Polvo Dumbo raríssimo é avistado por mergulhadores; confira o vídeo

Momento excepcional foi registrado em vídeo, a 2.665 metros de profundidade no oceano

02/10/2023

Não é todo dia que você encontra um polvo com aparência fantasmagórica no fundo do mar. Mas, em uma expedição marinha recente, realizada no Oceano Pacífico, próximo das ilhas havaianas, um raríssimo “polvo Dumbo” — como é apelidado — foi registrado em imagens e vídeo.

O Grimpoteuthis — nome científico do animal — , foi encontrado por uma equipe de pesquisadores no fundo do oceano, a 2.665 metros de profundidade, ao noroeste do Havaí. Eles se depararam com o polvo dumbo flutuando na frente de um minissubmarino. Confira no vídeo abaixo.

 

 

Este animal é um tipo de cefalópode que habita as profundezas do oceano — costuma viver a 3,9 mil metros de profundidade — e, como já mencionado, raramente é visto por humanos.

 

Além disso, ele também se esconde na escuridão marinha e tem seus braços menores que o de outros polvos. Com dois grandes olhos e um corpo largo, a aparência fantasmagórica chama a atenção das poucas pessoas que conseguem encontrá-lo.

O motivo pelo qual o polvo Dumbo vive nas profundezas do oceano se dá por conta de sua incapacidade de suportar o calor. Seu apelido, por sua vez, teve inspiração no personagem homônimo da Disney, por conta de suas orelhas, digamos, avantajadas. Seu tamanho, por sua vez, é pequeno: quando adulto, chega a medir de 20 a 30 centímetros.

 

Suas estruturas, que lembram orelhas, na verdade são barbatanas usadas pela espécie para capturar comida. Como não possui presas, a dieta do animal conta com caracóis, vermes ocasionais, moluscos e outros pequenos animais.

Foto: Youtube/ EV Nautilus/ Reprodução

Apesar disso, encontrar mais informações sobre esta espécie é deveras desafiador. Afinal, esses animais abissais são encontrados em poucas situações, o que torna seu registro em imagens, por exemplo, bem mais complexo. Para se ter ideia, até o momento, apenas 20 polvos deste tipo foram descritos.

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

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    01/10/2023

    Não importa muito qual seja a exposição em cartaz. Para quem visita o Dune Art Museum — ou, Museu das Dunas –, na China, o personagem principal é o próprio edifício. Visitá-lo é também uma experiência; ou melhor, a verdadeira experiência.

    Construído em um trecho de praia chamado Gold Coast Aranya, de frente para a Baía de Bohai, a 300 quilômetros de Pequim, o Dune Art Museum — como o próprio nome sugere — fica enterrado em uma duna de areia!

    Foto: Zaiye Studio / Divulgação

    Inspirado na velha brincadeira de cavar a areia à beira-mar, o arquiteto Li Hu imaginou uma galeria de arte que ficasse escondida, como uma caverna misteriosa, sob as dunas da Gold Coast, com entrada de luz através de cavidades sinuosas, feito conchas de concreto.

     

    Como se sabe, dunas são montes de areia móvel cujas formas variam de acordo com a direção do vento. No caso da Gold Coast, porém, essas dunas, formadas naturalmente ao longo dos anos, foram solidificadas pelas raízes profundas de arbustos nativos, o que significa que se mantêm estáveis, o que facilitou a construção da estrutura subterrânea, formada por uma série de túneis e grutas interligadas.

    Foto: WU Qingshan / Divulgação

    Enquanto do lado de fora o museu está totalmente integrado à natureza, seus espaços internos foram projetados como uma misteriosa rede subterrânea, que acomoda uma variedade de espaços, como galerias de arte, estúdios, uma sala de leitura e dez salas de exposição de diferentes tamanhos (três externas), além de um café e de áreas de recepção e de serviços.

    As instalações são inspiradas em cavernas, a forma mais antiga de habitação humana, cujas paredes abrigaram algumas das primeiras obras de arte do homem. – Li Hu, da Open Architecture

    A ideia, segundo ele, é proporcionar uma experiência verdadeiramente imersiva com a natureza, e ao mesmo tempo ajudar a preservar o ecossistema vulnerável das dunas.

    Foto: WU Qingshan / Divulgação

    Para isso, a equipe de trabalhadores — recrutada, em sua maioria, entre empregados dos estaleiros locais, por conta da capacidade de operar com moldes — escavou as dunas e esculpiu dentro delas uma extensa rede de concreto branco, totalizando 930 m² de área construída. Detalhe: quase todas as paredes, pisos, vidros e bares do museu foram feitos à mão, com o auxílio de moldes de madeira.


    Uma escada em espiral leva até uma torre, espécie de mirante, único elemento arquitetônico que se destaca sob a duna. No futuro, o museu terá também um longo píer de madeira que se estenderá até uma rocha, dentro da Baía de Bohai, construindo um diálogo poético entre “a terra e o mar”.

     

    A entrada principal é uma abertura em forma de túnel embutida na areia. Depois de percorrer um longo e escuro túnel, os visitantes chegam a um salão, iluminado suavemente por uma claraboia. Em seguida, o espaço se abre e se chega ao salão central de exposições, onde um feixe de luz desce do alto da cúpula.

    Foto: WU Qingshan / Divulgação

    Aí você pode escolher para onde ir, no labirinto de outras salas de exposições. A proposta é ir alternando passagens escuras com súbitos clarões nas salas principais, gerando assim múltiplos ambientes para os artistas exporem suas obras, aproveitando as mudanças da luz do dia.

     

    Além disso, como as claraboias foram posicionadas de maneiras diferentes, graças a um estudo cuidadoso da trajetória seguida pelo sol ao longo do dia e das estações do ano, para quem olha de dentro do Dune Art Museum para fora, o céu e o mar apresentam um cenário distinto a cada momento, e essa jornada também faz parte da experiência.

    Na China, muitas dunas de areia foram removidas pela ação do homem, por obstruírem a visão da linha do mar. Para o arquiteto Li Hu, dunas são obras de arte naturais, e não obstruções. Por isso, precisam ser preservadas.

     

    O museu não está apenas integrado à natureza na forma, mas também em uma série de medidas de sustentabilidade. Por exemplo: o “telhado” coberto por vegetação e areia pode reduzir bastante o consumo de energia no inverno e no verão, enquanto claraboias de diferentes formatos e tamanhos fornecem iluminação natural.

    Foto: WU Qingshan / Divulgação

    Além disso, no ambiente interno a temperatura e a umidade permanecem constantes, por conta de um sistema de alta eficiência que bombeia o calor, com emissões zero, substituindo o ar-condicionado.

     

    Com o passar do tempo, Li Hu espera que a arquitetura desse “santuário” interaja com a natureza, assumindo aparências diferentes. A expectativa é que desapareça progressivamente de vista, enterrado na areia sob a ação do vento, dando fluência a um ecossistema que vigora há milhares de anos.

     

    Em resumo, arte, meio ambiente e arquitetura se combinam com um efeito extraordinário no Dune Art, um museu inspirado nas forças da natureza.

     

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      Barco de vidro e diamantes é ícone na paisagem de Antuérpia, na Bélgica

      Escultura fica a 46 metros de altura e embeleza o segundo maior porto da Europa

      30/09/2023

      Feita de 2 mil painéis triangulares de vidro, a nova sede da Autoridade Portuária de Antuérpia, na região de Flandres, na Bélgica, parece um barco flutuante, e ainda por cima todo cravejado de diamantes.

      Coisa da cabeça, brilhante, da arquiteta britânica, de origem iraniana, Zaha Hadid, que em 2009 (ao vencer um concurso de arquitetura entre cinco candidatos) recebeu a missão de ampliar um imóvel centenário, antigo quartel do corpo de bombeiros, naquele que é o segundo maior porto da Europa. O objetivo era acolher 500 trabalhadores da Autoridade Portuária, que estavam espalhados por diversos escritórios.

      Conhecida como a “rainha das curvas” ou “arquiteta futurista”, Zaha decidiu que essa extensão, em primeiro lugar, seria aérea, a fim de preservar o edifício histórico, de 12 mil m². Depois, que teria a forma de um barco, aproveitando o ambiente portuário. Por fim, que seria moldada como a mais apreciada das pedras preciosas, um aceno para a indústria de brilhantes da cidade, conhecida como “capital mundial do diamante”.

      O resultado é o que se vê nessas imagens: uma impressionante escultura de vidro, a 46 metros de altura, que, para quem está “a bordo”, oferece visão de 360 graus do porto de Antuérpia, que se estende por mais de 11 quilômetros de cais e recebe anualmente 15 mil navios comerciais e 60 mil barcos fluviais, já que a cidade fica às margens do Rio Scheldt e é ligada ao Mar do Norte pelo estuário Westerschelde.

       

       

      Inaugurada em setembro de 2016, a estrutura pós-moderna contrasta com o original edifício simétrico de tijolos sobre o qual parece flutuar, mas que na verdade se apoia em dois pilares de concreto (que por sua vez abrigam elevadores e escadas), além de duas colunas em V que pousam com grande precisão no átrio central.

      Infelizmente, Zaha Hadid — respeitada como a primeira mulher a ganhar o prêmio Pritzker, considerado o Nobel da arquitetura — morreu antes de ver sua obra concluída, deixando um legado de construções admiradas em todo o mundo e 36 projetos ainda em desenvolvimento.

       

      Dentre eles estão o Terminal Marítimo de Salerno, na Itália, e o Estádio Al Janoub, em Al Wakrah, no Qatar, cuja cobertura foi inspirada nas velas dos tradicionais barcos Dhow, usados por mergulhadores de pérolas na Baía de Doha. São prédios que mais se parecem com esculturas gigantes, com muitas curvas e visual futurista.


      A designer assinou também o protótipo de superiate de 420 pés (128 metros), para o estaleiro alemão Blohmn & Voss. Batizada de Jazz, a embarcação lembra um exoesqueleto, com “ossos” ligando todos os deques.

