Raias manta servem de inspiração para conceito de novo catamarã francês

Projeto da VPLP, Aperio é uma embarcação de 150 pés de comprimento com 60 pés de boca

04/11/2022

Maiores arraias do mundo, as raias manta inspiraram o novo projeto do escritório francês de arquitetura naval VPLP: o superiate Aperio, um catamarã com comprimento de 150 pés (46 metros) e largura de 60 pés (18 metros).

 

Ao apresentar o conceito de seu mais novo projeto ao público, os responsáveis pelo trabalho descreveram a embarcação como um “navio de duas facetas”. Isso por ser um iate inovador enquanto navega e, ao chegar ao destino, tornar-se um refúgio de paz, segundo a empresa francesa.

Com suas dimensões superlativas, o design é imponente, além de ser marcado por linhas suaves em todo seu entorno. Quando ancorado, o superiate poderá abrir suas espaçosas plataformas laterais, aumentando a área de convivência e criando uma verdadeira ilha flutuante.

 

A estrutura da embarcação é toda em alumínio e foi pensada para proporcionar o máximo de conforto para seus ocupantes, afirma a VPLP.

 

Com cada barco conceito tentamos ultrapassar os limites, quebrar as barreiras e imaginar o futuro da vela – Yann Prummel, designer da VPLP

 

O Aperio terá capacidade para receber até 10 pessoas em seus quatro camarotes — que se conectam na área central do barco. Este espaçoso salão principal, coberto por vidro — o que permite a entrada de muita luz natural — é inspirado no formato e no movimento das raias manta.

 

Segundo o escritório de arquitetura, as velas do catamarã são totalmente automatizadas e quase duas vezes mais eficientes do que uma embarcação tradicional. Dessa forma, não necessita de uma tripulação com experiência no manejo de veleiros.

 

Outra inovação do projeto é contar com um sistema de propulsão híbrida diesel-elétrico, com isso as viagens serão mais silenciosas.

 

*Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

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    Com mais de 60 metros de comprimento, a autonomia do superiate da Lürssen pode chegar às seis mil milhas náuticas

    03/11/2022

    Uma das maiores embarcações do estaleiro alemão Lürssen, o superiate Polar Star está em águas cariocas, com o apoio logístico da BYS International.

     

    Até o final desta semana, a embarcação de 63 metros de comprimento estará no Rio de Janeiro.

    O Polar Star pode receber até 12 passageiros e mais 17 tripulantes, incluindo o capitão. Sua estrutura é toda feita de aço, com dois motores Caterpillar de 12 cilindros.

    O Polar Star no Rio de Janeiro

    Projetado para fazer viagens longas, a autonomia do superiate pode chegar às seis mil milhas náuticas, o que permite menos paradas na navegação — a efeito de comparação, uma travessia do Atlântico da Cidade do Cabo à Ilhabela percorre 4 mil milhas náuticas.

     

    Entregue em 2005, a embarcação ainda têm sistemas que permitem uma navegação tranquila em regiões muito frias, como os polos.

    O design interior original, projetado por Pauline Nunns, remetia a uma mistura das casas rústicas com a sofisticação de um iate, mas passou por uma extensa reforma em 2017, para criar um ambiente mais moderno e de inspiração oceânica.

     

    Grandes áreas ao ar livre para entretenimento e relaxamento completam os atrativos da embarcação.

     

    A BYS International está coordenando toda a logística para o Polar navegar em águas sul-americanas, como burocracia imigratória, aduaneira, autorizações para navegar, abastecimento, troca de tripulação, receptivo em terra, excursões, compra de alimentos, peças e assessoria para contratação de prestadores de serviços locais, compra de combustível e coordenação da base de abastecimento.

    *Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

     

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      470 Regina: conheça o barco eleito revelação do ano em Cannes

      Construído por jovem estaleiro italiano, embarcação aposta em aproveitamento dos espaços ao ar livre

      02/11/2022

      Construída pela jovem FIM (Fabrica Italiana Motoscafi), a embarcação 470 Regina conquistou o prêmio de “Revelação do Ano” em Cannes durante o Yachts Trophy Gala Dinner.

      O barco de 47 pés é o segundo projeto do estaleiro italiano fundado em 2019 e foi apresentado no Cannes Yachting Festival 2022. Abaixo, conheça os destaques da premiada embarcação.

      Diferenciais do 470 Regina

      O 470 Regina tem cerca de 15 metros de comprimento, 4,40 metros de boca (largura) e pode receber até 14 passageiros. Toda a elaboração do seu projeto tem como objetivo o máximo aproveitamento dos espaços ao ar livre, afirma o estaleiro, conduzido por Corrado Piccinelli e Manuela Barcella, que possuem mais de 20 anos de experiência na área de construção, reforma e serviços.

      Acessível pelos dois bordos do barco, a proa abriga o principal diferencial deste barco: um solário  duplo, que pode ser repartido e movido para o lado, criando espaço para abrigar uma pequena piscina de fundo transparente. Outra opção é criar ali uma área de refeições, adicionando-se uma mesa.

      Ambas as configurações permitem uma maior luminosidade natural para o camarote da proa, localizado logo abaixo, que possui amplas janelas e muito espaço.

      Na popa, a plataforma submergível permite que o navegante tenha ainda mais contato com o mar — um dos objetivos do fabricante da premiada lancha.

      O 470 Regina possui ainda varandas laterais retráteis, que ampliam o espaço na praça de popa do barco.

      O barco possui uma suíte do proprietário e duas suítes master, todas luxuosas e com pé-direito de até 2,15 m de altura. A ideia do estaleiro foi criar, na parte interna, ambientes acolhedores, elegantes e sofisticados — que trazem o melhor do design e qualidade da mobília italiana.

       

      Segundo o fabricante, quatro unidades desta embarcação serão construídos na temporada 2022-2023.

       

      *Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

       

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        Teste Sea-Doo RXT-X 300: potência, tecnologia e design são seus trunfos

        Levamos para o mar do Guarujá um dos mais poderosos Sea-Doo da linha 2022, o RXT-X 300. E seu desempenho correspondeu plenamente à expectativa

        01/11/2022

        Apenas 3,6 segundos para chegar de 0 a 60 mph (96,6 km/h). Basta citar o resultado do teste de aceleração para se ter uma ideia do que esperar da última geração do Sea-Doo RXT-X 300. Quer mais? Velocidade máxima de 67 mph (107,8 km/h ou 58,2 nós).

        Um dos modelos mais badalados da linha de cruzeiro esportiva da BRP, o RXT-X 300 é um jet de desempenho nato, junto com o RXP-X. Seu motor (um Rotax 1630 ACE) não esconde essa característica. São 300 hp de potência, envoltos num pacote de tecnologia e design muito especiais, que empolgam só de olhar ele na carreta.

         

         

        O casco, do tipo ST3, de 3,45 metros, com peso total seco de 376 kg, fruto de uma sofisticada obra de engenharia, é mais largo, tem “V” profundo e o centro de gravidade mais baixo, o que resultou em um navegar estável, facilitando a aceleração, como comprovou o teste, realizado nas águas do Guarujá.

         

        Antes do embarque, porém, vale a pena checar o que esse jet oferece em matéria de conforto para o piloto e demais passageiros. Na parte frontal, o porta-trecos (ou compartimento de carga, de 100 litros) é bem fundo, e ainda vem com um cesto, removível, de encaixe, que pode ser facilmente retirado. Para quem gosta de viajar, isso faz muita diferença, porque tem uma capacidade de 14 quilos de carga.

        Esse compartimento fica sob o capô, que abre todo (até o guidão, com pegada bem esportiva, ajustável e inclinável, sobe junto). Há também um espaço estanque e à prova de choque para o smartphone, e uma porta USB. Sem contar o conhecido sistema de fixação LinQ (exclusivo da Sea-Doo), que permite a instalação rápida na plataforma estendida de acessórios como uma caixa de gelo, entre outros itens.

         

        Por sua vez, o sistema de som (sim, você anda ouvindo música) tem 100 watts de potência, conexão por fio ou bluetooth e fica protegido em um compartimento impermeável. As caixas de som, são laterais, voltadas para o piloto, do tipo submersível.

         

        No conjunto de assentos de três lugares, a parte traseira pode ser removida, ou girar ou ainda deslizar para trás. Com o jet parado, dá para mudar rapidamente de configuração. Duas pessoas podem ficar uma de frente para outra, por exemplo, facilitando o convívio. Ou o conjunto de três lugares virar uma plataforma de popa, permitindo banhos de sol e facilitando o reembarque. O sistema é bem prático e versátil, já que parte do banco pode ser guardada no bagageiro.

        Além disso, o piloto ganhou apoio inclinado (mais confortável) para os pés e sustentos acolchoados para os joelhos, o que faz uma enorme diferença na hora das manobras, em se tratando de um jet de alto desempenho.

         

        O pacote tecnológico inclui comando elétrico de trim (para o ajuste da proa) e estabilizadores traseiros ajustáveis, que — instalados nos bordos da extensão traseira da plataforma — não prejudicam a estética do barco e melhoram a experiência da pilotagem, especialmente quando se navega com passageiros na garupa.

         

        Há ainda, um dos mais novos opcionais da linha, o sistema que expulsa sujeira e detritos capturados pelo rotor, sem que o piloto tenha de deixar sua posição no comando do jet. Sem contar o já consagrado sistema inteligente de freio e reverso, o iBR.

