NX Boats leva lanchas de 28 a 40 pés ao Miami Boat Show 2023

Estaleiro pernambucano estreia no salão náutico exibindo quatro modelos de sua linha

14/02/2023

Quatro lanchas de 28 a 40 pés da NX Boats já estão atracadas na Flórida para participar do Miami International Boat Show 2023. Será a primeira vez do estaleiro no salão, um dos mais importantes eventos náuticos do mundo.

O salão náutico de Miami acontecerá entre os dias 15 e 19 de fevereiro e o público poderá ver quatro modelos diferentes de lanchas NX nas águas da Flórida.

 

As embarcações expostas serão NX 280 Xtreme, NX 340 Sport Coupé, NX 360 Sport Coupé e NX 400HT Horizon.

NX Boats no Miami Boat Show

“A gente não quer chegar (no mercado internacional) para ser mais um. A gente quer fazer a diferença”, revelou Jonas Moura, CEO do estaleiro, em entrevista recente ao programa Loucos por Barcos.

 

O estande da NX Boats no Miami Boat Show ficará localizado na Venetian Marina.

 

Esta é a segunda vez da NX Boats em um salão náutico nos Estados Unidos — em outubro passado, a marca esteve no Fort Lauderdale International Boat Show.

 

 

Sobre a NX Boats

Fundada em 2014, a NX Boats tem como foco a inovação. Dessa forma, o estaleiro investiu na criação de uma identidade visual única para cada lancha produzida. Assim, cada embarcação é construída de acordo com o gosto do cliente.

 

Com sede em Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana de Recife, a NX Boats já participa dos principais salões náuticos nacionais, como o São Paulo Boat Show e o Rio Boat Show, e começa a mirar os eventos internacionais. Saiba mais sobre o estaleiro no site da NX Boats.

 

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    Sucesso de público, "Uma Aventura no Atlântico" mostra jornada da África ao Brasil em catamarã a motor

    Por: Redação -

    O primeiro episódio da série “Uma Aventura no Atlântico“, produzido por NÁUTICA com o apoio da Yanmar Brasil, conquistou os fãs do universo náutico. A experiência de cruzar o oceano Atlântico em um catamarã a motor estreou no Canal Náutica no último dia 9.

     

    Desde então, o material recebeu uma enxurrada de elogios dos espectadores no Youtube.

    Prova disso, por exemplo, é o depoimento que Michel Sotelo escreveu: “Uau! Top demais! Acompanho você, comandante Guilherme Kodja, e fiquei empolgado para acompanhar esta aventura. Parabéns a toda equipe envolvida por nos brindar com este conteúdo fascinante aos que amam navegação”.

    Da mesma forma, outros seguidores fizeram questão de comentar suas impressões sobre a produção. “Prevejo que essa série será a melhor do ano. 😊 Isso sim é conteúdo náutico de primeira”, escreveu Fernando Moskovics.

     

     

    “Muito bacana o primeiro episódio. Aguardando com ansiedade o segundo. Fiz uma pequena viagem de Ubatuba para Balneário Camboriú e já foi muito emocionante e desafiadora. Imagina essa. Parabéns!”, foi o apontamento deixado por Enio Sardagna.

     

    Apenas nos três primeiros dias, o vídeo do primeiro episódio alcançou mais de 30 mil visualizações. A estreia foi assistida a partir de dez diferentes países.

    A Yanmar Brasil, que equipou o catamarã da travessia com dois motores Yanmar 8LV370 biturbo, também aprovou o resultado da produção. “Conteúdo fantástico! Ficamos muito felizes em fazer parte dessa história. Conte conosco para futuras travessias e aventuras!”, comentou a marca no vídeo de estreia.

     

    O segundo episódio de “Uma Aventura no Atlântico” vai ao ar no dia na próxima quinta-feira (16), a partir das 20h30.

    Confira outros comentários que o vídeo de estreia de “Uma Aventura no Atlântico” recebeu:

     

    “Vai ser uma bela aventura!”

    José Expedito Colares Filho

     

    “Que aventura fantástica. Vou junto! Padrão Náutica”

    Marcel Castori

     

    “Com certeza verei todos, não perderei por nada, sininho ativado aguardando! Excelente”
    Marco Rehder

     

    “TOOOOOOOP. Uma travessia arrojada, mas super bem planejada e pessoas que entendem a bordo”

    Moacyr Piccolo

     

    “Parabéns aos envolvidos pelo excelente conteúdo. Esse realmente é náutico!”
    Bruno Abrahão

     

    “Muito legal o episódio. Imagino a ansiedade natural de uma travessia dessa. Aguardando os próximos!”

    Guilherme Veiga

     

    “Muito show. Parabéns, Capitão Kodja e toda a tripulação. Uma brilhante travessia que fizeram.”

    Captain Abelardo

     

    “Aguardo ansiosamente os próximos episódios dessa aventura! Bons mares!”

    João Faria

     

    “Sensacional. Ansioso pelos próximos capítulos!”

    Wander N

     

    “Vou seguir cada episódio dessa série superinteressante”

    Renato Santos

     

    “Simplesmente FANTÁSTICO, EXTRAORDINÁRIO. Parabéns a todos!”

    Alexandre Marcos

     

    “Que coisa linda! Ótimo conteúdo! Vou querer estar junto nos próximos!”

    Igor Souto

     

    “Incrível a aventura. Parabéns, sempre excelentes vídeos”

    Lucas Ferraz

     

    “Lindo planejamento de logística e segurança”

    Marcos Ventura

     

    “Maravilha de catamarã, de travessia e imagens!”

    Décio Silveira

     

    “Bela travessia! A preparação é bem complexa. Parabéns e boa sorte a toda tripulação”

    Eduardo Sacramento

     

    “Guilherme Kodja e equipe, parabéns pelo conteúdo. Estou curtindo muito a aventura”

    Marcos Granado

     

    “Esperando o segundo episódio! O primeiro ficou demais. Não quero perder nada dessa travessia.”

    Elizabeth Safra Terra

     

    “Excelente produção, primeiro episódio ficou demais!”

    Rodrigo Avelar

     

    “Excelente produção. Digno de Netflix!”

    Paulo Ribeiro

     

    “Com um equipamento desse nível e com esse time? Mais difícil foi escalar a “mountain table”! Keep going!”

    Assis Severo

     

    “Isso que eu chamo de aventura. Parabéns!”

    Alexandre Ribeiro

     

    “Que aventura fantástica. Vou junto! Padrão náutica.”

    Marcel Castori

     

    “Parabéns pelo primeiro episódio”

    Paulo Urbano

     

    “Viagem fantástica!”

    Pedro Ielpo

     

    “Muito top o vídeo!”
    Gabriel Andr

     

    Saiba mais sobre a série “Uma Aventura no Atlântico”

    A bordo de um catamarã Leopard 46 Powercat, a travessia de “Uma Aventura no Atlântico” foi comandada por Guilherme Kodja — consultor técnico de NÁUTICA. A tripulação contou ainda com Murillo Novaes, como imediato, Lúcio Moreira Lima Junior, como chefe de máquinas e chef de cozinha, e Fábio Borges Pereira, como documentarista e marinheiro.

     

    Na série, Guilherme Kodja vai relatar toda a emocionante experiência cruzando o oceano Atlântico. Serão sete episódios, divulgados semanalmente no Canal Náutica, no Youtube.

     

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      Fórum Náutico Paulista terá reunião virtual no dia 15; saiba como participar

      Reunindo empresários do setor náutico e autoridades estaduais, encontro vai discutir metas do grupo para 2023

      Por: Redação -

      Nesta quarta-feira, dia 15, o Fórum Náutico Paulista vai realizar a primeira reunião de 2023, com o propósito de promover o desenvolvimento e elevar a competitividade das empresas do setor de fabricação de barcos, navegação, marinas e afins do estado de São Paulo.

      Aberta ao público, a sessão será realizada de forma online às 14h30, pela plataforma Zoom. Para participar, basta acessar o link da sala virtual. O ID da reunião é 834 8612 1085 e a senha de acesso, 175027.

       

      O tema deste encontro virtual é apresentar quais são as metas do Fórum Náutico Paulista para 2023. A reunião contará ainda com os representantes das Câmaras Temáticas:

      • Indústria Náutica
        Coordenador Paulo Marcos Freitas Cossa
      • Marinas e Meio Ambiente
        Coordenador Mario W. Bandeira
      • Navegação e Segurança
        Coordenador Paulo Fax
      • Turismo Náutico
        Coordenadora Bianca Colepicolo

      Saiba mais sobre o Fórum Náutico Paulista

      O Fórum Náutico Paulista reúne mensalmente os empresários do setor náutico do Estado de São Paulo e representantes das Secretarias de Estado. O grupo trabalha para defender, por exemplo, melhorias das instalações náuticas, formação de mão-de-obra qualificada, criação de um ambiente econômico favorável ao setor e ordenamento das questões ambientais.

       

      Para atingir esses objetivos, o Fórum conta com o apoio de um grande grupo técnico de voluntários, do Sebrae, da Invest São Paulo, da Desenvolve São Paulo, e de várias entidades para fomentar o setor, e com várias Secretarias de Estado, para eliminar os gargalos, como a racionalização tributária e criação de novos marcos regulatórios que ofereçam aos empresários e investidores a segurança institucional e econômica necessária.

       

      A próxima reunião do Fórum Náutico Paulista está marcada para o dia 15 de março de 2023. Também é possível assistir aos encontros anteriores do grupo no Facebook do Fórum Náutico Paulista.

       

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        Triton Yachts levará lanchas ao Miami Boat Show pela primeira vez

        Três embarcações do estaleiro paranaense serão expostas ao público dos EUA, sob o nome Hanover

        Por: Redação -
        13/02/2023

        A paranaense Triton Yachts estará pela primeira vez presente no Miami International Boat Show, um dos mais importantes eventos náuticos do mundo. Entre os dias 15 e 19 de fevereiro, o público que passar pela feira poderá conferir de perto três modelos de lanchas Triton, por meio da marca Hanover.

        O principal destaque da Triton no Miami Boat Show 2023 será a recém-lançada Triton Flyer 38 T-TOP. Completam a frota do estaleiro no evento os modelos Triton 300 Sport e Triton 370HT.

        O Miami Boat Show é uma excelente oportunidade de uma aproximação ainda maior com os nossos clientes – Allan Cechelero, diretor de marketing da Triton Yachts

        Com sede em São José dos Pinhais, no Paraná, a Triton Yachts tem investido em expandir sua atuação nos Estados Unidos. Como resultado, o estaleiro passou a ser representado pela marca Hanover e fechou parceria com o Blue Ride Group, revendedor exclusivo dos modelos no local.

         

        Conheça detalhes dos barcos Triton no Miami Boat Show

        Triton Flyer 38 T-TOP


        Maior destaque da Triton no Miami Boat Show, a Triton Flyer 38 T-TOP é uma embarcação com design arrojado e moderno, inspirado em modelos europeus, segundo a marca. Com 11,60 metros de comprimento, tem capacidade para 14 pessoas durante o dia e 5 para pernoite.

         

        Com o propósito de contar com amplos ambientes de convivência, a lancha valoriza essa demanda tanto na área externa quanto interna. A popa, por exemplo, tem possibilidade de plataforma submergível para banhos de mar, espaço gourmet com churrasqueira e sofá com encosto rebatível. Além disso, o ambiente, que é uma das áreas mais utilizadas para o lazer, ainda pode ser ampliado através de uma plataforma lateral a boreste, formando um beach club sobre as águas.

