Inaê é fita azul e Jazz vence a Regata volta à Ilhabela

A 4ª etapa da Copa Mitsubishi de Vela teve início no último fim de semana

Por: Redação -
28/11/2022

A Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela, com organização e realização do Yacht Club de Ilhabela e patrocínio da Mitsubishi Motors, iniciou sua 4ª etapa no último fim de semana.

Depois de mais de 15 horas de uma regata difícil, em que a falta de ventos no lado oceânico de Ilhabela representou um teste de paciência e resistência às 27 equipes que encararam o desafio da Volta à Ilhabela, o veleiro Inaê Amstel Ultra, comandado por Bayard Umbuzeiro Neto, cruzou a linha de chegada, por volta das 3h30 deste domingo (27).

 

Logo após, o Argos, de Jaime Cupertino, também um S40 como o Inaê, foi o segundo a cruzar a linha de chegada.

 

Foram 31 equipes participando deste primeiro sábado da 4ª etapa da Copa Mitsubishi. Dessas, 27 disputam a volta à Ilhabela e outras 4, uma regata de percurso no Canal de São Sebastião.

 

As equipes que correm a Volta à Ilha tiveram uma largada em condições perfeitas para começar uma regata de percurso tão longa como esta.

 

Exatamente às 12h10 partiram da linha de largada em frente ao Yacht Club de Ilhabela com vento sul e correnteza forte a favor.

 

Uma largada em que logo as equipes subiram os seus balões e “dispararam” sentido norte do Canal, para, posteriormente, encararem uma “outra regata” a partir do norte de Ilhabela, pois o vento rondou muito a noite toda.

 

“Corremos várias regatas nessa madrugada”, comenta o comandante Bayard Umbuzeiro, do veleiro Inaê.

 

“Largamos muito bem e, ao norte, decidimos velejar bem próximo à costa, uma estratégia que não deu muito certo, pois os demais competidores acabaram nos ultrapassando. Mas, ao longo da madrugada, tudo mudou novamente, e várias vezes, e nessas a gente retomou a posição,  conseguindo cruzar a linha em primeiro”, completa Bayard.

Veleiro Jazz é o vencedor da regata no tempo corrigido

Apesar de ter cruzado em primeiro, o Soto 40 Inaê não conseguiu vencer a regata no tempo corrigido, o que coube ao veleiro Jazz, de John Julio Jensen, um Malbec 36:

 

“Essa é uma regata muito aguardada. A gente já começa a se preparar para ela muito tempo antes e é sempre desafiadora. Esta foi uma edição particularmente difícil, com a falta de ventos, e para nós a vitória foi muito emocionante, pois estávamos em último quando passamos pela Ponta Grossa. Mas temos um time muito integrado o que nos ajudou nas estratégias durante a madrugada”, comente o comandante John.

 

“O legal é que também estávamos com alunos da Escola de Vela Lars Grael, que fizeram a sua primeira Volta à Ilha”.

 

O segundo colocado no corrigido foi o Rudá Blue Seal, de Mario Martinez.  Em terceiro, o Lucky/Alforria,  de Luiz Villares.

 

Também completaram a regata, na classe ORC, o Orson, de Carlos Eduardo Souza e Silva e o Montecristo, de Marcelo Belloti.

Zeus vence a RGS, Caiçara na C30 e Conquest na HPE25

Na classe RGS apenas dois veleiros terminaram a regata, o vencedor, Zeus, de Paulo F. Moura e o My Boy, de Lars Muller.

 

As classe HPE25 e RGS C fizeram uma regata de percurso nos limites do Canal de São Sebastião. Largaram rumo sul, para uma regata de percurso que contornou o farolete 4, no extremo sul do Canal e chegou no través da Laje dos Moleques.

 

A vitória na HPE25 foi do Conquest, de Daniel Hilsdorf, com o Zoom, de Breno Chvaicer em segundo. Na RGS C, vitória do Brazuca, de José Rubens Bueno, seguido do Triton, de Ricardo Zamboni.

 

Na Classe C30, apenas o Caiaçara, de Marcos Oliveira Cesar, terminou a regata.

 

E depois de uma regata cansativa, um café da manhã no Yacht Club de Ilhabela acolheu os velejadores para a premiação da volta à Ilha na manhã de domingo.

Regatas finais acontecem no próximo fim de semana

Os dias 3 e 4 de dezembro vão sediar as regatas finais da etapa e do campeonato 2022.

 

No sábado, após as regatas, um jantar com rock’n’roll ao vivo vai comemorar o fim da mais uma temporada e, no domingo, após as regatas, as premiações finais.

 

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    Por: Redação -

    Há muito tempo, estaleiros em todo o mundo se esforçam para produzir o superiate definitivo, maior que o anterior. E não é somente no tamanho que eles evoluem.

    Cada embarcação dessa lista é um exemplo de design e inovações técnicas, com recursos acima e abaixo do convés.

    Confira os 11 maiores iates do mundo

    1 – Azzam (180,61 m)

    Com grande experiência em construir iates gigantescos, o estaleiro alemão Lürssen terminou o Azzam em 2013, para o sheik Khalifa Bin Zayed Al Nayan — que foi presidente dos Emirados Árabes Unidos e emir de Abu Dhabi entre 2004 e maio deste ano, quando faleceu.

     

    Assinado por Christophe Leoni, o design interior tem estilo império, com móveis neoclássicos, e o exterior tem projeto da Nauta Yacht. Com velocidade máxima de 31,5 nós, graças à sua engenhosa propulsão a jato de água, o Azzam desafia a crença de que grandes iates devem ser lentos.

     

    2 – Fulk Al Salamah (164 m)

    Parte da frota do Esquadrão Real de Iates de Omã, o Fulk Al Salamah foi construído em 2016 pelo estaleiro italiano Mariotti. Por ser um iate a serviço do líder omani, seu projeto — apelidado de “Projeto Açafrão” — é cercado de mistério e detalhes sobre a embarcação são escassos.

     

    Seu nome significa “navio da paz”, em tradução livre do árabe para o português. O atual proprietário é o sultão Haitham bin Tariq Al Said, primo de Qaboos bin Said Al Said, o antigo líder de Omã, que morreu em 2020.

     

    O Fulk Al Salamah tem casco de aço e superestrutura em aço e alumínio. O segundo colocado dessa lista possui quatro motores Wärtsilä e foi reformado em 2021. Seu exterior tem design do Studio de Jorio.

     

    3 – Eclipse (162,5 m)

    O Eclipse já deteve o título de maior iate por três anos, desde que deixou o estaleiro da Blohm+Voss em 2010. A embarcação possui acabamento interno personalizado, especialmente desenvolvido por Terence Disdale Design, responsável por tudo relacionado ao design de interiores, layout do deck e projeto e construção da superestrutura.

     

    O Eclipse possui uma ampla gama de recursos, incluindo uma piscina de 16 metros, que pode ser transformada em pista de dança, e a capacidade de acomodar três helicópteros. Ganhou vários prêmios, incluindo o Motor Yacht of the Decade no World Superyacht Awards de 2015.

     

    4 – Dubai (162 m)

    Batizado apropriadamente por ser o iate do Sheik Mohammed bin Rashid al Maktoum de Dubai, primeiro-ministro e vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos, possui uma ampla gama de instalações condizentes com o status de seu proprietário.

     

    As cinco suítes VIP e seis suítes de hóspedes possuem varandas abertas e foram projetadas pela Nakheel Interiors. Há também uma garagem de submarinos e uma plataforma de pouso para helicóptero. Costumava ficar ancorado na ilha particular do sheik Mohammed, em frente ao seu palácio de verão em Dubai.

     

    Na verdade, a embarcação foi originalmente encomendada pelo príncipe Jefri de Brunei em colaboração com Blohm+Voss e Andrew Winch. No entanto, sua superestrutura estava apenas parcialmente concluída quando o projeto foi suspenso. O governo de Dubai, então, comprou o projeto e confiou sua construção a Kostis Antonopoulos, da Platinum Yachts.

     

    5 – Dilbar (156 m)

    Projetado por Espen Øino, pertence ao bilionário uzbeque Alisher Usmanov. Dilbar possui algumas características inovadoras, que incluem uma piscina de 180 metros cúbicos e uma usina elétrica a diesel de 30.000 quilowatts.

     

    Apesar de seu grande volume (15.917 GT), acomoda apenas 24 convidados em seus 3.800 metros quadrados de espaço, mas possui uma incrível equipe de 100 pessoas, garantindo que os visitantes recebam cuidados e atenção à altura.

    6 – Al Said  (155 m)

    Principal barco do Esquadrão Real de Iates de Omã, o Al Said recebeu o nome de seu antigo proprietário — o sultão Qaboos bin Said Al Said, que morreu em 2020. Seu atual proprietário é o sultão Haitham bin Tariq Al Said, primo do líder anterior.

     

    O iate de 155 metros foi projetado por Espen Øino e construído no estaleiro Vegesack de Lürssen, sob o apelido de “Projeto Girassol”.

     

    Al Said conta com tripulação de 150 pessoas e acomodação para 65 convidados. Possui amplos espaços para entreter os convidados, especialmente uma sala de concertos a bordo, com espaço para uma orquestra de 50 músicos.

     

    7 – A+ (147,25 m)

    Entregue pela Lürssen em 2012, esta embarcação projetada por Tim Heywood é envolta em mistério. Costumava ser chamada de Topaz, mas foi rebatizada como A + em 2019 e carrega uma bandeira de Cayman.

     

    Há rumores de que seu dono é o sheik Mansour bin Zayed al-Nahyan, dos Emirados Árabes Unidos, dono do clube de futebol Manchester City . O design de interiores do A+ foi feito pela Terence Disdale Design e possui heliporto.

     

    8 – Príncipe Abdulaziz  (147,01 m)

    Ancorado ao lado do palácio do rei saudita em Jeddah, o príncipe Abdulaziz serve a família real saudita. Construído em 1984 por Helsingor Vaerft, um estaleiro com sede na Dinamarca, com projeto de Maierform para o rei Fahd da Arábia Saudita, substituiu El Mahrousa como o maior iate do mundo na época.

     

    O príncipe Abdulaziz apresenta elegante design de interiores do falecido David Hicks, que fundiu a estética moderna e clássica. Dizem que seu grande saguão foi baseado no Titanic. Como convém ao iate da família real saudita, possui mesquita, cinema e, se as especulações forem verdadeiras, mísseis terra-ar e sistemas de vigilância submarina.

