Nesta quarta-feira, 17 de agosto, o canal NÁUTICA exibiu mais um episódio da segunda temporada de Loucos Por Barcos. Um bate papo descontraído semanal sobre os temas náuticos mais pedidos pelos leitores e seguidores.
Neste episódio, Guilherme Kodja e Fábio Borges, documentarista e morador da ilha há 26 anos, falam tudo sobre Fernando de Noronha, um arquipélago rico em natureza e para quem gosta da vida marinha e de aventura!
Hoje é dia de recordar o São Paulo Boat Show 2004 com a Memória Náutica – série que resgata as histórias dos 25 anos do maior salão náutico indoor da América Latina.
A série aquece os motores para o histórico 25º São Paulo Boat Show (de 23 a 28 de setembro de 2022) e relembra, em clima de nostalgia, cada edição do evento. Abaixo, acompanhe como foi o 7º São Paulo Boat Show.
Os Jogos Olímpicos de Athenas aconteceram em 2004 e renderam muitas medalhas de Ouro para os brasileiros, inclusive para o velejador Robert Scheidt, na categoria Laser.
Foi o ano em que o Orkut foi criado, mas você precisava de um convite para poder entrar na extinta rede social. Naquela época a Netflix ainda entregava DVDs de filmes por correio para seus assinantes — ela viraria uma plataforma de streaming só tempos depois.
A 7ª edição do São Paulo Boat Show mobilizou 55 mil visitantes até o Expo Center Norte em outubro de 2004. Entre os 157 expositores, foram apresentados no salão 173 lanchas e veleiros, além de jets, motores, equipamentos e acessórios.
O maior barco exposto naquele ano tinha 58 pés e pesava 23 toneladas, enquanto o menor barco, uma miniatura a motor, tinha apenas 1 pé.
“O salão superou todas as nossas expectativas. Foi o melhor Boat Show que já participamos”
André Valente, do estaleiro Ventura
Um simulador de jet foi atração no estande da Yamaha. Visitantes se encantavam com os óculos 3D e som de motor “reproduzido por um moderno sistema de realidade virtual”, como destacou o suplemento especial da revista Náutica dedicado à cobertura do evento.
Outro sucesso de público foi a prova para tirar habilitação náutica: 545 pessoas fizeram o exame de arrais durante o salão – um aumento de quase 200% em relação ao ano anterior.
O São Paulo Boat Show 2004 também teve uma área dedicada ao mergulho. O espaço reunia palestras, lançamentos e um tanque com instrutores que fazia a alegria da criançada que visitava o evento.
“A feira foi excepcional, tanto na qualidade do público como na quantidade de negócios fechados”
Antonino Italiano, dono da Marine Office
A lista de expositores daquele ano tinha marcas como Flexboat, Yamaha, Ventura, Brasil Cat, Colunna, Garmin, Sea-Doo, Fibrafort, Schaefer Yachts, Fishing, Mercury, Evinrude, Real Powerboats, Neo Yachts, Fun Jet, Sunboats, Intermarine e Esquimar, entre outras.
O medalhista olímpico Lars Grael curtiu o salão náutico com a família
São Paulo Boat Show 2022
São esperados para 2022 mais de 100 expositores, distribuídos por uma área climatizada de 90 mil m², com dezenas de novidades em lanchas, veleiros, jets, infláveis, motores, equipamentos, acessórios e serviços, além de atrações como destinos náuticos, palestras e objetos de luxo. Prepare o coração!
No ano passado, o São Paulo Boat Show movimentou mais de R$ 300 milhões em negócios com a comercialização de 320 embarcações, equipamentos e serviços durante os seis dias de exposição.
Anote aí!
SÃO PAULO BOAT SHOW 2022
Quando? De 23 a 28 de setembro Onde? São Paulo Expo Mais informações: saopauloboatshow.com.br
Arrais, Mestre, Capitão ou Motonauta? Você pode entender as diferentes categorias de habilitação náutica com o especialista Marcello Souza no NÁUTICA TALKS — que vai acontecer paralelamente ao São Paulo Boat Show 2022.
Instrutor de navegação há quase 30 anos, Marcello comandará o bate-papo com o tema “O que fazer para tirar habilitação náutica Arrais, Mestre, Capitão e Motonauta?“.
A apresentação de Marcello no NÁUTICA TALKS será no sábado, dia 24, às 14h, no Centro de Convenções do São Paulo Expo.
O capitão Marcello Souza é instrutor de navegação desde os anos 90 e já foi condecorado com as medalhas de Amigo da Marinha e Honra ao Mérito Tamandaré.
Instrutor da escola náutica Argonauta, ele preside a Associação Brasileira das Escolas Náutica (Abenau), criada em 2018 para padronizar a formação dos navegadores, de acordo com a Norma da Autoridade Marítima (Normam).
São Paulo Boat Show 2022
São esperados para 2022 mais de 100 expositores, distribuídos por uma área climatizada de 90 mil m², com dezenas de novidades em lanchas, veleiros, jets, infláveis, motores, equipamentos, acessórios e serviços, além de atrações como destinos náuticos, palestras e objetos de luxo. Prepare o coração!
No ano passado, o São Paulo Boat Show movimentou mais de R$ 300 milhões em negócios com a comercialização de 320 embarcações, equipamentos e serviços durante os seis dias de exposição.
Anote aí!
SÃO PAULO BOAT SHOW 2022
Quando? De 23 a 28 de setembro Onde? São Paulo Expo Mais informações: saopauloboatshow.com.br
O mercado náutico vem em crescente ascensão nos últimos três anos e, em 2022, o setor deve encerrar o ano com faturamento de R$ 2,4 bilhões. Os dados são da Acobar(Associação Brasileira de Construtores de Barcos e seus Implementos) e representam 20% de aumento em relação ao ano anterior.
Este crescimento de novas pessoas ingressando no mercado náutico foi percebido também pelo estaleiro nacional Triton Yachts, que estará presente na próxima edição do São Paulo Boat Show. No primeiro semestre deste ano, a Triton registrou aumento de 30% na procura por embarcações de entrada, entre 30 a 37 pés.
A empresa percebeu que a pandemia transformou o comportamento do consumidor, pois as pessoas começaram a buscar no mar uma forma para reunir amigos e familiares de maneira divertida e segura.
“O longo período de isolamento social, causado pela pandemia, provocou uma mudança no perfil das pessoas”.
Allan Cechelero, da Triton Yachts
“Com as fronteiras fechadas, esse público encontrou no mar uma nova opção de lazer. Para confraternizar com a família e os amigos, muitas pessoas ingressaram no mercado náutico e as embarcações de médio porte foram as preferidas”, explica o diretor de marketing da Triton Yachts, Allan Cechelero.
Conheça as lanchas mais vendidas da marca
Entre os modelos mais vendidos da marca, de acordo com Allan, estão as Triton 300 Sport e 370 HT.
A Triton 300 Sport tem mais de nove metros de comprimento e chama a atenção pelo desempenho, conforto e design esportivo e arrojado. Na área externa, há um cockpit com espaço para lazer e circulação.
Ela conta também com um amplo sofá e área gourmet na popa com churrasqueira, propícios para experiências gastronômicas a bordo. O interior da 300 Sport também é espaçoso.
Possui cama de casal na meia-nau para pernoite e sofá que se transforma em cama de casal na proa. Banheiro fechado com chuveiro é mais um destaque para barcos dessa categoria, além de vários espaços para armazenamento.
Já a Triton 370 HT destaca-se pela navegação em mares e rios, aliada ao conforto das cabines e tecnologia empregada.
O modelo vem com hardtop, similar ao teto solar ou conversível. Isso significa um ambiente adicional amplo, com pé-direito de 1,85m.
Seu exterior conta ainda com agradáveis espaços para convivência e relaxamento com área gourmet com churrasqueira e pia na praça de popa, e solário na proa para banhos de sol, além da possibilidade de colocar uma porta no cockpit dando ainda mais privacidade e conforto para o uso.
Seus espaços internos são bastante amplos com cama de casal na proa, sofá e cozinha e na meia-nau duas camas de solteiro ou uma de casal, além de um confortável banheiro com box separado.
Quase 40 anos de história
A Triton Yachts é uma consagrada linha de barcos projetada e construída pelo estaleiro paranaense Way Brasil — que tem quase 40 anos no mercado.
A marca Triton é referência no país em lanchas para passeio e conta com uma variedade de modelos de 23 a 52 pés.
Segurança, qualidade construtiva, suporte aos clientes e constante inovação em termos de design e materiais são alguns dos pilares na trajetória da marca fundada por José Maria Cechelero, um dos mais experientes projetistas náuticos do país.
Comandada pelo maior medalhista olímpico do país, Robert Scheidt, a equipe fez regatas-treino contra outros adversários como Austrália, Argentina, Grã-Bretanha, Holanda, Suécia e Suíça.