         

        Triton 370HT


        Esta lancha aposta no conforto das cabines, aproveitamento de espaços, segurança e tecnologia, afirma a Triton. Tem hardtop com fechamento lateral e portas de vidro. Seu teto tem o funcionamento parecido com um teto solar conversível, com abertura elétrica de 1,95 metros por 1,5 m. Por isso, há um espaço adicional com pé direito de 1,85, quando o cockpit está fechado com a porta de vidro.

         

        A Triton 370 HT possui quase 11 metros de comprimento e tem capacidade para receber até 12 convidados durante o dia e 4 pessoas para pernoite.

         

        Triton 300 Sport


        Um dos modelos mais vendidos pela marca, a Triton 300 Sport une estilo, conforto e segurança a bordo, de acordo com o estaleiro. Com mais de 9 metros de comprimento e capacidade para receber até 10 pessoas/dia, a esta lancha também chama a atenção por seu desempenho, fácil manutenção e design esportivo e arrojado.

         

        Sobre a Triton Yachts

        Lançada há mais de 20 anos no mercado náutico brasileiro, a Triton Yachts é uma linha de barcos do estaleiro paranaense Way Brasil — que tem 30 anos de atuação na construção de embarcações.

         

        Segundo o estaleiro, que produz modelos que vão desde 23 até 52 pés, os principais pilares da marca são segurança, customização e qualidade na construção, assim como o suporte necessário aos clientes. Confira mais informações no site da Triton Yachts.

         

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          Lanchas, submarino e mais: confira os barcos de James Bond na saga 007

          Personagem icônico do cinema já protagonizou cenas eletrizantes de perseguição sobre as águas; relembre

          11/02/2023

          Um dos personagens mais icônicos do cinema, James Bond viveu uma série de aventuras na saga do espião conhecido por 007. Entre as diversas sequências de ação de seus filmes, muitas contam com perseguição sobre as águas. Não era raro vilões tentando alcançar os barcos usados por James Bond.

          E aí era certeza de muita velocidade, tiros, adrenalina, explosões e, pra não perder o hábito, às vezes alguma bela mulher cruzava o caminho do agente secreto.

           

          Para relembrar essas cenas clássicas, Náutica reuniu os melhores momentos dos barcos usados por James Bond. Confira abaixo!

          007 Viva e Deixe Morrer (1973)

          O primeiro longa-metragem com Roger Moore no papel principal envolve o protagonista em uma luta contra um político corrupto. Neste filme, há uma sequência de perseguição alucinante na última parte, em que, inesperadamente, a lancha do 007 voa por cima dos carros dos policiais e depois volta ao mar.

           

          Aqui o modelo usado foi uma lancha da Glastron GT-150, com motor de popa Evinrude.

           

           

          007 O Espião que me Amava (1977)

          Este já era o décimo filme da franquia e pela terceira vez Moore era o protagonista. Entre cenas memoráveis, existe uma em específico que até hoje está na memória do público, principalmente por ter um carro se transformando num submarino, após cair na água.

           

          Com novas tecnologias, o Lotus Espirit deixou de ser um superesportivo e se tornou um barco com apenas um botão.

           

           

          007 Contra o Foguete da Morte (1979)

          Mais uma vez Roger aparece como o personagem-título. Só que desta vez, as águas brasileiras têm um papel fundamental em mais uma sequência impressionante de perseguição entre embarcações.

           

          Aqui o espião está pilotando uma lancha Glastron Carlson CV23HT, enquanto foge da gangue liderada pelo vilão “Dentes de Aço”.

           

           

          O antagonista estava a bordo de uma SSV-189. Enquanto Bond navegava em um barco equipado até com uma asa-delta. A embarcação da Glastron foi produzida entre 1978 e 1979. O modelo prateado usado no filme é único e faz parte do acervo Bond In Motion.

           

          007 O Mundo Não é o Bastante (1999)

          Terceiro longa com Pierce Brosnan no papel principal, tem uma perseguição alucinante entre embarcações ao longo do rio Tâmisa. Aliás, em uma cena eletrizante tanto a embarcação de Bond como a da vilã acabam voando em determinados momentos.

           

          O barco do protagonista é do modelo Q-Boat, muito usado tanto pela Marinha inglesa assim como a americana, graças aos recursos tecnológicos embarcados. Com velocidade máxima estimada em 45 nós, a embarcação é utilizada em ataques aos submarinos.

           

          Por fim, o modelo usado pela vilã, interpretada por Sophie Marceau, é uma Sunseeker Superhawk 34. Com 37 pés, a embarcação tem cama de casal, cozinha e outros espaços bem confortáveis. Tem instalados dois motores Volvo de 285 hp cada e sua velocidade máxima é de 43 nós.

           

           

           

          007 Cassino Royale (2006)

          Daniel Craig assume o papel principal do 21º filme da franquia. Aqui existem bastante cenas com grandes embarcações de fundo. A principal delas é um momento em que Bond e sua nova paixão, Vesper Lynd, interpretada por Eva Green, estão navegando a bordo de um elegante veleiro em Veneza.

           

          Produzido pela Spirit Yachts, o Spirit 54, conta com duas confortáveis suítes ao longo dos seus 106 m². Logo após as filmagens, o barco usado por James Bond foi colocado a venda por US$ 536,7 mil (cerca de R$ 2,8 milhões, valores convertidos em fevereiro de 2023).

           

           

          007 Quantum of Solace (2008)

          Neste filme, considerado uma continuação do “Cassino Royale”, James precisa lutar contra um ambicioso empresário. Durante toda a obra cinematográfica aparecem ao menos três embarcações da Sunseeker.

           

          Uma das cenas mais marcantes acontece no momento em que a perseguição de James Bond com Camille contra os bandidos acontece ao redor de uma marina.

           

           

          007 Operação Skyfall (2012)

          O enredo da 23° película da saga 007 é sobre a vingança de um ex-colega de Bond, que guarda o rancor de ter sido abandonado pela sua empresa antiga.

           

          Surpreendentemente, quem rouba a cena é o veleiro El Regina, do vilão feito por Ola Rapace. Com 56 metros de comprimento e seis camarotes luxuosos, o modelo foi produzido pela Pruva Yachting, na Turquia.

           

           

          Ainda presente na lista de barcos usados por James Bond, até no anúncio de venda, em 2018, ele foi comercializado por 8,9 milhões de euros (quase R$ 50 milhões, em valores convertidos em fevereiro de 2023).

           

          007 Sem Tempo Para Morrer (2021)

          Quase 60 anos após o primeiro filme, o mais recente longa do agente secreto chegou aos cinemas em 2021, após um atraso por conta da pandemia. A 25ª película da saga, da mesma forma que muitos de seus filmes, retrata barcos usados por James Bond.

           

          Em uma das cenas mais marcantes do último filme estrelado por Daniel Craig, Bond veleja pela Jamaica, todavia, em uma situação bem diferente. É que este é o destino escolhido por 007 para, enfim, (tentar) curtir uma vida tranquila, depois que se aposentou do serviço secreto britânico.

           

           

          O veleiro deste filme é um Spirit 46, da Spirit Yachts. Segundo o estaleiro, este barco conta com saliências longas, decks nivelados e um perfil elegante. Com desempenho de iate de regata, o modelo pode chegar a 18 nós de velocidade de navegação.

           

          Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

           

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            Com design marcante, New Schaefer 375 é uma lancha repleta de inovações

            Lançamento marca as três décadas de produção do estaleiro comandado por Marcio Schaefer

            10/02/2023

            Repleta de inovações no aproveitamento do espaço externo, a New Schaefer 375 é o mais novo lançamento da Schaefer Yachts. Ela chega ao mercado para celebrar em grande estilo o aniversário de 30 anos do estaleiro — comemorados em novembro.

             

            A expectativa da Schaefer com o novo modelo é renovar o mercado náutico na faixa de 37 pés.

            A nova lancha é considerada uma evolução da consagradíssima Phantom 365 (com quase 700 unidades na água) e de sua irmã, a 375 HT, outra que caiu no gosto dos fãs da marca, criada em 1992 e com 3.700 barcos na água.

             

            A New Schaefer 375 incorpora elementos da linha premium do estaleiro, formada pelos barcos maiores (Schaefer 510, 600, 660, 770 e 25M), além do piso nivelado, conceito trazido do modelo walk-around Schaefer V33.

            Chamam a atenção à primeira vista as varandas laterais retráteis que ampliam o espaço na praça de popa e se integram ao cockpit, com acomodações para até 14 pessoas. Esse estilo da New Schaefer 375 tem tudo a ver com o jeito brasileiro de navegar, tomando banho de sol e curtindo o contato com o mar e a brisa.

             

            Por sua vez, o hardtop de acionamento elétrico abre o teto solar (quase 1,5 metro) ao toque de um botão.

             

            O acesso à proa será feito por uma passagem interna, garantia de segurança, mesmo com o barco em movimento. Aliás, no interior da New Schaefer 375, a cabine, de 1,90 metro de altura, tira proveito do conhecido truque de suas antecessoras: os espaços abertos.

            Como não há divisórias entre o salão e os dois camarotes — apenas o grande banheiro será fechado —, seus ocupantes têm a sensação de estar em um loft.  Na motorização da New Schaefer 375, o estaleiro oferecerá duas opções: três motores de popa de 300 hp cada ou dois motores de centro-rabeta Volvo D4, de 300 hp cada.

             

            Segundo o projetista (e dono do estaleiro) Marcio Schaefer, a New Schaefer 375 é uma lancha completa, que virá com tudo o que se espera de um barco desse porte. Seu grande trunfo é a combinação de design atraente com construção de primeira e muito espaço ao ar livre, além de uma cabine espaçosa.

             

            Tem sido assim desde que foi para água o primeiro modelo do estaleiro (uma pequena 19 pés), lançado em novembro de 1992. Desde então, com produção sempre crescente, Marcio projetou-se na linha de frente dos grandes construtores nacionais, superando gigantes estabelecidos no mercado.

             

            Conheça a história da Schaefer

            Assim como a New Schaefer 375, cada lancha da Schaefer Yachts é parte concreta de um ideal muito bem traçado desde 1983, ano em que seu comandante entendeu qual era a sua verdadeira vocação. Dessa forma, deu vazão àquela que considerava ser a sua verdadeira vocação: trocou o curso de engenharia mecânica pelo de arquitetura naval.

            Seu sonho era ser projetista de barcos. O interesse nasceu quando ele ainda era criança e ficava desenhando na cabeça vários objetos. Mais tarde, velejando — sim, ele teve uma fase de velejador, e dos bons —, compreendeu que os rabiscos poderiam ser o seu instrumento de trabalho.

             

            Iniciou, então, um curso de desenho de barco. Começou a exercitar todo dia, a pesquisar, e comprou a primeira prancheta e alguns livros. Estava decidido: seria projetista de barcos.

             

            A virada veio aos 20 anos. A maioria das pessoas costumar abandonar seus sonhos na adolescência, entretanto Márcio continuou apaixonadamente aferrado a ele. Com o apoio financeiro do pai, comprou passagens só de ida para Buenos Aires e foi estudar arquitetura naval na capital argentina.