       

      No porto de Antuérpia, o impacto visual, marca registrada da artista, fica evidente na plasticidade hipnotizante da obra de diamantes. São cerca de 100 metros de comprimento de uma estrutura totalmente coberta por vidro, tanto transparente quanto opaco, com uma transição gradual de placas planas (na extremidade sul) a curvas e onduladas, na face norte. Um verdadeiro show de arte e design.

       

      Durante a fase construção, com todos os olhos voltados para o alto do antigo quartel de bombeiros, os habitantes da cidade se perguntavam: “o que será aquilo?” Alguns, viram um navio. Outros, um grande diamante. “Deixe para a imaginação das pessoas. Seja um diamante, seja um navio, estamos felizes em viver nele”, responde agora Eddy Bruyninckx, CEO da Autoridade Portuária de Antuérpia.

       

      No interior, a Port House é amplamente aberta e projetada para promover um ambiente de trabalho produtivo e saudável. As únicas exceções são as salas de reuniões, um gabinete do presidente da Autoridade Portuária, uma sala panorâmica voltada para o porto no sétimo andar e um auditório do outro lado do mesmo andar, com vistas igualmente panorâmicas da cidade.

      Um restaurante, salas de reuniões, um auditório com 90 lugares e muitos espaços abertos completam a New Port House de Antuérpia. O fato de o edifício ser totalmente envidraçado permite não só a entrada de luz natural como cria efeitos de sombras e luz sobre os triângulos facetados, refletindo  — em constante mudança — a cor dos céus e os tons do rio, já que está rodeado de água.

      O impacto geral na paisagem está longe de ser sutil. Para alguns críticos, o outrora imponente quartel do corpo de bombeiros foi reduzido a um pedestal. Para Joris Pauwels, porém, os dois edifícios são complementares.

       

      Além disso, ao contratar o projeto, a Autoridade Portuária de Antuérpia pretendia exatamente isso: a criação de um ícone; um elemento arquitetônico que se destacasse em uma paisagem urbana industrial e pudesse ser identificado de longe.

       

      Zaha Hadid, que desde o início do projeto foi inflexível quanto à preservação do prédio original, fez o que fazia de melhor: deu asas à imaginação, integrando dois elementos aparentemente antagônicos, um contraste entre o passado e o novo.

       

      Seu “puxadinho” de diamantes é pura poesia, exemplo da mais pura arte arquitetônica. Como homenagem à arquiteta, após sua morte, o conselho da cidade alterou o endereço da Port House, no Cais 63, para Zaha Hadidplein, nº 1.

       

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        Submarino da U-Boat Worx é apresentado no Monaco Yacht Show 2023

        Modelo Super Sub será entregue ao seu proprietário no final deste ano

        29/09/2023

        O Monaco Yacht Show 2023 teve início no último dia 27 e vai até este sábado (30), na França. No evento, a U-Boat Worx, uma das principais fabricantes de submersíveis do mundo, apresentou seu novo modelo da embarcação: o Super Sub.

        Com previsão de entrega ao seu proprietário no final deste ano, a embarcação tecnológica da empresa holandesa possui 100 kw de empuxo, adequado para velocidades de até 10 nós. O submersível pode subir e descer suavemente em ângulos de até 45 graus e fazer curvas rápidas.

        Foto: U-Boat Worx / Divulgação

        Segundo a marca, o Super Sub é o submersível privado mais rápido do mundo, além de ser capaz de lidar com poderosas correntes subaquáticas.

         

        Em 2020, a empresa iniciou a produção em série do NEMO, seu menor submarino, que pode levar um ou dois ocupantes até 100 m de profundidade e permanecer lá por até oito horas. Ao todo, a U-Boat Worx já construiu 25 NEMOs e espera ter mil deles na água até 2030.


        A empresa também comercializa os submarinos C-Researcher e C-Explorer, que podem ir até 3.000 m de profundidade nas regiões oceânicas escuras da “Meia-Noite”.

         

        Em Mônaco, a marca também mostrou o que pensa para o futuro, apresentando um modelo de seu Nautilus de 37,5 m, uma embarcação subaquática com cinco grandes janelas redondas que revestem um amplo casco tubular com piscina, terraço, bar e uma luxuosa mesa de jantar. Essas instalações ao ar livre são retraídas antes que o submarino desça abaixo do nível do mar.

         

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          Aventureira Tamara Klink se torna a primeira brasileira a atravessar sozinha o Círculo Polar Ártico

          Sozinha, ela realizou a viagem que durou mais de dois meses, a bordo de um veleiro de aço

          Já pensou em como deve ser cruzar o Círculo Polar Ártico absolutamente sozinho? Pois Tamara Klink, de 26 anos, arquiteta e filha do navegante e escritor Amyr Klink, conseguiu realizar essa travessia e se tornar a primeira brasileira — e a mais jovem navegadora do país — a realizar o percurso sozinha.

          Foram mais de dois meses cercada por icebergs e na companhia de peixes e pássaros. A arquiteta aventureira percorreu 2.500 milhas entre Camaret sur Mer, na França, e Aasiaat, na Groenlândia, a bordo do veleiro de aço Sardinha 2, com 10,5 metros de comprimento.

          Foto: Instagram @tamaraklink/ Reprodução

          Mais difícil do que navegar essa distância, foi planejar toda essa viagem. O orçamento tinha suas limitações e a travessia foi atrasada em cinco meses por conta de imprevistos, tornando a navegação diferente do planejado inicialmente.

           

          Com isso, Tamara perdeu os períodos na Groenlândia em que o sol brilha durante 24 horas — entretanto, pegou também menos icebergs no caminho. Além disso, ela viajou sem acesso à internet, e a troca de e-mails por satélite era restrita à equipe técnica.

          Para correr atrás do tempo perdido, decidi cortar muitas escalas do caminho, fazendo trechos bem mais longos de navegação — Tamara Klink

          Segundo a aventureira, o caminho até o círculo polar é de alto risco. Havia icebergs grandes e pequenos não detectados no radar que surgiam de repente. Para sua segurança, ela recebia relatórios diários sobre a posição dos blocos de gelo.

          Aqui há poucos locais para fazer reparos se houver um acidente ou se acontecer um problema no motor no meio do radar — relatou Tamara

          Vale destacar que o planejamento para realizar a travessia até o Ártico começou ainda em 2022, e teve vários momentos em que Tamara pensou em desistir. Segundo ela, pelo menos uma vez por dia, escrevia em seu diário que estava com muito medo — sensação que aumentava quando ia ancorar.

          Foto: Instagram @tamaraklink/ Reprodução

          Mas no final de tudo, a longa e solitária viagem valeu a pena e Tamara concluiu sua terceira travessia. Antes, ela já tinha se tornado a mais jovem brasileira a atravessar o Oceano Atlântico sozinha.

          É um exercício em que estou sempre encontrando novas energias, estímulos e, para uma mulher, isso é muito motivador — compartilhou Tamara Klink

          Foto: Instagram @tamaraklink/ Reprodução

          Encantada com a beleza da natureza diariamente — principalmente com o mar e seus icebergs — Tamara se orgulhou de sua trajetória. Por fim, a mais jovem brasileira a atravessar o Círculo Polar Ártico sozinha deseja “mudar o imaginário do que uma mulher é capaz”.

           

          Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

           

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            Destinos Náuticos levou música ao vivo e atrações típicas ao São Paulo Boat Show 2023

            Representando cidades e estados com vocação náutica, estandes buscaram atrair investidores para o turismo das águas

            28/09/2023

            A mostra Destinos Náuticos exibiu uma variedade de destinos brasileiros com vocação náutica dentro da 26ª edição do São Paulo Boat Show. Entre os participantes estavam os estados da Bahia, São Paulo e Paraná, além das cidades de Ilhabela e Florianópolis.

            Com diferentes ações e planos de divulgação, cada estande procurou incentivar o turismo náutico em sua região. Assim, os Destinos Náuticos puderam atrair desde investidores a curiosos pelas localidades. Confira abaixo detalhes do que foi apresentado no espaço dedicado a cada destino.

            Governo do Estado da Bahia

            Primeiro destino náutico da história do Brasil, Bahia estava representada pela Secretaria de Turismo (Setur-BA) no São Paulo Boat Show 2023. No estande, teve brindes, informações sobre os roteiros náuticos e conversas com investidores, para atrair novas possibilidades para a região.

            Com a primeira e terceira maior baía do Brasil (Baía de Todos os Santos e Baía de Camamu, respectivamente), a região tem boas expectativas sobre o crescimento do turismo na região, que está em alta para destinos náuticos.

            É a melhor possível, e já estamos sentindo isso. Estamos sentindo um interesse do público e do empresariado, que despertou o olhar para o Nordeste e para a Bahia – Marcos Diniz

             

            Segundo o coordenador técnico, além das 11 novas intervenções náuticas, já tem muita coisa encaminhada para alavancar o turismo náutico na Bahia, com alguns estaleiros interessados, hotel com projeto bilionário em andamento para a Costa dos Coqueiros e muito mais.

            Governo do Estado de São Paulo

            Dividido por regiões turísticas, o estande do Governo do Estado de São Paulo destacou as atrações náuticas que o estado oferece. Os destinos escolhidos englobavam tanto o litoral quanto as águas interiores, com seus rios, represas e lagos paulistas.

            Temos destinos muitas vezes inexplorados pelo nosso turista e público náutico, mas que compete de igual para igual com os principais destinos – Marcio Adalto, executivo de trade dos Grandes Lagos Resorts e Parque Aquático

            Esses destinos turísticos abrangem tanto a iniciativa privada como as cidades como entes públicos. Segundo Marcio Adalto, os principais lugares se encontram na região do litoral norte e nas águas doces — no extremo-noroeste de São Paulo –, com destaque para o turismo de pesca.

            Governo do Estado do Paraná

            Em parceria com a Secretaria de Turismo e o Instituto Água e Terra, o estande contou com participação da banda Malta durante o último domingo (24), atraindo os visitantes. Além disso, teve exposição de um mini-trailer, para o público conhecer um pouco sobre e ficar mais próximo do “sonho” do motorhome.

            O estande veio com a proposta de divulgar os destinos turísticos do estado e as unidades de conservação abertas para visitas, além de exibir destinos náuticos do Paraná. Os destaques ficam para o litoral, com duas grandes baías (Guaratuba e Paranaguá), a região de Angra Doce, Porto Rico e Região das Cataratas.

