A elegância da madeira e a tecnologia e o desempenho da fibra de carbono foram unidas em um só modelo, que deve percorrer os mares Báltico e do Norte.
Projetado pelo estúdio francês Thomas Tison Yacht Design & Engineering, o veleiro Elida, de 15 metros de comprimento, será lançado neste mês na Alemanha.
O principal desafio enfrentado pela equipe de Thomas Tison foi projetar um barco que pudesse reter seu valor para as gerações futuras. Para isso, os designers buscaram compreender a fundo as necessidades do proprietário e de sua família.
A partir disso, foram selecionados os materiais mais adequados e implementadas tecnologias de ponta para aumentar o prazer de velejar.
O resultado é um iate que se desvia da tendência atual de barcos de corrida de fibra de carbono super-rápidos e minimalistas.
Elida é uma mistura de linhas curvas, suaves e fluidas que aumentam o conforto e a habitabilidade a bordo.
“Elida não é uma máquina. Seu design considera os marinheiros, todos os seus sentidos e o meio ambiente”.
Thomas Tison, da Thomas Tison Yacht Design & Engineering
O barco foi projetado de acordo com o programa de regata do proprietário, que inclui a prestigiada competição Fastnet Race.
A equipe realizou um extenso estudo sobre concorrentes anteriores bem-sucedidos, que mostrou que uma área de casco de baixa umidade com alto flare foi a opção mais adequada.
Este tipo de casco funciona bem contra o vento, com boa propriedades de navegabilidade e é ideal para a condição de vento fraco a médio que ocorre mais frequentemente em regatas.
“A chave para concretizar a visão do proprietário é ter uma compreensão profunda de suas necessidades subjacentes. Um designer habilidoso deve ser capaz de orientar o proprietário a identificar suas necessidades em cada etapa do projeto e, em seguida, satisfazê-los. Apesar de ser um processo demorado, esta profunda exploração das necessidades permite-nos soluções únicas para criar barcos únicos”, explica Thomas Tison.
Conheça o layout funcional do Elida
O interior do Elida foi projetado levando em consideração os requisitos do proprietário, incluindo sua necessidades da família e as condições ambientais dos mares em que o barco navegará.
Para garantir conforto a bordo, Thomas Tison projetou um sistema de aquecimento, um aquecedor de mão e um layout que oferece espaço de armazenamento extra para equipamentos de vela.
Todos os componentes com os quais o usuário entrará em contato físico, como puxadores e móveis, são construídos em materiais agradáveis ao toque, evitando o uso de aços inoxidáveis frios e materiais plásticos.
As cabines de popa são abertas para a área de estar principal, ampliando a área para um cockpit mais longo e proporcionando uma melhor sensação de espaço, economizando peso e facilitando os movimentos da tripulação.
Muitos detalhes que normalmente não são explorados ao projetar um veleiro de 15 metros foram levados em consideração, como o isolamento acústico e o sistema de ventilação. O uso de madeira permite que o iate tenha um bom nível de isolamento acústico, e um sistema de ventilação foi customizado e criado para o barco.
Novas tecnologias possibilitam o prazer de velejar
Graças à sua experiência otimizando a estrutura de iates de regata e superiates, o designer francês conseguiu selecionar as melhores tecnologias disponíveis para aumentar o prazer de velejar.
Para Elida, a Thomas Tison Yacht Design & Engineering desenvolveu uma construção única de casco de madeira, o que resulta em uma estrutura leve e rígida.
Reforçado localmente com fibra de carbono unidirecional, a forma do casco de madeira foi otimizada e muitos sistemas novos foram desenvolvidos: o novo sistema de quilha de elevação permite a redução do calado de 3,2 m até 2,5 m, enquanto o sistema de recuperação de spinnaker e o controle dinâmico avançado de sistemas vang e jib fornecem ganhos competitivos durante as corridas.
Todas essas soluções permitem que o Elida atinja uma velocidade máxima próxima a 30 nós.
Os brasileiros Juninho de Jesus e Henrique Wisneiwski tiveram o melhor desempenho nas regatas de estreia do Mundial de Snipe 2022, em Cascais, Portugal.
A dupla de Ilhabela (SP) tirou um segundo e outro terceiro lugar e assumiu a liderança geral do campeonato, que chega à sua 50ª edição.
Juninho e Henrique somam 5 pontos perdidos, contra 11 dos norte-americanos Ernesto Rodriguez e Kathleen Tocke, e 13 dos espanhóis Alfredo Gonzalez e Christin Sanchez.
Campeões mundiais em 2019, na última vez que o evento foi realizado, os cariocas Henrique Haddad e Gustavo Nascimento estão na quarta colocação, com 20.
O Mundial de Snipe 2022 conta com 88 duplas de 17 países. O Brasil levou ao todo 28 atletas para defender o título da classe. As regatas de abertura foram realizadas com ventos do quadrante norte vindo de terra, com média de 13 nós.
”Foi um dia bastante difícil de regatas, com muitos velejadores de alto nível competindo. Tomamos as melhores decisões, com boas largadas e escolhas do lado certo da raia. É um campeonato onde a média coroa o campeão e para isso estamos preparados”, disse Juninho de Jesus.
O atleta chegou a Portugal após treinos com o SSL Team Brazil para a SSL Gold Cup. O barco tem ainda Henrique Haddad e Alfredo Rovere, que também competem o Mundial de Snipe 2022.
Os atuais detentores do troféu Commodore Hub E. Isaacks são os cariocas Henrique Haddad e Gustavo Nascimento, que levaram o troféu para o Iate Clube do Rio de Janeiro na edição de Ilhabela 2019.
O pódio teve ainda os brasileiros Alexandre Paradeda e Gabriel Kieling com a prata e os espanhóis Damian Borras Camps e Jordy Triay com o bronze.
Ao todo, o Brasil soma ao todo 14 títulos mundiais da classe Snipe, perdendo no ranking geral apenas para os Estados Unidos com 20.
Os irmãos Axel Schmidt e Eric Schmidt são os maiores vencedores com três ouros no Mundial de Snipe empatados com o argentino campeão olímpico Santiago Lange, que venceu três edições com os proeiros Miguel Saubidet e Mariano Parada. Confira a lista completa de resultados.
Duplas brasileiras
Juninho de Jesus e Henrique Wisniewski – 1º
Henrique Haddad e Gustavo Nascimento – 4º
Juliana Duque e Rafael Martins – 7º
Bruno Bethlem e Dante Bianchi – 14º
Daniel Matos e José Irineu – 15º
Alexandre Paradeda e Gabriel Kieling – 16º
Nick Grael e Alexandre Muto – 31º
Rafael Gagliotti e Flavio Castro – 32º
Marcelo Bellotti e Luca Bruggioni (ESP) – 42º
Bernardo Peixoto e Marcos Arndt – 49º
André Guarischi e Rosalia Guarischi – 55º
Rodrigo Stephan de Almeida e Gustavo Baiano – 61º
Victor Demaison e Matheus Goncalves – 64º
Ralph Rosa e Alfredo Rovere – 66º
Floriane Le Floch (FRA) e Bernardo Bettanin – 77º
O Grupo Sailing, especialista na venda de catamarãs da marca Lagoon e aluguel de veleiros, será uma das atrações no São Paulo Boat Show 2022.
O destaque que eles vão apresentar no evento é o catamarã Lagoon 51, o mais novo modelo lançado pela marca. Também vai ser mostrado ao público toda a linha Lagoon, o novo barco da BYC — um Lagoon 42 modelo 2022/2023, com quatro suítes –, e o serviço de administração de barcos.
A empresa, fundada em 1987 pelo campeão olímpico de vela Marcos Soares, é a representante oficial de marcas como Beneteau, Monte Carlo Yachts, CNB Yacht Builders e Lagoon.
Com 25 anos de sucesso, a histórica São Paulo Boat Show de 2022 deverá reunir mais de 100 expositores, distribuídos por uma área climatizada de 90 mil m². O público vai conferir dezenas de novidades em lanchas, veleiros, jets, infláveis, motores, equipamentos, acessórios e serviços, além de atrações como destinos náuticos, palestras e objetos de luxo. Prepare o coração!
No ano passado, o São Paulo Boat Show movimentou mais de R$ 300 milhões em negócios com a comercialização de 320 embarcações, equipamentos e serviços durante os seis dias de exposição.
Anote aí! SÃO PAULO BOAT SHOW 2022 Quando? De 23 a 28 de setembro Onde? São Paulo Expo Mais informações: saopauloboatshow.com.br
A BYS International, empresa da área de operação e logística de grandes iates, estará no São Paulo Boat Show 2022.
No evento, a marca apresentará sua consultoria na compra e venda de embarcações, administração operacional e charter, além de outros serviços.
A BYS International tem 10 anos de experiência e atua em diversos segmentos da indústria de grandes iates e tem sedes na América do Norte, América do Sul e Europa.
Com 25 anos de sucesso, a histórica São Paulo Boat Show de 2022 deverá reunir mais de 100 expositores, distribuídos por uma área climatizada de 90 mil m². O público vai conferir dezenas de novidades em lanchas, veleiros, jets, infláveis, motores, equipamentos, acessórios e serviços, além de atrações como destinos náuticos, palestras e objetos de luxo. Prepare o coração!
No ano passado, o São Paulo Boat Show movimentou mais de R$ 300 milhões em negócios com a comercialização de 320 embarcações, equipamentos e serviços durante os seis dias de exposição.
Anote aí! SÃO PAULO BOAT SHOW 2022 Quando? De 23 a 28 de setembro Onde? São Paulo Expo Mais informações: saopauloboatshow.com.br
Pode começar a contagem regressiva! Falta apenas um mês para começar o histórico São Paulo Boat Show 2022. Celebrando a marca de 25 anos, o maior salão náutico indoor da América Latina — que acontece ininterruptamente desde 1998 — terá uma das melhores edições de todos os tempos.
Nesta emblemática edição são esperados mais de 100 expositores, distribuídos por uma área climatizada de 90 mil m², com dezenas de novidades em lanchas, veleiros, jets, infláveis, motores, equipamentos, acessórios e serviços, além de atrações como destinos náuticos, palestras e objetos de luxo.
Se nas edições de 2020 e de 2021, durante o período crítico da pandemia, o salão náutico paulista já teve um bom número de expositores, agora em 2022 estar no São Paulo Boat Show virou o objetivo número um para a maior parte das empresas do universo náutico.
