da Ventura no Marina Itajaí Boat Show

                        V400 Crossover

                        Lançada em 2022, a V400 Crossover é um modelo de 40 pés que se destaca pelo design moderno e, principalmente, por unir os benefícios de uma lancha de proa aberta com o conforto de uma cabinada.

                        A embarcação leva 20 passageiros para passeios diurnos e garante pernoite para quatro pessoas. Seu convés principal conta com plataforma de popa com espaço gourmet, mesa e sofás no cockpit e espaço com sofás e mesa na proa aberta.


                        As passagens laterais facilitam a circulação na embarcação, que tem cabine com sala de estar e um sofá que se converte em cama de casal, sofá individual e armário.

                        Na cozinha, os passageiros podem aproveitar um espaço bem equipado, enquanto o banheiro dispõe de vaso sanitário elétrico, pia com cuba de apoio e torneira retrátil com ducha para banho.

                        V300 Day Cruiser

                        Considerada pela marca como “a evolução em forma de barco”, a V300 Day Cruiser é uma embarcação projetada para unir máximo desempenho e muito conforto, afirma o estaleiro.

                        Com 30 pés, a embarcação dispõe de ampla cabine e o maior pé direito da categoria, com uma altura de 1,95 metros.

                         

                        O espaço gourmet na plataforma de popa é um dos diferenciais deste barco que promete navegação suave. Falando em navegar, a V300 Day Cruiser tem motorização de 300 hp a 430 hp.

                        Com cozinha interna que comporta instalação de geladeira, micro-ondas, fogão elétrico e adega de vinhos, 11 pessoas podem aproveitá-la durante o dia, sendo que quatro podem passar a noite na embarcação.

                        V300 Crossover

                        A Ventura 300 Crossover é uma lancha ideal para cruzeiros curtos, mas também se destaca em passeios mais longos, uma vez que dispõe de cabine com cama de casal à meia-nau e banheiro.

                        Com 30 pés, seu cockpit divide-se em três ambientes. Na proa ficam dois sofás posicionados e uma mesa de centro. Ao lado do piloto fica uma uma espreguiçadeira e, na popa, ficam a pia, geleira, lixeira e churrasqueira.

                        Durante o dia, 16 passageiros podem aproveitar todas as comodidades da lancha com motorização de 300 a 430 hp em um passeio, sendo que quatro conseguem fazer pernoite na embarcação.

                        V220 Surf

                        A V220 Surf é considerada pela Ventura como “o modelo perfeito para os amantes dos esportes náuticos”. Isso porque, com 22 pés, a lancha foi pensada exatamente para essa finalidade.

                        A embarcação dispõe de targa rebatível com garfos para colação de pranchas, glass cockpit (GPS), piloto automático, flaps eletrônicos, tanques de lastreamento de bombas e motor forward drive, em parceria com a Volvo Penta.

                        O barco tem bancos de piloto e copiloto giratórios com base em aço inox, além de o assento do banco do piloto ser rebatível. Com estofamento completo em espuma de alta densidade e antimofo, a embarcação acomoda até 10 passageiros.

                        Marina Itajaí Boat Show 2023

                        O Marina Itajaí Boat Show 2023 vai reunir lazer e negócios à beira-mar, além de trazer as principais novidades em embarcações, produtos, acessórios, serviços no shopping náutico e opções de entretenimento para toda a família.

                         

                        Anote aí!

                        Quando: De 6 a 9 de julho de 2023
                        Onde: Marina Itajaí (Av. Carlos Ely Castro, 100, Centro, Itajaí-SC)
                        Horário: Das 14h às 21h em dias de semana e das 11h às 21h aos finais de semana
                        Mais informações: www.marinaitajaiboatshow.com.br

                         

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                          Itajaí terá circuito de regatas para celebrar 163º aniversário da cidade

                          Com apoio de NÁUTICA, competição acontece em 17 de junho e está com inscrições abertas

                          04/06/2023

                          Reconhecida por sua vocação náutica, a cidade de Itajaí vai reunir os fãs de veleiros mais uma vez. Após ser novamente uma parada da regata de volta ao mundo The Ocean Race, a cidade receberá o primeiro Circuito de Regatas Marina Itajaí.

                           

                          O evento, que tem o apoio de NÁUTICA, acontecerá na Praia Brava em 17 de junho, em celebração ao 163º aniversário da cidade.

                          O público poderá acompanhar, a partir das 13h, a competição que vai receber as classes ORC, BRA-RGS e BICO DE PROA (A e B).

                          As inscrições para o Circuito de Regatas Marina Itajaí já estão abertas e poderão ser feitas até às 9h do dia da competição, através do formulário oficial. Clientes da Marina Itajaí têm 50% de desconto na inscrição.


                          O público poderá acompanhar a recepção aos velejadores e o início da sinalização de partida na Marina Itajaí, sendo que a entrega oficial da premiação da regata acontece às 18h30, no Centreventos.

                           

                          “O novo circuito de regata é mais uma iniciativa da Marina Itajaí para estimular os esportes nas águas e contribuir no desenvolvimento da náutica no estado e no país, além de reforçar a importância de eventos deste ramo para a cidade”, conta Carlos Gayoso de Oliveira, diretor da Marina Itajaí.

                          Além do Circuito de Regatas Marina Itajaí, estão programadas mais duas regatas para 2023: uma em alusão ao aniversário do município de Navegantes, em 26 de agosto, e a outra durante a 35ª Marejada, prevista para o mês de outubro.

                           

                          Para eventuais dúvidas em relação à competição, o telefone para contato é o (47) 3349-8080.

                          Marina Itajaí Boat Show acontece em julho

                          Ainda na agenda de eventos náuticos na cidade, o Marina Itajaí Boat Show é mais uma atração que vai desembarcar em Itajaí em breve.

                          Considerado o maior evento náutico do sul do país, o Marina Itajaí Boat Show acontecerá de 6 a 9 de julho. O salão vai reunir as principais novidades em embarcações, produtos, acessórios, serviços no shopping náutico e opções de entretenimento para toda a família.

                           

                          Agora organizado pelo Boat Show — que há 25 anos realiza os maiores eventos do setor na América Latina — o antes Salão Náutico de Itajaí ganhará projeção nacional e virá cheio de novidades.

                           

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                            Ilha Montão de Trigo intriga turistas no litoral norte de São Paulo; conheça

                            Entre Bertioga e São Sebastião, nome da ilha tem história inusitada e aguça curiosidade de quem visita região

                            Por: Redação -
                            03/06/2023

                            Quem frequenta o litoral norte paulista costuma ficar intrigado quando olha para o mar e, lá longe, vê uma pontuda ilha. E a curiosidade aumenta ainda mais quando se descobre que ela não só é habitada, como tem um nome curioso: Ilha Montão de Trigo.

                            Poucos resistem à tentação de saber um pouco mais sobre ela, embora quase ninguém a visite. “Quando digo que moro na ilha, as pessoas logo começam a fazer perguntas”, conta o pescador Adilson de Almeida Oliveira, um legítimo “monteiro”, como se autodenominam os habitantes da Montão de Trigo.

                            Nascido lá mesmo, onde vive com mulher e dois filhos, o pescador diz que “querem saber tudo, principalmente como conseguimos viver em um lugar tão isolado. E eu respondo que, além de ótimo, é fácil.”

                            Como é a vida na Ilha Montão de Trigo

                            Os habitantes da Ilha Montão de Trigo vivem em casas simples, que usa compensados de materiais reciclados para a construção. Quase todos são parentes, já que os casamentos quase sempre acontecem entre primos e primas, tios e sobrinhas etc. Por isso, os poucos moradores da ilha têm quase sempre o mesmo sobrenome: Oliveira.

                             

                            Toda a energia da Ilha Montão de Trigo vem de placas solares, mas elas não garantem o suficiente para todos os aparelhos, o dia inteiro.

                             

                            A comunidade abriga casas, igreja, escola e um campo de futebol improvisado — onde, no entanto, é raro haver jogadores suficientes para formar dois times de verdade.