            Eles eram muito fortes na náutica, tinham muitos estaleiros, muitos projetistas. Eu comecei a viver num círculo em que só falava sobre barcos. Desenhei 28 barcos durante o curso e saí de lá sabendo, principalmente, pesquisar e reconhecer um bom projeto – Marcio Schaefer

            Já formado, antes de voltar para Florianópolis, ele decidiu fazer um estágio na Europa. Aportou na Espanha, fez ótimos contatos e trabalhou com barcos. Só que depois de um ano da sua volta ao Brasil, é que pôde montar seu escritório.

            A New Schaefer 375 incorpora elementos da linha premium da marca, como o piso nivelado, sem nenhum degrau

            Nesse meio tempo, Marcio conheceu Raquel, sua mulher, em um Baile Municipal do Clube 12 de Agosto, em Florianópolis. Parceira desde os primeiros momentos da Schaefer Yachts, Raquel criou um ritual de abrir uma garrafa de champanhe a cada lancha vendida.

             

            Com o passar dos anos, e a explosão de vendas, o ritual teve de ser abandonado. Mais um pouco e eles teriam que comprar uma vinícola para dar conta da demanda.

             

            O mais engraçado é que Marcio pretendia ganhar a vida apenas como projetista. Quando desenhou aquela lanchinha de 19 pés, era com o intuito de atender ao pedido de um amigo, dono de uma pequena fábrica de barcos.

            New Schaefer 375

            Mas, no meio do caminho, o amigo desistiu do negócio e Marcio acabou assumindo o projeto todo. Aquilo que deveria ser apenas um escritório de design acabou virando um estaleiro.

             

            Depois da 19 pés veio uma 23 pés, seguida da Phantom 260, depois pela 36 pés (que permaneceu em linha durante 22 anos) e pela 29 pés, o maior sucesso de vendas da história da Schaefer, com 1.700 cascos em nossa águas.

            Com o apoio de seu braço direito, Pedro Odilio Phelippe (que toca a parte administrativa da empresa), tudo o que lucrava com a venda de uma lancha Marcio reinvestia na construção de outra. Todavia, é um engano achar que ele pretendia se tornar o maior construtor de barcos de lazer do país, pois ele não sonhava tão alto. Tudo aconteceu naturalmente.

             

            Suas ambições limitavam-se apenas a fazer o melhor, sempre. Com sede em Florianópolis, unidades em Palhoça e Biguaçu, a Schaefer está cada vez mais forte no mercado internacional. O estaleiro é “global player” na área de construção de embarcações de lazer, com mais de 200 barcos vendidos no exterior. Que venham outros 30 anos!

             

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              Nova série de NÁUTICA mostra travessia de catamarã a motor da África do Sul ao Brasil

              Com motores Yanmar, embarcação partiu da Cidade do Cabo rumo a Itajaí, em Santa Catarina

              09/02/2023

              Com quatro tripulantes a bordo, um catamarã a motor cruzou o oceano Atlântico em uma emocionante travessia de 4.455 milhas náuticas. Com todo o trajeto documentado em vídeo, a viagem deu origem à nova série de NÁUTICA: “Uma Aventura no Atlântico”.

              A saga da África do Sul ao Brasil durou cerca de um mês e incluiu paradas em ilhas remotas e avistamento de baleias e golfinhos. O primeiro episódio da série estreia no Canal Náutica no Youtube nesta quinta-feira (9), às 20h.

              Na estreia da série, você acompanha toda a preparação da tripulação para encarar a travessia – não só os testes de equipamentos e compra de suprimentos, como também uma épica trilha até o topo da Table Mountain, um dos pontos turísticos mais famosos da Cidade do Cabo.

               

               

              A travessia começou na África do Sul, a bordo de um catamarã de 46 pés com dois motores Yanmar 8LV370 biturbo — extremamente silenciosos e eficientes, como atestou a equipe nesta navegação.

              Comandada por Guilherme Kodja — consultor técnico de NÁUTICA –, a tripulação contou ainda com Murillo Novaes, como imediato, Lúcio Moreira Lima Junior, como chefe de máquinas e chef de cozinha, e Fábio Borges Pereira, como documentarista e marinheiro, a bordo de um Leopard 46 Powercat.

              Na série “Uma Aventura no Atlântico”, Guilherme Kodja vai relatar, enfim, toda a experiência de cruzar o oceano Atlântico. Serão sete episódios, divulgados semanalmente no Canal Náutica, no Youtube.

               

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                Novo motor Rotax Ghost é proposta ousada que promete revolucionar navegação

                Mistura de motor de popa com centro-rabeta, criação da BRP lança nova categoria de motores náuticos

                Por: Redação -
                08/02/2023

                A canadense BRP (fabricante dos jets Sea-Doo) lançou no ano passado um novo conceito de motor para barcos de lazer. Apelidado de Ghost — ou fantasma, em inglês —, o motor Rotax cria uma nova categoria de motores náuticos.

                Rotax Ghost é um misto de motor de popa com centro-rabeta. Ele fica escondido sob a plataforma de popa, preso à parte externa do espelho de popa e quase totalmente submerso, desimpedindo totalmente a área da plataforma de popa dos barcos.

                É fascinante a simplicidade com que certos milagres são feitos. Essa inovação da BRP surgiu para conquistar espaço no mercado de barcos em que vem investindo nos últimos anos, com a aquisição de três marcas de barcos de alumínio — as americanas Alumacraft e Manitou Pontoon e a australiana Quintrex.

                 

                A notícia, após a interrupção pela BRP da fabricação dos tradicionais motores de popa Evinrude, soou como música àqueles que consideravam a marca um verdadeiro símbolo de motor de popa — até hoje há uma legião de fãs pelo mundo, inclusive no Brasil.

                 

                Em termos técnicos, o novo Ghost é um motor de três cilindros, dois tempos, com injeção direta e está disponível nos modelos de 115 e 150 hp.

                A maior diferença do motor Rotax Ghost para um motor de popa e centro-rabeta convencionais está na posição: o bloco do motor fica fixado na parte externa do espelho de popa, quase desaparecendo sob a plataforma traseira. Dessa forma, o Ghost trabalha na posição horizontal, formando um “L” com a rabeta.

                 

                Para evitar a entrada de águas no conjunto engrenagens/motor quando submerso, o novo Rotax recebeu reforço na estrutura do espelho de popa, além de proteção na carenagem contra corrosão e impactos.

                Sua carcaça foi projetada e fabricada para atuar como uma caixa estanque usada para a proteção — como a das câmeras de fotografia sub —, o que impede a entrada de água. A entrada de ar na parte frontal superior da carenagem lembra a entrada de um snorkel, ou um submarino funcionando na superfície.

                 

                Mas, o que esperar do novo motor Rotax Ghost? “A ideia é desobstruir a área de traseira do convés, deslocando o motor para baixo da plataforma de popa, onde ficará fora de vista”, conta Fernando Alves, diretor da BRP no Brasil.

                 

                O visual fica muito mais bonito, aproveita-se melhor o espaço para o lazer, e a experiência a bordo se torna ainda melhor – Fernando Alves

                 

                Segundo o diretor, o novo motor se destaca também pelo contexto ambiental, oferecendo melhor desempenho com menos emissões e menos ruído.

                “Nos testes, o Ghost foi 20% mais eficiente em termos de consumo de combustível que os motores de popa concorrentes da mesma potência e apresentou redução de 12% nas emissões em geral, sendo que em marcha lenta foi registrada uma redução de até 98% nas emissões de monóxido de carbono”, finaliza Fernando.

                 

                Por conta da localização (fica quase totalmente submerso abaixo da plataforma de popa), esse propulsor também produz baixo nível de ruído, melhorando o conforto a bordo.

                Outro propósito da empresa com o lançamento desse projeto é aumentar o foco e os investimentos em novas tecnologias, oferecendo ao mercado algo diferente e inovador. Porém, esse motor não tem data para chegar ao Brasil, nem a garantia de que isso vai acontecer.

                 

                “Por questões logísticas e de volume global de produção atual, entendemos que a fabricação local seria mais viável para atender a demanda no Brasil. Mas este não é um projeto para o curto prazo”, esclarece Fernando.

                 

                Na prática, o que o motor Rotax Ghost promete deve fazer uma senhora diferença. Mesmo quem usa a lancha apenas por lazer tem ótimos motivos para comemorar a chegada do motor que abre espaço na plataforma de popa.

                Afinal, é nela que as pessoas preferem ficar quando o barco está parado, em contato com a água, pescando, tomando sol ou entrando e saindo da embarcação para um mergulho.

                 

                Com o barco em movimento, todos querem ir para a frente. Quando para, acontece o contrário: todos vão para a popa, porque é ali que o barco é mais espaçoso e mais gostoso.

                 

                A má notícia: o novo motor de popa Rotax não será vendido separadamente. Por enquanto, o “Ghost” equipará apenas as embarcações das marcas Manitou, Alumacraft e Quintrex, que foram redesenhadas para receber a máquina. Ou seja, permanece exclusivo dos barcos de alumínio do grupo BRP.

                 

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                  Doutor em meteorologia, Giovanni Dolif entra para o time Influenciadores NÁUTICA

                  Criador do perfil Hashtag Céu, Giovanni traz previsão do tempo para navegação e curiosidades do clima

                  Por: Redação -

                  Apaixonado pelas águas e pelo céu, Giovanni Dolif é um velejador que descobriu o fascínio pela meteorologia ainda aos 13 anos, quando encarou o contraste climático entre a calorosa Recife e os gélidos Alpes italianos.

                  Embora tenha nascido em São Paulo, Giovanni tem pai italiano e mãe pernambucana – por isso a drástica mudança de endereço e de clima.

                   

                  O paulistano percebeu que, de tão vidrado no tema, virou referência: amigos e familiares começaram a procurá-lo pra saber a previsão de tempo, já que ele estava sempre por dentro da meteorologia.

                  Enfim de volta ao Brasil, Giovanni Dolif dedicou-se aos estudos, com toda a certeza de que investigar o clima era seu destino. Dessa forma, o velejador fez a graduação e mestrado em meteorologia na Universidade de São Paulo. Posteriormente, foi trabalhar no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, dentro do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos — onde também fez seu doutorado.

                   

                  Casado com a Juliana e pai da Maria Valentina, Giovanni é pesquisador no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações desde 2014.

                  Foi por causa do veleiro que teve — onde velejava nas águas de Paraty, entre 2016 e 2019 — que Giovanni Dolif entendeu que seu conhecimento de meteorologia poderia ajudar outros navegadores. Criou então o perfil Hashtag Céu, com conteúdo de meteorologia voltado para navegação.

                   

                  Ele ainda é sócio-fundador da MetPlan.org, que presta serviço profissional de apoio meteorológico para a navegação no Brasil e pelo mundo, não só para cruzeiro, mas também para regata.

                  A partir de agora, ao entrar para o time Influenciadores NÁUTICA, Giovanni Dolif compartilhará curiosidades, dicas de meteorologia e previsão do tempo para navegação por meio das redes sociais de Náutica e dos perfis do Hashtag Céu no Instagram, no Youtube e no Facebook. Bem-vindo ao time, Giovanni!

                   

                  Você também quer fazer parte do time de influenciadores NÁUTICA? Envie um e-mail para [email protected] ou um direct para @revistanautica no Instagram.

