Ventura estará no Marina Itajaí Boat Show com quatro barcos; veja quais

Marca já é presença confirmada no evento e terá lanchas de 22 a 40 pés expostas

05/06/2023

O estaleiro mineiro Ventura Marine está confirmado no maior evento náutico do sul do país: o Marina Itajaí Boat Show. Quem passar pelo estande da Ventura no Marina Itajaí Boat Show poderá conferir de perto quatro embarcações da marca, de 22 a 40 pés.

Reformulado e agora com a chancela Boat Show, o salão vai ancorar em Itajaí de 6 a 9 de julho, levando o melhor do modelo internacional de eventos náuticos ao principal polo náutico do país.

 

Com mais de 20 mil barcos entregues ao longo de seus 40 anos de história, a Ventura produz cascos que variam de 18 pés a 45 pés, além de ATVs e UTVs  — veículos off road voltados ao lazer e ao agronegócio –, bem como  uma linha de acessórios.

Barcos da Ventura no Marina Itajaí Boat Show

V400 Crossover

Lançada em 2022, a V400 Crossover é um modelo de 40 pés que se destaca pelo design moderno e, principalmente, por unir os benefícios de uma lancha de proa aberta com o conforto de uma cabinada.

A embarcação leva 20 passageiros para passeios diurnos e garante pernoite para quatro pessoas. Seu convés principal conta com plataforma de popa com espaço gourmet, mesa e sofás no cockpit e espaço com sofás e mesa na proa aberta.


As passagens laterais facilitam a circulação na embarcação, que tem cabine com sala de estar e um sofá que se converte em cama de casal, sofá individual e armário.

Na cozinha, os passageiros podem aproveitar um espaço bem equipado, enquanto o banheiro dispõe de vaso sanitário elétrico, pia com cuba de apoio e torneira retrátil com ducha para banho.

V300 Day Cruiser

Considerada pela marca como “a evolução em forma de barco”, a V300 Day Cruiser é uma embarcação projetada para unir máximo desempenho e muito conforto, afirma o estaleiro.

Com 30 pés, a embarcação dispõe de ampla cabine e o maior pé direito da categoria, com uma altura de 1,95 metros.

 

O espaço gourmet na plataforma de popa é um dos diferenciais deste barco que promete navegação suave. Falando em navegar, a V300 Day Cruiser tem motorização de 300 hp a 430 hp.

Com cozinha interna que comporta instalação de geladeira, micro-ondas, fogão elétrico e adega de vinhos, 11 pessoas podem aproveitá-la durante o dia, sendo que quatro podem passar a noite na embarcação.

V300 Crossover

A Ventura 300 Crossover é uma lancha ideal para cruzeiros curtos, mas também se destaca em passeios mais longos, uma vez que dispõe de cabine com cama de casal à meia-nau e banheiro.

Com 30 pés, seu cockpit divide-se em três ambientes. Na proa ficam dois sofás posicionados e uma mesa de centro. Ao lado do piloto fica uma uma espreguiçadeira e, na popa, ficam a pia, geleira, lixeira e churrasqueira.

Durante o dia, 16 passageiros podem aproveitar todas as comodidades da lancha com motorização de 300 a 430 hp em um passeio, sendo que quatro conseguem fazer pernoite na embarcação.

V220 Surf

A V220 Surf é considerada pela Ventura como “o modelo perfeito para os amantes dos esportes náuticos”. Isso porque, com 22 pés, a lancha foi pensada exatamente para essa finalidade.

A embarcação dispõe de targa rebatível com garfos para colação de pranchas, glass cockpit (GPS), piloto automático, flaps eletrônicos, tanques de lastreamento de bombas e motor forward drive, em parceria com a Volvo Penta.

O barco tem bancos de piloto e copiloto giratórios com base em aço inox, além de o assento do banco do piloto ser rebatível. Com estofamento completo em espuma de alta densidade e antimofo, a embarcação acomoda até 10 passageiros.

Marina Itajaí Boat Show 2023

O Marina Itajaí Boat Show 2023 vai reunir lazer e negócios à beira-mar, além de trazer as principais novidades em embarcações, produtos, acessórios, serviços no shopping náutico e opções de entretenimento para toda a família.

 

Anote aí!

Quando: De 6 a 9 de julho de 2023
Onde: Marina Itajaí (Av. Carlos Ely Castro, 100, Centro, Itajaí-SC)
Horário: Das 14h às 21h em dias de semana e das 11h às 21h aos finais de semana
Mais informações: www.marinaitajaiboatshow.com.br

 

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    Itajaí terá circuito de regatas para celebrar 163º aniversário da cidade

    Com apoio de NÁUTICA, competição acontece em 17 de junho e está com inscrições abertas

    04/06/2023

    Reconhecida por sua vocação náutica, a cidade de Itajaí vai reunir os fãs de veleiros mais uma vez. Após ser novamente uma parada da regata de volta ao mundo The Ocean Race, a cidade receberá o primeiro Circuito de Regatas Marina Itajaí.

     

    O evento, que tem o apoio de NÁUTICA, acontecerá na Praia Brava em 17 de junho, em celebração ao 163º aniversário da cidade.

    O público poderá acompanhar, a partir das 13h, a competição que vai receber as classes ORC, BRA-RGS e BICO DE PROA (A e B).

    As inscrições para o Circuito de Regatas Marina Itajaí já estão abertas e poderão ser feitas até às 9h do dia da competição, através do formulário oficial. Clientes da Marina Itajaí têm 50% de desconto na inscrição.


    O público poderá acompanhar a recepção aos velejadores e o início da sinalização de partida na Marina Itajaí, sendo que a entrega oficial da premiação da regata acontece às 18h30, no Centreventos.

     

    “O novo circuito de regata é mais uma iniciativa da Marina Itajaí para estimular os esportes nas águas e contribuir no desenvolvimento da náutica no estado e no país, além de reforçar a importância de eventos deste ramo para a cidade”, conta Carlos Gayoso de Oliveira, diretor da Marina Itajaí.