            Ilhabela

            O estande da prefeitura de Ilhabela, junto com a Secretaria de Turismo da região, divulgou o local como um grande destino náutico. Junto consigo, a Capital da Vela trouxe empresários do ramo, além de comentar sobre as atividades que podem ser feitas na cidade, como por exemplo, o avistamento de baleias.

            A principal ação é divulgar a Ilhabela como destino náutico e também alavancar os empresários  Carol Reis, assessora de turismo de Ilhabela

            Além disso, através de empresários, o produto Marinas Náuticas foi ofertado aos visitantes, que receberam o mapa “pocket” da cidade e puderam ver de perto a réplica de um rabo de baleia.

            Florianópolis

            O estande da cidade de Florianópolis (SC), contou com um telão que divulgava os principais feitos turísticos do local. Um reduto de praias encantadoras, a região é um convite para os amantes do mundo náutico. Seu território é praticamente todo uma ilha com 172 km de litoral, que abriga mais de 40 praias.

             

            Entre as principais, temos a Praia dos Ingleses, Praia da Lagoinha — ideal para passeios em família — , Praia Brava — recomendada para quem busca surfar — , e muito mais. Além disso, a Lagoa da Conceição, uma lagoa de água salgada, é popular para a prática de windsurf e excursões de barco.

             

            Em setembro de 2022, foi anunciado o projeto Parque Urbano e Marina Beira-Mar Norte, com investimento de R$ 215 milhões por meio da Parceria Público-Privada (PPP). A ideia é de que a projeção ocupe um espelho d’água de 200 mil m², avançando por 300 metros no mar. Sua previsão de entrega é para 2025.

             


             

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              Barco elétrico quebra recorde mundial e percorre 777 quilômetros em 24 horas

              Modelo C-8, da sueca Candela, fez percurso em Estocolmo e superou barco da canadense Voltari Electric

              Os barcos elétricos estão chegando com tudo no mercado náutico. Provando que as embarcações merecem atenção, o modelo C-8, da empresa sueca Candela, fez um percurso de 777 quilômetros ao redor de Estocolmo (Suécia) em 24h. Com isso, o barco elétrico quebra o recorde da canadense Voltari Electric, que percorreu 146 quilômetros com uma única carga entre a Flórida (EUA) e as Bahamas, no Caribe.

              A embarcação possui autonomia de 106 quilômetros com uma única carga e, segundo a marca, atinge uma velocidade de cruzeiro de 37 km/h. Para concluir o percurso em tempo recorde, os navegadores alternaram corridas de 45 minutos a uma velocidade máxima de aproximadamente 50 km/h entre cargas, por 24 horas.

              Foto: canal Candela Boats no Youtube / Reprodução

              Para além do recorde, a embarcação mostra que os barcos elétricos vieram para ficar também por outro motivo muito relevante: a diminuição das emissões de dióxido de carbono (CO2). No trajeto pelas vias navegáveis interiores ao redor de Estocolmo, o C-8 emitiu 17 quilos de CO2, 99% a menos que um barco comum teria emitido — cerca de quase dois mil quilos.

              Como funciona o C-8 Candela

              Para quebrar o recorde, o barco elétrico C-8 partiu do porto de Frihamnen, em Estocolmo, elevando-se acima da água. Para isso, a embarcação utiliza hidrofólios retráteis — estruturas semelhantes a asas — que impulsionam o desempenho e a eficiência do barco, além dos hélices contra-rotativas duplos.

              Foto: Candela Boats / Divulgação

              Alimentada pela Polestar, a embarcação utiliza o mesmo pacote de bateria de 69 quilowatts-hora do Polestar 2, um fastback elétrico. Com ela, a Candela afirma que o C-8 é o barco elétrico de maior autonomia no mercado por uma ampla margem. Para quebrar o recorde mundial, barco usou carregamento rápido em corrente contínua (DC), graças à bateria móvel Voltpack da Northvolt e ao carregador Plug.


              O custo total de eletricidade para completar o percurso foi de US$ 127 (aproximadamente R$ 640 com valores convertidos em setembro de 2023), enquanto num barco convencional, movido a combustíveis fósseis, o valor teria sido de US$ 1.483 (cerca de R$ 7,5 mil), de acordo com a marca.

               

              Quanto ao valor do barco elétrico, seu preço parte de US$ 395 mil (aproximadamente R$ 2 milhões, sem considerar impostos).

               

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                Conheça 8 hotéis submarinos para viver uma experiência no fundo do mar

                Debaixo d’água, hóspedes podem desfrutar de paisagens deslumbrantes enquanto observam vida marinha

                Por: Redação -

                Já pensou abrir a cortina do quarto e dar de cara com o fundo do oceano? Em um dos hotéis submarinos ao redor do mundo, é possível receber visistas de peixinhos, tartarugas marinhas, arraias e, com um pouco de sorte, até mesmo, de um tubarão.

                Pode parecer cena de filme de ficção científica, mas pelo menos uma dúzia de hotéis no mundo oferecem a experiência de hospedagem em um quarto localizado debaixo d’água, como se fosse um aquário. Confira, a seguir, uma seleção de oito deles.

                Hotéis submarinos ao redor do mundo

                 The Palm Hotel Aquarim

                Essa é a proposta do Atlantis, The Palm Hotel Aquarim, de Dubai. Através de janelas panorâmicas que vão do chão ao teto dos quartos e dos banheiros, com vista para a Lagoa Ambassador, suas suítes subaquáticas permitem aos hóspedes observar mais de 65 mil espécies marinhas, incluindo o maior predador dos mares.

                Per Aquum Niyama

                Já pensou jantar observando a fauna do Oceano Índico? Então, é só fazer uma reserva no resort Per Aquum Niyama, que fica nas ilhas Maldivas e tem um restaurante, chamado Subsix, instalado seis metros abaixo da linha do mar. Comer lá, sentado em cadeiras que se parecem com anêmonas, é uma experiência inesquecível.

                Conrad Maldives Rangali Island

                Também nas Maldivas, o Conrad Maldives Rangali Island mantém uma suíte, a The Muraka, cinco metros abaixo da linha d’água. No mesmo nível fica o restaurante Ithaa Undersea, que parece um aquário, coberto por uma cúpula semicircular de vidro acrílico transparente. Ao custo US$ 12 mil por noite, esse aquário converte-se em uma suíte.

                Resorts World Sentosa

                Localizado na costa sul de Singapura, o Resorts World Sentosa oferece 11 suítes de dois andares apelidadas de Equarius Ocean Suites, referência aos quartos/aquários instalados na parte inferior. À frente do janelão de vidro concentram-se corais de cores vibrantes e muitos peixes, para curtir deitado na cama ou dentro de uma banheira.

                Manta Resort Pemba Island

                Outra escolha certa para quem gosta de explorar a vida marinha é o Manta Resort Pemba Island, que fica em Zanzibar, na Tanzânia, no leste da África. São 16 quartos na praia, além de uma suíte literalmente dentro d’água, por onde circulam animados cardumes de peixes de recife. Com sorte, é possível receber a visita de golfinhos.


                Poseidon Undersea Resort

                Já no Oceano Pacífico, nas Ilhas Fiji, o cinco estrelas Poseidon Undersea Resort literalmente imita um aquário, mantendo todas as suas 24 suítes (além de restaurante, bar, spa,  sala de convenções, etc.) debaixo d’água, a 12 metros de profundidade. Para o acesso, o resort dispõe de um submarino.

                Foto: Poseidon Undersea Resort / Divulgação

                Intercontinental Shanghai Wonderland

                Localizado em uma antiga pedreira com 88 metros de profundidade, em Xangai, na China, o Intercontinental Shanghai Wonderland mantém dois andares inferiores, batizados de Premier Underwater View, nos quais é possível dormir rodeado de peixes, uma vez que alguns quartos se encontram submersos, claro.

                Per Aquum Huvafen Fushi

                Os quartos do resort Per Aquum Huvafen Fushi, no atol Male Norte, nas Maldivas, estão todos na superfície. Debaixo d’água mesmo está o spa, chamado “sanus per aquum” (ou “cura através da água”). Enquanto recebem tratamentos de beleza e massagens, os clientes observam a vida marinha do oceano Índico.

                 

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                  Ex-presidente Bolsonaro visitou o São Paulo Boat Show 2023

                  Veja entrevista de Jair Bolsonaro a Guilherme Kodja, no Estúdio Náutica

                  Por: Redação -

                  O ex-presidente Jair Bolsonaro esteve presente na 26ª edição do São Paulo Boat Show, maior salão náutico da América Latina, no último dia 26 de setembro. Bolsonaro visitou alguns estandes em exposição, incluindo o da Schaefer Yachts e o da Volvo Penta.

                  Bolsonaro percorreu o evento por algumas horas, conferindo os expositores que levaram ao salão náutico barcos de luxo, projetos de iate, lanchas de pesca, motos aquáticas e equipamentos náuticos.

                  Marcio Luz Schaefer, Jair Bolsonaro e Marcio Schaefer

                  O ex-presidente também aproveitou a visita para conversar com diversos empresários do setor náutico e deu uma entrevista a Guilherme Kodja, no Estúdio Náutica. Confira abaixo o bate-papo.

                   

                   

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                    Itapema inicia construção do Píer Turístico, na Foz do rio Perequê, para barcos de até 60 pés

                    Estrutura representa uma virada de chave no turismo náutico, segundo a secretária de Turismo Noeli Thomé

                    Itapema, em Santa Catarina, é uma cidade com indiscutível vocação para o turismo náutico. Fica a 17 km de Balneário Camboriú, a 21 km de Bombinhas, 25 km de Itajaí e 70 km de Florianópolis. Somadas à localização privilegiada estão um colar de praias maravilhosas e áreas de lazer generosas, entre outros atrativos. Porém, a cidade carecia de certa infraestrutura para receber barcos vindos de fora. Não carece mais!

                    Já com todas as licenças ambientais em mãos, em setembro, a prefeita Nilza Simas deu início à construção de um projeto para lá de inspirador: o moderníssimo píer turístico de Itapema, na Foz do rio Perequê, com 16 vagas molhadas para barcos de até 60 pés, que deverá ser entregue em dois anos.