                   

                   

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                    Ingressos do Rio Boat Show 2023 entram em pré-venda, com 20% de desconto

                    O maior salão náutico outdoor da América Latina acontecerá de 29 de abril a 7 de maio, na Marina da Glória

                    07/02/2023

                    A pré-venda do Rio Boat Show 2023 foi aberta nesta semana. É sua chance de garantir ingressos com 20% de desconto para o evento, que acontece de 29 de abril a 7 de maio, na Marina da Glória.

                     

                    Somente até o dia 16 de fevereiro você pode conseguir o melhor preço promocional de ingressos para o maior salão náutico outdoor da América Latina. Durante os nove dias de evento, representantes do setor náutico terão a chance de estarem próximos de seu público final, tirando dúvidas e revelando novidades.

                    Nesta fase de pré-venda do Rio Boat Show, as entradas têm o preço de R$ 64 para o convite comum, R$ 40 para pessoas acima de 65 anos e R$ 10 para PCD, mais taxas. Fora da promoção, o preço cheio da entrada comum é de R$ 80.

                     

                    O pagamento pode ser feito via pix, cartão de crédito com parcelas de até 12 vezes (dependendo da modalidade do bilhete) e boleto bancário. Então, acesse agora mesmo o site de pré-venda do Rio Boat Show 2023 e garanta seu ingresso com desconto.

                     

                    pre-venda do Rio Boat Show

                    24º Rio Boat Show

                    O Rio Boat Show vai ancorar na Marina da Glória entre os dias 29 de abril e 7 de maio. Lá, o grande público poderá ver de perto os principais lançamentos e destaques do mercado náutico, inclusive com barcos na água e teste drive de embarcações.

                     

                    Lanchas, iates, veleiros, catamarãs, jets, infláveis, motores e os mais diversos equipamentos e acessórios do mundo náutico estarão reunidos em um só lugar. Visitantes vão encontrar, ainda, diversas atrações durante os nove dias de evento.

                     

                    O público do Rio Boat Show 2023 também terá a chance de conhecer o melhor do mundo do luxo no Espaço dos Desejos. Além disso, haverá o tradicional Desfile de Barcos, onde as embarcações ganharão novamente os holofotes junto com um show de luzes, música e até mestre de cerimônia.

                     

                    Anote aí!

                    RIO BOAT SHOW 2023
                    Quando: De 29 de abril a 7 de maio, das 13h às 22h (todos os dias do evento)
                    Onde: Marina da Glória (Av. Infante Dom Henrique, S/N, Glória)
                    Mais informações: rioboatshow.com.br

                     

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                      Após três anos, canoísta deve terminar travessia do Oiapoque ao Chuí

                      Canoísta Adelson Carneiro quis se aventurar de Norte a Sul do país em um caiaque oceânico

                      O canoísta Adelson Carneiro Rodrigues chegou neste fim de semana no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Seu roteiro partiu no Oiapoque, no Amapá, há três anos e será finalizado em breve, quando chegar no Chuí, cidade no extremo sul do país.

                      No último sábado, Adelson chegou em Tramandaí, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Lá, foi recebido por moradores, turistas e até integrantes da Marinha.

                       

                       

                      Toda a travessia do Oiapoque ao Chuí idealizada pelo canoísta começou em fevereiro de 2020, quando Adelson começou a pesquisar sobre a canoagem. Antes de tudo, vale ressaltar, que ele já era familiarizado com o esporte, já que, desde seu bisavô, grande parte de sua família está ligado ao mar.

                       

                       

                      Antes de decidir fazer essa longa travessia, Adelson já havia percorrido cerca de mil milhas a remo, participou de 44 maratonas de triatlo e já foi campeão de natação em águas abertas. Entretanto, ele sempre teve vontade de se aventurar em novos esportes, daí sua paixão pela canoagem surgiu.

                       

                       

                      Com o intuito de se preparar para qualquer problema, o aventureiro estudou por cinco anos, além de criar rotas de fuga. Dessa forma, em caso de emergência, ele aciona um botão e espera pelo auxílio de integrantes da Marinha, que o acompanham na maioria das vezes.

                      Rotina da viagem do canoísta impressiona

                      O dia a dia do personal trainer começa às 5 horas da manhã, quando ele já começa a remar. No começo da tarde ele costuma fazer sua parada final. Seu descanso acontece tanto em organizações militares quanto em hotéis.

                       

                      Quando está em terra firme, aliás, Adelson gosta de conhecer pessoas e a cultura local da sua parada.

                       

                       

                      Desde fevereiro de 2020 até agora, ele percorreu 7,4 mil milhas — das 8 mil previstas, entre o Oiapoque ao Chuí. Por isso, a previsão de chegada é em meados de março. Sua próxima parada será em Cidreira, também no litoral do estado gaúcho.

                       

                       

                      Depois de terminar sua aventura, seu desejo é escrever um livro. Desse modo, poderá contar toda sua experiência de navegador, de como foi sair do Oiapoque e chegar ao Chuí de canoa.

                       

                      Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

                       

                       

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                        06/02/2023

                        Torneio de resistência com motos aquáticas em mar aberto, o Rally dos Mares 2023 teve sua partida dada nesta segunda (6), na cidade de Aracaju.

                         

                        A largada da nona edição do evento aconteceu na Praia do Saco, no sul de Sergipe. Esta é a primeira vez que a competição passará pelo estado.

                        O destino final da prova é a cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, em um percurso de 600 km, que deve terminar no próximo dia 11.

                         

                         

                        O evento passará por belos destinos turísticos, como Praia do Forte, Salvador, Morro de São Paulo, Barra Grande e Itacaré, além, é claro, de Ilhéus.

                         

                        A organização do Rally dos Mares conta com jets da Marinha, socorristas, UTI móvel e até um helicóptero, para auxiliar os motonautas competidores.

                        Rally dos Mares e aberto e vai ate dia 11

                        Desde o ano passado, a Praia do Saco está com um projeto para implantar a sinalização náutica completa, com o propósito de delimitar a área dos banhistas. E também para disponibilizar um espaço próprio para desembarque e embarque de lanchas, pranchas esportivas, entre outros.

                        A prefeitura de Aracaju conta que espera movimentar toda a parte turística da Grande Aracaju, já que os competidores, assim como membros da equipe do Rally dos Mares 2023, estarão hospedados nos arredores da Orla da Atalaia.

                         

                        Conheça o Rally dos Mares

                        O Rally dos Mares é uma prova de resistência, em que o mais importante é o competidor cumprir toda a prova o mais rápido possível. A pontuação de cada competidor é medida de acordo com o tempo total gasto.

                         

                         

                        A primeira vez que aconteceu esse evento foi em 2015 e desde então a cada ano aumentou seu nível de notoriedade. Neste ano, a disputa recebeu cerca de R$ 3,5 milhões em investimento.

                         

                        Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

                         

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                          Sócios da WellCraft comentam projetos do estaleiro no Loucos Por Barcos

                          Fábio Bisolatto e Marcio Rodrigues são os sócios da marca, que é referência na produção de embarcações tanto para a pesca quanto passeios

                          Por: Redação -

                          Representado o estaleiro Wellcraft, Fábio Bisolatto e Marcio Rodrigues são os convidados da vez do programa Loucos por Barcos. Especializada em embarcações de pesca esportiva e passeios, a marca possui uma grande diversidade de modelos em seu catálogo.

                           

                          Os sócios revelaram os próximos planos da Wellcraft no Loucos por Barcos. Durante a entrevista com Guilherme Kodja, a dupla explicou sobre o mais novo projeto da marca: o catamarã 27 KRK.

                           

                          Para desenvolver esse barco, a marca contou com a parceria de Antônio Amaral, conhecido como Tubarão, que tem uma vasta experiência em pesca oceânica e hoje é o diretor técnico do estaleiro. O catamarã 27 KRK foi uma das novidades expostas pela Wellcraft durante o São Paulo Boat Show 2022.

                           

                          Os sócios comentaram ainda os destaques da Wellcraft 320, considerada a “menina dos olhos do estaleiro”. Bisolatto explicou também que os barcos da Wellcraft têm detalhes pensados para quem é apaixonado por pesca, como porta-varas perto do comando, caixa térmica maior e viveiro para isca viva, entre outras inovações.

                           

                          Confira, abaixo, a entrevista completa:

                           

                           

                           

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                            Com quadra flutuante em rio, Eslovênia tem torneio de vôlei aquático

                            Primeiro campeonato de vôlei aquático do mundo aconteceu em um rio de Liubliana, capital da Eslovênia

                            05/02/2023

                            Se jogar vôlei de praia é bom, imagina dentro d’água, sentindo uma sensação refrescante nos pés. Pois essa foi a proposta de Liubliana (ou Ljubljana, na grafia local), a charmosa capital da Eslovênia, que promoveu uma ação para divulgar o Campeonato Mundial de Vôlei Aquático, sediado em conjunto com a Polônia.

                            Cenário do jogo: o rio Lublianica, que divide o centro da cidade em dois. De um lado, a parte antiga e o acesso a um castelo medieval (construído por volta do ano 1100). Do outro, a parte comercial e política da cidade. No centro, a praça do poeta nacional, France Prešeren.

                            volei na agua na eslovenia

                            O Campeonato Mundial de Vôlei Aquático teve até torcida, que se espremeu sobre a histórica ponte Tromostovje.

                             

                            Aliás, havia uma pequena arquibancada flutuante armada na lateral da quadra, que vibrou muito, especialmente quando os jogadores de vôlei aquático tinham que mergulhar para salvar uma bola.

                            volei na agua na eslovenia

                            Os árbitros: três juízes sobre pranchas de sup. A quadra (com 7 m x 14 m e 10 centímetros submersa) foi demarcada com fitas de luz de led, que iam transformando os jogos de vôlei aquático em um espetáculo ainda mais brilhante e colorido à noite.

                            volei na agua na eslovenia

                            Ao fim do festival aquático, a pergunta era: e se a moda pegar? Não custa imaginar um torneio similar no Rio Pinheiros, que está quase despoluído.

                            vvolei na agua na eslovenia

                             

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                              Evolve 420 Fly: conheça primeiro projeto da Evolve com flybridge

                              Aposta da marca para 2023, lancha terá três camarotes, plataforma lateral e até três motores de popa

                              03/02/2023

                              Com 42 pés, a primeira lancha com flybridge da catarinense Evolve Boats deve chegar às águas neste ano, com o nome de Evolve 420 Fly.

                               

                              A proposta da embarcação é oferecer acomodações para até 15 pessoas nos passeios diurnos, sendo que seis poderão dormir a bordo, já que terá três camarotes (sendo uma suíte, à meia-nau) e dois banheiros com boxes separados.

                              Com sede em Palhoça, região metropolitana de Florianópolis, a Evolve é um dos estaleiros de maior prestígio no país, perto de 15 anos de operação. Uma história de muito sucesso que tem à frente o empresário Ricardo Wilges.

                              projecao evolve 42 flybridge

                              A cada novo projeto nota-se um grande avanço nos barcos da Evolve Boats. Na nova Evolve 420 Fly não é diferente. Projetada em parceria com o engenheiro naval Jean Shinzato, da Orlasul Naval, a lancha causa uma boa impressão inicial, com sua aparência arrojada, apesar de ser uma lancha com flybridge.

