Intermarine faz estreia no Salvador Boat Show com lanchas de 45 e 70 pés

Estaleiro destaca que a personalização dos barcos é um ponto forte da marca. Salão segue até domingo (2)

30/10/2025

A segunda edição do Salvador Boat Show conta com um nome de peso do mercado náutico nacional, que faz sua estreia no salão: a Intermarine. O estaleiro de São Paulo atracou em águas nordestinas com dois modelos: IM 45 e IM 70 — duas entregas já previstas para a região.

Em entrevista à NÁUTICA, Joacyr Reynaldo, representante da Intermarine, brincou que o estaleiro apresenta um “filho menor e outro maior”, ao se referir aos modelos de 45 e 70 pés. Como bons parentes, os barcos carregam semelhanças, vistas, especialmente, no acabamento.

Não é porque é um barco menor que ele tem um acabamento inferior. A qualidade se repete– detalhou Reynaldo

Intermarine 70. Foto: Victor Santos/ Revista Náutica

Ambos os modelos, inclusive, acabam de ser entregues para clientes de Salvador, e devem compartilhar boas milhas nas águas da icônica Baía de Todos-os-Santos.

Salvador é mar, Salvador é um espetáculo. Nós da Intermarine não poderíamos deixar de estar aqui– destacou o representante

Reynaldo não deixou de mencionar, também, a atenção do estaleiro quanto à personalização de sus embarcações, que buscam atender ao máximo o gosto e as necessidades de cada cliente.

Foto: Victor Santos/ Revista Náutica

Nesse sentido, ele destacou que a IM 70 apresentada tem acabamentos em textura de madeira e tecidos escolhidos a dedo pelo proprietário, enquanto a IM 45 ganhou, também a pedios, uma cozinha na popa.

Os nossos barcos são absolutamente personalizados dentro do gosto do cliente– enfatizou

Foto: Gabriel Alencar/ Revista Náutica

Com informações de Nicole Leslie, enviada especial a Salvador


Mais sobre o Salvador Boat Show

Após uma estreia de sucesso em 2024, o Salvador Boat Show retorna consolidado como o maior salão náutico da Bahia. O evento ocorre na icônica Baía de Todos-os-Santos, cercada pela cultura inconfundível de Salvador e com toda a comodidade da Bahia Marina.

Foto: Victor Santos/ Revista Náutica

O salão náutico oferece experiências únicas que vão desde test-drives de embarcações até atrações culturais. O evento promete movimentar o coração náutico do Nordeste reunindo público qualificado, novidades e oportunidades de negócios para o setor.

 

O Salvador Boat Show 2025 tem o Ministério do Turismo/Governo Federal como patrocinador do Turismo Náutico e patrocínio da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Especial do Mar (SEMAR) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (SEMDEC).

 

Anote aí!

Quando: De 30 de outubro a 2 de novembro de 2025
OndeBahia Marina (Av. Lafayete Coutinho, 1010, bairro do Comércio, Salvador-BA)
Horário
: 30 e 31 de outubro e 1º de novembro, das 14h às 21h; e no dia 2, das 14h às 20h.
Mais informações: site do evento
Ingressos: site oficial de vendas

 

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    Embarcação de 35 metros era considerada de luxo e exigia ao menos 20 remadores para navegar

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    Em seus quase 30 metros estão ambientes que fogem do padrão e uma motorização que pode chegar aos 2800 hp

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    Salvador Boat Show: 50% das lanchas apresentadas pela NX Boats têm motor de popa

    Estaleiro aposta na motorização favorita dos baianos no evento e revela nova base de vendas na Bahia Marina

    O estaleiro pernambucano NX Boats está mais do que acostumado com as águas do Nordeste. Tanto por isso, três dos seis modelos apresentados pela marca no Salvador Boat Show carregam motorização de popa, a favorita dos baianos. O salão náutico começou nesta quinta-feira (30) e segue até domingo (2), na Bahia Marina.

    Em entrevista à NÁUTICA, Felipe Guedes, diretor comercial da NX Boats, destacou que essa versão de motor carrega o “perfil do público baiano”, conhecido por usar o barco com mais frequência ao longo do ano. Aqui, vale destacar que a manutenção dos motores de popa é consideravelmente mais em conta do que a dos motores de centro.

    Felipe Guedes, diretor comercial da NX Boats. Foto: Gabriel Alencar/ Revista Náutica

    Sendo assim, quem atraca no estande do estaleiro no evento encontra seis modelos:  NX 260 Evolution, NX 344 Sport Coupé, NX 370 HT, NX 41 Horizon, NX 44 Design by Pininfarina e NX 50 Invictus Fly. Destas, as lanchas de 26, 34 e 41 pés têm motorização de popa.

    Foto: Victor Santos/ Revista Náutica

    Todas as embarcações da gente, da 26 até a 50, têm versão de popa– destacou o diretor

    Nova base da NX Boats em Salvador

    A NX Boats também aproveita a presença nas águas da Baía de Todos-os-Santos para divulgar uma novidade: uma base comercial na Bahia Marina, palco do salão náutico, que será inaugurada nesta sexta-feira (31).

    Estamos inaugurando uma nova base aqui para atender ao público e estar mais próximos dos nossos clientes aqui de Salvador– explicou Guedes

    Felipe Guedes, diretor comercial da NX Boats. Foto: Gabriel Alencar/ Revista Náutica

    Com informações de Nicole Leslie, enviada especial a Salvador


    Mais sobre o Salvador Boat Show

    Após uma estreia de sucesso em 2024, o Salvador Boat Show retorna consolidado como o maior salão náutico da Bahia. O evento ocorre na icônica Baía de Todos-os-Santos, cercada pela cultura inconfundível de Salvador e com toda a comodidade da Bahia Marina.

    Foto: Victor Santos/ Revista Náutica

    O salão náutico oferece experiências únicas que vão desde test-drives de embarcações até atrações culturais. O evento promete movimentar o coração náutico do Nordeste reunindo público qualificado, novidades e oportunidades de negócios para o setor.

     

    O Salvador Boat Show 2025 tem o Ministério do Turismo/Governo Federal como patrocinador do Turismo Náutico e patrocínio da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Especial do Mar (SEMAR) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (SEMDEC).

     

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      Schaefer estreia nova 600 no Nordeste e exibe maior barco do Salvador Boat Show

      Estaleiro catarinense apresenta quatro embarcações no salão náutico, que segue até domingo (2)

      A Schaefer Yachts, um dos principais estaleiros nacionais, reservou grandes modelos de seu repertório para a segunda edição do Salvador Boat Show, que segue até domingo (2), na Bahia Marina. Entre eles, está o maior barco do evento, a Schaefer 770, com 23,53 metros, além da novíssima Schaefer 600, que faz sua estreia no Nordeste.

      A evolução do layout do salão ficou maravilhosa e a expectativa é muito boa!– destacou Marcio Pacheco, dealer da marca em Salvador

      A Schaefer 770 tem capacidade para até 25 pessoas durante o dia e 11 no pernoite, e se destaca pelo flybridge espaçoso, equipado com banheira de spa, bar, churrasqueira e sofá para seis pessoas, além do posto de comando.

      Marcio Pacheco, dealer da Schaefer em Salvador. Foto: Gabriel Alencar/ Revista Náutica

      Quem busca um barco menor — com atributos de um maior e com a qualidade do estaleiro catarinense — tem como opção a Schaefer 450, que chega com suíte à meia-nau, varanda lateral, churrasqueira retrátil de popa e flybridge amplo.

      Schaefer 450. Foto: Gabriel Alencar/ Revista Náutica

      Outro modelo que nunca sai de moda e marca presença em Salvador é a Schaefer 660, de 20,08 metros. Entre seus diferenciais estão o móvel gourmet embutido na popa, plataformas laterais dobráveis, convés principal nivelado, suíte master com entrada independente e três suítes para hóspedes.

      Schaefer 660. Foto: Gabriel Alencar/ Revista Náutica

      Fechando a lista está a novíssima Schaefer 600, o lançamento do ano que faz sua estreia em Salvador. Quase uma versão mais compacta da 660, ela preencheu a lacuna entre esta e a Schaefer 510, com três suítes bem distribuídas — incluindo a principal à meia-nau — e amplas varandas laterais. NÁUTICA já testou o barco. Veja:

       

       

      Embora o salão esteja ainda no começo, Pacheco já tem boas expectativas: “é o primeiro dia de evento mas já está surpreendendo, com um movimento muito qualitativo”, destacou.

      Foto: Gabriel Alencar/ Revista Náutica

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      Mais sobre o Salvador Boat Show

      Após uma estreia de sucesso em 2024, o Salvador Boat Show retorna consolidado como o maior salão náutico da Bahia. O evento ocorre na icônica Baía de Todos-os-Santos, cercada pela cultura inconfundível de Salvador e com toda a comodidade da Bahia Marina.

      Foto: Victor Santos/ Revista Náutica

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      O Salvador Boat Show 2025 tem o Ministério do Turismo/Governo Federal como patrocinador do Turismo Náutico e patrocínio da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Especial do Mar (SEMAR) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (SEMDEC).

       

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      OndeBahia Marina (Av. Lafayete Coutinho, 1010, bairro do Comércio, Salvador-BA)
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      : 30 e 31 de outubro e 1º de novembro, das 14h às 21h; e no dia 2, das 14h às 20h.
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        Prefeito Bruno Reis celebra 2ª edição do Salvador Boat Show: “será ainda melhor”

        Cerimônia de abertura aconteceu nesta quinta-feira (30). Para o prefeito, eventos como esse “estimulam a economia”

        A segunda edição do Salvador Boat Show está oficialmente aberta! A cerimônia de abertura aconteceu na tarde desta quinta-feira (30), na Bahia Marina, palco do evento. Autoridades se reuniram para o famoso desenlace da fita, que simbolizou o início do encontro. Entre elas estava o prefeito da cidade, Bruno Reis.

        Bruno aproveitou a oportunidade para destacar a Baía de Todos-os-Santos. Tida como a segunda maior do mundo e a maior baía navegável do Brasil, para ele, essas águas carregam também o “potencial de gerar oportunidades em negócios, emprego e renda”.

        Esses eventos têm o propósito de estimular a economia. Ano passado já foi um sucesso, tenho certeza de que esse ano será ainda melhor – destacou

        O Salvador Boat Show segue até domingo (2), com o dobro de expositores da primeira edição. Nesses cinco dias, o prefeito ressaltou ainda a oportunidade de lazer que se estende para além daqueles que procuram um barco, alcançando visitantes e turistas de outras localidades.

        Bruno Reis e Ernani Paciornik realizaram uma caminhada pelo evento após a abertura do salão náutico. Foto: Gabriel Alencar/ Revista Náutica

        Representando a Marinha do Brasil (MB), o vice-almirante Gustavo Calero, comandante do 2º Distrito Naval da força marítima, compartilhou dos elogios quanto a Baía de Todos-os-Santos: “uma das mais lindas que a gente tem nesse país, sem dúvida nenhuma. Totalmente propícia para navegação”, ressaltou.

        Se tem um lugar para esse tipo de atividade acontecer no Brasil, é aqui exatamente onde nós estamos– disse em entrevista à NÁUTICA

        Para ele, o evento e todas as atividades que acabam sendo englobadas a ele — como a cultura náutica e a mentalidade marítima — estão alinhadas com as tarefas e iniciativas da MB. “Estamos todos satisfeitos de estar participando”, concluiu.


        O evento que movimentará as águas da famosa Baía de Todos-os-Santos tem mais de 30 barcos confirmados e grandes nomes do setor em equipamentos, acessórios e serviços.

         

        No encontro, visitantes ainda poderão participar de experiências imersivas, como uma “Clínica Básica de Vela”, e aproveitar as boas opções gastronômicas da Bahia Marina em quatro restaurantes que traduzem o melhor da culinária baiana e internacional: Lafayette, Lotti Cucina Italiana e Soho.

        Foto: Gabriel Alencar/ Revista Náutica

        Estiveram presentes durante a cerimônia: Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica; Isabella Pozzetti Guimarães, coordenadora-geral de Mobilidade e Conectividade Turística do Ministério do Turismo (representando o ministro do turismo, Celso Sabino); Bruno Reis, prefeito de Salvador; Ana Paula Matos, vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo de Salvador; Duda Lomanto, secretária do Mar de Salvador; Mila Paes, secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda de Salvador; vice-almirante Gustavo Calero Garriga Pires, comandante do 2º Distrito Naval da Marinha do Brasil; e Reynaldo Loureiro, idealizador e proprietário da Bahia Marina.