     

    9 – El Mahrousa  (145,72 m)

    Entregue em 1865 pelo estaleiro Samuda Brothers, o El Mahrousa é o barco mais antigo dessa lista. Trata-se de um exemplo de design clássico, que manteve o título de maior iate do mundo por mais de um século até o Príncipe Abdulaziz aparecer em 1984.

     

    El Mahrousa foi originalmente construído para Khedive Ismail, o governador otomano do Egito e foi usado para receber dignitários durante a histórica abertura do Canal de Suez em 1869.

     

    Ao longo dos anos, foi reformado várias vezes, primeiro em 1872, onde foi alongado em 12,1 metros, depois em 1905 e 1950. Em ruínas, foi restaurado e agora serve como o iate presidencial do Egito, mantido pela Marinha Egípcia.

     

    10 – Iate A  (142,81 m)

    O Sailing Yacht A é o segundo iate, além do Motor Yacht A, encomendado pelo industrial russo Andrey Melnichenko. Foi projetado por Philippe Starck e construído pelo estaleiro alemão Nobiskrug em 2017. Único veleiro dessa lista, é capaz de lançar 3.747 metros quadrados de vela.

     

    Com oito decks, acomoda confortavelmente uma tripulação de 54 pessoas. O Sailing Yacht A ostenta uma infinidade de recursos inovadores, como a cápsula de observação subaquática e mastros de carbono mais altos do mundo, a 100 metros acima do nível do mar.

     

    11 – Nord (142 m)

    Entregue em 2021, o Nord foi nomeado Projeto Redwood durante sua construção, depois Opus, antes de finalmente se tornar Nord. É um exemplo de inovação de design no mundo dos superiates.

     

    Projetado pelo estúdio Nuvolari Lenard, possui muitas instalações a bordo, incluindo um clube de praia, um centro de esportes aquáticos e mergulho, dois helipontos e uma garagem com “espaço para armazenar uma infinidade de brinquedos, incluindo 16 barcos, um submarino e um ROV”, de acordo com o gerente de construção Rob Moran.

     

    Em seu mastro, uma série de quatro cúpulas de satélite pode ser vista. Nord tem 20 suítes que podem abrigar até 36 hóspedes.

     

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      Até 13 minutos sem respirar: conheça o povo geneticamente muito adaptado ao mergulho

      O Povo Bajau pode ficar submerso por longos períodos a uma profundidade de 70 metros

      Por: Redação -
      27/11/2022

      Já pensou em ficar submerso em mergulho livre por mais de 10 minutos a uma profundidade de 70 metros sem nenhum treinamento para isso?

       

      Os seres humanos em geral não são naturalmente adaptados na permanência prolongada em baixo d’água, com exceção do Povo Bajau, os primeiros conhecidos geneticamente muito adaptados ao mergulho.

      Quando prendemos a respiração, o corpo reage automaticamente diminuindo o batimento cardíaco e contraindo os vasos sanguíneos e também o baço. Essa resposta de mergulho é essencial na economia de energia durante a falta de oxigênio.

       

      Depois de alguns poucos minutos submersos, a maioria de nós ficaria sem ar, o que levaria à danificação dos órgãos, principalmente o cérebro. Entretanto, esse não é um problema para os Bajau, que levam o mergulho livre muito a sério.

      Nômades do mar

      Durante centenas de anos, os Bajau viveram no mar. Desse modo, a seleção natural pode tê-los tornado mergulhadores geneticamente mais fortes, como sugere um estudo na revista Cell, o qual oferece as primeiras pistas de que uma mutação de DNA para baços maiores dá a esse povo uma vantagem genética para a vida nas profundezas das águas.

       

      Prender a respiração embaixo d’água por alguns segundos e até por poucos minutos é possível para a maioria das pessoas. No entanto, esse grupo de pessoas consegue segurar a respiração por 13 minutos.

      Esse feito extraordinário é resultado de mais de mil anos de mergulho livre e estilo de vida marítimo – eles mergulham para caçar peixes e buscar por elementos naturais para usar em artesanatos.

      Conheça um pouco sobre os Bajau

      Conhecidos por viver do mar e da pesca, os Bajau vivem nas águas do Sudeste Asiático. Suas casas, flutuantes e longas, são conhecidas como lepas — cabanas de madeira construídas no mar, próximas da costa.

       

      Frequentemente, os Bajau são chamados de “nômades do mar” ou “ciganos do mar”, pois eles só estão em terra quando precisam negociar ou buscar proteção das tempestades marítimas.

       

      Outros grupos que viveram próximos ao mar certamente já existiram, mas nenhum outro tinha uma relação tão estreita e familiar com as águas do que o Povo Bajau, podendo ser o último povo com costumes marítimos que sobreviveu até os dias atuais.

       

      São especialistas em mergulho livre principalmente porque vivem da pesca, passando mais de 5 horas submersos diariamente, o que significa dizer que eles têm o maior tempo de mergulho sem respirar do que qualquer outro humano.

       

      As habilidades de mergulho e natação são desenvolvidas desde cedo, quando os Bajau ainda são crianças, uma vez que elas começam a pescar e caçar desde os 8 anos de idade. Em seu tempo livre, elas brincam na praia ou ajudam com a rotina da casa.

       

      Como se não bastasse uma vida toda relacionada ao mergulho, alguns Bajau rompem de forma intencional seus próprios tímpanos para adquirir capacidades de mergulho ainda mais eficazes, pois conseguem suportar melhor a pressão do oceano. Por isso, pessoas mais velhas apresentam mais problemas de audição.

      Um estudo de Melissa Llardo, do Centro de Geogenética da Universidade de Copenhague, sugere que a seleção natural ajudou o Povo Bajau a desenvolver uma vantagem genética. De acordo com a pesquisa, foram coletados dados de um grupo relacionado de pessoas chamado Saluan, que vive no continente indonésio.

       

      Quando as amostras foram comparadas – exames laboratoriais e de utrassom – a equipe descobriu que o tamanho médio do baço de uma pessoa Bajau era 50% maior do que o mesmo órgão em um indivíduo Saluan.

       

      Além disso, os pesquisadores se depararam com um gene chamado PDE10A, que se acredita controlar um determinado hormônio da tireoide nos Bajau, mas não nos Saluan. Em camundongos, o hormônio foi relacionado ao tamanho do baço.

       

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        Submarinos particulares se tornam grande aposta das marcas estrangeiras

        Duas marcas grandes internacionais já trabalham com este tipo de embarcação

        26/11/2022

        Uma das novas formas de diversão para os amantes do mundo náutico, e que está ganhando holofote, são os submarinos particulares. Geralmente, os principais compradores são aqueles que já têm seu próprio barco e querem explorar ainda mais as profundezas do oceano.

        Atualmente, duas marcas já trabalham com esse mercado. Uma é a U-Boat Worx, que lançou o modelo Nemo 2 em 2020, que alcança até 100 metros de profundidade.

        Nemo 2/ Divulgação

        O submarino conta com quase três metros de largura e 1,55 de altura, onde duas pessoas podem viajar com conforto. O único porém é o valor da embarcação: 590 mil euros — convertido em reais, chega na casa dos R$ 3,3 milhões (valores consultados em novembro de 2022). Para quem não pode gastar tanto, mas quer ter esse lazer, uma opção é o Nemo 1, que leva apenas um passageiro e custa 545 mil euros — convertidos em reais, atinge cerca de R$ 3 milhões (valores consultados em novembro de 2022).

         

        Bert Houtman, o CEO da marca, já tem uma longa história com submarinos: quando tinha 16 anos, ele pediu para revender o Flying Disk, um submarino muito parecido com o Yellow Submarine dos Beatles, para o famoso oceanógrafo francês Jacques Cousteau.

         

        Desde então, um dos seus objetivos é “popularizar” esse tipo de embarcação entre o público.

        A minha fórmula é conseguir unir um preço de custo baixo, sem prejudicar a segurança e o conforto dos clientes – Bert Houtman, fundador da U-Boat Worx

        Nemo 2/ Divulgação

        Os dois modelos Nemo possuem ar-condicionado, sistema de som e até câmeras para registrar fotos de qualidade. Com o intuito de ser mais atrativo, ele ainda tem reserva de alimento e de combustível, para qualquer tipo de emergência.

         

        A marca ainda presenteia seus compradores com um curso intensivo de aulas teóricas e práticas sobre mergulho, próprios para esse tipo de atividade.

        Nemo 2/ Divulgação

        Em outra iniciativa, Houtman apresentou ao grande público o projeto do iate-submarino Nautilus, em setembro desse ano, durante o Yacht Show de Mônaco. Seria uma mistura de iate na parte de cima e submarino embaixo.

         

        Conta com um salão, uma sala de jantar e um bar, tudo isso iluminado por uma grande janela frontal. Tem o preço estimado em 130 milhões de reais e o prazo de entrega é para daqui a quatro anos.

        Nautilus/ Divulgação

        O motor da embarcação terá um sistema híbrido combinando diesel e eletricidade. Com todas as tecnologias, o Nautilus pode ficar parado até quatro dias e, se estiver em movimento, a autonomia é de até seis horas. A velocidade máxima embaixo d’água é de até 7 km/h.

        Nautilus/ Divulgação

        Outro projeto da mesma marca é o UEWP (Under Water Entertainment Plat­form), um grande submarino com capacidade para até 120 pessoas. Segundo Bert, ele pode chegar até 200 metros de profundidade.

         

        Como diferencial, há um restaurante subaquático, com 14 grandes janelas ao redor das mesas, voltadas ao oceano. Com seu design diferenciado, na parte de cima ele possui um amplo deck.

        UWEP/ Divulgação

        Pensando em atingir mais clientes, a U-Boat Worx criou um programa de personalização para cada modelo. Um deles foi o Super Sub, um submarino com uma dinâmica diferente e isso faz com que ele tenha a velocidade máxima de 10 nós. Ele pode receber até três passageiros, incluindo o piloto. Sua profundidade máxima é de 300 metros.

        Super Sub/ Reprodução: Autoevolution

        Até o momento, a concorrente direta da empresa holandesa é a americana Triton Submarines, que desenvolve submarinos desde 2008.

         

        Ela é tão experiente no assunto que, em 2019, desenvolveu um submarino com casco de titânio — embarcação que levou o aventureiro Victor Vescovo a chegar a incríveis 10.930 metros de profundidade. O recorde aconteceu na região da Fossa das Marianas.