O treinamento foi realizado a bordo do SSL 47 no Lago Neuchâtel, em Grandson, na Suíça. O barco será igual para todas as 40 equipes, que se enfrentarão numa espécie de mata-mata. O Brasil já está garantido na fase oitavas-de-final.
O SSL Team Brazil treinou várias situações de regata como largada, contorno de boia e outras manobras que serão usadas nas provas do Bahrein. As disputas serão com quatro barcos e dois de cada chave avançam de fase. A decisão terá apenas uma regata.
”O treinamento foi muito produtivo com a tripulação junta nesses oito dias. Buscamos melhorar com o grupo e isso é sempre muito importante”.
Robert Scheidt, atleta da vela
”Estamos mais bem preparados para a final. Será um grande desafio, e do mesmo jeito que estamos melhorando, as outras também estão. O objetivo foi ganhar confiança para velejar regatas duras no Bahrein e estou bem contente com esses treinos”, disse Robert Scheidt, comandante da equipe.
As bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze interromperam os treinos para a campanha do Mundial de 49erFX para se juntar ao time brasileiro liderado por Robert Scheidt.
Foto: Martina Orsin
A tripulação teve ainda Alfredo Rovere, Henry Boening Maguila, Juninho de Jesus, Gabriel Borges, Mário Trindade, Joca Signorini e Henrique Haddad.
”Vestir a camisa do time é uma coisa legal. O time é formado por atletas de outras classes, times ou barcos diferentes. Os velejos são sempre muito bons, as manobras saem e eu gosto bastante”, contou Martine Grael, que tem a função a bordo de floater e apoio na estratégia geral.
Martine Grael e Kahena Kunze estão em uma temporada quase perfeita, com dois ouros e uma prata nos principais eventos europeus da 49erFx. As duas partem nesta semana para Nova Scotia, no Canadá, para o mundial da classe.
Saiba quem são os velejadores do SSL Team Brazil
Foto: Martina Orsin
Alfredo Rovere – proa
Martine Grael – estratégia & grinder
Henry Boening Maguila – grinder
Kahena Kunze – segundo trimmer e grinder
Juninho de Jesus – pit & runners
Gabriel Borges – trimmer & jib/gennaker
Mário Trindade: trimmer & grande/trav
Joca Signorini – tática e grinder
Robert Scheidt – timoneiro
Henrique Haddad (Giga) – tripulante, coach e observador.
CEO: Bruno Prada
Conheça a SSL Gold Cup
A SSL Gold Cup reúne desde seu início 56 nações entre os membros da World Sailing para coroar a melhor nação da vela a cada dois anos.
A SSL é um evento especial da World Sailing desde 2017. Como na Copa do Mundo de futebol, as primeiras rodadas de qualificação selecionam os times que avançam para as fases eliminatórias.
Todas as regatas são disputadas com flotilhas de quatro barcos em cada, até as quartas de final. As equipes serão colocadas em chaves, com os oito primeiros colocados garantidos nas quartas-de-final.
Duas flotilhas de quatro competem nas quartas-de-final para selecionar as quatro equipes que participam da única regata da Grande Final.
O vencedor da Grande Final será coroado como a Melhor Nação da Vela. A SSL criou um formato inovador. E os fogos de artifício ao final do evento prometem dar um desfecho dramático para esta incrível competição global.
A SeaMotors estará na 25ª edição do São Paulo Boat Show, levando os motores de popa Parsun — maior fabricante de motores de popa da China.
Serão exibidos motores de 15 a 115 hp de potência, entre lançamentos e destaques da Parsun, além de motores elétricos da marca.
A SeaMotors nasceu da paixão de dois empresários aficionados por equipamentos, máquinas e motores. Com anos de experiência na venda e manutenção desses itens, a empresa distribui no Brasil equipamentos mecânicos e eletromecânicos.
Com 25 anos de história, a histórica São Paulo Boat Show de 2022 deverá reunir mais de 100 expositores, distribuídos por uma área climatizada de 90 mil m². O público vai conferir dezenas de novidades em lanchas, veleiros, jets, infláveis, motores, equipamentos, acessórios e serviços, além de atrações como destinos náuticos, palestras e objetos de luxo. Prepare o coração!
No ano passado, o São Paulo Boat Show movimentou mais de R$ 300 milhões em negócios com a comercialização de 320 embarcações, equipamentos e serviços durante os seis dias de exposição.
Anote aí! SÃO PAULO BOAT SHOW 2022 Quando? De 23 a 28 de setembro Onde? São Paulo Expo Mais informações: saopauloboatshow.com.br
“Para quem adora navegar, como eu, mas ainda não se convenceu de que vale a pena ter um barco novo para chamar de seu, eu costumo apresentar alguns números que derrubam qualquer preocupação que se possa ter: o barco não desvaloriza como um carro — pelo contrário, muitas vezes até valoriza, oferecendo mais retorno que aplicações financeiras — e, na ponta do lápis, é um ótimo investimento!
Surpreso? Todo mundo fica mesmo. Mas, contra números não há argumentos. Na média, uma embarcação perde, no máximo, 20% do seu valor no primeiro ano de uso, e cerca de 10% nos subsequentes — até chegar à metade do custo de um novo, quando, então, seu preço estabiliza. Isso explica por que nem sempre as lanchas usadas são assim tão mais baratas do que as novas.
Isso tudo, repito, na média. Porque, muitas vezes, o barco até valoriza. É o que está ocorrendo agora, com muitas marcas, no mercado brasileiro.
Dependendo da demanda, o comprador paga “x” por uma lancha e, pouco tempo depois, essa mesma lancha está valendo “x” mais “y”.
Vou dar um exemplo concreto, tomando como modelo o caso de um amigo, para mostrar que vale a pena comprar um barco. Em 2012, esse meu amigo comprou uma lancha de 43 pés por R$ 1,5 milhão. Hoje, uma lancha igual custa por volta de R$ 2,5 milhões. Ou seja, houve uma valorização de 70%!
Está certo que o dinheiro, numa aplicação financeira, também seria corrigido. Mas a remuneração dificilmente seria tão grande, e ainda haveria o perigo de a aplicação produzir resultado negativo. Com o barco, não. Você aumenta seu patrimônio sem correr riscos.
Já no caso dos carros, para ficar na comparação inicial, a perda média de valor é bem maior, entre 25% e 30% apenas no primeiro ano, e segue declinando nos anos seguintes. Há outras vantagens para o bolso em relação ao automóvel. Por exemplo: não existe IPVA náutico.
Também, ao contrário do que se costuma pensar, a manutenção de um barco não é nenhum absurdo. No caso de um carro, somando-se o valor do IPVA, do seguro, do combustível para cerca de 1.000 quilômetros por mês, dos estacionamentos e da depreciação, em apenas um ano perde-se em torno de 50% do valor investido — ou seja, em dois anos, daria para comprar outro carro igualzinho.
Já para um barco a despesa somada chega a, no máximo, 30% do valor do barco, incluindo combustível para 10 horas de uso por mês, material de limpeza, manutenção, seguro, estadia na marina, marinheiro e revisões do motor.
Faça as contas aí. Não parece, mas ter um barco sai mais em conta do que comprar um segundo ou terceiro carro para a família — com a vantagem extra de que nenhum automóvel vai até onde um barco chega.”
*RENATO MEIRA mora em São Paulo e está em sua quarta lancha: uma cabinada de 35 pés. Todas, aliás, compradas no São Paulo Boat Show.
Vem aí o São Paulo Boat Show 2022
A histórica 25ª edição do São Paulo Boat Show está chegando. De 23 a 28 de setembro, a capital paulista vai sediar o maior salão náutico indoor da América Latina. São esperados para 2022 mais de 100 expositores, distribuídos por uma área climatizada de 90 mil m², com dezenas de novidades em lanchas, veleiros, jets, infláveis, motores, equipamentos, acessórios e serviços, além de atrações como destinos náuticos, palestras e objetos de luxo. Prepare o coração!
Anote aí!
SÃO PAULO BOAT SHOW 2022
Quando? De 23 a 28 de setembro Onde? São Paulo Expo Mais informações: saopauloboatshow.com.br
A I-Sea, empresa de produtos náuticos para construção e acessórios para embarcações, estará no São Paulo Boat Show 2022.
Entre os lançamentos para o salão náutico paulista, estão gerador, tecido que acende como luz, separadores de água e óleo e carregadores de bateria, além de destaques como ar condicionados, válvulas, tintas, ferramentas, dessalinizador, sistemas hidroforos e outros.
Com mais de 30 anos de experiência, a I-Sea é especialista em soluções integradas e personalizadas para embarcações.
Isso significa que a empresa trabalha com uma grande variedade de produtos e parcerias: a ideia é abranger os itens mais importantes na construção das embarcações, tanto na estrutura quanto na decoração, na parte elétrica, hidráulica e mecânica.