         

        Com informações de Nicole Leslie, enviada especial a Salvador

        Mais sobre o Salvador Boat Show

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          Chegou o dia! Começa hoje o Salvador Boat Show 2025

          Maior evento náutico da Bahia vai até domingo (2) e conta com grandes marcas do universo náutico

          A espera terminou! Começa hoje o Salvador Boat Show 2025, a 2ª edição do evento que pulsou o coração náutico do Nordeste no ano passado e que, dessa vez, promete ser ainda maior. O salão náutico baiano da Bahia Marina, que vai até domingo (2), é palco de grandes marcas do mercado náutico nacional, com direito a mais de 40 barcos confirmados e atração na água.

          Mais do que uma exposição, o evento permite que o público agende test-drives com os estaleiros e tenham contatos com diferentes empresas relacionadas ao setor. Quem visitar o evento pode conhecer de pertinho marcas como Schaefer Yachts, Intermarine, NX Boats, Fibrafort, Ventura, Triton Yachts, Real Powerboats, Ross Mariner, Sea-Doo, Azov Yachts, Yamaha e muito mais.

          Foto: Gabriel Alencar/ Revista Náutica

          Com dezenas de embarcações na água, o portfólio do salão contempla modelos para diferentes perfis e objetivos, desde barcos de entrada até lanchas de médio porte, oferecendo opções para todos os tipos de navegadores.

          Foto: Victor Santos/ Revista Náutica

          Muito além de lanchas e jets, o visitante podem conhecer produtos como motores, quadriciclos, prancha de e-foil, equipamentos e acessórios náuticos. Até mesmo oportunidade de empreendimento e a exposição de dois carros de luxo da Aston Martin e McLaren estão garantidos no salão.

          Experiência náutica no Salvador Boat Show

          Realizada mais uma vez na icônica Baia de Todos-os-Santos — a maior do Brasil e a segunda maior baía navegável do mundo — , o Salvador Boat Show 2025 não poderia deixar de oferecer uma atividade na água para o público do salão.

          Foto: Victor Santos/ Revista Náutica

          Pensando nisso, o maior evento náutico da Bahia conta com a Associação i9 Vela, que promove a ação “Clínica Básica de Vela” para os visitantes. A atividade apresenta os conceitos fundamentais do mundo dos veleiros de forma leve e interativa, ideal para quem deseja aprender mais sobre este universo.

           

          Por lá, os participantes podem, de maneira prática e educativa, ajudar na montagem de um veleiro e conhecer os nomes e funções de cada parte da embarcação. Além disso, é ensinado como usar corretamente o colete salva-vidas, subir a bordo com segurança e manter o equilíbrio durante a navegação.

          A i9 Vela, certificada pela CBVela, é um projeto social e escola gratuita de vela, que atende crianças e adolescentes de comunidades vulneráveis de Salvador. Para saber mais sobre a iniciativa e os horários disponíveis, basta visitar o estande da associação.

          Expectativa de sucesso!

          Para 2025, o Salvador Boat Show conta com o dobro de expositores em relação ao ano passado. Como um todo, o evento promete reunir público qualificado, novidades e oportunidades de negócios para o setor, movimentando o coração náutico do Nordeste.

          Foto: Gabriel Alencar/ Revista Náutica

          Segundo a secretária do Mar de Salvador, Maria Eduarda Lomanto, é esperado um crescimento de 20% no volume de negócios gerados no evento quando comparado à edição anterior, que já movimentou cerca de R$ 35 milhões.

           

          A Secretaria também tem expectativa de ter ainda mais visitantes no salão náutico, que ano passado já chegou a aproximadamente 5 mil pessoas, tendo em vista o crescimento já visível do evento.

          Mais sobre o Salvador Boat Show

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          Mais informações: site do evento
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            Turismo náutico cresce 21% e movimenta R$ 1,38 bilhão no Ceará em 2025

            Esportes náuticos figuram entre as principais vertentes do setor no estado, com mais de 50 mil novos interessados em comparação a 2024

            29/10/2025

            O turismo náutico tem mostrado sua força nas águas do litoral cearense. De acordo com o Sebrae, que trabalha em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado (Setur) para promover o setor na região, R$ 1,38 bilhão já foram movimentados em 2025 — um salto de 21% em relação a 2024.

            Os esportes náuticos figuram entre os principais responsáveis pelos números tão expressivos. De acordo com Evelynne Tabosa, gestora do projeto de turismo do Sebrae/CE, “o número de turistas interessados em esportes náuticos cresceu de 297 mil em 2024 para 350 mil em 2025”.

            Foto: Setur-CE / Reprodução

            Experiências como kitesurf, windsurf, caiaque, canoa havaiana e stand up paddle despontam como algumas das mais procuradas pelos turistas. A receita turística direta derivada deste tipo de atividade cresceu de R$ 1,145 bilhão para R$ 1,387 bilhão, o que equivale a um avanço de 21,2% em apenas um ano, conforme dados da Secretaria de Turismo do Ceará.

             

            De quebra, o segmento náutico foi identificado como vetor estratégico para o desenvolvimento econômico de Fortaleza e do litoral cearense. Quem aponta para esse potencial é Valdo Mesquita, coordenador de Destinos e Produtos Turísticos da Setur-CE.


            Segundo ele, foram mapeadas mais de 112 empresas com potencial de atuação no turismo náutico na região. “Muitas precisavam de apoio para formalização, capacitação e inclusão no Cadastur (sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo). Hoje, já estão sendo inseridas no mercado e reconhecidas como parte ativa da cadeia turística”, explicou.

            Foto: Setur-CE / Reprodução

            Nesse sentido, a parceria entre Setur e Sebrae tem priorizado a qualificação das empresas junto à inserção de novos produtos na prateleira comercial.

            Enquanto o Sebrae atua no fortalecimento do empreendedor, o Governo do Estado trabalha na promoção institucional e na visibilidade do destino– completou Mesquita

             

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              Sinal vermelho: migração de milhões de caranguejos fecha vias e para o trânsito na Austrália

              Endêmicos da Ilha Christmas, os caranguejos formam um verdadeiro tapete vermelho rumo ao mar para se reproduzir. Assista!

              O sinal ficou — literalmente — vermelho para os carros na Ilha Christmas, um pequeno território em meio ao Oce ano Índico, pertencente à Austrália. Por lá, milhões de caranguejos vermelhos foram registrados no período de migração, em que deixam o interior da ilha rumo ao mar, onde devem se reproduzir.

              As imagens, embora impressionantes, não são novidade por ali, uma vez que o caranguejo vermelho (Gecarcoidea natalis) é uma espécie endêmica da Ilha Chrismas. Estima-se que o local abrigue uma população de mais de 100 milhões deles, logo, esse espetáculo natural não só é comum como atrai turistas e pesquisadores do mundo todo. Veja:

               



              Os registros, compartilhados pelo Parks Australia entre os dias 21 e 23 de outubro, mostram esses animais tomando conta de uma rua toda e até escalando paredes para chegar ao seu destino, onde as fêmeas já os aguardam em tocas próximas à praia para incubar. Elas, aliás, podem depositar até 100 mil ovos no mar, enquanto os machos retornam para o interior.

              Foto: Instagram @christmasisland / Reprodução
              Foto: Instagram @christmasisland / Reprodução

              Nesse processo, a segurança dos caranguejos vermelhos é prioridade. Por isso, vias são temporariamente fechadas e a circulação de veículos passa a ser restrita. A operação é coordenada por órgãos responsáveis, como o Parks Australia e o Parque Nacional da Ilha Christmas, que ainda aproveitam a oportunidade para monitorar a migração, coletar dados e ajustar estratégias para o ano seguinte.

               

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                Já está no ar! Confira o Guia Digital do Salvador Boat Show 2025 no app de NÁUTICA

                Saiba como acessar o material gratuito que reúne todos os destaques do evento

                Por: Nicole Leslie -

                A contagem regressiva está chegando ao fim: falta pouco para a estreia da 2ª edição do Salvador Boat Show! E para que o público não perca nenhum detalhe do evento que agitará as águas da Baía de Todos-os-Santos, NÁUTICA acaba de lançar um Guia Digital exclusivo que reúne as informações que você precisa para aproveitar o salão ao máximo.

                O material já está disponível gratuitamente no app de NÁUTICA, que pode ser baixado pela Google Play Store (para Android) e App Store (para iPhone). Com ele, o visitante tem acesso a um compilado com horários, localização, atrações e marcas confirmadas para o evento — que acontece desta quinta-feira (30) a domingo (2).

                Salvador Boat Show 2024. Foto: Victor Santos / Revista Náutica

                O maior salão náutico da Bahia teve sua estreia em 2024 e guarda expectativas ainda maiores para este ano. Não à toa, são mais de 40 barcos confirmados, além de grandes marcas de equipamentos, acessórios e serviços náuticos que também garantiram presença.

                 

                Para acessar o Guia do Salvador Boat Show 2025 é simples: basta abrir o app de NÁUTICA e procurar o Especial Digital Salvador Boat Show 2025, em destaque na tela inicial. Ao clicar em “Exibir” ou “Mais detalhes”, você pode visualizar o conteúdo online ou fazer o download para ter o guia sempre à mão durante o evento.

                Evento movimentou milhares de visitantes na 1ª edição. Foto: Gabriel Alencar / Revista Náutica

                Quer navegar por cada detalhe antes mesmo de chegar ao píer? Baixe o app de NÁUTICA e descubra agora o Guia do Salvador Boat Show 2025!


                Mais sobre o Salvador Boat Show

                Após uma estreia de sucesso em 2024, o Salvador Boat Show retorna consolidado como o maior salão náutico da Bahia. O evento ocorrerá na icônica Baía de Todos-os-Santos, cercada pela cultura inconfundível de Salvador e com toda a comodidade da Bahia Marina.

                Salvador Boat Show, em 2024. Foto: Victor Santos / Revista Náutica

                O salão náutico oferecerá experiências únicas que vão desde test-drives de embarcações até atrações culturais. O evento promete reunir público qualificado, novidades e oportunidades de negócios para o setor, movimentando o coração náutico do Nordeste.

                 

                O Salvador Boat Show 2025 tem o Ministério do Turismo/Governo Federal como patrocinador do Turismo Náutico e patrocínio da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Especial do Mar (SEMAR) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (SEMDEC).

                 

                Anote aí!

                Quando: De 30 de outubro a 2 de novembro de 2025
                OndeBahia Marina (Av. Lafayete Coutinho, 1010, bairro do Comércio, Salvador-BA)
                Horário
                : 30 e 31 de outubro e 1º de novembro, das 14h às 21h; e no dia 2, das 14h às 20h.
                Mais informações: site do evento
                Ingressos: site oficial de vendas

                 

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                  São Paulo planeja mais de 60 estruturas náuticas até 2032

                  Secretário de Turismo, Roberto de Lucena, destaca avanços do Programa de Turismo Náutico do Estado e prevê novo ciclo de crescimento do setor

                  Por: Nicole Leslie -

                  “São Paulo é o estado da náutica.” Foi assim que o secretário de Turismo paulista, Roberto de Lucena, definiu o potencial do estado em entrevista ao estúdio NÁUTICA. A fala resume o espírito de um projeto ambicioso lançado em novembro de 2024: o Programa de Turismo Náutico do Estado de São Paulo, que prevê investimentos de R$ 50 milhões no setor e a construção de mais de 60 estruturas náuticas até 2032.

                  Segundo o secretário, os resultados já começaram a aparecer. Até o momento, 13 novas estruturas náuticas foram entregues — todas no interior paulista — e outras 23 obras já foram aprovadas pelo governador Tarcísio de Freitas. Estas estão em processo de licitação, com previsão de avanço ainda em 2025.

                   

                  Apesar do número já expressivo de obras, Lucena ressalta que o programa “não se resume às estruturas náuticas”. O projeto também inclui ações voltadas à pesca esportiva, a balneários e a mudanças em terminais de cruzeiros marítimos — que, segundo ele, devem se tornar “os mais modernos da América do Sul”.

                  São Paulo acredita e aposta no turismo náutico como um dos vetores de desenvolvimento do turismo– afirmou o secretário

                   

                   

                  Durante a entrevista, Roberto de Lucena também revelou que o governo estadual está desenvolvendo uma nova pesquisa sobre o turismo náutico paulista, em parceria com o Fórum Náutico Paulista, observatórios de turismo e a Marinha do Brasil.