         

        Por sua vez, o novo painel de comando é simplesmente incrível, com uma tela digital colorida de 7,8 polegadas que se divide em duas. Em uma delas, você tem acesso rápido ao mapa, aos dados do gps e a todas as informações sobre a embarcação, tais como horímetro, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, além de outras informações importantes para a hora da navegação. Na outra, à direita, consegue fazer o controle do som (volume, seleção das músicas, equalização etc.) e a conexão com o celular (com a leitura do sinal e do nível da carga de bateria), entre outros recursos.

        Os caracteres e símbolos são de fácil leitura, inclusive sob o sol forte. Há opção de tela com fundo claro ou escuro e brilho ajustável. Por bluetooth ou cabo USB, todas as informações podem ser espelhadas num smartphone através dos aplicativos BRP Connect e BRP GO.

         

        A experiência de navegar nesse jet é não menos que excitante. O motor, de 1630 cilindradas, turbinado com intercooler, acelera muito rápido e firme.  Além de veloz, o RXP-X 300 navega bem, é ágil, fácil de manobrar. O casco é muito estável, gostoso, oferecendo uma sensação de segurança e poder. A segurança é reforçada pelo exclusivo sistema de freio e reverso inteligentes iBR.

         

        Durante o teste de NÁUTICA, em nenhum momento o comandante teve a sensação de que pudesse cair, mesmo enfrentando, por vezes, ondas de 1,5 metro. Nessas condições, o jet saltou alto, mas a amerissagem (o pouso sobre a água do mar) foi muito boa. O trim controla inclinação do casco no sentido proa-popa e, com isso, melhora a navegação em velocidades mais altas. Para navegar forte, mas não deixar a autonomia à margem, o tanque tem 70 litros de capacidade.

         

        Sua prioridade é o desempenho? Então, esse é o seu jet. Não pode haver melhor escolha para quem gosta de sentir emoções fortes. Em tempo: a unidade testada por NÁUTICA foi apresentada pela Casarini, uma das melhores revendas BRP/Sea-Doo no Brasil.

         

        Saiba tudo sobre o Sea-Doo RXT-X 300

        Velocidade: 67 mph (58,2 nós)

        Capacidade: 376 kg (3 pessoas)

        Combustível: 70 litros

        Potência: 300 hp

        Preço: a partir de R$ 157.990,00 (pesquisado em novembro/2022)

         

        Reportagem: Guilherme Kodja
        Edição de texto:
        Gilberto Ungaretti
        Edição de vídeo: Luiz Becherini
        Fotos: Victor Oliveira e Divulgação

         

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          Lancha ou jatinho? Nova cápsula com foil promete atingir até 111 km/h

          Conhecido por suas criações inusitadas, Pierpaolo Lazzarini mostra embarcação com três versões de motores e dois modos de configuração

          Especialista em design de embarcações inovadores, o italiano Pierpaolo Lazzarini atualizou recentemente um de seus modelos diferentões. O Jet Capsule, uma espécie de lancha em formato de cápsula, agora ganhou foil, para voar sobre as águas.

           

          Para entrar ainda mais no clima e você realmente se sentir voando, há a opção da embarcação ter um layout interno com cara de jatinho particular.

          Reprodução: Auto Evolution

          Batizada de Jet Capsule GT-F, a embarcação foi desenhada pelo estúdio do italiano, o Lazzarini Design Studio. Segundo os executivos da marca, o projeto tem “hidropropulsão de ponta” e pode ser usado tanto de forma privada quanto comercial, como um transporte de luxo.

           

          O casco do Gran Turismo-Foil é feito de fibra de vidro e carbono. Para que os ocupantes tenham uma visão privilegiada, as janelas são fotocromáticas e possuem 70% de carbono moldado por infusão a vácuo.

           

          Com todas essas soluções na parte do casco, e mais um sistema de hidrofólio, o desempenho do projeto é surpreendente, aponta a fabricante.

           

          O projeto possui versões movidas a diesel, gasolina ou 100% elétrica, com a potência girando entre 880 hp e 1200 hp. O Jet GT-F pode subir até um metro acima do mar e atingir a velocidade máxima de 60 nós, ou 111 km/ h.

          Reprodução: Auto Evolution

          Com 10 metros de comprimento e 3 metros de largura, o Jet Capsule GT-F tem cerca de 20 m² de área para o conforto do cliente, com possibilidade de dois modos de configuração. Um deles acomoda até 20 ocupantes e se assemelha ao layout interno de um barco. O outro, com cara de jatinho, recebe no máximo 10 pessoas, com direito a um banheiro e uma pequena sala de jantar.

          Feito sob encomenda, o Jet Capsule pode ser entregue em até um ano e não tem uma faixa de preço pré-definida. Sua primeira versão, apresentada ao público durante o Mônaco Yacht Show, em 2014, custava US$ 250 mil à época, para o modelo básico.

           

          *Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

           

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            Conheça o robô que coleta lixo da superfície da água

            Do tamanho aproximado de uma mala, Jellyfishbot consegue entrar em cantos e espaços de difícil acesso

            Por: Redação -

            Depois de perceber, sempre que passava momentos de lazer no mar, quanto lixo balançava na água nas marinas, Nicolas Carlesi teve a ideia de criar um robô capaz de limpar a água.

            Marinheiro e mergulhador, Carlesi é CEO da Interactive Autonomous DYnamic Systems (IADYS),  uma startup francesa comprometida com a proteção do meio ambiente marinho, que projeta e desenvolve inovações em inteligência artificial e robótica.

             

            Ao mergulhar no mar Mediterrâneo, percebi que não tinha escolha a não ser acordar para a urgência da situação. Decidi dar início a um projeto que coloca as minhas competências robóticas a serviço do meio marinho – Nicolas Carlesi.

            Assim nasceu o Jellyfishbot, uma solução multifuncional para a coleta de resíduos e hidrocarbonetos na superfície da água.

            Elétrico, ele limpa a superfície de qualquer corpo d’água por conta própria, por meio da inteligência artificial, ou pode ser acionado por controle remoto, e suga o lixo para uma rede.

             

            Com o tamanho aproximado de uma mala e várias hélices que permitem que ande para frente, para trás e vire para os lados, o Jellyfishbot pode entrar nos cantos e espaços estreitos, de difícil acesso, onde o lixo tende a se acumular. “Ele pode ir a qualquer lugar”, afirmou o criador, que é PhD em robótica submarina.

             

            A rede retém o lixo coletado até que seja esvaziado manualmente. A bateria do robô dura até oito horas quando opera automaticamente e sua rede pode conter até 20 galões de resíduos. Isso significa que o Jellyfishbot pode operar convenientemente durante a noite, enquanto os oceanos estão menos povoados.

            Útil em portos, marinas, estruturas de lazer e esportes, hotéis, estaleiros e também institutos de pesquisa, o Jellyfishbot está em operação em cerca de 15 marinas francesas, em Cannes, Marselha, Mônaco e Saint-Tropez, entre outras. Também já foi exportado para países como Singapura, Japão e Noruega.

             

            Equipado com redes específicas e sondas, o Jellyfishbot pode ser utilizado para amostragem, análise de água, coleta e caracterização de microplásticos e microrganismos e também coleta de organismos.

             

            Associado a um sonar, pode realizar levantamentos de batimetria, até 10 m de profundidade, e também pode ser equipado com uma sonda para medir a qualidade da água (pH, turbidez, nível de cianobactérias).

             

            Náutica Responde

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              Copa Brasil de Vela define campeões de 2022

              Competição foi realizada na última semana em Ilhabela e reuniu mais de 140 velejadores

              31/10/2022

              Durante a última semana foi disputada nas águas de Ilhabela, litoral norte paulista, a Copa Brasil de Vela 2022.  A tradicional competição foi finalizada na Escola de Vela Lars Grael e reuniu mais de 140 velejadores de diferentes idades, todos divididos em classe de introdução da modalidade.

              Reprodução: On Board Sports

               

              As disputas começaram na última quarta-feira (26), entre as seguintes categorias: IQFoil, Snipe, Dingue, 49er, ILCA 4, ILCA 6, ILCA 7, 420, Optimist, Fórmula Kite e 29er. Todo o evento foi organizado pela CBVela (Confederação Brasileira de Vela) com apoio do CBC (Comitê Brasileiro de Clubes) e da Prefeitura de Ilhabela.

               

              Para especialistas, a Copa foi importante para que a nova geração de competidores tivesse mais tempo de regata neste nível de competição. A disputa valeu como Copa Brasil de Vela Jovem com as classes do Mundial de Juventude de 2022, Campeonato Brasileiro de Interclubes do Optimist e Sudeste da Classe Finn de 2022.

               

              Alguns medalhistas olímpicos, como Bruno Prada e Torben Grael, viram de perto o desempenho dos competidores.

               

              É  prazeroso ver tanta gente participando de um evento taõ importante para o futuro da vela. Pode ser que no futuro eles nos representem, quem sabe, nos jogos olímpicos. Parabéns a todos pelo evento e à CBVela – Torben Grael, líder dos treinadores da Confederação Brasileira de Vela

              Reprodução: On Board Sports

               

              Ainda neste ano, a Confederação Brasileira de Vela ficará responsável por cuidar do Festival de Vela de Búzios (RJ), além de fazer a gestão do Campeonato Brasileiro de Vela na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. No ano que vem, é a vez de São Paulo ser o palco da Copa da Juventude, no Yacht Club Santo Amaro (YCSA).