Com grande adesão das principais marcas do mercado nacional e internacional, o salão náutico é uma oportunidade única para os visitantes explorarem produtos, conhecerem lançamentos, comparar marcas e fechar negócio com vantagens especiais.
No ano passado, o São Paulo Boat Show movimentou mais de R$ 300 milhões em negócios com a comercialização de 320 embarcações, equipamentos e serviços durante os seis dias de exposição.
O 25º São Paulo Boat Show acontece de 23 a 28 de setembro de 2022, no São Paulo Expo.
Anote aí!
SÃO PAULO BOAT SHOW 2022 Quando: De 23 a 28 de setembro Onde: São Paulo Expo (Rod. dos Imigrantes, km 1,5) HORÁRIOS Abertura (23/09): das 15h às 22h Dias de semana: das 13h às 22h Fim de semana: das 12h às 22h Encerramento (28/09): das 13h às 21h Mais informações: saopauloboatshow.com.br
“Nos Estados Unidos, onde os pesquisadores gostam de reduzir tudo a números e comprovar por estatísticas até as sensações mais óbvias, a agência Discover Boating and Russell Research fez uma pesquisa sobre os reflexos do hábito de navegar na qualidade de vida e comprovou o que todos nós já sabíamos há muito tempo: quem tem um barco vive melhor. Após a compra de um barco, eu e minha família somos exemplo disso.
Há alguns anos, durante um bate-papo sem compromisso, um vendedor de barcos — ao saber, pela boca de um amigo em comum, que eu andava desencantado da vida por uma série de motivos — me lançou a seguinte pergunta: ‘Você já pensou em comprar uma lancha para passear com a família, juntar os amigos e sair por aí saboreando paisagens e conhecendo novos lugares?’.
Confesso: nunca tinha pensado no assunto. Mas gostei do conselho e, na semana seguinte, decidi visitá-lo em sua loja. De lá, saí com uma lancha novinha de 26 pés, que — segundo ele — oferecia uma grande vantagem: já possuía uma pequena cabine. Foi o meu primeiro barco, a pedra fundamental que marcou o início de uma nova vida.
Não é mágica. Em contato com o mar e longe do estresse da terra firme, é bem mais fácil relaxar e recarregar as baterias.
Sem medo de errar, posso dizer que passear de barco oferece todos os ingredientes para melhorar a saúde mental e harmonizar a convivência familiar. Em um barco, o mundo é outro. Você limpa a cabeça dos problemas do dia a dia e volta para casa revigorado.
De quebra, aprimora o companheirismo e aproxima-se dos filhos, fortalecendo os laços afetivos. É muito comum ver filhos que não querem mais sair com os pais nos fins de semana mudarem radicalmente de postura quando a proposta envolve um passeio de lancha ou veleiro. Sobretudo se eles puderem levar algum amigo junto — o que não é nada difícil nos barcos.
Em resumo, navegar é um santo remédio para pais com certa dificuldade em manter a mesma proximidade que tinham dos filhos quando eles ainda eram pequenos. Ainda mais no cockpit de uma lancha novinha em folha.
Por isso, na hora da compra de um barco para passear com a família, a regra número um é levar em conta a opinião e as preferências deles também. Nada de escolher o barco sozinho.
A melhor pedida é visitar um Boat Show em família, entrar em vários barcos e decidir em conjunto qual modelo será escolhido, levando em conta o que cada um necessita para se sentir confortável.”
* LUCIANO CARDOSO é diretor financeiro em uma multinacional e tem o mar como refúgio do estresse e pressão do cotidiano. Hoje, ele compartilha sua paixão por barcos com os filhos e leva a família inteira ao São Paulo Boat Show.
Vem aí o São Paulo Boat Show 2022
A histórica 25ª edição do São Paulo Boat Show está chegando. De 23 a 28 de setembro, a capital paulista vai sediar o maior salão náutico indoor da América Latina. São esperados para 2022 mais de 100 expositores, distribuídos por uma área climatizada de 90 mil m², com dezenas de novidades.
Com certeza você vai se apaixonar por algum dos muitos modelos de lanchas, veleiros, jets, infláveis, motores, equipamentos, acessórios ou serviços expostos. Além de ser o lugar ideal para a compra de um barco novo, o São Paulo Boat Show ainda tem atrações como destinos náuticos, palestras e objetos de luxo.
Anote aí!
SÃO PAULO BOAT SHOW 2022
Quando? De 23 a 28 de setembro Onde? São Paulo Expo Mais informações: saopauloboatshow.com.br
ESTE ESPAÇO É SEU! Se você tem algo a dizer sobre a vida náutica, mande e-mail para [email protected] com o seu relato.
A Boatlux apresentará seus serviços de compartilhamento de lanchas e jets em mais uma edição do São Paulo Boat Show 2022.
Com um stand no salão náutico paulista, a empresa vai tirar dúvidas sobre o sistema de propriedade compartilhada, além de comercializar cotas de embarcações que estão em pré-venda nas franquias. O destaque do stand fica por conta de um jet ski, que ficará exposto durante todos os dias do evento, aguçando a curiosidade do público.
Entre as possibilidades de cotas oferecidas pelas franquias Boatlux e que podem ser adquiridas por visitantes diretamente no evento há as lanchas NX 340 Sport Coupe (modelos 2022 e 2023), Infinity 440, NX 290 Sport Coupe, Ventura 265 Cabin Confort, NX 290, Coral 290, NX 340, NHD 270, Maxima Yachts 240, Triton 300 Sport, Triton 350 HT e Triton 370 HT.
Ainda há opções de cotas para jets em pré-venda, nos modelos Sea-Doo GTI 170 SE, Sea-Doo GTI 170, Sea-Doo Fish Pro, Sea-Doo GTX 170, e Sea-Doo Wake 170.
No mercado desde 2012, a empresa promove e gerencia a compra compartilhada de embarcações de lazer, além de administrar as cotas náuticas.
Os grupos variam entre 4 e 10 cotistas e é a empresa que se responsabiliza por grande parte dos trâmites burocráticos durante uma aquisição do tipo. Dessa forma, além dos custos serem reduzidos, as possibilidades de uso ainda são ampliadas, já que esse arranjo é válido no país inteiro.
São Paulo Boat Show 2022
Com 25 anos de sucesso, a histórica São Paulo Boat Show de 2022 deverá reunir mais de 100 expositores, distribuídos por uma área climatizada de 90 mil m². O público vai conferir dezenas de novidades em lanchas, veleiros, jets, infláveis, motores, equipamentos, acessórios e serviços, além de atrações como destinos náuticos, palestras e objetos de luxo. Prepare o coração!
No ano passado, o São Paulo Boat Show movimentou mais de R$ 300 milhões em negócios com a comercialização de 320 embarcações, equipamentos e serviços durante os seis dias de exposição.
Anote aí! SÃO PAULO BOAT SHOW 2022 Quando? De 23 a 28 de setembro Onde? São Paulo Expo Mais informações: saopauloboatshow.com.br
Com praias de visual incrível, recortadas por vegetação abundante e um mar de verde intenso, Ilhabela é um dos refúgios mais belos do litoral norte de São Paulo. Você pode conhecer um pouco mais sobre os encantos de Ilhabela no São Paulo Boat Show 2022: a cidade será destacada como um dos Destinos Náuticos deste ano.
O arquipélago é o município brasileiro com o maior índice de preservação da Mata Atlântica original, que cobre nada menos que 93% da ilha. Sinônimo de flora exuberante e fauna rica em diversidade, a beleza local é completada por mais de 50 praias, metade delas ainda praticamente virgens, e cachoeiras abundantes.
Ilhabela também é reconhecida internacionalmente pelos seus eventos náuticos, como a Semana Internacional de Vela de Ilhabela, maior evento de vela da América Latina. Por conta disso, ganhou o título oficial de “Capital Nacional da Vela”.
Conheça Ilhabela
Abençoada pela natureza, Ilhabela tem lindas praias urbanas de um lado e ainda selvagens do outro — além de uma exuberante Mata Atlântica em todo o resto. Ilhabela é tão bonita que juntou substantivo e adjetivo numa só palavra.
Localizada a apenas 200 quilômetros de São Paulo (e, por mar, a 100 milhas de Angra dos Reis e a 70 de Santos), qualquer passeio ao ar livre já é um prazer à parte.
Velejadores adoram Ilhabela por causa dos ventos constantes e generosos. Os mergulhadores se deliciam num mar de águas cor de esmeralda, que ainda escondem muitos naufrágios.
Turistas têm à disposição muitas trilhas, sempre com alguma refrescante cachoeira no caminho. Já os pescadores têm pesqueiros garantidos em todo o contorno da ilha.
Para quem só deseja navegar, Ilhabela pode ser contornada em um único dia de passeio de barco, embora isso não seja o mais recomendado, até porque sua navegação pode exigir muita atenção em certos trechos. Bem melhor é programar dois ou três dias e dormir ancorado em algumas de suas pequenas baías.
Exposição Destinos Náuticos chega à 5ª edição
A Exposição Destinos Náuticos chega a sua quinta edição no São Paulo Boat Show 2022. Para ajudar os visitantes a conhecer alguns dos melhores lugares do Brasil para navegar, o salão náutico paulista apresentará um espaço exclusivamente criado para promover localidades com vocação náutica. São regiões com atrativos para todos os gostos!
São Paulo Boat Show 2022
Com 25 anos de sucesso, a histórica edição do São Paulo Boat Show em 2022 deverá reunir mais de 100 expositores, distribuídos por uma área climatizada de 90 mil m². O público vai conferir dezenas de novidades em lanchas, veleiros, jets, infláveis, motores, equipamentos, acessórios e serviços, além de atrações como destinos náuticos, palestras e objetos de luxo. Prepare o coração!
No ano passado, o São Paulo Boat Show movimentou mais de R$ 300 milhões em negócios com a comercialização de 320 embarcações, equipamentos e serviços durante os seis dias de exposição.
Anote aí! SÃO PAULO BOAT SHOW 2022 Quando? De 23 a 28 de setembro Onde? São Paulo Expo Mais informações: saopauloboatshow.com.br
Os paulistanos Denísio Casarini Filho e Valdir Brito Júnior venceram a segunda etapa do 33º Campeonato Brasileiro de Jet Ski 2022/Pre World Qualifying Series, que foi disputado entre os dias 19 e 21 de agosto, em Rifaina (SP).