    Além do Circuito de Regatas Marina Itajaí, estão programadas mais duas regatas para 2023: uma em alusão ao aniversário do município de Navegantes, em 26 de agosto, e a outra durante a 35ª Marejada, prevista para o mês de outubro.

     

    Para eventuais dúvidas em relação à competição, o telefone para contato é o (47) 3349-8080.

    Marina Itajaí Boat Show acontece em julho

    Ainda na agenda de eventos náuticos na cidade, o Marina Itajaí Boat Show é mais uma atração que vai desembarcar em Itajaí em breve.

    Considerado o maior evento náutico do sul do país, o Marina Itajaí Boat Show acontecerá de 6 a 9 de julho. O salão vai reunir as principais novidades em embarcações, produtos, acessórios, serviços no shopping náutico e opções de entretenimento para toda a família.

     

    Agora organizado pelo Boat Show — que há 25 anos realiza os maiores eventos do setor na América Latina — o antes Salão Náutico de Itajaí ganhará projeção nacional e virá cheio de novidades.

     

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      Testamos a Victory 310 Ride no mar de Angra dos Reis; assista

      Considerada uma SUV do mar, lancha de 31 pés é barco de pesca com pegada de lazer

      02/06/2023

      As águas de cor esmeralda de Angra dos Reis foram o cenário perfeito para a equipe de NÁUTICA testar a Victory 310 Ride. O casco de 31 pés da Victory Yachts alia utilidade e sofisticação e o vídeo analisando em detalhes essa “SUV do mar” já pode ser conferido no Canal Náutica.

      Apesar de ser um barco de pesca, a Victory 310 Ride é considerada uma espécie de utilitário de luxo. Isso porque oferece o conforto e a sofisticação de uma lancha day cruiser, aliados à boa navegação, estabilidade e segurança.

       

      A lancha de 9,60 metros de comprimento garante praça de popa grande o suficiente para levar até seis pescadores ao mesmo tempo, sendo que sua capacidade geral é para 12 passageiros.


      A embarcação conta ainda com paióis, duas caixas de peixes no piso, viveiro na amurada de popa e porta-varas nos dois bordos e na estrutura da capota T-Top. Todos seus vários cunhos são retráteis, inclusive à meia-nau, na passagem lateral do convés.

      Já olhando pelo lado do barco de passeio, a Victory 310 Ride tem solário duplo na proa, com encosto de cabeça, e uma cabine que permite pernoite de até cinco pessoas. O piloto dispõe de maior conforto de condução, já que a posição elevada do posto de comando resulta em visão de 360 graus.

      Confira no vídeo de teste todos os detalhes do barco por meio das percepções de Guilherme Kodja, consultor técnico de NÁUTICA.

       

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        Solara levará lancha de 50 pés e pontoon para o Marina Itajaí Boat Show 2023

        Maior embarcação do estaleiro e barco com escorregador estarão no evento, entre os dias 6 e 9 de julho

        A Solara Yachts estará no Marina Itajaí Boat Show exibindo ao público os destaques do estaleiro no maior evento náutico do Sul do país. Dois barcos da marca estarão expostos nas águas catarinenses: uma lancha de 50 pés e um pontoon de dois andares.

        Reformulado e agora com a chancela Boat Show, o salão vai ancorar em Itajaí de 6 a 9 de julho, levando o melhor do modelo internacional de eventos náuticos ao principal polo náutico do país.

        Barcos da Solara no Marina Itajaí Boat Show

        Solara 500 HT

        O maior modelo que a Solara levará ao Marina Itajaí Boat Show será a Solara 500 HT. Com 50 pés de comprimento, o barco tem hard top com um charmoso teto solar elétrico e cozinha gourmet completa.

        O barco pode ser configurado com dois ou três camarotes, com pernoite permitido para até seis pessoas. Durante o dia, a Solara 500 HT pode acomodar confortavelmente 16 passageiros. Na motorização, são dois Volvo Penta centro-rabeta ou IPS, com 400 hp a 440 hp cada.


        Pontoon 300 Double Deck

        Outro destaque da Solara no Marina Itajaí Boat Show é o Pontoon 300 Double Deck. O barco, que fez sucesso durante o Rio Boat Show 2023, é tão espaçoso que pode transportar até 23 pessoas e conta até com toalete fechado.

        O pontoon possui motorização de popa e no convés superior da embarcação há geleira, solário e área de convivência para até sete passageiros. O ponto alto do Pontoon 300 Double Deck é um divertido escorregador que liga o deque superior até a água.

        Marina Itajaí Boat Show 2023

        O Marina Itajaí Boat Show 2023 vai reunir lazer e negócios à beira-mar, além de trazer as principais novidades em embarcações, produtos, acessórios, serviços no shopping náutico e opções de entretenimento para toda a família.

         

        Anote aí!

        Quando: De 6 a 9 de julho de 2023
        Onde: Marina Itajaí (Av. Carlos Ely Castro, 100, Centro, Itajaí-SC)
        Horário: Das 14h às 21h em dias de semana e das 11h às 21h aos finais de semana
        Mais informações: www.marinaitajaiboatshow.com.br

         

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          Novidade no Sul: conheça a VillaReal, primeira marina hotel de Santa Catarina

          Com posto de abastecimento próprio, nova marina na Baía Babitonga integra hotel e restaurante

          Por: Otto Aquino -

          Um dos mais tradicionais hotéis do Brasil, o VillaReal, cravado em um dos mais belos recantos do litoral brasileiro a catarinense São Franscisco do Sul, terceira cidade mais antiga do país —, acaba de inaugurar uma moderna marina.

          Localizada em um refúgio abrigado na Praia do Paulas, um bairro pesqueiro de São Francisco do Sul, a nova VillaReal Marina integra o completo turístico hoteleiro da rede VillaReal, do grupo paranaense J. Malucelli.