                             

                            Na escola local, todos os alunos estudam juntos, não importa a idade, já que há uma única sala de aula. A professora, que mora no continente, chega à Ilha Montão de Trigo toda segunda-feira. Durante a semana, a escola é também a casa dela.

                            A Ilha Montão de Trigo tem praias?

                            Na Ilha Montão de Trigo não há praia. Ela é rodeada de pedras, algumas com impressionantes cortes, riscos e entalhes — feitos, ao longo de milênios, pela ação do mar e do vento.

                             

                            As pedras também margeiam a sua piscina natural, onde o fundo de areia torna a água do mar ainda mais clara — o local faz o papel de “praia” da ilha, e é destino certo de dez em cada dez visitantes.

                            Mas, como não há praias nem atracadouro fixo, quem chega à ilha só pode desembarcar através do “portinho”, um curioso sistema de troncos roliços, sobre os quais os botes são puxados e deslizam pedra acima. Para fazer isso, é preciso autorização (e ajuda) dos ilhéus.

                            Por que a Ilha Montão de Trigo tem esse nome?

                            Embora a ilha tenha o formato de uma pirâmide e, quando vista de longe, lembra bastante um “monte feito de farinha”, a origem do seu curioso nome, segundo os próprios moradores, não tem nada a ver com a sua silhueta.


                            O nome, na verdade, vem do naufrágio de um barco carregado de trigo nas proximidades da ilha, séculos atrás, o que gerou pilhas de sacas de farinha trazidas para terra firme — daí o “montão de trigo”.

                             

                            “Meu avô sempre me contou isso”, garante o pescador Adilson, apesar de não haver provas concretas da história, tampouco da origem dos primeiros habitantes da ilha.

                             

                            Reza a lenda que teriam sido dois irmãos portugueses que, 300 anos atrás, foram viver lá com duas índias, dando origem à hoje onipresente família Oliveira, sobrenome de praticamente todos os moradores da ilha.

                            A Ilha Montão de Trigo pode ser visitada?

                            Sim, é permitido se visitar a Ilha Montão de Trigo, mas convém pedir autorização de algum morador. Embora a ilha não pertença a eles (e sim à Secretaria do Patrimônio da União), desde 2012 os moradores da Montão de Trigo têm o direito de uso exclusivo da ilha. Foi o primeiro caso de concessão de um Termo de Autorização de Uso Sustentável para os moradores de uma ilha.

                             

                            Os monteiros, porém, não podem vender suas casas — apenas usá-las, com a garantia de que ninguém poderá tirá-los de lá. Para viver lá, só mesmo nascendo na ilha ou se casando com um dos seus moradores.

                            Onde fica a Ilha Montão de Trigo?

                            A Ilha Montão de Trigo fica a cerca de uma dúzia de quilômetros da costa do litoral norte de São Paulo, na altura de Barra do Una, na metade do caminho entre Bertioga e São Sebastião.

                             

                            Para conhecê-la, a melhor maneira é procurar um dos barqueiros da ilha na praia de Barra do Sahy, onde eles fazem ponto à espera de turistas, ou alugar um barco ou fretar um passeio a partir das marinas de Barra do Una.

                             

                            A ilha tem trilhas e uma delas leva ao cume do monte, que fica a quase 300 metros de altura. Mas é uma subida um tanto puxada, que exige mais de duas horas de caminhada pela Ilha Montão de Trigo. A recompensa é uma vista estupenda de praticamente todo o litoral norte paulista. Nos dias mais claros, dá para ver até Ilhabela lá de cima.

                            Tem sinal de celular na Ilha Montão de Trigo?

                            O topo do monte (que, em síntese, é a própria ilha) guarda algumas torres retransmissoras de sinais, o que torna a isolada Montão de Trigo um dos pontos mais conectados do litoral paulista, apesar do seu isolamento.

                             

                            Dessa forma, os celulares pegam maravilhosamente bem em toda a ilha e os pescadores usam os aparelhos até para avisar os colegas da aproximação de cardumes no mar. Sinal de internet também não falta.

                            Do que vivem os moradores da Ilha Montão de Trigo?

                            Os moradores da Ilha Montão de Trigo vivem, praticamente, só da pesca, que é praticada ali mesmo, já que as águas da ilha são repletas de peixes. Entre as espécies mais fartas estão as garoupas, sororocas, lulas e bicudas — o peixe mais tradicional da ilha.

                            As refeições na ilha são tipicamente caiçaras, com arroz com peixe e banana. O que não é consumido pelos moradores, os monteiros levam para vender em Barra do Una, a localidade do continente mais próxima da ilha, a cerca de seis milhas náuticas — ou meia hora de barco.

                             

                            Como não há refrigeradores na ilha para conservar os peixes capturados, os pescadores tratam de vendê-los rapidamente — ou mantê-los vivos, em tambores dentro d’água. Nos dois casos, é garantia de peixe sempre fresco para quem for comprá-los.

                             

                            Os monteiros passaram a ganhar algum dinheiro também levando turistas da Barra do Sahy para a linda praia quase vizinha às Ilhas, atividade que eles chamam de “fretes”. Mas, para o Montão de Trigo quase nunca levam alguém, uma vez que poucos se interessam em ir até lá. Só querem mesmo saber como é a vida na intrigante ilha.

                             

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                              Testamos a Victory 310 Ride no mar de Angra dos Reis; assista

                              Considerada uma SUV do mar, lancha de 31 pés é barco de pesca com pegada de lazer

                              02/06/2023

                              As águas de cor esmeralda de Angra dos Reis foram o cenário perfeito para a equipe de NÁUTICA testar a Victory 310 Ride. O casco de 31 pés da Victory Yachts alia utilidade e sofisticação e o vídeo analisando em detalhes essa “SUV do mar” já pode ser conferido no Canal Náutica.

                              Apesar de ser um barco de pesca, a Victory 310 Ride é considerada uma espécie de utilitário de luxo. Isso porque oferece o conforto e a sofisticação de uma lancha day cruiser, aliados à boa navegação, estabilidade e segurança.

                               

                              A lancha de 9,60 metros de comprimento garante praça de popa grande o suficiente para levar até seis pescadores ao mesmo tempo, sendo que sua capacidade geral é para 12 passageiros.


                              A embarcação conta ainda com paióis, duas caixas de peixes no piso, viveiro na amurada de popa e porta-varas nos dois bordos e na estrutura da capota T-Top. Todos seus vários cunhos são retráteis, inclusive à meia-nau, na passagem lateral do convés.

                              Já olhando pelo lado do barco de passeio, a Victory 310 Ride tem solário duplo na proa, com encosto de cabeça, e uma cabine que permite pernoite de até cinco pessoas. O piloto dispõe de maior conforto de condução, já que a posição elevada do posto de comando resulta em visão de 360 graus.

                              Confira no vídeo de teste todos os detalhes do barco por meio das percepções de Guilherme Kodja, consultor técnico de NÁUTICA.

                               

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                                Solara levará lancha de 50 pés e pontoon para o Marina Itajaí Boat Show 2023

                                Maior embarcação do estaleiro e barco com escorregador estarão no evento, entre os dias 6 e 9 de julho

                                A Solara Yachts estará no Marina Itajaí Boat Show exibindo ao público os destaques do estaleiro no maior evento náutico do Sul do país. Dois barcos da marca estarão expostos nas águas catarinenses: uma lancha de 50 pés e um pontoon de dois andares.

                                Reformulado e agora com a chancela Boat Show, o salão vai ancorar em Itajaí de 6 a 9 de julho, levando o melhor do modelo internacional de eventos náuticos ao principal polo náutico do país.

                                Barcos da Solara no Marina Itajaí Boat Show

                                Solara 500 HT

                                O maior modelo que a Solara levará ao Marina Itajaí Boat Show será a Solara 500 HT. Com 50 pés de comprimento, o barco tem hard top com um charmoso teto solar elétrico e cozinha gourmet completa.