                              projecao evolve 420 flybridge

                              O para-brisa de folha única e as grandes janelas em formato de arco nos dois bordos do salão garantem uma melhor iluminação natural, assim como uma silhueta mais elegante.

                              projecao evolve 42 flybridge

                              Nenhuma outra 42 pés oferecerá esse conforto– Ricardo Wilges, presidente do estaleiro.

                              projecao evolve 420 flybridge

                              Características da Evolve 420 Fly

                              Entre outros detalhes do projeto, chamam atenção a targa no flybridge, a cozinha no convés (integrando salão e praça de popa), a plataforma submergível e a abertura lateral, a boreste do cockpit — o chamado beach club, medindo 0,90 x 0,50 m, perfeito para se curtir o mar bem de pertinho.

                               

                              A embarcação tem muito espaço interno tanto no cockpit quanto na cabine. Afinal, a Evolve 420 Fly conta com 4 metros de largura máxima do casco.

                              projecao evolve 420 flybridge

                              Na proa, a instalação de uma mesinha dá um toque especial a essa área. Assim como existe a possiblidade de armar ali uma tenda. Por sua vez, o solário será duplo, com encostos de cabeça reclináveis e vários porta-copos de aço inox ao lado.

                               

                              Na motorização (dois centro-rabeta de 440 hp cada), o estaleiro oferece a opção do sistema de propulsão IPS 600, da Volvo Penta. Tem comando por joystick, que facilita as manobras de atracação. Dessa forma garante ganho de velocidade, economia de combustível e, consequentemente, maior autonomia.

                              projecao evolve 420 flybridge

                              Além disso, teremos uma versão com três motores de popa de 300 hp cada, atendendo a demanda dos Estados Unidos, de onde já recebemos uma encomenda, inclusive– Ricardo Wilges

                              projecao evolve 420 flybridge

                              Com o lançamento de sua primeira lancha com flybridge, o estaleiro dá mais um passo em sua proposta de ser uma empresa global. Entre outras iniciativas, há dois anos a Evolve Boats exibe seus barcos nas duas prestigiadas exposições de barcos dos Estados Unidos, o Fort Lauderdale e o Miami Boat Show.

                               

                              A escolha do nome não poderia ter sido mais feliz, e precisa: Evolve, tanto em português como em inglês, significa evoluir. Fazendo jus ao nome, o estaleiro não para de crescer.

                              projecao evolve 420 flybridge

                              De sua linha de montagem, atualmente saem quatro modelos de lanchas: a 235 Cab, a 270 Cab, a 360 HT e a 400 HT. São barcos que se destacam pelo conjunto design-navegação-inovação. Além disso, a ótima relação custo-benefício, a torna competitiva no mercado mundial (só nos Estados Unidos, já foram vendidas 23 unidades da marca), atravessando fronteiras.

                               

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                                02/02/2023

                                Envolvido em uma série de polêmicas, o futuro do porta aviões São Paulo foi definido e a Marinha decide afundar navio contaminado. Surpreendentemente, o órgão anunciou a resolução após recusar uma nova proposta milionária de venda.

                                Depois que revelou, pela primeira vez, que a embarcação seria afundada, uma empresa da Arábia Saudita fez uma proposta de compra no valor de R$ 30 milhões. A Marinha adiou o afundamento por um dia, mas nesta quarta-feira (01) afirmou que o futuro do porta-aviões São Paulo será mesmo o fundo do mar.

                                O órgão justificou a decisão afirmando que o atual estado da embarcação é crítico e que a deterioração do casco compromete a flutuabilidade do porta-aviões.. Dessa forma, não seria possível garantir um transporte até outro país em segurança.

                                 

                                Não apenas a Marinha decide afundar navio, como também o Ministério da Defesa participou da criação de um plano para dar fim à embarcação.

                                Porta-aviões São Paulo navegando no mar

                                Devido aos níveis de amianto em seu casco, a entrada do porta-aviões São Paulo é proibida em diversos territórios. Assim, coube ao Brasil a missão de resolver o problema.

                                 

                                Para naufragar o porta-aviões São Paulo, a Marinha levou a embarcação a 350 quilômetros da costa do Brasil. Nesta região, que pertence às jurisdições brasileiras, o fundo do mar está a 5 mil metros de profundidade.

                                O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) se opôs à decisão da Marinha, bem como a Ministra do Meio Ambiente Marina Silva. Uma alternativa apontada pelos ambientalistas seria trazer a embarcação para um porto brasileiro e, posteriormente, fazer o desmanche com tratamento ambiental adequado aos materiais tóxicos.

                                 

                                O Ministério Público Federal também tentou que a Marinha não procedesse com a resolução. Todavia, este pedido foi rejeitado pelo juiz federal Ubiratan de Couto Mauricio.

                                 

                                Como começou a polêmica com o porta-aviões

                                O porta-aviões São Paulo vagou por meses pelo litoral brasileiro, desde que a empresa turca que o comprou em um leilão não conseguir receber a embarcação. Pela alta quantidade de amianto em seu casco, material proibido em diversos países, o navio não conseguiu chegar à Turquia.

                                 

                                A compradora desistiu do negócio e a rebocadora contratada tentou voltar ao Brasil. Barrada também nos portos brasileiros, a rebocadora afirmou não poder mais arcar com os elevados custos de manutenção.

                                 

                                Assim, coube à Marinha reassumir o controle da embarcação, que serviu às forças brasileiras de 2000 a 2004. O navio foi comprado da Marinha francesa no ano 2000.

                                 

                                Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

                                 

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                                  Veleiro inglês do século 19 ressurge em Santos em projeções 3D

                                  Realidade aumentada mostra como era o veleiro Kestrel, que encalhou no século 19 em praia do litoral paulista

                                  Uma embarcação encalhada desde o fim do século 19 voltou à vida recentemente no litoral sul de São Paulo. O que, a princípio, poderia ser narrado como um navio fantasma em Santos, na verdade trata-se de realidade aumentada, com efeito de inserir o antigo veleiro em meio à praia.

                                  O casco inglês é o veleiro Kestrel, que encalhou na orla santista em 1895. Desde que parte da sua estrutura apareceu nas areias da praia do Embaré, há alguns anos, a área foi isolada para a segurança da população. Em 2017, a identidade do veleiro foi, enfim, descoberta.

                                  veleiro-Santos

                                  A ação que “devolveu” o veleiro Kestrel às águas foi disponibilizada pela prefeitura de Santos, com o intuito de celebrar o aniversário de 477 anos da cidade.

                                   

                                  A projeção de realidade aumentada pode ser acessada pelo celular a partir de uma placa no pontilhão da faixa de areia do canal 5, perto de onde se encontram os destroços do navio fantasma em Santos.

                                  O visitante precisa, primeiramente, apontar a câmera do celular para o QR Code e, em seguida, para a área preservada. Dessa forma, é possível ver a representação 3D do veleiro Kestrel sobre o cenário real da praia.

                                   

                                  O novo ponto turístico foi aberto no último dia 28. A imagem mostrada graças à tecnologia da realidade aumentada tem como inspiração uma obra do pintor Benedito Calixto. A placa em frente aos destroços do navio fantasma em Santos mostram detalhes da história da embarcação.

                                  veleiro- Santos

                                  A ideia de proporcionar essa experiência nasceu de uma conversa entre Wagner Ramos, secretário municipal de Serviços Públicos, e Sérgio Williams, jornalista e presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Santos.

                                   

                                  Anteriormente, chegou-se a cogitar fazer a remoção os destroços do navio encalhado da praia. As autoridades, entretanto, afirmam que o material iria deteriorar caso seja removido do local. Assim, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) colocou toda a área em que o veleiro Kestrel está como um sítio arqueológico.

                                  Pessoas analisando o qr code

                                  Descoberta dos destroços do veleiro Kestrel

                                  O veleiro de 80 metros de comprimento, três mastros e bandeira inglesa encalhou em Santos há quase 128 anos, em 11 de fevereiro de 1895.

                                   

                                  Registros da época apontam que o barco estava sem um capitão a bordo quando ventos o empurraram para a praia. Um rebocador teria tentado fazer o resgate, sem sucesso.

                                   

                                  Com o tempo, a embarcação foi coberta pela areia, até desaparecer. Em 1970 parte de seu casco ficou visível, durante o desassoreamento do canal do porto. Em agosto de 2017, uma equipe de limpeza urbana descobriu partes da sua estrutura, feita de madeira e metal, parcialmente enterrada.

                                   

                                   

                                  Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

                                   

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                                    Por: Redação -
                                    01/02/2023

                                    A cidade do Rio de Janeiro foi palco, na última terça (31), para o lançamento do Rio Boat Show 2023. Com vista para a Baía de Guanabara e o Pão de Açúcar, em um belo dia de sol, os principais players do mercado náutico puderam conhecer, em primeira mão, os detalhes do que o evento vai trazer neste ano.

                                    Promovido pelo Grupo Náutica, por meio do Boat Show Eventos e da Revista Náutica, o encontro oficial foi um grande sucesso. As principais marcas do setor aproveitaram o lançamento do Rio Boat Show 2023 para garantir presença no maior salão náutico outdoor da América Latina.

                                    Já confirmaram participação no Rio Boat Show 2023: Schaefer Yachts, Azimut Yachts, Metalu, Ventura Marine, Sedna Yachts, Real Powerboats, Sessa Marine, NX Boats, Lanchas Coral, FS Yachts, Solara, Quadricenter BRP, Mestra Boats, Yacht Collection (Inace), Volvo Penta, Marine Express, Mercury Marine, Fountaine Pajot/Jeanneau (Green Yachts), Sailing (Lagoon), Armazém Off Road (CF Moto), Beneteau/Excess (Aloha Náutica), Kapazi, MWM, Yanmar, Kelson’s, Club Car, Sport Boat, Yamaha, Leopard, Acobar, ACM Home, Ademicon, JF Sun, Seacar e Grupo Portobello.

                                    O coquetel de lançamento do Rio Boat Show 2023 contou com apresentações de Ernani Paciornik, presidente de NÁUTICA, Thalita Vicentini, diretora-geral do Boat Show, e Eduardo Colunna, presidente da Acobar (Associação Brasileira de Construtores de Barcos e seus Implementos).

                                    O Rio Boat Show vai ancorar na Marina da Glória entre os dias 29 de abril e 7 de maio. Lá, o grande público poderá ver de perto os principais lançamentos e destaques do mercado náutico, inclusive com barcos na água e teste drive de embarcações.

                                     

                                    Lanchas, iates, veleiros, catamarãs, jets, infláveis, motores e os mais diversos equipamentos e acessórios do mundo náutico estarão reunidos em um só lugar. Visitantes vão encontrar, ainda, diversas atrações durante os nove dias de evento.

                                    Em sua edição mais recente, em 2022, o salão náutico do Rio comercializou 180 embarcações, gerando mais de R$ 250 milhões em negócios, bem como reuniu mais de 35 mil visitantes.

                                     

                                    Para garantir a sua vaga como expositor em mais uma edição de sucesso do Rio Boat Show, entre em contato com o Boat Show pelo telefone (11) 2186-1068 ou e-mail [email protected].