                   

                  O estudo deve apresentar dados inéditos sobre o desempenho econômico do setor e está previsto para ser divulgado no primeiro trimestre de 2026.


                  Além das políticas públicas, o secretário destacou o papel do São Paulo Boat Show como vitrine do setor para negócios náuticos no Brasil e no exterior. O evento é considerado o maior salão náutico da América Latina e reflete o crescimento contínuo da indústria no estado.

                  A cada edição, verifica-se que o São Paulo Boat Show está maior que a anterior– afirmou Lucena

                  Com investimentos públicos e privados, São Paulo se consolida como o principal polo náutico do Brasil — e se prepara para navegar ainda mais longe até 2032.

                   

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                    Jet elétrico com três lugares e barco para pescadores: Ventura revela novidades para 2026

                    Ventura Orca terá atualização no modelo a pedido dos clientes; embarcações 100% de alumínio serão lançadas para o público da pesca

                    28/10/2025

                    Uma máquina de novidades — seja no mercado náutico ou de off-roads — , a Ventura se tornou muito mais que um estaleiro: uma empresa de lifestyle. Com barcos de 19 a 55 pés e uma enorme gama de produtos para terra e água, a marca promete para 2026 novidades em todos os seus segmentos. Entre elas, uma nova versão do jet elétrico Orca com três lugares e uma linha de embarcações de alumínio para pesca.

                    Quem garantiu todas essas atualizações foi Carlos Motta, diretor da Ventura, em entrevista realizada no Estúdio NÁUTICA durante a 28ª edição do São Paulo Boat Show. Segundo o líder da marca, todas essas novidades estão previstas para 2026.

                     

                     

                    O jet elétrico Orca — testado por NÁUTICA — , que virá com três lugares, já foi anunciado internacionalmente e chegará na América Latina no ano que vem. Entretanto, se engana quem pensa que as únicas novidades da moto-aquática elétrica se resumirão aos assentos.

                     

                    Motta aponta que o modelo contará com uma nova geração de baterias e um novo modo para pilotar. A pilotagem adaptativa, na qual a bateria é inteligente — recurso adicionado nessa versão — , entende quando o usuário deseja mais potência ou precisa segurar um pouco mais.

                    É um produto disruptivo que tem impactado todos os clientes que possuem ele. É um orgulho muito grande a gente ter sido pioneiro nesse segmento e trazer esse avanço aos clientes– destacou o diretor à NÁUTICA

                    Essa inteligência da bateria permite que ela se preserve, resultando em um pouco mais de autonomia ao produto e uma navegação mais agradável. Além disso, no modo de condução, o usuário não precisará selecionar entre econômico ou esportivo, pois o jet da Ventura fará essa leitura automaticamente.

                    O que era bom não mudou: o Orca seguirá com funcionalidades como a capacidade de plugar o celular, diminuir a potência e rastreá-lo. Para saber mais sobre esse jet elétrico, assista ao nosso Teste NÁUTICA, comandado por Marcio Dottori.

                     

                    Barcos de alumínio da Ventura para pescadores

                    Deu para perceber que a Ventura gosta de atender ao maior número de pessoas possível com o seu vasto catálogo. Pensando nisso, faltava uma lacuna para preencher em meio aos produtos do universo náutico da marca: o nicho da pesca. Em 2026, não faltará mais.

                    Carlos Motta revela planos da Ventura para 2026. Foto: Revista Náutica

                    Para 2026, a empresa lançará a linha de pesca com a chancela da Ventura, de produtos 100% focados em alumínio. A novidade também foi revelada por Carlos Motta durante a entrevista no Estúdio NÁUTICA.

                    É um projeto que estamos muito animados e tratando com muita carinho, porque queremos entregar nosso pedigree de 43 anos fazendo barcos num produto de alumínio diferenciado, para que o pescador se sinta numa Ventura– disse o diretor

                    A entrada nesse segmento visa o público final: o pescador. Para Carlos Motta, o cliente da pesca é um consumidor “fanático” — no bom sentido — , que fascinou o diretor. Ele conta que chegou a passear pelo Brasil e visitar alguns campeonatos do segmento. “Eu estou emergindo bastante nisso”, revelou.

                     

                    Assim que o produto for lançado — segundo o diretor, será em breve, mas em 2026 — , estará disponível nas lojas para que o cliente o veja em primeira-mão. Os barcos de alumínio para pesca da Ventura também devem comparecer nos eventos organizados pela Boat Show.

                     

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                      Mãos à obra: Angelo exibe talento de marcenaria em novo episódio do veleiro Bravura

                      Barco que será motorizado por Yanmar recebe piso de madeira, anteparas na cozinha e mais espaço para mobília interna

                      Cada vez mais o sonhado barco a vela vai ficando menos alumínio e mais madeira. No 13º episódio de “Construção do Veleiro Bravura”, que estreará hoje no Canal Náutica do YouTube, às 20h, Angelo troca a máquina de solda pela serra esquadrejadeira, arregaça as mangas e avança na mobília interna da embarcação, que será motorizada por Yanmar.

                      A diferença da parte de dentro do barco é notória se comparado ao episódio anterior. Esqueça os alumínios por toda parte: Angelo fez questão de encaixar o chão de madeira — que ainda será revestido — , montar os tanques de água e o camarote de proa, além de ainda deixar um bom pé-direito de aproximadamente 1,93 metro.

                      Parte interna do veleiro Bravura conta com tanque de água (à direita) e anteparas ao fundo. Foto: Revista Náutica

                      Aos poucos, a parte interna vai parecendo cada vez mais uma “casinha” — até espaço para um futuro fogão foi criado. Conforme explicou Angelo, os móveis foram planejados, mas tiveram que passar por pequenos ajustes, mas nada que tirasse o sono do construtor amador.

                      Entretanto, uma dificuldade persegue Angelo durante o 13º episódio. Para mobiliar a parte interna, ele precisa construir as peças na sua garagem e trazê-las, de alguma maneira, para dentro do Bravura. Isso tudo com o paranaense vindo de uma recente cirurgia no joelho.

                      Fixação das anteparas. Foto: Revista Náutica

                      Exemplo disso foi a porta de entrada do camarote de popa, que era muito grande para entrar no veleiro da maneira “convencional”. Para contornar esse problema, Angelo produziu o item dentro da própria embarcação, onde improvisou uma mesa de trabalho e fabricou tudo ali mesmo.

                      Peça laminada com pet (à esquerda) E peça normal (à direita). Foto: Revista Náutica

                      No 13º episódio do Veleiro Bravura, Angelo também instala as anteparas da cozinha e as reveste com laminado de pet, 100% sustentável e conhecido por garantir alta resistência a impactos, umidade e água.

                       

                       

                      Do lado de fora da embarcação, pouca coisa mudou. A quilha ainda falta ser revestida de chumbo e o convés do veleiro Bravura está bem bagunçado. Mas esse é um problema que promete ser resolvido nos próximos capítulos.

                      Impulsionado pela Yanmar

                      Não que Angelo Guedes precisasse de um incentivo ainda maior para realizar o seu sonho. Mas, com o apoio da fabricante de motores Yanmar, tudo ficou mais fácil — pelo menos no quesito motorização.

                      3JH40. Foto: Yanmar/ Divulgação

                      O equipamento que será o “coração” do Veleiro Bravura é o Yanmar 3JH40, tido como o menor motor marítimo diesel common rail interno do mundo em termos de deslocamento, dimensões e peso.

                       

                      Com 3 cilindros, o motor oferece uma potência de 40mhp, que, segundo a marca, permitirá que novos proprietários de barcos de lazer menores se beneficiem, pela primeira vez, das vantagens de eficiência e desempenho, por conta da tecnologia de injeção de combustível CR gerenciada eletronicamente.

                      3JH40. Foto: Yanmar/ Divulgação

                      De acordo com a Yanmar, a tecnologia common rail do 3JH40 oferece consumo mínimo de combustível e níveis de ruído e emissão excepcionalmente baixos, que resultam numa operação praticamente sem fumaça e odor.

                       

                      O 3JH40 de quatro tempos refrigerado a água é a solução ideal para novas construções e aplicações de repotenciação, especialmente para pequenos barcos a motor, saveiros, embarcações comerciais leves e veleiros monocasco — como é o caso do Bravura.

                      Acompanhe tudo no Canal Náutica do YouTube!

                      Para não perder nenhum episódio dessa épica jornada, inscreva-se no Canal da Náutica no YouTube e ative o sininho. Assim, você sempre será notificado quando um vídeo estrear — não só da “Construção do Veleiro Bravura”, mas também de outras produções NÁUTICA.

                       

                      A série terá episódios novos toda terça-feira, às 20h (horário de Brasília). Embarque nessa aventura com a gente!

                       

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                        Sob ameaça de extinção, filhote de toninha é resgatada com vida na Ilha do Mel

                        Animal segue recebendo cuidados intensivos e monitoramento constante em tanque de água. Assista o vídeo!

                        Um filhote de toninha foi resgatado com vida na Ilha do Mel, litoral do Paraná, na última sexta-feira (24), após ser encontrado por um turista e um policial militar. De acordo com especialistas, trata-se de uma fêmea recém-nascida de 61 centímetros de comprimento e 2,85 kg. O feito é de extrema importância para a espécie, criticamente ameaçada de extinção.

                        Após ser localizado, o animal passou a receber os cuidados da equipe do Laboratório de Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná (LEC-UFPR), executora do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS/LEC-UFPR).

                        Foto: Instagram @lecufpr / Reprodução

                        De acordo com Fábio Henrique de Lima, médico-veterinário e responsável técnico do PMP-BS/LEC-UFPR, sinais de fraqueza e instabilidade foram apresentados pela toninha. Embora essas sejam características comuns em filhotes recém-nascidos, trata-se, segundo ele, de um caso “extremamente delicado”, uma vez que “filhotes dessa idade demandam atenção constante e condições específicas para se manterem estáveis”.

                         

                        Contamos com o apoio de uma rede internacional de especialistas, que compartilha protocolos e experiências sobre o atendimento de toninhas– destacou o veterinário

                        Após as primeiras avaliações clínicas, o filhote foi encaminhado para o centro de Reabilitação, Despetrolização e Análise da Saúde da Fauna Marinha (CReD-UFPR), no Centro de Estudos do Mar da UFPR, em Pontal do Sul. Por lá, o animal segue recebendo cuidados intensivos e monitoramento constante.

                        Extinção silenciosa

                        Embora tida como inofensiva, a toninha (Pontoporia blainvillei) é a espécie de golfinho mais ameaçada do Atlântico Sul, onde figura, principalmente, no litoral do Brasil, do Uruguai e da Argentina. Seus principais algozes não são seus predadores diretos (tubarões e orcas), mas, sim, as atividades humanas, como a pesca acidental e a poluição.

                        Foto: Instagram @lecufpr / Reprodução

                        O animal vive em águas costeiras com até 20 metros de profundidade do Espírito Santo ao Norte de Santa Catarina, enquanto permeia por águas mais profundas, de até 50 metros, no Rio Grande do Sul, no Uruguai e na Argentina.


                        Tido como o menor golfinho do Brasil, as fêmeas podem atingir até 1,74 metro de comprimento, ao passo que os machos não passam dos 1,58 metro. A espécie amadurece sexualmente entre 2 e 5 anos de idade, e apenas um filhote nasce a cada dois/três anos.

                        Foto: Instagram @lecufpr / Reprodução

                        De acordo com o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO), ações para a preservação das toninhas devem incluir ações como consumo consciente, monitoramento, pesquisa científica, políticas públicas e legislação (leis de proteção).

                         

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                          Salvador traça plano para consolidar liderança no turismo náutico brasileiro

                          Com medidas a curto, médio e longo prazo, cidade aposta na economia do mar como vetor estratégico. Vice-prefeita Ana Paula Matos revelou detalhes à NÁUTICA

                          Por: Nicole Leslie -

                          A tradicional cidade de Salvador, na Bahia, avança em um planejamento estratégico para fortalecer o turismo náutico e se consolidar como capital brasileira da economia do mar. Segundo a vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, o projeto tem ações estruturadas a curto, médio e longo prazo — e reflete o novo momento que a cidade vive após o sucesso da 1ª edição do Salvador Boat Show, em 2024.