           

           

          “A implantação do hotel e marina VillaReal é a realização de um sonho dos empresários Joel Malucelli e do filho, Cristiano Malucelli, que identificaram uma grande oportunidade de contribuir com o desenvolvimento do turismo náutico na região da Babitonga. Estamos muito felizes em realizar esse investimento, o qual irá contribuir ainda mais com o turismo e a economia local”, explica Silvia Fernandes, gestora dos hotéis Villa Real e presidente da Associação Empresarial de São Francisco do Sul.

          Foto: Otto Aquino/Revista Náutica
          Silvia Fernandes, gestora do VillaReal e presidente da Associação Empresarial de São Francisco do Sul. Foto: Otto Aquino/Revista Náutica

          O mais novo equipamento náutico da Baía Babitonga é um dos mais modernos da região. O antigo píer de concreto, construído nos anos 1990, passou por um amplo processo de reestruturação, desenvolvido com material inovador e tecnologia de grande resistência. Além disso, o hotel criou novas vagas na água em píeres flutuantes de alumínio, fabricados pela empresa Metalu Brasil.

          A nova VillaReal Marina tem píeres flutuantes Metalu. Foto: Otto Aquino/Revista Náutica
          Foto: Otto Aquino/Revista Náutica

          “A marina conta com 1.080 m² de píeres, sendo 7 píeres de 12 metros de comprimento por 3 metros de largura que se conectam com o continente por meio de duas passarelas de 18 metros de comprimento por 1,20 metro de largura interna”, explica André Lobo Douat, gerente da marina.

          André Lobo Douat, gerente da marina. Foto: Otto Aquino/Revista Náutica

          “Localizada estrategicamente de frente para a baía, uma das mais belas e navegáveis do litoral brasileiro, a marina está preparada para receber os navegadores de toda a parte do Brasil e do mundo com segurança e qualidade, agregando serviços e estrutura de lazer, hospedagem e gastronomia, constituindo-se atualmente, no único hotel com marina do estado de Santa Catarina”, afirma Cristiano Malucelli, diretor dos Hotéis Villa Real.

          Silvia Fernandes e Cristiano Malucelli. Foto: Hotel VillaReal/Divulgação

          Ao todo, são 23 vagas molhadas para embarcações, sendo 12 vagas no píer que atendem embarcações de 30 a 100 pés e outras 11 vagas em poitas para até 70 pés, em sistema de diárias ou mensalistas.

          Foto: Otto Aquino/Revista Náutica

          Além disso, tem segurança monitorada 24 horas, acesso à internet, água potável e energia elétrica, heliponto, loja de conveniência e, algo inédito na região, um posto de combustível que fornecerá diesel marítimo e gasolina, acessível a todos os navegadores.

          Foto: Otto Aquino/Revista Náutica
          Foto: Otto Aquino/Revista Náutica

          “A construção desse empreendimento é resultado da crença dos investidores no potencial turístico de São Francisco do Sul, e proporcionará uma experiência turística ainda mais completa e qualidade para os navegantes da Babitonga, contribuindo para a geração de empregos, novos negócios e o desenvolvimento econômico sustentável na região”, enaltece Godofredo Gomes Moreira Filho, prefeito de São Franscisco do Sul.

          Godofredo Gomes Moreira Filho, prefeito de São Franscisco do Sul. Foto: Otto Aquino/Revista Náutica

          Além da presença do prefeito de São Francisco do Sul, o evento de inauguração da Marina Villa Real recebeu Rafael Alexandre de Oliveira (secretário do Meio Ambiente), Rodrigo Graff (secretário da Educação), Rui Sérgio dos Santos (secretário da Pesca), Tiago Furlan (secretário de Infraestrutura) e Gunther Weber (presidente da Soamar São Francisco do Sul).


          Os usuários da marina ainda poderão desfrutar de um day use nas estruturas do hotel, com acesso à piscina externa, piscina térmica, salão de jogos, academia e demais áreas de lazer comuns. Outra atração para os navegadores é a possibilidade de atracar na marina para desfrutar do restaurante do hotel VillaReal.

          Suntuosas cortinas de conchas, elaboradas pela artesã local Maristela Tavares, decoram o restaurante Convés. Foto: Hotel VillaReal/Divulgação

          Aberto para o público, o restaurante Convés tem um cardápio inspirado na região praieira, uma espécie de passeio pelo litoral brasileiro, com grande destaque para os pratos de frutos do mar, com um saboroso cardápio oferecido no almoço e jantar e uma variedade de rótulos de vinhos.

          Foto: Hotel VillaReal/Divulgação
          Foto: Hotel VillaReal/Divulgação

          Das mesas do Convés e das amplas varandas dos quartos do VillaReal (todos os apartamentos tem vista para o mar) têm-se uma linda vista panorâmica para a Baía da Babitonga.

          Babitonga: única baía de Santa Catarina

          A baía da Babitonga é bem menos conhecida do que deveria. Ou mereceria. Com raras exceções, só mesmo os donos de barcos da região de Joinville, ou um ou outro de Curitiba, costumam aproveitar as ilhas (são 24, tanto dentro quanto fora) e prainhas (estas, incontáveis, pois rodeiam toda a área) desta tranquilíssima baía, que, em área navegável, é quatro vezes maior do que a de Guanabara.

          Foto: Otto Aquino/Revista Náutica

          A Babitonga fica no litoral norte de Santa Catarina, cercada pelos municípios de Itapoá, Joinville, São Francisco do Sul, Garuva, Araquari e Balneário Barra do Sul, em uma área total de 160 km².

          Foto: Otto Aquino/Revista Náutica

          Profunda (nos dois sentidos, já que penetra 20 quilômetros tanto terra adentro, com braços sinuosos que se ramificam em tranquilos remansos, quanto superfície abaixo, razão pela qual abriga dois grandes portos), a Babitonga também costuma ser chamada Brasil afora como “baía de São Francisco”, numa referência à mais famosa das quatro cidades banhadas por ela, a histórica São Francisco do Sul, a “São Chico” para os íntimos.