                                     

                                    Confira algumas personalidades do mercado náuticos que participaram do lançamento do Rio Boat Show:

                                    Guto Cavalcante, da Schaefer Yachts
                                    José Carlos Barros, da Azimut Yachts
                                    Maria Carolina, da Kapazi
                                    Leonardo Chiavazzoli, da Coral
                                    Leonardo Latanzi, da BRP Quadricenter
                                    Jose Eduardo Cury, da Mestra
                                    Debora Felipe, da Sessa Marine/Intech Boating
                                    Christiano Sestini, da Marine Express
                                    Chico Fragoso, da Aloha Náutica
                                    Ariana Schreiber, da Volvo Penta
                                    Fabio Pena, da CF Moto
                                    Maika Menezes, da Mercury
                                    Paulo Thadeu, da Real Powerboats
                                    Ricardo Fragoso, da FS Yachts
                                    Igor Souto, da Yanmar
                                    Ernani Paciornik, presidente de NÁUTICA
                                    Eduardo Colunna, presidente da Acobar
                                    Bruno Scotelaro, da Green Yachts

                                     

                                     

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                                      Companhia aérea do Japão investe em projeto de barcos voadores

                                      Planador marítimo Viceroy é um surpreendente barco com asas, com direito a aerofólio e hidrofólio

                                      A empresa Japan Airlines anunciou, recentemente, que vai investir em um inovador projeto de planadores marítimos da Regent Craft.

                                      A companhia aérea não revelou o valor do montante disponibilizado, mas a empresa de planadores afirma já ter arrecado para o projeto US$ 40 milhões, aproximadamente R$ 205 milhões (valores consultados em janeiro de 2023).

                                       

                                      O planador marítimo recebeu o nome de Viceroy e possui um par de asas, um sistema parecido com os hidrofólios, bem como um grande aerofólio.

                                       

                                      Como o casco desses planadores marítimos tem um formato diferente, sua navegação se adapta às diversas condições do mar e proporciona tanto pousos como decolagens suaves na água.

                                      Tamanho dos planadores marítimos impressiona

                                      O sistema do Viceroy permite que os barcos voadores naveguem a até 9 metros acima do nível da água. A envergadura do modelo (distância entre as asas dele) deverá ter entre 18,3 até 19,8 metros — cerca de 65 pés.

                                      Projetado para receber até 12 passageiros e mais dois tripulantes, o Viceroy fará as viagens com muito conforto. A velocidade máxima do planador marítimo será em torno dos 300 km/h.

                                       

                                      Seus testes começarão a partir de 2024. E uma curiosidade é que, embora voem, os planadores marítimos são comandados por um capitão marítimo, e não um piloto.

                                       

                                      A Regent Craft  anunciou que recebeu ao menos 400 pedidos dos barcos voadores desde que a parceria com a Japan Airlines foi anunciada. Outros investidores do projeto são Thiel Capital, Y Combinator, Founders Fund, Hawaiian Airlines e o empresário Mark Cuban, além da Mesa Air Group, que se comprometeu, no ano passado, a comprar 200 modelos como esses.

                                       

                                      O diferencial dos planadores marítimos é usarem de um sistema totalmente elétrico, ou seja, sua emissão de poluentes é muito baixa. A Regent ainda está preparando outra embarcação nesses moldes. Batizado de Monarch, ele terá, no entanto, capacidade para transportar até 100 passageiros e entrará em serviço por volta de 2028.

                                       

                                      Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

                                       

                                      Náutica Responde

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                                        31/01/2023

                                        Uma embarcação em meio aos prédios de Santos viralizou nas redes sociais. O que à primeira vista parece o registro de um navio que invadiu a cidade, na verdade é um belo truque de ilusão de ótica registrado por Katia Tomimoto.

                                        A fonoaudióloga e fotógrafa amadora explica que esse flagra faz parte do seu cotidiano. A cena foi clicada da janela de Katia, em um edifício de Santos, com vista para o Guarujá.

                                         

                                        A imagem, que confunde o cérebro de quem a vê, impressionou muita gente pelas redes sociais. Kátia contou, em entrevista ao G1, ter percebido que tanto a luz quanto o tempo, além do horário, favoreciam o clique. E, assim, registrou o surpreendente momento do navio “invadindo” a cidade.

                                        Navio Ilusao de otica

                                        A embarcação estava navegando pelo canal do estuário de Santos, que faz divisa com a cidade do Guarujá. Os prédios e avenidas funcionaram como uma moldura para a foto. O ponto alto do contexto foi a posição do navio, já que, dessa forma, criou-se a ilusão de ótica.

                                         

                                        O navio que “invadiu” a cidade, registrado na ilusão de ótica, é o MSC Preziosa. Com mais de 330 metros de comprimento e cerca de 38 metros de largura, a embarcação tem capacidade para mais de 4.300 passageiros. Além das 1.700 cabines e 18 deques, há também, bares, restaurantes, spa e teatro dentro do navio.

                                         

                                         

                                        Outros navios “invadindo” a cidade

                                        A imagem do MSC Preziosa dentro da cidade não é a única do tipo feita pela fotógrafa amadora. No perfil de Katia nas redes sociais é possível encontrar outras fotos e vídeos dos gigantes cruzeiros em cenas parecidas com a que está circulando na internet.

                                         

                                        Nos registros abaixo, Katia mostra a passagem por Santos do MSC Seashore. Esse gigante é o maior navio de cruzeiro que já esteve em águas brasileiras — sua capacidade ultrapassa os 5.800 passageiros.

                                         

                                         

                                         

                                        Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

                                         

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                                          Por: Redação -

                                          Representando a NHD Boats, André Maranhão é o convidado da vez no programa Loucos Por Barcos. Durante entrevista com Guilherme Kodja, André contou sobre uma das principais novidades do estaleiro: a NHD 340 GT equipada com motor de popa.

                                           

                                          A lancha de 34 pés foi um dos destaques apresentados pela marca durante o São Paulo Boat Show 2022.

                                           

                                          Além disso, outra inovação do estaleiro foi a embarcação 370 All Space, com o sistema open deque automático. Assim, por meio de um botão, o navegador pode abrir as laterais e aumentar o espaço de convivência na popa da lancha.

                                           

                                          Sócio do estaleiro, André Maranhão comenta ainda os planos futuros da NHD Boats no Loucos Por Barcos. Confira abaixo a entrevista completa.

                                           

                                           

                                          Sucessora da extinta HD Marine (com mais de 1.500 lanchas entregues, a maioria ainda navegando em nossas águas), a NHD Boats é uma marca jovem, mas já com destaque no mercado nacional, em virtude da construção de cascos robustos, de alta qualidade e navegabilidade.

                                           

                                          Em apenas quatro anos, de suas instalações em Itajaí, Santa Catarina, já saíram cerca de 200 lanchas, de modelos que variam entre 27 e 37 pés.

                                           

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                                            Ao som de muito frevo, veleiros da Globe 40 começam a chegar ao Recife

                                            Barco Amhas, tripulado por britânico e americano, foi o primeiro a concluir 6ª etapa da regata de volta ao mundo

                                            Por: Redação -
                                            30/01/2023

                                            Foi ao som de muito frevo que a equipe anglo-americana Amhas cruzou em primeiro lugar a linha de chegada no Recife, no fim do último sábado (28), como parte da Globe 40 — La Grande Route. Dessa forma, o veleiro terminou a sexta etapa da regata de volta ao mundo, alcançando a capital pernambucana às 23h48.

                                            A perna que partiu de Ushuaia foi completada por Craig Horsfield e James Oxenham em 20 dias e 10 horas de travessia, com 3.803 milhas percorridas (7.417 km). A dupla concluiu brilhantemente uma etapa particularmente difícil, que colocou as equipes do Globe 40 à prova.

                                            Em seguida, o barco ítalo-americano Gryphon Solo II, de Joe Harris e Roger Junet, foi o segundo veleiro a atracar no centro do Recife, na tarde de domingo (29). Logo depois, a embarcação Sec Hayai, comandada pelos holandeses Frans Budel e Ysbrand Endt, foi o terceiro veleiro a cruzar a linha de chegada, na noite de domingo.

                                             

                                            A previsão é que a quarta e última embarcação — Whiskey Jack (Mélodie Schaffer/CAN e Tom Pierce/EUA) –, por fim, cruze a linha de chegada no Recife na manhã de terça-feira (31).

                                             

                                            Todos os velejadores foram recepcionados com muita festa, em clima de Carnaval, comandada pela Companhia de Danças Frevança.

                                            Dificuldades na 6ª etapa da Globe 40

                                            Desde a largada de Ushuaia, no dia 8, as equipes se depararam com uma situação surpreendentemente inusitada na Patagônia: vários dias de calmaria, enquanto, na véspera da largada, quase 50 nós sopravam na área.

                                             

                                            Após a partida, rapidamente o veleiro Milai, com Masa Suzuki (Japão) e Estelle Greck (França), conquistou uma vantagem de 100 milhas. Entretanto, dia 12 de janeiro o barco teve um choque violento com um Objeto Flutuante Não Identificado (OFNI).

                                            O acidente deixou a embarcação seriamente danificada, mas sem feridos a bordo e sem situação de perigo. A tripulação chegou a salvo ao porto argentino de Mar Del Plata no dia 16, para tentar fazer reparos no veleiro, e afirmou seu desejo de retomar as corridas o mais rápido possível.

                                             

                                            Para as demais tripulações, por outro lado, iniciou-se uma segunda fase numa zona meteorológica particularmente instável, com sucessão de zonas de calmaria, depressões e rajadas. Os competidores seguiram até a latitude do Rio de Janeiro com mudanças brutais na classificação.

                                             

                                            Próximos passos da Globe 40

                                            A escala na capital pernambucana terminará no domingo (5). Nesse meio tempo, estão programadas várias atividades na cidade, como visita aos barcos, regata in-shore até o Marco Zero e apresentações culturais. Da mesma maneira, eventos fechados para convidados, patrocinadores e competidores estão agendados.

                                             

                                            Em 5 de fevereiro, a partida rumo à ilha de Granada, no Caribe, dará início à sétima etapa. Serão duas mil milhas percorridas entre 8 e 10 dias. De lá partirá a última perna da Globe 40, cruzando o Atlântico até Lorient, na França. A previsão é que a linha de chegada final da regata de volta ao mundo seja cruzada por volta de 13 de março.

                                             

                                            A competição tem, ao todo, 30 mil milhas náuticas, percorridas durante nove meses – desses, são 140 dias no mar. O início da Globe 40 aconteceu em 26 de junho do ano passado, em Tânger, no Marrocos. O percurso incluiu paradas em Cabo Verde (África), Ilhas Maurício (Oceano Índico), Auckland (Nova Zelândia), Tahiti (Polinésia Francesa), Ushuaia (Patagônia), Recife (Brasil) e Granada (Caribe).

                                            É possível conferir como está a travessia no site oficial da Globe 40, atualizado constantemente com os status dos veleiros.

                                             

                                            A Globe 40 é uma realização da empresa francesa Sirius Events, com suporte na organização da etapa de Recife da Federação Pernambucana de Vela (FPVela), apoio do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Recife Marina e Hotel Novotel Recife Marco Zero, TV Tribuna, All e Ibis Recife Boa Viagem, com patrocínio da Prefeitura do Recife e Qair Brasil.