Com 25 anos de história, a histórica São Paulo Boat Show de 2022 deverá reunir mais de 100 expositores, distribuídos por uma área climatizada de 90 mil m². O público vai conferir dezenas de novidades em lanchas, veleiros, jets, infláveis, motores, equipamentos, acessórios e serviços, além de atrações como destinos náuticos, palestras e objetos de luxo. Prepare o coração!
No ano passado, o São Paulo Boat Show movimentou mais de R$ 300 milhões em negócios com a comercialização de 320 embarcações, equipamentos e serviços durante os seis dias de exposição.
Anote aí! SÃO PAULO BOAT SHOW 2022 Quando? De 23 a 28 de setembro Onde? São Paulo Expo Mais informações: saopauloboatshow.com.br
A Yamaha marcará presença em mais uma edição do São Paulo Boat Show, em setembro, apresentando as novidades de sua produção. A empresa promete levar novos motores de popa de 115 a 300 hp de potência, além da linha WaveRunner de motos aquáticas.
Lançado no São Paulo Boat Show 2021, o motor de popa V8 425 XTO, com 425 hp de potência, também estará exposto no salão deste ano.
A Yamaha, que inicialmente fazia parte da Nippon Gakki Corporation, foi fundada por Genichi Kawakami, em 1955. Com a experiência na produção de motocicletas, a Yamaha começou, em 1960, a fabricar motores de popa — e não demorou para investir em novos setores. Hoje a marca fabrica uma vasta gama de produtos, desde artigos esportivos e de lazer até equipamentos industriais.
São Paulo Boat Show 2022
Com 25 anos de história, a histórica São Paulo Boat Show de 2022 deverá reunir mais de 100 expositores, distribuídos por uma área climatizada de 90 mil m². O público vai conferir dezenas de novidades em lanchas, veleiros, jets, infláveis, motores, equipamentos, acessórios e serviços, além de atrações como destinos náuticos, palestras e objetos de luxo. Prepare o coração!
No ano passado, o São Paulo Boat Show movimentou mais de R$ 300 milhões em negócios com a comercialização de 320 embarcações, equipamentos e serviços durante os seis dias de exposição.
Anote aí! SÃO PAULO BOAT SHOW 2022 Quando? De 23 a 28 de setembro Onde? São Paulo Expo Mais informações: saopauloboatshow.com.br
O navegador Aleixo Belov, 79 anos, e a tripulação do veleiro Fraternidade enfrentam o mar gélido do Oceano Ártico, seis meses após a partida de Salvador.
O trecho – que marca um feito inédito nas viagens feitas pelo velejador ao redor do mundo – é um dos mais difíceis da expedição, em virtude das geleiras que impedem a navegação.
A parte gelada da viagem começou em Nome, no Alaska, no dia 12 julho.
“Saímos bem, atravessamos o Estreito de Bering, vendo, ao mesmo tempo, o Alaska por boreste e a Sibéria por bombordo”
Aleixo Belov, navegador
“Já sabíamos que lá na frente, em Barrow, estava tudo fechado de gelo, mas fomos seguindo, confiando que o gelo ia terminar por derreter. Vínhamos pegando a carta de gelo pela internet e o degelo estava avançando. Mas, para nossa surpresa, depois que saímos o degelo deu um retrocesso. O vento norte empurrou o gelo para o sul e piorou ainda mais o que já não estava bom”, relata Belov.
Ele conta ainda que os gelos foram surgindo, cada vez mais compactos e impedindo o avanço, até que a tripulação foi obrigada a parar e ficar à deriva.
Diante dessa dificuldade, Belov e a equipe tiveram que achar um local para fazer uma parada, no meio do mar congelado.
“Procuramos um gelo grande, saltamos nele com uma alavanca, cavamos um buraco, instalamos uma garateia com um cabo e ficamos derivando junto com o gelo”, conta o navegador.
“Como a maior parte do gelo fica submersa, passamos a derivar bem mais devagar, o que foi muito bom. Mas, o gelo foi derretendo e fomos obrigados a trocar por outro, até que ficamos derivando sozinhos”.
O período difícil durou cerca de 10 dias, quando as cartas de concentração de gelo marinho indicaram uma melhora.
“Ligamos a máquina e fomos em frente. Sabíamos que era prematuro, mas resolvemos tentar. Fomos contornando os gelos, procurando passagens, ainda que estreitas, até que descobrimos que não tinha passagem entre o gelo e o continente, apesar da carta de gelo indicar como sendo o melhor lugar. Já tínhamos perdido a esperança, mas resolvemos tentar passar por cima desta formação e, depois de entrar em vários becos sem saída, voltamos e tentamos de novo até conseguir passar”, afirma.
Belov diz que essa conquista, de passar pelo Estreito de Bering, foi um grande momento de alegria para todos no veleiro Fraternidade.
“Quando chegamos em Cambridge Bay, quase não tinha mais gelo. Vocês não podiam imaginar como eu desejei conseguir chegar aqui. Tinha conseguido fazer a metade da Passagem Noroeste e estava muito feliz”, festeja o velejador.
Agora, Belov está no assentamento Gjoa Haven, em Nunavut, no norte do Canadá, e segue sentido à Groenlândia, na segunda etapa da travessia do mar gelado.
Primeiro navegador de nossas águas a dar uma volta ao mundo em solitário em um barco, o ucraniano naturalizado brasileiro Aleixo Belov chegou no Brasil aos seis anos de idade e já concluiu outras quatro circum-navegações.
O velejador também conta com um museu em seu nome, que foi inaugurado no Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador, no ano passado.
A Crosster é uma das confirmadas no São Paulo Boat Show 2022. Distribuidora multimarcas, a empresa tem diretores com expertise de mais de 10 anos de atuação nos mercados de lanternas, cutelaria e equipamentos táticos.
Durante o salão náutico paulista, a Crosster exibirá binóculos marítimos da marca Steiner, ferramentas multifuncionais Leatherman, lanternas e refletores da LedLenser, canivetes e facas Spyderco.
“Importamos o que há de melhor no mundo para o mercado nacional, sempre zelando por uma assistência técnica e atendimento de excelência. Atendemos tanto atacado quanto varejo”, afirma a empresa.
Atualmente, a Crosster trabalha com marcas como Leatherman, LedLenser, Steiner, Nitecore, Böker, Cold Steel, Colt, Ganzo, Master Cutlery, Smith & Wesson, Spyderco e United Cutlery, entre outras.
Com 25 anos de história, a histórica São Paulo Boat Show de 2022 deverá reunir mais de 100 expositores, distribuídos por uma área climatizada de 90 mil m². O público vai conferir dezenas de novidades em lanchas, veleiros, jets, infláveis, motores, equipamentos, acessórios e serviços, além de atrações como destinos náuticos, palestras e objetos de luxo. Prepare o coração!
No ano passado, o São Paulo Boat Show movimentou mais de R$ 300 milhões em negócios com a comercialização de 320 embarcações, equipamentos e serviços durante os seis dias de exposição.
Anote aí! SÃO PAULO BOAT SHOW 2022 Quando? De 23 a 28 de setembro Onde? São Paulo Expo Mais informações: saopauloboatshow.com.br
O São Paulo Boat Showchegou à 6ª edição com ainda mais expositores do que no ano anterior. Hoje é dia de recordar o São Paulo Boat Show 2003 com a Memória Náutica – série que resgata as histórias dos 25 anos do maior salão náutico indoor da América Latina.
A série aquece os motores para o histórico 25º São Paulo Boat Show (de 23 a 28 de setembro de 2022) e relembra, em clima de nostalgia, cada edição do evento. Abaixo, acompanhe como foi o 6º São Paulo Boat Show.
Em 2003, Michael Schumacher quebrava um recorde de 46 anos na Fórmula 1 e foi o primeiro piloto com título de hexacampeão mundial. Na mesma época, a China enviava pela primeira vez um astronauta ao espaço – até então, só Estados Unidos e Rússia/União Soviética tinham conseguido esse feito.
No Brasil, a cotação do dólar estava abaixo dos R$ 3 quando o São Boat Show 2003 reuniu as maiores marcas do mundo náutico e muitas novidades.
O evento contou com 183 expositores do Brasil e do mundo. O público pôde conferir de perto 133 motores e 191 barcos, dos quais 27 eram lançamentos.
“Alguns motores e jets estavam sendo lançados simultaneamente com a Europa e os EUA”, ressaltou a Revista Náutica na edição 183, de novembro de 2003.
Em um mundo onde o digital ganhava força, mas os celulares ainda serviam só para telefonemas ou mensagens de texto, o São Paulo Boat Show teve, pela primeira vez, uma lan house. Oferecendo 15 minutos de acesso à internet, o espaço foi sucesso entre o público.
Outra novidade disputada naquele ano foi o espaço Cachorros Náuticos, que incentivava o uso de coletes salva-vidas nos pets e tinha modelos caninos despertando a atenção dos visitantes.