Denísio ganhou a Supercourse Turbo GP e Júnior levou a Runabout Turbo GP. Júnior também lidera o campeonato, já que, segundo o critério de desempate, quem ganha a segunda bateria da etapa fica com a vantagem. Os dois pilotos — que, juntos, somam 36 títulos nacionais — têm tudo para fazer uma disputa eletrizante na terceira etapa do campeonato, ainda em data e local a definir.
O evento deste final de semana contou com um público muito grande e teve participação de pilotos de oito estados do Brasil, além de Fabian Telez, piloto convidado do Uruguai — que teve uma ótima performance, vencendo três categorias.
Outro destaque da competição foi Reinaldo Cangueiro. O paulista de Fernandópolis venceu a Arrancada Turbo GP e manteve a liderança da competição, seguido do baiano Cristiano Magarão. Reinaldo também venceu a categoria Supercouse Turbo Master.
Já na categoria feminina, a grande vencedora desta etapa foi a goiana Silvana Marques, que deixou para trás Raquel Mondelo e Elka Cardoso Soares, segunda e terceira colocadas respectivamente. Silvana ainda ganhou a categoria Supercourse Turbo Stock Novatos, chegando à frente dos paulistas Felippo Salviati Camargo e Marcelo Anderson Batista Neto.
A competição é classificatória para o 41º Campeonato Mundial, que acontece em Lake Havasu, no Arizona (EUA), do dia 1 a 9 de outubro.
Confira todos os vencedores
Runabout Pro Turbo GP: Valdir Brito Júnior – São Paulo (SP)
Runabout Turbo Stock Novato: Silvana Marques – Goiânia (GO)
Sport X2 GP: Cesar Moura Lima – São Paulo (SP)
Runabout Aspirado Stock acima de 1630 cc Novatos – Daniel Soares Silva – Itabuna (BA)
Runabout Aspirado Stock até 1630 cc Novatos – Massimo Casarini – São Paulo (SP)
Sport Stock – Gustavo Zaffari Frey – Erechim (RS)
Runabout Aspirado Stock Light Novato – Matheus Fiorion Gimenez – São Paulo (SP)
Runabout Pro Aspirado Stock até 1630 cc – Ribas Fernando Santana – Goiânia (GO)
Ski 2 cil Stock Pro – David Araújo Prado – Goiânia (GO)
Ski 2 cil Stock Novato – Adolfo Pereira de Morais Serra de Mattos – São Paulo (SP)
Ski Vintage Stock Novato – Adolfo Pereira Morais Serra de Mattos – São Paulo (SP) Runabout Aspirado Stock Acima de 1600cc Pro – Marcello Fiorin Gimenez – São Paulo (SP)
Ski GP acima de 1200 Pro – André Drogomirecki – Goiânia (GO)
Ski GP até 1200 (2 a 3 cil, 2 e 4 tempos) Pro – David Araújo Prado – Goiânia (GO)
Runabout Pro Aspirado GP – Fabian Teliz – Montevidéu (Uruguai)
Sport GP – Heitor Henrique Andreucci Carreira – São Paulo (SP)
Runabout Pro Turbo Stock – Valdir Brito Júnior – São Paulo (SP)
Supercourse Turbo Stock Novatos – Silvana Marques – Goiânia (GO)
Supercourse Pro Turbo Stock – Marcelo Augusto Campos – São Paulo (SP)
Supercourse Pro Turbo GP – Denísio Casarini Filho – São Paulo (SP)
Supercourse Turbo Master (+50) – Reinaldo Cangueiro – Fernandópolis (SP)
Arrancada Aspirado GP – Fabian Teliz – Montevidéu (Uruguai)
Arrancada Turbo GP – Reinaldo Cangueiro – Fernandópolis (SP)
Supercourse Aspirado Stock até 1630cc Novato – Alexandre Rei – São Paulo (SP) Supercourse Aspirado Stock acima de 1630cc Novato –Daniel Soares Silva – Itabuna (BA) Supercourse Aspirado Stock acima de 1630cc Pro – Leandro Cardozo Duarte – Porto Alegre (RS)
Supercourse Aspirado Stock 1630cc Pro – Ribas Fernando Santana – Goiânia (GO)
Supercourse Aspirado GP Feminino – Silvana Marques – Goiânia (GO)
Supercourse Pro Aspirado GP – Fabian Teliz – Montevidéu (Uruguai)
Supercourse Aspirado GP Master (+50) – Fabian Teliz – Montevidéu (Uruguai)
Você sabe o que é preciso para montar uma tripulação ideal? Para tirar suas dúvidas, basta acompanhar a apresentação do comandante Álvaro Otranto no NÁUTICA TALKS — que vai acontecer paralelamente ao São Paulo Boat Show 2022.
Aberta ao público, a palestra de Otranto tem como tema “Como formar uma tripulação de qualidade para o seu barco”.
Anote na agenda: a apresentação de Otranto no NÁUTICA TALKS será no dia 26 de setembro, às 18h, no Centro de Convenções do São Paulo Expo.
Álvaro Otranto é ex-oficial da Marinha Mercante e tem mais de 240 mil milhas navegadas.
Comandante de iates há mais de 30 anos, já foi colaborador da Revista Náutica e traz em seu currículo viagens pela costa brasileira, Caribe, Estados Unidos e Europa.
Álvaro Otranto, que já fez seis travessias intercontinentais em veleiros e em iates a motor, ainda é escritor e instrutor de navegação.
São Paulo Boat Show 2022
Com 25 anos de sucesso, a histórica São Paulo Boat Show de 2022 deverá reunir mais de 100 expositores, distribuídos por uma área climatizada de 90 mil m². O público vai conferir dezenas de novidades em lanchas, veleiros, jets, infláveis, motores, equipamentos, acessórios e serviços, além de atrações como destinos náuticos, palestras e objetos de luxo. Prepare o coração!
No ano passado, o São Paulo Boat Show movimentou mais de R$ 300 milhões em negócios com a comercialização de 320 embarcações, equipamentos e serviços durante os seis dias de exposição.
Anote aí! SÃO PAULO BOAT SHOW 2022
Quando? De 23 a 28 de setembro Onde? São Paulo Expo Mais informações: saopauloboatshow.com.br
Fabricante de algumas das embarcações que mais despertam entusiasmo em nossas águas atualmente, a catarinense Intech Boating, que estará presente em mais uma edição do São Paulo Boat Show, há dez anos iniciou a produção no Brasil das lanchas da marca italiana Sessa Marine. Vamos ao teste da Sessa F42!
A tecnologia, o design inovador e o conhecimento transferidos pelo estaleiro italiano, aliados ao conhecimento do mercado brasileiro pela Intech Boating— sob o comando do empresário José Antonio Galizio Neto —, resultaram em um grande sucesso. Hoje já são mais de 300 embarcações navegando em mares brasileiros — 53 unidades apenas da Sessa F42, que NÁUTICA testou nas águas de Ubatuba, no litoral Norte de São Paulo. São barcos refinados, de linhas elegantes e acabamento impecável, produzidas pela tecnologia de laminação por infusão em molde aberto.
Construída no Brasil, a Sessa F42 tem muitos pontos altos, além do espaço extra acima dela (são 26 m² de área de conivência), que realmente faz a diferença. Os projetistas acertaram na receita, dentro da proposta da Sessa Marine de construir barcos que combinam beleza (com o uso de material vindo da Itália), performance e tecnologia de ponta, como propulsão IPS de 500 a 650 (com dois motores de 380 a 480 hp cada, da Volvo Penta), joystick (sistema de comando que permite manobrar lanchas com a ponta dos dedos) e plataforma submersível.
Essa lancha tem dois camarotes (sendo uma suíte, na proa) e dois banheiros, além de recursos que o estaleiro acrescentou para conquistar os brasileiros, como a plataforma de popa maior (e com churrasqueira integrada) e uma mesa grande no cockpit, coisas que a original italiana não tem.
O estaleiro acertou na receita, dentro de sua proposta de construir barcos que combinam beleza, performance e tecnologia de ponta.
O sucesso com a linha mais elegante e sofisticada da Sessa Marine (um nome que diz muito) fez a Intech Boating investir na diversificação, passando a construir também os modelos da linha esportiva da marca italiana, a Key Largo. Atualmente, o estaleiro catarinense oferece cinco lanchas de lazer da Sessa Marine, entre 36 e 42 pés (a F42 é a primeira com flybridge), e duas da Key Largo, além da IB 360, um grande sucesso de sua marca própria, a Intech Professional Boats, que tem foco no desenvolvimento e fabricação de embarcações de serviço.
Projetada para levar até 14 pessoas a bordo, sendo que quatro podem dormir na cabine (com bastante conforto, diga-se de passagem), a Sessa F42 é uma lancha com flybridge para quem dá prioridade ao conforto, mas sem abrir mão do desempenho. Evolução da premiada F40, tem 13,20 metros de comprimento por 4 metros de boca.
Clean, o salão do F42 tem 1,92 metro de altura e é muito bem iluminado por grandes janelas. Tem sofá em L, mesa dobrávbel e TV embutida. A cozinha, num nível abaixo, tem 2,5 m de pé-direito. Completa, nada fica a dever à de uma casa de praia.
O salão, muito bem iluminado por grandes janelas e com 1,92 m de altura, tem uma TV embutida com levantamento elétrico, sofá em L, piso de madeira e uma boa mesa dobrável de teca com rebaixamento, além vários armários e do quadro de força. Eventualmente, pode ser transformado em um terceiro quarto, para acomodar uma visita ou um tripulante.
O posto de comando tem formato tradicional, com volante escamoteável, banco duplo, painel híbrido com recursos digital e analógico, eletrônico com tela de 12 ou 16 polegadas. Todos os botões, o joystick e os manetes estão à mão. Entre outros itens de conforto, há porta-copos, entrada do ar refrigerado ao lado e uma tomada 12 volts, mas falta uma saída USB para o celular e um nicho para guardar objetos de uso pessoal (o popular porta-trecos).
O para-brisa, de folha única, tem dois limpadores independentes, com braços duplos, o que é útil nos dias de ventos mais fortes, e a visibilidade é boa, embora a fibra do flybridge termine um pouco mais baixo que o ideal. Além disso, as janelas laterais podem ser abertas, o que ajuda demais na ventilação natural e facilita a comunicação durante as manobras de atracação, além de ser muito bem-vindo em dias chuvosos.