          Foto: Otto Aquino/Revista Náutica

          E são apenas os frequentadores habituais da Babitonga que costumam aproveitar todas as suas delícias, como rústicos restaurantes de frutos do mar na beira d’água, prainhas de águas quentinhas e um cordão de ilhas permanentemente abrigadas, dentro da baía.

           

          Sem falar nos rios repletos de robalos que nela desaguam, nos manguezais preservados das margens e no extraordinário visual das montanhas da Serra do Mar ao fundo.

          As águas da baía da Babitonga (salgada na entrada, meio doce ao fundo) ganha contornos de paraíso quando é aquecida pelo sol nos remansos e piscininhas naturais que se formam nas praias, na maré baixa, na região da península do Capri, logo na entrada da baía.

           

          Quando isso acontece, a irresistível combinação de água tranquila e quentinha atrai muitos donos de barcos para as margens, onde eles passam o dia inteiro felizes da vida por não fazerem absolutamente nada.

          Foto: Otto Aquino/Revista Náutica

          Há tantos atrativos na Babitonga (e, também, diante dela, nas ilhas que fazem parte do arquipélago das Graças, como a do velho farol da Ilha da Paz, símbolo informal de toda a baía), que não é preciso ficar pulando de um canto para outro, a fim de preencher o dia.

           

          Por ficar praticamente colada à Serra do Mar, a Babitonga sempre oferece o visual das montanhas ao fundo, e isso, em conjunto com a água paradinha dentro da baía, cria aquele tipo de cenário que ninguém cansa de apreciar.

          Foto: Otto Aquino/Revista Náutica

          No pôr do sol fica ainda mais espetacular. Por isso, quem frequenta estas águas não sente a menor necessidade de sair para navegar em outro lugar. Basta a Babitonga.

           

          Saiba mais sobre a nova Marina VillaReal pelo site oficial ou pelos telefones (47) 99984-5452 e (47) 3471-5800.

           

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            Cardume de tubarões ameaçados de extinção é flagrado em Ilha Grande

            Mais de 100 animais da espécie galha-preta estavam nas águas da ilha no Rio de Janeiro

            01/06/2023

            Pesquisadores registraram o momento em que mais de 100 tubarões galha-preta passavam por Ilha Grande, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Os animais são considerados inofensivos e atualmente estão ameaçados de extinção.

            O flagrante foi feito pela equipe do Instituto Mar Urbano. O fato de um número tão grande de animais ter sido visto nas águas da ilha deu uma dose de ânimo aos cientistas, uma vez que a continuidade da espécie está ameaçada.

             

            Inclusive, para proteger os tubarões, o local exato do avistamento é mantido em sigilo.


            “É uma espécie ameaçada e o Brasil, hoje, é um dos maiores mercados de carne de tubarão do mundo. Comemos muito tubarão aqui com o nome de ‘cação’. Tudo que é espécie de tubarão ameaçado é vendido como carne de cação na feira”, explicou Ricardo Gomes, diretor do Mar Urbano.

             

            O motivo do aparecimento dos tubarões em Ilha Grande ainda não tem explicação concreta. Por isso, um projeto financiado pela Shark Conservation Fund monitorará, nos próximos 30 meses, a movimentação do cardume.

             

            Pesquisadores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) estão incluídos na iniciativa.

             

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              Pesquisa mostra que litoral pode promover melhorias na saúde

              Países europeus e Austrália tiveram dados levantados para analisar influência na população

              Quando o assunto é litoral, grande parte das pessoas concordam que ir à praia renova as energias e traz sensação de bem-estar. Foi para tentar comprovar de vez essa tese que o Grupo de Psicologia Ambiental da Universidade de Viena, na Áustria, iniciou uma pesquisa que envolveu dados de 15 países.

              Publicada na revista Communications Earth & Environment como parte do projeto “Mares, Oceanos e Saúde Pública na Europa”, a pesquisa envolveu cerca de 15 mil participantes em 15 países: Bélgica, Bulgária, República Tcheca, França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Espanha, Reino Unido e Austrália.


              Responsável por liderar o projeto, a cientista Sandra Geiger utilizou dados dos países listados para entender melhor quais os verdadeiros impactos na vida de moradores e visitantes do litoral. A conclusão: a baixada litorânea está, sim, associada a uma saúde melhor, independente do país ou classe social.

              É impressionante ver padrões tão consistentes e claros em todos os 15 países. Agora também demonstramos que todos parecem se beneficiar de estar perto do litoral, não apenas os ricos. – Sandra Geiger, cientista líder da pesquisa

              Apesar de os efeitos do litoral na melhora da saúde terem sido oficialmente comprovados, não se trata de uma descoberta nova. Além de ser uma tese levantada por quem gosta de aproveitar a praia, outros profissionais da saúde já recorreram anteriormente ao mar para tratamentos.

              Reprodução: Visite Itajaí

              Ainda em 1660, na Inglaterra, médicos já indicavam banhos de mar e caminhadas costeiras para benefícios à saúde, assim como em 1800, período em que os cidadãos europeus mais ricos utilizavam o contato com o ar e a água do mar como tratamento de saúde.

               

              Conforme os avanços tecnológicos do século 20 apareciam, esses métodos foram perdendo espaço, mas práticas naturais parecem estar em ascensão mais uma vez.

               

              “Os benefícios substanciais para a saúde do acesso igualitário e sustentável às nossas costas devem ser considerados quando os países desenvolverem seus planos espaciais marinhos, considerarem as futuras necessidades de habitação e desenvolverem conexões de transporte público”, afirmou a Dra. Paula Kellett, do European Marine Board.