                    “Esta obra, um investimento de R$ 53 milhões, será tocada por meio de uma Parceria Público Privada (PPP) e vai mudar a realidade da região. Sob a perspectiva do turismo náutico, representa uma virada de chave”, disse a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Itapema, Noeli Thomé, ao anunciar a boa-nova, durante o 8º Congresso Internacional Náutica, que antecedeu a abertura oficial do São Paulo Boat Show 2023.

                    A estrutura, inspirada no famoso Píer 39, de São Francisco, na Califórnia, terá 180 metros, divididos em dois molhes, com espaços para restaurantes, bares e lojas, área de convivência e estacionamento.

                     

                    “Quem chegar embarcado na cidade poderá fazer uma bela refeição e depois entregar-se aos passeios e compras, enquanto sua lancha permanece atracada”, conta Noeli.

                    O projeto promete ser um marco para o turismo da região e um atrativo para turistas que desejam conhecer mais de perto as belezas dessa parte de Santa Catarina, conhecida como a Costa Verde e Mar.

                     

                    A área engloba Itapema, Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí, Balneário Piçarras, Penha, Bombinhas, Porto Belo, Ilhota e Navegantes.

                    Confira os temas do 8º Congresso Internacional Náutica

                    Eduardo Bekin: Case Porto Barão de Tefé, Antonina/PR

                    Roberto de Lucena: Desenvolvendo o Turismo Náutico no Estado de SP

                    Aguilar Junior: Novo molhe de Caraguatatuba

                    Carlos Henrique Sobral: Turismo Náutico Brasileiro

                    Alessandro Miranda: Turismo Náutico Águas Interiores

                    Vinicius Lummertz: Turismo das Águas

                    Adriano Silva: Turismo Náutico em Joinville

                    Silvia Fernandes: Case da Marina VillaReal

                    Rubens José Belão: Turismo Náutico no Interior Paulista

                     

                    Paulo Fax: Hidrovia Tietê Paraná 2023

                    Noeli Thomé: Píer Turístico de Itapema

                    Michele Castilho: Bandeira Azul nas Marinas e Praias

                    Pedro Bório: Visão Internacional: Eventos em Turismo Náutico

                    Jamille Consulin: Legislação Ambiental

                     

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                      Governo de SP oferece R$ 4 bilhões em crédito como estímulo ao turismo náutico

                      Roberto de Lucena anunciou, no 8º Congresso Internacional Náutica, programa de crédito a ser lançado em breve

                      Cerca de R$ 4 bilhões serão oferecidos pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio de nove instituições financeiras, em novo programa de crédito que deve ser lançado em breve para incentivar o turismo náutico, com criação de infraestrutura voltada ao setor.

                      Palavra do Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, durante o 8º Congresso Internacional Náutica, evento que integrou a programação do São Paulo Boat Show 2023, maior feira do setor da América Latina.

                      “O turismo náutico oferece um mar de possibilidades, podendo ser definido como uma alavanca de desenvolvimento econômico e social, com a criação de empregos e de renda. Apesar disso, esse tipo de turismo representa apenas 0,02% do PIB brasileiro. A parte boa é que o potencial a ser explorado é enorme”, disse Lucena, explicando o motivo da criação do programa de crédito, que beneficiará, inicialmente, treze municípios paulistas, com a implantação de estruturas náuticas como píeres e rampas.

                       

                      Os municípios são: Araçatuba, Avaré, Fartura, Mira Estrela, Pederneiras, Pereira Barreto, Piraju, Presidente Epitácio, Rosana, Rubinéia, Sales, Timburi e Três Fronteiras.

                       

                      “A expectativa é que o número de turistas e excursionistas salte de 1,6 milhão para 6 milhões, num prazo de dez anos, com impacto na economia de mais de R$ 2,5 bilhões”, acrescentou o secretário.

                      O Governo de São Paulo promete também liberar de R$5,6 bilhões para revitalização do Rio Tietê, em cujas águas, ao longo de 1,1 mil km, foi detectado um aumento no índice de poluição.

                       

                      Lucena também destacou ações que vêm sendo estruturadas por meio do Fórum Náutico Paulista e que serão apresentadas ao Governo até o dia 15 de novembro. Tudo isso para a implantação do Plano Estadual de Desenvolvimento do Turismo Náutico.

                      Além disso, São Paulo e Paraná — por meio Roberto de Lucena e do secretário de Turismo do Paraná, Marcio Nunes — selaram parceria, com a assinatura de um protocolo de intenções, para fomentar turismo na chamada “Angra Doce”.

                       

                      A região, que fica no conjunto formado pela Represa de Chavantes e seu entorno, abrangendo 15 municípios, é propícia à prática de esportes como rafting, canoagem, trekking, asa delta, voo livre, paraglider, parapente, além de passeios náuticos e pesca esportiva.

                      Confira os temas do 8º Congresso Internacional Náutica

                      Eduardo Bekin: Case Porto Barão de Tefé, Antonina/PR

                      Roberto de Lucena: Desenvolvendo o Turismo Náutico no Estado de SP

                      Aguilar Junior: Novo molhe de Caraguatatuba

                      Carlos Henrique Sobral: Turismo Náutico Brasileiro

                      Alessandro Miranda: Turismo Náutico Águas Interiores

                      Vinicius Lummertz: Turismo das Águas

                      Adriano Silva: Turismo Náutico em Joinville

                      Silvia Fernandes: Case da Marina VillaReal

                      Rubens José Belão: Turismo Náutico no Interior Paulista

                       

                      Paulo Fax: Hidrovia Tietê Paraná 2023

                      Noeli Thomé: Píer Turístico de Itapema

                      Michele Castilho: Bandeira Azul nas Marinas e Praias

                      Pedro Bório: Visão Internacional: Eventos em Turismo Náutico

                      Jamille Consulin: Legislação Ambiental

                       

                       

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                        Stand up paddle no gelo faz sucesso no Alasca durante verão do Hemisfério Norte

                        Cercados por icebergs, supistas praticam a modalidadade nas águas azuis do congelante estado americano

                        Por: Redação -

                        Supistas existem em vários lugares do mundo. Mas, se há um lugar onde o stand up paddle virou uma verdadeira paixão é o Alasca! Sim, o maior estado americano, onde as temperaturas variam entre fria, muito fria e congelante, virou o point dos remadores de pé.

                        Pelo menos é o que acontece durante o verão no Hemisfério Norte, entre 20 de junho a 23 de setembro, quando os termômetros sobem, alcançando agradáveis 18°C, e se formam verdadeiras piscinas entre o gelo azul dos icebergs.

                        Atraídos por esse incrível cenário, a modalidade stand up paddle  — explorada pelas agências de turismo — explodiu no último verão no Alasca. A aventura faz parte do cardápio de várias empresas de turismo.


                        A Alaska Helicopter Tour, por exemplo, promete uma experiência de 3 a 4 horas nas piscinas da Knik Glacier, com aterrissagem e voo panorâmico de helicóptero sobre a geleira remota. Por sua vez, a Alaska Wilderness Charters oferece uma expedição de oito dias com tudo incluído e hospedagem no The Glacier Bear, um iate de 95 pés.

                        Se você gosta de stand up paddle, este passeio pode ser o mais incrível, saudável, divertido e diferente que você jamais fez.

                         

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                          O São Paulo Boat Show 2023 chegou ao fim após uma maratona de seis dias de evento. De 21 a 26 de setembro, os apaixonados pelo universo náutico puderam conferir de perto as últimas novidades do setor. E, para conseguir registrar todos os dias do maior salão náutico da América Latina sem perder nada, a Amstel Ultra, cerveja oficial do evento, disponibilizou totens para recarga das baterias de celular durante o salão.

                          Disponibilizados de forma gratuita no espaço NÁUTICA Talks, cinco totens somaram 30 espaços para carga de bateria durante o salão náutico, garantindo, assim, que os visitantes pudessem aproveitar e registrar todos os momentos do evento sem passar apuros.

                           

                          A Amstel Ultra, cerveja que refrescou o público do São Paulo Boat Show 2023, é uma puro malte do Grupo Heineken, e conta com 47% menos calorias, é low-carb e livre de glúten.

                          Além disso, o rótulo do Grupo Heineken conta com 4% de teor alcoólico. A proposta de Amstel Ultra é convidar as pessoas a não contarem calorias aproveitando os momentos com o sabor e a qualidade característicos do puro malte.


                          Composta por ingredientes naturais, como água, malte e lúpulo, a cerveja esteve disponível no São Paulo Boat Show nas versões lata de 269 ml e long neck de 275 ml. Presente em cinco países, a Amstel Ultra segue a família de cervejas Amstel, marca essa que nasceu em 1870 na cidade de Amsterdã, Holanda.

                           

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                            Yanmar, Yamaha, Volvo Penta, Hidea e Mercury estiveram presente no maior evento náutico da América Latina com novidades

                            27/09/2023

                            Na 26ª edição, o São Paulo Boat Show contou com muitas novidades no setor, inclusive na parte de motores. Durante o dia 21 a 26 de setembro, muitos lançamentos, tecnologias e grandes atrações movimentaram o São Paulo Expo. Com participação da Yanmar, Yahama, Volvo Penta, Hidea e Mercury, confira o que cada um trouxe de destaque para o maior salão náutico da América Latina.

                            Destaques da Yanmar

                            Para o salão náutico paulista, a Yanmar teve em seu estande motores ideais para embarcações de lazer, como o modelo 3YM30, com rabeta SD25, e os motores 6HYM-WET e 4LHA-STP. Com mais de 86 anos de experiência no setor, os motores da marca contam com sistema de injeção Common Rail, que otimiza a eficiência e o desempenho do equipamento, resultando em baixas emissões e ruídos e mais potência.

                            Um dos destaques da marca, o motor 3YM30 é ideal para aplicação em veleiros. Movido a diesel, o modelo possui 29 hp de potência e três cilindros, e se destaca pelo baixo nível de ruído. O equipamento pode ser utilizado com a rabeta SD25, projetada e desenvolvida pela Yanmar.