         

        Outro modelo da mesma empresa foi escolhido para ser palco da cerimônia de um casamento em 2017. A festa foi realizada a 1.000 metros de profundidade.

        Submarino Triton 36000/ Divulgação

        O modelo usado por Victor pode levar o navegante à profundidade total do oceano. Para realizar esse tipo diferenciado de passeio, o submarino tem toda a segurança necessária. Outra inovação instalada é seu recurso completo de filmagem de ultra-definição, para que os exploradores possam ver perfeitamente tudo o que as profundezas escondem de nossos olhos.

        Triton 36000/2 /Divulgação

         

        Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

         

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          25/11/2022

          O município de Três Fronteiras, no interior de São Paulo, iniciou recentemente um dos maiores projetos de estruturas náuticas da história do Governo do Estado de São Paulo para a fomentação do turismo.

          Juntamente com mais 12 cidades paulistas, Três Fronteiras foi contemplado para receber uma megaestrutura náutica — no caso de Três Fronteira, o valor aproximado do investimento foi de R$ 3 milhões.

          O projeto conta, num primeiro momento, com píer de atracação de embarcações, passarelas, mirante, deck e pergolados. Já no segundo momento do projeto será incluída a tão sonhada rampa de embarque e desembarque de barcos e lanchas.

          Toda a estrutura estará disponível para população e turistas gratuitamente no Parque Ecoturístico da Areia Branca, em Três Fronteiras. A expectativa é que a empresa entregue a obra para inauguração em dezembro.

           

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            No programa Loucos Por Barcos, Paulo Thadeu revelou os planos do estaleiro para próximo ano

            Por: Redação -

            Head da Real Powerboats, Paulo Thadeu é o convidado da vez do Loucos Por Barcos. Comemorando a 40ª unidade vendida da lancha Real 40, Paulo revelou que o estaleiro precisou reestruturar a produção do estaleiro, para acompanhar o sucesso da embarcação entre o público.

             

            Paulo também contou detalhes da recente parceria da Real Powerboats com a MWM, resultando no modelo 40 Luxury com motor pé de galinha. A novidade deve ser lançada na edição 2023 do Rio Boat Show. Confira abaixo a entrevista completa.

             

             

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              De CR7 a Messi: os barcos em que jogadores da Copa curtem suas folgas

              Fora dos gramados, atletas estrangeiros também curtem navegar em iates ou lancha de pesca. Veja embarcações

              Entre os atletas escalados para a Copa do Mundo 2022, são vários os jogadores estrangeiros que curtem seus momentos de lazer a bordo de luxuosas embarcações, com amigos ou a família.

              Enquanto Cristiano Ronaldo, o CR7, tem seu próprio (e monumental) iate, outros craques escalados para a Copa do Mundo do Catar optam por alugar embarcações durante as férias, para explorar lugares encantadores ao redor do mundo  — e postar algumas selfies em suas redes sociais.

               

              Conheça, abaixo, quais jogadores gringos do Mundial do Catar já foram flagrados curtindo a vida navegando,

              Cristiano Ronaldo

              Cristiano Ronaldo acaba de atingir um feito histórico: é o primeiro jogador a marcar gols em cinco Copas do Mundo de futebol masculino. No seu tempo livre, um dos hobbies de CR7 é navegar em seu belo e impressionante iate de 27 metros de comprimento.

               

               

              Em junho, durante suas férias, o jogador da Seleção Portuguesa e a família foram aproveitar as belezas de Mallorca, na Espanha.

               

              O iate de Cristiano é uma Azimut Grande 27 Metri, que acomoda até dez pessoas em pernoite. A luxuosa embarcação tem cinco suítes, salão com grandes janelas de vidro — ocupando quase todo o pé-direito, sala de jantar e estar, banheira de hidromassagem e até um beach club na popa, para curtir pertinho do mar.

               

               

              Com casco feito de fibra de carbono, o barco tem incríveis 350 m² de área, apenas para sentar, relaxar e contemplar o mar.

               

              Divulgação

               

              Uma solução encontrada pelo estaleiro para que a autonomia do barco fosse boa, foi projetar um tanque com capacidade de 9.500 litros de diesel. Quando ele está cheio, a embarcação pode navegar por 13 horas sem precisar de reabastecimento.

               

               

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              Lionel Messi

              Maior vencedor do prêmio Bola de Ouro — com sete troféus –, Lionel Messi está no Catar jogando sua última Copa do Mundo, segundo o próprio atleta revelou recentemente.

               

              Em junho deste ano, para curtir seu aniversário de 35 anos, o atacante da Argentina alugou um iate do estaleiro italiano Pershing. Ele e sua família estavam na companhia do também jogador Cesc Fabregas, e viajaram até Ibiza, na Espanha, para a comemoração.

               

               

              O modelo escolhido por Messi foi um Shalimar II, que tem 90 pés. Construída em 2009, a embarcação foi totalmente reformada em 2018.

               

               

              O iate conta com dois motores MTU 16V e que, juntos, podem alcançar 2.430 hp de potência. Sua velocidade máxima é de 80 quilômetros por hora.

               

              Reprodução: Ocean Independence

              Oferecendo muito conforto, a embarcação conta com quatro suítes e acomoda até 12 pessoas de dia – e oito para pernoite. O aluguel do barco pode chegar a 76.200 euros por semana, cerca de R$ 410 mil reais (valores consultados em novembro de 2022).

               

              Luis Suarez

              Com mais de 500 gols em sua carreira, o uruguaio Luis Suarez também é conhecido mundialmente pelas polêmicas mordidas em jogadores adversários.

               

              No ano passado, por exemplo, Suarez aproveitou seus dias de folga curtindo um dia ensolarado na região de Ibiza, na Espanha. O atacante do Uruguai estava acompanhado por sua mulher, Sofia Balbi, e a família de Lionel Messi.

               

               

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              Suarez também brincou fazendo poses em cima de um barco, contando que estava curtindo suas férias.

               

               

              Christian Pulisic

              Ponta da Seleção dos Estados Unidos, Christian Pulisic é outro craque da Copa do Catar que já apareceu curtindo momentos de lazer a bordo de uma embarcação.

               

              Publicada pelo jogador, uma foto com a irmã mostrou um passeio de barco na região da Ilha Jupiter, no estado americano da Flórida.

               

               

              Em outra publicação, Pulisic mostrou que havia pescado um tubarão — pouco depois, o atleta devolveu o animal novamente à água.

               

               

              Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

               

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                Projeto apresenta Guia de Albatrozes e Petréis para Pescadores

                Folheto ajudará na identificação das aves em alto-mar, com fotos e descrições detalhadas

                Por: Redação -
                24/11/2022

                O Projeto Albatroz, que desde 1990 atua na educação ambiental sobre aves marinhas, desenvolveu o Guia de Albatrozes e Petréis para Pescadores para ajudar os trabalhadores de barcos pesqueiros, “principais aliados na conservação” das aves marinhas, a informar dados de avistamentos e capturas, que influenciam pesquisas científicas e políticas públicas.

                O guia foi desenvolvido em formato de folheto, para ser carregado a bordo dos navios, ou lido em formato PDF.

                 

                O manual é composto por 11 páginas que mostram fotos, localização usual e descrições de tamanho e comportamento de 22 espécies que ocorrem em águas nacionais.

                 

                Além de albatrozes e petréis, foco da iniciativa, estão espécies de fragatas e gaivotões, muitas vezes confundidas com as primeiras.

                 

                Entre elas, estão a grazina-de-trindade e a pardela-de-asa-larga, que se reproduzem em ilhas brasileiras. E espécies ameaçadas de extinção, como o albatroz-de-tristão, ave do grupo de “albatrozes gigantes” que está no nível máximo de risco – o de criticamente em perigo.

                Nosso guia pode ser uma ferramenta útil na hora de identificar esses animais e reportar eventuais avistamentos e mortes por afogamento aos pesquisadores – Caio Azevedo Marques

                “Assim como outras aves marinhas, os albatrozes e petréis são companheiros dos pescadores em suas viagens, ajudando-os a encontrar áreas com grandes cardumes e os encantando com sua beleza extraordinária”, explica o biólogo e coordenador científico do Projeto Albatroz.

                 

                Acidentes com aves na pesca

                A morte de aves marinhas na pesca é um grande risco e motivo de preocupação para ambientalistas. Outro guia lançado pelo projeto foi feito justamente para ajudar os pescadores a evitar esses contratempos – e a salvar as aves, caso eles aconteçam.

                 

                O folheto “Como evitar a captura de albatrozes na pesca?” ajuda os pescadores a cumprirem a Instrução Normativa 07/14, dos ministérios da Pesca e do Meio Ambiente, que determina a obrigatoriedade de itens como a linha espanta-aves (também chamada de toriline); a largada noturna de iscas, para evitar que as aves sejam fisgadas; e a adição de pesos que façam as iscas afundarem mais rapidamente, evitando que as aves as alcancem.

                 

                Com instruções detalhadas e imagens que auxiliam na adoção dessas medidas pelos barcos pesqueiros e até com instruções para remoção de anzóis de aves eventualmente fisgadas, o guia ajuda a diminuir a mortalidade de aves marinhas em zonas pesqueiras.

                 

                A morte acidental das aves, que não têm qualquer valor comercial e não são alvos das pescarias, é um dos principais motivos por trás do grande número de espécies ameaçadas.

                 

                Segundo o projeto, as aves marinhas são o grupo de aves mais ameaçado de extinção no planeta, com mais de 40% de suas 359 espécies conhecidas nas classificações “quase ameaçada” ou ameaçada em qualquer nível.

                 

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                  Verão a bordo: Florianópolis fomenta turismo náutico com passeio de catamarã

                  O passeio turístico começará a operar no fim de novembro e ficará disponível durante todo o ano

                  Por: Redação -

                  O verão está chegando e, com ele, a animação daqueles que consideram esta a melhor época. É indiscutível que o Brasil é perfeito para aproveitar a estação mais quente do ano, com seu extenso litoral e lugares paradisíacos.

                  Aproveitando o período, Florianópolis, em Santa Catarina, anunciou uma novidade para quem está pensando em aproveitar o calor na cidade: um passeio de catamarã deve chegar às águas da capital no fim deste mês de novembro.

                   

                  Inicialmente, os trabalhos da empresa irão começar com uma embarcação menor, com capacidade para transportar 250 pessoas.