                                             

                                            Programação oficial dos veleiros em Recife

                                            1º de fevereiro (quarta-feira)
                                            Jantar de comemoração para convidados
                                            (velejadores, organizadores, patrocinadores e autoridades)

                                             

                                            02 de fevereiro (quinta-feira)
                                            Premiação Etapa Globe 40 – Ushuaia (Patagônia) – Recife (Brasil)
                                            Local: Restaurante Cisne Branco (Cabanga Iate Clube de Pernambuco)
                                            Horário: 19h

                                             

                                            03 de fevereiro (sexta-feira)
                                            Visitação dos barcos aberta ao público
                                            Local: Recife Marina (Bairro de São José)
                                            Horário: 9h às 13h

                                             

                                            03 de fevereiro (sexta-feira)
                                            Regatta In-Shore para convidados
                                            Local: Recife Marina – Marco Zero (Bairro de São José)
                                            Horário: 15h às 16h

                                             

                                            04 de fevereiro (sábado)
                                            Visitação dos barcos aberta ao público
                                            Local: Recife Marina (Bairro de São José)
                                            Horário: 9h às 13h

                                             

                                            05 de fevereiro (domingo)
                                            Partida da Regata 7ª Etapa – Recife (Brasil) e Granada (Caribe)
                                            Local: Praça do Marco Zero (Recife Antigo)
                                            Horário: 15h

                                             

                                             

                                            Náutica Responde

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                                              Batizado de Plectrum, embarcação de 74 m de comprimento pode atingir 75 nós e conta com diversas tecnologias

                                              Quem vê as projeções inovadoras da Lazzarini Design pode se espantar, a princípio, com a sofisticação e originalidade dos projetos. Recentemente, o estúdio italiano anunciou ao público mais uma de suas criações, mostrando as projeções do Plectrum, um megaiate com hidrofólio.

                                              A inspiração principal para o projeto veio dos veleiros da competição America’s Cup. Dessa maneira, o Plectrum vem com o propósito de ser o mais rápido da sua categoria. No entanto, em vez de usar velas, o megaiate com hidrofólio se eleva acima da água para atingir altas velocidades.


                                              O sistema de hidrofólio da embarcação se ajusta dependendo da navegação. Sua largura varia de 15 metros, quando ancorado, a até 20 metros, navegando pelas águas em altas velocidades.

                                              Essa tecnologia permite ao megaiate Plectrum viagens muito mais rápidas do que comparado com embarcações do mesmo tamanho – Pierpaolo Lazzarini

                                              Saiba mais sobre o megaiate com hidrofólio

                                              O casco do Plectrum é projetado para usar fibra de carbono, dessa forma, ele conseguirá ser extremamente leve ao mesmo tempo em que é super resistente.

                                               

                                              Quando o assunto é lazer, o megaiate com hidrofólio carrega uma série de opções, desde plataforma de popa a piscina. Mas não é só: a proa, por exemplo, se abre para revelar um hangar para helicóptero.

                                              Entre os destaques, há ainda garagem para dois barcos de apoio, nas laterais do barco, bem como um lugar na popa destinado aos brinquedos aquáticos. Surpreendentemente, há espaço até mesmo para um carro dentro do Plectrum.

                                               

                                              Internamente, o projeto do megaiate com hidrofólio oferece seis camarotes para convidados, além de uma suíte do proprietário.

                                              Três motores movidos a hidrogênio compõem a motorização do megaiate com hidrofólio e cada um deles é capaz de alcançar 5 mil hp de potência. Ou seja: o barco pode chegar a 15 mil hp de potência, enquanto sua velocidade máxima é de até 75 nós.

                                               

                                              O Plectrum ainda está em fase de conceito, mas, em um futuro próximo, a expectativa é que a embarcação seja fabricada sob demanda. O preço estimado do megaiate é algo perto de 80 milhões de euros, cerca de R$ 444,5 milhões (valores convertidos em janeiro de 2023).

                                               

                                              Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

                                               

                                              Náutica Responde

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                                                Por: Redação -
                                                28/01/2023

                                                Só mesmo quem já teve vontade de se atirar na água e voltar nadando em busca de alívio imediato sabe, de fato, o quanto o enjoo no mar pode perturbar — bem mais do que apenas “incomodar”. Quando isso acontece, tudo o que se quer é sair dali. Mas há como não enjoar no barco?

                                                A resposta é sim! E, se serve de consolo, grandes navegadores também enjoam. Amyr Klink, por exemplo. Mas também é verdade que, com o tempo, o corpo se “acostuma” aos movimentos do barco e a pessoa passa a enjoar cada vez menos ou até não enjoar no barco. Tanto que já existe até um tipo de treinamento para isso, chamado “reabilitação vestibular”.

                                                 

                                                NÁUTICA reuniu algumas dicas e exercícios para você tentar não enjoar no barco ao passear sobre as águas. Confira abaixo nosso guia!

                                                 

                                                15 truques para (tentar) não enjoar no barco
                                                Como é a sensação de enjoo?
                                                O que causa o enjoo?
                                                O que fazer se já estou enjoado?

                                                15 truques para (tentar) não enjoar no barco

                                                1. Tome o remédio contra enjoo indicado pelo seu médico antes de dormir, na véspera do passeio, e quando acordar, antes de embarcar, já que os medicamentos são preventivos, não corretivos.
                                                2. Durma bastante e bem no dia anterior e não tome nenhum tipo de bebida alcoólica na véspera para não enjoar no barco. Cansaço e ressaca não combinam com o balanço do mar.
                                                3. Alimente-se normalmente antes do passeio, mas sem exageros. Estômago cheio provoca enjoo. Vazio demais, também.
                                                4. A bordo, evite gorduras, temperos, coisas demasiadamente salgadas ou bebidas com cafeína, como, por exemplo, Coca-Cola.
                                                5. Evite entrar na cabine ou olhar para baixo para não enjoar no barco. Pode dar tontura na hora. Se for sair para pescar, apronte todo o material antes de subir no barco.
                                                6. Se tiver que entrar na cabine, evite fazê-lo no início do passeio, a fim de permitir que seu organismo, pelo menos, se acostume um pouco com o balanço do corpo.
                                                7. Nem tente ler, fotografar, cozinhar, olhar pelo binóculo e ficar mandando mensagens pelo celular, porque tudo isso diminui as chances de não enjoar no barco.
                                                8. Escolha um lugar confortável e bem ventilado do convés para ficar. Mas sempre do lado de fora! É melhor sentir frio do que ficar zonzo dentro do aconchego da cabine.
                                                9. Mantenha o olhar fixo no horizonte, quando o barco estiver em movimento, sem ficar olhando para a água, e tente não pensar em nada.
                                                10. Não tente ficar compensando o balanço natural do barco com o seu corpo. Faça como se estivesse montado num cavalo: suba e desça com o movimento dele.
                                                11. Fique na popa, onde balança menos nos barcos pequenos, mas bem longe de qualquer tipo de fumaça de motor — o que, infelizmente, é frequente nas lanchas.
                                                12. Só coma alimentos fáceis de digerir e em pequenas porções de cada vez, durante o passeio. E beba bastante água. Ficar sem ingerir nada deixa a pessoa debilitada.
                                                13. Deitar logo após comer pode provocar náusea intensa. Dê um tempo após cada lanche. Mas, se o enjoo apertar, deite e fique de olhos fechados.
                                                14. Se enjoar, tente dormir. O sono ajuda a recuperar as forças, faz passar o tempo e permite conviver melhor com o mal-estar.
                                                15. Se resolver dar um mergulho no mar, evite beber água salgada, porque ela costuma provocar enjoo imediato — apesar de muitas pessoas dizerem o contrário.

                                                Como é a sensação de enjoo?

                                                Geralmente, o enjoo começa com um ou outro bocejo, acompanhado de uma leve tontura. Em seguida, o rosto vai ficando pálido e o corpo, pesado, como se estivesse fatigado. Logo depois, vêm as náuseas — que tanto podem ser leves quanto evoluírem para o vômito, dependendo do organismo de cada pessoa.

                                                 

                                                E o pior é que vomitar nem sempre traz alívio imediato. Muitas vezes, não traz alívio algum e ainda faz com que as outras pessoas também fiquem enjoadas. Ou seja, acaba o passeio de todo mundo e não apenas de quem está mareado. É um transtorno só!

                                                 

                                                Além disso, surge uma sensação de cansaço tão insuportável que tira a disposição até mesmo para conversar. Por isso, a pessoa enjoada quase sempre fica calada e recolhida num canto do barco (muitas vezes na cabine, o que é pior ainda, porque a falta de ventilação só agrava o mal-estar), na esperança de que o enjoo suma sozinho.

                                                 

                                                O que causa o enjoo?

                                                Durante o enjoo no mar, não existe nada de errado com o estômago e sim com o cérebro, porque é ele que está recebendo informações contraditórias, principalmente dos olhos e do labirinto, uma parte do ouvido responsável pelo equilíbrio do corpo.

                                                 

                                                Assim, enquanto o labirinto informa ao cérebro que a cabeça está se movendo, os olhos mostram que tudo está parado. E é este conflito que embaralha o sistema nervoso central, que tem como uma de suas funções comandar os movimentos e a postura do corpo.

                                                 

                                                O resultado dessa confusão é uma espécie de pane de comandos e uma série de alterações orgânicas, como contração do estômago, secreção de sucos gástricos, tontura, suor frio, mal-estar, vômitos, fraqueza e palidez — que podem piorar muito se o enjoo for prolongado e o mareado acabar ficando desidratado. Daí a recomendação de, após seguidos vômitos, servir água para a pessoa mareada.

                                                O que fazer se já estou enjoado?

                                                Foi impossível não enjoar no barco? Então recomenda-se evitar fumar, comer doces, tomar café ou qualquer outra bebida à base de cafeína, como a Coca-Cola — que, inclusive, erroneamente costuma ser sugerida como antídoto para os desarranjos estomacais. Nada poderia ser mais bombástico para um mareado.

                                                 

                                                Deve-se, também, ficar sempre fora da cabine e onde o balanço do barco seja menos perceptível, como na popa, e jamais na proa, para não enjoar no barco. Mas é necessário fugir de cheiros fortes, como o de combustível ou comida, e tentar olhar só para o horizonte, evitando movimentar a cabeça.

                                                 

                                                Outro cuidado importante é sentar-se perto da borda de sotavento (ou seja, por onde o vento “sai” do barco), para, caso precise vomitar, o vento levar tudo para a água — e não para dentro do barco, o que fatalmente fará com que os outros passageiros enjoem e até vomitem também.

                                                 

                                                Entrar na cabine, ficar olhando para baixo ou tentar ler é tudo o que não se deve fazer. Procedimentos assim funcionam como um gatilho para o enjoo e levam, inevitavelmente, ao mal-estar estomacal.

                                                 

                                                Consultor técnico: Guilherme Kodja

                                                 

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                                                  Por: Redação -
                                                  27/01/2023

                                                  A Schaefer Yachts abriu o ano de 2023 acelerando rumo ao mercado internacional. Ao celebrar 30 anos de história, o estaleiro participou de três importantes salões náuticos internacionais, simultaneamente, levando os barcos de destaque da marca.

                                                  Nos Estados Unidos, as lanchas da Schaefer passaram pela Flórida, no St. Petersburg Power and Sailboat Show. Ainda na América do Norte, a Schaefer está atracada no Toronto International Boat Show, no Canadá. Além disso, em águas europeias, o estaleiro participa do Boot Düsseldorf, na Alemanha. Os salões náuticos de Toronto e Düsseldorf acontecem até o próximo domingo, dia 29.