Se chama a atenção por fora, com suas linhas limpas, por dentro a F42 dá outro grande espetáculo, com duas refinadas suítes.
Na praça de popa, o estaleiro oferece duas opções de arranjo: com um sofá em L, com uma perna a boreste, ou com um banco central em linha reta, ambas com uma mesa dobrável de teca à frente, com lugares para seis pessoas.
A bombordo, sob a escada de acesso ao flybridge, há um móvel com pia, porta-copos, porta-garrafas e (opcionalmente) uma geladeira. Sem contar os instrumentos da esfera operacional, como chave de bateria, tomada de cais etc. A altura da amurada, bem alta, associada ao guarda-mancebo que se prolonga até essa área, transmite uma de sensação de proteção e segurança. Tudo isso, somado ao conforto dos sofás, com seus assentos e encostos densos e aconchegantes, transformam a aventura de estar a bordo em uma experiência muito agradável.
Entre o salão e a praça de popa há uma porta de vidro e inox, de quatro folhas, que abre inteira, integrando totalmente os dois ambientes. Mas, nos dias mais quentes, talvez valha a pena mantê-la fechada e se recolher no salão, pois a Sessa F42 vem equipada (de série) com três aparelhos de ar-condicionado de 16 mil BTUs cada um.
Por sua vez, a plataforma de popa de série, mede 1,42 m de comprimento (do qual 1,15 m submersível, por acionamento elétrico por botão ou controle remoto) por 3,55 m de largura. Ou seja, é grande, sem ser exagerada, mantendo o equilíbrio do projeto, sem desvio do centro de gravidade. A escada, em forma de robô, se arma automaticamente, quando a plataforma mergulha na água, mas falta um pega-mão. E ainda há uma escada de quatro degraus embutida no piso da plataforma, para ser usada quando não estiver acionado o modo submersível.
Para cobrir toda essa área — em que se destaca o indispensável espaço gourmet, com pia, tábua, pega-mão, armários e churrasqueira que, (opcionalmente) pode ser elétrica ou carvão — é só acionar o stobag, ou toldo elétrico.
A F42 faz parte da linha mais elegante e sofisticada da Intech Boating. É a sua primeira lancha fly.
Já a área de proa da Sessa F42 fica dentro do que se poderia esperar de uma lancha deste porte, com 4 metros de boca, de classe internacional. A passagem da praça de popa para a lateral é um pouco estreita para que quer acessar a área de proa. Lá na frente, há um solário com mais de 2 m de comprimento que, com a colocação de um tampão sobre a gaiuta, pode acomodar três pessoas, sem aperto. O encosto é reclinável e há pega-mãos fixos nos dois bordos, além porto-copos e saídas de som. Quem preferir, pode usar o solário como banco, em vez de se deitar para tomar banho de sol, uma vez que ele fica em uma posição mais elevada que o convencional, permitindo que ocupantes consigam ficar sentados em seu beiral.
O guarda-mancebo, um pouco lançado para fora, amplia a passagem lateral (de 30 cm) entre a proa e a popa, enquanto na área operacional os cunhos estão bem dimensionados e instalados, assim como o guincho de âncora, com trava, e a caixa de corrente.
Na cabine, com 1,96 m de altura na entrada, dormem quatro pessoas, em duas suítes. A cozinha também fica no piso inferior, mas interligada ao cockpit, sem fechamento, e com pé-direito de mais de 2,5 m. Completa, tem móveis com acabamento em laca, bancada em Corian com pia de aço inox e misturador com água quente e fria, fogão cooktop vitrocerâmico (as bocas ficam numa placa de vidro e cerâmica), exaustor, geladeira de 125 litros, freezer de 40 litros, micro-ondas e lixeira. Uma janela com uma gaiuta no centro ilumina e ventila essa área naturalmente, bem acima do fogão, dissipando os odores da comida. Sem contar a luz que entra por cima, diretamente do para-brisa.
Mas o destaque dentro da cabine vai mesmo para as duas suítes, de acabamento refinado, uma de casal, na proa, com 1,90 m de pé-direito e cama de 2 m x 1,50 m, e outra, na meia-nau, a boreste, com 2,08 m de altura na entrada e duas camas de solteiros, além de um banheiro privativo conversível em WC de uso comum (ou vice-versa). E tudo é muito criativo, moderno e sofisticado, como era de se esperar de barco com DNA italiano.
O flybridge, segundo o estaleiro, é o maior da categoria, com 26 m² de área de convivência (6,50 m x 4,00 m). Vem com um sofá em L para seis pessoas na popa, solário na proa, sistema de som com vários alto-falantes distribuídos pela área social, mesa dobrável de teca e um móvel com grill com pia, geladeira de gaveta de 65 litros (opcional), guarda-trecos e lixeira.
No posto de comando, a boreste, com volante escamoteável, banco duplo e assento largo, tudo é muito bem visualizado e fácil de acionar: painel de instrumentos, manetes, joystick, botões, rádio etc. Porém, o painel poderia ficar um pouquinho menos inclinado, e mais voltado para o piloto, diminuindo o risco de reflexo. A bombordo, há um sofá que, com o encosto rebatível, se transforma em uma confortável chaise longue, ou divã. Na frente, há um belo defletor de vento, no lugar do para-brisa, enquanto a capota, quando levantada, cobre toda a área do fly. Em resumo, uma área muito bem aproveitada. Nem parece que a lancha tem apenas 42 pés.
Navegando a bordo da F42 você tem a impressão de estar em uma ilha de conforto. Nem parece que a lancha tem apenas 42 pés.
Na casa de máquinas, com qualidade de construção impecável e excelente revestimento termoacústico, tudo está no lugar certo, e etiquetado, dos filtros aos tanques de combustível; afinal, é um barco certificado internacionalmente. Como opcional de fábrica, é possível a instalação de um estabilizador Seakeeper.
Um único senão nesta parte do barco: a altura do teto (piso do convés) sobre os motores, o que dificulta o acesso a certas partes das máquinas. E que máquinas! A F42 é a primeira em sua classe preparada para receber motorização IPS 500, 600 ou 650, da Volvo Penta. No caso da unidade testada por NÁUTICA, IPS 650, com dois motores de 480 hp cada, com os quais a lancha alcançou uma performance digna de lancha quase esportiva, como se verá a seguir.
A TV, de levantamento elétrico, pode ficar embutida. O banheiro de meia-nau pode ser privativo ou de uso comum.
Navegação da Sessa F42
Aceleramos a Sessa F42 nas águas de Ubatuba, no litoral Norte de São Paulo, num dia bonito, de mar calmo, mas com alguma ondulação à medida em que a lancha se afastava da costa, e ventos com rajadas de até 16 nós. A bordo, cinco pessoas, 340 litros de água e 55% da capacidade do tanque de combustível, que é de 940 litros.
A lancha estava equipada com dois motores de 480 hp cada, do sistema IPS 650. Com essa motorização musculosa (a padrão é IPS 600), sobra potência, como ficou explícito no teste de aceleração: de zero a 20 nós em 9,8 segundos. Além disso, a velocidade máxima ficou em 36,6 nós, com muita facilidade, apesar do vento forte, com rajadas de até 16 nós. Por sua vez, o consumo ficou em níveis adequados, especialmente nas velocidades de cruzeiro rápido e cruzeiro econômico, que foram de 30 nós e 26,1 nós, respectivamente.
Em todos os momentos da navegação, a F42 foi muito ágil, com direção leve e precisa. O casco, com ângulo do V de popa de 13 graus (o que não é muito), trimado, com 35% de flaps, cortou muito bem as ondas. Já no top, em velocidade acima de 36 nós, a lancha começou a caturrar um pouco, o que foi corrigido imediatamente com flaps a 60%. No mais, o barco se mostrou sempre estável, mesmo nas curvas (com raio de giro longo), com uma adernada suave, o que se traduz em uma navegação segura e confortável.
Realizamos curvas, no vento e contra ele, com exposição à ondulação de pouco menos de um metro, em velocidade de cruzeiro e na máxima, sem qualquer surpresa ou susto, com tudo absolutamente certo a bordo.
Navegando, a F42 tem direção leve e precisa
É um casco que tem bom balanceamento entre estabilidade (com o pouco V na popa) e agilidade. É nossa recomendação que sejam usados flapes eficientes e um trim ideal entre 30% e 35% em cruzeiro econômico e rápido, para que o casco use toda a linha d’água disponível e a embarcação atinja seu melhor aproveitamento de navegação.
Em resumo, uma lancha que entregou o que se esperava dela, devido à propulsão IPS e ao casco projetado especialmente para essa motorização.
Saiba tudo sobre a Sessa F42
Pontos altos
Flybridge espaçoso e suítes grandes
Boas opções de motorização
Navegação confortável e firme
Pontos baixos
Altura na casa de máquinas
Espaço apertado para manutenção dos motores
Passagem estreita no acesso à passagem lateral
Características técnicas
Comprimento máximo: 13,20 m
Boca (largura máxima) : 4 m
Peso com motores: 12 toneladas
Calado: 1,20 m
Capacidade (dia): 14 pessoas
Capacidade (noite): 5 pessoas
Pé-direito da cabine: 1,98 m
Motorização: 2 x Volvo IPS 600, de 440 hp cada
Tanque de combustível: 940 litros
Tanque de água: 340 litros
Tanque de águas negras: 95 litros
Detalhes da Navegação
Equipada com IPS 650 (dois motores de 480 hp cada), a Sessa F42 alcançou 36,6 nós de velocidade máxima, com muita facilidade (3.700 giros), apesar do vento forte.
Quanto custa a Sessa F42
A partir de R$ 4,5 milhões, com dois motores centro-rabeta Volvo Penta D6 440 hp. Preço pesquisado em agosto/2022. Para saber mais sobre o modelo testado, acesse o site oficial da Intech Boating.
Reportagem: Guilherme Kodja
Edição de texto: Gilberto Ungaretti e Denise de Almeida Edição de vídeo: Luiz Becherini Fotos: Victor Oliveira e Divulgação
A Volvo Penta, fabricante mundial de motores a diesel para barcos de lazer, confirma presença no São Paulo Boat Show 2022.
Dentre os lançamentos no evento, a empresa levará o motor D1 Saildrive, que conta com um cano dedicado para a troca de óleo e resfriamento de água doce, e também o POD IPS 20 para motor D11.
A Volvo Penta tem foco na eficiência e sustentabilidade e sua linha abrange motores e soluções de propulsão confiável, até sistemas de controle avançado.