                          Nosso planejamento é consistente e progressivo. Com planejamento, investimento e sensibilidade social, estamos fazendo com que Salvador reencontre sua vocação marítima de forma ampla, gerando riqueza e oportunidades– afirmou Ana Paula à NÁUTICA

                          Ana Paula Matos, vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo de Salvador. Foto: Instagram @anapaulamatos.ba / Reprodução

                          Curto prazo: ampliação de eventos e infraestrutura

                          As primeiras medidas envolvem a ampliação do calendário náutico, com a inclusão de eventos internacionais e melhorias na infraestrutura de atracação e serviços aos navegadores.

                           

                          A gestora também destaca a importância da promoção turística direcionada ao público náutico estrangeiro, incluindo ações integradas ao Movimento Salvador Capital Afro, que reforça a identidade cultural da cidade ao mesmo tempo em que a conecta com com o mar.

                          Médio prazo: expansão de marinas e capacitação profissional

                          Em uma segunda fase, o foco do município será estimular parcerias público-privadas para a expansão de marinas e clubes náuticos, além de capacitar a mão de obra local. A meta é gerar empregos qualificados para atender à crescente demanda do setor náutico, que vem ganhando força com o aumento do turismo e dos investimentos privados.

                           

                          Dessa forma, a expectativa é integrar ainda mais o turismo com a economia criativa e a cultura marítima soteropolitana — essa integração, por sua vez, é mais um dos objetivos de Salvador para o turismo náutico à médio prazo.

                          Longo prazo: Salvador como porta de entrada do Atlântico Sul

                          A visão de futuro é ambiciosa. No longo prazo, Salvador quer se consolidar como principal porta de entrada náutica do Atlântico Sul, transformando a Baía de Todos-os-Santos em um centro internacional de inovação, esportes e lazer marítimo — sem abrir mão de responsabilidade ambiental e sustentabilidade.

                          O mar é parte da nossa história, da nossa força e do nosso futuro– completou Ana Paula Matos

                          Salvador Boat Show movimentou milhares de visitantes na 1ª edição. Foto: Gabriel Alencar / Revista Náutica

                          Evento impulsiona economia e visibilidade

                          Para Ana Paula, o Salvador Boat Show se tornou um marco da nova fase náutica da cidade. O evento terá a 2ª edição nos próximos dias e guarda altas expectativas das autoridades locais.

                          Temos o maior potencial náutico do país: uma Baía de Todos-os-Santos que favorece navegação o ano inteiro, condições naturais excepcionais e uma vocação histórica que sempre esteve ligada ao mar. O evento demonstra que Salvador entrou de vez na rota do turismo náutico internacional– afirmou a vice-prefeita

                          A primeira edição, em 2024, foi considerada um divisor de águas. O salão movimentou a economia local, atraiu grandes marcas e fortaleceu a imagem da cidade entre investidores e profissionais do setor. Ana Paula avalia que o evento, inclusive, posicionou Salvador em um patamar de referência no calendário náutico nacional.

                          Foto: Victor Santos / Revista Náutica

                          Protagonismo na economia do mar

                          O fortalecimento do turismo náutico integra uma estratégia mais ampla da Prefeitura para desenvolver a economia do mar, que abrange desde a construção e manutenção de embarcações até o turismo costeiro, esportes aquáticos e manifestações culturais ligadas à vida marítima.

                           

                          Em março de 2025, a cidade também ganhou a Secretaria do Mar de Salvador, criada para integrar as ações voltadas ao desenvolvimento econômico e social ligados ao mar. Segundo a secretária Maria Eduarda Lomanto, o novo órgão reforça a visão de que o mar deve ser tratado como perspectiva de negócio e de futuro.


                          Com essa estrutura e a chegada do Salvador Boat Show 2025, as expectativas são de que a cidade alcance um novo patamar de visibilidade nacional e internacional. O evento surge não apenas como vitrine para o setor náutico, mas como símbolo de uma cidade que volta a olhar para o mar como motor de desenvolvimento.

                          Mais sobre o Salvador Boat Show

                          Após uma estreia de sucesso em 2024, o Salvador Boat Show retorna consolidado como o maior salão náutico da Bahia. O evento ocorrerá na icônica Baía de Todos-os-Santos, cercada pela cultura inconfundível de Salvador e com toda a comodidade da Bahia Marina.

                          Salvador Boat Show, em 2024. Foto: Victor Santos / Revista Náutica

                          O salão náutico oferecerá experiências únicas que vão desde test-drives de embarcações até atrações culturais. O evento promete reunir público qualificado, novidades e oportunidades de negócios para o setor, movimentando o coração náutico do Nordeste.

                           

                          O Salvador Boat Show 2025 tem o Ministério do Turismo/Governo Federal como patrocinador do Turismo Náutico e patrocínio da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Especial do Mar (SEMAR) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (SEMDEC).

                           

                          Anote aí!

                          Quando: De 30 de outubro a 2 de novembro de 2025
                          OndeBahia Marina (Av. Lafayete Coutinho, 1010, bairro do Comércio, Salvador-BA)
                          Horário
                          : 30 e 31 de outubro e 1º de novembro, das 14h às 21h; e no dia 2, das 14h às 20h.
                          Mais informações: site do evento
                          Ingressos: site oficial de vendas

                           

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                            Márcio Schaefer, presidente do estaleiro, revelou história por trás da nova Interceptor 48 em entrevista no Estúdio NÁUTICA. Assista!

                            Reconhecida como um dos estaleiros mais renomados do Brasil, a catarinense Schaefer Yachts não aponta o leme apenas para embarcações de lazer. A marca possui a chamada “divisão de barcos especiais”, dedicada a modelos de trabalho que atuam junto a autoridades como Receita Federal e Polícia Militar. Essa linha deve aumentar em breve, conforme revelou Márcio Schaefer, presidente do estaleiro.

                            Além de ser o nome à frente da marca, Márcio é também o projetista da Schaefer Yachts. Ele deu detalhes de sua atuação nesse sentido em entrevista a Márcio Dottori, no Estúdio NÁUTICA. Também nessa oportunidade, o empresário revelou a nova Interceptor 48, uma embarcação de trabalho autoadrizante, ou seja, capaz de se endireitar sozinha após ser inclinada pela ação do vento, das ondas ou de outras forças.

                             

                             

                            Se o barco virar, desvira sozinho– destacou Márcio Schaefer sobre a Interceptor 48

                            Autoadrizante, a Interceptor 48 pode se endireitar sozinha após ser virada. Foto: Schaefer Yachts / Reprodução

                            Segundo ele, o modelo foi adquirido da irlandesa Safehaven Marine, que disponibilizou os desenhos da embarcação para serem usinados na própria fábrica da Schaefer. “Estamos lançando para o final do ano que vem”, revelou Márcio.

                            É um barco de 48 pés muito bom, já testado, usado nas marinhas do mundo inteiro: Estados Unidos, Uruguai, Emirados Árabes e Inglaterra– detalhou

                            A Interceptor 48, embarcação que passará a ser fabricada pela Schaefer Yachts. Foto: Schaefer Yachts / Reprodução

                            Conforme informa o estaleiro, a Interceptor 48 é um barco de 15 metros autoadrizante. O termo técnico “adrizante” é usado principalmente na área de engenharia naval e náutica, e se refere à capacidade do barco em voltar à posição natural após ser iclinado.

                             

                            Não à toa, a embarcação foi projetada para mares força 8, especialmente para patrulhamento, praticagem, resgate, busca e salvamento de até 20 pessoas, com capacidade para seis tripulantes na linha de trabalho. Veja em ação:

                             


                            O barco, que vem sendo trabalhado por Márcio, vai integrar um time já composto por outros modelos do estaleiro na linha de embarcações especiais. São eles: Schaefer 510 Patrol, Phantom 500 e Schaefer V33 Patrol — este último, o mais recente dessa categoria da Schaefer.

                            A gente tem que ter vários modelos. Não dá para ter só cinco ou seis barcos– explicou Márcio Schaefer

                            Schaefer V33 Patrol. Foto: Schaefer Yachts / Divulgação

                             

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                              Lançamento para 2026: Ross promete lancha de 37 pés com hard-top no Rio Boat Show

                              Estaleiro paulista ainda pretende estrear lancha de 31 pés na próxima edição do São Paulo Boat Show

                              27/10/2025

                              Em franco crescimento desde a sua fundação, a Ross Mariner, que acumula apenas três anos de mercado, não pretende desacelerar o ritmo de produção e já planeja os lançamentos para a próxima temporada. Para o ano que vem, a marca promete duas novidades: a EVO 37 HT, para o Rio Boat Show 2026; e a SLR310 Legend, na próxima edição do São Paulo Boat Show.

                              A revelação foi feita por Márcio Ishikawa, CEO da Ross Mariner, em entrevista realizada no Estúdio NÁUTICA durante o São Paulo Boat Show 2025. Com exclusividade, o chefe do estaleiro trouxe mais novidades sobre os barcos, que marcarão um grande salto da marca em relação ao tamanho e nível de montagem.

                               

                               

                              De acordo com Ishikawa, o futuro lançamento da Ross, a EVO 37 HT, já está modelada e, assim como todos os barcos da marca, será equipada com motorização de popa. Inclusive, antes de ser apresentada em primeira-mão ao público do Rio, a lancha já contará com algumas unidades entregues, aponta Márcio.

                              Todo o projeto e a forma estão prontos. Agora, vem a parte do requinte, o luxo. Eu quero fazer um barco excelente– contou o CEO da Ross

                              Este representará o maior “pulo” da Ross Mariner no quesito tamanho. Até então, o maior barco da empresa tinha 26 pés — ou seja, o novo terá 11 pés de diferença. Além disso, o lançamento de 37 pés marcará o primeiro hard-top do estaleiro (teto rígido).

                              SLR260 Fusion Open, maior barco da Ross Mariner até o lançamento da EVO 37 HT. Foto: Victor Santos / Revista Náutica

                              Conforme explicou Ishikawa, a EVO 370 HT foi projetada do zero e zinada (recebeu a aplicação de ânodos de sacrifício) pela Ross Mariner, o que garante a proteção das partes metálicas vitais da lancha que ficam submersas.

                              É um desafio que eu quero fazer o melhor. Não me importa daqui para frente a quantidade de barcos. Interessa melhorar o processo produtivo e a qualidade– destacou Márcio

                              Lançamento para o São Paulo Boat Show 2026

                              Os planos da Ross Mariner para o próximo ano não se resumem apenas ao Rio de Janeiro. O estaleiro pretende também preencher a lacuna que eles mesmos criarão com a EVO 37 HT e lançarão, no São Paulo Boat Show 2026, a SLR310 Legend, lancha de 31 pés.

                              SLR310 Legend, futuro lançamento da Ross Mariner. Foto: Ross Mariner/ Divulgação

                              O novo barco virá com motor de popa, o que reflete no posicionamento da marca a favor desse tipo de motorização. Segundo o CEO do estaleiro, a manutenção do centro-rabeta é mais complexa, enquanto a de popa oferece benefícios como: porão limpo, mais espaço para guardar pertences e espaço para plataformas laterais.

                              Não há mais porque hoje [ter] centro-rabeta numa embarcação até 40 pés– opinou o CEO

                              SR 200 Vector Karbon, lançamento da Ross Mariner no São Paulo Boat Show 2025. Foto: Victor Santos/ Revista Náutica

                              A linha de 30 pés — tanto a 37 quanto a 31 — será produzida com um novo nível de montagem, que incluirá recursos como: sistemas elétricos mais avançados, boiler, água quente, motorização Mercruiser a gasolina e muito mais.

                              Vou para a 37 [pés] logo que é o que vai me dar mais trabalho e trago todo esse esmero e carinho da 37 para a 31– contou à NÁUTICA

                              Como aponta Márcio, o lançamento foi estrategicamente adiado para o São Paulo Boat Show de 2026 (após a 37 HT), pois muitos clientes solicitaram esperar para terem tempo de finalizar o pagamento de seus barcos atuais.

                               

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                                Alef Alves, atleta de canoagem, tornou-se o primeiro remador local, e o segundo da história, a terminar o percurso solitário

                                Demorou, mas valeu a pena. Na última semana (19), depois de 4 horas e 40 minutos solitário a bordo de uma canoa havaiana, do tipo OC1 (versão individual da tradicional embarcação polinésia, projetada para prática esportiva), o remador Alef Alves deu a volta na ilha de Fernando de Noronha e entrou para a história.