                            Além dele, a marca levou o modelo 6HYM-WET que possui 368kW (500mhp) a 515kW (700mhp) de potência, 13.73L de volume de cilindros, além de turbocompressor e injeção mecânica, e o motor 4LHA-STP, que possui 160mhp a 240mhp (3300 rpm) de potência e 3,455 L de volume dos cilindros.

                            Os modelos são indicados para embarcações como lanchas rápidas dedicadas à praticagem, turismo, transporte de passageiros, apoio, recreacionais, além de pequenos empurradores, barcos de pesca e ferrys.

                            Destaques da Yamaha

                            No São Paulo Boat Show 2023, o motor VX Cruiser HO, da Yamaha, teve seu destaque de lançamento no salão, agora com nova litragem 1.9, propulsor mais potente, aceleração mais rápida e suave. Além disso, o produto ficou mais silencioso, casco aprimorado e teve sua capa feita de fibra de celulose com novo estilo.

                            Entre os destaques, a marca trouxe sua linha de motores de popa, com dois novos modelos. O primeiro deles é o F450AVT2, posicionado como o propulsor mais potente da marca, que passa a oferecer 25 hp a mais, totalizando 450 hp ao total.

                            Motores Yamaha

                            O segundo modelo é o F200 NST, que tem sistema de direção eletro-hidráulica, prometendo maior espaço e conforto na navegação, por ser integrada ao cavalete do motor. O comando é eletrônico e tem o sistema Helm Master EX, com piloto automático e joystick. Este recurso pode equipar a embarcação que tenha apenas um motor.

                            Destaques da Volvo Penta

                            No Boat Show, o grande destaque da Volvo Penta ficou com o IPS (Inboard Performance System), que coloca a marca como premium e exclusiva no sistema de motores e propulsão no mercado náutico.

                            Seja para um cruzeiro tranquilo até espaço extra a bordo, este sistema funciona com até 30% de redução de combustível. Além disso, sua tecnologia proporciona maior alcance de cruzeiro, velocidade máxima, emissões de CO2 e menos ruído quando comparado com a linha de eixos internos.

                            A empresa também exibiu o motor de veleiro D1 30 litros, além de trazer a primeira Volvo Penta Store fora da cidade de Gotemburgo, na Suécia — com jaquetas, bolsas, acessórios e linha infantil. Dois simuladores que possibilitam sentir como é atracar um barco também fizeram parte do grande estande da marca.


                            Destaques da Hidea

                            Durante a 26ª edição do São Paulo Boat Show, tivemos em destaque no estande da Hidea a linha 115 hp e 130 hp. Eles são motores lançados no ano passado e disponíveis no mercado em 2023, com três anos de garantia.

                            Com a promessa de serem fortes, econômicos e silenciosos, esses motores são recomendados para pescas esportivas e barcos de lazer até 24 pés. Além disso, o carro-chefe da empresa, os motores pequenos de bote de apoio, caiaque de pesca — todos com muita durabilidade — também estavam presente no estande da Hidea.

                            Destaques da Mercury

                            Pela primeira vez em São Paulo, a principal novidade da Mercury foi o V10 400 hp — também chamado de Verado 400. Mais leve e com maior bloco que os modelos antigos, ele é disponível e adaptado para ser utilizado com o sistema joystick pilot da Mercury.

                            O motor 30 hp também foi apresentado em primeira mão no São Paulo Boat Show: um três cilindros com apenas 30 kg, sendo o mais leve da categoria, segundo a marca. A nova geração de comandos eletrônicos para os motores DTS de popa ou centro-rabeta também foi apresentada no estande.

                            A Mercury exibiu o primeiro motor de popa 100% elétrico da marca, o Avator 7.5, na faixa de 3 a 4 hps. Com autonomia de seis a nove horas, o motor é totalmente silencioso e não emite poluentes. Maior motor de popa do mundo, o V12 600 hp também foi uma grande atração no evento, literalmente.

                             

                            Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

                             

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                              Explora 80 é o novo modelo de entrada da série Yacht Collection

                              Estaleiro Inace apresentou a maquete do seu lançamento durante o São Paulo Boat Show

                              À sua festejada coleção Yacht Collection, o estaleiro Inace adicionou um novo modelo: o Explora 80, que foi apresentado por meio de uma maquete no São Paulo Boat Show 2023.

                              O lançamento passa a ser o novo modelo de entrada da linha Explora, antes formada por iates de 90, 127, 131 e 165 pés. Com ele, a Inace entra na disputa do segmento mais disputado e que mais cresceu nas últimas décadas no Brasil.

                              O Explora 80 tem 24 metros de comprimento, 6,30 metros de boca, quatro suítes, cinco banheiros e tanques de combustível de 10 mil litros, o que significa autonomia para fazer travessias transoceânicas.

                               

                              Embora o forte desse tipo de barco não seja o desempenho, o Explora 80 usa dois motores de 590 hp a 1.380 hp, que geram entre 12 e 20 nós de velocidade de máxima, com cruzeiro entre 10 e 16 nós.

                               

                              Criada para atender aos consumidores mais exigentes, não apenas no Brasil como na Europa e nos Estados Unidos, a série Yacht Collection divide-se em duas coleções: Explora e Aventura (modelos de 100, 125, 135 e 147 pés). 

                              Com 56 anos de atividades (36 deles focados no mercado de luxo, além de barcos de uso militar), o Inace (sigla de Indústria Naval do Ceará S.A.) já colocou na água cerca de 660 embarcações, a maioria adquirida por clientes internacionais.

                               

                              Com a Explora 80, a empresa, com sede em Fortaleza, avança ainda mais no mercado de luxo, nacional e internacional, no qual, aliás, já conta com boa posição.

                               

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                                SuperCar Jet, da Sea Life, é barco com cara de carro e tem espaço para quatro pessoas

                                Estaleiro apresentou a novidade ao público durante o São Paulo Boat Show 2023

                                Com o propósito de unir os mundos automotivo e náutico em um só veículo, a Sea Life esteve no São Paulo Boat Show. Pela primeira vez no maior evento náutico da América Latina, a empresa está apresentando ao público seu novo barco-carro. Batizado de SuperCar Jet, o modelo pode ser equipado com um motor automotivo marinizado.

                                A nova embarcação tem linhas que lembram um carro esportivo. A empresa pontua que o essencial desse projeto é proporcionar novas experiências na hora de navegar. Surpreendentemente, o novo projeto conta com o motor automotivo, mas que pode ser utilizado em embarcações.

                                Esta novidade da Sea Life traz autonomia de até quatro horas de navegação e o conforto de uma embarcação, afinal de contas, mesmo tendo um formato de carro, se trata de um barco. Além disso, a empresa conta com a manutenção facilitada de todo o projeto.

                                O novo barco-carro lançado no mercado tem preço inicial de R$ 225 mil. De acordo com a empresa fabricante do modelo, ele pode ser usado tanto para lazer quanto para uso comercial. A depender do uso, o cliente pode optar por motores da Yamaha, Mercury ou outra marca.

                                 

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                                  Com o intuito de apresentar ao público apaixonado tanto pelo mundo automotivo quanto náutico, a Porsche levou o Taycan Turbo S ao São Paulo Boat Show. A marca — representada pela revendedora BEXP — mostrou o primeiro modelo 100% elétrico da montadora alemã no maior evento náutico da América Latina.

                                  Único carro elétrico da marca no Brasil até o momento, o Taycan Turbo S tem 761 cavalos e 105 kgfm de torque. Ele tem carregador de 350 kW e para carregar de 10% até 80% de bateria precisa apenas de 22 minutos. Com o intuito de reforçar sua vocação esportiva, o Taycan vem de fábrica com freios de cerâmica.

                                  Diversos modos de condução, suspensão a ar adaptável e faróis de LED com sistema adaptativo são alguns diferenciais do Taycan Turbo S. Ele ainda pode ser personalizado de diversas formas pelo seu comprador. Sua autonomia é de até 570 quilômetros. O modelo ainda conta com painel 100% digital e, na dianteira, existem mais duas telas de entretenimento.

                                  O revestimento do painel, volante e bancos é feito em couro. Outra inovação do Porsche Taycan Turbo S é contar com manopla do câmbio na parte de trás do volante, o que traz uma condução diferenciada. Caso a família do comprador precise de espaço, o esportivo tem dois porta-malas. Na frente são 84 litros e na traseira mais 405 litros.


                                   

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                                    GWM Ora 03 e Haval H6 GT marcam presença no São Paulo Boat Show 2023

                                    Hatch 100% elétrico, o GWM Ora 03 foi lançado recentemente e o Haval H6 GT tem a seu favor desenho sofisticado cupê

                                    Desde que chegou ao mercado automotivo brasileiro, a GWM apresentou diversos modelos e está expondo o Ora 03 Skin e o Haval H6 GT no São Paulo Boat Show 2023. O Ora 03 se trata do mais novo lançamento da fabricante chinesa em território brasileiro.

                                    Comercializado no Brasil, o Ora 03 possui duas versões: GT e Skin. Ambas contam com um motor elétrico e tração dianteira. O propulsor rende 171 cv e 25,5 kgfm de torque. Na versão mais acessível, a Skin, a bateria tem capacidade de 48 kWh e autonomia de 310 quilômetros. Já na variante GT, a bateria tem capacidade de 63 kWh e autonomia de 400 quilômetros.

                                    O GWM Ora 03 sai de fábrica com controle de cruzeiro inteligente, sete airbags, assistente de ponto cego, piloto automático, frenagem autônoma de emergência, ar-condicionado automático, faróis e lanternas em LED, sensor de chuva, assistente de partida em rampa, central multimídia com tela sensível ao toque de 10,25 polegadas e conexão Android Auto e Apple CarPlay, entre outros itens.

                                    Ainda no estande localizado no Espaço dos Desejos, está presente o Haval H6 GT. O SUV híbrido cupê tem três motores, sendo dois elétricos em cada eixo dianteiro e mais um a combustão 1.5 turbo de quatro cilindros. Juntos, eles rendem 393 cv e 77,7 kgfm de torque. Mesmo em se tratando de um modelo grande, sua aceleração de 0 a 100 km/h é cumprida em curtos 4,8 segundos.