Com 25 anos de história, a histórica São Paulo Boat Show de 2022 deverá reunir mais de 100 expositores, distribuídos por uma área climatizada de 90 mil m². O público vai conferir dezenas de novidades em lanchas, veleiros, jets, infláveis, motores, equipamentos, acessórios e serviços, além de atrações como destinos náuticos, palestras e objetos de luxo. Prepare o coração!
No ano passado, o São Paulo Boat Show movimentou mais de R$ 300 milhões em negócios com a comercialização de 320 embarcações, equipamentos e serviços durante os seis dias de exposição.
Anote aí! SÃO PAULO BOAT SHOW 2022 Quando? De 23 a 28 de setembro Onde? São Paulo Expo Mais informações: saopauloboatshow.com.br
A movimentação a segunda etapa do 33º Campeonato Brasileiro de Jet 2022/Pre World Qualifying Series começa nesta sexta-feira (19) e vai até domingo (21), na prainha do Rio Grande, em Rifaina, no interior paulista.
O evento reunirá cerca de 80 pilotos dos Estados de São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia e Santa Catarina, além do Distrito Federal e convidado do Uruguai.
Um grande público do Nordeste paulista e Sul de Minas deve prestigiar o evento, que tem entrada gratuita.
A programação da segunda etapa do 33º Campeonato Brasileiro de Jet 2022/Pre Qualifying Series teve início nesta sexta, às 13h30, com treinos.
No sábado e domingo a movimentação começa às 10 horas, com as baterias das 28 categorias em disputa.
A competição é classificatória para o 41º Campeonato Mundial, que será disputado de 1º a 9 de outubro, em Lake Havasu, no Arizona (EUA).
Um dos destaques da competição é Valdir Brito Júnior, que na primeira etapa, disputada no início de julho, em Caraguatatuba (SP), venceu as categorias Runabout Pro Turbo GP — considerada a Fórmula 1 da modalidade e a Runabout Pro Turbo Stock. De 2005 para cá, soma 16 títulos nacionais conquistados.
Um de seus principais adversários é o gaúcho Nélio Azeredo dos Santos, de Canoas. Atualmente, ele ocupa a segunda colocação na categoria Runabout Turbo Stock e quarto na Runabout Turbo GP.
Nessa temporada, utiliza o Yamaha modelo GP 1800 svho, que considera o melhor equipamento de competição dentro da marca. Como a disputa será em água parada, Nélio entende que será fundamental ter uma boa largada e ser bastante agressivo nas baterias.
O gaúcho Ismael Geitens é outro que figura entre os favoritos e ocupa a vice-liderança da categoria Runabout Pro Turbo GP e mesma posição na Supercourse Pro Turbo GP.
O piloto de Canoas é o líder da categoria Supercourse Pro Turbo Stock. Ele treinando intensivamente e está otimista para essa segunda etapa.
O paulistano Denísio Casarini Filho é um dos principais nomes da modalidade no país. Em seu currículo são 20 títulos nacionais conquistados, além de um Mundial.
Estava longe da modalidade desde 2014, participando de competições de moto e ralis de carro. Voltou e mostrou boa performance, conquistando a vitória da categoria Supercourse Pro Turbo GP.
Os baianos da equipe Magarão também participarão motivados nessa segunda etapa do 33º Campeonato Brasileiro de Jet. Cristiano Magarão, de Salvador, Danilo Pablo Santana da Silva e Daniel Soares Silva, de Itabuna, se prepararam intensivamente e prometem acelerar forte em Rifaina.
A BRP, uma das empresas confirmadas no São Paulo Boat Show 2022, reconheceu os melhores concessionários brasileiros para o ano fiscal de 2022 (de fevereiro de 2021 a janeiro de 2022).
A premiação aconteceu durante a realização do evento global de lançamento dos produtos da linha 2023, realizado de 7 a 9 de agosto, em Salt Lake City, Utah, nos Estados Unidos.
A cerimônia teve a presença do presidente e CEO da companhia, José Boisjoli, que entregou as placas a todos os vencedores do Brasil.
Também esteve presente no encontro o presidente da divisão de Powersports, Sandy Scullion, entre outros executivos da empresa.
Para se chegar aos destaques, foram avaliados crescimento e desempenho dos revendedores em critérios pré-definidos: Maior Crescimento no Varejo (em três subcategorias); Maior Volume Total de Vendas no Varejo; além de Melhor Performance em Vendas de Peças por Unidade e de Acessórios por Unidade.
“Acredito que o reconhecimento faz bem para todos nós, como pessoas ou como empresas”.
Fernando Alves, Country Manager da BRP no Brasil
“Parabenizo toda a rede de revendedores pelo grande empenho e pelo engajamento no período. É uma imensa alegria poder compartilhar com todos essa contribuição tão representativa dos concessionários brasileiros para a BRP global”, destacou Fernando.
Conheça os premiados de cada categoria em 2022
Grupo Villa – Maior Crescimento no Varejo (acima de 351 unidades/ano)
Boreal – Maior Crescimento no Varejo (de 131 a 350 unidades/ano)
Celmar – Maior Crescimento no Varejo (até 130 unidades/ano)
Grupo Villa – Maior Volume Total de Vendas no Varejo
Casarini – Melhor Performance em Vendas de Peças por Unidade
Rionáutica – Melhor Performance em Vendas de Acessórios por Unidade
Atualmente com uma rede composta por 74 concessionárias no Brasil, a BRP oferece ampla cobertura, que engloba todos os estados. Com essa capilaridade, a empresa busca proporcionar a melhor experiência aos clientes na venda de veículos, peças, acessórios e serviços.
A MasterBoat, estaleiro que produz barcos e lanchas para esqui aquático, wakeboard e wakesurf, é a mais nova atração do São Paulo Boat Show 2022.
No evento, a marca irá levar o WXS 23, uma embarcação para wakesurf que conta com um painel de vidro com touchscreen e promete ótimas ondas para surf, para uma experiência cheia de diversão.
Fundado em 1987, a MasterBoat produz barcos específicos para esportes aquáticos há mais de 20 anos.
Com 25 anos de história, a histórica São Paulo Boat Show de 2022 deverá reunir mais de 100 expositores, distribuídos por uma área climatizada de 90 mil m². O público vai conferir dezenas de novidades em lanchas, veleiros, jets, infláveis, motores, equipamentos, acessórios e serviços, além de atrações como destinos náuticos, palestras e objetos de luxo. Prepare o coração!
No ano passado, o São Paulo Boat Show movimentou mais de R$ 300 milhões em negócios com a comercialização de 320 embarcações, equipamentos e serviços durante os seis dias de exposição.
Anote aí! SÃO PAULO BOAT SHOW 2022 Quando? De 23 a 28 de setembro Onde? São Paulo Expo Mais informações: saopauloboatshow.com.br
A Ecomac, empresa de engenharia do segmento de tratamento de água, estará no São Paulo Boat Show 2022 com dessalinizadores e estação de tratamento de esgoto ecológico.
Os equipamentos da Ecomac têm sistemas modulares, com flexibilidade para serem instalados em espaços pequenos, e monitoramento online da qualidade da água.
Com mais de 25 anos no mercado, a Ecomac busca soluções inteligentes e customizadas para os segmentos de tratamento de aguas, efluentes, sistemas de dosagem e controle de químicos e processos produtivos.
Com 25 anos de história, a histórica São Paulo Boat Show de 2022 deverá reunir mais de 100 expositores, distribuídos por uma área climatizada de 90 mil m². O público vai conferir dezenas de novidades em lanchas, veleiros, jets, infláveis, motores, equipamentos, acessórios e serviços, além de atrações como destinos náuticos, palestras e objetos de luxo. Prepare o coração!
No ano passado, o São Paulo Boat Show movimentou mais de R$ 300 milhões em negócios com a comercialização de 320 embarcações, equipamentos e serviços durante os seis dias de exposição.
Anote aí! SÃO PAULO BOAT SHOW 2022 Quando? De 23 a 28 de setembro Onde? São Paulo Expo Mais informações: saopauloboatshow.com.br
“Antes de comprar meu primeiro barco novo (e lá se vão três depois dele, porque eu não abro mão de investir numa embarcação novinha a cada dois ou três anos, sempre saltando de faixa), eu acreditava ser uma boa ideia ter uma casa de praia, especialmente no litoral norte de São Paulo, onde tive a minha. Doze anos depois, casa de praia para mim agora, nem pensar!
Ao investir na compra de um imóvel no litoral, você se sente obrigado a passar o fim de semana ou as férias sempre no mesmo lugar, porque investiu um bom dinheiro e o patrimônio não pode ficar ali abandonado. Manter uma casa na praia é um luxo que sai caro — é preciso investir em manutenção e em vigilância, além de serviços esporádicos de limpeza e jardinagem. Raramente você consegue aproveitá-la o suficiente para compensar as despesas. São muitos gastos tanto para usar quanto para manter. Se for mal cuidado pode gerar vários transtornos. E desvalorizar em momentos de crise.
Em contrapartida, no conforto de um barco novo, a cada saída da marina você pode optar por uma praia diferente.
Você se sente livre para poder variar o local de seus fins de semana.
No meu caso, com a casa de praia, eu me sentia obrigado a ir sempre para o mesmo lugar. Agora, fico variando entre uma praia e outra e, quando quero ir mais longe, estico até Ilhabela, Ubatuba, Paraty e Angra dos Reis, ou durmo atracado na marina mesmo, que é quase como um pequeno condomínio.
É claro que você não tem de optar entre uma casa no litoral ou um barco. Até porque é possível — e frequente — ter os dois ao mesmo tempo; um complementa o outro, embora também gere duas despesas. Mas qualquer pessoa que já tenha passado um fim de semana a bordo de uma lancha novinha em folha sem ter que se preocupar com a limpeza da piscina (aliás, quem tem um barco nem precisa de piscina, porque já tem a maior de todas em volta do próprio barco), sabe bem que um bom barco é melhor do que uma casa de veraneio.
Obviamente, não é exatamente a mesma coisa. Mas, guardadas as proporções, um barco com uma boa cabine oferece tudo o que uma casa tem, além da vantagem de você poder levá-la para onde quiser, com o quintal mudando todos os dias. Com isso, até o risco de fins de semana trancados em casa por causa da chuva diminuem bastante. Se o tempo fechar, é só mudar de lugar.