                                Em 35 quilômetros de trajeto, ele se tornou o primeiro remador local, e o segundo da história, a completar o percurso sozinho. O pioneiro a atingir tal feito foi Pedro Henrique Almeida Weichert, de Vitória (ES), em 3 horas e 38 minutos.

                                 

                                 

                                Não é de hoje que Alef é apaixonado pelas águas. Natural de Noronha, ele pratica canoa havaiana desde 2015 e detém vários títulos na modalidade, sendo campeão cinco vezes no circuito Aloha Spirit, uma vez do brasileiro por equipe e quinto lugar no Mundial no Havaí na categoria de times.

                                O remador Alef Alves e sua filha, Analu. Foto: Instagram @alef_alvees/ Reprodução

                                Entretanto, não seria por conta do seu histórico vencedor como remador que a missão de dar volta na ilha de Fernando de Noronha ficaria fácil — muito pelo contrário. Alef já havia feito o percurso em uma canoa coletiva, mas pela primeira vez, decidiu encarar o desafio sozinho.

                                Quis me conectar com o mar e viver esse momento de forma plena. Quando estou remando, sinto uma ligação total com o oceano e com a natureza viva que cerca essa ilha maravilhosa– afirmou ao g1

                                O remador contou que não realizava a volta completa há três anos. Por isso, decidiu retornar de maneira especial — com um recorde!

                                Desafios na ilha de Fernando de Noronha

                                As quase cinco horas de percurso foram longas — até mais do que sugerem. Segundo Alef, o maior desafio enfrentado para quebrar o recorde foi a forte ventania na parte final do trajeto.

                                Foto: Instagram @alef_alvees/ Reprodução

                                Quando virei a Ponta da Sapata, encontrei um vento muito forte para retornar ao porto. Fui controlando o ritmo e, aos poucos, consegui avançar– contou ao g1

                                Apesar das dificuldades, o atleta atingiu seu objetivo. De acordo com Alef, o trecho conhecido como “Mar de Fora” (região com muitas ondas nas praias do Leão, Sueste e Atalaia), estava bastante agitado. Porém, para alegria do remador, a canoa se comportou bem nas adversidades.

                                Além das várias conquistas como atleta, o noronhense também é instrutor de passeios de canoa havaiana na região. Os trajetos percorrem aproximadamente 6 quilômetros em 2 horas de duração, passando por vários pontos e praias da ilha. O momento ainda conta uma parada para mergulho na Praia da Conceição.

                                 

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                                  Ilha de Sazan, na Albânia, abriga uma das biodiversidades mais ricas da Europa e ainda esconde minas terrestres com risco de explosão

                                  Isolada, perigosa, disputada e paradisíaca. Essas são palavras que descrevem bem a ilha de Sazan, uma das mais curiosas e estratégicas da Albânia, que já abrigou um posto militar avançado da Guerra Fria. Por lá, passaram gregos, romanos, marinheiros e piratas. Venezianos, otomanos e outras potências já disputaram seu território. Quem o tem nas mãos, agora, é a família Trump.

                                  Antes de puxar esse fio da meada, vale destacar que a disputa pelo destino ao longo dos anos não se dá à toa. Sazan fica na entrada da baía de Vlora, no sul da Albânia, bem próxima ao Canal de Otranto, que separa o país da Itália em cerca de 15 km. Está entre o limite do Mar Jônico e o Mar Adriático, além de bem próxima do Mar Mediterrâneo. Logo, por ali, moram infinitas possibilidades.

                                   

                                   

                                  Tida como a maior ilha albanesa, com cerca de 5,7 km, Sazan — também conhecida por Sason pelos gregos antigos e romanos — foi ocupada pela Itália em 1914, na sequência passou brevemente para o controle da Albânia, voltando para mãos italianas em 1920. Após a Segunda Guerra Mundial, ficou definitivamente sob domínio albanês.

                                  Costa oeste da Ilha Sazan ainda abriga bunkers de guerra abandonados. Foto: Albinfo / Wikimedia Commons / Reprodução

                                  Durante o regime do comunista Enver Hoxha, a ilha se tornou uma base militar ultrassecreta, com acesso totalmente proibido a civis. Ali o exército albanês construiu bunkers, túneis subterrâneos e instalações antiatômicas que resistem até hoje — com direito a minas terrestres escondidas ainda ativas, com risco de explosão.

                                  Um dos bunkers de guerra que ainda habitam Sazan. Foto: Hotolmo22 / Wikimedia Commons / Reprodução

                                  Com o fim do regime comunista nos anos 1990, a ilha foi abandonada militarmente e ficou desabitada por décadas. Com a ausência das mãos humanas, o local abriga hoje animais raros, natureza abundante e águas azul-turquesa, além de ser palco da visita de turistas autorizados.

                                  As belas águas de Sazan impressionam pela tonalidade. Foto: Hotolmo22 / Wikimedia Commons / Reprodução

                                  Os planos da família Trump para Sazan

                                  O genro de Donald Trump, Jared Kushner, casado com Ivanka Trump — recentemente vista em um passeio de lancha com a modelo brasileira Gisele Bündchen —, é o principal nome por trás do desejo de transformar Sazan em um destino de luxo.

                                  Jared Kushner, Ivanka Trump e Donald Trump. Foto: Instagram @ivankatrump / Reprodução

                                  Segundo a imprensa internacional, o casal teria investido US$ 1,4 bilhão (cerca de R$ 7,5 bilhões na conversão de outubro de 2025) na “Ilha Trump”, como é agora conhecida. A ideia é construir por ali um resort de luxo, junto com um segundo complexo do outro lado do mar, na costa da Albânia, em Zvernec, uma área famosa pela presença de flamingos.

                                   

                                  Parte do conceito do projeto foi compartilhada no Instagram de Kushner ainda em março de 2024. Veja:

                                   

                                   

                                  Ver esta publicação no Instagram

                                   

                                  Uma publicação partilhada por Jared Kushner (@jaredckushner)


                                  Embora o empreendimento tenha sido oficialmente aprovado pelo governo albanês em dezembro do mesmo ano, o acordo — assinado com o primeiro-ministro albanês Edi Rama — prevê uma isenção de impostos por dez anos, o que sugere que a Ilha Sazan deve continuar sendo propriedade do Estado albanês.


                                  O fundo de investimento responsável pelo projeto é a Affinity Partners, empresa comandada por Kushner. Para ele, a ilha é como um “tesouro intocado”, ideal para um resort para famílias e amigos.

                                   

                                  O governo albanês mantém negociações para desenvolver a ideia com uma atenção especial à preservação ambiental da ilha, que abriga uma das biodiversidades mais ricas da Europa. A Affinity, por sua vez, enviou recentemente engenheiros, consultores marítimos e topógrafos para realizar medições e coletar dados, percorrendo a ilha de motocicleta. Segundo a equipe de Jared Kushner, as obras do futuro complexo hoteleiro poderão começar dentro de um ano.

                                   

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                                    Holofotes em Itajaí: município sediará mais duas edições da The Ocean Race

                                    Polo náutico forte, cidade catarinense receberá a mais tradicional regata de volta ao mundo pela quinta vez consecutiva

                                    Cada vez mais, Itajaí sobe de posição no mapa mundial da vela. Confirmada como sede da The Ocean Race, a mais tradicional regata de volta ao mundo, o evento está previsto para atracar em Santa Catarina nos anos de 2027 e 2031, que marcarão a quinta vez consecutiva que o munícipio será a casa oficial da competição.

                                    Em entrevista exclusiva no Estúdio NÁUTICA, Carlos Gayoso, diretor da Marina Itajaí, e Ronaldo Jansson, secretário de Turismo de Itajaí, destacaram o protagonismo da cidade catarinense no universo náutico nacional e mundial. Como era de se imaginar, a The Ocean Race dominou os assuntos.

                                     

                                     

                                    Considerada um divisor de águas na cidade, a “Fórmula 1 dos mares” proporciona uma visibilidade global em mais de 80 países e alcança mais de 2 milhões de espectadores em todo o planeta. Por conta disso, as etapas atraem grandes marcas para a região e servem como molas propulsoras para as indústrias locais.

                                    Todo mundo gosta de Itajaí, todo mundo gosta do Brasil. Para nós é um orgulho representar o país numa etapa tão significativa– declarou Jansson durante a entrevista

                                    The Ocean Race em Itajaí. Foto: Prefeitura de Itajaí/ Divulgação

                                    Mais do que receber o evento, essas etapas carregam uma particularidade: são muito técnicas. Atualmente, o local é a única sede da The Ocean Race no mundo onde se tira o barco da água para reparo — e conta com todo o apoio da infraestrutura da Marina Itajaí durante as três semanas de competição.

                                    Conforme explicou Jansson, é o Porto de Itajaí que acolhe os velejadores da The Ocean Race que passam pelo Cabo Horn, um dos trechos mais desafiadores e longos da competição. Isso, somado a outros fatores, destaca a importância da região como um forte polo náutico, segundo o Secretário de Turismo.

                                    Itajaí não é só uma matriz econômica, são várias: desde o porto, da logística, da pesca, da indústria náutica e da indústria naval pesada– disse Ronaldo Janson

                                    Marina Itajaí como referência náutica

                                    Sede também das últimas duas edições do Marina Itajaí Boat Show, o complexo náutico possui um conhecimento técnico adquirido ao longos dos anos e uma infraestrutura que atende todas as demandas das embarcações, principalmente pela mão de obra especializada do município.

                                    Itajaí tem muito a se orgulhar que ela consegue, dentro da indústria náutica, empregar boa parte da sua cidade– conta Carlos Gayoso

                                    Marina Itajaí Boat Show 2025. Foto: Rivo Biehl / Revista Náutica

                                    Só a fabricação das Fragatas da Marinha, por exemplo, está gerando cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos, de acordo com Ronaldo. Além disso, a região integra os setores de pesca, porto, indústria naval pesada e lazer num só lugar.

                                    A indústria náutica é uma das indústrias que mais emprega. Ela não é robotizada e não é mecanizada, é uma indústria de emprego de pessoa. É uma indústria de geração– destacou Gayoso

                                    Ao todo, a estrutura da marina conta com capacidade para comportar 355 embarcações em vagas secas e molhadas, modernos equipamentos de transporte e manutenção, posto de combustível náutico, loja de conveniência, área gastronômica e monitoramento 24h.

                                     

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                                      O mar como matriz econômica: a estratégia de Salvador para crescer com sustentabilidade

                                      À NÁUTICA, Duda Lomanto, secretária do Mar de Salvador, falou sobre a relação da cidade com o mar no passado, presente e futuro

                                      Por: Redação -
                                      26/10/2025

                                      Salvador de frente para o mar? Mais do que uma frase, é um chamado. Um reposicionamento simbólico e geográfico de uma cidade que nasceu voltada para o oceano, mas que, ao longo dos séculos, acabou se afastando dele. Hoje, com novo olhar e propósito, Salvador volta a encarar o seu destino marítimo. A cidade reencontra suas origens e assume o mar como um de seus principais vetores de desenvolvimento econômico, social, ambiental e cultural.

                                      Salvador está situada às margens da imponente Baía de Todos os Santos — a segunda maior baía navegável do mundo. A frase carrega muito mais que um sentido geográfico. São 350 km² de território molhado à beira da Baía de Todos os Santos, com 56 ilhas, 153 naufrágios registrados e uma população de mais de 3 milhões de habitantes em seus 18 municípios. Somos uma cidade abençoada, a capital da Amazônia Azul. Somos do mar.

                                       

                                      O mar moldou nossa cultura popular, das festas religiosas à música, da culinária às tradições. Ele também sustentou a economia desde o período colonial, quando o Porto de Salvador, então chamado “Porto do Brasil”, era um dos mais importantes do país.

                                       

                                      Curiosamente, ao longo dos anos, Salvador virou as costas para suas origens marítimas. O planejamento conduzido pela Secretaria do Mar (Semar) busca resgatar essa herança, recolocando a cidade diante do seu destino náutico e valorizando uma das mais vigorosas vocações do nosso povo: viver e prosperar com o mar. O objetivo é estruturar e fortalecer a economia náutica, promovendo seu crescimento sustentável por meio da integração entre poder público, setor privado e sociedade.