                   

                  A partir de janeiro de 2023, a Ilha da Magia — como é carinhosamente apelidada — receberá o catamarã maior, com capacidade para 400 pessoas, que está em fase de finalização da estrutura.

                   

                  O passeio será feito pelas baías Norte e Sul da cidade, partindo do trapiche da Beira-mar Norte.

                  A embarcação menor conta com restaurante à disposição dos passageiros, proporcionando maior conforto durante os trajetos. Já o catamarã oficial, maior, contará com dois restaurantes e um espaço para eventos, em três andares de estrutura.

                   

                  Cabe lembrar que a empresa credenciada para o serviço, além do valor de R$ 12.000,00 anual, pagará, mensalmente, o valor de R$ 1 por passageiro à prefeitura.

                   

                  A prefeitura trabalha na implementação do catamarã desde o início deste ano, quando lançou um edital de credenciamento para empresas interessadas assumirem as atividades de turismo náutico.

                   

                  A iniciativa vem para fomentar o turismo náutico, que vem crescendo cada vez mais no país. Com um amplo litoral, de praias de Florianópolis proporcionam enorme quantidade de vias navegáveis. A capital guarda um potencial enorme para o turismo náutico.

                   

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                    Peixe gigante com mais de 30 kg é pescado em lago na França

                    Feito foi alcançado por um britânico, no começo de novembro, na região de Champagne

                    O pescador britânico Andy Hacket tem um motivo e tanto para comemorar: conseguiu pescar um peixe gigante, que pesa mais de 30 quilos e tem, pelo menos, 20 anos de idade. A história de pescador da vida real aconteceu neste mês, em Champagne, na França.

                    Por seu porte e cor laranja marcante, o peixe leva o nome de Carrot (cenoura, em inglês). A captura dele aconteceu no pesqueiro Bluewater Lakes.

                    O animal é uma mistura das espécies Carpa de Couro e Koi. O gerente do pesqueiro, Jason Cowler, contou que sua equipe colocou o animal no pesqueiro há duas décadas.

                    Colocamos o Carrot há mais de 20 anos, para os clientes pescarem algo diferente. E desde então ele só cresceu. Porém ele é arisco, então não sai muito – Jason Cowler

                    Segundo o site Daily Mail, o pescador demorou cerca de 25 minutos para puxar o peixe da água.

                     

                    Para se ter ideia da magnitude de Carrot, ele tem mais que o dobro do tamanho de uma carpa Koi capturada pelo italiano Raphael Biagini no sul da França, em 2010.

                     

                    Sempre soube que o Carrot estava lá, mas nunca imaginei que um dia conseguiria pegá-lo. Essa façanha foi brilhante e pura sorte também – Andy Hacket

                    Depois de garantir o registro em fotos dessa inusitada captura, o britânico devolveu a espécie para seu ambiente natural.


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                      MS Audio Brazil aponta o que não pode faltar em um sistema de som para barcos

                      O ambiente marítimo exige equipamentos especialmente pensados para ele. Veja as dicas da empresa especialista

                      Estar a bordo é sinônimo de alegria e diversão. E, para isso, não pode faltar um bom sistema de som — e, claro, com características especiais exigidas pelo ambiente aquático.

                      A MS Audio Brazil é especialista nisso! A empresa, que tem assídua participação no Boat Show, conta com uma equipe de engenheiros acústicos qualificada e visa unir potência, qualidade e tranquilidade para o usuário.

                      Para que isso aconteça, a empresa salienta que não podem faltar uma unidade central marinizada — como o Audio Control — e alto falantes marinizados bem posicionados.

                       

                      Só é possível um sistema de som com qualidade e proteção se ele for desenvolvido 100% para embarcações – MS Audio

                       

                      A especialista diz ainda que a falta de cuidado durante a instalação do equipamento, o não uso de sistemas marinizados e a falta de conhecimento do instalador são alguns problemas comuns e precisam ser evitados.

                      Os equipamentos indicados para barcos fazem parte da Linha Adventure — uma série de aparelhos de som que podem ser instalados em jets, lanchas e quaisquer outros lugares sujeitos a umidade ou água.

                       

                      Eles consistem, majoritariamente, em caixas de som com conexão bluetooth, sendo que todas elas são eletrônicas à prova de água, de terra e de poeira.

                       

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                        Novo episódio da série explica como funciona a sincronização dos manetes do barco e quando é vantajoso usá-la

                        Por: Redação -
                        23/11/2022

                        Nas embarcações equipadas com dois motores e comandos eletrônicos, os fabricantes oferecem a opção de sincronizar os comandos em apenas um dos manetes. No episódio do Náutica Responde, Guilherme Kodja explica quando é melhor usar um ou ambos os manetes.

                         

                        Para entender melhor como funciona o todo este sistema, confira o vídeo:

                         

                         

                        Náutica Responde

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                          Por: Redação -

                          Head de marketing da Volvo Penta, Arianna Schreiber é a convidada do Loucos Por Barcos. Arianna afirmou que o sistema IPS, desenvolvido pela marca, está ganhando cada vez mais notoriedade no setor náutico.

                           

                          Durante a entrevista, ela revelou que está nos planos da Volvo Penta fazer a melhoria contínua dos seus atuais produtos, entre eles o joystick, que ganhará uma nova versão. Confira mais informações no vídeo abaixo, com a entrevista completa.

                           

                           

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                            Por: Redação -

                            Com seu belíssimo design italiano, a Ventura 400 (V400 para os íntimos) faz parte da linha premium da Ventura Marine, braço náutico do grupo Ventura Experience — que tem ainda uma divisão voltada aos Power Sports, com a fabricação de veículos off road 4×4 dos tipos ATV e UTV.

                            Há duas versões da V400: a HT e a Crossover — esta última lançada no Rio Boat Show 2022 e testada por NÁUTICA na Baía de Guanabara durante o salão carioca.

                             

                            O estaleiro Ventura Marine é uma das referências no mercado brasileiro, com milhares de cascos na água, e há dez anos decidiu investir em barcos maiores, com grande sucesso.

                             

                            Desde então, passou a dividir seu portfólio em duas linhas: a Comfort, com cascos de 18 a 30 pés; e a Premium, com embarcações de 35 a 45 pés. Somando todas as categorias, a empresa, com sede em Capitólio (MG) e um braço em Manaus, produz 16 modelos de lanchas nas versões Sport, Hard Top, Crossover e Flybridge.

                            O termo Crossover, emprestado do setor de automóveis, significa “cruzamento de estilos”, com o uso de elementos que se fundem e se complementam. No caso da V400 Crossover, a definição cai como uma luva, uma vez que essa 40 pés mescla o conforto interno de uma cabinada com o cockpit de uma lancha open.

                             

                            Sim, a V400 apresenta todas as características de uma lancha de proa aberta (espaço enorme e uso da área dianteira), embora tenha cabine ampla e confortável.

                             

                            Tirando proveito de truques inteligentes, seu projetista conseguiu criar espaços onde aparentemente isso não era possível, tanto no interior quanto do lado externo. A começar pela proa com um verdadeiro lounge a céu aberto.

                            O lançamento da V400 Crossover coincide com as comemorações dos 40 anos de atividades do estaleiro, agora sob o guarda-chuva do Grupo Ventura, comandado por André Felipe e Carlos Renato Motta — herdeiros de José Luiz Valente da Motta, o empresário que comandou a arrancada da Ventura Marine entre os anos de 2002 e 2014, transformando-a em uma das maiores fabricantes de lanchas do país.

                             

                            Nessas quatro décadas, a Ventura já colocou na água mais de 16 mil barcos. São números e tanto para celebrar.

                             

                            Apresentada pelo estaleiro como “A legítima proa aberta com cabine”, a Ventura 400 Crossover é uma lancha de 12,31 metros de comprimento (40,3 pés) perfeita para quem deseja fazer pequenos cruzeiros com a família e amigos, o que é a sua principal vocação, com a opção de pernoite a bordo para quatro pessoas.

                            Mesmo com a área ocupada por sofás na frente do cockpit, que remete a uma embarcação com proa aberta — aquela que fica com sua área social no mesmo nível do convés —, tem dois camarotes na cabine, com decoração elegante e toques refinados, como móveis revestidos de laca e anteparas de tecidos.

                             

                            No cockpit, homologado para levar até 20 pessoas, contando o piloto, essa 40 pés com HT e teto solar de acionamento elétrico tem três sofás (um reto, outro em C e outro em L, paralelo ao posto de pilotagem), todos com encostos altos, que entregam conforto por mais tempo. Inclui também uma mesa removível, uma pia e uma caixa de gelo.

                            No posto de comando, com poltrona individual com assento rebatível, o painel acomoda bem os relógios e telas dos motores, o quadro de disjuntores e o rádio VHF, além de um eletrônico multifunção com tela de 12 polegadas. À exceção dos botões de acionamento de flaps, posicionados longe do volante, tudo é bem visível e acessível.

                             

                            A altura do para-brisa favorece a visibilidade, dispensando movimentos da cabeça do piloto durante as manobras e nos deslocamentos, o que é muito bom. Além disso, nos dois bordos do hard top as janelas do tipo vigia se abrem, favorecendo tanto a ventilação como a comunicação durante as manobras de atracação.

                            Mas a grande diferença da V400 Crossover em relação às demais cabinadas está mesmo no aproveitamento da proa, na qual o estaleiro, tirando proveito de truques criativos, criou uma espécie de lounge, com uma mesa e dois sofás frente a frente.

                             

                            Uma área perfeita reunir um grupo de pessoas para relaxar e curtir um coquetel ou petisco — e isso, atenção para o detalhe, mesmo com o barco navegando, dependendo das condições do mar, porque esse espaço é bastante seguro e confortável.

                            E ainda há o imprescindível solário, para duas ou três pessoas, que se abre e expande, além de oferecer apoio para as costas e regulagem de altura na cabeceira. A passagem para a proa pode ser feita tanto pelos bordos como por uma abertura bem ampla no para-brisa. Um verdadeiro corredor que conecta os ambientes, facilitando o deslocamento pelo barco.

                             

                            Já na popa, destaque para a acolhedora plataforma submersível. Com bastante espaço. Ela está integrada ao móvel gourmet, que tem uma tampa ergonômica protegendo a churrasqueira, a pia com água pressurizada e a bancada de madeira, além de duas caixas de gelo e um armário. Inclui dois bancos removíveis (do tipo banqueta de bar), porta copos, uma prática lixeira, etc.