Pelo preço de um apartamento apenas mediano à beira-mar em algumas cidades balneárias é possível comprar uma lancha nova na faixa dos 30 pés, com cabine com acomodações para um casal e duas crianças e a possibilidade de dormir a bordo.
Já pelo custo de uma casa de praia em locais mais badalados do litoral brasileiro dá para ter uma lancha maior, na faixa de 40 pés, que já é bem mais completa e aconchegante.
Barcos na faixa dos 40 pés oferecem cada vez mais certos privilégios, como dois camarotes fechados, cabine com boa altura, cozinhas completas, banheiro super completo e espaço para ninguém sentir saudades da sua cama na velha casa de praia. São perfeitos para passar um fim de semana inteiro e não só passeios de poucas horas.
Enfim, há um fator decisivo ao optar por um barco novo em vez da casa de praia: o prazer!
Você já havia pensado nisso antes?”
*MARCELO PINHEIRO navega em uma lancha de 40 pés na região de Bertioga, no litoral de São Paulo, e, como um bom “louco por barco”, não perde um São Paulo Boat Show.
Vem aí o São Paulo Boat Show 2022
A histórica 25ª edição do São Paulo Boat Show está chegando. De 23 a 28 de setembro, a capital paulista vai sediar o maior salão náutico indoor da América Latina. São esperados para 2022 mais de 100 expositores, distribuídos por uma área climatizada de 90 mil m², com dezenas de novidades em lanchas, veleiros, jets, infláveis, motores, equipamentos, acessórios e serviços, além de atrações como destinos náuticos, palestrase objetos de luxo. Prepare o coração!
Anote aí!
SÃO PAULO BOAT SHOW 2022
Quando? De 23 a 28 de setembro Onde? São Paulo Expo Mais informações: saopauloboatshow.com.br
O novo modelo da linha flybridge foi desenvolvido e tropicalizado pelo estaleiro catarinense, inspirado na versão italiana Sessa F47. A versão foi pensada para o estilo brasileiro, que gosta de aproveitar a área externa, receber amigos e confraternizar ao ar livre.
De acordo com José A. Galizio Neto, Presidente da Intech Boating, o novo projeto foi feito focado em manter a essência de conforto e privacidade do projeto original, oferecendo esse plus nas áreas de convivência externa.
No mercado desde 2007, a Intech Boating ampliou a sua área de atuação em 2011 ao iniciar a produção de quatro modelos da famosa marca italiana Sessa Marine.
Atualmente, é detentora dos direitos da marca italiana e já conta com mais de 350 embarcações produzidas e navegando em mares brasileiros.
São Paulo Boat Show 2022
Com 25 anos de história, a histórica São Paulo Boat Show de 2022 deverá reunir mais de 100 expositores, distribuídos por uma área climatizada de 90 mil m². O público vai conferir dezenas de novidades em lanchas, veleiros, jets, infláveis, motores, equipamentos, acessórios e serviços, além de atrações como destinos náuticos, palestras e objetos de luxo. Prepare o coração!
No ano passado, o São Paulo Boat Show movimentou mais de R$ 300 milhões em negócios com a comercialização de 320 embarcações, equipamentos e serviços durante os seis dias de exposição.
Anote aí! SÃO PAULO BOAT SHOW 2022 Quando? De 23 a 28 de setembro Onde? São Paulo Expo Mais informações: saopauloboatshow.com.br
Dona de um mar verde água e areias branquinhas, a paradisíaca Angra dos Reis, no litoral do Rio de Janeiro, tem a fama de ter uma ilha para cada dia do ano.
Emoldurada pela vegetação de Mata Atlântica, o destino possui nada menos que 365 ilhas — a mais ilustre delas é a Ilha Grande. Os principais atrativos do destino não estão na cidade, mas no mar. Não faltam motivos, portanto, para aproveitar o melhor do destino navegando.
Por sua vocação náutica, Angra será uma das localidades apresentadas pelos Destinos Náuticos durante o São Paulo Boat Show 2022.
A 160 km da cidade do Rio, Angra dos Reis tem suas ilhas como uma espécie de extensão dos bairros. A Gipoia é boa para badalação durante o dia, Itanhangá durante a noite, e por aí vai. A cidade também é palco para a Semana de Vela, em setembro.
Passeios de escuna percorrem suas ilhas belíssimas, cercadas de águas verdejantes. É só pegar um barco e escolher o trajeto – um dos programas preferidos dos turistas é passar o dia na Ilha da Gipoia.
No cardápio de visitas imperdíveis estão recantos isolados e também praias badaladas, como a do Dentista, onde o engarrafamento de lanchas e iates é constante na alta estação. Por ali, a mordomia tem espaço de sobra — os bares flutuantes levam drinks e petiscos até às embarcações logo após os pedidos serem feitos via rádio.
Angra foi contemplada, ainda, com uma diversificada e colorida vida marinha, o que faz da região um dos melhores pontos de mergulho do país. Além de peixes de inúmeras espécies, moluscos, crustáceos, tartarugas e moréias, mergulhadores se deparam com naufrágios impressionantes.
Quem aposta somente nos equipamentos básicos, como máscara e snorkel, também não se decepciona — nos arredores das ilhas Botinas, cartão-postal do destino, há muitas belezas a serem apreciadas debaixo d’água.
Exposição Destinos Náuticos chega à 5ª edição
A Exposição Destinos Náuticos chega a sua quinta edição no São Paulo Boat Show 2022. Para ajudar os visitantes a conhecer alguns dos melhores lugares do Brasil para navegar, o salão náutico paulista apresentará um espaço exclusivamente criado para promover localidades com vocação náutica. São regiões com atrativos para todos os gostos!
São Paulo Boat Show 2022
Com 25 anos de sucesso, a histórica edição do São Paulo Boat Show em 2022 deverá reunir mais de 100 expositores, distribuídos por uma área climatizada de 30 mil m². O público vai conferir dezenas de novidades em lanchas, veleiros, jets, infláveis, motores, equipamentos, acessórios e serviços, além de atrações como destinos náuticos, palestras e objetos de luxo. Prepare o coração!
No ano passado, o São Paulo Boat Show movimentou mais de R$ 300 milhões em negócios com a comercialização de 320 embarcações, equipamentos e serviços durante os seis dias de exposição.
Anote aí! SÃO PAULO BOAT SHOW 2022 Quando? De 23 a 28 de setembro Onde? São Paulo Expo Mais informações: saopauloboatshow.com.br
Nesta quarta-feira, 17 de agosto, o canal NÁUTICA exibiu mais um episódio da segunda temporada de Loucos Por Barcos. Um bate papo descontraído semanal sobre os temas náuticos mais pedidos pelos leitores e seguidores.
Neste episódio, Guilherme Kodja e Fábio Borges, documentarista e morador da ilha há 26 anos, falam tudo sobre Fernando de Noronha, um arquipélago rico em natureza e para quem gosta da vida marinha e de aventura!
Hoje é dia de recordar o São Paulo Boat Show 2004 com a Memória Náutica – série que resgata as histórias dos 25 anos do maior salão náutico indoor da América Latina.
A série aquece os motores para o histórico 25º São Paulo Boat Show (de 23 a 28 de setembro de 2022) e relembra, em clima de nostalgia, cada edição do evento. Abaixo, acompanhe como foi o 7º São Paulo Boat Show.
Os Jogos Olímpicos de Athenas aconteceram em 2004 e renderam muitas medalhas de Ouro para os brasileiros, inclusive para o velejador Robert Scheidt, na categoria Laser.
Foi o ano em que o Orkut foi criado, mas você precisava de um convite para poder entrar na extinta rede social. Naquela época a Netflix ainda entregava DVDs de filmes por correio para seus assinantes — ela viraria uma plataforma de streaming só tempos depois.
A 7ª edição do São Paulo Boat Show mobilizou 55 mil visitantes até o Expo Center Norte em outubro de 2004. Entre os 157 expositores, foram apresentados no salão 173 lanchas e veleiros, além de jets, motores, equipamentos e acessórios.
O maior barco exposto naquele ano tinha 58 pés e pesava 23 toneladas, enquanto o menor barco, uma miniatura a motor, tinha apenas 1 pé.
“O salão superou todas as nossas expectativas. Foi o melhor Boat Show que já participamos”
André Valente, do estaleiro Ventura
Um simulador de jet foi atração no estande da Yamaha. Visitantes se encantavam com os óculos 3D e som de motor “reproduzido por um moderno sistema de realidade virtual”, como destacou o suplemento especial da revista Náutica dedicado à cobertura do evento.
Outro sucesso de público foi a prova para tirar habilitação náutica: 545 pessoas fizeram o exame de arrais durante o salão – um aumento de quase 200% em relação ao ano anterior.
O São Paulo Boat Show 2004 também teve uma área dedicada ao mergulho. O espaço reunia palestras, lançamentos e um tanque com instrutores que fazia a alegria da criançada que visitava o evento.
“A feira foi excepcional, tanto na qualidade do público como na quantidade de negócios fechados”
Antonino Italiano, dono da Marine Office
A lista de expositores daquele ano tinha marcas como Flexboat, Yamaha, Ventura, Brasil Cat, Colunna, Garmin, Sea-Doo, Fibrafort, Schaefer Yachts, Fishing, Mercury, Evinrude, Real Powerboats, Neo Yachts, Fun Jet, Sunboats, Intermarine e Esquimar, entre outras.
São Paulo Boat Show 2022
São esperados para 2022 mais de 100 expositores, distribuídos por uma área climatizada de 90 mil m², com dezenas de novidades em lanchas, veleiros, jets, infláveis, motores, equipamentos, acessórios e serviços, além de atrações como destinos náuticos, palestras e objetos de luxo. Prepare o coração!
No ano passado, o São Paulo Boat Show movimentou mais de R$ 300 milhões em negócios com a comercialização de 320 embarcações, equipamentos e serviços durante os seis dias de exposição.
Anote aí!
SÃO PAULO BOAT SHOW 2022
Quando? De 23 a 28 de setembro Onde? São Paulo Expo Mais informações: saopauloboatshow.com.br
Arrais, Mestre, Capitão ou Motonauta? Você pode entender as diferentes categorias de habilitação náutica com o especialista Marcello Souza no NÁUTICA TALKS — que vai acontecer paralelamente ao São Paulo Boat Show 2022.
Instrutor de navegação há quase 30 anos, Marcello comandará o bate-papo com o tema “O que fazer para tirar habilitação náutica Arrais, Mestre, Capitão e Motonauta?“.