              Reprodução: On Board Sports

              Confira os vencedores da Copa Brasil de Vela

              IQFoil (Masculino): Matheus Isaac (CBVela)

              IQFoil (Feminino): Giovanna Prada (BL3)

              IQFoil (SUB-23): Laura Nami (YCSA)

              Snipe: Enrico Francavilla e Arwen de Rey (YCSA/ CBC)

              Dingue: Matias Sales e André Reis (EVI)

              49er: Tiago Quevedo e Breno Kneipp (VDS/ CBC)

              ILCA 4: Pedro Rosa (GVI)

              ILCA 6: Gustavo Kissling (YCSA)

              ILCA 7: Philipp Grotchmann (VDS)

              420: Alex Kuhl e Gustavo Henrique (YCI)

              Optimist: 

              Estreante: Matheus Bombini (EVI)

              Veterano: Felipe Friedrich (EVI)

              Fórmula Kite:

              Feminino: Maria do Socorro Reis (OQP)

              Masculino: Bruno Lobo (CBVela)

              Kite Tubular:

              Feminino: Myrella Peixoto (GD)

              Masculino: Rafael Tafurri

              29er: João Marcelo e Luc Le Corre (ICSC/ YCSA)

              Tempo: Malena Pisccinelli e Iker Colen (EVI)

              Finn: Pedro Lodovici (YCI)

               

              *Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

               

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                Sobre as águas: barco é o melhor jeito de conhecer Giethoorn, na Holanda

                Para circular no pequeno e charmoso vilarejo, repleto de canais e pontes, só a pé, de bicicleta ou barco

                Por: Redação -

                Conhecida como a “Pequena Veneza dos Países Baixos”, Giethoorn é uma vila na Holanda que parece ter saído de um conto de fadas.  As grandes casas com telhados de palha mais parecem de boneca, e são cercadas de jardins bem cuidados. No lugar de ruas, canais.

                Para cruzar de um lado para o outro na parte antiga do vilarejo é preciso usar uma das 180 pontes de madeira ou a trilha estreita para pedestres e bicicletas. Nada de carros por lá. O barco é o meio de transporte.

                 

                Para descobrir seus encantos, basta navegar pelos canais — de barco elétrico (sloop) ou, para os mais esportivos, de caiaque, remo ou windsurfe. No momento do aluguel, recebe-se um mapa detalhado e o caminho é bem sinalizado, mas em épocas de alta temporada há congestionamento.

                 

                Nos meses de verão (junho, julho e agosto), a cidade fica lotada de turistas, por isso a primavera (abril/maio) e o finalzinho de agosto e setembro são as melhores épocas para visitar. Se tiver sorte, vai cruzar com o gieterse punter, barco típico da região, ainda usado para transportar lenha. Era assim que se locomovia pelos canais antes de existir o barco elétrico.

                Localizada no leste da Holanda, na província de Overijssel, a apenas 120 km de Amsterdã, Giethoorn não foi originalmente construída sobre uma série de canais.

                 

                Os escavadores costumavam tirar a turfa do solo e deixá-la secar nas margens. Ocorreram duas grandes inundações em 1776 e 1825, que arrastaram as margens, causando o aumento dos lagos ao redor de Giethoorn. Os moradores, então, cavaram valas e canais para transportar a turfa pela vila. Naquela época, a turfa era altamente valiosa como combustível.

                 

                É possível fazer um bate-e-volta de Amsterdã ou aproveitar alguns dias nessa cidadezinha pitoresca, que conta com museus, lojas charmosas e simpáticos cafés e restaurantes, onde se pode parar o barco na porta.

                 

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                  Sessa Marine leva lanchas de 40 e 42 pés para salão náutico na Argentina

                  Intech Boating expôs dois dos modelos Sessa no espaço da Colboat, representante oficial da marca no país

                  Por: Redação -

                  Fabricante das lanchas Sessa Marine no Brasil, o estaleiro catarinense Intech Boating marcou presença no Salon Nautico Argentino.

                  A Sessa Marine expôs dois de seus modelos no espaço da Colboat, parceira da Intech Boating e representante oficial da Sessa na Argentina.

                   

                  O evento recebeu o grande público nos dois últimos finais de semana de outubro (dias 21, 22, 23, 28, 29 e 30), no Parque Náutico de San Fernando, um local estratégico na costa do rio Luján, em Buenos Aires.

                  As estrelas da Sessa mostradas ao público portenho foram as lanchas Sessa F42 e Sessa C40. Conheça os destaques de cada lancha.

                   

                  Sessa F42

                  A Sessa F42 tem dois camarotes (sendo uma suíte, na proa) e dois banheiros, além de recursos que o estaleiro acrescentou para conquistar os brasileiros, como a plataforma de popa maior (e com churrasqueira integrada) e uma mesa grande no cockpit — coisas que a original italiana não tem.

                  Com um confortável flybridge, a lancha é projetada para levar até 14 pessoas a bordo, sendo que quatro podem dormir na cabine (com bastante conforto, diga-se de passagem). Evolução da premiada F40, tem 13,20 metros de comprimento por 4 metros de boca.

                   

                  Sessa C40

                  Com 12,30 m de comprimento total, a Sessa C40 tem estilo moderno e otimização dos espaços. A embarcação tem proa com solário, comando com banco duplo para piloto e co-piloto, chaise a bombordo, sofá em U com mesa dobrável e espaço gourmet no convés principal.

                   

                  Amplas janelas laterais dão um toque de mais sofisticação à embarcação. Na popa há uma plataforma submergível.

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                    Regata Santos-Rio chega à 72ª edição repleta de atrações no mar, terra e ar

                    A largada será em 4 de novembro e terá apresentações da Esquadrilha da Fumaça e da Banda da Marinha do Brasil durante o Desfile dos Barcos

                    Por: Redação -

                    A regata oceânica mais antiga do país chega a 72ª edição e reserva para o público da Baixada Santista atrações no mar, terra e ar. O desafiador percurso da Regata Santos-Rio,  entre os Iates Clubes de Santos (ICS) e Rio de Janeiro (ICRJ), é de 200 milhas náuticas (cerca de 370 km).

                    A largada da Santos-Rio 2022 será na próxima sexta-feira (4 de novembro), ao meio-dia, na Baía de Santos. Os fãs dos esportes náuticos ainda poderão assistir a um show de emoções no Pier do Pescador, na Ponta da Praia, às 10h.

                     

                    A Regata Santos-Rio de 2022 reúne velejadores das classes oceânicas que tenham seus barcos em conformidade com o Aviso de Regata (AR). Em 2021, mais de 30 tripulações desbravaram o Atlântico Sul na experiência única que a Santos-Rio oferece.

                    O Xamã Matrix Energia foi o vencedor da 71ª Santos-Rio nas classes ORC e VPRS. O barco do Iate Clube de Santos (ICS) concluiu o percurso na Baía de Guanabara, após 37h29m20 de navegação. A tripulação do comandante Sergio Klepacz foi também a Fita Azul da competição, a primeira a cruzar a linha de chegada.

                     

                    As embarcações do ICRJ, Avohai, de Lars Grael, e Maestrale, de Adalberto Casaes, ficaram em segundo e terceiro lugares.

                     

                    A afinidade entre os dois organizadores tem sido essencial para o sucesso e a longevidade da regata. “Os Iates Clubes de Santos e do Rio sempre dedicaram carinho especial a essa regata. Contamos com os apoios da CBVela, das prefeituras de Santos e Guarujá, e da Marinha do Brasil, participando com seus veleiros e garantindo a segurança com a escolta da flotilha em todo o percurso”, enaltece o vice-comodoro Financeiro e Administrativo do ICS, Jonas Penteado.

                    Velejador assíduo nas principais regatas de oceano do país, Penteado competiu em 26 edições da Santos-Rio.

                     

                    “A interação entre as cidades de Santos e Guarujá na largada, e com o Rio de Janeiro, na chegada, aumenta a cada ano. Culminou em 2020 com o desfile dos barcos, antecedendo a largada e atraindo muitos espectadores que se encontravam na orla da Ponta da Praia. Repetiremos neste ano”, afirma Penteado.

                     

                    O diretor executivo do ICRJ, Ricardo Baggio, destaca uma atração especial da regata de 2022. “Estamos próximos de mais uma edição da Santos-Rio, o que nos deixa empolgados. Neste ano teremos a participação de um barco emblemático para a vela brasileira, o lendário Atrevida, o que nos traz grande satisfação. O Iate Clube do Rio de Janeiro está organizando a melhor recepção possível aos velejadores. Desejo a todos bons ventos”, exclama Kadu, também assessor da Diretoria de Vela do ICRJ.

                     

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                      Empresa canadense cria barco elétrico 100% reciclado

                      Feito com plástico rotomoldado, embarcação tem cinco cores diferentes para o casco e garantia vitalícia

                      30/10/2022

                      A Vision Marine Technologies acaba de lançar uma nova embarcação, com projeto inovador: um barco elétrico 100% reciclado e também reciclável. Este é o primeiro barco com esta característica no mundo todo, afirma a marca.

                      Chamado de Phantom, o novo barco será produzido graças a uma parceria entre a empresa e a Nautical Ventures Group. Esta segunda será responsável por fazer a distribuição dos pedidos. Haverá uma revendedora exclusiva na Flórida e distribuidores não-exclusivos ao redor dos Estados Unidos.