                                O barco pode ser configurado com dois ou três camarotes, com pernoite permitido para até seis pessoas. Durante o dia, a Solara 500 HT pode acomodar confortavelmente 16 passageiros. Na motorização, são dois Volvo Penta centro-rabeta ou IPS, com 400 hp a 440 hp cada.


                                Pontoon 300 Double Deck

                                Outro destaque da Solara no Marina Itajaí Boat Show é o Pontoon 300 Double Deck. O barco, que fez sucesso durante o Rio Boat Show 2023, é tão espaçoso que pode transportar até 23 pessoas e conta até com toalete fechado.

                                O pontoon possui motorização de popa e no convés superior da embarcação há geleira, solário e área de convivência para até sete passageiros. O ponto alto do Pontoon 300 Double Deck é um divertido escorregador que liga o deque superior até a água.

                                Marina Itajaí Boat Show 2023

                                O Marina Itajaí Boat Show 2023 vai reunir lazer e negócios à beira-mar, além de trazer as principais novidades em embarcações, produtos, acessórios, serviços no shopping náutico e opções de entretenimento para toda a família.

                                 

                                Anote aí!

                                Quando: De 6 a 9 de julho de 2023
                                Onde: Marina Itajaí (Av. Carlos Ely Castro, 100, Centro, Itajaí-SC)
                                Horário: Das 14h às 21h em dias de semana e das 11h às 21h aos finais de semana
                                Mais informações: www.marinaitajaiboatshow.com.br

                                 

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                                  Com posto de abastecimento próprio, nova marina na Baía Babitonga integra hotel e restaurante

                                  Por: Otto Aquino -

                                  Um dos mais tradicionais hotéis do Brasil, o VillaReal, cravado em um dos mais belos recantos do litoral brasileiro a catarinense São Franscisco do Sul, terceira cidade mais antiga do país —, acaba de inaugurar uma moderna marina.

                                  Localizada em um refúgio abrigado na Praia do Paulas, um bairro pesqueiro de São Francisco do Sul, a nova VillaReal Marina integra o completo turístico hoteleiro da rede VillaReal, do grupo paranaense J. Malucelli.

                                   

                                   

                                  “A implantação do hotel e marina VillaReal é a realização de um sonho dos empresários Joel Malucelli e do filho, Cristiano Malucelli, que identificaram uma grande oportunidade de contribuir com o desenvolvimento do turismo náutico na região da Babitonga. Estamos muito felizes em realizar esse investimento, o qual irá contribuir ainda mais com o turismo e a economia local”, explica Silvia Fernandes, gestora dos hotéis Villa Real e presidente da Associação Empresarial de São Francisco do Sul.

                                  Foto: Otto Aquino/Revista Náutica
                                  Silvia Fernandes, gestora do VillaReal e presidente da Associação Empresarial de São Francisco do Sul. Foto: Otto Aquino/Revista Náutica

                                  O mais novo equipamento náutico da Baía Babitonga é um dos mais modernos da região. O antigo píer de concreto, construído nos anos 1990, passou por um amplo processo de reestruturação, desenvolvido com material inovador e tecnologia de grande resistência. Além disso, o hotel criou novas vagas na água em píeres flutuantes de alumínio, fabricados pela empresa Metalu Brasil.

                                  A nova VillaReal Marina tem píeres flutuantes Metalu. Foto: Otto Aquino/Revista Náutica
                                  Foto: Otto Aquino/Revista Náutica

                                  “A marina conta com 1.080 m² de píeres, sendo 7 píeres de 12 metros de comprimento por 3 metros de largura que se conectam com o continente por meio de duas passarelas de 18 metros de comprimento por 1,20 metro de largura interna”, explica André Lobo Douat, gerente da marina.

                                  André Lobo Douat, gerente da marina. Foto: Otto Aquino/Revista Náutica

                                  “Localizada estrategicamente de frente para a baía, uma das mais belas e navegáveis do litoral brasileiro, a marina está preparada para receber os navegadores de toda a parte do Brasil e do mundo com segurança e qualidade, agregando serviços e estrutura de lazer, hospedagem e gastronomia, constituindo-se atualmente, no único hotel com marina do estado de Santa Catarina”, afirma Cristiano Malucelli, diretor dos Hotéis Villa Real.

                                  Silvia Fernandes e Cristiano Malucelli. Foto: Hotel VillaReal/Divulgação

                                  Ao todo, são 23 vagas molhadas para embarcações, sendo 12 vagas no píer que atendem embarcações de 30 a 100 pés e outras 11 vagas em poitas para até 70 pés, em sistema de diárias ou mensalistas.

                                  Foto: Otto Aquino/Revista Náutica

                                  Além disso, tem segurança monitorada 24 horas, acesso à internet, água potável e energia elétrica, heliponto, loja de conveniência e, algo inédito na região, um posto de combustível que fornecerá diesel marítimo e gasolina, acessível a todos os navegadores.

                                  Foto: Otto Aquino/Revista Náutica
                                  Foto: Otto Aquino/Revista Náutica

                                  “A construção desse empreendimento é resultado da crença dos investidores no potencial turístico de São Francisco do Sul, e proporcionará uma experiência turística ainda mais completa e qualidade para os navegantes da Babitonga, contribuindo para a geração de empregos, novos negócios e o desenvolvimento econômico sustentável na região”, enaltece Godofredo Gomes Moreira Filho, prefeito de São Franscisco do Sul.

                                  Godofredo Gomes Moreira Filho, prefeito de São Franscisco do Sul. Foto: Otto Aquino/Revista Náutica

                                  Além da presença do prefeito de São Francisco do Sul, o evento de inauguração da Marina Villa Real recebeu Rafael Alexandre de Oliveira (secretário do Meio Ambiente), Rodrigo Graff (secretário da Educação), Rui Sérgio dos Santos (secretário da Pesca), Tiago Furlan (secretário de Infraestrutura) e Gunther Weber (presidente da Soamar São Francisco do Sul).


                                  Os usuários da marina ainda poderão desfrutar de um day use nas estruturas do hotel, com acesso à piscina externa, piscina térmica, salão de jogos, academia e demais áreas de lazer comuns. Outra atração para os navegadores é a possibilidade de atracar na marina para desfrutar do restaurante do hotel VillaReal.

                                  Suntuosas cortinas de conchas, elaboradas pela artesã local Maristela Tavares, decoram o restaurante Convés. Foto: Hotel VillaReal/Divulgação

                                  Aberto para o público, o restaurante Convés tem um cardápio inspirado na região praieira, uma espécie de passeio pelo litoral brasileiro, com grande destaque para os pratos de frutos do mar, com um saboroso cardápio oferecido no almoço e jantar e uma variedade de rótulos de vinhos.

                                  Foto: Hotel VillaReal/Divulgação
                                  Foto: Hotel VillaReal/Divulgação

                                  Das mesas do Convés e das amplas varandas dos quartos do VillaReal (todos os apartamentos tem vista para o mar) têm-se uma linda vista panorâmica para a Baía da Babitonga.

                                  Babitonga: única baía de Santa Catarina

                                  A baía da Babitonga é bem menos conhecida do que deveria. Ou mereceria. Com raras exceções, só mesmo os donos de barcos da região de Joinville, ou um ou outro de Curitiba, costumam aproveitar as ilhas (são 24, tanto dentro quanto fora) e prainhas (estas, incontáveis, pois rodeiam toda a área) desta tranquilíssima baía, que, em área navegável, é quatro vezes maior do que a de Guanabara.

                                  Foto: Otto Aquino/Revista Náutica

                                  A Babitonga fica no litoral norte de Santa Catarina, cercada pelos municípios de Itapoá, Joinville, São Francisco do Sul, Garuva, Araquari e Balneário Barra do Sul, em uma área total de 160 km².

                                  Foto: Otto Aquino/Revista Náutica

                                  Profunda (nos dois sentidos, já que penetra 20 quilômetros tanto terra adentro, com braços sinuosos que se ramificam em tranquilos remansos, quanto superfície abaixo, razão pela qual abriga dois grandes portos), a Babitonga também costuma ser chamada Brasil afora como “baía de São Francisco”, numa referência à mais famosa das quatro cidades banhadas por ela, a histórica São Francisco do Sul, a “São Chico” para os íntimos.