A apresentação de Marcello no NÁUTICA TALKS será no sábado, dia 24, às 14h, no Centro de Convenções do São Paulo Expo.
O capitão Marcello Souza é instrutor de navegação desde os anos 90 e já foi condecorado com as medalhas de Amigo da Marinha e Honra ao Mérito Tamandaré.
Instrutor da escola náutica Argonauta, ele preside a Associação Brasileira das Escolas Náutica (Abenau), criada em 2018 para padronizar a formação dos navegadores, de acordo com a Norma da Autoridade Marítima (Normam).
São Paulo Boat Show 2022
São esperados para 2022 mais de 100 expositores, distribuídos por uma área climatizada de 90 mil m², com dezenas de novidades em lanchas, veleiros, jets, infláveis, motores, equipamentos, acessórios e serviços, além de atrações como destinos náuticos, palestras e objetos de luxo. Prepare o coração!
No ano passado, o São Paulo Boat Show movimentou mais de R$ 300 milhões em negócios com a comercialização de 320 embarcações, equipamentos e serviços durante os seis dias de exposição.
Anote aí!
SÃO PAULO BOAT SHOW 2022
Quando? De 23 a 28 de setembro Onde? São Paulo Expo Mais informações: saopauloboatshow.com.br
O mercado náutico vem em crescente ascensão nos últimos três anos e, em 2022, o setor deve encerrar o ano com faturamento de R$ 2,4 bilhões. Os dados são da Acobar(Associação Brasileira de Construtores de Barcos e seus Implementos) e representam 20% de aumento em relação ao ano anterior.
Este crescimento de novas pessoas ingressando no mercado náutico foi percebido também pelo estaleiro nacional Triton Yachts, que estará presente na próxima edição do São Paulo Boat Show. No primeiro semestre deste ano, a Triton registrou aumento de 30% na procura por embarcações de entrada, entre 30 a 37 pés.
A empresa percebeu que a pandemia transformou o comportamento do consumidor, pois as pessoas começaram a buscar no mar uma forma para reunir amigos e familiares de maneira divertida e segura.
“O longo período de isolamento social, causado pela pandemia, provocou uma mudança no perfil das pessoas”.
Allan Cechelero, da Triton Yachts
“Com as fronteiras fechadas, esse público encontrou no mar uma nova opção de lazer. Para confraternizar com a família e os amigos, muitas pessoas ingressaram no mercado náutico e as embarcações de médio porte foram as preferidas”, explica o diretor de marketing da Triton Yachts, Allan Cechelero.
Conheça as lanchas mais vendidas da marca
Entre os modelos mais vendidos da marca, de acordo com Allan, estão as Triton 300 Sport e 370 HT.
A Triton 300 Sport tem mais de nove metros de comprimento e chama a atenção pelo desempenho, conforto e design esportivo e arrojado. Na área externa, há um cockpit com espaço para lazer e circulação.
Ela conta também com um amplo sofá e área gourmet na popa com churrasqueira, propícios para experiências gastronômicas a bordo. O interior da 300 Sport também é espaçoso.
Possui cama de casal na meia-nau para pernoite e sofá que se transforma em cama de casal na proa. Banheiro fechado com chuveiro é mais um destaque para barcos dessa categoria, além de vários espaços para armazenamento.
Já a Triton 370 HT destaca-se pela navegação em mares e rios, aliada ao conforto das cabines e tecnologia empregada.
O modelo vem com hardtop, similar ao teto solar ou conversível. Isso significa um ambiente adicional amplo, com pé-direito de 1,85m.
Seu exterior conta ainda com agradáveis espaços para convivência e relaxamento com área gourmet com churrasqueira e pia na praça de popa, e solário na proa para banhos de sol, além da possibilidade de colocar uma porta no cockpit dando ainda mais privacidade e conforto para o uso.
Seus espaços internos são bastante amplos com cama de casal na proa, sofá e cozinha e na meia-nau duas camas de solteiro ou uma de casal, além de um confortável banheiro com box separado.
Quase 40 anos de história
A Triton Yachts é uma consagrada linha de barcos projetada e construída pelo estaleiro paranaense Way Brasil — que tem quase 40 anos no mercado.
A marca Triton é referência no país em lanchas para passeio e conta com uma variedade de modelos de 23 a 52 pés.
Segurança, qualidade construtiva, suporte aos clientes e constante inovação em termos de design e materiais são alguns dos pilares na trajetória da marca fundada por José Maria Cechelero, um dos mais experientes projetistas náuticos do país.
Comandada pelo maior medalhista olímpico do país, Robert Scheidt, a equipe fez regatas-treino contra outros adversários como Austrália, Argentina, Grã-Bretanha, Holanda, Suécia e Suíça.
O treinamento foi realizado a bordo do SSL 47 no Lago Neuchâtel, em Grandson, na Suíça. O barco será igual para todas as 40 equipes, que se enfrentarão numa espécie de mata-mata. O Brasil já está garantido na fase oitavas-de-final.
O SSL Team Brazil treinou várias situações de regata como largada, contorno de boia e outras manobras que serão usadas nas provas do Bahrein. As disputas serão com quatro barcos e dois de cada chave avançam de fase. A decisão terá apenas uma regata.
”O treinamento foi muito produtivo com a tripulação junta nesses oito dias. Buscamos melhorar com o grupo e isso é sempre muito importante”.
Robert Scheidt, atleta da vela
”Estamos mais bem preparados para a final. Será um grande desafio, e do mesmo jeito que estamos melhorando, as outras também estão. O objetivo foi ganhar confiança para velejar regatas duras no Bahrein e estou bem contente com esses treinos”, disse Robert Scheidt, comandante da equipe.
As bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze interromperam os treinos para a campanha do Mundial de 49erFX para se juntar ao time brasileiro liderado por Robert Scheidt.
A tripulação teve ainda Alfredo Rovere, Henry Boening Maguila, Juninho de Jesus, Gabriel Borges, Mário Trindade, Joca Signorini e Henrique Haddad.
”Vestir a camisa do time é uma coisa legal. O time é formado por atletas de outras classes, times ou barcos diferentes. Os velejos são sempre muito bons, as manobras saem e eu gosto bastante”, contou Martine Grael, que tem a função a bordo de floater e apoio na estratégia geral.
Martine Grael e Kahena Kunze estão em uma temporada quase perfeita, com dois ouros e uma prata nos principais eventos europeus da 49erFx. As duas partem nesta semana para Nova Scotia, no Canadá, para o mundial da classe.
Saiba quem são os velejadores do SSL Team Brazil
Alfredo Rovere – proa
Martine Grael – estratégia & grinder
Henry Boening Maguila – grinder
Kahena Kunze – segundo trimmer e grinder
Juninho de Jesus – pit & runners
Gabriel Borges – trimmer & jib/gennaker
Mário Trindade: trimmer & grande/trav
Joca Signorini – tática e grinder
Robert Scheidt – timoneiro
Henrique Haddad (Giga) – tripulante, coach e observador.
CEO: Bruno Prada
Conheça a SSL Gold Cup
A SSL Gold Cup reúne desde seu início 56 nações entre os membros da World Sailing para coroar a melhor nação da vela a cada dois anos.
A SSL é um evento especial da World Sailing desde 2017. Como na Copa do Mundo de futebol, as primeiras rodadas de qualificação selecionam os times que avançam para as fases eliminatórias.
Todas as regatas são disputadas com flotilhas de quatro barcos em cada, até as quartas de final. As equipes serão colocadas em chaves, com os oito primeiros colocados garantidos nas quartas-de-final.
Duas flotilhas de quatro competem nas quartas-de-final para selecionar as quatro equipes que participam da única regata da Grande Final.
O vencedor da Grande Final será coroado como a Melhor Nação da Vela. A SSL criou um formato inovador. E os fogos de artifício ao final do evento prometem dar um desfecho dramático para esta incrível competição global.
A SeaMotors estará na 25ª edição do São Paulo Boat Show, levando os motores de popa Parsun — maior fabricante de motores de popa da China.
Serão exibidos motores de 15 a 115 hp de potência, entre lançamentos e destaques da Parsun, além de motores elétricos da marca.
A SeaMotors nasceu da paixão de dois empresários aficionados por equipamentos, máquinas e motores. Com anos de experiência na venda e manutenção desses itens, a empresa distribui no Brasil equipamentos mecânicos e eletromecânicos.
Com 25 anos de história, a histórica São Paulo Boat Show de 2022 deverá reunir mais de 100 expositores, distribuídos por uma área climatizada de 90 mil m². O público vai conferir dezenas de novidades em lanchas, veleiros, jets, infláveis, motores, equipamentos, acessórios e serviços, além de atrações como destinos náuticos, palestras e objetos de luxo. Prepare o coração!
No ano passado, o São Paulo Boat Show movimentou mais de R$ 300 milhões em negócios com a comercialização de 320 embarcações, equipamentos e serviços durante os seis dias de exposição.
Anote aí! SÃO PAULO BOAT SHOW 2022 Quando? De 23 a 28 de setembro Onde? São Paulo Expo Mais informações: saopauloboatshow.com.br
“Para quem adora navegar, como eu, mas ainda não se convenceu de que vale a pena ter um barco novo para chamar de seu, eu costumo apresentar alguns números que derrubam qualquer preocupação que se possa ter: o barco não desvaloriza como um carro — pelo contrário, muitas vezes até valoriza, oferecendo mais retorno que aplicações financeiras — e, na ponta do lápis, é um ótimo investimento!
Surpreso? Todo mundo fica mesmo. Mas, contra números não há argumentos. Na média, uma embarcação perde, no máximo, 20% do seu valor no primeiro ano de uso, e cerca de 10% nos subsequentes — até chegar à metade do custo de um novo, quando, então, seu preço estabiliza. Isso explica por que nem sempre as lanchas usadas são assim tão mais baratas do que as novas.
Isso tudo, repito, na média. Porque, muitas vezes, o barco até valoriza. É o que está ocorrendo agora, com muitas marcas, no mercado brasileiro.
Dependendo da demanda, o comprador paga “x” por uma lancha e, pouco tempo depois, essa mesma lancha está valendo “x” mais “y”.
Vou dar um exemplo concreto, tomando como modelo o caso de um amigo, para mostrar que vale a pena comprar um barco. Em 2012, esse meu amigo comprou uma lancha de 43 pés por R$ 1,5 milhão. Hoje, uma lancha igual custa por volta de R$ 2,5 milhões. Ou seja, houve uma valorização de 70%!
