A comunidade náutica recebeu uma notícia que deixa a todos consternados: a morte de Donald L Blount, projetista que dedicou a vida a construir barcos a motor de alta velocidade.
O fascínio de Blount pela hidrodinâmica começou na década de 1950, quando ele era estudante do Instituto Politécnico e Universidade Estadual da Virgínia (conhecido como Virginia Tech). Já na década de 1960, trabalhando na David Taylor Model Basin — divisão naval do governo norte-americano em Maryland —, passou a se destacar na área que o consagraria.
Reconhecendo seus talentos, em 1969 a Marinha o chamou para trabalhar em seu Departamento de Engenharia de Ofícios Combatentes. Três anos depois, Blount e EP “Gene” Clement concluíram um estudo histórico de hidrodinâmica de embarcações de planejamento, batizado Série 62.
Em 1988, após 20 anos projetando pequenas embarcações com a Marinha, Blount abriu em Virginia a sua própria empresa: a Donald L. Blount and Associates(ou DLBA Naval Architecture), que teve alguns estaleiros brasileiros como cliente.
Foi a DLBA Naval Architecture quem anunciou, neste sábado (16), que a morte de Donald L Blount ocorreu no último dia 14, aos 87 anos.
“Sempre tive um fascínio com a tecnologia de barcos de alta velocidade em águas agitadas. Não apenas a velocidade, mas a capacidade de ir rápido e não bater os miolos”.
Donald L. Blount (1935-2022), projetista de embarcações de alta velocidade
“Meu interesse pessoal é ir o mais rápido possível da forma mais eficiente possível com a melhor qualidade de condução em águas agitadas. Esse foi o foco da minha vida”, disse Blount, quando ainda estava na ativa e planejava escrever um livro autobiográfico.
Blount deixa seu legado a seus dois filhos crescidos, Douglas e Bill, que cresceram andando de barco e pescando na Baía de Chesapeake e agora comandam a DLBA. Descanse em paz, mestre Blount!
O Race Village, no centro de Ilhabela, receberá palestra do projeto Mantas de Ilhabela, como parte da programação da 49ª Semana Internacional de Vela, neste sábado (16). O torneio tem sede e realização do Yacht Club de Ilhabela e da Prefeitura Municipal de Ilhabela, com patrocínio Mitsubishi Motors.
Na palestra, que começa às 19h, Guilherme Kodja falará sobre as descobertas dos últimos cinco anos, resultados científicos alcançados e tudo sobre a descoberta da mais nova agregação de Raias Mantas Oceânicas do mundo.
O projeto, idealizado pela ONG de preservação ambiental Megafauna Marinha do Brasil, vem estudando a agregação das Mantas Oceânicas (Mobula Birostris), maior espécie de Manta do mundo, em Ilhabela, no litoral paulista.
A ideia é treinar pessoas para que elas possam fazer imagens e gerar identificação dos animais – através da foto ID (foto de suas manchas e pintas ventrais, na parte de baixo do animal, que são suas “impressões digitais”).
A Megafauna Marinha do Brasil aproveita o mês de julho – que é o ápice da temporada das mantas na costa do Brasil – para trazer projetos que visam colocar as pessoas em contato com esses animais gigantescos.
A iniciativa conta com o RV Megafauna, um barco completamente preparado para o estudo e pesquisa de Mantas e outros gigantes da nossa costa, com equipamentos exclusivos como o Axiom com transdutor Chirp e Downvision, que consegue monitorar as Mantas mesmo depois que elas mergulham.
O projeto ainda utiliza alguns voos de avião para monitorar esses animais longe da costa.
O Megafauna apoia também o projeto Baleia à Vista, que também está na alta temporada na costa paulista. “Esses projetos são extremamente necessários para o estudo e preservação dessas espécies aquáticas, e muitas vezes não ganham a atenção devida da população”, alerta Kodja.
Confira o teste da lancha Victory 398, uma embarcação que concilia perfeitamente a pesca esportiva ao lazer. O vídeo estreia nesta sexta-feira (15), às 20h, no Canal NÁUTICA.
O modelo da Victory Yachts, que comporta até 18 pessoas, possui diversos atrativos, dentre eles: ampla área social, estação gourmet com churrasqueira, cozinha com micro-ondas e uma cabine com sofá em “U” que se transforma em cama de casal.
Sua motorização é bem versátil, e suas opções vão desde um simples par de motores Mercury de 300 hp até uma trinca de 400 hp ou um quarteto de 300 hp (sim, 1200 hp!), passando por uma parelha Yamaha de 425 hp.
Os fãs da pesca esportiva vão se encantar com esta lancha, que oferece porta-caniços, viveiros e uma enorme praça de pesca. Suas bordas, por exemplo, têm alturas projetadas para que, na hora da luta com os peixes, a parte de trás da coluna dos pescadores trabalhe na posição correta.
Veja abaixo o teaser:
No canal NÁUTICA, você pode conferir este e vários outros testes de embarcações, além de entrevistas exclusivas e programas especiais. Aproveite e inscreva-se, para não perder nenhum vídeo.
Crianças em férias por aí? Em Ilhabela (SP), uma ação especial do Grupo NÁUTICA dá à garotada a chance de ser capitão mirim por uns minutos. A diversão será pilotar barquinhos de controle remoto.
A brincadeira acontecerá em uma piscina, com algumas boias servindo como obstáculos, e as crianças simulando uma competição para ver qual barco chegará primeiro do outro lado. A atividade vista estimular a criatividade e o entretenimento, além de aguçar o gosto pelo esporte náutico. Tudo isso com uma equipe de coordenadores para as atividades!
A atração recebe o público infantil de 15 a 30 de julho e é parte do Race Village — uma programação cultural especial que acontece na cidade durante a 49ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela, realizada pelo Yacht Club de Ilhabela e Prefeitura Municipal de Ilhabela, com patrocínio da Mitsubishi Motors.
“O intuito é ser uma atividade dinâmica, divertida e de fácil entendimento, para o lazer de todos”, afirmaram os idealizadores da brincadeira.
A ação acontecerá todos os dias, das 14h às 22h, no Pier da Vila, onde terá mais algumas atrações do Race Village. Quem quiser participar, é só chegar no local, sem a necessidade de inscrição prévia.
O nome ‘Maldivas’ traz à mente imagens de praias paradisíacas com águas cristalinas e resorts pitorescos. Mas o arquipélago enfrenta uma ameaça catastrófica: o aumento do nível do mar. Uma das soluções criativas que o país encontrou para esse problema é construir uma cidade flutuante que abrigará até 20 mil pessoas.
A ‘Maldives Floating City’ ficará a 15 minutos de barco da capital, Malé, e consistirá em aproximadamente 5 mil unidades unidades habitacionais conectadas por passarelas. A megaestrutura, inspirada na geometria dos corais, será instalada em uma laguna de 200 hectares em meio ao Oceano Índico.
O projeto segue um modelo de turismointegrado, o que fica claro pela mistura de casas, hotéis, lojas e restaurantes. Os edifícios serão baixos e ficarão de frente para o mar, posicionados ao longo de ruas ladeadas de palmeiras onde não circularão carros. Uma rede de pontes, canais e docas promete criar coesão e facilitar o acesso a todos os serviços.
Sua construção resulta de uma parceria público-privada entre a empresa holandesa Dutch Docklands e o governo das Maldivas. O projeto está sendo elaborado há mais de uma década e atuará como um modelo de desenvolvimento sustentávelpara o futuro, seja nas Maldivas ou em outros lugares.
As unidades habitacionais são construídas em um estaleiro local e depois anexadas à cidade flutuante. Elas são fixadas a uma imensa placa de concreto subaquática que é parafusada ao fundo do mar em palafitas de aço. Os recifes de corais que cercam a cidade ajudam a fornecer um quebra-ondas natural, estabilizando-a e, assim, evitando desconfortos aos moradores.
As primeiras unidades já estão sendo inauguradas, e moradores poderão se estabelecer no local no início de 2024. A cidade está prevista para ser concluída até 2027.
Um futuro incerto
O arquipélago de mais de 1.190 ilhas que compõe as Maldivas é uma das regiões mais vulneráveis do mundo às mudanças climáticas. Grande parte de sua área terrestre fica menos de um metro acima do nível do mar, o que torna o seu território especialmente suscetível ao avanço das águas. Especialistas preveem que, em 2050, 80% do país estará submerso.
Mas não se engane: a política das Maldivas não é de terra arrasada. Os projetos urbanísticos que visam salvar o futuro do país também se preocupam com manter a natureza já existente.
“Esta cidade flutuante não requer nenhuma recuperação de terras, portanto, causa um impacto mínimo nos recifes de coral”, explica Mohamed Nasheed, ex-presidente das Maldivas e atual presidente do Parlamento. “Nossa adaptação às mudanças climáticas não deve destruir a natureza, mas trabalhar com ela. Nas Maldivas, não podemos parar as ondas, mas podemos subir com elas.”
A Mega Promo Ventura vai até a próxima quarta-feira, dia 20 de julho, oferecendo condições especiais de compra. É a chance perfeita para quem quer realizar o sonho de ter uma embarcação ou quadriciclo Ventura, e uma oportunidade de ouro que vale tanto para a Ventura Marine – de embarcações – quanto para Ventura Adventure – de veículos off-road.
Com entrada de 50% e saldo em até 24 vezes, os clientes têm a oportunidade de escolher entre as lanchas V300 Day Cruiser (cabinada) ou Crossover (proa aberta) e V250 Comfort (proa aberta). Já o quadriciclo ATV Ventura M550 L pode ser seu com entrada de 50%, saldo em 10 vezes e taxa zero.
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O Grupo Ventura Marine, com 39 anos de história, aproveitou o São Paulo Boat Show do ano passado para redefinir sua marca. Além dos modelos de lanchas de 18 a 45 pés, a empresa conta com um novo braço de negócios voltado ao lazer e ao agro negócio com os ATVs e UTVs fabricados em Manaus.
A marca também é uma das confirmadas na próxima edição do salão náutico paulistano, que acontecerá de 23 a 28 de setembro.
Uma das maiores competições da América do Sul de Vela de Oceano, a SIVI acontece entre os dias 23 e 30 de julho. O torneio tem sede e realização do Yacht Club de Ilhabela e da Prefeitura Municipal de Ilhabela, com patrocínio Mitsubishi Motors.