                            Sobre essa área se estende um stobag (toldo opcional, mas muito recomendável), de acionamento elétrico ou manual. A escada de popa, de quatro degraus, é telescópica, com um dispositivo de retração.

                             

                            Na cabine, o conforto não é menor, embora só haja um camarote (na verdade, uma suíte), à meia-nau, por conta da proa aberta — afinal não se pode ter tudo ao mesmo tempo. Na entrada, que tem porta corrediça com travas e escada com passos alternados, a altura é de 1,82 metros.

                            Lá dentro, no que seria a sala do barco, a bombordo há um sofá em U com encosto removível, que pode ser convertido em cama de casal, e uma TV. A boreste fica uma bela cozinha, com pia, forno micro-ondas, cooktop e geladeira, além de armários embutidos.

                             

                            O banheiro completo e fechado tem um box em curva, chuveiro ou ducha de mão, vaso, pia, armários e vigia com abertura para ventilação. Por não ter cabine de proa, o estaleiro poderia criar alguns armários por baixo no lounge, o que é algo sempre bem-vindo.

                            O visual da V400 Crossover é de uma lancha de passeio moderna, mas com pegada esportiva, apimentada por dois motores a gasolina de 350 a 380 hp cada (ou dois diesel de 270 a 320 hp cada).

                             

                            Na casa de máquinas, aliás, tudo é acessível, dos motores ao gerador de 5 kVA, aos tanques e demais equipamentos. Enfim, um grande e feliz barco, perfeito para curtir os dias de sol, do jeito que o brasileiro gosta. E também as noites com todo o conforto.

                            Navegação da Ventura 400 Crossover

                            Testamos a Ventura 400 Crossover nas águas da Baía de Guanabara, num dia de mar relativamente calmo, com pequenas ondas e vento na casa dos 8 nós. A bordo havia três pessoas, 320 litros de combustível e 100 litros de água. Estava equipada com dois motores V8 Volvo Penta, de 350 hp cada.

                             

                            Basta sentar no posto de comando, com assento duplo, para notar que se trata de uma lancha agradável de pilotar. Motores acionados, vem a certeza de estar a bordo de um casco navegador. Para começar, a lancha entra em planeio muito rápido, sem levantar a proa.

                            Depois, é impressionantemente veloz, com uma tremenda arrancada. A aceleração é agressiva, mas segura, sem nunca fugir ao controle do piloto. Nas curvas fechadas, ela aderna um pouco, mas sem assustar os mais desavisados e mantendo o curso firme e a velocidade estável. Essa sensação de controle total é ótima, além de ser divertida de pilotar com emoção.

                             

                            Navegando na velocidade de cruzeiro, a cerca de 24 nós, o barco mostrou-se macio, mesmo ao cortar ondas médias e picadas. Para compensar o mar pouco agitado, cruzamos as esteiras da nossa lancha e de outras maiores que passavam por lá, e o casco amorteceu suavemente os impactos, não dando nenhuma pancada forte.

                            Na aceleração, os dois V8 foram da marcha lenta aos 20 nós em 9,2 segundos. A velocidade máxima ficou em ótimos 37,2 nós. Já fora da barra da Baía de Guanabara, havia ondas acima de meio metro de altura, mas desencontradas pelo vento médio, e o barco mostrou a qualidade do projeto consagrado, navegando com elegância e eficiência.

                             

                            A estabilidade também foi posta à prova, sem que ela adernasse demasiadamente nas curvas fechadas. Enfim, uma grande lancha e outro grande acerto da Ventura Marine.

                            Saiba tudo sobre a Ventura 400 Crossover

                            Pontos altos

                            • O desempenho quase esportivo
                            • O lounge na proa aberta
                            • O aproveitamento da cabine

                            Pontos baixos

                            • Tem apenas um camarote
                            • Botões dos flaps mal posicionados
                            • Faltam mais armários na cabine

                            Características técnicas

                            Comprimento: 12,31 m (40,3 pés)
                            Boca: 3,55 m
                            Altura na cabine: 1,82 m
                            Tanque de combustível: 640 L
                            Passageiros dia/noite: 20/04
                            ​Motorização: gasolina: 2x 350 a 2x 380 hp; diesel: 2x 270 a 2x 320 hp
                            Peso total: 7.100 kg

                             

                            Quanto custa a Ventura 400 Crossover

                            O preço da Ventura 400 Crossover é a partir de R$ 1.399.990, com 2 motores Volvo V8 300 MEC. Preço pesquisado em novembro/2022. Para saber mais sobre o modelo testado, acesse o site oficial da Ventura Marine.

                             

                            Consultor técnico: Guilherme Kodja
                            Edição de texto: Gilberto Ungaretti
                            Edição de vídeo: Luiz Becherini
                            Fotos: Victor Oliveira e Divulgação

                             

                             

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                              Volta à Ilhabela acontece neste sábado como parte da Copa Mitsubishi de Vela

                              A Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica chega à sua quarta e última etapa nos dias 4 e 5 de dezembro

                              Por: Redação -

                              Está chegando a Regata Volta à Ilhabela, que acontece no próximo sábado (26), como parte da quarta e última etapa da Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica, patrocinada pela Mitsubishi Motors.

                              E quem acha que poderá conquistar a fita azul da regata é bom que reserve um local bem legal na estante para guardar com carinho o belo troféu transitório que fica com a equipe vencedora até a edição do próximo ano.

                              No ano passado, foi a equipe do Soto 40 Phytoervas 4z quem chegou em primeiro em uma regata bem difícil. Foram mais de 15 horas de navegação, até que a equipe cruzou a linha de chegada às 4h10 do domingo, depois de ter largado às 12h40 de sábado.

                               

                              Mas que ninguém se desanime, porque em outras edições a gente já teve vencedores com bem menos tempo. Em 2017, por exemplo, o Argos, um S40, cumpriu a regata em 7h13’2″. O gigante Sessentão fez a regata em pouco mais de 6 horas em 2016 e o C30 Caiçara levou 8h54″ para dar a volta em Ilhabela, no ano de 2015.

                              E vale lembrar que o Montecristo, em 2014, estabeleceu o recorde da competição, que perdura até hoje. A equipe deste Carabelli 54 cumpriu a prova cem 6h5’12” naquele ano.

                               

                              As últimas regatas do ano acontecerão nos dias 3 e 4 de dezembro, quando os veleiros voltarão à raia. No dia 3, além das regatas para todas as classes, acontecerão as especiais para a Bico de Proa e Duplas, com premiação à noite. E no domingo (4), após as regatas, a premiação da etapa e do campeonato.

                              Ainda dá tempo de se inscrever

                              As inscrições seguem abertas no site do evento, e custam R$ 150,00 por tripulante masculino e R$ 75,00 por tripulante feminino. Inscrição com valor especial para Bico de Proa e Duplas: R$ 30,00 (trinta reais) por tripulante. Um tripulante-mirim por barco é isento

                               

                              Veleiros que não correram nenhuma etapa da Copa Mitsubishi em 2021 têm 50% de desconto.

                               

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                                Além de incorporar algumas mudanças nos seus jets, a marca também o local da sua sede no próximo ano

                                A linha 2023 de WaveRunners Yamaha acaba de chegar ao Brasil. Novas cores e novos sistemas foram incorporados aos modelos de jets, lançados mundialmente.

                                A fabricante apresenta opções tanto para pilotos profissionais quanto amadores, combinando tradição, altos níveis de desempenho, durabilidade e inovação. Abaixo, conheça os principais modelos de WaveRunners.

                                Linha FX

                                Um dos destaques da WaveRunner é a linha Sofisticação, composta pelos modelos FX. Agora, o FX Cruiser SVHO tem um sistema de áudio já instalado de fábrica. Com conexão bluetooth, você pode ver notificações das mensagens de texto e até fazer chamadas.

                                Jet FX Cruiser HO

                                Outro diferencial é o deck ultraleve NanoXcel, com maior resistência, proporcionando motor com mais aceleração e menor consumo de combustível. Possui ainda tela Connext touchscreen, de LCD, que pode ter 5 ou 7 polegadas e com a possibilidade de integrar Mapa GPS.

                                Jet FX Cruiser SVHO

                                O motor é o Super Vortex High Output (SVHO) de 1.8 litros superalimentado no FX Cruiser SVHO. Já no modelo FX Cruiser HO é o motor aspirado, 1.8 litros HO de alta saída. vale lembrar que com todos esses itens, essa linha é indicada para quem já tem prática de pilotagem.

                                Linha VX

                                Na linha Recreação, os modelos VX são mais procurados por famílias que buscam ter um passeio de jet com conforto e versatilidade.

                                Jet VX Cruiser

                                Por isso, mais opções personalizáveis foram adicionadas. Aliando desempenho, confiabilidade e desempenho, essas embarcações possuem um nível maior de conforto.

                                Jet VX Cruiser HO

                                Linha GP

                                Para quem gosta de adrenalina, os jets esportivos da linha GP carregam motores prontos para a corrida, com ótima potência e desempenho, proporcionando ainda mais emoção com velocidade máxima.

                                Jet GP 1800R HO

                                Com o intuito de melhorar a experiência de pilotagem, a Yamaha criou uma ergonomia inspirada em corridas. Assim, o piloto tem um manuseio mais responsivo.

                                Jet GP 1800R SVHO

                                SuperJet

                                Outro integrante da linha esportiva de jets da Yamaha é o SuperJet, com melhor desempenho em stand-up. Seu casco foi projetado para maior estabilidade estática e dinâmica, possibilitando ainda mais o domínio das manobras.

                                Jet SuperJet

                                Compacto e leve, o motor TR-1 4 tempos – 4 cilindros proporciona aceleração emocionante, que  faz sucesso com os pilotos da categoria estilo livre.

                                 

                                Uma inovação do esportivo é o L-Mode, um sistema que, quando acionado, reduz para 85% o desempenho do motor — dessa forma, iniciantes também podem curtir o modelo com mais tranquilidade.

                                A Yamaha oferece um ano de garantia para qualquer modelo da linha lazer de WaveRunners, independentemente da embarcação ser usada em água doce ou salgada.

                                Yamaha terá nova sede administrativa em 2023

                                Ao longo de 2023, a Yamaha estará fazendo uma importante mudança: toda a parte administrativa da empresa sairá de Guarulhos e será instalada no Edifício Continental Tower, no Complexo Cidade Jardim Corporate Center, no bairro Cidade Jardim, em São Paulo.