Com inscrições gratuitas, o curso de arrais amador reuniu 200 interessados em 2003, dos quais 194 foram aprovados pela Marinha e saíram com suas carteiras de habilitação nas mãos. Nessa ação, 500 kg de alimentos não-perecíveis foram arrecadados e destinados a uma instituição social.
“Quem assinasse NÁUTICA durante o SPBS 2003, levava para casa um brinde especial e inesquecível: uma foto imitando a capa da revista, cuja maior ‘estrela’ era o próprio assinante”, explica a edição da Náutica da época. Durante a ação, foram produzidas mais de 500 capas.
A lista de expositores daquele ano tinha marcas como Ecomariner, Azimuti, Spirit Ferretti, Regatta, Tecnoboats, Hobie Cat, Fighter, Fibrafort, Real, Piaggia, Esquimar, Colunna, Master Boat, Milmar, Unimar, Walumar, Hunter, Trimar Multicascos, Nautiflex, Flexboats, Picapau Imports (jets Honda e Kawasaki), Nautika, Volvo, MWM, Mercury e Evinrude, entre outras.
São Paulo Boat Show 2022
São esperados para 2022 mais de 100 expositores, distribuídos por uma área climatizada de 90 mil m², com dezenas de novidades em lanchas, veleiros, jets, infláveis, motores, equipamentos, acessórios e serviços, além de atrações como destinos náuticos, palestras e objetos de luxo. Prepare o coração!
No ano passado, o São Paulo Boat Show movimentou mais de R$ 300 milhões em negócios com a comercialização de 320 embarcações, equipamentos e serviços durante os seis dias de exposição.
Anote aí!
SÃO PAULO BOAT SHOW 2022
Quando? De 23 a 28 de setembro Onde? São Paulo Expo Mais informações: saopauloboatshow.com.br
A Xspeed é uma das empresas confirmadas no São Paulo Boat Show 2022. O estaleiro, localizado no Guarujá, litoral sul de São Paulo, traz no seu portfólio a já conhecida Xspeed 120 e outras novidades para o salão.
A Xspeed 120 é uma lancha homologada para até quatro pessoas e uma boa opção de entrada no mundo náutico. Com 12 pés, permite diversão em águas abrigadas como lagoas, rios e represas, podendo ser utilizada para passeios e prática de esportes como esqui e wake.
A lancha ganhou uma versão com foil, para voar sobre as águas, e que será apresentada no 25º São Paulo Boat Show, neste ano. Entre os destaques do estaleiro ainda estão catamarãs — um deles com uma janela de acrílico transparente no casco — e modelos de pesca, além de uma 19 pés que está em desenvolvimento.
Com 25 anos de história, a histórica São Paulo Boat Show de 2022 deverá reunir mais de 100 expositores, distribuídos por uma área climatizada de 90 mil m². O público vai conferir dezenas de novidades em lanchas, veleiros, jets, infláveis, motores, equipamentos, acessórios e serviços, além de atrações como destinos náuticos, palestras e objetos de luxo. Prepare o coração!
No ano passado, o São Paulo Boat Show movimentou mais de R$ 300 milhões em negócios com a comercialização de 320 embarcações, equipamentos e serviços durante os seis dias de exposição.
Anote aí! SÃO PAULO BOAT SHOW 2022 Quando? De 23 a 28 de setembro Onde? São Paulo Expo Mais informações: saopauloboatshow.com.br
O estaleiro catarinense Schaefer Yachts completa 30 anos de mercado em 2022 e tem muitos motivos para comemorar. Entre eles, a marca de 100 embarcações exportadas para os Estados Unidos.
A Schaefer, que tem presença confirmada no próximo São Paulo Boat Show, iniciou operações nos Estados Unidos em 2016 e, desde 2017, conta com escritório próprio na cidade de Fort Lauderdale, Flórida. Por lá, conta com equipe de vendas, pós-vendas e assistência técnica.
“O mercado internacional está muito forte, representando uma grande parcela das vendas do estaleiro atualmente”, relata a empresa.
Entre os principais modelos exportados para os Estados Unidos, estão as Schaefer 303, V33, 400, 510 e 660.
Localizado na Grande Florianópolis, o estaleiro existe desde 1992 e é um dos responsáveis pela revolução de qualidade pela qual a indústria náutica nacional passou e vem passando nas últimas décadas.
Nesses 30 anos, a Schaefer já colocou na água mais de 3.500 barcos. Já as exportações ganharam projeção na última década, com a entrega de lanchas em países como Suécia, Noruega, Espanha e Estados Unidos, com a criação, inclusive de um braço de sua empresa.
O compartilhamento de embarcações vem ganhando cada vez mais espaço no mercado e a cidade de Porto Rico, no oeste do Paraná, também já pode entrar na nova tendência. A franquia Prime Share na cidade é a opção para quem deseja usufruir de um barco, sem ter as preocupações que a propriedade tradicional traz.
Neste modelo, o cliente Prime Share tem a propriedade de 1⁄4 da embarcação em seu nome, convenientemente seguro de que o barco está sendo bem cuidado e pronto para ser usado sempre que quiser, de acordo com a empresa.
Além de desfrutar do barco, o proprietário sempre tem a possibilidade de vender sua cota, se desejar. Além disso, a Prime Share cuida de documentação, seguro, manutenção, limpeza e conservação do barco.
“O compartilhamento de embarcações é perfeito para a maioria das pessoas amantes da navegação, pois o barco é utilizado para o lazer de forma programada, assim, dificilmente não terá o mesmo disponível”, destaca Orlandine.
Orlandine apostou no mercado de propriedade compartilhada por acreditar na crescente procura por este modelo de negócio.
“A grande vantagem é ter o custo fracionado e uma empresa para administrar e manter o barco sempre apto para uso”
Thiago Orlandine
A franquia Prime Share Porto Rico fica no Paraná, a 200 km de Maringá. A região é beneficiada pelas águas doces do rio Paraná, que banham a cidade com sua beleza e convidam os amantes da náutica à navegação.
Atualmente, a franquia conta com três modelos para os interessados em compartilhamento de embarcações: Ventura Comfort 195, Focker 265 Black Edition e Focker 210 FX, que ficam na Marina Grécia, parceira da Prime Share. A região comporta embarcações de pequeno e médio porte devido a navegação ser em rio.
“Somos um resort all inclusive do mundo náutico. O cliente pode entrar e desfrutar de todo benefício e conforto para seu lazer, barco sempre limpo, revisado e pronto para se divertir em família”, destaca Orlandine como alguns dos diferenciais do serviço que oferece em Porto Rico.
A empresa destaca que segurança e praticidade são os focos desse tipo de serviço, com o qual os usuários podem desfrutar de ótimos momentos de lazer sem a preocupação com pequenos detalhes e cuidados de ser proprietário de uma embarcação. “Nós cuidamos de tudo pelos cotistas”.
Os interessados em conhecer mais sobre a propriedade compartilhada de lanchas ou em conhecer os modelos que a Prime Share Porto Rico oferece, podem entrar em contato via Instagram, pelo telefone (44) 99906-4264 ou ainda por e-mail: [email protected].
Convocamos um dos maiores especialistas em barcos para abrir o ciclo de palestras NÁUTICA TALKS — que vai acontecer paralelamente ao São Paulo Boat Show 2022. Marcio Dottori vai comandar um papo com dicas importantes para todos os fãs do universo náutico.
Aberta ao público, a palestra de Márcio Dottori no NÁUTICA TALKS tem como tema “Como escolher e comprar o primeiro barco”.
A apresentação de Dottori será no sábado, dia 24, às 12h, no Centro de Convenções do São Paulo Expo.
Marcio Dottorié apaixonado pelo mar desde os 14 anos, quando ganhou seu primeiro barco: um veleiro Hobiecat 14. Anos depois, Dottori foi o primeiro brasileiro a atravessar sozinho o Atlântico Sul a bordo de um veleiro.
Engenheiro naval por formação, Dottori também foi consultor técnico de NÁUTICA por quase três décadas, onde testou mais de 600 barcos.
Ele também é autor de livros e atualmente trabalha como empresário, consultor, palestrante, escritor e professor.
As palestras de NÁUTICA TALKS serão no Centro de Convenções do São Paulo Expo, integrados ao 25º São Paulo Boat Show
São Paulo Boat Show 2022
São esperados para 2022 mais de 100 expositores, distribuídos por uma área climatizada de 90 mil m², com dezenas de novidades em lanchas, veleiros, jets, infláveis, motores, equipamentos, acessórios e serviços, além de atrações como destinos náuticos, palestras e objetos de luxo. Prepare o coração!
No ano passado, o São Paulo Boat Show movimentou mais de R$ 300 milhões em negócios com a comercialização de 320 embarcações, equipamentos e serviços durante os seis dias de exposição.
Anote aí!
SÃO PAULO BOAT SHOW 2022
Quando? De 23 a 28 de setembro Onde? São Paulo Expo Mais informações: saopauloboatshow.com.br
O velejador Beto Pandiani está em uma travessia pelo projeto Rota Polar, que marca sua 8ª expedição em catamarã sem cabine.