Pousada Bonns Ventos
Localizada a 4,5 km do Centro Histórico de Ilhabela, na Praia do Perequê.
10% de desconto
(12) 98883-8004
Hostel Clandestino
Hostel no Centro Histórico, a 700 m do Yacht Club de Ilhabela.
10% de desconto
Pacote de 7 dias por R$ 270 em quarto compartilhado.
(12) 99639-5321
Hotel Colonial
Situado no sul de Ilhabela, a 2 km da balsa e 8 km do Centro Histórico.
10% de desconto na hospedagem e 1 mergulho de flutuação na Ilha das Cabras.
(12) 3894-9414 | (12) 99609-9689
Hotel Fita Azul
Situado a 50 m do Yacht Club de Ilhabela e 100 m do Centro Histórico.
(12) 3896-2023
Pousada dos Hibiscos
Localizada a 50 m da praia e 500 m do Centro Histórico de Ilhabela.
(12) 3896-5191 | (12) 99216-8183
Pousada Mariola
Situada a 1 km do Centro Histórico e 6 km da balsa.
10% de desconto para participantes inscritos na 49ª SIVI em reservas diretas
com a pousada.
(12) 3896-4141 | (12) 3896-1941
Pousada Moana Ilhabela
Localizada a 30 minutos do Yacht Club de Ilhabela.
(12) 99758-5270
TW Guaimbê Exclusive Suites
Localizado a 25 minutos do Yacht Club de Ilhabela.
(12) 3894-1009 | (12) 3894-9304
Pousada Velas do Engenho
A pousada está localizada na Praia do Engenho, entre o Centro Comercial e o Centro Histórico de Ilhabela.
5% de desconto no pagamento por PIX ou até 4x no cartão de crédito.
(12) 9915-56760 | (12) 3892-2244 | (11) 99281-4000
Residencial Vilamar
Situado a 50 m da Praia do Itaquanduba e a apenas 2,5 km do Centro Histórico.
10% de desconto
(12) 3896-2622 | (12) 3896-1304
Inscrições seguem abertas
As inscrições seguem abertas para as classes ORC, BRA-RGS, C-30, HPE-25, Clássicos, Bico de Proa, Mini e Multicasco, e podem ser realizadas no site oficial da competição. Entre os inscritos há mais de 100 barcos de sete estados, 15 cidades e dois países. A programação da competição também consta no site do evento.
Luxo, grandeza e muito brilho fazem parte do novo conceito de megaiate inspirado em diamante brasileiro — e não é qualquer diamante, trata-se de uma das pedras preciosas mais famosas do mundo.
Criado pelo estúdio italiano Gabriele Teruzzi Yachts & Design, o projeto é batizado de Stella del Sud — “Estrela do sul”, em português, como o nome do diamante brasileiro de 128 quilates que hoje pertence à Cartier.
A proposta de embarcação transmite luxo, grandeza e muito brilho, além da incontestável sofisticação italiana nos seus 360 pés (110 metros) de comprimento.
A ideia surgiu da busca constante dos designers de iates pela inovação e novos limites em termos de projetos, seja com um novo visual ou oferecendo o máximo de itens de luxo e conforto para os passageiros.
Stella del Sud à primeira vista
Fazendo jus à sua inspiração, o megaiate chama a atenção logo de cara. Suas linhas externas parecem convergir para o centro e criam a ilusão de uma peça de joia. O estilo Art Déco no centro do iate também é uma referência ao seu homônimo Cartier.
Projetado para brilhar como um diamante, Stella del Sud apresenta uma silhueta única que, além das linhas elegantes e futuristas, é coberta por painéis de vidro posicionados para refletir a luz, juntamente com um casco brilhante e longilíneo.
A imponência do megaiate inspirado em diamante brasileiro segue nas áreas ao ar livre. A embarcação possui uma área de praia de dois andares cobrindo 278 m², cujo design é inspirado no Palácio Real de Caserta, na Itália. O espaço incorpora três piscinas em diferentes níveis que, juntas, formam uma piscina em cascata no centro.
Uma jacuzzi infinita personalizada e lounge à proa, além de uma área de jantar ao ar livre na popa complementam a estrutura externa de Stella del Sud. Como seria de esperar de um megaite como este, há também um heliponto no convés de proa, um cinema no porão, além de outras áreas de lounge privativas.
A elegância atemporal italiana continua no interior deste megaiate, que conta com salão principal de pé-direito alto, inspirado em uma cobertura moderna, com painéis desenhados à mão e espelhos nas paredes.
Stella Del Sud tem acomodações para 18 pessoas em nove camarotes elegantes e luxuosos. O projeto apresenta oito suítes VIP localizadas à frente no convés principal, duas de cada lado, que vêm completas com terraços integrados e uma sala de piano.
A suíte do proprietário ocupa grande parte do convés, com um escritório privado, banheiros com jacuzzis, closets, e outros atributos luxuosos. O ambiente se destaca ainda mais pelo aquário sobre a cama, oferecendo uma experiência diferenciada.
A sala foi decorada com materiais naturais como madeira clara e adornada com esculturas personalizadas em tons de ouro, para aumentar a sensação de aconchego e bem-estar.
No convés superior, acessível através de uma escada em espiral personalizada, os hóspedes encontram uma área de jantar e outro salão. Já o piso inferior é dedicado ao bem-estar e inclui academia, sauna, sala de massagem e área de beleza.
Como se tudo isso não bastasse, há também um canto multifuncional chamado Aqua Room, um espaço que abriga bar e jacuzzi, além de camas de relaxamento. Ao lado estão os aposentos da tripulação e uma garagem muito generosa para todos os tipos de brinquedos aquáticos.
Até a próxima sexta-feira (22) você pode garantir o melhor preço promocional de ingressos para o São Paulo Boat Show 2022 — maior salão náutico indoor da América Latina.
Nesta fase, as entradas têm o preço de R$ 68 para o convite comum, R$ 40 para pessoas acima de 65 anos e R$ 10 para PCD, mais taxas. Fora da promoção, o preço cheio da entrada comum é de R$ 85.
O pagamento pode ser feito via pix, cartão de crédito com parcelas de até 12 vezes, dependendo da modalidade do bilhete, e boleto bancário. Garanta seu desconto: acesse agora mesmo o site de pré-venda do São Paulo Boat Show 2022.
Os principais lançamentos e destaques do mercado reunidos em um só lugar!
25º São Paulo Boat Show
Uma das maiores edições de toda a história do evento, o São Paulo Boat Show 2022 acontecerá de 23 a 28 de setembro de 2022, no São Paulo Expo.
Com grande adesão das principais marcas do mercado nacional e internacional, o salão náutico é uma oportunidade única para os visitantes explorarem produtos, conhecerem lançamentos, comparar marcas e fechar negócio com vantagens especiais.
São esperados para 2022 mais de 100 expositores, distribuídos por uma área climatizada de 90 mil m², com dezenas de novidades em lanchas, veleiros, jets, infláveis, motores, equipamentos, acessórios e serviços, além de atrações como destinos náuticos, palestras e objetos de luxo.
Em 2021, o São Paulo Boat Showmovimentou mais de R$ 300 milhões em negócios com a comercialização de 320 embarcações, equipamentos e serviços durante os seis dias de exposição.
Anote aí!
SÃO PAULO BOAT SHOW 2022 Quando: De 23 a 28 de setembro Onde: São Paulo Expo (Rod. dos Imigrantes, km 1,5) HORÁRIOS Abertura (23/09): das 15h às 22h Dias de semana: das 13h às 22h Fim de semana: das 12h às 22h Encerramento (28/09): das 13h às 21h Mais informações: saopauloboatshow.com.br
O São Paulo Boat Show chegará em sua 25ª edição em setembro, com os principais lançamentos e destaques do setor. A Master Marine, que representa as lanchas de wake da Malibu Boats no Brasil, é uma das empresas presentes no evento, como confirmou Jorge Camasmie em entrevista à Náutica no lançamento do maior salão náutico da América Latina.
“A Malibu é a maior fabricante de barcos de wake do mundo e se vangloria muito do que traz para seus clientes. Têm várias inovações que nós vamos apresentar nesse Boat Show, por exemplo, uma lancha de 23 pés com stern thruster, que permite dar um giro muito mais rápido para manobrar”, disse Jorge.
São esperados para 2022 mais de 100 expositores, distribuídos por uma área climatizada de 90 mil m², com dezenas de novidades em lanchas, veleiros, jets, infláveis, motores, equipamentos, acessórios e serviços, além de atrações como destinos náuticos, palestras e objetos de luxo. Prepare o coração!
No ano passado, o São Paulo Boat Show movimentou mais de R$ 300 milhões em negócios com a comercialização de 320 embarcações, equipamentos e serviços durante os seis dias de exposição.
A cidade de Ilhabela recebe, a partir desta sexta-feira (15), uma série de atrações para toda família no Race Village.
A partir das 19h, os visitantes e moradores contarão com diversas atrações, como shows, piscina de nautimodelismo, tours guiados gratuitos, palestras, exposições culturais e mostras de dança, atividades lúdicas, contação de histórias, sessões de cinema e espaço kids.
O Race Village acontece até o dia 30 de julho no centro histórico (Vila), junto com grandes eventos náuticos que a cidade recebe em julho, durante a Semana Internacional de Vela de Ilhabela, principal competição de vela da América Latina. De 15 a 17 de julho acontecem as competições da Semana de Monotipos de Ilhabela, enquanto de 23 a 30 de julho é a vez da categoria oceânica da Semana Internacional de Vela de Ilhabela.
Em julho, o arquipélago de Ilhabela reúne os melhores velejadores da América Latina nas modalidades Monotipos e Oceanos, além de suas famílias e visitantes, fomentando a indústria do turismo e o comércio local.
“Este é um dos principais eventos esportivos de Ilhabela. Além de reforçar nosso título de Capital Nacional da Vela, ele fomenta a indústria do turismo, gera renda e movimenta nossa economia. Ilhabela está de braços abertos para receber todos os velejadores em 2022”, destacou o Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.