                                    O SUV cupê vem equipado com bancos revestidos em couro ecológico, porta-malas com abertura elétrica, teto solar panorâmico, seis airbags, controle de tração e estabilidade, painel digital com tela de 10,25 polegadas, central multimídia de 12,3 polegadas com conectividade sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, e mais equipamentos.


                                     

                                     

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                                      Nova embarcação da Torpedo Marine é revelada no São Paulo Boat Show 2023

                                      Torpedo T700 conta com novidades, entre elas desenho inovador, assentos apropriados e recursos tecnológicos

                                      Maior evento náutico da América Latina, o São Paulo Boat Show trouxe novidades ao setor, entre elas o novo modelo da Torpedo Marine. Especializada na fabricação de embarcações infláveis, o estaleiro atua no mercado desde 2016 e apresenta agora ao público o Torpedo T700.

                                      A novidade se trata de uma embarcação rígida e inflável. O T700 foi projetado por uma engenheira da Pirelli, conhecida por fabricar pneus. A borracha utilizada nos arredores do modelo foi escolhida devido sua alta resistência nas mais diversas ocasiões. Os assentos da embarcação são feitos de courvin anti-mofo.

                                      A Torpedo oferece ao cliente diversos modos de personalizar sua embarcação. O exemplar apresentado no salão náutico é equipado com motor Suzuki, mas existe a opção do Mercury de 225 hp. Na parte da frente, a novidade tem desenho em “V”, por duas razões.

                                      Um dos motivos para a Torpedo ter escolhido por esses traços é que, desse modo, na hora de navegar, a água não volta com tanta força para a proa. A outra razão é que com este desenho, o impacto na água será mais suave.

                                      O novo modelo, em suas duas versões, conta com hard-top. A Standard é mais indicada para lazer, como a pesca ou a navegação em rios. Já a variante Smart é indicada tanto para águas mais tranquilas quanto para as mais agitadas.


                                       

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                                        Azov Yachts estreia no São Paulo Boat Show com a lancha Azov 480 HT

                                        Estaleiro de Pernambuco tem quatro anos de vida e mira em cascos marinheiros

                                        Apresentando-se pela primeira vez no São Paulo Boat Show, com a exibição de três modelos de lanchas (a Z 260 Open, a Z 380 Open e Z 480 HT), a Azov Yachts, com sede em prédio próprio de 15 mil m² no município de Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco, é um estaleiro com apenas quatro anos de vida, mas — atenção para o detalhe — já com 296 barcos na água! Bem, pelo menos é o que garante o estaleiro.

                                        “Nasci dentro de barcos. Meus pais são portugueses, adoram navegação. E num determinado momento, desapontado com o pós-venda de alguns estaleiros dos quais comprei lanchas, senti a necessidade de eu mesmo construir”, diz Carlos Avelar, explicando a gênesis da Azov Yachts.

                                        Desde o princípio ficou determinado que os barcos do estaleiro deveriam ter tudo o que um usuário habitual de lanchas costuma exigir de uma embarcação, a começar pelo casco marinheiro. Daí o nome Azov remete ao mar do Oriente (Mar de Azov ou Mar de Azove), conhecido por impor dificuldades aos navegantes.

                                         

                                        Além disso, as embarcações da marca deveriam ser confortáveis para passeios com a família e funcionais. Assim nasceu a Z 480 HT, lancha com 15,30 metros de comprimento por 3,98 m de boca que chama atenção logo à primeira vista.

                                        Ela possui grandes janelas no costado, uma grande praça de popa e uma plataforma de popa submersível que, além de dimensões generosas, desce 1,10 metro, independentemente da posição das rabetas.

                                        Por dentro, numa cabine com 2,06 de altura, tem acomodações para quatro pessoas em pernoite, com uma boa suíte principal na proa e um camarote de meia-nau fechado, além de um segundo banheiro, sala, cozinha completa e janelas protegidas por cortinas blackout, que oferecem conforto e privacidade aos ambientes. E todas as anteparas (paredes) têm acabamento de tecidos e couro; não há fibra aparente.

                                        Mas, segundo o proprietário do estaleiro, o forte Z480 HT nem está na cabine e, sim, no desempenho.

                                         

                                        “Meu foco principal sempre foi a navegabilidade. O casco dessa lancha plana muito fácil, economizando combustível, e corta muito bem as ondas. Além disso, navega com 70 centímetros de água”, garante Avelar.

                                        Para quem possa duvidar, ele diz que vendeu quatro unidades dessa lancha em Miami. “A primeira delas foi para um indiano que mora num condomínio com píer na porta de casa. Ele me disse que um trecho do canal só tem 70 centímetros e que se eu provasse que a Azov 480 passa lá, ele compraria o nosso barco. E fechamos negócio. Assim como na Barra do Una, no litoral Norte de São Paulo, onde vencemos o mesmo desafio”, afirma.

                                        Segundo ele, o lema do estaleiro é satisfação e qualidade. “Eu não vendo frustrações. Se você encontrar um só cliente Azov que fale mal de nossos barcos e do nosso atendimento, eu te dou R$ 1 milhão”, desafia.

                                         

                                        Agressivo, o estaleiro já tem quatro novos projetos em andamento, de 60, 63, 66, 75 e 87 pés. “São cascos consolidados, que adquirimos junto a um famoso estaleiro italiano. Já temos os moldes e dentro de 60 já apresentaremos o projeto da 60 pés”, anuncia o presidente da Azov Yachts.


                                         

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                                          Principais marcas de eletrônicos marcaram presença no São Paulo Boat Show

                                          Evento teve início em 21 de setembro e terminou na última terça-feira (26)

                                          Como o maior evento náutico da América Latina, o São Paulo Boat Show reúne as principais empresas do setor náutico em um lugar só. Entre elas, estão especialistas do mercado de eletrônicos. Neste ano, o evento contou com sete grandes marcas do ramo.

                                          Electra, Global Power Systems, Marine Group, Innova Marine, Netuno Geradores, I-Sea e Arieltek compuseram um time de peso para levar ao salão náutico paulista centenas de itens eletrônicos que são essenciais para quem ama navegar.

                                          Marcas de eletrônicos no São Paulo Boat Show

                                          Electra

                                          Completando 30 anos com direito a coquetel de celebração no São Paulo Boat Show, a Electra, empresa especializada em produção e distribuição de serviços elétricos para embarcações, levou oito grandes marcas do setor ao seu estande.

                                          Uma das principais novidades exibidas no salão náutico foi o Radar Halo 2004 SIMRAD. Apresentado em maio de 2023 e vencedor do Prêmio Top Product da Boating Industry Magazine, sua tecnologia permite detectar pássaros, perigos e tempestades com precisão superior em distâncias curtas e longas.

                                          Outro destaque da marca foi o Smart Hub, uma peça tida para a marca como revolucionária, uma vez que substitui um painel de comando inteiro.

                                          Innova Marine

                                          Para o salão náutico paulista, a Innova Marine apresentou novidades em dessalinizadores, painéis solares, inversores e muito mais. Mas, um dos grandes destaques da marca, foi o lançamento de um dessalinizador de 240 litros/h, do modelo Aqua.

                                          Segundo a marca, que levou cerca de 10 produtos ao salão, o carro chefe da empresa é o estabilizador da Quick, além dos equipamentos de ar condicionado. Com expectativas atendidas antes mesmo do fim da terceira participação da marca no maior evento náutica da América Latina, a Innova Marine viu o evento como uma grande oportunidade de apresentar seus produtos a um público qualificado.

                                          I-Sea

                                          Empresa de soluções integradas e personalizadas para embarcações, a I-Sea levou ao Boat Show um grande leque de equipamentos tecnológicos para embarcações, desde estrutura e decoração até as partes elétrica, hidráulica e mecânica.

                                          Há mais de 30 anos no mercado, a I-Sea trabalha com as principais marcas do setor quando o assunto são produtos para embarcações. Dentre seus destaques no salão, estavam os dessalinizadores Humphree e Ecoflow, além de geradores e equipamentos de ar condicionado.

                                          Pela terceira vez no São Paulo Boat Show, a empresa conta que “o foco agora é estar sempre no Marina Itajaí Boat Show e aqui em São Paulo.”

                                          Marine Group

                                          Distribuidora exclusiva de grandes marcas do mercado, a Marine Group representa marcas como Garmin, Fusion, Mase e Lofrans, além de englobar desde o setor de eletrônicos até geradores e sistemas de áudio.

                                          No salão náutico paulista, o grande destaque da marca — que teve mais de 7 linhas repletas de produtos  — foi a linha de iluminação com automação da Lumishore. “O pessoal procurou muito por ser uma coisa bem diferente, ninguém no mercado faz”, comentou Gabriel Bortoletto, representante da marca.

                                          O evento tem sido ótimo, fizemos bastante negócio, tivemos bastante procura e parcerias comerciais aqui. – Gabriel Bortoletto, representante da Marine Group

                                          Netuno Geradores

                                          Especialista em geradores, os equipamentos da Netuno são capazes de atender embarcações que vão desde 20 até os 65 pés. O Netuno 6.2, recém lançado, e o Netuno 8.5, foram as grandes novidades da marca no evento, que levou cinco dos 11 produtos da empresa.

                                          Tivemos bastante aceitação no evento, mesmo sendo novos no mercado. Tanto na parte de venda quanto em parcerias com os estaleiros. Estamos plantando essa semente aqui. – Paulo César, proprietário da Netuno Geradores.

                                          Global Power Systems

                                          Especialista em geradores marítimos, a Global Power Systems levou ao evento seus produtos eletrônicos para embarcações. Com uma grande variedade de itens do setor, a Global teve várias marcas em seu estande. Entre elas, destaque para os geradores Fischer Panda, como o modelo 5.000 i NEO, aparelho de origem alemã com velocidade variável — de acordo com a carga em uso.

                                          Tivemos bons contatos, muitas pessoas nos procuraram tanto para compra, quanto para informações. – Newton Schmidt, dono da Global Power Systems.