Chegando em Cambridge Bay, um povoado de 1.300 habitantes no território de Nunavut, no norte do Canadá, o próximo desafio de Beto será atravessar a lendária Passagem Noroeste.
Pandiani está pela terceira vez ao lado de Igor Bely — que vive o mundo da vela desde que nasceu — neste tipo de navegação.
Em Cambridge Bay, a dupla aproveita para fazer a manutenção do barco, batizado de Igloo, descansar e estudar as cartas de gelo e meteorologia para a semana que vem.
“Cambridge Bay: tão perto e tão longe”, fala Beto sobre esta parada estratégica antes de enfrentarem o que considera a “etapa mais delicada” da Travessia.
Os velejadores esperam encontrar mais gelo no caminho, ao mesmo tempo que terão mais claridade por dia.
“Amarramos o Igloo no pier de Cambridge Bay, no norte do Canadá. Que chegada suada. Hoje eu posso afirmar que o maior desafio desta viagem não é o frio, talvez nem o gelo. Eu avalio que navegar em um barco sem motor seja o grande desafio”,
Beto Pandiani, sobre a travessia Rota Polar
Em prol do meio ambiente
Fechada pelo gelo nos últimos séculos, a Calota Polar vem recuando, intensificando o tráfego marítimo e movimentando também o tabuleiro das potências que tem seu litoral banhado pelo Oceano Ártico e acelerando disputas geopolíticas.
Quais serão as consequências? Será um fenômeno cíclico ou tem relação com a emissão de combustíveis fósseis? Como, e se podemos mitigar este fenômeno? Para responder a estas e tantas outras questões o Projeto Rota Polar vai muito além da travessia, que será o ponto de partida para uma série de atividades voltadas à educação e o meio ambiente.
Entre elas está a produção de um documentário, elaboração de artigos e publicação de um livro que retratarão o impacto ambiental, social, econômico e cultural do rápido desgelo do Ártico.
Conheça os velejadores
Nascido em Santos, Beto Pandiani tem 64 anos e veleja há 40. Empresário na área de entretenimento, começou a levar a vela mais a sério a partir de 1983.
A partir daí, conquistou títulos e coleciona expedições. A primeira foi “Entre Trópicos”, de Miami (USA) a Ilhabela (Brasil), que durou 289 dias e levou quatro velejadores em dois catamarãs sem cabine de 21 pés. Depois, seguiram “Rota Austral”, “Travessia do Drake”, “Rota Boreal”, “Travessia do Atlântico” e “Travessia do Pacífico”. O velejador também é autor de livros e dá palestras — ele estará no NÁUTICA TALKS, o ciclo de palestras promovido por NÁUTICA no São Paulo Boat Show 2022.
O parceiro de aventura de Pandiani, Igor Bely, é filho de Oleg Bely, também velejador, e com quem Beto Pandiani dividiu a “Travessia do Pacífico”. Nascido a bordo de um veleiro na Ilha Reunião, no Oceano Índico, há 37 anos, Igor Bely nunca mais saiu do mar.
Já esteve a bordo de várias embarcações e tem 300 mil milhas percorridas. São mais de 20 expedições polares na Antártica, regiões subantárticas e Groenlândia, em projetos científicos e esportivos. Junto com Beto cruzou o Oceano Pacífico e o Atlântico.
O São Paulo Boat Show chegou à 5ª edição há 20 anos. Hoje é dia de recordar o São Paulo Boat Show 2002 com a Memória Náutica – série que resgata as histórias dos 25 anos do maior salão náutico indoor da América Latina.
A série aquece os motores para o histórico 25º São Paulo Boat Show (de 23 a 28 de setembro de 2022) e relembra, em clima de nostalgia, cada edição do evento. Abaixo, acompanhe como foi o 5º São Paulo Boat Show.
Ano do Penta! Na Copa do Mundo sediada por Japão e Coreia do Sul, a seleção brasileira de futebol finalmente conquistou o pentacampeonato.
Também foi em 2002 que surgiu o Fotolog: uma rede social de fotos que fez muito sucesso no Brasil e onde as pessoas publicavam selfies feitas com câmeras digitais – lembra das Cybershots? Foi só no final daquele ano que a forma como usamos o celular mudou de vez: os primeiros telefones com câmera chegavam ao Ocidente.
Trazendo um evento cheio de novidades e ainda maior, o 5º São Paulo Boat Show foi sucesso de público e de vendas, como registra a edição 171 da Revista Náutica, de novembro de 2002.
“Este ano o salão foi uma grata surpresa. Em uma semana absolutamente turbulenta da economia brasileira, vendemos acima das expectativas”
Robert Zwirn, da Aquadive
O evento, realizado de 8 a 13 de outubro daquele ano, reuniu 162 expositores no Expo Center Norte. Foram apresentados 168 motores e 231 barcos — dos quais 51% eram lanchas, 17% infláveis, 17% jets, 3% veleiros, 9% caiaques e 3% de outros tipos.
Cerca de 20% dos barcos do salão eram importados, em uma época que o dólar não estava muito favorável: a moeda americana era cotada a quase R$ 4 – o maior valor até então, desde a criação do real.
“Para competir com as importadas, não falamos em dólar. A atual cotação do dólar é política, e não temos um produto político, temos um produto real”
Edmur Matiussi, Fighter
Pela primeira vez no São Paulo Boat Show, jets ganharam um espaço só deles e aumentaram consideravelmente em relação aos anos anteriores (passaram de 7% para 17% das novidades mostradas).
Apostando em novidades tecnológicas, um dos espaços oferecia aos visitantes um “mergulho virtual”. Com óculos especiais de 3D, os visitantes assistiam a um vídeo de mergulho com tubarões nas Bahamas ou com golfinhos em Grand Cayman, Caribe.
“O público do salão entende de motor de popa e entende de quatro tempos. É um público qualificado”
Massanori Ohara, Honda
Durante o 5º São Paulo Boat Show foram sorteados um jetboat XR16 fabricado pela Colunna, além de dois pacotes de viagem – um para o Rio Boat Show e outro para Búzios, no litoral fluminense.
Entre os lançamentos da feira, os principais destaques eram as lanchas Pershing, da Ferretti, de 43 e 52 pés, e a Princesss P56, que tinha o mesmo casco da Fairline 55.
“Precisamos ter eventos como o São Paulo Boat Show porque divulga muito o setor, mostrando que um barco custa menos do que se imagina”
Marion Gonçalves, Skipper
A lista de expositores daquele ano tinha marcas como Aquaterra, Bombardier (com jets Sea-Doo e motores Evinrude e Johnson), Barracuda, Cobra, Colunna, Fishing, Estaleiro Flipper, Ecomariner, Fairline, Fibra Sul, Fighter, Flexboat, Hobie, Honda, Intermarine, Cranchi, Kapazi, Marine Express, Milmar (com Bayliner), Princess, Real Powerboats, Regal, Rodriquez Cantieri, Schaefer Yachts, Spirit/Ferretti, Volvo e Yamaha, entre outras.
São Paulo Boat Show 2022
São esperados para 2022 mais de 100 expositores, distribuídos por uma área climatizada de 90 mil m², com dezenas de novidades em lanchas, veleiros, jets, infláveis, motores, equipamentos, acessórios e serviços, além de atrações como destinos náuticos, palestras e objetos de luxo. Prepare o coração!
No ano passado, o São Paulo Boat Show movimentou mais de R$ 300 milhões em negócios com a comercialização de 320 embarcações, equipamentos e serviços durante os seis dias de exposição.
Anote aí!
SÃO PAULO BOAT SHOW 2022
Quando? De 23 a 28 de setembro Onde? São Paulo Expo Mais informações: saopauloboatshow.com.br
Na quarta-feira, 10 de agosto, o canal NÁUTICA exibiu mais um episódio da segunda temporada de Loucos Por Barcos. Um bate papo descontraído semanal sobre os temas náuticos mais pedidos pelos leitores e seguidores.
Neste episódio, Guilherme Kodja fala com Marco Garcia, da Venture Marine, sobre mitos e verdades na aquisição do primeiro barco!
No mercado há 42 anos, a Kapazi acaba de anunciar sua entrada no setor de acessórios para embarcações, para tornar a experiência dos clientes ainda mais completa.
A nova linha de acessórios Kapazi Náutica inclui diversos produtos pensados para aliar comodidade e qualidade, tornando a experiência de navegação ainda melhor. Os produtos serão apresentados no próximo São Paulo Boat Show, em setembro.
De copos a equipamentos hidráulicos: veja novidades
O novo catálogo de acessórios da Kapazi inclui copos que conservam a temperatura da bebida por até 8 horas, deixando seus passeios de barco ainda mais divertidos. São vários modelos de copos térmicos fabricados em aço inox, com 16 opções de cores.
A nova linha também conta com equipamentos hidráulicos, como bombas de porão, caixa coletora, bomba pressurizadora e muito mais. Então, além do piso náutico, os clientes Kapazi, agora, podem levar mais itens para incrementar o seu barco.