Fique de olho nas datas
No dia 15 de julho, às 11h, será realizada a abertura da Semana de Monotipos na Escola Municipal de Vela de Ilhabela. Organizada pela Federação de Vela do Estado de São Paulo e realizada pela Prefeitura de Ilhabela, a competição será válida para as classes Snipe, Hobie Cat 16, Optimist, 420, Dingue, ILCA/Laser (Standard, Radial e 4.7), Open Bic, 29er, Kitesurf Hydrofoil, Windsurf Slalom e Finn, reunindo cerca de 200 velejadores no canal de Ilhabela.
Já no dia 22 de julho acontece a abertura da Semana Internacional de Vela (competição oceânica), com realização do Yacht Club de Ilhabela e da Prefeitura Municipal de Ilhabela, e patrocínio da Mitsubishi Motors. Inclui as tradicionais regatas Alcatrazes por Boreste e Ilha de Toque-Toque por Boreste, com previsão de participação de mais de 120 embarcações de diferentes estados brasileiros e também do exterior, reunindo cerca de 1.200 velejadores.
“O Rio Boat Show foi muito positivo para a Torpedo, e o São Paulo Boat Show será palco de alguns lançamentos. Nós estamos trabalhando, agora, com embarcações maiores e menores, como apoios de grandes embarcações”, disse Nelson Carvalhaes em entrevista durante o lançamento do São Paulo Boat Show, que chegará em sua 25ª edição de 23 a 28 de setembro de 2022, no São Paulo Expo, e será uma das maiores de toda a história do evento.
A empresa vai apresentar seu mais recente lançamento, que se trata de um modelo de 10 metros para uso profissional, que já está tendo suas primeiras unidades entregues, de acordo com Nelson, que prometeu também o lançamento do T1100 para o salão náutico paulista, dentre os infláveis apresentados no evento – pelo menos cinco, segundo o Nelson.
São esperados para 2022 mais de 100 expositores, distribuídos por uma área climatizada de 90 mil m², com dezenas de novidades em lanchas, veleiros, jets, infláveis, motores, equipamentos, acessórios e serviços, além de atrações como destinos náuticos, palestras e objetos de luxo. Prepare o coração!
No ano passado, o São Paulo Boat Show movimentou mais de R$ 300 milhões em negócios com a comercialização de 320 embarcações, equipamentos e serviços durante os seis dias de exposição.
Um navio gigantesco que também é uma cidade flutuante com capacidade para 100 mil pessoas, entre moradores e visitantes. Isso é o que o ousado projeto do meganavio Freedom Ship quer trazer aos mares.
O engenheiro norte-americano Norman Nixon pensou não apenas em uma enorme embarcação pelas águas, mas numa verdadeira comunidade no mar!
O ambicioso projeto é negociado desde 1999, porém, Nixon morreu em 2012, sem nunca ter conseguido tirar sua ideia do papel. A ideia do meganavio com cidade flutuante, no entanto, não foi para o lixo. Roger Gooch, um dos antigos sócios de Nixon, assumiu o projeto.
Em uma entrevista ao site Superb Crew, em 2020, o hoje CEO da Freedom Cruise Line International anunciou que o Conselho de Administração da empresa determinou que as operações de construção primária começariam na Indonésia e em Singapura.
“Os processos de design estão em andamento e as operações de construção ao vivo em tempo real estão planejadas para serem fornecidas ao público global por meio de webcams no local 24 horas por dia, sete dias por semana. Além disso, a FCL está atualmente aberta ao diálogo com todas as partes ou entidades interessadas em relação a investimentos em ações e/ou relacionamentos de joint venture“, disse Gooch na entrevista de 2020.
Apesar disso, o projeto parece continuar no papel. O site oficial do Freedom Shipnão registra nenhuma novidade sobre a construção, nem sequer disponibiliza os vídeos prometidos por seu CEO.
Se o utópico projeto sair do papel, será o maior colosso a navegar por nossos mares – com cerca de 1,5 km de extensão, 250 metros de largura e altura de mais de 107 metros. Para se ter uma ideia do tamanho da estrutura a ser construída em aço e vidro combinados a outros materiais, o Freedom Ship tem quatro vezes o tamanho do Seawise Giant, o maior navio já construído e navegado.
A capacidade imaginada é para 40 mil moradores, 20 mil funcionários fixos, 30 mil visitantes diários e 10 mil convidados.
O projeto possui ruas, lojas, escritórios, hotéis, cassinos, além, é claro, de casas. Complementam o complexo residencial uma biblioteca, escolas, um hospital, bem como teatros, cinemas e casas de show, complexos esportivos e até pequenas indústrias – sua própria economia, como de fato uma cidade.
Porto para embarcações e aeroporto próprio, para o pouso e decolagem de aviões de pequeno e médio porte, também fazem parte da ideia do Freedom Ship.
Apesar de ser pensado para se manter bastante tempo ancorado nos portos de grandes metrópoles, e completar uma volta ao mundo a cada três anos, o meganavio prevê recorrente movimento e viagem.
O site do projeto mostra o trajeto que o Freedom Ship percorreria – e a costa brasileira está incluída na rota, embora o mapa traçado pelo projeto localize erroneamente o Rio de Janeiro na região Norte do Brasil.
Dificuldades mantêm projeto há mais de 20 anos no papel
Iniciado há mais de duas décadas, o projeto segue até hoje somente no papel devido às dificuldades de realização: a necessidade de encontrar investidores e parcerias, assim como os altíssimos custos – o orçamento inicial de 6 bilhões de dólares em 1999, hoje, já foi recalculado em mais de 10 bilhões de dólares (aproximadamente R$ 53,8 bilhões, em valores convertidos em 13/07/2022).
“Em 84, meu marido Roberto havia comprado o Revanche e íamos todos os finais de semana para a Ilhabela. Eu não velejava, mas ficava observando que somente os rapazes eram convidados para fazer parte das tripulações e as moças sobravam sempre. Eu não achava aquilo justo.
E então, eu disse a ele: E se emprestássemos nosso barco para as moças organizarem uma equipe feminina? Ele topou na hora! E assim, fomos falar com a Claudia, com a Kika e elas adoraram a ideia”, conta Carolina Szabo, incentivadora do projeto.
“É com grande alegria e emoção que recebemos a notícia da homenagem para nossa tripulação feminina, a primeira. Na época, eu velejava no Manostoo, quando o Roberto e a Carolina Szabo tiveram a ideia de formar uma tripulação feminina, nos convidaram para usar o barco deles e formamos uma tripulação com muitas entusiastas. Levamos muito a sério.
Muita gente nos apoiou, mas muita gente achava que não daríamos conta pois a Vela ainda era considerado esporte para homens. Deu tudo certo, tivemos apoio do Nelson Bastos, que tinha construído o barco. Tivemos uma boa classificação. Depois disso, fizemos outras campanhas. Somos muito amigas ainda”, apontou Francisca Angeli, a Kika, comandante do Revanche.
Premiação será réplica do modelo Fast 345 da época
A organização da Semana Internacional de Vela de Ilhabela definiu que os troféus serão uma pequena réplica do veleiro Revanche, um modelo Fast 345 tripulado por elas naquele período.
“Fiquei surpresa quando a organização da SIVI me ligou contando que o Revanche seria o Barco-troféu da Semana de Vela por sermos pioneiras na Vela Oceânica do Brasil na organização de um barco 100% feminino. Recebi com muita honra essa incumbência de colocar a tripulação em contato, pois a comandante Kika está na Groenlândia, outras em Abu Dhabi, Suíça e Estados Unidos. Nos espalhamos bastante, mas juntamos material e temos bastante memória, pois nossa experiência foi muito marcante. Temos muita coisa para contar e inspirar as mulheres a não perderem a garra, sempre participando, estando no mar e curtir essa coisa deliciosa que é estar no mar”, disse Cláudia Adami, navegadora do barco.
As tripulantes e suas funções a bordo eram: Francisca Przirembel Angeli (comandante), Erika Lessman (timoneira), Claudia Adami (navegadora), Patrícia Dietrich (secretaria), Claudia de Campos Mello Guerios (proeira), Estela Barella (runings e proeira), Helena Lane Von Sydow (secretaria) e Christina Norris (secretaria). A tripulação feminina do Revanche seguiu velejando e inspirando outras mulheres para a prática do esporte.
Mais de 90 barcos inscritos com 43 clubes de sete estados, 15 cidades e dois países
As inscrições seguem abertas para as classes ORC, BRA-RGS, C-30, HPE-25, Clássicos, Bico de Proa, Mini e Multicasco, e podem ser realizadas no site. Já são mais de 90 barcos inscritos faltando pouco menos de um mês para a competição. A programação da competição também consta no site do evento.
Ao todo estão representados barcos de sete estados brasileiros (SP, RJ, SC, RS, PE, BA e ES) de quinze cidades e 43 clubes de Vela do Brasil. Além disso, cinco barcos argentinos já estão inscritos.
A 49ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela é uma realização do Yacht Club de Ilhabela e da Prefeitura Municipal de Ilhabela, com patrocínio da Mitsubishi Motors.
A 49ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela terá uma premiação especial para os barcos modelo Soto 40, que estarão na raia do Canal de São Sebastião competindo na classe ORC. A competição, uma das mais importantes da América do Sul, começa no dia 23 e vai até o dia 30 de julho, com sede e realização do Yacht Club de Ilhabela e da Prefeitura Municipal de Ilhabela, e patrocínio da Mitsubishi Motors.
Pelo menos cinco veleiros de 40 pés vão disputar a premiação especial denominada Super 40. Até o momento na disputa estarão os barcos Phytoervas 4Z, King, Inaê Amstel Ultra, Argos e o Vesper.
Veleiros já inscritos na Super 40
“A velejada dos Soto 40 é muito legal. Os barcos, apesar de terem pequenas diferenças entre eles, andam muito parecidos e a regata tem bastante troca de posição. Daí surgiu a ideia de lançarmos a Super 40, ou seja, além de corrermos com os outros barcos, temos uma disputa justa entre nós. Podemos chegar até aos seis barcos na SIVI. Correr esses regatões da SIVI, trocando posição com barcos de 40 pés, é emocionante”, destaca Marcelo Belotti, comandante do Phytoervas 4Z. “O soto 40 é um barco bastante arisco, bem difícil de velejar, é muito importante ter uma tripulação coordenada para que o erro não coloque fim a disputa, então é atenção do começo ao fim, não se pode baixar a guarda”, completa.