                                                  “Isto só se tornou possível graças à qualidade e exclusividade das embarcações”, afirma a empresa sobre a agenda nos salões náuticos internacionais. Com design moderno e inovador, mas, antes de mais nada, com o propósito de garantir qualidade e navegação, o estaleiro tem se destacado na construção de iates.

                                                   

                                                  Destaques da Schaefer nos salões náuticos internacionais

                                                  Nos três salões náuticos internacionais, o destaque foi a Schaefer V33. Por sua vez, a Schaefer 400 marcou presença em St. Petersburg.

                                                  Schaefer V33

                                                  A Schaefer V33 é uma lancha estilo walk around — com posto de comando num console central e T top, cuja cabine não impede a circulação na proa –, produzida com foco principal no mercado norte-americano.

                                                  Schaefer 400

                                                  Já a Schaefer 400 tem pé-direito alto nas cabines, bem como duas suítes. Ainda apresenta um hard top exclusivo na categoria, além de uma ampla plataforma com espaço gourmet.

                                                  Mais salões internacionais no calendário

                                                  Em fevereiro, a Schaefer Yachts estará mais uma vez presente no Miami International Boat Show. Neste ano, serão cinco barcos expostos: Schaefer V33, Schaefer 400, Schaefer 450, Schaefer 510 GT Pininfarina e a Schaefer 660.

                                                   

                                                  O estaleiro explica que, atualmente, conta com as mais exigentes certificações internacionais — em resumo, que atestam o nível de segurança máxima dos produtos. E, como resultado, a credibilidade no desempenho dos barcos é reforçada, ajudando a ampliar, a cada ano, o espaço no mercado internacional.

                                                   

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                                                    Marca inglesa lança novo barco com inspiração em lancha de James Bond

                                                    A lancha Superhawk 55 foi apresentada ao público durante o boot Düsseldorf, na Alemanha

                                                    26/01/2023

                                                    Visual elegante, desempenho diferenciado e um toque de emoção. Os adjetivos que descrevem o espião mais famoso dos cinemas servem também para falar da Superhawk 55, nova lancha do estaleiro inglês Sunseeker.

                                                     

                                                    Antes de tudo, a embarcação tem sua inspiração em outro modelo da marca, o popular Superhawk 43. Ela foi usada em um dos filmes da famosa franquia do personagem James Bond: “007 Quantum Of Solace”.

                                                    As diferenças entre a 43 pés e a Superhawk 55 ficam concentradas tanto no espaço exterior quanto no volume interno — ambos maiores na novidade recém-lançada.

                                                     

                                                    Apresentada ao público na boot Düsseldorf, na Alemanha, o projeto desse barco é proporcionar aos navegadores um experiência inovadora em seus passeios, segundo a empresa.

                                                    Conheça a Sunseeker Superhawk 55

                                                    Com 55 pés de comprimento, a Sunseeker Superhawk 55 mantém a identidade do estaleiro, ou seja, é uma embarcação potente, elegante e que proporciona o maior nível de conforto em todas suas navegações.

                                                    O lançamento, aliás, é o primeiro do estaleiro inglês que possui uma plataforma hidráulica de popa na largura total do barco (4,93 m). Ao descer até a água, ela abre escadas em ambos os bordos e libera uma garagem, abaixo do deque, capaz de armazenar uma moto aquática. Outros brinquedos podem ser guardados por baixo das almofadas do solário de popa.

                                                    Ainda na popa, os móveis planejados podem se transformar. Dessa maneira, o sofá pode virar uma espaçosa chaise e a mesa pode até dobrar de tamanho. Conforme o layout da mobília é distribuído, a Superhawk 55 é capaz de receber até oito pessoas para refeições ao ar livre.

                                                    O barco conta ainda com bar molhado, cooktop, geladeira, pia, churrasqueira, muitos armários e até uma TV externa, que pode ser assistida do solário.

                                                     

                                                    Graças ao layout de conceito aberto, a proa transmite a sensação de muito espaço. Muitas almofadas se unem para formar o solário dessa área da Superhawk 55.

                                                    Igualmente, a área interna do barco transmite estilo e elegância. O Superhawk 55 conta com madeiras curvadas e acabamento em laca na cabine, por exemplo, enquanto o deque inferior inclui não só uma cabine VIP a bombordo, como também uma cabine master na popa, com banheiro privativo completo.

                                                     

                                                    Por fim, a motorização da lancha é composta por dois motores Volvo Penta D11-IPS 950. Assim, eles permitem que a grande lancha atinja cerca de 38 nós de velocidade máxima.

                                                     

                                                    Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

                                                     

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                                                      Náutica Responde: Como encarretar embarcação com tranquilidade?

                                                      Saiba a que se atentar e o passo a passo para a manobra de descida e subida do barco sem receios

                                                      Por: Redação -

                                                      A hora de encarretar ou desencarretar a embarcação costuma ser um processo que exige bastante atenção, tanto do navegador quanto do seu ajudante.

                                                       

                                                      Muitos fatores, como a corrente marítima, o vento e até como a maré se encontra influenciam nesse processo de manobra para descida ou subida do barco nas rampas das marinas.

                                                       

                                                      Para auxiliar nessa hora tão importante, Guilherme Kodja, consultor técnico de NÁUTICA, explica o passo a passo de como fazer o processo de encarretar embarcação sem receios.

                                                       

                                                      Esse é o tema do novo episódio de Náutica Responde. Abaixo, confira o vídeo completo, veja dicas essenciais e tire suas dúvidas.

                                                       

                                                       

                                                      Você também tem uma dúvida técnica sobre o mundo náutico? Envie sua pergunta para nossa equipe no formulário do Náutica Responde, que você encontra nesta página, logo abaixo.

                                                       

                                                      Náutica Responde

                                                      Faça uma pergunta para a Náutica

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                                                        Construído na década de 1940, o veleiro Cangrejo é resistente e já participou de diversas competições

                                                        Por: Redação -
                                                        25/01/2023

                                                        Barco clássico e com muitas histórias para contar, o veleiro Cangrejo é um dos veleiros mais antigos que ainda se encontra em uso no Brasil.

                                                         

                                                        O veleiro Cangrejo ganhou um vídeo na série Barcos Incríveis, mostrando todos os seus detalhes originais, como a alavanca do leme, a cama para duas pessoa no bico de proa e peças da estrutura feitas em aço, como as três cavernas em volta do mastro.

                                                         

                                                        Thiago Marques, o proprietário dessa joia em forma de barco, tem planos para uma reforma, em breve, no veleiro Cangrejo. A embarcação argentina foi construída em 1940.

                                                         

                                                        Em seu interior, todo feito de madeira, são encontrados alguns detalhes especiais, como uma pequena placa que traz, em inglês, a mensagem “ninguém é perfeito, exceto o capitão”.

                                                        Mais do que ganhar uma regata, a gente está preocupado em fazer uma regata bonita, com as manobras bem feitas e com a tripulação harmônica – Átila Bohm, comandante

                                                        Com 41 pés, a embarcação já participou tanto de competições na região de Buenos Aires, carregando uma bandeira da Argentina, quanto no Brasil, ostentando nossa bandeira. Uma das mais recentes regatas foi a Copa Mitsubishi de Vela, em 2022.

                                                         

                                                        Conheça mais detalhes dessa famosa embarcação no novo episódio da série Barcos Clássicos. Abaixo, confira o vídeo completo.

                                                         

                                                         

                                                        Náutica Responde

                                                        Faça uma pergunta para a Náutica

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                                                          Diferente do trator normal, o gafanhoto pode parecer uma máquina esquisita, mas é muito útil

                                                          Por: Redação -
                                                          24/01/2023

                                                          O trator gafanhoto é um veículo com altura bem diferente dos tratores comuns que levam embarcações. Embora possa parecer uma máquina esquisita e extremamente alta, o veículo é extremamente útil no dia a dia das marinas.

                                                           

                                                          No entanto, muita gente ainda não sabe como ele funciona e nem qual o motivo de utilizar esse gigante em marinas de praia. Para acabar com essas dúvidas, o novo episódio do Náutica Responde traz o consultor técnico de NÁUTICA Guilherme Kodja para apresentar as principais diferenças do trator gafanhoto.

                                                           

                                                          Explicamos ainda quais as vantagens de se usar esse veículo no transporte entre a garagem náutica e a água do mar. Assista ao episódio completo no vídeo abaixo:

                                                           

                                                           

                                                          Você também tem uma dúvida técnica sobre o mundo náutico? Envie sua pergunta para nossa equipe no formulário do Náutica Responde, que você encontra nesta página, logo abaixo.

                                                           

                                                          Náutica Responde

                                                          Faça uma pergunta para a Náutica

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                                                            De 29 de abril a 7 de maio, a 24ª edição do evento reunirá lançamentos, equipamentos e acessórios para barcos

                                                            Por: Redação -

                                                            O belo cenário da Baía de Guanabara vai abrigar mais uma edição de sucesso do Rio Boat Show – o maior salão náutico outdoor da América Latina. Em 2023, o tradicional evento carioca chega à 24ª edição.

                                                            O Rio Boat Show reunirá os principais lançamentos e destaques do mercado náutico, assim como diversas atrações para os visitantes.

                                                            Realizado de 29 de abril a 7 de maio, o Rio Boat Show 2023, sem dúvida, tem o clima perfeito para os apaixonados por náutica.

                                                             

                                                            Os visitantes terão a vantagem de ver os barcos em seu habitat natural, pois o salão será realizado na Marina da Glória, com embarcações na água. Compradores ainda podem ter a chance de fazer o test drive de barcos na Baía de Guanabara.

                                                            Lanchas, iates, veleiros, catamarãs, jets, infláveis, motores e os mais diversos equipamentos e acessórios do mundo náutico estarão reunidos em um só lugar.

                                                             

                                                            Serão nove dias de interação entre clientes e os principais players do setor. Dessa forma, é a chance perfeita para fabricantes, distribuidores e revendedores terem um contato mais próximo com quem ama navegar, exibindo seus barcos, produtos e soluções náuticas.

                                                            Barcos reunidos para exposição no Rio Boat Show

                                                            Um desfile náutico noturno pela Baía de Guanabara encanta os visitantes e é um dos pontos altos da festa, bem como experiências na água, atrações musicais e projetos inclusivos.

                                                            Coquetel de lançamento Rio Boat Show

                                                            O coquetel de abertura do Rio Boat Show 2023 acontece no dia 31 de janeiro, reunindo representantes das principais marcas do setor. Na ocasião, Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica, apresentará a 24ª edição do salão náutico carioca, com o propósito de apresentar as novidades do salão em primeira mão.

                                                             

                                                            Em sua edição mais recente, em 2022, o salão náutico do Rio reuniu mais de 35 mil visitantes. Foram cerca de 180 embarcações comercializadas e R$ 253 milhões em negócios gerados.

                                                             

                                                            Para garantir a sua vaga como expositor em mais uma edição de sucesso do Rio Boat Show, entre em contato com o Boat Show pelo telefone (11) 2186-1068 ou e-mail [email protected].

                                                             

                                                            Náutica Responde

                                                            Faça uma pergunta para a Náutica

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