“A Kapazi trabalha sempre pensando em facilitar a vida dos clientes. Por isso, ampliamos o nosso catálogo com produtos de alto padrão. Nosso e-commerce quer atender todas as necessidades dos donos de barcos de maneira rápida e com o melhor custo-benefício”, comentou Fernando Soares, gestor da Kapazi Náutica, sobre a expansão da linha de produtos.
A empresa é consolidada no mercado por oferecer solução completa para revestimento de embarcações. Todos os processos envolvendo molde, projeto e instalação são feitos por profissionais capacitados e certificados.
Para conferir as novidades da Kapazi Náutica, basta acessar o site da marca e aproveitar todos os produtos com 10% de desconto.
Além de conferir uma das maiores edições de toda a história, quem visitar o São Paulo Boat Show 2022 poderá aproveitar descontos exclusivos em hospedagem em alguns dos melhores hotéis da cidade.
O maior salão náutico indoor da América Latina tem uma lista de hotéis parceiros que oferecem muito conforto e tarifas especiais aos visitantes e expositores do evento.
A lista de hotéis oficiaisdo evento tem o Meliã Jardim Europa, o INNSiDE by Meliã São Paulo Itaim e o Sheraton São Paulo WTC Hotel. Todos eles têm opções variadas de acomodações, com café da manhã e internet inclusos nas diárias.
Confira opções de hospedagem para o São Paulo Boat Show
Para obter tarifas diferenciadas nos hotéis oficiais do São Paulo Boat Show, é preciso mencionar “Boat Show” na reserva, seja por telefone ou por e-mail. Os valores são válidos até 1º de outubro de 2022.
Confira os preços especiais:
MELIÃ JARDIM EUROPA
Deluxe Room
Single R$469/Double R$519 + 5% iss Supreme Rom
Single R$499/Double R$549 + 5% iss Grand Premium
Single R$639/Double R$689 + 5% iss
Café da manhã e internet inclusos na diária.
Contato: (11) 3702-9627 | [email protected]
Rua João Cachoeira, 107 – Itaim Bibi – São Paulo, SP
INNSiDE BY MELIÃ SÃO PAULO ITAIM
INNSiDE Twin
Single R$349/Double R$389 + 5% iss
INNSiDE Queen com varanda
Single R$429/Double R$469 + 5% iss INNSiDE King
Single R$549/Double R$589 + 5% iss
Café da manhã e internet inclusos na diária.
Contato: (11) 3704-4400 | [email protected]
Rua Jesuino Arruda, 806 – Itaim Bibi – São Paulo, SP
SHERATON SÃO PAULO WTC HOTEL
Categoria Classic
Single R$499/Double R$ 569 + taxas (5% iss e R$ 12,30 de room tax) Categoria Executive
Single R$749/Double R$ 819 + taxas (5% iss e R$ 12,30 de room tax)
Café da manhã e internet inclusos.
Contato: 0800 703 1512 | [email protected]
Av. Nações Unidas, 12559 – Brooklin Novo – São Paulo, SP
São Paulo Boat Show 2022
Com grande adesão das principais marcas do mercado nacional e internacional, o salão náutico é uma oportunidade única para os visitantes explorarem produtos, conhecerem lançamentos, comparar marcas e fechar negócio com vantagens especiais.
São esperados para 2022 mais de 100 expositores, distribuídos por uma área climatizada de 30 mil m², com dezenas de novidades em lanchas, veleiros, jets, infláveis, motores, equipamentos, acessórios e serviços, além de atrações como destinos náuticos, palestras e objetos de luxo.
Em 2021, o São Paulo Boat Showmovimentou mais de R$ 300 milhões em negócios com a comercialização de 320 embarcações, equipamentos e serviços durante os seis dias de exposição.
Anote aí!
SÃO PAULO BOAT SHOW 2022
Quando: De 23 a 28 de setembro Onde: São Paulo Expo (Rod. dos Imigrantes, km 1,5) HORÁRIOS Abertura (23/09): das 15h às 22h Dias de semana: das 13h às 22h Fim de semana: das 12h às 22h Encerramento (28/09): das 13h às 21h Mais informações: saopauloboatshow.com.br
Ele competirá a bordo de um jet SeaDoo RXP-X 300 preparado pela Fracing. A moto aquática conta com design em “V” profundo, com atenção engenhosa aos detalhes e o exclusivo design Shark Gill, que visa melhor aceleração e controle preciso e de aceleração total em qualquer condição. O motor Rotax® 1630 ACE ™ – 300 alia potência, alta eficiência e aceleração.
Jeferson Gomes soma nove títulos nacionais no currículo e estará nas disputas da segunda etapa do Brasileiro de Jet — entre os dias 19 e 21 deste mês, na prainha do Rio Grande –, que reunirá os melhores pilotos do país e convidados internacionais.
Na primeira etapa, realizada no mês passado, em Caraguatatuba, Gomes obteve a terceira colocação pilotando o jet Sea-Doo na categoria Runabout Pro Turbo Stock. Ele ficou atrás do paulistano Valdir Brito Júnior e do gaúcho Nelio Azeredo dos Santos.
“Foi uma corrida no mar muito difícil, a maioria dos pilotos não está acostumada nesse tipo de situação. Vários pararam e consegui chegar ao pódio, também levando-se em conta que estava com equipamento inferior aos concorrentes. No geral foi bom”, avaliou.
O paulistano ainda não competiu em Rifaina e está com boas perspectivas. “Vou conhecer a cidade agora, mas as informações que tenho de lá são bastante positivas. Nessa segunda etapa será fundamental ter um bom preparo e venho treinando, um bom equipamento e estamos fazendo os acertos necessários e um pouco de sorte. Certamente será uma etapa muito disputada”, destacou o piloto.
Vários pilotos jovens estão marcando presença no 33º Campeonato Brasileiro de Jet. Para Jeferson Gomes, a introdução das categorias Novatos incentiva quem quer começar. “Isso é bastante positivo e fortalece a modalidade”, avaliou.
Outro aspecto positivo citado por Gomes nessa edição do Campeonato Brasileiro é a realização de três etapas em locais diferentes — a terceira será de 7 a 11 de setembro, em Paraty (RJ). “Ficamos dois anos sem competição, em razão da pandemia, e agora estamos retomando e com três etapas, o que é muito bom e motiva a todos”, ressaltou.
Chuvas e fortes ventos atingem o Sul do Brasil desde a madrugada desta quarta-feira (10), provocando uma série de estragos, como consequência da passagem de um ciclone extratropical pela região.
A Dejour, um clube flutuante de Balneário Camboriú(SC), não resistiu às fortes rajadas de vento — acima de 40 nós (cerca de 75 km/h). A balsa se soltou da ancoragem e afundou poucas horas depois.
Segundo relatos, a estrutura da balsa se desprendeu por volta das 7h30 da manhã, passou pela canal e entrou no mar de Santa Catarina.
O Barco Pirata, atração turística popular na cidade, foi deslocado para tentar rebocar a balsa do clube flutuante, mas os fortes ventos impediram o resgate.
A balsa-balada ficou à deriva por algumas horas e afundou ainda nesta manhã.
Nas redes sociais, muitas fotos e vídeos mostram a Dejour à deriva e afundando, bem como a tentativa de resgate.
Não houve feridos no incidente. Projetada para receber até 700 pessoas, a Dejour seria inaugurada em breve e ficava ancorada na Barra Sul.
O clube flutuante divulgou nesta tarde, por meio de sua assessoria de imprensa, que a plataforma estava ancorada com correntes e poitas antes do incidente desta quarta-feira.
“Estávamos esperando o período da pesca da tainha passar para deslocar a estrutura para o local certo na Barra Sul, e colocar todas as poitas previstas. Em nosso plano de fundeio estão previstas 16 poitas de 5 toneladas cada uma. Estas poitas só poderiam ser instaladas no local correto onde a plataforma funcionaria”, afirma Lucas Araújo, um dos sócios da Dejour, no comunicado enviado à imprensa.
A cidade de Rosana, no extremo oeste do estado de São Paulo, será palco para um grande encontro de jets. Chamado de “Encontrão”, o evento movimentará as águas da região entre os dias 26 e 28 de agosto.
Fazendo fronteira com Paraná e Mato Grosso do Sul, Rosana já recebeu campeonatos de jet profissional, amador e, agora, sediará o “Encontrão”.
O evento espera receber 120 jets e participantes de outros sete estados, incluindo Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Paraná e Santa Catarina.
O município marca o encontro da foz do rio Paranapanema com o rio Paraná, tornando a pesca uma das atividades mais realizadas no local e mostrando seu potencial náutico.
“Nos últimos cinco anos, investimos fortemente no setor náutico, com participação no Fórum Náutico, buscando conhecimento e trazendo melhorias para o setor no município. Receber esse tipo de evento nos ajuda a fortalecê-lo”, afirmou Kennedy Gabriel, secretário de Planejamento e Gestão de Rosana.