                                          Arieltek

                                          Fabricante de acessórios náuticos há mais de 30 anos no mercado, a Arieltek teve como destaque em seu estande no salão náutico paulista um sensor de nível por ultrassom, que chamou atenção de quem passou em frente à marca durante o evento.

                                          Sobre a participação no evento, a Arieltek, sempre presente no São Paulo Boat Show, considera o saldo positivo, tanto pelo contato quanto pelo feedback dos clientes.

                                           

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                                            Festejado como velejador de cruzeiro, Raimundo Nonato Nascimento, de 74 anos, que entre 2011 e 2012 deu uma volta ao mundo em solitário a bordo de um veleiro de 39 pés, também é um construtor de mão cheia. Prova disso é o RF 387, veleiro de cruzeiro rápido que seu estaleiro, o RF Yachts, de Sorocaba, lançou no São Paulo Boat Show 2023.

                                             

                                            RF 387
                                            RF 387
                                            RF 387

                                            O modelo estava ao lado de uma nova versão (esta, de cruzeiro, com duas rodas de leme, motor de 20 hp e maior capacidade de água) do Felci 315, que na versão race, com o nome +Bravíssimo no casco, ganhou a regata Buenos Aires-Punta del Este, comandado pelo capixaba Luciano Secchin.

                                            RF 315
                                            RF 315
                                            RF 315

                                            “Eu não faço barcos em série. Meus veleiros têm uma característica artesanal, embora sejam construídos pelo sistema de infusão, tanto casco como convés, com resina de poliéster, processo de fabricação de ponta. Esse é o nosso diferencial”, conta Raimundo.

                                             

                                            “Entre os engenheiros que me dão assessoria no projeto de infusão está o Gabriel Aires, que trabalha na Espanha em uma das empresas mais respeitáveis do setor”, acrescenta.

                                             

                                            O RF 387 chama atenção logo de cara pelo autor do projeto: o italiano Umberto Felci, que na Europa responde pelo design de barcos da Dufour Yachts.

                                            RF 387
                                            RF 387

                                            O interior, confortável e bem iluminado por meio de seis vigias laterais e quatro gaiutas no convés, tem acabamento caprichado (com aplicação da bonita madeira tauari) e acomoda nove pessoas em pernoite (contando-se a mesa que se converte em cama no salão).

                                             

                                            Para isso, tem dois camarotes idênticos na popa, servidos por um banheiro, e uma suíte na proa, arranjo comum nos veleiros deste porte. Ar-condicionado e gerador são itens de série.

                                             

                                            “O RF 387 foi projetado para ser conduzido com facilidade por um casal, em grandes travessias, ou até por um marinheiro solitário”, garante Raimundo. Tem uma buja cambante (ou autocambante), duas rodas de leme dinamarquesas na popa e oferece duas opções de calado: 1,90m ou 1,70m.

                                            RF 315
                                            RF 315

                                             

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                                              Vencedor do sorteio de lancha da Fibrafort é revelado no São Paulo Boat Show 2023

                                              Sorteio foi realizado durante o último dia do evento e transmitido ao vivo pelo Youtube e Instagram da NÁUTICA

                                              Nesta terça-feira (26), último dia de São Paulo Boat Show 2023, às 20h30, foi sorteada a lancha Focker 188 Joy, da Fibrafort. O sorteio foi realizado no próprio evento, com livre acesso ao público e transmissão ao vivo pelo Youtube e Instagram da NÁUTICA.

                                              Durante o maior evento náutico da América Latina — que aconteceu de 21 a 26 de setembro — , os visitantes do salão náutico tiveram a chance de concorrer ao prêmio. Mas apenas um sortudo conseguiu ser sorteado e levou a lancha equipada com motor Yamaha F90 para casa: Nicolas Torreão.

                                              Morador de São Paulo, Nicolas, profissional de TI, soube através de uma ligação feita pela equipe do sorteio que ele seria o mais novo proprietário da embarcação avaliada em R$ 214 mil.

                                              A sensação é indescritível. Ainda estou tremendo. Botei no viva voz para minha mãe ouvir o anúncio e ela está chorando de alegria. Sempre fui apaixonado pelo mar. Já vou pedir férias assim que possível para aproveitar essa beleza. – comemorou Nicolas

                                              Realizado pela Boat Show Eventos em parceria com a Fibrafort, o sorteio premiou o felizardo na 26ª edição do São Paulo Boat Show. Para ganhar a lancha, Nicolas visitou o salão náutico, preencheu o cupom que recebeu na entrada com seus dados pessoais e respondeu “Qual tipo de embarcação que está sendo sorteada?”.

                                              Após depositar o cupom com os dados corretos na urna e cumprir todos os requisitos, Nicolas apenas cruzou os dedos e aguardou até o sorteio. Agora, o vencedor poderá desfrutar de sua lancha Focker 188 Joy, que foi sorteada com direito a um motor Yamaha F90 novinho.

                                              É um marco para o evento por ser o prêmio mais caro sorteado até hoje. Além disso, é uma forma de potencializar esta cultura no nosso país. Nosso intuito é manter este tipo de parceria com os estaleiros e fazer com que cada vez mais o público se aproxime da náutica. – destacou Thalita Vicentini, diretora geral da Boat Show

                                              Conheça a Focker 188 Joy

                                              Lançada em 2020, a Focker 188 Joy foi planejada para oferecer espaço e funcionalidade, facilitando a circulação e a integração entre as pessoas a bordo, em seus 5,50 m de comprimento e 2,10 m de boca. Com motorização de popa (1x 75 hp a 140 hp), a lancha tem capacidade para até sete passageiros.

                                              Foto: Fibrafort / Divulgação

                                              Segundo a marca, o barco pode ser transportado facilmente por um veículo SUV. Ao todo, a Focker 188 Joy já teve cerca de 300 unidades comercializadas.

                                              Foto: Fibrafort / Divulgação

                                              Estamos entusiasmados em fazer parte desse momento especial e ansiosos para ver o sorriso no rosto do ganhador ao receber seu novo barco – Barbara Martendal, da Fibrafort

                                              CERTIFICADO DE AUTORIZAÇÃO SRE/ME N. ° 06.029221/2023

                                               


                                               

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                                                Terminou a 26ª edição do São Paulo Boat Show. Nesta terça-feira (26), foi realizado o sexto — e último — dia do maior evento náutico da América Latina, que teve seu início no dia 21 de setembro e contou com mais de 150 embarcações. No salão do São Paulo Expo, foram apresentados os principais lançamentos do setor, além de várias histórias contadas nas palestras do NÁUTICA Talks.

                                                Perdeu os destaques do último dia de São Paulo Boat Show 2023? Então confira o que teve de melhor no vídeo abaixo!

                                                 

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                                                  26/09/2023

                                                  O São Paulo Boat Show 2023 foi cheio de novidades, entre elas os barcos com formato de carro da Seacar. Para o maior evento náutico da América Latina, o estaleiro trouxe duas versões do Seacar Vehigh e mais um novo projeto. O público apaixonado pelo mundo náutico pôde conferir de perto todas as novidades.

                                                  Ambas embarcações do estaleiro contam com casco produzido com uma mistura de grafeno e fiberglass. Desse modo, o casco consegue ter mais resistência e tem baixo peso. O estaleiro também apresentou uma maquete de seu próximo lançamento, o qual tem previsão de lançamento para meados do início de 2024.

                                                  Este novo projeto da Seacar terá capacidade para transportar até oito passageiros. Ele será equipado com um motor Mercury de 300 hp. Como diferenciais, a nova embarcação contará com solário para os banhos de sol, teto retrátil e no deque, haverá espaço para a instalação de uma churrasqueira elétrica.

                                                  A novidade do estaleiro contará com o design interior assinado pela equipe da Wendy Frota. Por enquanto, o modelo segue sem fotos e mais informações. Para o evento, há uma maquete apresentando como deverão ser as linhas da nova embarcação, também com traços que remetem aos veículos esportivos.

                                                  Por fim, a Seacar ainda tem em seu portfófio o modelo Maestry. Apresentado no Rio Boat Show de 2023, a embarcação tem motor hidrojato de 355 hp e pode atingir 60 mph de velocidade máxima. Com capacidade de duas pessoas, a embarcação diferenciada pode navegar tanto em águas doces como as de rios e também em mares mais agitados.

                                                   

                                                  Náutica Responde

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                                                    A Malibu Boats é um dos principais estaleiros do mundo quando o assunto são as embarcações para esportes. Representada pela Master Marine no São Paulo Boat Show 2023, a marca levou ao evento a versão 2024 de um de seus modelos mais vendidos, a Malibu Wakestter 23 LSV. Essa é a primeira vez que o modelo é exposto em um salão náutico na América Latina.

                                                    Um dos diferenciais da embarcação é o posicionamento ideal do lastro, direto de fábrica, que facilita a criação de ondas para os praticantes de esportes aquáticos. Segundo a Master Marine, essa é uma das razões pelas quais o modelo foi eleito o barco de wakesurf e wakeboard do ano por três vezes consecutivas.

                                                    O sistema de surf integrado dá a possibilidade de ondas bem formadas, contínuas e perfeitamente surfáveis. A melhor configuração de ondas possível de se ter em um barco para wakesurf. – Marcos Protta, atleta de wake e represente da marca.

                                                    O modelo, que suporta até 16 pessoas, chama atenção dos praticantes de wake também pelo tamanho de 23 pés. O barco conta com opções de personalização e consegue aliar estilo, luxo, tecnologia e desempenho.

                                                    A Malibu Boats mantém a bandeira de sempre estar presente no Boat Show. Hoje a gente se orgulha de manter essa sequência de presenças, que já vem de muitos anos. – Marcos Protta, atleta de wake e represente da marca.

                                                    São Paulo Boat Show 2023

                                                    Anote aí!

                                                    Quando: De 21 a 26 de setembro de 2023
                                                    Onde: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP, 04329-900)
                                                    Horário: Dia 21 das 15h às 22h e de 22 a 26 de setembro das 13h às 22h (no último dia, o evento encerrará às 21h)
                                                    Mais informações: no site do evento
                                                    Ingressos: site oficial de vendas

                                                     

                                                    Náutica Responde

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                                                      Eis um daqueles lançamentos muito bem-vindos ao São Paulo Boat Show. O estaleiro Ross Mariner, comandado por Marcio Ishikawa, começou a desenvolver projetos em 2015. Em julho de 2022 entregou sua primeira embarcação, uma proa aberta de 19 pés, ideal para quem busca o primeiro barco da família.