Belotti destaca o potencial do barco para brigar pela premiação especial e também na classe ORC: “O Phytoervas 4Z está super legal, fizemos diversas melhorias no barco, entre elas, uma atualização na quilha que deixa nosso barco mais parecido com os que já tinham atualizado. Animado pra saber como ficou. A tripulação será basicamente a mesma do ano passado. Estamos super acostumados com a Semana Internacional de Vela de Ilhabela e as regatas em Ilhabela. Tempo de velejar e curtir com os amigos”.
Foto: Paulinho Magalhães
Bayard Umbuzeiro Neto, comandante do Inae Amstel Ultra, destacou que as conversas para a Super 40 foram iniciadas em Ubatuba e o grupo dos veleiros Soto 40 foi criado. Ele comemorou a adesão por parte da organização da SIVI: “Fico muito feliz que a Semana Internacional de Vela de Ilhabela tenha abraçado essa ideia, através do Belotti como interlocutor, para termos uma pretensão especial para os barcos Soto 40, pois entendo que durante o evento poderemos proporcionar um espetáculo totalmente à parte. Estamos na faixa intermediária entre os mais novos, os TP-52, Botim 44 e os demais barcos deslocantes. Vejo com muito bons olhos que a SIVI tenha abraçado essa ideia”.
O Inae Amstel Ultra, modelo Soto 40, foi adquirido na virada do ano e a tripulação vem se adaptando ao modelo. “Tem sido difícil, mas percebemos a evolução. Recentemente tivemos Campeonato Paulista com regatas em condições diferentes e com bons resultados. A equipe mostrou bastante entrosamento. Esperamos fazer mais um treino antes da SIVI com a equipe completa e tenho certeza que com os velejadores mais acostumados com as funções que iremos exercer na competição, vamos fazer um resultado melhor. Espero uma competição bem justa e acirrada entre os barcos da Super 40 e também com diversão e se der para beliscar um resultado. Vamos lutar e ao mesmo tempo velejar com diversão e prazer”, prosseguiu Neto.
“É uma premiação especial . A competição dos Super 40 terminará na sexta-feira (dia 29). A Super 40 já existe, estamos relançando ela e promete uma boa disputa na raia”, destacou Cuca Sodré, diretor técnico da Semana Internacional de Vela de Ilhabela.
Como participar da competição
As inscrições seguem abertas para as classes ORC, BRA-RGS, C-30, HPE-25, Clássicos, Bico de Proa, Mini e Multicasco, e podem ser realizadas no site. O segundo lote com desconto vai até esta terça-feira, dia 12 de julho. Já são 104 barcos inscritos de dois países (Brasil e Argentina), com 43 clubes envolvidos de sete estados (SP, RJ, ES, SC, RS, PE e BA), 15 cidades e velejadores de todo o país. A programação da competição também consta no site do evento.
A Yacht Collection confirmou participação por mais um ano no São Paulo Boat Show. A empresa, que representa o estaleiro Inace Superyachts, esteve na última edição do salão náutico paulista com a linha de modelos em maquetes, e apresentou, durante o Rio Boat Show 2022, o Explora 90 já na água.
“A ideia é trazer mais novidades, mais detalhes e mais informações do que a gente vem apresentando nesse tempo”, disse Carlos Brito em entrevista durante o lançamento do São Paulo Boat Show, que chegará em sua 25ª edição de 23 a 28 de setembro de 2022, no São Paulo Expo, e será uma das maiores de toda a história do evento.
São esperados para 2022 mais de 100 expositores, distribuídos por uma área climatizada de 90 mil m², com dezenas de novidades em lanchas, veleiros, jets, infláveis, motores, equipamentos, acessórios e serviços, além de atrações como destinos náuticos, palestras e objetos de luxo. Prepare o coração!
No ano passado, o São Paulo Boat Show movimentou mais de R$ 300 milhões em negócios com a comercialização de 320 embarcações, equipamentos e serviços durante os seis dias de exposição.
Anote na agenda: entre os dias 13 e 20 de julho a Ventura Experience irá oferecer condições facilitadas de compra. A Mega Promo Ventura é uma oportunidade de ouro que vale tanto para a Ventura Marine – de embarcações – quanto para Ventura Adventure – de veículos off-road.
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O Grupo Ventura Marine, com 39 anos de história, aproveitou o São Paulo Boat Show do ano passado para redefinir sua marca. Além dos modelos de lanchas de 18 a 45 pés, a empresa conta com um novo braço de negócios voltado ao lazer e ao agro negócio com os ATVs e UTVs fabricados em Manaus.
A marca também é uma das confirmadas na próxima edição do salão náutico paulistano, que acontecerá de 23 a 28 de setembro.
O novo Museu Náutico de Ilhabela será inaugurado pela prefeitura nesta quarta-feira, 13 de julho, no prédio da antiga Cadeia e Fórum, na Vila, centro histórico da cidade. “Neste importante prédio histórico da cidade, vamos proporcionar mais uma unidade para visitação, fomentando o turismo na cidade e valorizando a história local”, destacou o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.
O Museu Náutico de Ilhabela exibirá uma coleção de peças provenientes de naufrágios, principalmente do Príncipe de Astúrias, além de 21 painéis com informações e imagens dos naufrágios e um painel de seis metros com a linha do tempo indicando naufrágios desde 1825 até 1990. Também apresentará a história dos faróis costeiros de Ilhabela, como o Farol Ponta do Boi, de 1900 e maquetes de embarcações.
Outra atração do Museu será a exposição sobre os naufrágios, resultado da recente pesquisa do historiador e arqueólogo Plácido Cali, que traz novos dados e imagens dos naufrágios e organiza as informações com base em documentação recolhida no Arquivo Público do Estado de São Paulo, Museu da Imigração, Porto de Santos, Arquivo do Tribunal Marítimo da Marinha do Brasil, Museu Marítimo de Barcelona, Biblioteca Náutica da Universidad de La Laguna (Espanha), Tyne & Wear Archives & Museums, Museu Nacional do País de Gales e outros.
“Uma importante conquista para a cidade que irá valorizar nossa história, neste prédio que é de grande relevância para a cidade. Quero agradecer o empenho do Prefeito Toninho Colucci na abertura do Museu Náutico de Ilhabela”, declarou o secretário de Cultura, Marquinhos Guti.
Naufrágios em Ilhabela
Príncipe das Astúrias, naufragado em 1916.
No arquipélago de Ilhabela, há registro de 16 embarcações naufragadas e documentadas, além de mais 12 que necessitam confirmação, e várias outras desconhecidas, encontradas por mergulhadores.
Cronologicamente, as documentadas situam-se entre os anos de 1882 e 1990. Quase metade das embarcações naufragou entre 1900 e 1920. Entre elas, está o navio “Príncipe de Astúrias”, que naufragou em 1916.
Os incidentes com as embarcações muitas vezes foram resultado de fortes tempestades e a baixa visibilidade devido à falta de faróis costeiros, ou até mesmo a colisão entre os barcos.
Entretanto, outro fator foi a presença de magnetita nos afloramentos rochosos. Trata-se de um mineral magnético formado por óxido de ferro, cuja presença interferia e descompensava as agulhas das bússolas utilizadas até o início de 1990.
Sobre o prédio
Em outubro do ano passado, um dos ícones da arquitetura local e peça fundamental da história da cidade, a antiga Cadeia e Fórum de Ilhabela voltou a ser administrado pela Prefeitura de Ilhabela.
A antiga Cadeia e Fórum de Ilhabela é um edifício antigo, localizado no centro histórico da cidade. Construído em 1914, antigamente no andar térreo funcionava uma cadeia e, no superior, havia o Fórum da cidade. Seu estilo tem como principal característica a arquitetura eclética. Atualmente, ele é tombado pelo Governo e considerado patrimônio histórico pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico.
O Museu Náutico de Ilhabela fica localizado na Praça Coronel Julião, 115, na Vila, centro histórico da cidade.
O São Paulo Boat Showchegará em sua 25ª edição de 23 a 28 de setembro de 2022, no São Paulo Expo, e será uma das maiores de toda a história do evento, que acontece ininterruptamente desde 1998.
A FS Yachts confirmou participação por mais um ano no salão náutico paulista. “A náutica está passando por um momento muito positivo aqui no Brasil. Hoje, a gente está criando melhores condições, melhores produtos, evoluindo como empresas, para proporcionar uma melhor experiência para o nosso consumidor”, disse Almiro de Souza em entrevista durante o lançamento do São Paulo Boat Show 2022. Ele também adiantou que a marca fará o pré-lançamento da lancha FS 340 durante o evento.
São esperados para 2022 mais de 100 expositores, distribuídos por uma área climatizada de 90 mil m², com dezenas de novidades em lanchas, veleiros, jets, infláveis, motores, equipamentos, acessórios e serviços, além de atrações como destinos náuticos, palestras e objetos de luxo. Prepare o coração!
No ano passado, o São Paulo Boat Show movimentou mais de R$ 300 milhões em negócios com a comercialização de 320 embarcações, equipamentos e serviços durante os seis dias de exposição.
Seu futuro era promissor: nada mais, nada menos que o maior cruzeiro do mundo. O destino, no entanto, não foi tão generoso com o Global Dream II, que acabou como um navio abandonado. Em vez de estrelar nos oceanos, este titã fará sua viagem inaugural direto para o ferro-velho.
Com capacidade para mais de 9.000 hóspedes e uma tripulação de 2.200 pessoas, a embarcação seria o maior navio de cruzeiro do mundo em capacidade de passageiros.
Todos os números impressionam: são 342 metros de comprimento, 46,4 metros de largura e 9,5 metros de calado. Sua construção começou em 2018 e consumiu, até agora, US$ 1,8 bilhão — ou R$ 9,63 bilhões (valores convertidos em 07/07/2022).
Tudo parecia favorável, até que a maré mudou completamente em 2020, com a chegada da pandemia de Covid-19. A Dream Cruises, empresa responsável pelo projeto, não aguentou o impacto das restrições econômicas e declarou falência. O estaleiro alemão MV Werften, que cuidava da construção, também sucumbiu à crise. Desde então, ninguém se interessou em comprar o navio abandonado.
De sonho a navio abandonado
O estaleiro acabou vendido a outro fabricante de navios, que deu um ultimato: o Global Dream II tem até o início de 2024 para sair do local.