                                       

                                       

                                      Com o maior litoral do país e um dos mais belos do planeta, a Bahia oferece condições excepcionais para o desenvolvimento das atividades náuticas, impulsionadas pelo turismo e pela relação cultural do baiano com o mar. Para que essa vocação se consolide, são necessários investimentos em planejamento, infraestrutura, incentivos fiscais, capacitação profissional e apoio institucional.

                                       

                                      A náutica é estratégica para a economia e o desenvolvimento social. Gera emprego e renda, fomenta o turismo, valoriza o meio ambiente e incentiva setores como design, engenharia naval, meteorologia, medicina esportiva e tecnologia. É também promotora da imagem positiva da cidade e do país, além de contribuir para o lazer e a formação esportiva.

                                       

                                      Uma embarcação no mar gera, em média, 3 empregos diretos e 5 indiretos. Um imóvel com vista para o mar pode valer até cinco vezes mais que um sem essa paisagem. Esses números comprovam: o mar é riqueza, presente e futuro.

                                       

                                      O setor náutico é hoje um dos mais promissores do mundo. Além de movimentar centenas de bilhões de dólares globalmente, ele gera empregos, impulsiona o turismo, estimula o lazer e incentiva a inovação tecnológica.


                                      A história confirma essa conexão. Fundada em 1549, Salvador sempre teve o mar como elemento central de sua identidade. Ele moldou a economia, com o antigo Porto do Brasil; influenciou a cultura, com festas como a de Bom Jesus dos Navegantes e Nossa Senhora da Conceição da Praia; inspirou o Afoxé Filhos de Gandhy, criado por estivadores; e marcou a culinária com as moquecas e os frutos do mar.

                                       

                                      O prefeito Bruno Reis reafirma essa relação com a criação da Semar, que tem como missão implantar uma cultura náutica em Salvador, construir políticas públicas para a economia do mar, atrair investimentos e promover o uso sustentável dos recursos marítimos. O mar se consolida, assim, como novo pilar de desenvolvimento econômico da cidade — uma nova matriz para uma nova era.

                                       

                                      Hoje, a náutica representa 2,8% do PIB de Salvador e responde por 43% da movimentação dos portos públicos da Bahia, impactando setores como agronegócio, indústria, comércio exterior e turismo de cruzeiros. A Semar já identificou 53 oportunidades de negócios em áreas como infraestrutura portuária e náutica, energia, mobilidade marítima, pesca, gastronomia, educação e cultura.

                                       

                                      Além da vertente econômica, a secretaria atua no campo social com o programa Salvador Social Clube, que promove a inclusão de estudantes da rede municipal em atividades esportivas, e com iniciativas voltadas a pescadores, marisqueiras e fazendas marinhas. Projetos como a Marina Municipal, o Plano de Orla da Ribeira, a Escola de Vela, a Captação de Regatas Internacionais e o Desenvolvimento das Ilhas integram uma agenda robusta de valorização do mar.

                                      Maria Eduarda Lomanto, Secretária do Mar de Salvador. Foto: Divulgação

                                      Todas as ações da Semar são desenvolvidas em parceria com instituições públicas e privadas, academia e sociedade civil. A secretaria tem participado de fóruns, comitês e encontros técnicos, além de integrar debates como o lançamento da Frente Parlamentar da Economia do Mar, no Senado Federal, fortalecendo a cultura marítima nacional.

                                       

                                      Salvador reencontra, assim, seu verdadeiro horizonte. A história de Salvador é inseparável do mar. Agora, essa relação ancestral se transforma em projeto que é presente e é futuro. O mar volta a ser protagonista — como fonte de cultura, renda, lazer e inovação. Os ventos sopram a favor, e a cidade volta — definitivamente — de frente para o mar.

                                       

                                      Artigo de Duda Lomanto, secretária do Mar de Salvador, à Revista NÁUTICA.

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                                        Ricardo Wilges, CEO do estaleiro, deu detalhes de uma das áreas mais aclamadas da lancha de 50 pés em entrevista ao Estúdio NÁUTICA

                                        25/10/2025

                                        Fundada em 2009, a Evolve Yachts, de Palhoça (SC), começou sua trajetória fabricando barcos da antiga Evolution. Atualmente, contudo, detém um repertório próprio cheio de personalidade, recentemente contemplado com a maior lancha do estaleiro, a nova Evolve Titanium Flybridge, de 50 pés.

                                        Não bastasse o tamanho de respeito, a lancha ainda traz recursos que chamam a atenção. Para falar melhor de todos eles, nada melhor que dar o microfone ao próprio dono do estaleiro, neste caso, Ricardo Wilges, que marcou presença no estúdio NÁUTICA para um papo com Márcio Dottori.

                                        Mesmo com rabeta D6 440 hp ela deu velocidade final de 32 nós– destacou Wilges sobre o desempenho da lancha

                                         

                                        A velocidade, que faz brilhar os olhos dos amantes da potência, foi registrada durante o teste NÁUTICA da embarcação, realizado em Florianópolis (SC). Mais do que rápido, o barco ainda detém uma boa capacidade de combustível, convertida em uma autonomia de mais de 300 milhas náuticas. Para Dottori — que testou o barco —, “você pode pegar essa lancha e sair de Santos até o Rio de Janeiro”.

                                        Ela fez um cruzeiro econômico também, de 27 nós com 130 L nos dois motores juntos– complementou Wilges

                                        Não poderia passar batido do papo da dupla, também, o layout diferenciado dessa 50 pés, especialmente na cozinha. Por ali, é inevitável reparar a sacada do estaleiro em manter um conceito aberto e em como isso refletiu positivamente no design do barco. O recurso, contudo, quase não existiu.

                                        Foto: Victor Santos / Revista NÁUTICA

                                        Wilges conta que, a princípio, o projeto inicial mantinha a tradicional porta que separa a praça de popa do cockpit. Em uma conversa com o primeiro comprador do barco, contudo, surgiu a ideia, que foi comprada pelo cliente.

                                        Foto: Victor Santos / Revista NÁUTICA

                                        Engana-se quem pensa que a ousadia inviabiliza o contato com quem está na área interna do barco — o estaleiro pensou em tudo. Há uma janela com vidro elétrico que integra o salão com a praça de popa, além de uma porta, logo ao lado. Fechadas, elas ainda garantem que o cheiro do preparo dos alimentos não invada a cabine.

                                        A gente tem tido um feedback bem bacana de todas as pessoas que têm visitado o barco– revela Wilges

                                        Ficou curioso (a) para conhecer mais detalhes do barco? Assista ao teste NÁUTICA feito com o especialista Márcio Dottori:

                                         

                                         

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                                          Qual o segredo por trás das lanchas Focker? Engenheiro do estaleiro revela

                                          Em entrevista ao Estúdio NÁUTICA, Danilo Fontana deu detalhes dos processos de produção da Fibrafort

                                          24/10/2025

                                          Ele veio da área automotiva e hoje faz parte da diretoria geral de um dos maiores estaleiros do Brasil. Estamos falando de Danilo Fontana, diretor de operações da Fibrafort. Em entrevista a Márcio Dottori no Estúdio NÁUTICA, Fontana revelou o segredo por trás das famosas lanchas Focker, que consagram a marca catarinense há mais de 35 anos no mercado.

                                          Em sua função, Fontana vê de perto todos os processos até o nascimento de uma Focker, desde o início do projeto, passando pelo desenvolvimento, seguindo para a execução, a implantação na linha e até a qualidade do pós-venda — esse último, “um grande diferencial da Fibrafort”, segundo ele.

                                          Nosso propósito é desenvolver e construir barcos que permitam uma experiência muito boa no mundo náutico– destacou

                                          Para isso, o diretor destaca a atuação da marca no ciclo de vida do produto. Nesse contexto, as lanchas Fibrafort nascem através da pesquisa com clientes, em que suas necessidades são transformadas em funcionalidade, seja por meio de atributos técnicos, como o tamanho da plataforma, até recursos funcionais, como lixeiras, armazenamento de bebidas e a ergonomia do painel.

                                           

                                           

                                          Fontana ressalta, porém, que o mercado avança muito rápido. Logo, o desenvolvimento e as inovações dos produtos ficam inviabilizados somente com o time de engenharia, especialmente quando a marca busca viabilizar o barco a um custo competitivo.


                                          Para driblar esse obstáculo, a Fibrafort trabalha com técnicas das linhas automotivas, inclusive em parceria com a Porsche Consulting. Assim, as embarcações passam por atualizações mantendo o fluxo de vendas.

                                          O ciclo de vida do produto é o investimento inicial no primeiro lançamento e também uma constante renovação ao longo dos anos– explicou

                                          Bom exemplo disso é a nova 355 GTS Explorer. Embora seja um barco novo, lançado no São Paulo Boat Show deste ano, a lancha traz recursos que, num futuro próximo — dado o rápido avanço da tecnologia —, podem ser atualizados, como a disponibilidade de Starlink, armazém de defensas na lateral do barco, TV integrada ao teto do HT e GPS com sonda thru-hull.

                                          Lançamento mundial da nova Focker 355 GTS Explorer aconteceu no São Paulo Boat Show 2025. Foto: Victor Santos / Revista Náutica

                                          O diretor não deixa de ressaltar um outro pilar muito forte da Fibrafort: as pessoas. “São elas que transformam a realização de um projeto, desde a prancheta até a entrega ao cliente, passando pelo relacionamento e por toda a nossa rede de colaboradores internos e revendas, que oferecem um atendimento personalizado”.

                                          Comprar um barco não é como comprar um produto numa prateleira de mercado — é comprar um relacionamento com a marca– detalhou

                                          “Essa conexão é o que sustenta o nosso propósito de fidelização: respeitar as pessoas, priorizar a segurança e garantir qualidade de vida, sempre entregando além do compromisso, superando as expectativas”, completou Danilo Fontana.

                                           

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                                            Por: Nicole Leslie -

                                            A concessão da hidrovia do Rio Paraguai vem despertando atenção de investidores nacionais e internacionais. Em encontro promovido pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), por meio da Secretaria Nacional de Hidrovias e Navegação (SNHN), ficou evidente que há um interesse real do mercado em assumir a operação da via.

                                            O evento, realizado em setembro, foi um “Market Sounding” — também conhecido como sondagem de mercado — que teve como objetivo medir o apetite da iniciativa privada em participar da concessão.

                                            Foto: Vosmar Rosa / MPor / Divulgação

                                            O secretário nacional de Hidrovias, Dino Antunes, informou à Agência iNFRA que oito empresas, entre brasileiras e estrangeiras, participaram do encontro. Segundo ele, o resultado confirmou um interesse concreto e diversificado pelo projeto.

                                             

                                            Atualmente, o Tribunal de Contas da União (TCU) analisa a proposta, submetida pelo MPor, desde meados de agosto. A expectativa é que o edital seja publicado ainda em 2025, com leilão previsto para o início de 2026.

                                            Detalhes da concessão

                                            O projeto abrange 600 quilômetros de extensão, correspondentes ao Tramo Sul do Rio Paraguai, entre Corumbá (MS) e a foz do Rio Apa, na fronteira com o Paraguai.

                                             

                                            De acordo com o MPor, o contrato prevê investimento inicial de R$ 43 milhões nos primeiros cinco anos e R$ 311 milhões ao longo de toda a concessão, que poderá ser prorrogada sucessivamente por até 70 anos.

                                            Foto: Semadesc / Divulgação

                                            Entre as ações obrigatórias estão dragagem, sinalização náutica, monitoramento hidrográfico, gestão de tráfego e operações ambientais que assegurem navegação segura durante todo o ano, com calado operacional de 3 metros nas cheias e 2 metros na estiagem.

                                            Parte do novo PAC

                                            A concessão integra o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) lançado pelo Governo Federal. O objetivo do novo PAC inclui modernizar a navegação interior, fortalecer a logística sustentável e promover a integração entre os modais rodoviário, ferroviário e aquaviário no país.


                                            O avanço do projeto ocorre em um momento de expansão da malha hidroviária economicamente navegável do Brasil, que cresceu 279 quilômetros entre 2022 e 2024, totalizando 20,4 mil quilômetros de rios e canais aptos ao transporte de cargas e passageiros, segundo balanço recente divulgado pelo MPor.

                                             

                                            Nesse contexto, a concessão da hidrovia do Rio Paraguai representa não apenas um passo estratégico para diversificar a matriz de transportes, mas também uma oportunidade para consolidar o país como referência em logística fluvial sustentável.