                       

                      Segundo um comunicado divulgado pela assessoria da empresa, a Nautical Ventures fez um pedido de 50 barcos deste modelo no primeiro ano — em uma transação estimada em US$ 1,5 milhão de dólares, cerca de R$ 8 milhões de reais (valores convertidos em outubro de 2022).

                       

                      A embarcação Phantom tem 16 pés e será construída com plástico rotomoldado, produto muito usado na fabricação de embarcações menores, como caiaques, determinadas canoas e até pedalinhos.

                       

                      O barco tem capacidade total de até 10 passageiros, com sistema de propulsão de até 50 hp. O modelo é classificado como insubmergível e com alta resistência a impactos. A fabricante ainda oferece garantia vitalícia para o casco.

                       

                      Para agradar a todos os gostos, o barco elétrico 100% reciclado terá cinco opções de cores: laranja, preto, branco, vermelho e azul.

                       

                      Os preços do Phantom começam em US$ 20 mil dólares (só o casco), subindo para US$ 30 mil com o sistema de propulsão na faixa de 4 horas e alcançando US$ 35 mil na propulsão de 8 horas de duração.

                       

                      *Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

                       

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                        Yacht designer Fabianne Domingos assina decoração de barcos expostos na Flórida

                        A curitibana desenvolve projetos de decoração náutica para lanchas e iates há mais de 20 anos

                        Por: Redação -
                        29/10/2022

                        As estrelas brasileiras estão atuando cada vez mais no mercado internacional. É o caso da yacht designer Fabianne Domingos, da Design Yacht Division, que assina o interior de alguns dos modelos expostos no Fort Lauderdale International Boat Show 2022, que acontece na Flórida (EUA) até o próximo dia 30.

                        Muitos modelos expostos no FLIBS levam o toque de Fabianne, que já está há mais de 20 anos desenvolvendo projetos de decoração náutica para lanchas e iates. Fabianne participa pelo sexto ano do evento internacional assinando o interior de barcos.

                         

                        Cada vez mais, o barco assume a posição de segundo lar dos navegantes. Então, nada mais natural que investir na decoração para deixá-lo ainda mais aconchegante, prático e confortável.

                         

                        Atualizada com todas as novidades e tendências do mercado, a curitibana torna mais simples o processo de decoração de interiores, que nem sempre é tão fácil.

                         

                        O intuito é ter aquele toque especial da designer, mas sempre, é claro, levando em conta a opinião dos proprietários. Nesse processo, é comum que eles entrem em ação, trocando informações com o profissional para chegarem juntos ao melhor resultado final.

                         

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                          Tom Brady e Gisele Bündchen são donos de duas lanchas; conheça os barcos do ex-casal

                          O jogador da NFL e a ex-modelo possuem duas embarcações de 77 e 55 pés de estaleiro holandês

                          28/10/2022

                          Tom Brady, quarterback do time Tampa Bay Buccaneers, possui em sua lista de bens duas embarcações: uma lancha de 55 pés e outra de 77 pés, ambas do estaleiro holandês Wajer. Agora que ele e a modelo Gisele Bündchen entraram com o processo de divórcio, a divisão do ex-casal afetará esses bens.

                          Mas como são esses barcos de luxo de Tom Brady e Gisele? NÁUTICA conta os detalhes das embarcações do ex-casal, que adorava navegar pelas águas do Caribe.
                          Reprodução: Boats.com

                          A primeira lancha foi comprada em meados de dezembro de 2020 e recebeu o nome de “Viva a Vida”, uma homenagem para o instituto ambiental que Gisele ajuda.

                           

                          Estima-se que a lancha, que acomoda até seis passageiros, custe em torno de US$ 2 milhões — ou R$ 10,6 milhões (valores convertidos em outubro de 2022).

                           

                          O casco, que possui mais de 16 metros de comprimento, foi todo pintado na cor azul metálico. Ela conta com um painel em vidro da Raymarine, deck com design exclusivo, piso móvel e plataforma  de popa submergível.

                          Divulgação

                          Já o modelo de 77 pés, adquirido em 2021, tem valor estimado em cerca de US$ 6 milhões de dólares, cerca de R$ 32 milhões de reais (valores convertidos em outubro de 2022).

                           

                          Com 23 metros de comprimento, o barco possui quatro suítes — que podem acomodar até nove convidados em viagens mais longas–, cabine de tripulação para duas pessoas e teto com acionamento automático. Segundo o estaleiro, este é o barco mais silencioso da categoria, graças ao uso de materiais de isolamento acústico em seu interior.

                           

                          O Wajner 77 de Gisele Bundchen e Tom Brady tem um amplo pé-direito alto, variando entre 2,15 m e 2,35  m — espaço perfeito para receber a família, já que a modelo tem 1,80 m de altura, enquanto o jogador ostenta 1,93 m.

                           

                          Assentos circulares, sofás grandes e solário na proa completam as opções de conforto para os navegantes.

                          Reprodução: Divulgação

                          “O modelo 77 deve ser mais adequado para nossas necessidades, que são mais viagens de um dia e passeios de fim de semana. Viajamos muito na região das Bahamas, então vamos da Costa Leste da Flórida e paramos nessas ilhas ao redor”, Tom Brady afirmou na época da compra.

                          Reprodução: Divulgação

                           

                          *Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

                           

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                            Por: Redação -

                            Está de volta, pelo segundo ano consecutivo, o XP Sertões Kitesurf, evento de kite em formato de longa distância, que contará com os jets Sea-Doo como embarcações de apoio para a segurança no mar dos 75 velejadores participantes.

                            Com início em 1º de novembro em Cumbuco (CE) e término em 6 de novembro em Barra Grande (PI), a competição terá percurso de 440 km em uma das regiões mais propícias do planeta para a prática do esporte: a faixa litorânea de Ceará e Piauí.

                             

                            A Sea-Doo patrocina mais uma vez o evento, que contará com o apoio de 10 motos aquáticas, utilizadas pela equipe operacional da competição.

                             

                            Os jets dos modelos GTI SE 130, GTI SE 170 e RXT-X 300 terão a importante missão de acompanhar por água as cinco etapas oficiais da prova, no intuito de manter a segurança dos atletas durante todo o percurso.

                             

                            Primeiro campeão do Sertões Kitesurf na categoria Pro, Reno Romeu, que nesta edição compete em busca do bi, atesta o trabalho realizado pela Sea-Doo.

                             

                            A ajuda/escolta das motos aquáticas durante a prova é essencial. Segurança nunca é demais e os jets deixam a gente mais tranquilos para competir em um nível mais alto ainda – Reno Romeu.

                            Para Breno Bezinelli, embaixador da Sea-Doo, que competiu no ano passado por aproximadamente 250 quilômetros velejando como amador na categoria Adventure, o Sertões Kitesurf é desafiador.

                             

                            “Vivi uma sensação incrível no ano passado, ao participar da competição. Foi a primeira vez de um endurance na água e precisei desafiar a mim mesmo. Não sabia nem se eu tinha condições de velejo para encarar a prova, mas foi realmente transformador tudo o que pude agregar na prática desse esporte. E posso afirmar que só tive essa coragem e disposição de me lançar porque sabia que havia ali uma equipe de resgate e segurança na retaguarda a bordo das motos aquáticas da Sea-Doo dando apoio aos atletas. Eu mesmo precisei de ajuda algumas vezes e foi incrível”.

                             

                            Nesta edição, Bezinelli terá uma participação diferente. Ele comporá a equipe da organização produzindo conteúdo de dentro da água, a bordo do Sea-Doo RXT-X 300, para as redes sociais oficiais do Sertões.

                             

                            “Além de produzir o conteúdo, também serei o apoio dos profissionais de foto e vídeo que estarão dentro água acompanhando tudo o que estará acontecendo. Com certeza, levaremos ao público o melhor do Sertões Kitesurf, fazendo com que se sintam o mais próximo possível da competição”.

                             

                            Cinco categorias

                            Como no Rally dos Sertões deste ano, a organização não poupou esforços na escolha de lindos cenários ao longo do percurso.

                             

                            A prova, um misto de competição e aventura por algumas das mais belas praias do Nordeste, conta com novidades em relação a 2021 que vão além do roteiro.

                             

                            Se o grande atrativo desse pedaço de mar é o downwind (avançar a favor do vento), a organização incluiu também alguns trechos de upwind, em que a grande ajuda passa a ser um adversário.

                            Nesta edição, serão cinco as categorias de competição, todas no masculino e no feminino, com dois tipos de percurso: 440km para Pro e Elite, e 290km para Adventure, Master e Grand Master.

                             

                            A Pro é destinada a atletas profissionais; a Elite para atleta amador de alta performance; a Adventure, com menor distância percorrida, para quem inicia no esporte ou quer um ritmo mais tranquilo; Master (acima de 45 anos) e Grand Master (acima de 55), também na versão reduzida do percurso.

                             

                            Há ainda a categoria Experience, nas duas últimas etapas do evento (5 e 6/11), para aqueles que não têm disponibilidade de fazer a prova toda.

                            Para acompanhar

                            1/11 – Check-in Cumbuco (Kite Cabana Lounge)

                            2/11 – Cumbuco – Guajiru (Guajiru Kite Center) Elite e Pro -109Km; Adventure/Master/Grand Master – 65Km

                            3/11 – Guajiru – Ilha do Guajiru (Pousada Bate Vento) Elite e Pro – 95Km; Adventure/Master/Grand Master – 64Km

                            4/11 – Ilha do Guajiru – Preá (Rancho do Kite) Elite e Pro – 75Km; Adventure/Master/Grand Master – 37Km

                            5/11 – Preá – Camocim (Bistrô Kite) Elite e Pro – 96Km; Adventure/Master/Grand Master – 54Km

                            6/11 – Camocim – Barra Grande (Barra Grande Kite) Elite e Pro – 68Km; Adventure/Master/Grand Master – 54Km

                             

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                              Depois de dois grandes cruzeiros sofrerem ameaça de parar no ferro-velho, a história do colossal navio Global Dream pode ter um final feliz. Segundo relatos, o Walt Disney Group está interessado na compra da embarcação que pode acomodar até nove mil passageiros.