                                  Foto: Otto Aquino/Revista Náutica

                                  E são apenas os frequentadores habituais da Babitonga que costumam aproveitar todas as suas delícias, como rústicos restaurantes de frutos do mar na beira d’água, prainhas de águas quentinhas e um cordão de ilhas permanentemente abrigadas, dentro da baía.

                                   

                                  Sem falar nos rios repletos de robalos que nela desaguam, nos manguezais preservados das margens e no extraordinário visual das montanhas da Serra do Mar ao fundo.

                                  As águas da baía da Babitonga (salgada na entrada, meio doce ao fundo) ganha contornos de paraíso quando é aquecida pelo sol nos remansos e piscininhas naturais que se formam nas praias, na maré baixa, na região da península do Capri, logo na entrada da baía.

                                   

                                  Quando isso acontece, a irresistível combinação de água tranquila e quentinha atrai muitos donos de barcos para as margens, onde eles passam o dia inteiro felizes da vida por não fazerem absolutamente nada.

                                  Foto: Otto Aquino/Revista Náutica

                                  Há tantos atrativos na Babitonga (e, também, diante dela, nas ilhas que fazem parte do arquipélago das Graças, como a do velho farol da Ilha da Paz, símbolo informal de toda a baía), que não é preciso ficar pulando de um canto para outro, a fim de preencher o dia.

                                   

                                  Por ficar praticamente colada à Serra do Mar, a Babitonga sempre oferece o visual das montanhas ao fundo, e isso, em conjunto com a água paradinha dentro da baía, cria aquele tipo de cenário que ninguém cansa de apreciar.

                                  Foto: Otto Aquino/Revista Náutica

                                  No pôr do sol fica ainda mais espetacular. Por isso, quem frequenta estas águas não sente a menor necessidade de sair para navegar em outro lugar. Basta a Babitonga.

                                   

                                  Saiba mais sobre a nova Marina VillaReal pelo site oficial ou pelos telefones (47) 99984-5452 e (47) 3471-5800.

                                   

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                                    Cardume de tubarões ameaçados de extinção é flagrado em Ilha Grande

                                    Mais de 100 animais da espécie galha-preta estavam nas águas da ilha no Rio de Janeiro

                                    01/06/2023

                                    Pesquisadores registraram o momento em que mais de 100 tubarões galha-preta passavam por Ilha Grande, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Os animais são considerados inofensivos e atualmente estão ameaçados de extinção.

                                    O flagrante foi feito pela equipe do Instituto Mar Urbano. O fato de um número tão grande de animais ter sido visto nas águas da ilha deu uma dose de ânimo aos cientistas, uma vez que a continuidade da espécie está ameaçada.

                                     

                                    Inclusive, para proteger os tubarões, o local exato do avistamento é mantido em sigilo.


                                    “É uma espécie ameaçada e o Brasil, hoje, é um dos maiores mercados de carne de tubarão do mundo. Comemos muito tubarão aqui com o nome de ‘cação’. Tudo que é espécie de tubarão ameaçado é vendido como carne de cação na feira”, explicou Ricardo Gomes, diretor do Mar Urbano.

                                     

                                    O motivo do aparecimento dos tubarões em Ilha Grande ainda não tem explicação concreta. Por isso, um projeto financiado pela Shark Conservation Fund monitorará, nos próximos 30 meses, a movimentação do cardume.

                                     

                                    Pesquisadores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) estão incluídos na iniciativa.

                                     

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                                      Quando o assunto é litoral, grande parte das pessoas concordam que ir à praia renova as energias e traz sensação de bem-estar. Foi para tentar comprovar de vez essa tese que o Grupo de Psicologia Ambiental da Universidade de Viena, na Áustria, iniciou uma pesquisa que envolveu dados de 15 países.

                                      Publicada na revista Communications Earth & Environment como parte do projeto “Mares, Oceanos e Saúde Pública na Europa”, a pesquisa envolveu cerca de 15 mil participantes em 15 países: Bélgica, Bulgária, República Tcheca, França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Espanha, Reino Unido e Austrália.


                                      Responsável por liderar o projeto, a cientista Sandra Geiger utilizou dados dos países listados para entender melhor quais os verdadeiros impactos na vida de moradores e visitantes do litoral. A conclusão: a baixada litorânea está, sim, associada a uma saúde melhor, independente do país ou classe social.

                                      É impressionante ver padrões tão consistentes e claros em todos os 15 países. Agora também demonstramos que todos parecem se beneficiar de estar perto do litoral, não apenas os ricos. – Sandra Geiger, cientista líder da pesquisa

                                      Apesar de os efeitos do litoral na melhora da saúde terem sido oficialmente comprovados, não se trata de uma descoberta nova. Além de ser uma tese levantada por quem gosta de aproveitar a praia, outros profissionais da saúde já recorreram anteriormente ao mar para tratamentos.

                                      Reprodução: Visite Itajaí

                                      Ainda em 1660, na Inglaterra, médicos já indicavam banhos de mar e caminhadas costeiras para benefícios à saúde, assim como em 1800, período em que os cidadãos europeus mais ricos utilizavam o contato com o ar e a água do mar como tratamento de saúde.

                                       

                                      Conforme os avanços tecnológicos do século 20 apareciam, esses métodos foram perdendo espaço, mas práticas naturais parecem estar em ascensão mais uma vez.

                                       

                                      “Os benefícios substanciais para a saúde do acesso igualitário e sustentável às nossas costas devem ser considerados quando os países desenvolverem seus planos espaciais marinhos, considerarem as futuras necessidades de habitação e desenvolverem conexões de transporte público”, afirmou a Dra. Paula Kellett, do European Marine Board.

                                       

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                                        NX Boats leva lancha de 50 pés a Boat Show de Itajaí

                                        Além da NX 50 Invictus HT como destaque, marca terá outras quatro lanchas expostas nas águas catarinenses

                                        31/05/2023

                                        Um dos principais estaleiros do país, a NX Boats já tem presença confirmada no maior evento náutico do Sul do país: o Marina Itajaí Boat Show 2023. A marca pernambucana especialista em lanchas na categoria de 26 a 50 pés vai aproveitar para levar a Santa Catarina um de seus maiores barcos: a NX 50 HT.

                                        Reformulado e agora com a chancela Boat Show, o salão vai ancorar na cidade catarinense de 6 a 9 de julho, levando o melhor do modelo internacional de eventos náuticos a Itajaí.

                                         

                                        O estaleiro que, em menos de dez anos de operações, já colocou mais de 1.400 barcos na água, vai exibir ao público catarinense cinco lanchas, com tamanhos de 27 a 50 pés. Confira, abaixo, mais detalhes sobre os modelos da NX Boats no Marina Itajaí Boat Show.

                                        Barcos da NX Boats no Marina Itajaí Boat Show

                                        NX 50 Invictus HT

                                        Um dos maiores barcos da NX Boats, a NX 50 Invictus HT é o primeiro modelo da linha Yacht do estaleiro. A embarcação traz linhas de design marcantes pode ter até três suítes. Na NX 50 Invictus HT, a passagem lateral foi eliminada, então o acesso à proa é feito por dentro do barco, promovendo mais conforto e segurança.

                                        A lancha tem boca (largura) de 4,05 metros e aproveitamento de todos os bordos, proporcionando mais uso interno da embarcação. Com design moderno, o barco traz amplo uso de vidro para proporcionar maior contato interior x exterior, o que também melhora o aproveitamento da luminosidade natural.

                                        A embarcação oferece ainda três opções de propulsão (IPS, Rabeta e Hélice de Superfície (MON-DRIVE)) e é equipada com dois motores de 440 hp a 600 hp.

                                        NX 400 HT Horizon

                                        A NX 400 HT Horizon é uma 40 pés pensada para quem gosta de luxo, sofisticação, espaço e acabamento premium, de acordo com a marca. Trata-se de uma lancha alta, que conta com 2 m na cabine e 1,90 m no banheiro.