               

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                NX Boats leva lancha de 50 pés a Boat Show de Itajaí

                Além da NX 50 Invictus HT como destaque, marca terá outras quatro lanchas expostas nas águas catarinenses

                31/05/2023

                Um dos principais estaleiros do país, a NX Boats já tem presença confirmada no maior evento náutico do Sul do país: o Marina Itajaí Boat Show 2023. A marca pernambucana especialista em lanchas na categoria de 26 a 50 pés vai aproveitar para levar a Santa Catarina um de seus maiores barcos: a NX 50 HT.

                Reformulado e agora com a chancela Boat Show, o salão vai ancorar na cidade catarinense de 6 a 9 de julho, levando o melhor do modelo internacional de eventos náuticos a Itajaí.

                 

                O estaleiro que, em menos de dez anos de operações, já colocou mais de 1.400 barcos na água, vai exibir ao público catarinense cinco lanchas, com tamanhos de 27 a 50 pés. Confira, abaixo, mais detalhes sobre os modelos da NX Boats no Marina Itajaí Boat Show.

                Barcos da NX Boats no Marina Itajaí Boat Show

                NX 50 Invictus HT

                Um dos maiores barcos da NX Boats, a NX 50 Invictus HT é o primeiro modelo da linha Yacht do estaleiro. A embarcação traz linhas de design marcantes pode ter até três suítes. Na NX 50 Invictus HT, a passagem lateral foi eliminada, então o acesso à proa é feito por dentro do barco, promovendo mais conforto e segurança.

                A lancha tem boca (largura) de 4,05 metros e aproveitamento de todos os bordos, proporcionando mais uso interno da embarcação. Com design moderno, o barco traz amplo uso de vidro para proporcionar maior contato interior x exterior, o que também melhora o aproveitamento da luminosidade natural.

                A embarcação oferece ainda três opções de propulsão (IPS, Rabeta e Hélice de Superfície (MON-DRIVE)) e é equipada com dois motores de 440 hp a 600 hp.

                NX 400 HT Horizon

                A NX 400 HT Horizon é uma 40 pés pensada para quem gosta de luxo, sofisticação, espaço e acabamento premium, de acordo com a marca. Trata-se de uma lancha alta, que conta com 2 m na cabine e 1,90 m no banheiro.

                A embarcação tem dois motores de 300 hp a 380 hp, com tanque de combustível que suporta até 700 L. Ao todo, 18 pessoas podem aproveitar o barco durante passeios diurnos e seis tripulantes conseguem passar a noite desfrutando de um amplo cockpit, cabine com cozinha e cama de proa e meia-nau.

                NX 340 Sport Coupé

                Embarcação mais exportada da NX Boats, a NX 340 leva até 15 pessoas para um passeio diurno em seus 10,15 m de comprimento e 3,15 m de boca.

                O barco abriga uma ampla cama de meia-nau e quatro pessoas podem passar a noite neste barco de design esportivo.

                NX 290 Exclusive

                A lancha NX 290 Exclusive se destaca por seu desenho envolvente, com belas linhas estruturais e acabamento premium. A embarcação promete boa navegabilidade e alta performance.

                A lancha de 8,84 metros de comprimento acomoda 11 passageiros durante o dia e quatro podem passar a noite.

                A lancha conta ainda com teto sport coupé, boca de 2,78 m e motorização de 300 hp a 380 hp, alimentada por um tanque com capacidade para 330 L.

                NX 270 Challenger

                A NX 270 Challenger conta com design que enfatiza a esportividade da embarcação, sem deixar de priorizar a praticidade. Suas linhas expressivas de design vão desde o solário de proa, passando pelo cockpit, até a popa do barco, que inclui área gourmet.

                A cabine que comporta até duas pessoas tem banheiro e possibilidade de ar-condicionado. Durante o dia, 11 pessoas conseguem aproveitar a embarcação, enquanto duas podem passar a noite de forma confortável.

                A lancha que leva um motor de 250hp a 350 hp tem boca de 2,65 m e capacidade para 200 L de combustível e 90 L de água doce.

                Marina Itajaí Boat Show 2023

                O Marina Itajaí Boat Show 2023 vai reunir lazer e negócios à beira-mar, além de trazer as principais novidades em embarcações, produtos, acessórios, serviços no shopping náutico e opções de entretenimento para toda a família.

                 

                Anote aí!

                Quando: De 6 a 9 de julho de 2023
                Onde: Marina Itajaí (Av. Carlos Ely Castro, 100, Centro, Itajaí-SC)
                Horário: Das 14h às 21h em dias de semana e das 11h às 21h aos finais de semana
                Mais informações: www.marinaitajaiboatshow.com.br

                 

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                  Mergulhador registra peixes vivendo em tubo de pasta de dente

                  Biólogo fotógrafo capturou a cena enquanto coletava lixo descartado no oceano

                  Biólogo marinho e fotógrafo subaquático, o Dr. Alex Mustard captura cenas impressionantes no fundo do mar enquanto faz mergulhos para recolher o lixo do oceano — parte de seu trabalho de conscientização. Em um deles, Mustard encontrou minúsculos peixes em tubo de pasta de dente.

                  O flagra dos animais vivendo na embalagem incomum foi feito em março, na Indonésia. Tratava-se de um casal de gobies pigmeus. Essa espécie marítima costuma procurar áreas protegidas que tenham uma superfície dura, para colocar seus ovos — o que explica a escolha pelo tudo de creme dental descartado.

                  “O tubo de pasta de dente tinha algas crescendo, então deve ter estado na água por algum tempo”, disse Mustard ao site The Dodo. “Mas a abertura é um pouco pequena demais para a maioria dos peixes. Esses gobies pigmeus são muito pequenos”, completou.

                   

                  O biólogo conta que, quando se aproximou da casa dos peixes pela primeira vez, apenas um deles era visível — e não parecia incomodado com a visita que chegou sem avisar. O gobie recuou para dentro do tubo e voltou com sua parceira, quase como se dissesse: “Querida, olhe para isso!”