                              Com construção iniciada em 2018, o Global Dream está com sua montagem parada, faltando pouco para ser finalizada. Já seu navio-irmão Global Dream II, que começou a ser construído em 2019, teve menos sorte e o processo de desmontagem no ferro-velho já começou.

                              Ambos os navios encontram-se na Alemanha, após a empresa responsável pelo projeto original  e o estaleiro que os construíam declararem falência.

                               

                              Especula-se que o Walt Disney Group queira comprar a primeira embarcação e assim incorporá-lo na sua frota da Disney Cruise Line. Para isso, alguns ajustes deverão ser feitos, já que a embarcação originalmente foi construída pensando no mercado asiático. Vale pontuar que a estrutura do Global Dream está 80% pronta e, ao ser finalizada, poderá ser o maior navio de cruzeiros do mundo.

                               

                              Nos planos originais, os navios ainda teriam os maiores cinemas já instalados em cruzeiros, além de parques de diversões com montanhas-russas.

                               

                              O Global Dream tem mais de 340 metros de comprimento, 46 metros de largura e pode receber mais de 2 mil tripulantes. São 20 decks e espaços de entretenimento tanto para adultos quanto crianças.

                               

                               

                              A estimativa do valor de oferta para a compra da embarcação, segundo o site alemão NDR, foi próximo de US$ 1,57 bilhões — o que corresponde a cerca de R$ 8,3 bilhões (valores convertidos em outubro de 2022).

                              A Disney Cruise Line, companhia de cruzeiros da Disney, conta com outros navios que incluem Magic, Wonder, Dream e Fantasy.

                              *Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

                               

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                                Navios-fantasmas costumam despertar o fascínio de muitas pessoas, desde curiosos até os marinheiros mais experientes.

                                 

                                Desaparecimentos misteriosos, naufrágios sem sobreviventes, embarcações abandonadas… para entrar no clima de Halloween, NÁUTICA apresenta a história de sete navios-fantasmas. Conheça um pouco mais sobre essas embarcações enigmáticas!

                                Mary Celeste

                                Em 4 de dezembro de 1972, um grupo a bordo do navio Dei Gratia encontrou uma embarcação chamada Mary Celeste à deriva no Oceano Atlântico, não muito longe dos Açores. O que mais chamou a atenção é que ela estava completamente deserta – sabe-se que ao menos dez pessoas estavam a bordo do Mary Celeste.

                                 

                                O grupo ficou confuso, porque, embora um bote salva-vidas estivesse faltando, nada no navio dava indicação a respeito do motivo pelo qual o Mary Celeste fora abandonado. O navio estava transportando mais de 1.700 barris de álcool, alguns dos quais já haviam derramado dentro da embarcação.

                                 

                                A tripulação do Dei Gratia levou o Mary Celeste para Gibraltar, onde as autoridades britânicas começaram uma investigação sobre o que aconteceu. Eles não foram capazes de chegar a uma resposta definitiva e o caso do navio ainda permanece sem solução, bem como todas as pessoas que estavam a bordo nunca foram encontradas.

                                 

                                Flying Dutchman

                                O navio fantasma mais famoso de todos é o Flying Dutchman, que assombra as águas perto do Cabo da Boa Esperança, na África do Sul.

                                 

                                Existem diversas variações da história, mas a mais famosa é que o piloto do navio, o capitão Hendrick Vanderdecken, que viveu no século 17, encontrou uma tempestade no Cabo da Boa Esperança e amaldiçoou Deus e todos os elementos que Ele estava enviando. O navio atingiu uma rocha e afundou, levando toda a tripulação junto com ele.

                                 

                                Desde então, há relatos de que o capitão e toda a tripulação fantasma podem ser vistos navegando pelas águas, esperando o dia de serem perdoados.

                                 

                                “Sua entrada foi recusada em todas as portas e estão condenados a ficarem no oceano até o período em que a sua penitência expirará”, conta uma história publicada em um livro de 1803 escrito por John Leyden.

                                 

                                El Caleuche

                                El Caleuche é um navio fantasma que supostamente sempre está nas águas da costa do Chile. “El Caleuche sempre navega à noite e aparece de repente em meio ao nevoeiro, sempre muito bem iluminado”, escreve a autora Ann Bingham.

                                 

                                Em seu livro “Mitologia do Sul e Mesoamericana de A a Z” (Chelsea House, 2010) ela diz que o navio “guarda as águas e pune severamente todas aquelas pessoas que trazem dificuldades para o mar ou para as criaturas que vivem nele”.

                                 

                                HMS Erebus e HMS Terror

                                Em 19 de maio de 1845, dois navios — HMS Erebus e HMS Terror — partiram para a Inglaterra, com a vela definida para o Ártico canadense. Seu objetivo era navegar através das águas traiçoeiras que separavam os oceanos Atlântico e Pacífico. Lideradas por Sir John Franklin, as embarcações saíram para coletar amostras e realizar estudos científicos ao longo do caminho.

                                 

                                Dentro delas partiram 134 oficiais e homens da expedição, mas nenhum deles retornou. Mais tarde, foram encontradas mensagens por uma missão de resgate, que indicavam que os navios ficaram presos no gelo da Ilha do Rei William, no Ártico canadense. Franklin morreu em 11 de junho de 1847 e as embarcações foram abandonadas em 22 de abril de 1848.

                                 

                                Os sobreviventes tentaram atravessar o gelo e alcançar o continente canadense em segurança, mas não é preciso dizer que a missão falhou.

                                 

                                København

                                Em 14 de dezembro de 1928, o København, um veleiro dinamarquês, deixou o Rio de la Plata, entre o Uruguai e a Argentina, rumo à Austrália. Ele era notável por ter cinco mastros. “Era uma embarcação bem fácil de ser encontrada, equipada com rádio, motor auxiliar e amplos botes salva-vidas”, escreveu Hamish Ross para a revista Sea Breezes.

                                 

                                “Ele era um navio em treinamento e levava uma tripulação de 60 homens. Muitos deles eram cadetes, alguns de famílias dinamarquesas muito importantes”. A embarcação entrou em contato por meio do rádio com o navio a vapor norueguês William Blumer em 21 de dezembro, mas depois disso nunca mais foi vista.

                                 

                                “Após o desaparecimento do København, muitas teorias surgiram a respeito, mas o mais provável é que ele tenha atingido um iceberg na escuridão ou neblina”, escreve Ross. “Houve relatos de visões de uma embarcação fantasma de cinco mastros em 1930. Em 2012, destroços que poderiam ser do København foram encontrados na Ilha de Tristão da Cunha.

                                HMS Eurydice

                                Em 1878, o HMS Eurydice, um navio de treinamento da Marinha Real, sumiu enquanto navegava perto da Ilha de Wight. Uma repentina tempestade de neve afundou o navio, matando 364 tripulantes, depois de um dia calmo. O fenômeno ocorreu tão de repente que as pessoas não tiveram tempo para reagir, de acordo com reportagens da imprensa.

                                 

                                “O Eurydice continuou com a vela levantada e com as suas portas abertas antes de desaparecer no meio da nevasca”, escreveu Victoria Bartlett em um artigo para o site da BBC. “Por fim, havia apenas dois sobreviventes”, Bartlett observou. O navio ainda continuou flutuando, mas, por estar fortemente danificado, acabou afundando.

                                 

                                Desde então, vários relatos de uma embarcação fantasmagórica estão assombrando a área. Marinheiros e visitantes afirmam ter visto um navio fantasma na Ilha de Wight. Na década de 30, um submarino britânico encontrou o HMS Eurydice em sua forma “morta”. Além disso, o príncipe Edward, filho da rainha Elizabeth II, supostamente teria visto o navio durante as filmagens de um documentário, em 1998.

                                 

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                                  O atleta e aventureiro Adelson Rodrigues está percorrendo cerca de 8 mil km a remo em um pequeno caiaque oceânico

                                  27/10/2022

                                  O canoísta paulista Adelson Rodrigues já chegou na região sul do país rumo a localidade mais meridional do Brasil, no Rio Grande do Sul, onde pretende chegar em dezembro. Nesta semana, o atleta está em São Francisco do Sul, em Santa Catarina.

                                  Em fevereiro deste ano, aos 60 anos, ele iniciou o desafio de percorrer toda a costa brasileira, entre o extremo norte do país — mas especificamente no Oiapoque, no Amapá — e o Chuí, no Rio Grande do Sul. Com isso, ele será o primeiro brasileiro a remar toda a costa brasileira — cerca de 8 mil quilômetros — com caiaque oceânico.

                                   

                                  “A aventura é o que sempre me motivou. Desde criança sou atleta, disputei muitas provas de natação,  triathlon, fiz muitas aventuras de escalada, montanhismo”, conta Adelson.