Após a “ordem de despejo”, uma reportagem da revista alemã An Bord disse que a quilha inacabada do Global Dream II será vendida como sucata, e que os acessórios e os motores também estão à venda.
Além deste navio, a Dream Cruises estava construindo uma embarcação irmã, a Global Dream, que seria um pouco menor. O cenário está mais favorável para ela, já que sua estrutura está 80% completa, o que a torna mais atrativa para compradores.
Nos planos originais, ambos os navios atenderiam ao mercado asiático e teriam os maiores cinemas já instalados em cruzeiros, além de parques de diversões com montanhas-russas.
Com o Global Dream II fora de cena, o título de maior cruzeiro do mundo segue reivindicado pelo Wonder of the Seas, da Royal Caribbean, que comporta mais de 7.000 passageiros. A Royal Caribbean também é dona do Utopia of the Seas, que deve ficar pronto em 2024 e poderá acomodar 10.000 passageiros — abocanhando o posto de maioral.
A construção de uma ponte na Baía de Guaratuba, no litoral do Paraná, virou uma preocupação para os amantes do mundo náutico. Isso porque a estrutura, que irá ligar as cidades de Guaratuba e Matinhos, pode impactar a navegação de veleiros por ali.
A ponte, que teve edital lançado pelo governo no último dia 1º, deverá substituir o uso de ferryboats que hoje fazem o trajeto entre os municípios. Com 1.244 metros de extensão, a ponte terá uma seção estaiada de 320 metros, e promete permitir a navegação pelo local. Contudo, a altura da ponte sobre a água poderá limitar a passagem de barcos a vela.
NÁUTICA conversou com José Nolar Schaedler Junior, Comodoro do tradicional Iate Clube de Caiobá, sobre o tema, que ganhou destaque na comunidade náutica. “Nós tivemos uma discussão com todas as marinas, a Marinha e o Governo do Estado, e chegou-se a uma conclusão de 20 metros de vão do espelho d’água na maré baixa e 17 metros, na maré alta. Uma boa altura para navegação de barcos a motor, mas limita um pouco a parte de veleiros”, ressalta.
O problema é justamente que o mastro de um veleiro pode chegar a até 24 metros de altura.
Esporte e turismo náutico em Guaratuba
A Baía de Guaratuba é considerada uma das melhores raias para prática de vela no Brasil e sediou, em novembro de 2021, o Campeonato Brasileiro de Lightning 2021.
O Comodoro ressalta que há toda uma política visando o aumento do turismo náutico no país, inclusive com incentivos do Governo Federal nas importações de veleiros.
José Nolar chegou a citar que mesmo os associados do clube já demonstraram interesse pela vela. “Apesar de ser uma área tímida, está em crescimento”, afirmou.
Ele acredita que 25 metros seria uma boa altura para o vão da nova ponte, pois permitiria a passagem tanto de barcos a motor quanto de veleiros. “Eu espero que o governo reveja isso e tente aumentar a altura da ponte até uns 25 metros, que facilitaria bastante”, apelou o Comodoro, que ainda citou a atuação do Governo Federal em prol de questões importantes para o povo, bem como na fomentação da náutica no país.
Projeto da Ponte de Guaratuba
A nova Ponte de Guaratuba terá largura útil mínima de 22,60 metros. No tabuleiro da ponte estão previstas quatro faixas de tráfego de 3,6 metros cada, duas faixas de segurança de 60 centímetros cada, barreiras rígidas de concreto New Jersey de 40 centímetros, calçadas com ciclovia em ambos os lados, com 3 metros de largura, e 10 centímetros de guarda-corpo nas extremidades da ponte.
O anteprojeto da obra prevê que a ponte será composta por três sistemas estruturais diferentes, sendo que 320 metros serão de ponte estaiada, em que o tabuleiro é sustentado por cabos de aço em sentidos opostos, e sob o qual será realizada a navegação para acessar a baía; 599 metros em seção de caixão perdido, em que as vigas possuem uma segunda ligação entre si, abaixo do tabuleiro; e 325 metros sustentados em vigas pré-moldadas protendidas.
A obra também inclui intervenções nas vias de acesso à ponte. Ao todo, entre ponte e vias de acesso, a extensão da obra chega a 3,07 quilômetros. O prazo total estimado para execução é de 32 meses, sendo dois meses para obtenção de licença ambiental, seis meses para elaboração de projetos e 24 meses para os serviços da obra.
Licitação para construção da ponte
O edital de contratação integrada dos projetos e da construção da Ponte de Guaratuba já foi publicado em Diário Oficial. A ligação rodoviária idealizada pelo Governo do Estado do Paraná responde a uma antiga demanda da população local. Com a nova ponte, os veículos não vão mais depender exclusivamente do ferryboat para atravessar a Baía de Guaratuba. No caso de caminhões que transportam cargas pesadas, haverá restrição de circulação pelo acesso.
“Chegamos finalmente a uma solução definitiva para um problema que a população de Guaratuba e todas aqueles que visitam a cidade, principalmente no verão, estavam cansados de sofrer, tirando do papel uma obra que alia a engenharia ao cuidado com o meio ambiente”, afirmou o governador Ratinho Junior.
Atualmente, a travessia de ferryboat entre Guaratuba e Matinhos tem movimento estimado de 70 mil a 100 mil veículos por mês — número que salta para 200 mil na temporada de verão. O tempo de travessia deve reduzir dos mais de 30 minutos atuais, em média, para apenas dois minutos.
A licitação da nova Ponte de Guaratuba acontece na modalidade Contratação Integrada, sendo a primeira iniciativa do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) utilizando a Lei Federal 14.333/2021 (Lei de Licitações e Contratos Administrativos), regulamentada pelo Decreto Estadual nº 10.086/2022.
Desde 1989, o projeto para a construção de uma ponte na região foi citado por diversos governos, mas nunca saiu do papel. O último adiamento da obra aconteceu em 2020, por questões ambientais.
A Justiça, a pedido do Ministério Público do Paraná (MP-PR), suspendeu esse edital com todas a etapas da obra, desde estudo de impacto ambiental até projeto executivo – que permite a contratação da empresa para começar as obras.
A alegação foi de ameaça às leis ambientais e possível desperdício de dinheiro publico. O estado lançou um novo edital para as primeiras fases, o que, segundo o governo, atrasou o processo em pelo menos um ano.
O contrato foi assinado em julho de 2021, mas o estudo de impacto ambiental só deve ficar pronto em setembro deste ano, pois é preciso analisar as questões do meio ambiente ao longo de todas as estações do ano.
Este fim de semana foi de comemoração para os entusiastas da vela: equipes brasileiras conquistaram três ouros e uma de prata em regatas internacionais.
As medalhas brasileiras vieram de competições na Espanha, nos Estados Unidos e na Dinamarca. Confira os detalhes!
Campeonato de 49erFx
No domingo (10), as bicampeãs olímpicas Kahena Kunze e Martine Grael conquistaram a medalha de ouro no Campeonato Europeu de 49erFx, em Aarhus, na Dinamarca. A dupla apresentou bom desempenho durante todo o evento, permanecendo entre os dez primeiros colocados em todas as 16 regatas.
Este título acompanha outras vitórias recentes na mesma temporada, incluindo a medalha de ouro da Semana Olímpica de Hyères, na França, e a prata na 51ª edição do Troféu S.A.R Princesa Sofía, em Palma de Maiorca, na Espanha.
Mundial de Club Swan
Também no domingo, a equipe liderada por Henrique Haddad levou o barco ‘Mamão’ à vitória no Mundial de Club Swan 2022, em Valência, na Espanha. Os brasileiros ganharam o ouro na classe ClubSwan 36, uma das três modalidades do campeonato.
Além de Haddad (campeão mundial de Snipe e dos Jogos Mundiais Militares), a equipe contou com Kiko Pelicanno (medalhista olímpico em Atlanta 1996), Álison Santiago, Fernando Sesto e Guilherme Hamelmann (medalhista pan-americano e treinador nos Jogos de Tóquio 2020). Também fizeram parte do time o norueguês Haakon Lorentzen e o canadense Ross MacDonald.
Europeu de Star
Outra regata que ocorreu na Dinamarca neste domingo foi o Campeonato Europeu da classe Star, em Copenhague. O brasileiro Pedro Trouche e o americano Jack Jenning ganharam a medalha de prata — o ouro ficou com a dupla croata Tudor Bilic e Tonci Stipanovic.
Trouche e Jenning ficaram a apenas um ponto de conquistar o ouro. “Foi minha segunda participação no Europeu de Star. Jack Jenning e eu ficamos felizes por velejar bem no campeonato”, afirmou o brasileiro.
Campeonato Mundial Júnior de Lightning
Já no sábado (9), o trio composto por Nicolas Bernal (20), Felipe Fonseca (20) e Mathias Reimer (17) levou para casa o título do Campeonato Mundial Junior de Lightning 2022. Os três são membros do Yacht Club Santo Amaro, na capital paulista.
A regata para atletas de até 20 anos ocorreu em Sheboygan, no estado americano da Pensilvânia, onde competiram 15 equipes de seis países.
Esta é a sexta vitória brasileira na história da categoria juvenil. “Foi um grande evento. Agradecemos nossos adversários nessa competição pelas regatas. Não podemos deixar de agradecer Cláudio Biekarck por ter nos treinado”, disse Mathias Reimer.
Largar toda a vida em terra para viver no mar envolve muitos aspectos e muitas mudanças. O casal Ryan Ellison, 40, e Sophie Darsy, 35, é a prova disso! Eles estavam namorando há três meses quando decidiram largar tudo e se mudar para um veleiro juntos.
A aventura começou quando eles compraram um veleiro de 40 pés – o Polar Seal – por US$ 95.000 em 2016, e zarparam oficialmente em 2018. Ao longo dessa jornada, eles destacam alguns aspectos positivos da vida que escolheram levar, como ter a oportunidade de viajar pelo mundo e conhecer todos os tipos de lugares novos, imergindo na cultura local, além de conhecer novas pessoas e se encantar com as belas paisagens que o oceano oferece.
A parte boa é tão boa que isso ‘faz a vida valer a pena’
De acordo com o casal, chegar de barco aos países em vez de avião ajuda a imergi-los na cultura imediatamente, já que as docas são cheias de locais. “Quando você é um turista e viaja de avião, é muito fácil se isolar dessas realidades dos lugares que você visita”, explicou Ryan em entrevista à Forbes. “Para nós, é simplesmente impossível porque, quando aterrissamos no local, às vezes não conseguimos fazer as coisas turísticas imediatamente. Somos jogados na cultura muito rapidamente”, acrescentou.