                  Em seus mergulhos, Alex está sempre atento aos animais marinhos que fizeram do lixo, um lar.

                  Verificamos qualquer coisa de plástico para ver se [alguém] está morando dentro ou sobre ele. Caso contrário, podemos recolhê-lo e retirá-lo. Mas quando um animal fez [um] lar, vamos deixá-lo lá embaixo – Alex Mustard, biólogo.

                  Essa foi a primeira vez que o biólogo encontrou animais morando em um local tão pequeno. “Garrafas, latas e frascos são mais comumente tomados pela vida marinha. O tubo de pasta de dente foi definitivamente uma das [casas] mais incomuns”, comentou.


                  Com seus registros, o fotógrafo busca lembrar e conscientizar às pessoas que o problema da poluição do mar ainda não foi resolvido. Nesta mesma viagem à Indonésia, inclusive, Mustard afirmou ter visto ainda um peixe vivendo dentro de um sapato e uma lesma do mar colocando ovos em um saco plástico.

                   

                  “Vários anos atrás, as pessoas não estavam tão conscientes do problema da poluição plástica no oceano, então eu tentava tirar fotos chocantes para conscientizar as pessoas sobre o problema. Agora, a maioria das pessoas interessadas em meio ambiente está ciente do problema, então eu me concentro mais em imagens que chamem a atenção e, em seguida, os lembro de que o problema ainda existe”, afirmou o biólogo.

                   

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                    Conheça o projeto de barco portátil que pode ser transportado em mochilas

                    O GoBoat 2.0 é um pequeno barco elétrico que poder ser carregado para qualquer lugar

                    Barcos são projetos grandes, muitas vezes de tamanhos extraordinários. Por isso, não é à toa que chame atenção quando um projeto anuncia um barco que cabe em mochila. A novidade portátil leva o nome de GoBoat 2.0 e é uma mistura de barco elétrico, prancha de stand-up e moto aquática.

                    De acordo com a fabricante, o barco portátil pode navegar tanto em água doce quanto em salgada, já que ele tem um sistema anticorrosivo que protege o casco.

                    Barco que cabe em mochila pesa 26 quilos

                    A AirCore — dona da GoBoat — projetou o barco que cabe em mochila com um material que permite o esvaziamento completo do modelo. Dessa forma, quando não está inflado, ele pode caber em uma mochila grande ou no porta-malas de um sedã.

                    Com 26 quilos, a embarcação tem navegação aprimorada devido ao seu formato compacto e redondo, afirma a empresa, que promete estabilidade e segurança. Outro diferencial do barco que cabe em mochila é que o inflável tem três câmaras de ar.

                    O barco portátil tem um motor elétrico de pesca instalado. Com 12V, ele tem velocidade máxima de quatro nós. Este motor está localizado na proa dos modelos.

                     

                    Já a bateria usada pela marca é de lítio, pois oferece maior capacidade de carregamento e vida útil do produto. Além disso, a pequena embarcação oferece cinco velocidades de locomoção e mais duas para dar ré.

                    Quanto custa o barco que cabe em mochila?

                    Este modelo é oferecido em diferentes versões e tamanhos. A versão tradicional tem 1,8 m de diâmetro, enquanto o mini tem diâmetro de 1,4 metro — é indicado para crianças ou adultos pequenos.

                    O GoBoat 2.0 custa a partir de US$ 478 (cerca de R$ 2,4 mil) para a versão mini, enquanto o tamanho convencional tem preços entre US$ 753 e US$ 822 (R$ 3,7 mil e R$ 4,1 mil, respectivamente). Vale ressaltar que os barcos acompanham os motores, mas as baterias são vendidas à parte. Todos os valores mencionados acima foram convertidos para o real em maio de 2023.

                     

                    Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

                     

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                      Neymar terá cruzeiro temático pelo litoral brasileiro na temporada de verão

                      Jogador promoverá viagem entre o Natal e o Ano Novo com "72h de ousadia e alegria"

                      30/05/2023

                      Neymar Jr. é a mais nova celebridade a render-se ao mundo (e lucros) do cruzeiro próprio. O jogador anunciou na última segunda-feira (29) o projeto “Ney em Alto Mar”. O cruzeiro temático do Neymar navegará pelo litoral brasileiro entre os dias 26 e 29 de dezembro, justamente no período das férias de verão.

                      O passeio que tem Neymar como tema será realizado a bordo do navio MSC Preziosa. Assim como o jogador, famosos como Xuxa e o rei Roberto Carlos também promoveram cruzeiros temáticos, reunindo milhares de fãs.

                      O craque divulgou em suas redes sociais que também estará presente no cruzeiro que leva seu nome. Segundo a página oficial do cruzeiro temático do Neymar, a embarcação parte e chega do porto de Santos — cidade onde ele iniciou sua carreira –, no litoral sul de São Paulo.

                       

                      Já há a confirmação de uma parada do cruzeiro temático do Neymar em Búzios, cidade que abriga belas praias no Rio de Janeiro. Entretanto, o itinerário completo da viagem ainda não foi divulgado.

                      Ainda de acordo com o site oficial, esse projeto proporcionará “três dias e três noites de muita ousadia e alegria”. Os passageiros também vão contar com atrações e shows — os nomes das atrações ainda não foram revelados.


                      Quanto custa o cruzeiro temático do Neymar?

                      Atualmente, a opção mais barata para navegar no cruzeiro temático do Neymar sai a R$ 5.160 por pessoa em cabine interna sem janela, no quarto quádruplo. O preço mais caro é na opção de cabine externa com varanda, onde o quarto duplo custa R$ 14.520 por pessoa.

                      Vale ressaltar que estes valores estão anunciados como “lote 1”, o que leva a crer que sofrerão reajustes conforme a lotação do navio.