                                  Tudo isso faz com que a gente esteja sempre de corpo e alma nessas aventuras que envolvam desafios. Isso tem sido a minha vida – Adelson Rodrigues

                                  Na rotina da expedição, Adelson rema – conforme condições climáticas – a média de 30 km/dia em cerca de cinco a seis horas. Além de conhecer as cidades litorâneas, também ministra palestras sobre a aventura.

                                  A expedição, que está chegando ao fim, está sendo contada nas redes sociais e vai se transformar em um livro. Este será a terceira obra de Adelson com narrativas de desafios — os outros dois livros são “Atraído Pela Montanha” e “Meu Norte”.

                                   

                                  Adelson é educador físico e já foi campeão de natação em águas abertas — nadou em equipe do Arquipélago de Alcatrazes à São Sebastião (SP) e de Castilho (SP) à Panorama (SP), pelo Rio Paraná.

                                   

                                  Ele também já participou de provas de triathlon, correu a Ironman, na Espanha, no Brasil e na África do Sul, além de outras maratonas. Adelson ainda foi campeão nas provas de Aquathlon, ficando entre os cinco top e competiu em cinco provas de corridas de aventura, uma de 80km solo.

                                   

                                  E não para por aí, também escalou o Monte Aconcágua, na Argentina, com 6.962m de altitude, além de ser chefe escoteiro e mergulhador.

                                  Sugestões de pautas

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                                      Luís Sobrinho, consultor da InvestSP e da Secretaria de Turismo de São Paulo, ressaltou que não faltam lugares para navegar no Estado

                                      São Paulo tem um enorme potencial de desenvolvimento do turismo náutico. E, para estimular as cidades a investirem nesse setor, a Secretaria de Turismo de São Paulo preparou um material com todo o processo para que os municípios possam tornar-se destinos náuticos.

                                       

                                      Em sua apresentação durante o 7º Congresso Internacional Náutica, Luís Sobrinho, consultor da InvestSP e da Secretaria Estadual de Turismo de São Paulo, ressaltou que não faltam lugares para navegar no Estado.

                                      São Paulo conta com 4.200 quilômetros de rios navegáveis, 630 quilômetros de costa marítima e mais de 50 lagoas e represas. Essa é uma riqueza que muitos países não tem – Luís Sobrinho

                                      Para dar o arranque e depois acelerar esse desenvolvimento, foi criada uma cartilha, distribuída para as prefeituras.

                                       

                                      “Toda legislação, todo regramento está explicado nessa cartilha, passo a passo, para a cidade se converter em destino náutico”, explicou Luís Sobrinho.

                                       

                                      Paralelamente a isso, está em curso o Programa de Implantação de Estruturas Náuticas por Águas Interiores, que já beneficia 13 municípios, com a entrega de projetos completos para a implementação dessas estruturas.

                                       

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                                        Embarcações na faixa dos 38 pés estarão expostas ao público até o próximo dia 30

                                        Por: Redação -
                                        26/10/2022

                                        A Triton Yachts está no Fort Lauderdale International Boat Show, um dos maiores salões náuticos do mundo, com duas de suas lanchas. O estaleiro brasileiro atua na América do Norte por meio da marca Hanover, em parceria com a Blueride Marine LLC Group, dealer exclusivo.

                                        No FLIBS estão dois modelos de grande sucesso aqui no Brasil, na faixa dos 38 pés: a Hanover 375 (no Brasil, Triton 370 HT) e a Hanover 377 (a Triton Flyer 38 T-Top).

                                        Segundo o diretor de marketing da Triton Yachts, Allan Cechelero, esta é uma ótima oportunidade dos americanos conhecerem a qualidade e a sofisticação dos barcos produzidos.

                                         

                                        No salão de Fort Lauderdale, que reúne mais de 50 estaleiros, estão expostos modelos da Triton comercializados no Brasil e que possuem muito conforto e tecnologia embarcados.

                                        Foto: Hanover 375 (Triton 370 HT)/ Reprodução: Triton Yachts

                                        Nossa expectativa com a participação no FLIBS é expandir ainda mais nossa atuação no mercado internacional – Allan Cechelero

                                        Um dos destaques do estaleiro paranaense no salão da Flórida, a Hanover 375 tem hardtop com fechamento lateral e portas de vidro. Seu teto tem o funcionamento parecido com um teto solar conversível, tendo abertura elétrica de 1,95 metros por 1,5 m. Por isso, há um espaço adicional com pé direito de 1,85, quando o cockpit está fechado com a porta de vidro.

                                        Foto: Hanover 377 (Triton Flyer 38 T-Top)/ Reprodução: Triton Yachts

                                        Já o modelo Hanover 377 possui uma cobertura elétrica com acionamento elétrico do hardtop. Sendo assim, os navegantes conseguem ter conforto maior nas navegações, principalmente se houver uma chuva mais moderada.

                                         

                                        Nos dois barcos, o exterior é completo com churrasqueira e pia no espaço da popa, além de um solário. Na parte interna, os barcos abrigam cozinha completa, dois camarotes (sendo um deles na proa), sofá que pode se transformar em uma cama e outro na meia-nau. As embarcações também contam com um banheiro cada.

                                         

                                        Saiba mais sobre o Fort Lauderdale Boat Show

                                         

                                        A FLIBS possui mais de 60 anos de história, reunindo as principais novidades dos estaleiros para o mercado.

                                         

                                        As principais atrações da exposição serão divididas em sete lugares: Bahia Mar Yachting Center, Las Olas Marina, Hall Of Fame Marina, Broward County Convention Center, Pier 66 Marina, Superyacht Village no Pier 66 Soth e Hilton Fort Lauderdale Marina. A FLIBS recebe visitantes até dia 30. Para mais informações, acesse o site do evento.

                                         

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                                          Schaefer 660, Schaefer 510 GT, Schaefer 450 Fly, Schaefer 400 Sport e Schaefer V33 são as embarcações exibidas

                                          Por: Redação -

                                          A Schaefer participa de um dos maiores salões náuticos do mundo:  o Fort Lauderdale International Boat Show, que começou nesta quarta-feira (26).

                                          A Schaefer está expondo cinco embarcações no evento que acontece nos arredores de Miami e que reúne mais de mil barcos ancorados na água.

                                          Um dos destaques do estaleiro catarinense é a Schaefer 660. A lancha possui duas plataformas laterais acionadas por botão, proporcionando um aumento de 25% no espaço de popa — tendência crescente entre o público brasileiro, e que tem tudo para também agradar quem vive no clima tropical da Flórida.

                                           

                                          Na Schaefer 660, o piso do convés principal é todo nivelado. Entre a praça de popa e o salão há um único e grande living, sem degraus nem interrupções, a não ser uma porta de vidro quadripartida que, quando totalmente aberta, integra os dois ambientes. O barco conta ainda com uma suíte master e três suítes de hóspedes.

                                          Foto: Schaefer 660

                                          Outro barco na FLIBS é a Schaefer 510 GT, que abriga três suítes completas e espaço interno e pé-direito acima da média. Com identidade própria, marcada pelas janelas em arcos (ou com desenho sinuoso) na superestrutura do casario, essa é uma lancha para até 16 pessoas passearem juntas, sendo que seis delas podem dormir a bordo.

                                           

                                          Na Schaefer 450 Fly, por sua vez, o que chama mais atenção é a suíte máster, à meia-nau, apontada como um dos melhores projetos interiores de barcos, por equilibrar estética e design com maestria. Ainda possui duas suítes, ambas com janelas nos dois bordos, na linha d’água, para que, mesmo na hora de descansar, não se perca o contato com o mar.

                                           

                                          Ainda estão no salão de Fort Lauderdale a Schaefer 400 Sport, que, dentre seus principais itens, tem deck espaçoso, amplo espaço gourmet e duas suítes; e a Schaefer V33, um walk around contemporâneo, esportivo, versátil e, ao mesmo tempo, clássico, que pode servir tanto para pesca quanto para passeio.

                                           

                                           

                                          Saiba mais sobre o Fort Lauderdale Boat Show

                                           

                                          A FLIBS possui mais de 60 anos de história, reunindo as principais novidades dos estaleiros para o mercado.

                                           

                                          As principais atrações da exposição serão divididas em sete lugares: Bahia Mar Yachting Center, Las Olas Marina, Hall Of Fame Marina, Broward County Convention Center, Pier 66 Marina, Superyacht Village no Pier 66 Soth e Hilton Fort Lauderdale Marina. A FLIBS recebe visitantes até dia 30. Para mais informações, acesse o site do evento.

                                           

                                          Náutica Responde

                                          Faça uma pergunta para a Náutica

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                                            O estaleiro britânico Cockwells Modern & Classic Boatbuilding apresentou no Monaco Yacht Show um conceito futurista de embarcação que combina energia elétrica com tecnologia de hidrofólios.

                                            O Alte Volare, de 12 metros, nasceu após um extenso estudo técnico destinado a aprimorar o conjunto de habilidades tecnológicas do estaleiro, e se destaca pelo design inovador e tecnologia de ponta que lhe permite “voar” acima da água.

                                            O estilo do modelo conta com amplo uso de vidro para oferecer o melhor de dois mundos: a visibilidade de um tender aberto e o conforto de uma limusine.

                                             

                                            Quando o assunto é tecnologia, o hidrofólio emprega um sistema de transmissão totalmente elétrico e tecnologia de foil retrátil inspirada na America’s Cup AC75.

                                             

                                            Isto visa proporcionar aos proprietários uma condução silenciosa e confortável, além de reduzir significativamente o consumo de energia. De acordo com os construtores, o tender usa 80% menos energia do que um casco sem hidrofólios a uma velocidade de cruzeiro rápida.