Outro lado positivo são todas as conexões e amizades que fizeram ao longo de seus quatro anos na água. Seu estilo de vida os força a formar laços rapidamente, no entanto, depois de se aproximarem de alguém, eles podem seguir caminhos separados e não se ver novamente por anos.
Apesar de serem solitários no mar, o casal acrescentou que a espontaneidade faz tudo valer a pena. Algumas das coisas que eles testemunharam foram peixes de bioluminescência, golfinhos e pores do sol maravilhosos. Ryan e Sophie disseram em entrevista ao Insider que, embora tenham “mais baixos do que altos, os altos são tão altos que isso faz a vida valer a pena”.
Nem tudo a bordo é um “mar de rosas”
Existe a ideia de que morar a bordo é um “mar de rosas”, mas Sophie e Ryan mostram os desafios que enfrentam nesses quatro anos viajando o mundo em tempo integral em sua página no Instagram, onde acumulam quase 23 mil seguidores.
Eles ganham dinheiro com patrocínios e anúncios, enquanto Sophie também trabalha como consultora. Eles estimam que levam para casa cerca de US$ 5.000 por mês, o que dificulta o pagamento da manutenção do barco. “Eu diria que a primeira coisa que descobrimos é que o sonho do veleiro de ser grátis ou barato não era verdade”, admitiu Ryan.
Além de gastar entre US$ 500 e US$ 1.000 por mês para atracar o barco, eles também têm que pagar por comida, contas e seguro, e cobrir o ‘custo de manutenção da operação do barco’ – que está entre US$ 10.000 e US$ 20.000 por ano.
Imprevisibilidade e desgaste no relacionamento
O casal admitiu que o estilo de vida prejudicou seu relacionamento e alertou os outros: “Nunca entre nesta vida pensando que isso salvará seu relacionamento. Porque, na verdade, desgasta-o mais do que a vida em terra”. Ryan e Sophie explicaram que às vezes se cansam um do outro, já que são a única companhia que um ao outro tem por meses a fio.
Sophie revelou: “Você se torna tudo para o seu parceiro. Então, Ryan é meu namorado, mas também é meu melhor amigo, meu confidente, meu terapeuta, minha enfermeira e minha colega. Você tem que preencher todos os papéis um para o outro e nem sempre funciona pular de um papel para outro em um momento”.
Ela acrescentou que a imprevisibilidade da vida no barco muitas vezes deixa o casal desejando uma vida de volta à terra. “É muito intenso viver em um barco e viajar pelo mundo. No final das contas, somos todos criaturas sociais e anseio pelo meu grupo de amigas com quem vou almoçar todos os domingos”.
“Há tantas noites em que vamos dormir e acabamos sendo acordados no meio da noite porque algo está se movendo no barco, ou algo não parece certo, ou você está estressado porque essa tempestade tropical está chegando”, compartilhou Ryan.
Deixar uma vida de hábitos para trás não é tão fácil quanto parece
Em uma entrevista à Forbes, Sophie falou sobre a luta para deixar sua vida anterior para trás quando ela se mudou para o barco – o que significava que ela teve que reduzir seu guarda-roupa para apenas algumas malas, deixar seu emprego no mundo corporativo e dizer adeus a seus amigos e familiares.
“Também tivemos que reduzir nossas vidas. É claro que deixamos nossos empregos, mas essa foi a parte mais fácil”, disse ela. “Tive que reduzir meu guarda-roupa a duas mochilas – não há espaço a bordo para vinte pares de sapatos, mas a coisa mais difícil foi dizer adeus à família e amigos. Não há internet no meio do oceano, então manter contato com nosso círculo mais próximo exigiria mais esforço do que quando vivíamos em terra”.
Coisas simples, como ir ao banheiro, são muito mais trabalhosas para eles, pois eles precisam dar a descarga manualmente, o que significa que eles precisam bombear o lixo cada vez que vão. “Você literalmente tem que se exercitar toda vez que quiser fazer xixi”, disse Sophie ao Insider, acrescentando que a cada quatro meses, eles também precisam entrar no tanque para limpá-lo.
Buscar ajuda é sempre importante
Sophie relatou que ela e Ryan estão em aconselhamento de casais, o que os ajuda a lidar com seus desentendimentos. “Somos humanos e somos um casal, então discordamos às vezes”, disse ela. “Além disso, estar em circunstâncias um tanto perigosas pode ser estressante, então há lágrimas ocasionais. E são tantos os momentos de aprendizagem.
“Tenho um histórico de ansiedade e depressão, e Ryan e eu tendemos a superar qualquer esforço para alcançar nossos objetivos, o que ocasionalmente leva à sobrecarga e exaustão. Então começamos a nos aconselhar… e isso realmente nos ajudou a sermos melhores parceiros e a alcançar nossos objetivos como velejadores e como pessoas”.
Eles fazem pausas na vida marinha – até dois meses por ano – e agora querem comprar uma casa permanente na costa para que possam encontrar um equilíbrio entre terra e mar.
O V Salão Náutico Marina Itajaí começou nesta quinta-feira (7), trazendo belas máquinas e grandes novidades ao público. No ano que vem, o evento entrará para o ranking dos maiores da América Latina: a partir de 2023 o salão terá o nome de Marina Itajaí Boat Show e passará a ser organizado pela Boat Show — que há 25 anos realiza os dois maiores eventos do setor na América Latina: Rio Boat Show e São Paulo Boat Show.
Com crescimento anual em torno de 15% em suas quatro primeiras edições, o V Salão Náutico Marina Itajaí, de 7 a 10 de julho, trará novidades em termos de expansão.
Um bom exemplo desse termômetro são as edições do São Paulo Boat Show 2021 e do Rio Boat Show 2022, que somaram 494 embarcações comercializadas, gerando mais de R$ 553 milhões em negócios — o equivalente a cerca de 69% de todas as vendas do setor náutico no Brasil, segundo a Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e Implementos (Acobar).
Carlos Gayoso De Oliveira, diretor da Marina Itajaí, Ernani Paciornik, presidente de NÁUTICA e da Boat Show, e Evandro Neiva, Secretário de Turismo e Eventos de Itajaí (SC)
Maior evento náutico do Sul do país
O Salão Náutico Marina Itajaí tornou-se o mais importante evento do setor da região Sul, com números que, em quatro edições, superaram 200 milhões em negócios gerados e atraíram mais de 40 mil visitantes.
“Para esta edição esperamos manter o sucesso das edições anteriores e gerar mais de R$ 60 milhões em negócios, com mais de 50 expositores confirmados. Com o crescimento significativo do evento, temos o prazer de confirmar que a partir de 2023 o salão será ainda maior com a chancela Boat Show, maior organizadora de eventos náuticos da América Latina”, afirma o diretor da Marina Itajaí, Carlos Gayoso de Oliveira.
“Hoje, a maior parte dos negócios náuticos realizados no Brasil passa pelos salões náuticos do Rio e São Paulo. É uma das principais iniciativas de fomento ao setor náutico brasileiro. Mostra que o Brasil tem um potencial enorme para o segmento e que pode ser mais bem explorado. O novo Marina Itajaí Boat Show em 2023 é um exemplo da continuidade deste fomento”, analisa Ernani Paciornik, presidente da Náutica.
“O Boat Show é um evento capaz de estimular a economia através da compra e venda de embarcações e da geração significativa de empregos”.
Ernani Paciornik, presidente da Náutica.
V Salão Náutico Marina Itajaí 2022
O V Salão Náutico Marina Itajaí ocorre de 7 a 10 de julho, em Itajaí, Santa Catarina. Embarcações que vão desde canoas, caiaques e veleiros até iates de luxo são alguns destaques. Além disso, há serviços, produtos e atrações como: compra compartilhada, seguro e monitoramento de embarcações; equipamentos e tecnologia; produtos de luxo; variadas opções gastronômicas e desfile de moda. O acesso é feito mediante credenciamento.
O V Salão Náutico Marina Itajaí é uma realização da Marina Itajaí e tem como patrocinador a BR Partners, empresa especializada em exportações de barcos. As mídias apoiadoras do evento são a ND+, Record News SC e a Náutica. O evento ainda conta com apoio da Prefeitura de Itajaí, por meio da Secretaria de Turismo, do Porto de Itajaí, da Associação Náutica Brasileira (Acatmar) e do Itajaí Convention & Visitors Bureau.
Pioneirismo e liderança no setor náutico
Com mais de 40 anos de mercado, Náutica traz soluções em infraestrutura, eventos e comunicação. O grupo de negócios é formado pela Revista Náutica, pioneira e líder absoluta no setor náutico; o Boat Show, com as edições São Paulo Boat Show e Rio Boat Show; a Metalu, uma das maiores construtoras de píeres do mundo; e a Ilha dos Coqueiros, perfeita para eventos com experiências exclusivas. Náutica também se preocupa com as questões sociais, com as ações “Só Jogue na Água o que Peixe pode Comer” e “Por Uma Cidade Navegável”, além de desenvolver os principais Guias de Turismo Náutico do País.
Sede do evento
Com início das operações em 2016, a Marina Itajaí está localizada no centro de Itajaí, em Santa Catarina, ao lado do Centreventos. Oferece 355 vagas, sendo 155 vagas secas e 200 vagas molhadas. Modernos equipamentos como ForkLift para até 12 toneladas e TravelLift para até 75 toneladas, são um diferencial na sua configuração, além do posto de combustível com bandeira BR, sendo a única marina no sul do país com Diesel Verana.
A marina também possui espaço gastronômico com dois restaurantes internacionais, o Zephyr Seafood & Nikkei e o Amare Restaurante e Bar, com amplo estacionamento, alameda de serviços, ponto de carregamento de carros elétricos e heliponto. Foi a primeira marina do Brasil com certificação internacional ISO 14.001/2015 e leva o selo Bandeira Azul.
O estaleiro Wellcraft esteve no coquetel de apresentação do São Paulo Boat Show 2022, ocasião em que confirmou sua presença no evento. Em entrevista à Náutica, Fábio Rodrigues Alves, representante da marca, revelou: “Praticamente dobramos o tamanho do estande este ano e temos três novidades bem bacanas. Acho que vai surpreender muita gente. O pescador vai ficar feliz com o progresso”.