Idealizado pela MS Jet, o “Encontrão” contará com o campeão mundial de jet João Kairalla e a instrutora náutica Ana Paula Silva.
Conheça Rosana (SP)
A 730 km da capital paulista, Rosana está cercada por águas que são ponto de grande atração turística do município. A cidade é delimitada ao norte pelo Rio Paraná, ao sul pelo Rio Paranapanema, a leste pelo córrego de Guaná e Ribeirão Grande e a oeste pela confluência dos rios Paraná e Paranapanema.
De acordo com Kennedy Gabriel, o município vem desenvolvendo o potencial turístico, incentivando os passeios de barco e a instalação de marinas — o que aumenta as oportunidades de emprego e fortalece a economia da cidade.
Rosana é, inclusive, um dos 13 municípios paulistas contemplados para receber investimento do Estado para infraestrutura náutica, segundo o secretário.
A cidade abriga também duas hidrelétricas, que movimentam a economia local: a usina de Rosana e a usina de Primavera. Essa última funciona desde 2006 e possui uma eclusa para transporte fluvial — que, futuramente, ligará o município ao Mercosul.
Um balneário às margens do Rio Paraná, inaugurado em 1998, é importante área de lazer e diversão na cidade, com lanchonetes e barcos para passeio.
O São Paulo Boat Show 2022 está chegando e esses são os últimos dias para adquirir ingressos com desconto na pré-venda on-line.
Nesta fase, as entradas têm o preço de R$ 76,50 para o convite comum, R$ 40 para pessoas acima de 65 anos e R$ 10 para PCD, mais taxas. Fora da promoção, o preço cheio da entrada comum é de R$ 85.
O pagamento pode ser feito via pix, cartão de crédito com parcelas de até 12 vezes, dependendo da modalidade do bilhete, e boleto bancário.
Uma das maiores edições de toda a história do evento, o São Paulo Boat Show 2022 acontecerá de 23 a 28 de setembro de 2022, no São Paulo Expo.
Com grande adesão das principais marcas do mercado nacional e internacional, o salão náutico é uma oportunidade única para os visitantes explorarem produtos, conhecerem lançamentos, comparar marcas e fechar negócio com vantagens especiais.
São esperados para 2022 mais de 100 expositores, distribuídos por uma área climatizada de 90 mil m², com dezenas de novidades em lanchas, veleiros, jets, infláveis, motores, equipamentos, acessórios e serviços, além de atrações como destinos náuticos, palestras e objetos de luxo.
Em 2021, o São Paulo Boat Showmovimentou mais de R$ 300 milhões em negócios com a comercialização de 320 embarcações, equipamentos e serviços durante os seis dias de exposição.
Anote aí!
SÃO PAULO BOAT SHOW 2022 Quando: De 23 a 28 de setembro Onde: São Paulo Expo (Rod. dos Imigrantes, km 1,5) HORÁRIOS Abertura (23/09): das 15h às 22h Dias de semana: das 13h às 22h Fim de semana: das 12h às 22h Encerramento (28/09): das 13h às 21h Mais informações: saopauloboatshow.com.br
A NÁUTICA reuniu um time de peso para oferecer uma experiência ainda mais completa durante o São Paulo Boat Show 2022. Com boas histórias e temas relevantes do mundo náutico, a primeira edição do NÁUTICA TALKS será realizada paralelamente ao salão.
Trazendo desde dicas para comprar seu primeiro barco a relatos empolgantes de vivência no mar, as palestras do NÁUTICA TALKS vão abordar temas de serviço e vivências inspiradoras.
A agenda de conversas acontece de 24 (sábado) a 27 (terça-feira) de setembro no São Paulo Expo – mesmo endereço que receberá a histórica 25ª edição do São Paulo Boat Show.
Serão mais de 20 palestras, reunindo famosos e grandes nomes do setor.
NÁUTICA TALKS: confira as palestras confirmadas
Carlos Nascimento | A construção do iate de 154 pés e o sonho de navegar no Rio Tietê Iberê Thenório | A construção do submarino particular e histórias do Manual do Mundo Max Fercondini | Como um barco pode mudar sua vida Marcio Dottori | Como escolher e comprar o primeiro barco Michel Icart e Marina Rosa (do canal Motion Me) | Projetando um catamarã com motor elétrico para morar a bordo Guilherme Kodja | Travessia do Atlântico: a experiência de cruzar o oceano em um barco a motor Jorge de Souza | Histórias do Mar: fatos verídicos que já aconteceram nos oceanos Marcelo Giardi | Como escolher uma boa lancha de wake Álvaro Otranto | Como formar uma tripulação de qualidade para o seu barco Giovanni Dolif | Como ler a previsão do tempo e evitar acidentes na navegação Carolina Schrappe | Os melhores lugares do mundo para mergulhar em apneia e seus benefícios para a saúde Andresa Negherbon | Barco compartilhado é um bom negócio? Hélio Magalhães | Dicas para navegar à vela ou de lancha de Santos ao Rio em segurança Nicola Getschko | Os mitos e verdades sobre catamarãs Paulo Fax | Os melhores destinos para navegar no interior de São Paulo Rafaela Souza | Como encontrar baleias no litoral de São Paulo e o que fazer quando encontrá-las Marcello Souza | O que fazer para tirar habilitação náutica Arrais, Mestre, Capitão e Motonauta? Alexandre Ferrari, Kasuo Miyake e Atila Bohm | Os 100 anos do histórico veleiro Atrevida José Eduardo Guedes | A incrível travessia de João Pessoa a Ubatuba a bordo de uma lancha de 19 pés Raquel Grubba | Como inspirar mulheres a se lançar ao mar e viver seus sonhos náuticos
São Paulo Boat Show 2022
A 25ª edição do evento reunirá mais de 100 expositores, distribuídos por uma área climatizada de 30 mil m², com dezenas de novidades em lanchas, veleiros, jets, infláveis, motores, equipamentos, acessórios e serviços, além de atrações como destinos náuticos, palestras e objetos de luxo. Prepare o coração!
No ano passado, o São Paulo Boat Show movimentou mais de R$ 300 milhões em negócios com a comercialização de 320 embarcações, equipamentos e serviços durante os seis dias de exposição.
Anote aí!
SÃO PAULO BOAT SHOW 2022
Quando? De 23 a 28 de setembro Onde? São Paulo Expo Mais informações: saopauloboatshow.com.br
A Sea-Doo, marca pertencente ao grupo canadense BRP, irá apresentar mundialmente sua nova linha 2023 nesta segunda-feira (8), às 17 horas, pelo YouTube e Facebook da marca.
Funcionalidade e atenção aos detalhes são os predicados mais marcantes desses novos modelos. O Sea-Doo Explorer Pro 170 foi pensado para proporcionar aventuras únicas, e o Sea-Doo RXP-X Apex 300 promete oferecer máxima potência e estilo exclusivo.
O Sea-Doo Explorer Pro 170 é uma moto aquática pronta para a aventura e projetada para levar os pilotos ainda mais longe com mais conforto e funcionalidade.
O novo modelo promete uma navegação tranquila porque está totalmente equipado com recursos e tecnologias.
Com ele, é possível viajar por vários dias sem se preocupar em função da ampla capacidade de armazenamento, eficiência de combustível e estabilidade incomparável.
O Sea- Doo Explorer Pro 170 chega ao mercado disponibilizando novos recursos de conforto ao mundo das motos aquáticas, que garantem aos pilotos encarar praticamente todos os tipos de aventura.
A outra da novidade da Sea-Doo estreia como a moto aquática de produção mais exclusiva até o momento, além de estrear como uma edição limitada.
O Sea-Doo RXP-X Apex 300 é o jet dos sonhos para os entusiastas do alto desempenho e da velocidade.
Com base na plataforma de moto aquática de maior desempenho do setor – o RXP-X 300 -, ele leva o estilo arrojado com um toque de exclusividade, com componentes de fibra de carbono e um pacote completo de recursos atualizados.
O manuseio em altas velocidades também foi aprimorado no novo Sea-Doo RXP-X Apex 300 com o primeiro amortecedor de direção do setor para aprimorar o controle e a precisão em águas agitadas.
“A linha Sea-Doo cresceu para atender à demanda de diversão na água”, conta Alexandra Monti, gerente de marca e conteúdo global da Sea-Doo.
“Percebemos que os pilotos estavam encontrando maneiras novas e criativas de expandir a utilidade e a diversão de seu jet e isso nos inspirou muito. Os novos modelos redefinem as expectativas para motos aquáticas para aventuras e desempenho exclusivo, e farão com que nossos clientes reflitam sobre quanta diversão eles podem ter com a Sea-Doo”.