                                                      Com sede em Arujá, na Grande São Paulo, o estaleiro hoje conta com dois modelos, ambos com acomodações no cockpit para oito pessoas.

                                                      R190 Premier

                                                      A Sport R 190 tem versões Sport Line e Premier, enquanto a Versátil C 190, que possui console central e guarda-mancebo 360 graus de inox, é indicada para pesca, mergulho e até para puxar boia. Todos eles são equipados com motor de popa, com potência de 100 a 115 hp.

                                                      R190 Sport Line
                                                      R190 Premier
                                                      R190 Premier
                                                      R190 Premier

                                                      A Sport R 190 Premier é a lancha top de linha, com acabamento mais apurado (traduzido pelo casco na cor preta, preta e cinza ou todo cinza) e alguns itens de série adicionais, como estofado na cor marrom grafite, um número maior de porta-copos distribuídos pelo cockpit, painel com botão de inox, um cooler, pega-mãos, luz de led e nada menos que cinco paióis fechados. Ou seja, tem tudo o que você exige de um barco de entrada para passeios diurnos com a família.

                                                      Versátil C 190

                                                      O casco de fibra de vidro usa gelcoat com proteção contra os raios solares. Em dias frios, o para-brisa de vidro e alumínio protege bem tanto os passageiros quanto o piloto.

                                                       

                                                      Além de todos esses atributos, destaque para os preços acessíveis: entre R$ 125 mil (a lancha C190) e R$ 145 mil (modelo Premier).

                                                      R190 Premier
                                                      R190 Premier

                                                      Não por acaso, segundo o proprietário, o estaleiro está vendendo feito picolé na praia. “Aqui no São Paulo Boat Show, comemoramos a venda de nossa 100ª embarcação”, afirma Marcio Ishikawa. “E já estamos na de número 106”, celebra.

                                                      Marcio Ishikawa, da Ross Mariner

                                                      São Paulo Boat Show 2023

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                                                      Onde: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP, 04329-900)
                                                      Horário: Dia 21 das 15h às 22h e de 22 a 26 de setembro das 13h às 22h (no último dia, o evento encerrará às 21h)
                                                      Mais informações: no site do evento
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                                                        O barco navega bem para passeio e é uma excelente lancha para esporte. – James Klein, representante da marca

                                                        Com amplo espaço interno, a lancha de wake WXS 23 acomoda até 14 pessoas, possui banco de pilotagem ajustável e giratório, além de painel de vidro touch screen, que permite que tudo seja comandando nas pontas dos dedos.

                                                        Seu interior tem piso em EVA e bancos reclináveis. Sua torre é escamoteável e, quando reclinada, fica abaixo do nível do para-brisas, facilitando a entrada em uma garagem com teto mais baixo.

                                                        Um dos destaques do modelo é o acelerador drive by wire, que dispensa a necessidade de cabos. A embarcação foi projetada para ser um barco simples, mas confiável, visando oferecer a melhor experiência tanto para o piloto quanto para os praticantes de wake, com uma ergonomia especial para garantir um bom desempenho no controle.

                                                        O barco é feito para ser muito seguro. O hélice fica embaixo e não atrás, assim não tem como a pessoa bater no hélice. – James Klein, representante da marca

                                                        O modelo é equipado com motor 400 hp — o mesmo que da caminhonete Ford Raptor — e 12 auto falantes, “para a pessoa lá atrás escutar com alta definição”, comenta James.

                                                        Não é um barco para velocidade, apesar de dar até 42 milhas. Por ser 400 hp, ele é torque, força…justamente  para fabricar a onda e levar o peso do barco, das pessoas e 1500 litros. – James Klein, representante da marca

                                                        São Paulo Boat Show 2023

                                                        Anote aí!

                                                        Quando: De 21 a 26 de setembro de 2023
                                                        Onde: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP, 04329-900)
                                                        Horário: Dia 21 das 15h às 22h e de 22 a 26 de setembro das 13h às 22h (no último dia, o evento encerrará às 21h)
                                                        Mais informações: no site do evento
                                                        Ingressos: site oficial de vendas

                                                         

                                                        Náutica Responde

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                                                          Com barcos de 36 a 46 pés no São Paulo Boat Show 2023, as marcas Armatti Yachts e Fishing Raptor aproveitam o maior evento náutico da América Latina para expor suas principais embarcações. Fernando Assinato, CEO do grupo Armatti & Fishing, revelou ainda à equipe de NÁUTICA modelos de 50 pés que devem ser lançados em 2024.

                                                          Um dos destaques do estande das marcas é a Armatti 370, uma lancha com hard top de 37 pés, com 3,25 m de boca. O barco tem motorização a gasolina (2x 250 ou 300 hp) ou a diesel (2x 220 hp) e capacidade para 14 convidados, sendo que cinco podem aproveitar o pernoite.

                                                          É uma embarcação de seis toneladas e meia, que dá 42 milhas de torque com dois motores de 250 hp, ou seja, é um barco que tem uma autonomia muito grande, econômico e com alta performance. – Fernando Assinato, CEO do grupo Armatti & Fishing

                                                          Um dos diferenciais da embarcação é o bom acesso à proa, com espaço suficiente para que o passageiro transite sem que precise se “apertar” no caminho. Com foco no lazer do cliente, a lancha traz geleira no espaço gourmet e no cockpit, além de churrasqueira, tanto elétrica quanto a carvão.

                                                          O solário, espaçoso, possui duas espreguiçadeiras e conta ainda com um banco para duas pessoas logo à frente. O estaleiro, que preza pela identidade da marca, possui neste modelo cores exclusivas, como o tom de azul, que foi feito especialmente para a embarcação.

                                                          Fishing 41

                                                          Também pela primeira vez no salão náutico paulista, a Fishing 41, é uma lancha confortável que atende as necessidades para os momentos de descanso e de pescaria. O modelo incorpora um solário e uma cama de casal ao console central, o que faz com que os espaços para circulação sejam aproveitados ao máximo.

                                                          O barco também se destaca pela cabine, equipada para refeições e pernoite. Nas áreas externas, a popa espaçosa vem com decks nas laterais que facilitam a circulação de passageiros e o acesso para a manutenção de motores que ficam sob o convés, na parte traseira da lancha. Com 12,55 metros de comprimento, a embarcação recebe até 18 passageiros (2 no pernoite).

                                                          É o primeiro barco com motor de popa que você consegue usar a plataforma ao mesmo tempo que os motores. – Fernando Assinato, CEO do grupo Armatti & Fishing

                                                          Planos para 2024

                                                          Para 2024, a Armatti pretende lançar um modelo de 52 pés, que deve ir para a água já em março. Já nos barcos de pesca, a Fishing deve chegar ao São Paulo Boat Show 2024 com um modelo e 50 pés, atendendo a pedidos dos clientes

                                                          De modelo center console o nosso é o maior do Brasil, que é a 41 pés. Como já temos 300 clientes com esse barco na água, eles não tem para onde crescer, então vamos lançar a 50 pés, para 4 ou 5 motores. – CEO do grupo Armatti & Fishing

                                                          Segundo Fernando, o modelo será um barco open, com console central e cabine do tamanho de uma 40 pés, com 4 metros de largura, 13 toneladas, quarto fechado na meia nau, sofá, cozinha e solário.

                                                          São Paulo Boat Show 2023

                                                          Anote aí!

                                                          Quando: De 21 a 26 de setembro de 2023
                                                          Onde: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP, 04329-900)
                                                          Horário: Dia 21 das 15h às 22h e de 22 a 26 de setembro das 13h às 22h (no último dia, o evento encerrará às 21h)
                                                          Mais informações: no site do evento
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                                                            Agora com motor de popa coberto por uma mesa, nova versão do barco está exposta no São Paulo Expo

                                                            Diamante lapidado. O estaleiro carioca Lanchas Coral exibe no São Paulo Boat Show uma nova versão de sua lancha de 26 pés, agora com capô sobre o motor de popa (de 200 hp) e alças laterais para circulação, que aumentam o comprimento do casco.

                                                            De resto, é a mesma lancha de proa aberta e (ao mesmo tempo) banheiro e cama de solteiro (que ficam “camuflados”) que conquistou o consumidor, com sua proposta de máximo aproveitamento da área externa.

                                                            “É a maior 30 pés da feira”, diz Leonardo Chiavazzoli, diretor do estaleiro, comparando a sua 26 pés com lanchas de faixas de tamanho acima dela.

                                                            É a chamada lancha feita para o sol, com espaço no cockpit para 12 pessoas e boa área de circulação. Na proa, há duas espreguiçadeiras, que podem ser usadas como sofás.

                                                            Fruto de um projeto moderno, a Coral 26 tem certificações ABNT e NMMEA e, segundo Leonardo Chiavazzoli, tem várias unidades exportadas para os Estados Unidos e para a Noruega.

                                                            De toda linha da Lanchas Coral, três modelos (Coral 26, Coral 32C e Coral 36) passaram a contar com a opção de motores de popa que parecem não ficar fora do barco, pois ficam camuflados sob uma mesa de madeira, o que resulta em excelente aproveitamento da plataforma. De quebra, a lancha ganha um sofá extra à ré, na praça de popa.

                                                             

                                                            Fundado em 1990, o estaleiro carioca Lanchas Coral é pioneiro na laminação de lanchas de proa aberta cabinadas e o único do país com certificação ISSO 9001. Produz barcos de 16 a 50 pés, abertos e cabinados.


                                                            São Paulo Boat Show 2023

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                                                            Ingressos: site oficial de vendas

                                                             

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                                                              Isabela Suarez, presidente da Fundação Baía Viva, contou sobre o processo na 9ª edição do Congresso Internacional Náutica

                                                              NX Boats estará no Boat Show de Fort Lauderdale pela 3ª vez consecutiva

                                                              Em ano histórico para a marca, estaleiro exibirá cinco lanchas em evento nos Estados Unidos. Veja quais!