                                 

                                No novo local, a marca terá uma estrutura mais moderna, tecnológica e que será adaptada para o modelo híbrido de trabalho. A parte de logística e o de desenvolvimento de produtos irão para Jandira, na Grande São Paulo. Essa nova instalação permitirá uma maior eficiência da operação, e acesso rápido ao embarque e recebimento de equipamentos destinados para a fábrica de Manaus.

                                Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

                                 

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                                  ACATMAR completa 14 anos de história e realizações em prol da economia do mar

                                  O período também é marcado pela volta de Leandro 'Mané' Ferrari à presidência da associação

                                  Por: Redação -
                                  22/11/2022

                                  A ACATMAR (Associação Náutica Brasileira) comemorou 14 anos de história nesta segunda, 21 de novembro, com ações em prol do mercado da economia do mar, que gera empregos, renda, promove a inclusão social e trabalha para a plena sustentabilidade da atividade.

                                  A associação elenca variadas ações que marcaram suas iniciativas nesse período, como o trabalho junto ao Governo Federal para a retomada gradual durante o auge da pandemia de Covid-19.

                                   

                                  “Com agilidade, sugerimos regras de retorno, acatadas, em um primeiro momento, pelo Governo de Santa Catarina, sede do maior polo náutico do Brasil, para, em seguida, servir de modelo para demais estados da Federação, via Ministério do Turismo”, destacou a diretoria.

                                   

                                  Essa iniciativa, por si só, fez o setor crescer, colhendo frutos até hoje. Outro trabalho relevante foi para a continuidade do programa Pró Náutica, que estava em fase de finalização. A ACATMAR mostrou a importância de sua sequência, alertando para os ganhos fiscais de Santa Catarina. Com esta garantia, mais empresas se instalaram no estado.

                                   

                                  Outros feitos incluem a legalizações de marinas por meio do Projeto Marina Legal — com custos subsidiados, várias delas puderam estar em acordo com a lei, sem correr riscos de serem fechadas do dia para noite.

                                   

                                  A associação também foi responsável por ofertar diversos cursos de capacitação para mão de obra do setor, de estaleiros a marinas, bem como o projeto de preservação das águas Limpeza dos Mares — responsável por retirar mais de 128 toneladas do fundo dos mares, rios, praias e costões –, além de outras iniciativas voltadas ao setor.

                                  Nova diretoria

                                  O aniversário deste ano marca também a eleição de uma nova diretoria, que coordenará as ações pelos próximos quatro anos da ACATMAR, destacando o retorno a presidência de Leandro “Mané” Ferrari, eleito por unanimidade.

                                   

                                  Mané Ferrari já ocupou cargos públicos como gerente de Infraestrutura Aquaviária do Estado de Santa Catarina, diretor de Planejamento de Turismo  do estado e presidente da SANTUR – Agencia de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina.

                                   

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                                    Infraestrutura náutica recebe mais de R$ 33 milhões de incentivo do MTur e da Caixa

                                    Montante poderá ser usado por empresas de turismo na implantação e regularização de rampas, píeres e marinas

                                    Por: Redação -

                                    O Ministério do Turismo (MTur) e a Caixa Econômica Federal (CEF) já disponibilizaram mais de R$ 33 milhões em crédito para investimentos em infraestrutura náutica no país.

                                    O montante, fruto da parceria entre os dois órgãos, poderá ser usado por empresas de turismo na implantação e regularização de rampas, píeres e marinas, além da aquisição e manutenção de equipamentos relacionados ao turismo náutico.

                                     

                                    Uma das regiões beneficiadas com a medida compreende os estados da já conhecida “Amazônia Azul”. Com um total de 5,7 milhões de quilômetros quadrados de extensão marítima, a área equivale a aproximadamente metade da massa continental nacional. Além disso, a região é rica em recursos para a prática do turismo náutico no país.

                                    Conjunto de passarela e píer da Metalu, que atua há mais de 40 anos no mercado de soluções náuticas

                                    Desde o segundo semestre deste ano, o MTur vem trabalhando em parceria com a Marinha do Brasil para maximizar o potencial das atividades marítimas, garantir espaço de desenvolvimento, proporcionar transparência e ajudar a manter à saúde do meio marinho, principalmente na região da Amazônia Azul.

                                     

                                    O Ministério do Turismo entende que a promoção do mar e das águas interiores são elementos diferenciadores para o desenvolvimento do turismo e para o estímulo da atração de investimentos privados para o segmento no país.

                                     

                                    O Brasil tem um grande potencial, com uma extensa faixa litorânea de 8,5 mil km, 35 mil km de vias internas e mais de 9,2 mil km de margens de reservatórios de água doce.

                                     

                                    Além disso, o país é banhado por correntes oceânicas favoráveis à navegação, com um clima propício ao esporte e ao lazer náutico e apresenta uma infinidade de paraísos naturais intocáveis, que tornam o Brasil um dos países com maior potencial de desenvolvimento no turismo náutico do mundo.

                                     

                                    13 cidades do interior de São Paulo receberam investimento

                                    Em setembro, o governo estadual paulista anunciou um investimento de R$ 18 milhões em estruturas náuticas no interior de São Paulo, para promover o segmento em cidades com vocação para o turismo náutico.

                                     

                                    A Metalu, empresa especializada no desenvolvimento, fabricação e instalação de soluções em alumínio para píeres e passarelas há mais de 45 anos, é uma das empresas que assina este projeto.

                                    Instalações flutuantes de alumínio da Metalu Brasil, no meio do Rio Pinheiros, formam o Mirante Flutuante do Parque Bruno Covas

                                    O aporte de R$ 18 milhões engloba 13 municípios paulistas, entre eles, Fartura, Timburi, Avaré, Rosana e Pederneiras.

                                     

                                    Com o investimento, o número de turistas – atualmente, em torno de 1,7 milhão por ano – deve alcançar quase 6 milhões em 10 anos, de acordo com estudo do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à secretaria.

                                     

                                    As obras estão previstas para entrega em dezembro, implementando píeres, plataformas, deques e rampas de apoio, além de sistemas de ancoragem.

                                     

                                    Com atuação internacional, a Metalu utiliza de tecnologia de ponta em seus projetos, com ênfase na segurança e integração estética ao ambiente. A marca, que segue padrões internacionais, é responsável pela construção de 50% das marinas francesas e por mais de 2 mil metros lineares de píeres implantados no Brasil.

                                     

                                    Os projetos gerais incluem passarelas, píeres, painéis solares e flotters. Fazem parte do repertório mais exclusivo da empresa píeres nas Olimpíadas de 2016, mirante flutuante (sobre o rio Pinheiros) no Parque Bruno Covas, plataforma balsas para apoio em Ilhabela e uma passarela móvel durante o Rio Boat Show, entre outras obras.

                                     

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                                      Nelson Carvalhaes explica diferenciais dos barcos Torpedo Marine no Loucos Por Barcos

                                      Segundo a marca, o foco é criar barcos diferenciados para cada tipo de cliente, com design italiano

                                      Por: Redação -

                                      Nelson Carvalhaes, da Torpedo Marine, é convidado do Loucos Por Barcos. No papo com Guilherme Kodja, Nelson explicou que um dos principais objetivos da Torpedo é não produzir barcos infláveis em série — o foco é que cada embarcação seja única.

                                       

                                      A marca, que lançou o o T1100 — seu maior barco, com cabine e banheiro — no São Paulo Boat Show 2022, aposta em materiais franceses de alta qualidade e no design italiano, inclusive toda a parte de cálculos dos projetos é feita na Itália. Confira mais detalhes no vídeo abaixo:

                                       

                                       

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                                        Com mais de 150 embarcações já navegando em diversos países, a Triton Yachts anuncia seus primeiros modelos vendidos para o mercado norte-americano.

                                        A primeira embarcação que chegou aos Estados Unidos, na região de Miami, é um modelo Triton 370 HT. Com mais de 11 metros de comprimento, a 370 HT pode acomodar até 14 convidados. O valor estimado é de R$ 1,4 milhão.

                                         

                                        Além do modelo de 37 pés, um dos mais vendidos pelo estaleiro, acabam de chegar aos EUA outras duas lanchas, do modelo 300 Sport. A previsão do fabricante é que até julho de 2023 outros modelos sejam entregues nos Estados Unidos, entre eles, o lançamento Triton 400 HT.

                                        Nossas embarcações seguem rigorosas certificações internacionais e a entrada no mercado náutico norte-americano, um dos mais maduros e exigentes em termos mundiais, irá contribuir para avançar no cenário mundial – Allan Cechelero, diretor de marketing da Triton Yachts

                                        Hoje, países como Espanha, Holanda e Itália, entre outros, já contam com embarcações da Triton navegando por suas águas.

                                         

                                        Para o ano que vem, a ideia da marca é estruturar mais redes de vendas com o suporte necessário, além de dobrar o número de exportações nos próximos três anos.

                                        As exportações de barcos da marca têm crescido de forma gradativa e hoje giram em torno de 20% do volume total produzido, especialmente para países da América do Sul e da Europa – Allan Cechelero, diretor de marketing da Triton Yachts

                                        Nos Estados Unidos, o estaleiro é representado pela marca Hanover, em parceria com o revendedor exclusivo Blue Ride Group.

                                        Lançada há mais de 20 anos no mercado náutico brasileiro, a Triton Yachts é uma linha de barcos construída pelo estaleiro paranaense Way Brasil — que tem 30 anos de atuação.

                                         

                                        Segundo o estaleiro, que produz modelos que vão desde 23 até 52 pés, os principais pilares da marca são segurança, customização, qualidade na construção e o suporte necessário aos clientes.

                                        Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

                                         

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                                          Evento vai reunir 300 convidados no próximo dia 26, no litoral Sul de Pernambuco

                                          Por: Redação -
                                          21/11/2022

                                          O estaleiro pernambucano NX Boats realiza mais uma edição do Summer Day, para comemorar os oito anos de mercado. A festa acontecerá no dia 26, a partir das 13h, no Amura Carneiros, na famosa praia de Tamandaré, litoral sul de Pernambuco.

                                          O NX Boats Summer Day irá reunir cerca de 300 pessoas, entre convidados e clientes do estaleiro, alguns dos quais chegarão ao local em suas próprias embarcações.