                      Em todos os pacotes do cruzeiro temático do Neymar estão inclusos o seguro viagem, refeições (café da manhã, almoço, café da tarde, jantar e buffet da madrugada), serviço 24 horas, acomodação na cabine e espetáculos no teatro.

                       

                      São pagos à parte, entretanto, bebidas (alcoólicas ou não), sauna e alguns espaços de lazer, como o cinema 4D, simulador de F1 e a pista de boliche.

                      Conheça o navio do cruzeiro temático do Neymar

                      O cruzeiro “Ney em Alto Mar” vai acontecer no navio MSC Preziosa. A embarcação tem mais de 330 metros de comprimento conta com 18 deques — 14 deles disponíveis aos passageiros.

                       

                      O navio oferece diversas opções de entretenimento e lazer aos seus passageiros, entre elas, quatro piscinas e um toboágua com 120 metros de comprimento, com uma curva que se projeta por cima do mar. Há ainda áreas dedicadas à diversão dos pequenos espalhadas pelo navio.

                      Já os adultos podem se divertir nas baladas, bares e restaurantes. Além disso, ainda há um cinema 4D, pista de boliche, sala de cassino e até um simulador de fórmula 1. Quem gosta de relaxar ao máximo, pode desfrutar do MSC Aurea Spa ou então curtir uma apresentação no Platinum Theatre.

                      A embarcação onde será feito o cruzeiro temático do Neymar possui capacidade total para 4.345 passageiros e mais 1.390 tripulantes. Porém, o site oficial do “Ney em Alto Mar” não divulgou o número de passageiros que o evento receberá.

                       

                      Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

                       

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                        Museu flutuante em forma de estrela será nova atração na China

                        Local será destinado a conteúdos que abrangem o universo da ficção científica e deve abrir ainda em 2023

                        Quem assistiu aos jogos da Copa do Catar certamente se lembra de estádios com arquiteturas inusitadas e futuristas. Pois bem, a Zaha Hadid Architects, responsável pelo design do Estádio Al Janoub, será também a cabeça por trás do museu flutuante em forma de estrela na China.

                        A empresa já é conhecida por esse tipo de edifício, com formatos mais “radicais”. O museu, que levará em seu interior conteúdos sobre ficção científica, terá estrutura digna de ter saído de um filme do gênero, fazendo jus ao seu nome: Museu de Ficção Científica de Chengdu.

                        Com mais de 59 mil metros quadrados, o museu flutuante em forma de estrela vai reunir objetos, obras, livros e filmes sobre ficção científica, além de receber conferências, teatros e outros eventos culturais.

                         

                        “Reunindo clareza programática e funcional enquanto responde às condições únicas do local, o museu parece flutuar acima da superfície do lago”, aponta a Zaha Hadid Architects.


                        Apesar de chamar atenção pelo formato, o prédio será construído também para ser funcional, uma vez que será pensado na necessidade de conectar rotas de pedestres que passam pela cidade com o metrô.

                        O Museu de Ficção Científica de Chengdu ainda está em obras, mas deve ficar pronto em breve, uma vez que o local deve receber a 81ª Convenção Mundial de Ficção Científica anual e o Hugo Awards (prêmio que celebra a melhor ficção científica) ainda em 2023.

                         

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                          Muitos mistérios circundam o naufrágio do Titanic e, mesmo depois de tanto tempo, aguçam a curiosidade das pessoas. O mais recente deles acaba de ser revelado e envolve um colar com dente de megalodon no Titanic.

                          James Cameron, no filme sobre o trágico fim do Titanic, havia feito o mundo sonhar com uma joia azul — batizada de Coração do Oceano (e que não existiu de verdade).

                           

                          Mas, como a realidade pode ser mais surpreendente do que a ficção, um passageiro a bordo do navio trazia um acessório ainda mais chamativo: um colar feito com pedaço de um tubarão gigante e ouro.

                          Área circulada mostra a joia feita com dente de megalodon no Titanic. Foto: Arte Náutica sobre imagem Magellan

                          Localizada entre os destroços do barco, a joia com dente de megalodon no Titanic foi identificada graças às mais de 700 mil fotos da embarcação registradas no fundo do mar pela empresa Magellan.

                           

                          Os registros, que transformaram-se em imagens em 3D do Titanic, apontam que a embarcação não foi atingida a estibordo, como se acreditava há mais de 100 anos. Agora, revelaram também a joia, da qual não se tinha nenhuma notícia desde o naufrágio do barco, 111 anos atrás.

                          Entre as imagens captadas pela Magellan através de submersíveis, a equipe conseguiu avistar o colar com dente de megalodon no Titanic. A descoberta foi “surpreendente, bonita e de tirar o fôlego”, disse o CEO da Magellan, Richard Parkinson, em comunicado.

                           

                           

                          O colar, contudo, segue no fundo do mar, uma vez que a equipe fez um acordo com autoridades dos Estados Unidos e do Reino Unido para poder filmar os destroços do Titanic, desde que não tocasse ou removesse qualquer peça. Agora, com a ajuda da inteligência artificial, o CEO da Magellan tenta determinar quem era o dono do objeto.


                          A chamada IA está sendo utilizada para analisar imagens de passageiros embarcando no navio em 1912, examinando suas vestimentas e aplicando técnicas de reconhecimento facial. A ideia também é contatar familiares dos mais de dois mil passageiros que estavam a bordo do navio.

                          O tubarão megalodon

                          O megalodon é considerado o maior tubarão que já existiu. Acredita-se que a espécie foi extinta há cerca de 3,6 milhões de anos, sendo que os primeiros restos de megalodon conhecidos datam de mais de 20 milhões de anos.

                          Foto: American Museum of Natural History / Reprodução

                          Segundo o Museu de História Natural de Londres, o maior megalodon poderia medir de 15 a 18 metros de comprimento. Para nível de comparação, os maiores tubarões brancos registrados têm cerca de seis metros.