Está certo que o dinheiro, numa aplicação financeira, também seria corrigido. Mas a remuneração dificilmente seria tão grande, e ainda haveria o perigo de a aplicação produzir resultado negativo. Com o barco, não. Você aumenta seu patrimônio sem correr riscos.
Já no caso dos carros, para ficar na comparação inicial, a perda média de valor é bem maior, entre 25% e 30% apenas no primeiro ano, e segue declinando nos anos seguintes. Há outras vantagens para o bolso em relação ao automóvel. Por exemplo: não existe IPVA náutico.
Também, ao contrário do que se costuma pensar, a manutenção de um barco não é nenhum absurdo. No caso de um carro, somando-se o valor do IPVA, do seguro, do combustível para cerca de 1.000 quilômetros por mês, dos estacionamentos e da depreciação, em apenas um ano perde-se em torno de 50% do valor investido — ou seja, em dois anos, daria para comprar outro carro igualzinho.
Já para um barco a despesa somada chega a, no máximo, 30% do valor do barco, incluindo combustível para 10 horas de uso por mês, material de limpeza, manutenção, seguro, estadia na marina, marinheiro e revisões do motor.
Faça as contas aí. Não parece, mas ter um barco sai mais em conta do que comprar um segundo ou terceiro carro para a família — com a vantagem extra de que nenhum automóvel vai até onde um barco chega.”
*RENATO MEIRA mora em São Paulo e está em sua quarta lancha: uma cabinada de 35 pés. Todas, aliás, compradas no São Paulo Boat Show.
Vem aí o São Paulo Boat Show 2022
A histórica 25ª edição do São Paulo Boat Show está chegando. De 23 a 28 de setembro, a capital paulista vai sediar o maior salão náutico indoor da América Latina. São esperados para 2022 mais de 100 expositores, distribuídos por uma área climatizada de 90 mil m², com dezenas de novidades em lanchas, veleiros, jets, infláveis, motores, equipamentos, acessórios e serviços, além de atrações como destinos náuticos, palestras e objetos de luxo. Prepare o coração!
Anote aí!
SÃO PAULO BOAT SHOW 2022
Quando? De 23 a 28 de setembro Onde? São Paulo Expo Mais informações: saopauloboatshow.com.br
A I-Sea, empresa de produtos náuticos para construção e acessórios para embarcações, estará no São Paulo Boat Show 2022.
Entre os lançamentos para o salão náutico paulista, estão gerador, tecido que acende como luz, separadores de água e óleo e carregadores de bateria, além de destaques como ar condicionados, válvulas, tintas, ferramentas, dessalinizador, sistemas hidroforos e outros.
Com mais de 30 anos de experiência, a I-Sea é especialista em soluções integradas e personalizadas para embarcações.
Isso significa que a empresa trabalha com uma grande variedade de produtos e parcerias: a ideia é abranger os itens mais importantes na construção das embarcações, tanto na estrutura quanto na decoração, na parte elétrica, hidráulica e mecânica.
Com 25 anos de história, a histórica São Paulo Boat Show de 2022 deverá reunir mais de 100 expositores, distribuídos por uma área climatizada de 90 mil m². O público vai conferir dezenas de novidades em lanchas, veleiros, jets, infláveis, motores, equipamentos, acessórios e serviços, além de atrações como destinos náuticos, palestras e objetos de luxo. Prepare o coração!
No ano passado, o São Paulo Boat Show movimentou mais de R$ 300 milhões em negócios com a comercialização de 320 embarcações, equipamentos e serviços durante os seis dias de exposição.
Anote aí! SÃO PAULO BOAT SHOW 2022 Quando? De 23 a 28 de setembro Onde? São Paulo Expo Mais informações: saopauloboatshow.com.br
A Yamaha marcará presença em mais uma edição do São Paulo Boat Show, em setembro, apresentando as novidades de sua produção. A empresa promete levar novos motores de popa de 115 a 300 hp de potência, além da linha WaveRunner de motos aquáticas.
Lançado no São Paulo Boat Show 2021, o motor de popa V8 425 XTO, com 425 hp de potência, também estará exposto no salão deste ano.
A Yamaha, que inicialmente fazia parte da Nippon Gakki Corporation, foi fundada por Genichi Kawakami, em 1955. Com a experiência na produção de motocicletas, a Yamaha começou, em 1960, a fabricar motores de popa — e não demorou para investir em novos setores. Hoje a marca fabrica uma vasta gama de produtos, desde artigos esportivos e de lazer até equipamentos industriais.
São Paulo Boat Show 2022
Com 25 anos de história, a histórica São Paulo Boat Show de 2022 deverá reunir mais de 100 expositores, distribuídos por uma área climatizada de 90 mil m². O público vai conferir dezenas de novidades em lanchas, veleiros, jets, infláveis, motores, equipamentos, acessórios e serviços, além de atrações como destinos náuticos, palestras e objetos de luxo. Prepare o coração!
No ano passado, o São Paulo Boat Show movimentou mais de R$ 300 milhões em negócios com a comercialização de 320 embarcações, equipamentos e serviços durante os seis dias de exposição.
Anote aí! SÃO PAULO BOAT SHOW 2022 Quando? De 23 a 28 de setembro Onde? São Paulo Expo Mais informações: saopauloboatshow.com.br
O navegador Aleixo Belov, 79 anos, e a tripulação do veleiro Fraternidade enfrentam o mar gélido do Oceano Ártico, seis meses após a partida de Salvador.
O trecho – que marca um feito inédito nas viagens feitas pelo velejador ao redor do mundo – é um dos mais difíceis da expedição, em virtude das geleiras que impedem a navegação.
A parte gelada da viagem começou em Nome, no Alaska, no dia 12 julho.
“Saímos bem, atravessamos o Estreito de Bering, vendo, ao mesmo tempo, o Alaska por boreste e a Sibéria por bombordo”
Aleixo Belov, navegador
“Já sabíamos que lá na frente, em Barrow, estava tudo fechado de gelo, mas fomos seguindo, confiando que o gelo ia terminar por derreter. Vínhamos pegando a carta de gelo pela internet e o degelo estava avançando. Mas, para nossa surpresa, depois que saímos o degelo deu um retrocesso. O vento norte empurrou o gelo para o sul e piorou ainda mais o que já não estava bom”, relata Belov.
Ele conta ainda que os gelos foram surgindo, cada vez mais compactos e impedindo o avanço, até que a tripulação foi obrigada a parar e ficar à deriva.
Diante dessa dificuldade, Belov e a equipe tiveram que achar um local para fazer uma parada, no meio do mar congelado.
“Procuramos um gelo grande, saltamos nele com uma alavanca, cavamos um buraco, instalamos uma garateia com um cabo e ficamos derivando junto com o gelo”, conta o navegador.
“Como a maior parte do gelo fica submersa, passamos a derivar bem mais devagar, o que foi muito bom. Mas, o gelo foi derretendo e fomos obrigados a trocar por outro, até que ficamos derivando sozinhos”.
O período difícil durou cerca de 10 dias, quando as cartas de concentração de gelo marinho indicaram uma melhora.
“Ligamos a máquina e fomos em frente. Sabíamos que era prematuro, mas resolvemos tentar. Fomos contornando os gelos, procurando passagens, ainda que estreitas, até que descobrimos que não tinha passagem entre o gelo e o continente, apesar da carta de gelo indicar como sendo o melhor lugar. Já tínhamos perdido a esperança, mas resolvemos tentar passar por cima desta formação e, depois de entrar em vários becos sem saída, voltamos e tentamos de novo até conseguir passar”, afirma.
Belov diz que essa conquista, de passar pelo Estreito de Bering, foi um grande momento de alegria para todos no veleiro Fraternidade.
“Quando chegamos em Cambridge Bay, quase não tinha mais gelo. Vocês não podiam imaginar como eu desejei conseguir chegar aqui. Tinha conseguido fazer a metade da Passagem Noroeste e estava muito feliz”, festeja o velejador.
Agora, Belov está no assentamento Gjoa Haven, em Nunavut, no norte do Canadá, e segue sentido à Groenlândia, na segunda etapa da travessia do mar gelado.
Primeiro navegador de nossas águas a dar uma volta ao mundo em solitário em um barco, o ucraniano naturalizado brasileiro Aleixo Belov chegou no Brasil aos seis anos de idade e já concluiu outras quatro circum-navegações.
O velejador também conta com um museu em seu nome, que foi inaugurado no Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador, no ano passado.
A Crosster é uma das confirmadas no São Paulo Boat Show 2022. Distribuidora multimarcas, a empresa tem diretores com expertise de mais de 10 anos de atuação nos mercados de lanternas, cutelaria e equipamentos táticos.
Durante o salão náutico paulista, a Crosster exibirá binóculos marítimos da marca Steiner, ferramentas multifuncionais Leatherman, lanternas e refletores da LedLenser, canivetes e facas Spyderco.
“Importamos o que há de melhor no mundo para o mercado nacional, sempre zelando por uma assistência técnica e atendimento de excelência. Atendemos tanto atacado quanto varejo”, afirma a empresa.
Atualmente, a Crosster trabalha com marcas como Leatherman, LedLenser, Steiner, Nitecore, Böker, Cold Steel, Colt, Ganzo, Master Cutlery, Smith & Wesson, Spyderco e United Cutlery, entre outras.
Com 25 anos de história, a histórica São Paulo Boat Show de 2022 deverá reunir mais de 100 expositores, distribuídos por uma área climatizada de 90 mil m². O público vai conferir dezenas de novidades em lanchas, veleiros, jets, infláveis, motores, equipamentos, acessórios e serviços, além de atrações como destinos náuticos, palestras e objetos de luxo. Prepare o coração!
No ano passado, o São Paulo Boat Show movimentou mais de R$ 300 milhões em negócios com a comercialização de 320 embarcações, equipamentos e serviços durante os seis dias de exposição.
Anote aí! SÃO PAULO BOAT SHOW 2022 Quando? De 23 a 28 de setembro Onde? São Paulo Expo Mais informações: saopauloboatshow.com.br
A NÁUTICA usa cookies para proporcionar a melhor experiência possível em nosso portal. Ao utilizar o nautica.com.br você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para mais informações sobre como isso funciona, clique em "Política de privacidade".OkPolítica de Privacidade