                                          “Contaremos este ano com pelo menos 30 lanchas NX na água, dentre os 9 modelos que já fabricamos, inclusive o nosso grande lançamento de 2022: a NX 50  Invictus”, afirma a empresária Elizabeth Moura.

                                           

                                          Entre as atrações do evento estarão os artistas Rafa Cout, Clara Sobral, Keu Dantas, Dj PHT e a banda Pagode 874, que prometem não deixar ninguém parado.

                                          O grupo Tapa de Cuadril é quem assina o buffet do evento. E, para receber tamanha estrutura, o Summer Day criará uma verdadeira arena, para que o renomado restaurante aporte com seu inusitado fogo de chão, servindo assim, um grande churrasco que irá das carnes mais nobres aos frutos do mar.

                                          Já no bar será montada uma estrutura para receber o conceituado Restaurante Beijupirá, que será responsável pelos drinks da festa.

                                           

                                          Oito anos de mercado

                                          A marca está presente em quase todo o território nacional e tornou-se um dos maiores do país em fabricação de barcos na categoria de 26 a 50 pés.

                                           

                                          Com oito anos de fundação, a empresa encerra 2022 com uma marca histórica: 1.400 embarcações na água — sendo 400 delas fabricadas somente este ano — além de 18 revendas autorizadas no Brasil e algumas no exterior.

                                          A NX realiza exportações desde 2016 e já conta com mais de 80 barcos em países como Turquia, Suíça, Malta e EUA, por exemplo. Recentemente, a marca construiu uma piscina de testes para embarcações de até 65 pés e ampliou a estrutura fabril e a capacidade produtiva.

                                           

                                          “A NX nasceu para ser um estaleiro global. Queremos compartilhar todas essas conquistas com nossos clientes e amigos”, explica o empresário e CEO da NX Boats Jonas Moura, que comanda o estaleiro junto com a empresária Elizabeth Moura.

                                           

                                          Jonas acrescenta que a NX Boats está preparada para atender a demanda que espera do mercado externo — a meta é destinar 30% de sua produção a outros oceanos.

                                          Para alcançar esse resultado ousado, o estaleiro montou nos Estados Unidos uma nova operação de fábrica para comercialização e assistência técnica de todas as embarcações exportadas, o que proporcionará um atendimento mais próximo do cliente americano.

                                           

                                          Além disso, a NX Boats também assinou contrato com a lendária casa de design Italiana Pininfarina, conhecida pelos seus desenhos e linhas esportivas e  com trabalhos para algumas marcas famosas, como Ferrari e Maserati.

                                           

                                          A Pininfarina promete nos entregar, em breve, um barco de 44 pés com design jamais visto antes no mercado náutico – Jonas Moura

                                          Responsabilidade social

                                          A NX Boats também desenvolve ações de responsabilidade social e o evento Summer Day deste ano abraça a causa: “Plástico, não obrigado!”.

                                           

                                          O objetivo é proporcionar a conscientização aos usuários de embarcações, renovando os esforços aos seus convidados, ao não uso do plástico, através da distribuição dos copos reutilizáveis, canudos biodegradáveis e ilhas de lixeiras de coleta seletiva que serão distribuídas por todo ambiente do evento.

                                          A ação está sendo coordenada pela empresária e consultora de eventos Roseane Cabral, que também assina toda a concepção do NX Boats Summer Day.

                                           

                                          “Enfocaremos diversas ações sustentáveis que estão sendo desenvolvidas no mundo e as metas que devemos atingir para alcançar um oceano limpo, transparente, saudável e seguro”, ressalta.

                                          Roseane Cabral também chama atenção para outro ponto: o estaleiro NX Boats foi condecorado como Amigo da Marinha do ano 2022 e contará com a presença do alto escalão da corporação nesse evento.

                                           

                                          “Teremos um espaço exclusivo, que ficará à disposição dos convidados que queiram tirar qualquer dúvida em relação aos temas de segurança do tráfego aquaviário, salvaguarda da vida humana no mar e poluição hídrica, bem como, documentação, habilitação e outros assuntos ligados ao nosso serviço afim”, finaliza.

                                           

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                                            Por: Redação -

                                            Na hora de amarrar uma embarcação, é necessário usar um cabo feito de material resistente, para  que ele aguente qualquer tipo de situação.

                                             

                                            Neste episódio da série Náutica Responde, o consultor técnico Guilherme Kodja responde qual o melhor tipo de cabo de amarração do barco. Confira o vídeo completo:

                                             

                                             

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                                              Com Black Friday, Kapazi espera aumento de 30% nas vendas de fim de ano

                                              Site da empresa terá ofertas e condições especiais entre os dias 24 e 30 de novembro

                                              Por: Redação -

                                              Com expectativa de crescer 10% em relação ao ano passado, o mercado náutico no Brasil já está em ritmo de fim de ano. Para incentivar ainda mais as compras nesta época do ano, a Kapazi Náutica vai apostar na Black Friday para lançar promoções.

                                              O período costuma ser bastante produtivo para o setor, que hoje tem registradas quase 1 milhão de embarcações no país. Além da venda de barcos, outro segmento que cresce nos últimos meses do ano é o de acessórios.

                                               

                                              Estamos com duas grandes ações para a Black Friday. Uma delas é frete grátis para toda linha de pisos náuticos. A outra é o desconto de até 33% na nossa linha de copos térmicos – Fernando Soares

                                              Há mais de 40 anos no mercado de tapetes e capachos, a Kapazi atua também na linha náutica com revestimento para barcos. A empresa estima um aumento de 30% das vendas para este final de ano.

                                               

                                              Segundo o gestor comercial, Fernando Soares, “nesse período do ano o mercado é aquecido devido às férias. Todos querem navegar com o barco renovado. Nossa expectativa acompanha esse movimento e, por isso, nos preparamos para atender melhor e mais rápido”, comenta.

                                               

                                              Quem tiver interesse em aproveitar as ofertas, terá do dia 24 a 30 de novembro para realizar as compras direto pelo site da empresa.

                                               

                                              Após um ano de lançamentos de produtos e investimento no segmento online, a Kapazi já tem boas previsões para 2023.

                                               

                                              “Temos uma expectativa de crescimento em torno de 15%, colhendo os resultados de estratégias de expansão que fizemos durante 2022. Confiamos que será um bom ano”, finaliza o gestor.

                                              Náutica Responde

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                                                Além do amor pelo futebol, muitos jogadores da Seleção Brasileira escalados para a Copa do Mundo no Catar também dividem uma paixão por relaxar sobre as águas. Basta uma folga no calendário de jogos para grandes astros da bola serem flagrados desfrutando a bordo de lanchas, iates e jets.

                                                Alguns dos jogadores do Brasil já têm barcos para chamarem de seus, enquanto outros optam por alugar embarcações para curtirem com os amigos e família por um período.

                                                 

                                                De Neymar a Lucas Paquetá, passando pelo experiente Daniel Alves, confira aparições dos craques brasileiros da Copa do Mundo a bordo de embarcações.

                                                Neymar

                                                Um dos nomes mais importantes da Seleção, o menino Ney é frequentemente visto curtindo seus momentos de férias em diversas embarcações ao redor do mundo. Um dos destinos comuns do craque é Ibiza, na Espanha, onde Neymar curte animadas festas com seus “parças”.

                                                 

                                                 

                                                Neymar também já foi dono de uma grande lancha. O jogador comprou uma embarcação de 78 pés em 2012, batizada de Nadine 78, em homenagem à mãe. Com quatro suítes, banheira de hidromassagem, deck com solário e até um bar molhado, o barco foi vendido em 2015 para o cantor Gusttavo Lima.

                                                Nadine 78, a lancha de 78 pés que Neymar comprou aos 20 anos

                                                Vinícius Júnior

                                                Também na lista de atacantes convocados para a Copa, o jogador do Real Madri Vinícius Júnior compartilhou mais de uma vez seus momentos de lazer a bordo de embarcações. Vinícius curtiu passeios pelas águas de Ibiza, na Espanha, em 2020 ao lado dos amigos — entre eles, o também jogador Éder Militão.

                                                 

                                                 

                                                Outro destino de Vini Jr. foi a ilha de Sardenha, também em 2020. Por lá, o jogador passeou de barco junto com a cantora Anitta e outros amigos na região de Porto Cervo.

                                                 

                                                 

                                                Gabriel Jesus

                                                Outro atacante que já mostrou bons momentos sobre as águas é Gabriel Jesus. Curtindo suas férias em agosto do ano passado, o jogador mostrou um vídeo de um passeio com uma moto aquática da Sea-Doo junto com sua mãe.

                                                 

                                                 

                                                Daniel Alves

                                                Daniel Alves, escalado por Tite como lateral — o que gerou polêmica entre os torcedores –, é um dos jogadores de confiança do atual técnico do time brasileiro.

                                                 

                                                 

                                                Dani Alves aproveitou suas férias junto da esposa, Joana Sanz, em uma embarcação na região de Tenerife, na Espanha, em junho deste ano.

                                                 

                                                Thiago Silva

                                                Um dos zagueiros convocados para disputar a Copa do Mundo 2022 é Thiago Silva. Desde 2020 ele possui uma lancha de 56 pés para curtir momentos de lazer com a família.

                                                 

                                                 

                                                Batizado de Silva, Sol & Mar, o barco do estaleiro Azimut tem mais de 17 metros de comprimento e é repleto de itens de conforto, áreas de estar, lounge na proa e suítes.

                                                Lucas Paquetá

                                                Aproveitando suas férias em junho deste ano, o meia Lucas Paquetá compartilhou em suas redes sociais, fotos com sua esposa, Duda Fournier, em Angra dos Reis.

                                                 

                                                 

                                                A embarcação em que o casal estava foi ancorada na Ilha da Gipóia. No passeio, além de fazer um churrasco a bordo da lancha, o casal pôde descansar em um tapete flutuante, desfrutando de uma bela vista.

                                                 

                                                Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

                                                 

                                                Náutica Responde

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                                                  19/11/2022

                                                  O Portless Catamaran, criado pela empresa húngara DDD Manufaktúra, é um brinquedo aquático grande, mas que ainda assim pode ser transportado no porta-malas do carro. Trata-se de um catamarã elétrico, com motor elétrico e dois andares.

                                                  Contando com dois decks, um de 9 m² e outro de 3 m², o catamarã tem a capacidade de acomodar até seis tripulantes com conforto. Os criadores dele afirmam que, graças as soluções instaladas,  você gasta menos de 10 minutos entre tirar o produto do porta-malas e poder navegar com ele.