                                             

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                                              Por: Nicole Leslie -

                                              A NX Boats vem escrevendo um novo capítulo da indústria náutica nacional com um toque de design italiano. O estaleiro pernambucano é o único do Brasil com contrato fechado com a Pininfarina, estúdio responsável pelo design de ícones da Ferrari e de barcos de luxo mundo afora. Em entrevista ao Estúdio NÁUTICA, o CEO Jonas Moura revelou detalhes da parceria, que vai muito além da estética.

                                              Eles assinam toda a parte externa e interna do barco: do casco à escolha dos materiais. Nós ficamos responsáveis por materializar o projeto– contou Jonas

                                              Com dois modelos já lançados e o terceiro previsto para chegar ao mercado em meados de 2026, a colaboração entre NX Boats e Pininfarina acontece a “quatro mãos”. As equipes do Brasil e da Itália trabalham juntas para alinhar cada detalhe, para que o design italiano dialogue com o estilo de vida tropical e com a cadeia de produção nacional.

                                              NX 44 Fly by Pininfarina é um dos modelos da parceria entre as amrcas já lançados. Foto: RP / Revista Náutica

                                              A Pininfarina assina toda a concepção visual — linhas externas, volumetria, interiores e até a escolha de tecidos, madeiras e metais. Já a NX executa a engenharia, laminação e fabricação em série, transformando a visão italiana em realidade nas águas brasileiras.

                                              O design da Pininfarina é clean, elegante e atemporal. Conseguimos materializar isso de forma muito positiva — tanto que já estamos no terceiro projeto juntos– celebrou Moura

                                              Expansão e inovação na produção

                                              Hoje, a NX Boats opera com seis linhas de produção, voltadas para modelos específicos, mas o estaleiro já trabalha para ampliar esse número para oito até 2026. A expansão deve aumentar o volume de embarcações entregues por ano — que atualmente chega a 400.

                                               

                                               

                                              Dois modelos já refletem o sucesso dessa parceria e conquistaram o mercado nacional e internacional: a NX44 Fly by Pininfarina e a NX44 HT by Pininfarina. O próximo lançamento, previsto para o São Paulo Boat Show 2026, será a NX62 by Pininfarina, descrita pelo CEO como “o melhor projeto de uma 60 pés do mundo”.

                                              De Pernambuco para o mundo

                                              Com mais de 120 embarcações exportadas aos Estados Unidos e planos de avanço na Europa, o estaleiro vem fortalecendo a presença brasileira no mapa mundial do design náutico.

                                              A NX é um estaleiro de Pernambuco para o mundo. Desenvolvemos produtos que atendem ao público brasileiro, mas que também podem navegar em qualquer lugar do planeta– resumiu Jonas Moura


                                              O CEO explica que o diferencial da parceria está na fusão entre elegância italiana e alma brasileira. “Eles entendem a nossa necessidade e o comportamento do nosso mercado. Procuram entregar um produto único”, destacou.

                                               

                                              Com a chegada da NX62 Design by Pininfarina, a marca reforça seu DNA de inovação, como prova de que excelência em luxo e engenharia também pode falar português — e com sotaque pernambucano.

                                               

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                                                Com enorme retorno comercial no Brasil, a coletânea conta com seis barcos e pretende "aumentar a família"

                                                23/10/2025

                                                Mais nova menina dos olhos da Triton Yachts, a linha Flyer veio para ficar — e a prova disso está na recepção do público. Composta até então pelos modelos de 34, 37, 38 e 44 pés, a coleção recebeu mais um “irmão” para a família e preencheu uma lacuna no catálogo: a Triton 32 Flyer, lançada durante o São Paulo Boat Show 2025.

                                                Em entrevista realizada no Estúdio Náutica, Allan Cechelero, diretor de marketing da marca, comentou sobre o sucesso da linha — que completou quatro anos em 2025. Segundo ele, a ideia surgiu da necessidade de oferecer um modelo menor para os clientes que apreciavam a Flyer, mas não podiam dar um grande salto para os barcos maiores.

                                                 

                                                 

                                                O cliente da 30 pés gostou muito da linha Flyer, mas não conseguia ainda passar para uma 34 pés. Então, nós resolvemos atender esses clientes– explicou Cechelero

                                                Para entender o motivo do sucesso de público dessa nova coletânea, o diretor de marketing aponta o conceito. Essas embarcações têm inspiração na Europa e apresentam elementos como uma proa mais robusta e otimização dos espaços, além da plataforma lateral automática (beach-club) que mede 2 m de comprimento por 1 m.

                                                Triton 32 Flyer. Foto: Alexandre Battibugli / Revista Náutica

                                                A gente precisava entrar [no mercado] e ter não só diferenciais em termos visuais, mas também de aproveitamento de espaço– contou durante a entrevista

                                                A nova 32 pés da Triton, apresentada em primeira-mão no salão náutico paulista, cumpre tudo isso e outras tendências do mercado. Como, por exemplo, as opções flexíveis de motorização, que pode incluir um ou dois motores de centro-rabeta ou de popa — este último já com pedido no exterior, segundo Allan.

                                                Futuro da linha Flyer

                                                Acostumada a trazer novidades, a marca promete não parar na 32 pés. Sem revelar maiores detalhes, o profissional de marketing da Triton disse que a empresa tem pretensão de lançar outras embarcações dentro da linha Flyer e aproveitar que a coleção caiu no gosto do público.

                                                Allan Cechelero, diretor de marketing da Triton. Foto: RP / Revista Náutica

                                                Claro que a gente pretende ano que vem já vir com alguma novidade dentro dessa linha e com atualizações dos modelos existentes– destacou à NÁUTICA

                                                Embora admita a preferência pela novidade, Allan conta que a marca também trabalha em outro projeto da linha tradicional, fora da Flyer.

                                                Isso demonstra que o estaleiro, apesar de ter 40 anos, sempre está pensando lá na frente– conclui Cechelero

                                                 

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                                                  Organizado pelo Boat Show, primeira edição do salão de barcos seminovos ocorrerá de 20 a 23 de novembro, em Angra

                                                  Por: Otto Aquino -

                                                  O mercado náutico brasileiro ganhará um novo capítulo! De 20 a 23 de novembro, a nova Marinas do Atlântico, em Angra dos Reis — o paraíso nacional dos barcos — será palco da primeira edição do Salão de Usados NÁUTICA, evento inédito promovido pela Boat Show Eventos, responsável pelos maiores salões náuticos da América do Sul.

                                                   

                                                  Com mais de 70 edições de Boat Show realizadas pelo Brasil, o Grupo NÁUTICA agora amplia seu portfólio e apresenta, pela primeira vez, um evento náutico totalmente dedicado a barcos seminovos. Um evento que une negócios, lifestyle e experiências no paraíso de Angra dos Reis.

                                                  Marinas do Atlântico, em Angra dos Reis. Foto: Divulgação

                                                  O evento marcará outro grande momento da náutica brasileira: a inauguração oficial da Marinas do Atlântico, novo polo náutico de alto padrão de Angra dos Reis e primeira marina da América do Sul a oferecer a tecnologia de píeres flutuantes de concreto da SF Marina, referência mundial em engenharia náutica.

                                                  Marinas do Atlântico: novo polo náutico de Angra

                                                  Localizada em um dos cenários mais deslumbrantes da Costa Verde, na Baía do Pontal, a Marinas do Atlântico nasce com o DNA da excelência. Totalmente abrigada e com fácil acesso pela Rodovia Rio-Santos, a marina foi projetada para oferecer infraestrutura completa e de padrão internacional — tornando-se o novo point náutico da região de Angra dos Reis.

                                                  Marinas do Atlântico em imagem ilustrativa 3D. Foto: Divulgação

                                                  Entre seus diferenciais, destacam-se: 140 vagas molhadas, com calado de 3 metros, para barcos de 50 a 120 pés; pátio de serviço com 4.200 m², preparado para atender embarcações de grande porte; travel lift com capacidade para 240 toneladas; heliponto homologado para operações diurnas e noturnas; posto de combustível náutico e terrestre.

                                                   

                                                  Além disso, tem estacionamento coberto e descoberto; serviços com restaurantes, lojas de conveniência, oficinas, lojas de acessórios e, em breve, farmácia. E todos os flutuantes contam com transformadores e geradores dedicados, garantindo energia estável e segurança elétrica de alto padrão.

                                                   

                                                  Marinas do Atlântico. Foto: Divulgação

                                                  Barcos com história, prontos para novas jornadas

                                                  O Salão de Usados NÁUTICA reunirá embarcações seminovas de diversos tamanhos e estilos, oferecidas por brokers e revendedores especializados. Com a chegada do verão, que marca o início da temporada náutica, o evento chega como uma excelente oportunidade para quem quer realizar o sonho do barco próprio — com preços atrativos e embarcações prontas para navegar.

                                                   

                                                  Para os iniciantes, o evento também será uma ótima oportunidade para conversar com brokers experientes, profissionais que auxiliam na escolha, avaliação e negociação do barco ideal — garantindo uma compra segura e bem orientada.

                                                   

                                                  Marinas do Atlântico. Foto: Divulgação

                                                  Um salão de barcos usados como você nunca viu

                                                  O Salão de Usados NÁUTICA promete ser uma experiência completa para quem quer viver o mar em todas as suas formas. Durante quatro dia, os visitantes poderão participar de test-drives, experimentando diferentes embarcações, comparando modelos e descobrindo qual barco combina melhor com seu estilo, sentindo na prática a emoção de navegar.

                                                  Praia do Dentista, Ilha da Gipoia, em Angra dos Reis. Foto: Divulgação

                                                  Além da experiência a bordo, o evento oferecerá momentos de sunset e networking, com música ao vivo e um ambiente descontraído, perfeito para encontros entre compradores, vendedores e formadores de opinião do mercado náutico.

                                                   

                                                  A programação também valorizará a gastronomia à beira-mar, com uma praça gastronômica e restaurante da marina que combinam boa comida, a brisa do mar e vistas de tirar o fôlego.

                                                   

                                                  Para completar a experiência, os visitantes encontrarão ativações exclusivas e atrações, projetadas para celebrar o prazer de navegar. É uma oportunidade de conhecer marcas, brindar o verão e vivenciar o verdadeiro espírito náutico, tanto dentro quanto fora d’água, em um ambiente que une luxo, sofisticação e convivência com o mar.

                                                  Primeira marina da América Latina com píeres SF Marina

                                                  A Marinas do Atlântico é também a primeira da América Latina a utilizar píeres de concreto da SF Marina, empresa sueca reconhecida mundialmente pela robustez e longevidade de suas estruturas flutuantes. Essa tecnologia, presente em marinas do mundo inteiro, combina engenharia de precisão e resistência extrema a intempéries, proporcionando estabilidade, durabilidade e conforto inigualáveis aos navegadores.

                                                  Píeres da SF Marina. Foto: Divulgação

                                                  Veja como expor sua marca

                                                  O Salão de Usados NÁUTICA reunirá na Marinas do Atlântico as melhores oportunidades de negócios, relacionamento e visibilidade em um dos destinos mais desejados do país — Angra dos Reis, durante o feriado prolongado de novembro.  Participe com cotas de patrocínio, espaços de exposição e vendas de embarcações, fornecedores e equipamentos, ativações e experiências de marca exclusivas. Para saber mais, clique aqui.

                                                  Como chegar ao evento

                                                  Localizada na Baía do Pontal, em Angra, a Marinas do Atlântico tem fácil acesso por terra ou pelo mar. Por terra: acesso direto pela Rodovia Rio-Santos (BR-101), com estacionamento no local. Pelo mar: quem chegar navegando encontrará um píer exclusivo para desembarque, com toda a estrutura para receber os visitantes no evento.

                                                  Salão de Usados NÁUTICA

                                                  Quando: de 20 a 23 de novembro

                                                  Onde: Marinas do Atlântico, em Angra

                                                  Horário: das 10 às 20 horas

                                                  Como chegar: Rodovia Procurador Haroldo Fernandes Duarte, KM 493, Pontal, Angra dos Reis, RJ

                                                  Saiba mais no site oficial do evento

                                                  Faça seu credenciamento gratuito aqui

                                                   

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                                                    O certame aconteceu na sede da B3, em São Paulo. O terminal no Porto do Rio faz parte do segundo bloco da carteira de ativos portuários de 2025, que o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) estão leiloando.

                                                    Foto: Cauê Diniz / B3 / Divulgação

                                                    Destinado à movimentação de carga de apoio offshore, o RDJ07 deve abranger atividades de exploração e produção de petróleo e gás. A previsão de investimentos, ao longo dos 25 anos do contrato, é de R$ 99,4 milhões.