Explorar novas possibilidades
O Sea-Doo Explorer Pro 170 está pronto para levar ainda mais longe, até alguma próxima grande história, equipado com GPS Garmin de 7”, sistema de bombeamento inteligente livre de detritos (iDF) e recursos adicionais como o novo para-choque dianteiro e apoios angulados para os pés.
A plataforma inclui o casco ST3 em “V” profundo para máxima estabilidade e habilidade em águas agitadas, além de uma plataforma traseira estendida, equipada com três pontos
de fixação LinQ.
A combinação do armazenamento frontal de acesso direto, do rack multicargo LinQ e da nova bolsa de 100L encantará os exploradores, que poderão maximizar sua carga de equipamentos.
E, além dos recursos para uma longa viagem, a Sea-Doo caprichou também no conforto, focando em itens como para-brisa para proteger o piloto do vento e respingos, aprimoramento do assento e oferta de pacote Tech para curtir a playlist favorita durante todo o passeio.
Aprovado por quem mais entende de velocidade
No mês de maio, o piloto profissional de Fórmula 1, Daniel Ricciardo, foi o primeiro a testar o Sea-Doo RXP-X Apex 300 nas águas quentes de Miami.
Mesmo para ele, que ganha a vida como piloto de máquinas de desempenho, o RXP-X Apex 300 surpreendeu a ponto de exclamar: “Isso é muito bom!”.
O modelo conta com o exclusivo casco T3-R, que se inclina nas curvas com máxima precisão, e com o cockpit Ergolock-R, que conecta o piloto com a embarcação, dando liberdade para explorar todo o potencial do jet.
A adição de componentes de fibra de carbono, do pacote Tech, da coloração verde ‘racing’ com detalhes em neon e emblemas em relevo tornam o modelo ainda mais exclusivo.
O pacote RXP-X Apex 300 também inclui: assento do passageiro ergonômico, permitindo que a moto aquática seja convertida de um para dois assentos em segundos, capa de proteção personalizada e amortecedor de direção ajustável inédito no setor.
Você pode conferir novos produtos da linha 2023 da Sea-Doo na 25ª edição do São Paulo Boat Show, de 23 a 28 de setembro. As novidades estão previstas para chegar ao mercado brasileiro a partir de novembro, nas 74 concessionárias da marca espalhadas pelo país.
O Grupo Ventura reformulou seu site e traz uma grande novidade: um recurso de personalização para os clientes deixarem os produtos com a sua cara. A customização vale tanto para a Linha Marine, com embarcações de 18 a 45 pés, quanto para a Linha Adventure, com ATVs e UTVs.
A página on-line da empresa, agora, conta com apresentação moderna, layout desenvolvido para deixar a navegação ainda mais prática e intuitiva, com várias funcionalidades novas.
Para montar uma embarcação com a sua cara, basta acessar o site da Ventura e escolher a seção Monte Seu Barco. Lá, os usuários podem escolher entre cinco cores da faixa lateral, três cores de estofamento e três cores de piso para sua embarcação.
Já na parte Monte Seu Quadriciclo, depois de optar por um dos quatro veículos off-road, os clientes podem escolher uma entre as duas ou três cores disponíveis (a depender do modelo escolhido), além de selecionar quais opcionais deseja incluir.
A Ventura é uma das marcas confirmadas no próximo São Paulo Boat Show, em setembro, onde apresentará exemplares de todas as suas linhas de produtos, desde lanchas a veículos off-road e acessórios.
Com cerca de 40 anos de mercado, as novidades da presença digital da Ventura marcam a adequação do conteúdo à redefinição de sua marca, que aconteceu durante o São Paulo Boat Show 2021, quando passou a ser Ventura Experience.
Com a quarta edição do São Paulo Boat Show, o maior salão náutico da América Latina deu entrada no século 21 trazendo novidades e reunindo grande público. Hoje é dia de recordar o São Paulo Boat Show 2001 com a Memória Náutica – série que resgata as histórias dos 25 anos do evento.
A série aquece os motores para o histórico 25º São Paulo Boat Show (de 23 a 28 de setembro de 2022) e relembra, em clima de nostalgia, cada edição do evento. Abaixo, acompanhe como foi o 4º São Paulo Boat Show.
Em 2001, o primeiro filme da saga Harry Potter chegava aos cinemas e nascia a cédula de R$ 2, com uma tartaruga marinha estampada. O Brasil também voltava a reunir, após dez anos de hiato, granes nomes da música no Rock in Rio.
Mas o primeiro ano do século 21 foi marcado por altos e baixos. O Brasil vivia a crise do apagão e o racionamento de energia elétrica, enquanto o mundo acompanhou, assustado, o ataque às torres gêmeas em Nova York.
Com toda a tensão mundial, a taxa de câmbio do dólar disparou naquele ano. O valor da moeda americana em outubro de 2001 atingiu R$ 2,78 – a título de curiosidade, no ano anterior o dólar custava R$ 1,88 no mesmo mês.
Mesmo com esse cenário de instabilidade, a organização do São Paulo Boat Show conseguiu fazer um grande evento, que registrou recorde de público. O 4º São Paulo Boat Show aconteceu de 16 a 21 de outubro de 2001, no Expo Center Norte.
A edição 159 da Revista Náutica, de novembro de 2001, registrou como foi o evento. “Duas coisas marcaram o São Paulo Boat Show deste ano: o trágico alto valor do dólar em relação ao real e o notável nível de qualidade atingido pela indústria náutica brasileira”, anunciava a reportagem de balanço do 4º São Paulo Boat Show.
O salão náutico apresentou 196 diferentes barcos, sendo 18% deles importados e 82% fabricados no Brasil.
Em relação a motores, foram 160 modelos expostos naquele ano, dos quais 69% eram de dois tempos, 16% de dois tempos com injeção direta e 15% de quatro tempos.
“Se a taxa de câmbio fosse favorável, teríamos vendido mais do que o São Paulo Boat Show do ano passado porque tivemos mais público este ano, e com vontade de comprar”
José Oscar Pache, da Mercury
Mais uma vez, o evento contou com experiências para o público, como uma piscina para mergulho autônomo e outra para os visitantes divertirem-se com barquinhos comandados por controle remoto.
A lista de expositores daquele ano tinha marcas como Schaefer Yachts, Flexboat, Intermarine, Spirit, Colunna, Bayliner, Riva, Brasjet, Regatta, Evinrude, Sea-Doo, Bombardier, Johnson, Yamaha e Carbrasmar, entre outras.
São Paulo Boat Show 2022
São esperados para 2022 mais de 100 expositores, distribuídos por uma área climatizada de 90 mil m², com dezenas de novidades em lanchas, veleiros, jets, infláveis, motores, equipamentos, acessórios e serviços, além de atrações como destinos náuticos, palestras e objetos de luxo. Prepare o coração!
No ano passado, o São Paulo Boat Show movimentou mais de R$ 300 milhões em negócios com a comercialização de 320 embarcações, equipamentos e serviços durante os seis dias de exposição.
Anote aí!
SÃO PAULO BOAT SHOW 2022
Quando? De 23 a 28 de setembro Onde? São Paulo Expo Mais informações: saopauloboatshow.com.br
A Propspeed é uma das empresas confirmadas no São Paulo Boat Show 2022. A marca produz um anti-incrustante à base de silicone, sem metais pesados em sua composição, feito para reduzir a incidência de cracas nos propulsores de embarcações.
Presente em 30 países, a solução reduz o atrito das superfícies com a água, o que contribui para o aumento da vida útil dos motores e melhoria do desempenho das embarcações, com ganho de velocidade final e redução de consumo de combustível (10%, em média), segundo a empresa.
No ano passado, a marca apresentou para o mercado brasileiro a linha Propspeed Comercial, pensada especialmente para barcos de longo percurso, como balsas, rebocadores, plataformas offshore, navios de cruzeiro, etc.
A empresa irá apresentar quatro produtos no salão náutico paulista: Propspeed (revestimento para todos os metais subaquáticos), Lightspeed (revestimento para luzes subaquáticas), Foulfree (revestimento para transdutores) e as luzes subaquáticas Ultraleds.
Com 25 anos de história, a histórica São Paulo Boat Show de 2022 deverá reunir mais de 100 expositores, distribuídos por uma área climatizada de 90 mil m². O público vai conferir dezenas de novidades em lanchas, veleiros, jets, infláveis, motores, equipamentos, acessórios e serviços, além de atrações como destinos náuticos, palestras e objetos de luxo. Prepare o coração!
No ano passado, o São Paulo Boat Show movimentou mais de R$ 300 milhões em negócios com a comercialização de 320 embarcações, equipamentos e serviços durante os seis dias de exposição.
Anote aí! SÃO PAULO BOAT SHOW 2022 Quando? De 23 a 28 de setembro Onde? São Paulo Expo Mais informações: saopauloboatshow.com.br
A NÁUTICA usa cookies para proporcionar a melhor experiência possível em nosso portal. Ao utilizar o nautica.com.br você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para mais informações sobre como isso funciona, clique em "Política de privacidade".OkPolítica de Privacidade