                                                  Divulgação

                                                  Inflável, moderno e versátil, esse catamarã tem sua base construída com material parecido com o usado na confecção das pranchas de stand-up paddle. Seu peso total é de cerca de 120 kg e, depois de montado, seu tamanho pode atingir mais de 4 metros.

                                                   

                                                   

                                                  Para funcionar, o catamarã inflável utiliza um motor elétrico, alimentado por baterias de íons de lítio. Com essa solução, a autonomia declarada pela empresa é de 16 milhas (ou 30 quilômetros).

                                                  Divulgação

                                                  A velocidade máxima é de 7 km/h, que pode ser atingida graças ao painel solar instalado, capaz de gerar 200 watts. Segundo a DDD, em dias de muito sol esse painel pode manter o brinquedo funcionando o dia todo.

                                                  Divulgação

                                                  O preço do catamarã inflável portátil pode chegar a quase 12 mil euros — cerca de R$ 67 mil, na cotação atual (valores convertidos em novembro de 2022).

                                                   

                                                  Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

                                                   

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                                                    A Evolve 400 HT chegará em breve na Flórida. EUA já têm mais de 20 barcos do estaleiro em suas águas

                                                    18/11/2022

                                                    O estaleiro catarinense Evolve Boats, que participou recentemente da Fort Lauderdale International Boat Show, anunciou a exportação de mais uma lancha de 40 pés para o mercado internacional.

                                                    Novamente uma lancha do modelo Evolve 400 HT está a caminho da Flórida, nos Estados Unidos, em uma viagem de navio que ainda levará ao menos duas semanas para terminar. Com essa, já são 23 embarcações da Evolve nos Estados Unidos.

                                                    Conheça mais sobre a Evolve 400 HT

                                                    Para atrair cada vez mais clientes, o barco possui três versões diferentes e que atendem os desejos do cliente. O grande destaque é a porta de vidro com acabamento em inox, que faz a separação da área do cockpit com a praça de popa.

                                                    Outro fator diferencial é o amplo espaço da cabine, além do grande nível de conforto tanto nos camarotes de proa quanto nos de meia-nau.

                                                     

                                                    A embarcação aceita dois tipos de motorização: dois motores com até 300 hp ou dois motores com até 430 hp.

                                                    Em setembro, o estaleiro participou do São Paulo Boat Show 2022 com suas lanchas de 36 e 40 pés com hardtop, além de anunciar o projeto do modelo Evolve 420 Flybridge.

                                                     

                                                    Há mais de 13 anos no mercado, a Evolve Boats se consolida como um dos principais estaleiros brasileiros. Desde a sua criação, em 2009, a marca emprega o conceito do melhoramento contínuo em seus processos e embarcações.

                                                     

                                                    Com sede em Palhoça, região metropolitana de Florianópolis, a Evolve Boats tem à frente o empresário Ricardo Wilges. Da linha de montagem do estaleiro, atualmente saem quatro modelos de lanchas: a 235 Cab, a 270 Cab, a 360 HT e a 400 HT.

                                                     

                                                     

                                                    Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

                                                     

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                                                      O advogado pernambucano e entusiasta do mundo náutico Guilherme Veiga acaba de lançar o “Guia Básico para um Navegador”, pela editora Autores do Brasil, abordando desde os cuidados básicos com segurança até dicas para conhecer novos lugares.

                                                      Com cerca de 100 páginas, o livro é de fácil leitura, com capítulos curtos e até algumas imagens, para ilustrar explicações — como o caso do giro de 360 graus de barco ancorado.

                                                       

                                                      Na obra, o leitor aprende plano de navegação, como fazer a checagem do barco, instruções sobre ancoragem e até quais alimentos e em que quantidade leva-los a bordo, sempre acompanhado de links com sugestões de vídeos com explicações complementares.

                                                      Navegador experiente, Guilherme Veiga costuma passar todos os feriados prolongados e datas festivas a bordo, junto com a mulher e filhas. No Réveillon deste ano, por exemplo, ele atravessou todo o litoral de Alagoas e entrou no rio São Francisco, enquanto na Páscoa a família Veiga navegou pelo litoral de Pernambuco.

                                                       

                                                      O livro está disponível em formato digital para leitura em e-readers, como Kindle, e pode ser comprado pelo site da Amazon.

                                                       

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                                                        Na conversa com Guilherme Kodja, o CEO da empresa comenta sobre os barcos mais conhecidos do estaleiro

                                                        Por: Redação -

                                                        Francesco Caputo, CEO da Azimut Yachts no Brasil, participou da edição especial do Loucos Por Barcos, gravado durante o São Paulo Boat Show 2022.

                                                         

                                                        Em bate-papo com Guilherme Kodja, Caputo falou sobre o sucesso do estaleiro, que produz no Brasil um terço dos modelos que a marca italiana possui. Ele também comentou o sucesso da 27 Metri, que conta com diversos itens tecnológicos e muitos detalhes sofisticados, mas que também entrega performance.

                                                         

                                                        Confira, abaixo, a entrevista completa:

                                                         

                                                         

                                                        Náutica Responde

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                                                          17/11/2022

                                                          O estádio Al Janoub será um dos palcos para os jogos da Copa do Mundo 2022, que começa no próximo dia 20, no Catar. Construído em uma das cidades mais antigas da região, ele tem linhas inovadoras pensadas para homenagear os antigos pescadores da região.

                                                          O projeto conta com uma mistura de desenho pós-moderno e futurista, com linhas inspiradas no casco do Dhow, barco típico da região. Outra homenagem está nas arquibancadas, todas pintadas de azul com branco, simbolizando o mar.

                                                          Dhow, o milenar barco usado por pescadores no Golfo Pérsico. Reprodução: Zanzibar Yacht Carter

                                                          Um dos estádios em que a cerveja foi proibida na Copa, o Al Janoub foi construído na região de Al Wakrah, a mais de 20 quilômetros ao Sul da capital, Doha — seu nome faz menção justamente a isso: em tradução livre para o português, significa “Estádio do Sul”.

                                                          Nessa mesma localidade, um dos motores econômicos antigamente era a pesca de pérola — isso até o meio do século 20, quando as reservas de petróleo e gás foram descobertas, mudando drasticamente a economia local.

                                                           

                                                          Ao redor do Al Janoub existem áreas para passeios a cavalos, pistas de corridas, área verde com mais de 800 árvores e diversas estradas. Todo o projeto demorou mais de 10 anos para ficar pronto e a inauguração aconteceu em maio de 2019.

                                                          Divulgação

                                                          Nas laterais do estádio, estruturas facilitam o fluxo de entrada dos torcedores. As lojas e as áreas de conveniências ficam localizadas nessa parte. Devido ao seu tamanho, a capacidade máxima é de 40 mil torcedores.

                                                           

                                                          Após o encerramento da Copa do Mundo 2022, o número de assentos do estádio será reduzido pela metade — mesmo assim, a construção ainda irá sediar outros jogos de futebol, principalmente aqueles em que o time local Al Wakrah Sport Club estará em campo.

                                                          O desenho do estádio foi projetado pelo famoso escritório de arquitetura Zaha Hadid. Internamente, as vigas de sustentação, localizadas no teto, representam o casco da embarcação e com a abertura, há a entrada de luz no campo.

                                                           

                                                          O teto conta com materiais tecnológicos inclusive para isolamento térmico, já que o Catar é  um país de clima desértico, em que as temperaturas podem chegar aos 50°C nos dias mais quentes.

                                                           

                                                          Confira os jogos que serão disputados no estádio Al Janoub:

                                                          • 22/11, 16h – França x Austrália
                                                          • 24/11, 7h – Suíça x Camarões
                                                          • 26/11, 13h – Tunísia x Austrália
                                                          • 28/11, 13h – Camarões x Sérvia
                                                          • 30/11, 12h – Austrália x Dinamarca
                                                          • 2/12, 12h – Gana x Uruguai
                                                          • 5/12, 12h – Oitavas de final (1ºE x 2ºF)

                                                           

                                                          Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

                                                           

                                                          Náutica Responde

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                                                            O Catar, sede da Copa do Mundo 2022, é um dos países mais ricos do mundo, graças à exploração de petróleo e gás. Mas nem sempre foi assim: até a primeira metade do século 20, este era um dos territórios mais pobres do Golfo Pérsico, que vivia do comércio de pérolas e da pesca, usando um tipo de barco batizado de Dhow.

                                                             

                                                            Neste braço de mar no coração do Oriente Médio, o povo da região utilizava o barco milenar em suas atividades pesqueiras, por seu porte e excelente capacidade de carga. O Dhow é tão marcante para a história do povo catariano que um estádio da Copa tem desenho inspirado no barco.

                                                            Reprodução: Marhaba Qatar

                                                            Para os historiadores ainda há uma certa dúvida acerca da invenção do Dhow, mas estima-se que ele surgiu em 600 d.C., criado pelos árabes ou pelos indianos.

                                                             

                                                            Movido com velas latinas, o Dhow tem casco diferenciado, com linhas elegantes, longas e finas, e pode ter até dois mastros. Eles são vistos no Catar, no Mar Vermelho e no Oceano Índico. Pelo seu tamanho, estima-se que a tripulação variava de 12 até 30 pessoas.

                                                             

                                                            A região de Sultanato, em Omã, abriga uma concentração de construtores deste tipo de embarcação. Atualmente, todos os modelos novos já são equipados com potentes motores, capazes de movimentar o peso de mais de 300 toneladas da embarcação.

                                                            Reprodução: Sail World

                                                            As madeiras usadas na construção dessa embarcação típica geralmente vinham de Kerala, na Índia. Para mantê-las conservadas, os navegadores usavam cordas de coco.

                                                            Reprodução: Hideaways Africa

                                                            Para atrair mais turistas, hoje os países do Golfo usam os Dhows para passeios turísticos, como cruzeiros ao pôr do sol e jantares exclusivos.

                                                             

                                                            Regatas com este tipo de embarcação também acontecem na região, divididas em três categorias: 22, 43 e 60 pés. Realizados em meados de maio e setembro, os torneios aceitam apenas competidores árabes e dos povos que vivem próximo ao Golfo.

                                                            Reprodução: Zanzibar Yacht Carter

                                                             

                                                             

                                                            Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

                                                             

                                                            Náutica Responde

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