                                             

                                            No caso de ser produzido, o Alte Volare será equipado com um único motor elétrico em seu hidrofólio dianteiro, enquanto as superfícies de controle serão montadas no hidrofólio traseiro.

                                            Degraus de embarque dobráveis ​​à meia-nau dão acesso à área central do cockpit. Uma área de estar para cinco pessoas pode ser encontrada na proa, enquanto na popa do cockpit, até oito pessoas podem desfrutar do mar em um salão moderno e arejado com assentos voltados para dentro.

                                             

                                            Duas espreguiçadeiras reclináveis ​​situadas na popa oferecem aos hóspedes vistas panorâmicas dos arredores da parte traseira do barco.

                                             

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                                              Por: Redação -

                                              A Evolve Boats está no Fort Lauderdale International Boat Show, um dos maiores salões náuticos do mundo, com suas duas maiores lanchas.

                                               

                                              O estaleiro levou os modelos de 36 e de 40 pés equipados com hardtop para a 63ª edição do evento, que começa nesta quarta-feira (26).

                                              Nos arredores de Miami, a FLIBS reúne cerca de 50 estaleiros de diversos países. São esperados mais de mil barcos ancorados na água durante a exposição.

                                              A Evolve 400 HT, que foi lançada na última edição da FLIBS, será um dos destaques expostos. Este é o maior modelo atualmente produzido pelo estaleiro — vale lembrar que a marca anunciou o projeto da Evolve 420 Flybridge durante o São Paulo Boat Show 2022.

                                              A Evolve 400 HT permite quatro opções de layout interno

                                              Um dos grandes diferenciais da Evolve 400 HT é permitir que o cliente escolha a configuração interior, entre quatro opções de layout: 1) dois camarotes, um banheiro e sala de estar com sofá pequeno; 2) duas suítes, mas sem sala e cozinha na cabine; 3) dois camarotes, um banheiro e sala de estar com sofá em L, com cozinha no salão; e 4) dois camarotes, um banheiro e cozinha, sem sala de estar e sofá.

                                              A lancha de 36 pés da Evolve

                                              O estaleiro catarinense também exibirá ao mercado americano a Evolve 360 HT. As janelas são laterais generosas e dão o tom da estética do barco. Dessa forma, mesmo com tudo fechado, ninguém perde o contato com o mar. Ainda possui teto solar deslizante e ótimo espaço interno, além de design arrojado.

                                               

                                              Saiba mais sobre o Fort Lauderdale Boat Show

                                               

                                              A FLIBS possui mais de 60 anos de história, reunindo as principais novidades dos estaleiros para o mercado.

                                               

                                              As principais atrações da exposição serão divididas em sete lugares: Bahia Mar Yachting Center, Las Olas Marina, Hall Of Fame Marina, Broward County Convention Center, Pier 66 Marina, Superyacht Village no Pier 66 Soth e Hilton Fort Lauderdale Marina. A FLIBS recebe visitantes até dia 30. Para mais informações, acesse o site do evento.

                                               

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                                                Por: Redação -

                                                A NX Boats fará sua estreia no Fort Lauderdale International Boat Show, um dos maiores salões náuticos do mundo, a partir desta quarta-feira (26).

                                                Nos arredores de Miami, a 63ª edição do evento contará com cerca de 50 estaleiros de diversos países e o estaleiro pernambucano levou alguns dos seus principais modelos para a exposição.

                                                 

                                                São esperados mais de mil barcos ancorados na água durante a exposição. A expectativa da marca sobre sua estreia no FLIBS é grande.

                                                Nossa expectativa é impressionar os americanos com embarcações de design esportivo, linhas expressivas e DNA marcante -Jonas Moura, presidente da NX Boats

                                                Entre as lanchas da NX Boats expostas no salão estarão dois exemplares diferentes da NX 340 — uma com motor de popa e outra, de centro. Esse modelo leva até 15 pessoas nos passeios diurnos, sendo que quatro podem dormir a bordo com todo conforto.

                                                 

                                                A NX Boats ainda levou a Fort Lauderdale uma NX 280 equipada com teto Sport Coupe e a NX 360 Sport Coupe. O estaleiro conta que a meta da empresa é vender ao menos dez embarcações durante os cinco dias de evento.

                                                 

                                                Saiba mais sobre o Fort Lauderdale Boat Show

                                                 

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                                                  Por: Redação -
                                                  25/10/2022

                                                  A catarinense Schaefer Yachts acaba de anunciar o lançamento de seu novo modelo: a New Schaefer 375.

                                                  O modelo vem para renovar o mercado náutico na faixa de 37 pés trazendo a qualidade e a sofisticação desenvolvidas ao longo dos anos para a linha de iates.

                                                  A New Schaefer 375 tem soluções de tecnologia e inovações que chamam a atenção à primeira vista, como duas varandas laterais retráteis que ampliam o espaço na praça de popa, totalmente integrada com o cockpit — este com duas opções de layout.

                                                   

                                                  Seu aconchegante interior com 1,90m de pé-direito traz muito espaço para pernoitar com conforto, com duas camas de casal — uma à proa e outra à meia-nau — mesa, cozinha e um grande banheiro.

                                                  Seu hardtop proporciona uma abertura de quase 1,5 metro em apenas alguns segundos. Uma passagem interna permite acesso à proa da embarcação com segurança. mesmo quando navegando, pois terá seu piso nivelado — conceito trazido do modelo walk-around do estaleiro: a Schaefer V33.

                                                   

                                                  A New Schaefer 375 também conta com gerador e ar-condicionado, para tornar a estadia ainda mais confortável.

                                                  Com duas opções de motorização (três motores de popa Mercury Verado 300 hp ou dois motores de centro Volvo D4-300), o projeto promete a satisfação de estar a bordo de um projeto único com uma navegação confortável e segura, para quem quer ao mesmo tempo design, conforto e segurança.

                                                  Sucesso há mais de 20 anos

                                                  Lançadas em 2000, a Phantom 365 e sua versão com hardtop, a Phantom 375, mudaram o mercado náutico com seu design, sofisticação e navegação exemplar, aponta a Schaefer Yachts.

                                                   

                                                  Sucesso de vendas com quase 700 unidades entregues, de acordo com o estaleiro, a linha mantém uma alta demanda até hoje, inclusive em mercados internacionais, como EUA e Europa.

                                                   

                                                  Em 2010, certo do sucesso da linha Phantom, o estaleiro mudou o rumo passou a investir em uma linha premium de embarcações maiores, que resultaram na maior frota de iates do país. Hoje as desejadas Schaefer 510, 600, 660, 770 e 25M, com as duas grandes estrelas do mercado náutico lançadas simultaneamente, a Schaefer 660 e 770, em novembro de 2019.

                                                   

                                                  Vinte anos depois de seu lançamento, as Phantom 365 e 375 continuam sendo referência no mercado náutico nacional e internacional. Por isto, a empresa decidiu investir novamente nesta linha de produtos.

                                                   

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                                                    Trata-se de uma embarcação de 246 pés (75 metros), cujo design exterior se inspira na indústria automotiva italiana e mostra o compromisso dos designers com a inovação, criatividade e estilo.

                                                    Tributo caracteriza-se por um perfil imponente, com um design de cinco conveses e muito espaço interior para os hóspedes. Construído em alumínio e aço, tem inspiração automotiva evidente no design externo da embarcação, que inclui uma grade na proa.

                                                    O layout interior foi desenvolvido em colaboração com a empresa de design de iates ThirtyC, com sede no Reino Unido, e inclui nove camarotes para hóspedes e o proprietário, que aproveitará um apartamento especial no andar superior.

                                                     


                                                     

                                                    O convés inferior é concebido com um grande clube de praia e área de bem-estar, enquanto o convés superior abrigará uma piscina de 7 metros de comprimento em sua parte dianteira.

                                                    Nenhuma informação sobre os motores que irão alimentar o iate foi divulgada, mas o designer mencionou que o Tributo foi projetado com um sistema de propulsão híbrido.

                                                     

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                                                      A viagem inaugural está prevista para daqui a mais de um ano, em janeiro de 2024

                                                      O Icon of the Seas, da Royal Caribbean International, será o maior navio de cruzeiros do mundo, com 2.805 cabines e capacidade para 7,6 mil passageiros.

                                                       

                                                      As primeiras imagens conceituais da embarcação, que deverá entrar em operação no dia 28 de janeiro de 2024, foram apresentadas pela operadora de cruzeiros e exemplificam os números grandiosos da nova classe de navios Icon.

                                                      Serão 20 andares, 2.805 cabines, capacidade para 7,6 mil passageiros, 7 piscinas, 40 opções de bares, 6 toboáguas e 250.800 toneladas.

                                                       

                                                      Na primeira temporada, a embarcação vai oferecer viagens de sete dias pelo Caribe. O ponto de partida será a Flórida, com uma parada prevista na Perfect Day at Coco Cay — a ilha particular da Royal Caribbean nas Bahamas.

                                                      Divisão a bordo

                                                      Da mesma forma como ocorre em outras embarcações, o “Icon of the Seas” será dividido em oito “bairros”.

                                                       

                                                      O “Thrill Island” vai concentrar as atrações mais radicais, como o “Category 6”. Com seis toboáguas, é o maior parque aquático já construído em um navio.

                                                      Outra atração desse “bairro” é o “Crown’s Edge”, uma trilha suspensa onde o passageiro poderá se equilibrar a 48 metros de altura, fora da embarcação.