                                        A embarcação tem dois motores de 300 hp a 380 hp, com tanque de combustível que suporta até 700 L. Ao todo, 18 pessoas podem aproveitar o barco durante passeios diurnos e seis tripulantes conseguem passar a noite desfrutando de um amplo cockpit, cabine com cozinha e cama de proa e meia-nau.

                                        NX 340 Sport Coupé

                                        Embarcação mais exportada da NX Boats, a NX 340 leva até 15 pessoas para um passeio diurno em seus 10,15 m de comprimento e 3,15 m de boca.

                                        O barco abriga uma ampla cama de meia-nau e quatro pessoas podem passar a noite neste barco de design esportivo.

                                        NX 290 Exclusive

                                        A lancha NX 290 Exclusive se destaca por seu desenho envolvente, com belas linhas estruturais e acabamento premium. A embarcação promete boa navegabilidade e alta performance.

                                        A lancha de 8,84 metros de comprimento acomoda 11 passageiros durante o dia e quatro podem passar a noite.

                                        A lancha conta ainda com teto sport coupé, boca de 2,78 m e motorização de 300 hp a 380 hp, alimentada por um tanque com capacidade para 330 L.

                                        NX 270 Challenger

                                        A NX 270 Challenger conta com design que enfatiza a esportividade da embarcação, sem deixar de priorizar a praticidade. Suas linhas expressivas de design vão desde o solário de proa, passando pelo cockpit, até a popa do barco, que inclui área gourmet.

                                        A cabine que comporta até duas pessoas tem banheiro e possibilidade de ar-condicionado. Durante o dia, 11 pessoas conseguem aproveitar a embarcação, enquanto duas podem passar a noite de forma confortável.

                                        A lancha que leva um motor de 250hp a 350 hp tem boca de 2,65 m e capacidade para 200 L de combustível e 90 L de água doce.

                                        Marina Itajaí Boat Show 2023

                                        O Marina Itajaí Boat Show 2023 vai reunir lazer e negócios à beira-mar, além de trazer as principais novidades em embarcações, produtos, acessórios, serviços no shopping náutico e opções de entretenimento para toda a família.

                                         

                                        Anote aí!

                                        Quando: De 6 a 9 de julho de 2023
                                        Onde: Marina Itajaí (Av. Carlos Ely Castro, 100, Centro, Itajaí-SC)
                                        Horário: Das 14h às 21h em dias de semana e das 11h às 21h aos finais de semana
                                        Mais informações: www.marinaitajaiboatshow.com.br

                                         

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                                          Mergulhador registra peixes vivendo em tubo de pasta de dente

                                          Biólogo fotógrafo capturou a cena enquanto coletava lixo descartado no oceano

                                          Biólogo marinho e fotógrafo subaquático, o Dr. Alex Mustard captura cenas impressionantes no fundo do mar enquanto faz mergulhos para recolher o lixo do oceano — parte de seu trabalho de conscientização. Em um deles, Mustard encontrou minúsculos peixes em tubo de pasta de dente.

                                          O flagra dos animais vivendo na embalagem incomum foi feito em março, na Indonésia. Tratava-se de um casal de gobies pigmeus. Essa espécie marítima costuma procurar áreas protegidas que tenham uma superfície dura, para colocar seus ovos — o que explica a escolha pelo tudo de creme dental descartado.

                                          “O tubo de pasta de dente tinha algas crescendo, então deve ter estado na água por algum tempo”, disse Mustard ao site The Dodo. “Mas a abertura é um pouco pequena demais para a maioria dos peixes. Esses gobies pigmeus são muito pequenos”, completou.

                                           

                                          O biólogo conta que, quando se aproximou da casa dos peixes pela primeira vez, apenas um deles era visível — e não parecia incomodado com a visita que chegou sem avisar. O gobie recuou para dentro do tubo e voltou com sua parceira, quase como se dissesse: “Querida, olhe para isso!”

                                          Em seus mergulhos, Alex está sempre atento aos animais marinhos que fizeram do lixo, um lar.

                                          Verificamos qualquer coisa de plástico para ver se [alguém] está morando dentro ou sobre ele. Caso contrário, podemos recolhê-lo e retirá-lo. Mas quando um animal fez [um] lar, vamos deixá-lo lá embaixo – Alex Mustard, biólogo.

                                          Essa foi a primeira vez que o biólogo encontrou animais morando em um local tão pequeno. “Garrafas, latas e frascos são mais comumente tomados pela vida marinha. O tubo de pasta de dente foi definitivamente uma das [casas] mais incomuns”, comentou.


                                          Com seus registros, o fotógrafo busca lembrar e conscientizar às pessoas que o problema da poluição do mar ainda não foi resolvido. Nesta mesma viagem à Indonésia, inclusive, Mustard afirmou ter visto ainda um peixe vivendo dentro de um sapato e uma lesma do mar colocando ovos em um saco plástico.

                                           

                                          “Vários anos atrás, as pessoas não estavam tão conscientes do problema da poluição plástica no oceano, então eu tentava tirar fotos chocantes para conscientizar as pessoas sobre o problema. Agora, a maioria das pessoas interessadas em meio ambiente está ciente do problema, então eu me concentro mais em imagens que chamem a atenção e, em seguida, os lembro de que o problema ainda existe”, afirmou o biólogo.

                                           

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                                            Conheça o projeto de barco portátil que pode ser transportado em mochilas

                                            O GoBoat 2.0 é um pequeno barco elétrico que poder ser carregado para qualquer lugar

                                            Barcos são projetos grandes, muitas vezes de tamanhos extraordinários. Por isso, não é à toa que chame atenção quando um projeto anuncia um barco que cabe em mochila. A novidade portátil leva o nome de GoBoat 2.0 e é uma mistura de barco elétrico, prancha de stand-up e moto aquática.

                                            De acordo com a fabricante, o barco portátil pode navegar tanto em água doce quanto em salgada, já que ele tem um sistema anticorrosivo que protege o casco.

                                            Barco que cabe em mochila pesa 26 quilos

                                            A AirCore — dona da GoBoat — projetou o barco que cabe em mochila com um material que permite o esvaziamento completo do modelo. Dessa forma, quando não está inflado, ele pode caber em uma mochila grande ou no porta-malas de um sedã.

                                            Com 26 quilos, a embarcação tem navegação aprimorada devido ao seu formato compacto e redondo, afirma a empresa, que promete estabilidade e segurança. Outro diferencial do barco que cabe em mochila é que o inflável tem três câmaras de ar.

                                            O barco portátil tem um motor elétrico de pesca instalado. Com 12V, ele tem velocidade máxima de quatro nós. Este motor está localizado na proa dos modelos.

                                             

                                            Já a bateria usada pela marca é de lítio, pois oferece maior capacidade de carregamento e vida útil do produto. Além disso, a pequena embarcação oferece cinco velocidades de locomoção e mais duas para dar ré.

                                            Quanto custa o barco que cabe em mochila?

                                            Este modelo é oferecido em diferentes versões e tamanhos. A versão tradicional tem 1,8 m de diâmetro, enquanto o mini tem diâmetro de 1,4 metro — é indicado para crianças ou adultos pequenos.

                                            O GoBoat 2.0 custa a partir de US$ 478 (cerca de R$ 2,4 mil) para a versão mini, enquanto o tamanho convencional tem preços entre US$ 753 e US$ 822 (R$ 3,7 mil e R$ 4,1 mil, respectivamente). Vale ressaltar que os barcos acompanham os motores, mas as baterias são vendidas à parte. Todos os valores mencionados acima foram convertidos para o real em maio de 2023.

                                             

                                            Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

                                             

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                                              30/05/2023

                                              Neymar Jr. é a mais nova celebridade a render-se ao mundo (e lucros) do cruzeiro próprio. O jogador anunciou na última segunda-feira (29) o projeto “Ney em Alto Mar”. O cruzeiro temático do Neymar navegará pelo litoral brasileiro entre os dias 26 e 29 de dezembro, justamente no período das férias de verão.