De 23 a 28 de setembro, o São Paulo Expo será palco para a 25ª edição do São Paulo Boat Show, o maior salão náutico indoor da América Latina, que acontece ininterruptamente desde 1998.
Confira a entrevista na íntegra:
Além da Wellcraft, são esperados para 2022 mais de 100 expositores, distribuídos por uma área climatizada de 90 mil m², com dezenas de novidades em lanchas, veleiros, jets, infláveis, motores, equipamentos, acessórios e serviços, além de atrações como destinos náuticos, palestras e objetos de luxo. Prepare o coração!
No ano passado, o São Paulo Boat Show movimentou mais de R$ 300 milhões em negócios com a comercialização de 320 embarcações, equipamentos e serviços durante os seis dias de exposição.
Anote aí!
SÃO PAULO BOAT SHOW 2022 Quando? De 23 a 28 de setembro Onde? São Paulo Expo Mais informações: saopauloboatshow.com.br
Começa nesta quinta (7), em Santa Catarina, o maior evento náutico do Sul do país. O V Salão Náutico Marina Itajaí será realizado até o domingo, 10 de julho, com a presença de estaleiros nacionais e internacionais, entre eles, os maiores fabricantes de iates de luxo do mundo. A expectativa, segundo a organização do evento, é gerar mais de R$ 60 milhões em negócios durante os quatro dias da feira, além de contatos comerciais.
“Durante as primeiras quatro edições do Salão Náutico Marina Itajaí, ao todo, foram gerados mais de R$ 200 milhões de negócios e um público de cerca de 40 mil visitantes. Isso demonstra a força da náutica contribuindo para o desenvolvimento da economia local e nacional. Após dois anos que não foi possível a viabilização do evento, por conta das restrições necessárias com a pandemia, retomamos a feira e temos certeza que será um sucesso”, afirma Carlos Gayoso de Oliveira, diretor da Marina Itajaí e realizador do evento.
Entre as marcas de barcos, estão confirmadas: Azimut Yachts, Ventura Experience, Fibrafort, NHD Boats, NX Boats, Intermarine, Real Powerboats, Ferretti Yachts/Yachtmax, Nauticlass (Armatti Yachts, Fishing Raptor e Mastercraft), Pelicano, DM Yachts, Master Marine, Montreal, DDB Yachts e Iate Marine.
Além das novidades em embarcações do mercado náutico nacional e internacional, o V Salão Náutico Marina Itajaí terá uma diversidade de outras atrações já confirmadas tanto para quem é da náutica, para os apaixonados pelo setor ou como opção de lazer para a família.
Equipamentos e tecnologias para barcos de lazer, itens para reparo e manutenção, decoração náutica, cotas de compartilhamento e seguros são algumas das opções. Além disso, para garantir momentos de diversão e apresentar o estilo de vida náutico, haverá opções gastronômicas variadas. Mostra de produtos de luxo como carros, aviação e mercado imobiliário também estão confirmados.
Santa Catarina é responsável por 90% das exportações de barcos brasileiros
Em 2021, Santa Catarina se consolidou como maior polo náutico brasileiro e foi responsável por 90% das exportações de barcos brasileiros. No total, o país exportou mais de 16,6 milhões de dólares de janeiro a dezembro do ano passado. Este ano, até o mês de maio, foram exportados 7,8 milhões de dólares, o que representa um crescimento de quase 50%, se comparado ao mesmo período do ano anterior, segundo dados divulgados pelo Ministério da Economia.
“Os principais estaleiros do país estão sediados em Itajaí e vários fatores contribuíram para a cidade se tornar referência no setor. Mão de obra qualificada e incentivos fiscais, estão entre os fatores que atraíram estaleiros de outros estados e até de outros países a instalarem seus parques fabris aqui. Outro fator é a facilidade de escoamento da produção. No caso dos estaleiros itajaienses, eles têm fácil acesso aos portos de Itajaí, Navegantes e Itapoá”, comenta Jonas Pelegrini, CEO da BR Partners, empresa especializada em exportações de barcos.
Entre os principais países de destino dos barcos catarinenses, os Estados Unidos estão no topo da lista, sendo responsável por quase 60% das exportações feitas em 2021. No total, mais de 9,8 milhões de barcos foram vendidos para os americanos. Na sequência, três países também aparecem como principais compradores: Paraguai, Austrália e França.
AGENDE-SE
O quê: V Salão Náutico Marina Itajaí
Quando:
Dia 7 de julho (quinta-feira) das 16h às 20h
Dia 8 e 9 de julho (sexta-feira e sábado) das 11h às 21h
Dia 10 de julho (domingo) das 11h às 20h
Onde: Marina Itajaí – Av. Carlos Eli Castro, 100, Centro – Itajaí – Santa Catarina.
Já imaginou ter uma ilha deserta só para você? A Ducks Ledges Island, no estado americano do Maine, está à venda, mas seu dono tem uma exigência curiosa: o comprador antes precisa passar uma noite nela.
Menor do que um campo de futebol, a ilha tem apenas 6.070 m² e tem o preço de 339 mil dólares — aproximadamente R$ 1.840.000 (valores convertidos em 07/07/2022). Ela fica a 10 minutos de barco da cidade mais próxima, Jonesport. Billy Milliken, seu proprietário desde 2007, assegura que o silêncio é absoluto: “Está longe o suficiente para que você evite qualquer barulho e luz. E lá o céu fica muito escuro, então a noite é linda.”
O que também torna a Ducks Ledges tão única é a falta de árvores no local, o que permite uma vista panorâmica do mar. “É como um assento na primeira fila”, acrescentou Billy.
A exigência do dono
Pagar o preço estipulado é apenas uma parte do processo de compra: para conquistar a confiança de Milliken, os interessados devem estar preparados para passar uma noite na ilha deserta. Ele parte do raciocínio de que o comprador, além de apreciar a beleza natural de Duck Ledges, precisa saber lidar com suas peculiaridades.
Duas pessoas já completaram o desafio, e mais três agendaram seus pernoites. Segundo Milliken, se mais de um comprador se qualificar, o fator de desempate será seu instinto. “Quando eu sentir que é a coisa certa, então será a coisa certa”, afirmou o proprietário.
Paraíso no verão
Para Milliken, a beleza da ilha se torna mais aparente durante o verão, quando, em suas palavras, “você pode desfrutar muito do oceano e fazer parte dele”.
A água ao redor da ilha é ideal para refrescar os dias mais quentes. Um verão particularmente quente que o americano passou na ilha ainda está gravado em sua memória. “Foi um alívio, um alívio físico”, disse ele sobre a brisa costeira. “Dormi na rede. Foi a melhor noite de sono que já tive.”
Contudo, o clima se torna impiedoso durante o inverno: as condições meteorológicas incluem gelo, neve e tempestades — mais um desafio para quem quiser viver ali em tempo integral.
“Um amigo ficou lá durante uma tempestade no inverno”, disse Milliken, acrescentando que a pessoa estava curiosa por como seria viver apenas do que a ilha poderia fornecer — incluindo peixes, mariscos e mexilhões. “Ele estava pronto para voltar para casa depois de três dias”, diverte-se o proprietário.
Uma casa inusitada
Quando Milliken comprou a ilha, a casa original estava em ruínas. Ele então a demoliu e construiu uma nova.
O atual chalé é aconchegante e acomoda até quatro pessoas. Possui duas camas, mas há espaço suficiente para colchões infláveis adicionais. Ao longo dos anos, Milliken dividiu a ilha com sua família e amigos próximos, que preferem fazer passeios diurnos em vez de passar a noite.
A casa fica a apenas 6 metros de distância da água, o que a torna suscetível a inundações decorrentes de tempestades. No entanto, segundo o proprietário, ela é resistente a esse tipo de intempérie: “Houve três momentos diferentes em que as tempestades chegaram à casa, e talvez sob a casa até certo ponto. Mas ela é elevada. Nunca houve danos à estrutura ou ao piso.”
Sem mordomias
O novo dono da ilha terá que se acostumar a viver sem alguns confortos, como aquecimento e água encanada. No lugar de um banheiro interno, os hóspedes precisam usar uma casinha a poucos metros da cabine.
“Se alguém pretende torná-la uma residência para o ano todo, enfrentará um desafio”, disse Milliken.
Para ele, Ducks Island sempre foi um lugar para se visitar durante o dia. Sua residência principal fica nas proximidades, no continente. “É tentador chegar em casa e tomar um banho”, afirmou.
Um Éden ecológico
A vida selvagem na ilha é praticamente intocada, e inclui lagostas, aves marinhas, águias e focas — que dão à luz filhotes ao redor da ilha.
Milliken segue uma tradição de proprietários preocupados com o ecossistema local. Ele disse que os donos antes dele se recusaram a vender Ducks Ledges a um interessado porque ele queria caçar os animais da ilha.
Depois de passar uma década na ilha deserta, ele explica por que se se preocupa tanto com a preservação das espécies: “Em nossas vidas, estamos ocupados e há tantas distrações, mas quando você está naquela ilha, você se sente realmente pequeno. É muito saudável estar lá sozinho, onde você pode realmente ouvir a si mesmo. Você é um convidado da natureza quando está lá.”
“Quanto mais tempo eu passo na ilha”, acrescentou, “mais eu entendo que é um lugar especial.”
As águas do Pantanal Mato-grossense foram palco para uma travessia ousada. Um grupo de amantes de motos aquáticas de Santa Catarina resolveu embarcar em uma nova aventura: uma expedição, com cerca de 1 000 a 1 200 km percorridos, a partir de Cuiabá ao raiar do dia 30 de junho. Estes mesmos amigos já tinham realizado uma travessia de jets do Rio de Janeiro a Santa Catarina, em 2021.
Foram 350 km percorridos pelos rios Cuiabá e São Lourenço no primeiro dia de travessia, até o grupo Rotas & Jet encontrar o barco hotel. Depois, mais seis dias pela frente desbravando o Pantanal, com direito a muitos desafios! Jet que acabou o combustível antes do ponto de abastecimento, vegetação ou corda na turbina, dispersão de um grupo que em fila indiana tinha mais de 2 km de extensão, além das intempéries climáticas, com bastante frio pela manhã e muito sol e calor castigando das 9h às 16h.