                                                       

                                                      A “Chills Island” é a zona de relaxamento do navio. Nela, serão construídas quatro das sete piscinas da embarcação. Também é nesse setor onde ficará o “Swim&Tonic”, primeiro bar molhado da Royal Caribbean.

                                                      Ainda na “Chills Island”, ficará a “Royal Bay Pool”, maior piscina já construída em um navio.

                                                       

                                                      Mas a grande atração da área será mesmo a “The Hideaway”, a piscina com borda infinita construída a 40 metros de altura.

                                                      Na parte frontal do navio, está o “AquaDome”. Com sua grande cobertura de vidros, durante o dia, o local funcionará como área de observação para uma das melhores vistas panorâmicas do navio.

                                                       

                                                      Já à noite, o espaço vai se transformar no “AquaTheater”, onde haverá shows de acrobacia aquática – tudo próximo a uma cachoeira indoor.

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                                                        A Masterboat foi uma das marcas presentes no São Paulo Boat Show 2022, apresentando sua lancha de wake WXS 23.

                                                        Com amplo espaço interno, a lancha acomoda até 14 pessoas, possui banco de pilotagem ajustável e giratório, além de painel de vidro, touch screen, que permite que tudo seja comandando nas pontas dos dedos.

                                                         

                                                        Destaque também para o acelerador drive by wire, sem cabo algum.

                                                        O interior da WXS23 tem piso totalmente em EVA e bancos reclináveis. Sua torre é escamoteável e, quando reclinada, fica abaixo do nível do para-brisas, facilitando a entrada em uma garagem com teto mais baixo.

                                                        Os quatro hacks comportam seis pranchas, e ainda há espaço para mais duas de surf na capota.

                                                         

                                                        A Masterboat WXS 23 foi pensada para ser um barco simples — que, para a marca, é mais confiável — e oferecer a melhor experiência tanto para o piloto quanto para o praticante de wake, com ergonomia especial para quem está guiando fazer um bom serviço.

                                                         

                                                        Feita em solo nacional, a lancha promete ótima marola devido ao desenho do casco, que não foi feito para correr ou atravessar os oceanos, mas sim para fazer uma onda certinha para o praticante de wake.

                                                         

                                                        Amplo espaço de sombra e piloto automático que não deixa o barco variar, além de 1.500 kg de lastro são alguns dos demais pontos fortes do modelo.

                                                         

                                                        Para quem prefere ficar a bordo, oferece dois solários na popa, sobre a tampa do motor — de 400 hp de potência.

                                                        São Paulo Boat Show 2022

                                                        Com 25 anos de sucesso, a histórica edição do São Paulo Boat Show 2022 gerou mais de R$ 500 milhões em negócios, com a comercialização de mais de 500 embarcações — números recorde para o maior salão náutico da América Latina.

                                                         

                                                        A 25ª edição do evento contou com mais de 36 mil visitantes e reunindo mais de 100 expositores, distribuídos por uma área climatizada de 30 mil m². O público conferiu dezenas de novidades em lanchas, veleiros, jets, infláveis, motores, equipamentos, acessórios e serviços, além de atrações como destinos náuticos, palestras, objetos de luxo e o sorteio de um barco.

                                                         

                                                        Náutica Responde

                                                        Faça uma pergunta para a Náutica

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                                                          Por: Redação -
                                                          24/10/2022

                                                          Palco dos maiores e mais importantes lançamentos do mercado náutico, o São Paulo Boat Show 2022 tem um público qualificado e, por isso, serve de vitrine para inovações em diferentes setores. Neste ano, o destaque nessa categoria ficou por conta da Volkswagen, que trouxe sua Kombi elétrica pela primeira vez a São Paulo.

                                                           

                                                          Batizada de ID. Buzz, a novidade super aguardada tem visual inspirado na clássica primeira geração da Kombi, para agradar aos fãs mais saudosistas do veículo carinhosamente conhecido por Velha Senhora.

                                                          O ID.Buzz, agora apelidado de Nova Senhora, ainda não está disponível para venda no Brasil, mas já ganhou reconhecimento internacional: foi eleito “Carro Elétrico do Ano 2022”, pela publicação inglesa Top Gear, enquanto sua versão cargo conquistou o título de “Veículo Comercial Internacional do Ano 2023” no IAA Transportation 2022, na cidade de Hannover, na Alemanha.

                                                          O modelo é equipado com uma bateria de 77 kWh, que fornece corrente para um motor elétrico de 204 cv, que movimenta o eixo traseiro. Com uma tomada CCS, numa estação de carga rápida de corrente contínua (DC), o nível de bateria vai de 5% a 80% em cerca de 30 minutos, garantindo 425 km de autonomia em uma única carga.

                                                           

                                                          Com visual minimalista, o ID. Buzz busca combinar tecnologia e sustentabilidade. Com alto percentual de materiais reciclados, o interior do veículo utiliza apenas insumos de origem não-animal. O veículo também tem espaço de sobra: são 1.121 litros disponíveis no porta-malas, além do lugares para cinco passageiros.

                                                          No São Paulo Boat Show também estava exposto o ID.4, o primeiro SUV elétrico da Volkswagen. Além de possuir o mesmo motor da Kombi, o grande destaque do veículo é o sistema que projeta  dados em 3D e informações no para-brisa em realidade aumentada. O carro foi eleito o ‘World Car of the Year 2021’, no mais conceituado prêmio da indústria automotiva.

                                                           

                                                          Além dos lançamentos elétricos, a marca levou outros carros de seu portfolio: os SUV’s compactos T-Cross e Nivus, o SUV médio Taos e a picape média Amarok.

                                                           

                                                          São Paulo Boat Show 2022

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                                                            O modelo, eleito primeiro colocado pela revista especializada no esporte Wakeworks, conta com cinco tanques de lastro para produzir ondas

                                                            A empresa norte-americana Malibu Boats  apresentou sua lancha Wakesetter LSV 25 2022 durante o São Paulo Boat Show 2022. Projetada para oferecer experiência máxima em wakeboard e wake surf, a lancha foi construída com o que há de melhor em tecnologia, segundo o estaleiro.

                                                            O modelo foi eleito o melhor barco de wakeboard e wakesurf do mundo pela revista especializada no esporte Wakeworks. É o único barco com cinco tanques de lastro, o que o torna bem pesado para fazer bastante onda.

                                                             

                                                            O barco busca unir o que tem de mais sofisticado para o esporte, como o ajuste fino e rápido da onda, que é beneficiado pelos seus sistemas Power Wedge II — flap na parte traseira do barco que proporciona 7 paredes de onda, da mais suave à mais forte –, surf gate e os tanques de lastro que, trabalhando em conjunto, geram a melhor onda para o usuário da lancha, além do formato de casco Wake Plus.

                                                             

                                                            Homologada no Brasil para 16 pessoas, a lancha conta com dois painéis touchscreen e sistema de som potente com oito alto-falantes.

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                                                              Evelise Moraes, diretora de Turismo e de Lazer da cidade, participou do 7º Congresso Internacional Náutica

                                                              Primeiro povoado do Brasil, Cananéia, no extremo Sul do litoral de São Paulo, é referência em turismo náutico, pela variedade de roteiros por canais, ilhas, praias e enseadas. Durante o 7º Congresso Internacional Náutica, Evelise Moraes, Diretora de Turismo e de Lazer, destacou as perspectivas de ordenamento do turismo na Ilha do Cardoso, o ponto mais ao sul do estado de São Paulo, em cuja área encontra-se o Parque Estadual da Ilha do Cardoso.

                                                              Separada do continente pelo canal do Ararapira e pela Baía de Trapandé, a Ilha do Cardoso é um lugar mágico, com suas praias e cachoeiras e a riqueza de suas fauna e flora. Uma das atrações desse paraíso é o avistamento de golfinhos, ou botos-cinza, que dão um verdadeiro espetáculo nas imediações das praias do Itacuruçá e do Pereirinha.

                                                               

                                                              Para contemplar esse cenário, diversas embarcações circulavam pela região, chegando a desembarcar até 5 mil pessoas em um único dia na Praia do Pereirinha, por exemplo. “Esses visitantes poluíam o estuário, deixavam lixo nas praias e nas trilhas, ameaçando a biodiversidade da região, e depois iam embora”, lembra Evelise.

                                                               

                                                               

                                                              Contra o turismo desordenado, várias medidas foram tomadas pela prefeitura, como a limitação do número visitantes à praia do Pereirinha. Agora, o número de visitantes à ilha agora limita-se a mil pessoas por dia. Também ficou proibida a prática de esportes náuticos potenciais causadores de molestamento aos golfinhos.

                                                               

                                                              “Além disso, fizemos o credenciamento das embarcações que podem se aproximar dessa praia. São 62 embarcações”, conta Evelise.

                                                               

                                                              Para que os donos de barcos pratiquem a navegação com mais consciência, e proteger o boto-cinza, contamos com as ações do Instituto de Pesquisa Cananéia, o Ipec – Evelise Moraes

                                                               

                                                              Some-se a isso o programa de educação ambiental realizado junto aos alunos das escolas públicas, sobre a importância da conservação do meio ambiente. “Tentamos levar esse olhar também para a população local, para que possam conservar esse patrimônio e passar o conhecimento adiante, de geração em geração”, explica a Diretora de Turismo e de Lazer de Cananéia.

                                                               

                                                              Náutica Responde

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