                                              O passeio que tem Neymar como tema será realizado a bordo do navio MSC Preziosa. Assim como o jogador, famosos como Xuxa e o rei Roberto Carlos também promoveram cruzeiros temáticos, reunindo milhares de fãs.

                                              O craque divulgou em suas redes sociais que também estará presente no cruzeiro que leva seu nome. Segundo a página oficial do cruzeiro temático do Neymar, a embarcação parte e chega do porto de Santos — cidade onde ele iniciou sua carreira –, no litoral sul de São Paulo.

                                               

                                              Já há a confirmação de uma parada do cruzeiro temático do Neymar em Búzios, cidade que abriga belas praias no Rio de Janeiro. Entretanto, o itinerário completo da viagem ainda não foi divulgado.

                                              Ainda de acordo com o site oficial, esse projeto proporcionará “três dias e três noites de muita ousadia e alegria”. Os passageiros também vão contar com atrações e shows — os nomes das atrações ainda não foram revelados.


                                              Quanto custa o cruzeiro temático do Neymar?

                                              Atualmente, a opção mais barata para navegar no cruzeiro temático do Neymar sai a R$ 5.160 por pessoa em cabine interna sem janela, no quarto quádruplo. O preço mais caro é na opção de cabine externa com varanda, onde o quarto duplo custa R$ 14.520 por pessoa.

                                              Vale ressaltar que estes valores estão anunciados como “lote 1”, o que leva a crer que sofrerão reajustes conforme a lotação do navio.

                                              Em todos os pacotes do cruzeiro temático do Neymar estão inclusos o seguro viagem, refeições (café da manhã, almoço, café da tarde, jantar e buffet da madrugada), serviço 24 horas, acomodação na cabine e espetáculos no teatro.

                                               

                                              São pagos à parte, entretanto, bebidas (alcoólicas ou não), sauna e alguns espaços de lazer, como o cinema 4D, simulador de F1 e a pista de boliche.

                                              Conheça o navio do cruzeiro temático do Neymar

                                              O cruzeiro “Ney em Alto Mar” vai acontecer no navio MSC Preziosa. A embarcação tem mais de 330 metros de comprimento conta com 18 deques — 14 deles disponíveis aos passageiros.

                                               

                                              O navio oferece diversas opções de entretenimento e lazer aos seus passageiros, entre elas, quatro piscinas e um toboágua com 120 metros de comprimento, com uma curva que se projeta por cima do mar. Há ainda áreas dedicadas à diversão dos pequenos espalhadas pelo navio.

                                              Já os adultos podem se divertir nas baladas, bares e restaurantes. Além disso, ainda há um cinema 4D, pista de boliche, sala de cassino e até um simulador de fórmula 1. Quem gosta de relaxar ao máximo, pode desfrutar do MSC Aurea Spa ou então curtir uma apresentação no Platinum Theatre.

                                              A embarcação onde será feito o cruzeiro temático do Neymar possui capacidade total para 4.345 passageiros e mais 1.390 tripulantes. Porém, o site oficial do “Ney em Alto Mar” não divulgou o número de passageiros que o evento receberá.

                                               

                                              Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

                                               

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                                                Museu flutuante em forma de estrela será nova atração na China

                                                Local será destinado a conteúdos que abrangem o universo da ficção científica e deve abrir ainda em 2023

                                                Quem assistiu aos jogos da Copa do Catar certamente se lembra de estádios com arquiteturas inusitadas e futuristas. Pois bem, a Zaha Hadid Architects, responsável pelo design do Estádio Al Janoub, será também a cabeça por trás do museu flutuante em forma de estrela na China.

                                                A empresa já é conhecida por esse tipo de edifício, com formatos mais “radicais”. O museu, que levará em seu interior conteúdos sobre ficção científica, terá estrutura digna de ter saído de um filme do gênero, fazendo jus ao seu nome: Museu de Ficção Científica de Chengdu.

                                                Com mais de 59 mil metros quadrados, o museu flutuante em forma de estrela vai reunir objetos, obras, livros e filmes sobre ficção científica, além de receber conferências, teatros e outros eventos culturais.

                                                 

                                                “Reunindo clareza programática e funcional enquanto responde às condições únicas do local, o museu parece flutuar acima da superfície do lago”, aponta a Zaha Hadid Architects.


                                                Apesar de chamar atenção pelo formato, o prédio será construído também para ser funcional, uma vez que será pensado na necessidade de conectar rotas de pedestres que passam pela cidade com o metrô.

                                                O Museu de Ficção Científica de Chengdu ainda está em obras, mas deve ficar pronto em breve, uma vez que o local deve receber a 81ª Convenção Mundial de Ficção Científica anual e o Hugo Awards (prêmio que celebra a melhor ficção científica) ainda em 2023.

                                                 

                                                Náutica Responde

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                                                  Descoberta aconteceu através das mais de 700 mil fotos registradas por submersíveis no fundo do mar

                                                  Muitos mistérios circundam o naufrágio do Titanic e, mesmo depois de tanto tempo, aguçam a curiosidade das pessoas. O mais recente deles acaba de ser revelado e envolve um colar com dente de megalodon no Titanic.

                                                  James Cameron, no filme sobre o trágico fim do Titanic, havia feito o mundo sonhar com uma joia azul — batizada de Coração do Oceano (e que não existiu de verdade).

                                                   

                                                  Mas, como a realidade pode ser mais surpreendente do que a ficção, um passageiro a bordo do navio trazia um acessório ainda mais chamativo: um colar feito com pedaço de um tubarão gigante e ouro.

                                                  Área circulada mostra a joia feita com dente de megalodon no Titanic. Foto: Arte Náutica sobre imagem Magellan

                                                  Localizada entre os destroços do barco, a joia com dente de megalodon no Titanic foi identificada graças às mais de 700 mil fotos da embarcação registradas no fundo do mar pela empresa Magellan.

                                                   

                                                  Os registros, que transformaram-se em imagens em 3D do Titanic, apontam que a embarcação não foi atingida a estibordo, como se acreditava há mais de 100 anos. Agora, revelaram também a joia, da qual não se tinha nenhuma notícia desde o naufrágio do barco, 111 anos atrás.

                                                  Entre as imagens captadas pela Magellan através de submersíveis, a equipe conseguiu avistar o colar com dente de megalodon no Titanic. A descoberta foi “surpreendente, bonita e de tirar o fôlego”, disse o CEO da Magellan, Richard Parkinson, em comunicado.

                                                   

                                                   

                                                  O colar, contudo, segue no fundo do mar, uma vez que a equipe fez um acordo com autoridades dos Estados Unidos e do Reino Unido para poder filmar os destroços do Titanic, desde que não tocasse ou removesse qualquer peça. Agora, com a ajuda da inteligência artificial, o CEO da Magellan tenta determinar quem era o dono do objeto.


                                                  A chamada IA está sendo utilizada para analisar imagens de passageiros embarcando no navio em 1912, examinando suas vestimentas e aplicando técnicas de reconhecimento facial. A ideia também é contatar familiares dos mais de dois mil passageiros que estavam a bordo do navio.

                                                  O tubarão megalodon

                                                  O megalodon é considerado o maior tubarão que já existiu. Acredita-se que a espécie foi extinta há cerca de 3,6 milhões de anos, sendo que os primeiros restos de megalodon conhecidos datam de mais de 20 milhões de anos.

                                                  Foto: American Museum of Natural History / Reprodução

                                                  Segundo o Museu de História Natural de Londres, o maior megalodon poderia medir de 15 a 18 metros de comprimento. Para nível de comparação, os maiores tubarões brancos registrados têm cerca de seis metros.

                                                  Dente de tubarão megalodon fossilizado, à esquerda, comparado a um dente de tubarão branco moderno

                                                  Os dentes do megalodon podem medir até 18 cm, mas o Museu de História Natural da Flórida afirma que os fósseis encontrados geralmente medem entre 7 e 13 centímetros.