                                                     

                                                    Além da estatal, a Britto Mavelog teve a proposta vencedora para o Terminal Marítimo de Passageiros (TMP) de Maceió, localizado no Porto Organizado de Maceió, no valor de R$ 50 mil, e passa a administrar a área por 25 anos. Neste período, o concessionário deve implementar um estacionamento adjacente ao terminal. Ao todo, a estimativa de investimentos chega aos R$ 3,7 milhões.


                                                    Durante o evento, o diretor-geral da ANTAQ, Frederico Dias, destacou que os arremates “vão garantir uma operação mais eficiente, diminuindo custos logísticos e gerando mais empregos”. Ainda segundo ele, a iniciativa “vai promover investimentos, empregos na região e desenvolvimento, além de dinamizar a economia regional”.

                                                     

                                                    Além de Dias, estiveram presentes na ocasião a diretora Flávia Takafashi e os diretores Wilson Lima Filho, Alber Vasconcelos e Caio Farias. Autoridades e representantes do setor público e privado também marcaram presença.

                                                     

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                                                      Por: Nicole Leslie -

                                                      O futuro de Guaratuba, no Paraná, tem sido desenhado não apenas sobre as águas, mas também em terra. O Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria do Planejamento (SEPL), publicou nesta terça-feira (21) o edital de chamamento público para o Complexo Náutico de Guaratuba. Ambicioso, o projeto busca transformar o antigo canteiro de obras da ponte em um polo de atração turística e um motor de desenvolvimento econômico para a região.

                                                      Em resumo: o objetivo é dar um novo destino à uma área que ficaria ociosa e aproveitar para impulsionar a rede hoteleira, o comércio e o turismo no litoral paranaense.

                                                       

                                                      As obras da Ponte de Guaratuba estão previstas para acabar em abril de 2026. Hoje, estruturas provisórias, maquinários e equipamentos utilizados na construção ocupam uma área estratégica da cidade, mas a ideia é que, com o trabalho finalizado, o espaço seja transformado. A partir daí é que entra o edital de chamamento público para o Complexo Náutico de Guaratuba.

                                                      Foto: Arnaldo Neto, via Governo do Estado do Paraná / Divulgação

                                                      Estamos transformando um passivo em um ativo de altíssimo valor. Temos uma área que, de outra forma, ficaria ociosa. Desenvolvemos este projeto visionário para que este espaço se torne um polo de atração turística e um motor de desenvolvimento econômico para toda a região– disse Ulisses Maia, secretário estadual do Planejamento

                                                      O Complexo terá como objetivo instalar, operar e manter uma estrutura moderna, voltada ao lazer, turismo e atividades marítimas, alinhadas à constante evolução do litoral paranaense.


                                                      A localização escolhida para a implantação do Complexo Náutico é estratégica, concentrada nas áreas que perderão sua função atual após a inauguração da ponte. Além da área do canteiro de obras, a novidade inclui também o terreno atualmente utilizado pela operação do ferryboat, que será encerrada com a ponte.

                                                      Como funciona o edital

                                                      Para garantir a implantação e operação do Complexo, o Governo do Estado optou por um modelo de Parceria Público-Privada (PPP), estruturado através de um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), que será coordenado pela Unidade Gestora do Programa de Parcerias do Paraná (UGPAR).

                                                       

                                                      Os interessados em participar devem realizar o credenciamento no site do programa Paraná Parcerias até o dia 11 de novembro. Após o credenciamento e autorização, terão até 90 dias para desenvolver e apresentar estudos de viabilidade, levantamentos, e informações técnicas, seguindo a Lei de Licitações n. 14.133 de 2021. Os dados técnicos apresentados complementarão o levantamento prévio do Estado, auxiliando na estruturação final da Parceria Público-Privada.

                                                       

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                                                        22/10/2025

                                                        A Azimut Yachts Brasil tem um novo comandante. O estaleiro de luxo sediado em Itajaí (SC) anunciou nesta quarta-feira (22) a chegada do italiano Carlo Alberto Sisto como novo CEO da operação brasileira, em movimento que marca o início de uma nova fase de investimentos e fortalecimento da marca no país e na América Latina.

                                                        Com mais de 25 anos de experiência internacional, Sisto chega à Azimut com trajetória na CNH Industrial, onde ocupou cargos de liderança na América do Norte, Europa, Ásia-Pacífico e América Latina.

                                                         

                                                        No Brasil, atuou como presidente do Banco CNH Capital, em Curitiba (PR), e CFO da CNH Industrial Brasil, em Belo Horizonte (MG), antes de assumir posições globais como presidente da CNH Capital North America e presidente executivo da Região EMEA.


                                                        Segundo o Grupo Azimut-Benetti, a nomeação reforça o plano estratégico da Azimut Yachts Brasil de ampliar a capacidade produtiva, acelerar a inovação e expandir sua presença no mercado latino-americano. O novo CEO trabalhará, portanto, próximo ao diretor comercial Roy Capasso, responsável pela operação de vendas e marketing.

                                                        Sob a nova liderança de Sisto, a empresa continuará investindo em desenvolvimento industrial, qualidade e capacitação- afirmou Marco Valle, CEO do Grupo Azimut-Benetti, em comunicado

                                                        Fábrica da Azimut. Foto: Azimut Yachts

                                                        Para o Grupo Azimut-Benetti, a nomeação de Carlo Alberto Sisto simboliza mais do que uma mudança de gestão: representa a consolidação da presença global da marca, unindo a tradição da manufatura italiana com o potencial crescente do mercado brasileiro.

                                                         

                                                        Presente em mais de 80 países, a Azimut Yachts é reconhecida mundialmente por sua ampla variedade de modelos — das linhas Atlantis, Verve, Magellano, Flybridge, S e Grande — que variam entre 40 e 120 pés, sempre com foco em luxo, inovação e desempenho.

                                                         

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                                                          Por: Nicole Leslie -

                                                          A Flip Boat Club, empresa que vem popularizando o compartilhamento de barcos no Brasil, acaba de lançar um novo formato para quem quer navegar sem precisar comprar uma embarcação: o Flip Pass. Apresentado em setembro, o programa busca aproximar diferentes públicos da vida náutica — desta vez, com um modelo simples, direto e de custo fixo inferior ao de outros pacotes no mercado.

                                                          Com o Flip Pass, o cliente pode usar uma lancha Mestra 240 (já testada por NÁUTICA) por 30 dias ao longo de um ano. O serviço está disponível, inicialmente, nas bases da Flip em Ilhabela, Guarujá e Ubatuba.

                                                          Mais do que um barco, é um programa completo– resume Othon Barcellos, fundador da Flip Boat Club, em entrevista à NÁUTICA

                                                          Mestra 240. Foto: Victor Santos / Revista Náutica

                                                          Além dos dias de navegação, o Flip Pass inclui dois dias de treinamento, outros dois em uma clínica de capacitação com o especialista Guilherme Kodja e a presença de um marinheiro em dois passeios.

                                                           

                                                          O pacote custa R$ 27,9 mil, que podem ser divididos em até três parcelas de R$ 9,3 mil, além de uma mensalidade de R$ 900 que cobre toda a operação do barco — desde manutenção e limpeza até seguro e taxas de marina.

                                                          O valor é muito abaixo do que qualquer proprietário solo gastaria para manter um barco. E o melhor: sem surpresas– reforça Othon

                                                          As reservas são feitas pelo aplicativo da própria Flip, de forma totalmente digital, assim como ocorre com os cotistas.


                                                          Flip Boat Club: barcos de uso compartilhado

                                                          Criada para simplificar o acesso à navegação, a Flip Boat Club opera com veleiros, catamarãs e lanchas em sistema de uso compartilhado. A empresa está presente em nove destinos náuticos — Salvador, Angra dos Reis, Paraty, Ilhabela, Ubatuba, Guarujá, Itajaí, Florianópolis e Porto Alegre — e segue em expansão.

                                                           

                                                          Nos planos de multipropriedade, os cotistas dividem custos e tempo de uso das embarcações, com reservas feitas via aplicativo. Há pacotes com 4, 6 ou 8 cotas, que garantem de 45 a 90 dias de uso por ano, conforme o plano escolhido.

                                                           

                                                          Em entrevista ao Estúdio NÁUTICA, durante o São Paulo Boat Show 2025, Othon lembrou que os proprietários de barcos costumam usar suas embarcações por, em média, 30 dias ao ano — o mesmo tempo que o Flip Pass oferece.

                                                           

                                                           

                                                          A proposta, portanto, surge como uma evolução no mercado de barcos de uso compartilhado, permitindo que mais pessoas vivam a experiência náutica sem precisar dar o passo da compra.

                                                          O programa é democrático, acessível e feito para quem quer o mar como parte da rotina– resume Othon.

                                                           

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                                                            A ideia promissora de um jovem piauiense tem chamado atenção dentro e fora do Brasil. Foi com o Aquatic Rover, um barco autônomo desenvolvido para o monitoramento da qualidade da água em rios e lagos, que Manoel José Nunes Neto, hoje com 18 anos, conquistou o Prêmio Nobel da Ciência Jovem, na Suécia, em 2024.

                                                            Assim como muitas grandes inovações, o projeto nasceu da necessidade. Ainda adolescente, Manoel observou o impacto da contaminação de aguapés e de rios que banham comunidades ribeirinhas em Teresina (PI). Diante desse cenário, decidiu criar uma solução tecnológica acessível e sustentável.

                                                             

                                                            Aos 17 anos, apresentou o projeto do Aquatic Rover no Prêmio Jovem da Água de Estocolmo 2024, promovido pelo Stockholm International Water Institute (SIWI). O projeto impressionou o júri por unir baixo custo, eficiência e inovação, o que garantiu o ouro na premiação.

                                                            Foto: Governo do Piauí / Divulgação

                                                            Segundo o Governo do Piauí, o protótipo demonstrou alta precisão na medição de dados e potencial para causar impacto positivo na gestão da qualidade da água em escala global.

                                                            Barco autônomo para monitoramento inteligente

                                                            Projetado para ser portátil, autônomo e acessível, o Aquatic Rover se desloca sobre a água coletando dados essenciais, como pH, temperatura, turbidez e oxigenação, por meio de sensores integrados.

                                                            Foto: Governo do Piauí / Divulgação

                                                            Essas informações são enviadas automaticamente para um servidor, onde podem ser acompanhadas em tempo real por técnicos e pesquisadores em computadores ou celulares — automatizando um processo que hoje depende de amostragens manuais.

                                                            Um ser humano não pode ficar 24 horas trabalhando em um rio; já um robô pode– Manoel, em entrevista ao programa Viva Piauí

                                                            Foto: Viva Piauí / Divulgação

                                                            Com isso, o Aquatic Rover surge como uma ferramenta de apoio e não de substituição, permitindo análises mais amplas e precisas, inclusive em locais de difícil acesso.


                                                            De protótipo a produto

                                                            Em entrevista recente ao Viva Piauí, Manoel revelou que o barco foi montado com peças recicláveis e sucata, tanto para reduzir custos quanto para tornar o produto final mais acessível.

                                                            Foto: Viva Piauí / Divulgação

                                                            De nada adianta eu ter um barco valendo R$ 1 milhão, porque ninguém compra. Tem que ser algo acessível para o governo e para órgãos privados que cuidam da saúde dos mananciais– explicou o jovem

                                                            A embarcação, que tem estrutura em formato de catamarã, conta com dois flutuadores laterais, placas solares, sistema de propulsão próprio e um conjunto de sensores inteligentes. A proposta é que, no futuro, o modelo possa ser produzido em escala e distribuído a órgãos públicos, universidades e empresas de saneamento.

                                                            Inovação que nasce com propósito

                                                            Foto: Instagram @_manoel_nunes / Reprodução

                                                            Mais do que um avanço tecnológico, o projeto do jovem piauiense é um exemplo de inovação com propósito social. O Aquatic Rover mostra que é possível unir sustentabilidade, tecnologia e inclusão, oferecendo uma solução prática para comunidades, pesquisadores e organizações voltadas à preservação e gestão dos recursos hídricos.

                                                             

                                                            Nada como novas ideias para navegar rumo a um futuro mais limpo — e melhor monitorado.

                                                             

                                                            Náutica Responde

                                                            Faça uma pergunta para a Náutica

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