Perrengue sim, mas beleza também!
Mas se engana quem pensa que só de perrengue se vive numa expedição. No domingo (3), o grupo pode aproveitar um day off no barco hotel com direito até à pesca no Pantanal para quem quisesse aproveitar a experiência. “Algumas piranhas e pacus viraram sashimi em pleno Pantanal”, divertiu-se Gerson Schmitt. A travessia foi retomada na segunda-feira, com a descida do Rio Pequiri em cerca de 120 km, em seguida, os amigos se deliciaram com um churrasco num capão na margem do rio, com carnes de gado e peixes variados.
“O Pantanal está lindo, verde e exuberante! Muita fauna silvestre que já estamos até acostumados a conviver e avistar sem proximidade: jacarés, piranhas, capivaras e muitos pássaros”, relatou Gerson Schmitt, um dos aventureiros da expedição. Os amigos contaram com o apoio da empresa Transpantanal, que possui vários barcos e plataformas hotel no local, e facilitou a logística, inclusive de combustível e do barco hotel posicionado onde chegariam a cada noite.
Logística facilitada e parceria de longa data fizeram o sucesso da travessia
Tudo isso também foi facilitado com o transporte dos jets Sea-Doo de Florianópolis a Cuiabá de forma segura e adequada, descarregados e preparados na marina de destino, com apoio especializado da Transacácio. “A acomodação correta de cada equipamento atracado e abastecido com combustível extra, todos no deck da marina, com zero quebras e falhas foi decisivo para partimos com segurança e no horário planejado”, afirmou Gerson. O retorno dos amigos está previsto para o fim da tarde desta quinta-feira (7), em Cuiabá, com a última perna de 350 km num dia.
O grupo teve início em 2013, então formado por 11 pessoas, indo de Florianópolis a Angra dos Reis a bordo de nove jets e dois botes. Foram cinco dias de curtição, sufoco e aprendizado. Ao longo das quase 600 milhas que separaram as duas cidades, encararam largos trechos de mar aberto e mexido, chuva, pane seca, ondas de até 4 metros de altura e bancadas traiçoeiras de areia. Chegaram até a ser engolidos por umas ondas enormes. Sofreram um bocado. Mas também se divertiram. E ninguém ficou pelo caminho. Tudo isso pelo simples prazer de realizar uma travessia que poucos ousariam.
A próxima expedição do Rotas & Jet já está marcada! Será em 2023, saindo de Cuiabá a Corumbá, passando pelo Rio Paraguai. Depois dessa, o objetivo será chegar até Buenos Aires, na bacia do Prata, adianta o grupo.
O estaleiro carioca Lanchas Coral esteve no coquetel de apresentação do São Paulo Boat Show 2022, ocasião em que confirmou sua presença no evento. Em entrevista à Náutica, Leonardo Chiavazzoli, proprietário da marca, afirmou que pretende expor um modelo de 50 pés inédito: “A gente espera trazer a nossa primeira lancha com flybridge, que não chegou pro Rio [Boat Show 2022]”.
De 23 a 28 de setembro, o São Paulo Expo será palco para a 25ª edição do São Paulo Boat Show, o maior salão náutico indoor da América Latina, que acontece ininterruptamente desde 1998.
Confira a entrevista na íntegra:
São esperados para 2022 mais de 100 expositores, distribuídos por uma área climatizada de 90 mil m², com dezenas de novidades em lanchas, veleiros, jets, infláveis, motores, equipamentos, acessórios e serviços, além de atrações como destinos náuticos, palestras e objetos de luxo. Prepare o coração!
No ano passado, o São Paulo Boat Show movimentou mais de R$ 300 milhões em negócios com a comercialização de 320 embarcações, equipamentos e serviços durante os seis dias de exposição.
Anote aí!
SÃO PAULO BOAT SHOW 2022 Quando? De 23 a 28 de setembro Onde? São Paulo Expo Mais informações: saopauloboatshow.com.br
Que as atividades na água são ótimas opções para relaxar, divertir-se e sair da rotina da melhor forma, todo mundo já sabe. Para reforçar essa ideia, o Travelers’ Choice 2022 – concurso do TripAdvisor com voto público – traz a navegação nos canais de Amsterdã, na Holanda, e a prática de rafting em Brotas, no interior de São Paulo, entre os melhores passeios do mundo na categoria Things to do. São 25 passeios, incluindo diversas outras atividades relacionadas à água. Saiba mais sobre elas abaixo:
Cruzeiro de luxo pelos canais de Amsterdã
Cruzeiro pelo canal de Amsterdã, na Holanda.
Na primeira posição da lista, está uma excursão luxuosa saindo da casa de Anne Frank pelo canal de Amsterdã, na Holanda. O cruzeiro cênico é feito com barco aberto – e elétrico -, sem janelas ou paredes, tornando-o ideal para um passeio ecologicamente correto e, não menos importante, tirar fotos dos principais pontos de referência. Locais como o Jordaan, o Museu da Casa Flutuante, a Praça Leiden, o Rijksmuseum, o De Duif também fazem parte do roteiro.
Passeio pela ilha de North Shore, no Havaí
North Shore, Oahu, Havaí.
Já pensou em conhecer a ilha North Shore de Oahu, no Havaí, com um guia para compartilhar todos os detalhes que você provavelmente sentiria falta se viajasse por conta própria?! Em cada parada, você pode aproveitar o tempo livre para nadar, mergulhar, fazer compras e conhecer a ilha, que é conhecida pelas ondas grandes e competições profissionais de surfe nas praias de Waimea Bay e Sunset Beach. No verão, que vai de maio a outubro, o Pūpūkea Marine Life Conservation District tem águas tranquilas ideais para a prática de snorkeling entre corais e peixes coloridos.
Tour off road por Aruba, no Caribe
Piscina natural em Aruba, no Havaí, com chegada off road.
Um passeio off road por Aruba, conhecida como a “ilha feliz” do Caribe também está entre os mais votados pelo povo no TripAdvisor. Por ter algumas regiões de difícil acesso, o tour de jeep é a melhor opção para os visitantes, e proporciona aproveitar ao limite desde as belas paisagens para fotos até esportes aquáticos nas piscinas naturais.
Excursão de caiaque transparente por Tampa Bay, na Flórida
Passeio em caiaque transparente por Tampa Bay, na Flórida (EUA).
E que tal conhecer Tampa Bay, na Flórida (EUA) sob uma nova perspectiva?! O passeio de caiaque transparente pelo local promete uma experiência inusitada e divertida para os visitantes, proporcionando, inclusive, visualizar o espaço subaquático. O cenário deve ser incrível e os momentos podem ser registrados pela própria empresa do tour, deixando o usuário livre para se divertir e aproveitar.
Navegação em alta velocidade pelo Rio Tâmisa
Passeio de inflável rápido pelo Rio Tâmisa, em Londres.
Em 8º lugar na lista de melhores passeios do mundo, está um cruzeiro em alta velocidade pelo Rio Tâmisa, em Londres. É uma maneira divertida de ver os pontos turísticos da cidade ao longo do rio, a bordo de um barco inflável rígido. As Casas do Parlamento, o London Eye e o Shakespeare’s Globe são algumas das atrações. Ao chegar à Tower Bridge, a promessa é chegar aos 56 km/h com curvas fechadas, ideal para quem gosta de emoções.
Prática de rafting em Brotas, no interior de São Paulo
O Brasil também entrou na lista, com a prática de rafting no Rio Jacaré Pepira, em Brotas, interior de São Paulo.
Engana-se quem pensa que o Brasil ficou de fora da lista! O rafting pelo rio Jacaré Pepira, em Brotas, no interior de São Paulo, ocupa a 9ª posição do ranking. A modalidade é uma das mais procuradas pelos visitantes do local, que vão em busca de emoção, diversão e adrenalina, e ainda têm a oportunidade de praticar neste rio, que é considerado um dos melhores para o esporte. O bote inflável comporta até sete pessoas, e o curso do rio é um prêmio da natureza aos praticantes que desbravam corredeiras, refluxos e quedas d’água.
Passeio guiado de caiaque pela Croácia
Excursão de caiaque pelo mar de Dubrovnik, na Croácia.
Uma excursão guiada de caiaque no mar de Dubrovnik, na Croácia, permite conhecer o local por um novo ângulo. Remar ao redor das muralhas medievais e até a ilha de Lokrum antes de nadar, mergulhar com snorkel e fazer um lanche em uma praia isolada, parece um passeio perfeito para as férias, não é mesmo?! Os horários são flexíveis, tendo opções até a noite, para aproveitar o pôr do sol e um vinho gelado na praia. Não é necessário ter experiência anterior de caiaque.
Cenotes mexicanos
Os cenotes mexicanos são algumas das atrações mais faladas no país.
Quem nunca pensou em ir curtir os cenotes mexicanos não teve a experiência completa de pesquisar destinos para as próximas viagens. E exatamente eles são uma das atrações da lista de passeios pelo mundo em 2022. E você ainda vai poder mergulhar na herança cultural de Yucatán nesta excursão de dia inteiro saindo de Cancún ou da Riviera Maya, visitando Chichén Itzá (entrada não incluída), o cenote Ik Kil e Valladolid.
Mergulho na Grande Barreira de Corais, na Austrália
A Grande Barreira de Corais é imperdível para os amantes do mar.
Na Austrália, a atração fica por conta da Grande Barreira de Corais, imperdível para os amantes da água e da vida marinha. Localizada na costa de Queensland, no nordeste da Austrália, é o maior organismo vivo da Terra, visível até mesmo do espaço. O ecossistema de 2 300 km de extensão compreende milhares de recifes e centenas de ilhas feitas de mais de 600 tipos de corais duros e macios. Abriga inúmeras espécies de peixes coloridos, moluscos e estrelas-do-mar, além de tartarugas, golfinhos e tubarões.
Cavernas Arenales, em Porto Rico
Cavernas Arenales, em San Juan, Porto Rico.
As Cavernas Arenales, em San Juan, Porto Rico, estão em 25º lugar na lista do TripAdvisor.
Passar um dia de aventura explorando rios e cavernas com excursão para grupos pequenos proporciona caminhada pelos rios, visita a uma caverna subterrânea e até mesmo nadar no local. O passeio termina com uma caminhada até uma pequena fonte escondida.
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