                                                   

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                                                    Por: Redação -

                                                    Como todo navegante tarimbado sabe, o tipo de proa deve ser definido ainda na fase do projeto do barco e de acordo apenas com o uso para o qual o modelo se destina. Cada formato exige um desenho diferente, em função, principalmente, do tipo de navegação que ele terá.

                                                    Ultimamente, as proas de alguns veleiros e lanchas passaram a ficar perpendiculares à linha d’água, ou mesmo com a parte inferior mais lançada, em um ângulo invertido.

                                                     

                                                    Mais do que modismo ou tentativa de dar aos barcos um perfil mais agressivo, estes novos e incomuns formatos de proa revelam uma tendência, mas — atenção! — isso não quer dizer que você deva colocar isso como ponto básico na hora de escolher o seu próximo barco.

                                                     

                                                    Há, afinal, razões técnicas e não apenas estéticas para cada tipo de proa. “Inovações são sempre bem-vindas, desde que adotadas com critério”, adverte Márcio Schaefer, projetista dos barcos da Schaefer Yachts.


                                                    Caso o intuito seja, por exemplo, apenas passear com uma lancha cabinada, com flybridge, acima dos 40 pés, uma proa mais arredondada aumenta consideravelmente o conforto a bordo, uma vez que esse tipo de barco é projetado para navegar em águas costeiras.

                                                     

                                                    Já se o objetivo for pescar em mares mais abertos, o melhor é uma proa mais afilada. “O mesmo tipo de proa que melhora o comportamento de um barco na água pode arruinar o desempenho de outro, dependendo do modelo”, afirma o projetista.

                                                     

                                                    Antes de escolher o desenho, portanto, é preciso definir o uso que o barco terá. NÁUTICA explica, abaixo, algumas características de cada tipo de proa.

                                                    Sete tipos de proa para encarar as ondas

                                                    Proa com bulbo

                                                    A proa com bulbo é a típica proa de cascos deslocantes, como navios e trawlers. Nela, o bulbo fica um pouco abaixo da linha d’água, o que reduz a resistência e, consequentemente, aumenta a velocidade, além de diminuir o consumo de combustível. Esse bulbo, contudo, pouco interfere na capacidade do casco de enfrentar mares agitados.

                                                    Multicascos com proas wave-piercing

                                                    Como o nome indica (“wave-piercing” quer dizer algo como “furar a onda”), este tipo de desenho faz com que a proa mergulhe nas vagas, tal qual as proas invertidas.

                                                    Foto: Beneteau / Divulgação

                                                    Os barcos que utilizam proas wave-piercing geralmente são trimarãs, cujos cascos laterais são mais esguios, enquanto o central é bem volumoso e, quase sempre, fica fora d’água. Há lanchas de passeio que foram lançadas com este tipo de proa.

                                                    Proa lançada em V

                                                    A proa lançada em V é típica das lanchas de lazer, usada também em alguns navios. Seu formato, em V, ajuda a amortecer o impacto das ondas. Com o barco planando, o bico lançado diminui a resistência à água. Em caso de mar agitado, esta característica também evita que o casco mergulhe nas ondas.

                                                    Proa lançada para veleiros

                                                    Típico dos barcos a vela mais antigos, a proa lançada para veleiros já caiu em desuso. A grande inclinação na proa garante bom desempenho em mar aberto, mas diminui o comprimento de linha d’água e limita o espaço na cabine de proa.

                                                    Proa reta ou pouco lançada

                                                    Foto: Axopar / Divulgação

                                                    Formato da proa das lanchas mais antigas e, curiosamente, também de algumas ultramodernas, como as dos estaleiros Wally, Axopar e Zonda. Inspiradas nos veleiros da classe IMS, a proa reta ou pouco lançada deixa o casco mais veloz, mas levam o barco a mergulhar em alta velocidade, pois não tem muito volume.

                                                    Proa invertida

                                                    Nodosa Group / Divulgação

                                                    A proa invertida é desenhada para furar a onda, em vez de escalá-la, o que resulta em um navegar mais suave, porém molhado. Esse tipo de proa é usada em alguns barcos militares e em raros barcos de cruzeiro. Um casco com esta proa exige que a área habitável do cockpit seja localizada o mais próximo possível da popa, já que a parte da frente é lavada constantemente.

                                                    Proa lançada em V, com flare

                                                    Variação da proa lançada em V, a proa em V com flare é mais usada em lanchas de pesca em alto-mar. Debaixo d’água, o V do casco é bem acentuado, mas na parte superior assume uma curva lateral invertida, ou seja, abaulada para fora, para direcionar a água de volta ao mar, mantendo o barco mais seco. Em virtude do grande volume de casco acima da linha d’água, o barco dificilmente mergulha em ondas maiores.

                                                     

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                                                      O evento tem como objetivo apresentar para crianças das escolas de vela de várias cidades os barcos de oceano, além de velejar ao lado de navegadores experientes e com carreiras vitoriosas, incentivando os jovens a seguirem no esporte.

                                                       

                                                      A iniciativa é idealizada pelo Yacht Club de Ilhabela (YCI) com a comissão organizadora da Semana Internacional de Vela de Ilhabela (SIVI). A Regata Vela do Amanã acontece um dia antes da abertura da SIVI, principal evento náutico da América do Sul.

                                                      Nesta edição, a Vela do Amanhã contará com participantes de Mairiporã (SP), Paraibuna (SP), Praia Grande (SP), São Vicente (SP), Guarujá (SP), Santos (SP), São Sebastião (SP), Caraguatatuba (SP), Ilhabela (SP), Ubatuba (SP), Paraty (RJ), Angra dos Reis (RJ) e São Paulo (SP).


                                                      Semana Internacional de Vela de Ilhabela

                                                      Celebrando sua 50ª edição, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela acontece de 23 a 29 de julho e tem início com a tradicional regata Alcatrazes por Boreste – 100 anos do Barco Atrevida – Marinha do Brasil. Neste percurso, mais de 50 milhas náuticas contornam a icônica ilha do litoral norte paulista.

                                                      Para a edição de 2023 da SIVI, estão convidadas as classes ORC, Clássicos, C30, BRA-RGS, Bico de Broa, Multicascos, HPE25 e VPRS. São mais de 100 barcos esperados para as regatas, com provas em percursos variados ao longo dos dias.

                                                       

                                                      Além das competições a Semana Internacional de Vela de Ilhabela oferece também atividades culturais e sociais dentro e fora do Yacht Club de Ilhabela, como shows, exposições e palestras.

                                                       

                                                      Para se inscrever na 50ª Semana de Vela de Ilhabela e conferir mais informações, acesse o site oficial do evento.

                                                       

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                                                        Por: Redação -

                                                        Luxo e sofisticação são coisas mais do que comuns em Mônaco, mas uma cena conseguiu superar as expectativas durante o GP de Fórmula 1. No último final de semana, um iate com uma Ferrari na proa chamou atenção no badalado circuito europeu. As máquinas eram uma clássica F40 e o superiate Quinta Essentia.

                                                        Em meio aos carrões que disputavam cada curva das ruas de Mônaco, era impossível não ter olhos para a beleza do superesportivo vermelho que brilhava na proa do barco. A Ferrari F40 é uma edição comemorativa dos 40 anos da marca.

                                                        Foto: Instagram @altr.trade/Reprodução

                                                        O veículo foi produzido apenas entre os anos de 1987 e 1992, e há menos de duas mil unidades desse modelo pelo mundo.

                                                        Foto: Instagram @altr.trade/Reprodução
                                                        Foto: Instagram @altr.trade/Reprodução

                                                        Já o Quinta Essentia é um superiate de 55 metros de comprimento, construído em 2016 pelo estaleiro Admiral Yachts, um dos mais famosos do planeta. Com seis cabines, a embarcação acomoda até 12 convidados, mais 13 tripulantes.


                                                        Admiral Yachts/Divulgação
                                                        Admiral Yachts/Divulgação
                                                        Admiral Yachts/Divulgação

                                                        Digno de um iate que carregou uma Ferrari em sua proa, o barco de luxo é totalmente equipado e conta com heliporto, salão de beleza, sauna, spa, piscina, beach club e uma jacuzzi na popa, onde o tripulante pode saborear uma bela taça de champanhe no deck.

                                                        Admiral Yachts/Divulgação
                                                        Admiral Yachts/Divulgação
                                                        Admiral Yachts/Divulgação

                                                        Tudo isso sem contar os inúmeros brinquedos aquáticos que fazem parte da embarcação, dentre eles, duas motos aquáticas, um esqui aquático, seabob, wakeboards e equipamentos de pesca e mergulho.

                                                         

                                                        Navegando confortavelmente a 15 nós, a embarcação atinge velocidade máxima de 16 nós com um alcance de até 6.500 milhas náuticas de seus tanques de combustível de 80 mil litros a 9 nós. O barco conta ainda com estabilizadores de ancoragem, que proporcionam alto nível de conforto.

                                                        Admiral Yachts/Divulgação
                                                        Admiral Yachts/Divulgação

                                                        O superiate Quinta Essentia está disponível para charter e quem quiser desfrutar da embarcação de luxo por uma semana precisará desembolsar a partir de 280 mil euros, pouco mais de R$ 1,5 milhão de reais (valores convertidos em maio de 2023).

                                                        Admiral Yachts/Divulgação
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                                                        Entre os roteiros mais procurados para o charter do superiate Quinta Essentia estão locais paradisíacos como a Riviera Francesa, Costa Amalfitana, Grécia, Croácia e Montenegro, além, é claro, de Mônaco.

                                                        Admiral Yachts/Divulgação

                                                        A iniciativa de levar um iate com uma Ferrari na proa para a marina de Mônaco durante a prova de Fórmula 1 foi de uma empresa de criptomoedas chamada Altr, que divulgou o feito nas redes sociais.

                                                        @vincenzolandino

                                                        A Ferrari F40 on a yacht 🛥️ Monaco hits different. This is an activation by Altr Trade, which offers collectors a way to purchase rare and fine collectibles either in full or as a fraction. #MonacoGP #F1 #formula1 #formulauno #luxurylife #essereferrari #f40 #yachts #billionaire

                                                        ♬ original sound – Vincenzo Landino

                                                         

                                                        De acordo o site da empresa, a Altr representa uma “porta de entrada para o mundo dos colecionáveis ​​de luxo, oferecendo aos colecionadores uma maneira fácil de comprar colecionáveis ​​raros e finos na íntegra ou em fração usando USDt Stablecoin.”

                                                        Foto: Instagram @altr.trade/Reprodução
                                                        Foto: Instagram @altr.trade/Reprodução
                                                        Foto: Instagram @altr.trade/Reprodução

                                                         

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                                                          Como ainda é um de seus itens, Tommy convidou o criador de conteúdo americano Enes Yilmazer para conhecer de perto o modelo. Enes ficou a bordo do megaiate de Tommy Hilfiger durante quatro dias, na região das Bahamas.

                                                          De acordo com Tommy, depois de fretar iates por muitos anos, ele comprou uma embarcação construída por um amigo seu. Logo após, o estilista trocou o nome do modelo de Faith para Flag — como uma homenagem à marca criada por ele.


                                                          O logotipo da minha empresa é uma bandeira vermelha, branca e azul. E foi por causa dela (da empresa) que pude comprar o iate – Tommy Hilfiger, estilista

                                                          O megaiate de Tommy Hilfiger foi construído pelo estaleiro holandês Feadship em 2000. Contudo, somente em 2017 é que o estilista passou a ser dono da embarcação de quatro deques e mais de sete camarotes para convidados.

                                                          Megaiate de Tommy Hilfiger tem muito lazer embarcado

                                                          Com camarotes para 18 hóspedes, o barco oferece reúne opções de lazer, como a piscina e espreguiçadeiras na proa. Já a popa tem uma churrasqueira ao ar livre e um solário. Quem gosta de se exercitar pode usufruir ainda de uma academia completa no convés.

                                                          O megaiate do Tommy Hilfiger conta com muitas opções de diversão na água. Caiaques, toboágua, trampolim, pranchas de wakeboard, equipamentos de mergulho, por exemplo, poderão ser usados pelo novo proprietário.

                                                          A embarcação tem dois motores movidos a diesel da Caterpillar de 2 mil hp cada. Dessa forma, tem velocidade máxima de 16 nós.

                                                           

                                                          O modelo, por enquanto, segue disponível para charter. No verão do Hemisfério Norte, você pode curtir uma semana pelo Mar Mediterrâneo por até US$ 444 mil — aproximadamente R$ 2,1 milhões. Já no inverno do Hemisfério Norte, o roteiro é pelo Caribe e o charter semanal custa US$ 476 mil — ou R$ 2,3 milhões (valores convertidos em maio de 2023).

                                                           

                                                          Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

                                                           

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                                                            Construído em 1974, este Swan 48 foi um dos destaques da 1ª etapa da competição, na classe RGS Clássicos

                                                            Itajaí terá o primeiro shopping do Brasil voltado para as águas da marina

                                                            Com investimento de R$ 100 milhões, o local terá integração com a Baía Afonso Wippel, no complexo Marina Itajaí

                                                            Pesquisadores australianos criam mapa completo e acessível do fundo do mar

                                                            O Seamap reúne informações sobre os habitats marinhos da região da Austrália e até o público leigo pode acessar

                                                            28/05/2023

                                                            Para identificar melhor o que as profundezas dos oceanos abrigam, cientistas estão trabalhando em um mapa completo do fundo do mar. A iniciativa é dos analistas do Instituto de Estudos Marinhos e Antárticos da Austrália.

                                                            Esse mapa em escala continental já está disponível online e possibilita que os estudiosos tenham acesso às mais variadas coleções de dados dos ecossistemas do fundo do mar.

                                                             

                                                            A ferramenta já apresenta informações detalhadas do oceano australiano, embora traga dados mais gerais de todas as regiões do planeta.

                                                            Reprodução: Rick Stuart- Smith/ Reef Life Survey/ Divulgação

                                                            O mapa do fundo do mar recebeu o nome de Seamap e também pode ser usado para descobrir quais ecossistemas marinhos estão vulneráveis a pragas marinhas. Além disso, ele pode fazer novas descobertas importantes sobre a vida marinha.

                                                            Ele reúne fluxos de dados de pesquisas nacionais de toda a Austrália. Por meio de um único mapeamento, podemos interagir e entender essas informações – Emma Flukes, líder técnica do Seamap

                                                            Outra vantagem do mapa do fundo do mar é a capacidade de avaliar quais são os impactos ambientais na região, caso haja alguma fonte de petróleo ou gás em funcionamento. Flukes ainda pontua que o Seamap foi a primeira ferramenta que conseguiu reunir todos os dados acerca dos habitats marinhos do país.

                                                            Reprodução: Antonia Cooper/ Reef Life Survey/ Divulgação

                                                            Mapa do fundo do mar é acessível para estudiosos e para o público

                                                            Nós examinamos diversos portais e ferramentas de software diferentes para conseguir obter mais recursos. Mas, não conseguimos descobrir nada que funcionasse nessa escala – Emma Flukes

                                                            Reprodução: Rick Stuart-Smith/ Reef Life Survey/ Divulgação

                                                            Segundo a cientista, graças ao mapa do fundo do mar, os pesquisadores conseguem saber mais rapidamente se determinada área já foi objeto de pesquisa ou não — e tudo isso de uma forma mais rápida.

                                                             

                                                             

                                                            Um dos objetivos dessa ferramenta, além de reunir as informações sobre a vida marinha, é conseguir disponibilizá-las de uma forma acessível. Desse modo, não somente especialistas no tema, como também os curiosos podem fazer todas suas pesquisas. A ferramenta já está disponível no site do instituto.

                                                             

                                                            Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

                                                             

                                                            Náutica Responde

                                                            Faça uma pergunta para a Náutica

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