                          Dente de tubarão megalodon fossilizado, à esquerda, comparado a um dente de tubarão branco moderno

                          Os dentes do megalodon podem medir até 18 cm, mas o Museu de História Natural da Flórida afirma que os fósseis encontrados geralmente medem entre 7 e 13 centímetros.

                           

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                            Mais de 150 jovens participarão do evento que antecede a Semana Internacional de Vela de Ilhabela

                            29/05/2023

                            A Regata Vela do Amanhã, que leva jovens velejadores para os dos mais importantes circuitos da modalidade no país, já tem recorde de inscritos em 2023. Serão mais de 150 crianças e adolescentes de projetos sociais na ação, que acontecerá em 22 de julho.

                            O evento tem como objetivo apresentar para crianças das escolas de vela de várias cidades os barcos de oceano, além de velejar ao lado de navegadores experientes e com carreiras vitoriosas, incentivando os jovens a seguirem no esporte.

                             

                            A iniciativa é idealizada pelo Yacht Club de Ilhabela (YCI) com a comissão organizadora da Semana Internacional de Vela de Ilhabela (SIVI). A Regata Vela do Amanã acontece um dia antes da abertura da SIVI, principal evento náutico da América do Sul.

                            Nesta edição, a Vela do Amanhã contará com participantes de Mairiporã (SP), Paraibuna (SP), Praia Grande (SP), São Vicente (SP), Guarujá (SP), Santos (SP), São Sebastião (SP), Caraguatatuba (SP), Ilhabela (SP), Ubatuba (SP), Paraty (RJ), Angra dos Reis (RJ) e São Paulo (SP).


                            Semana Internacional de Vela de Ilhabela

                            Celebrando sua 50ª edição, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela acontece de 23 a 29 de julho e tem início com a tradicional regata Alcatrazes por Boreste – 100 anos do Barco Atrevida – Marinha do Brasil. Neste percurso, mais de 50 milhas náuticas contornam a icônica ilha do litoral norte paulista.

                            Para a edição de 2023 da SIVI, estão convidadas as classes ORC, Clássicos, C30, BRA-RGS, Bico de Broa, Multicascos, HPE25 e VPRS. São mais de 100 barcos esperados para as regatas, com provas em percursos variados ao longo dos dias.

                             

                            Além das competições a Semana Internacional de Vela de Ilhabela oferece também atividades culturais e sociais dentro e fora do Yacht Club de Ilhabela, como shows, exposições e palestras.

                             

                            Para se inscrever na 50ª Semana de Vela de Ilhabela e conferir mais informações, acesse o site oficial do evento.

                             

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                              Por: Redação -

                              Luxo e sofisticação são coisas mais do que comuns em Mônaco, mas uma cena conseguiu superar as expectativas durante o GP de Fórmula 1. No último final de semana, um iate com uma Ferrari na proa chamou atenção no badalado circuito europeu. As máquinas eram uma clássica F40 e o superiate Quinta Essentia.

                              Em meio aos carrões que disputavam cada curva das ruas de Mônaco, era impossível não ter olhos para a beleza do superesportivo vermelho que brilhava na proa do barco. A Ferrari F40 é uma edição comemorativa dos 40 anos da marca.

                              Foto: Instagram @altr.trade/Reprodução

                              O veículo foi produzido apenas entre os anos de 1987 e 1992, e há menos de duas mil unidades desse modelo pelo mundo.

                              Foto: Instagram @altr.trade/Reprodução
                              Foto: Instagram @altr.trade/Reprodução

                              Já o Quinta Essentia é um superiate de 55 metros de comprimento, construído em 2016 pelo estaleiro Admiral Yachts, um dos mais famosos do planeta. Com seis cabines, a embarcação acomoda até 12 convidados, mais 13 tripulantes.


                              Admiral Yachts/Divulgação
                              Admiral Yachts/Divulgação
                              Admiral Yachts/Divulgação

                              Digno de um iate que carregou uma Ferrari em sua proa, o barco de luxo é totalmente equipado e conta com heliporto, salão de beleza, sauna, spa, piscina, beach club e uma jacuzzi na popa, onde o tripulante pode saborear uma bela taça de champanhe no deck.

                              Admiral Yachts/Divulgação
                              Admiral Yachts/Divulgação
                              Admiral Yachts/Divulgação

                              Tudo isso sem contar os inúmeros brinquedos aquáticos que fazem parte da embarcação, dentre eles, duas motos aquáticas, um esqui aquático, seabob, wakeboards e equipamentos de pesca e mergulho.

                               

                              Navegando confortavelmente a 15 nós, a embarcação atinge velocidade máxima de 16 nós com um alcance de até 6.500 milhas náuticas de seus tanques de combustível de 80 mil litros a 9 nós. O barco conta ainda com estabilizadores de ancoragem, que proporcionam alto nível de conforto.

                              Admiral Yachts/Divulgação
                              Admiral Yachts/Divulgação

                              O superiate Quinta Essentia está disponível para charter e quem quiser desfrutar da embarcação de luxo por uma semana precisará desembolsar a partir de 280 mil euros, pouco mais de R$ 1,5 milhão de reais (valores convertidos em maio de 2023).

                              Admiral Yachts/Divulgação
                              Admiral Yachts/Divulgação

                              Entre os roteiros mais procurados para o charter do superiate Quinta Essentia estão locais paradisíacos como a Riviera Francesa, Costa Amalfitana, Grécia, Croácia e Montenegro, além, é claro, de Mônaco.

                              Admiral Yachts/Divulgação

                              A iniciativa de levar um iate com uma Ferrari na proa para a marina de Mônaco durante a prova de Fórmula 1 foi de uma empresa de criptomoedas chamada Altr, que divulgou o feito nas redes sociais.

                              @vincenzolandino

                              A Ferrari F40 on a yacht 🛥️ Monaco hits different. This is an activation by Altr Trade, which offers collectors a way to purchase rare and fine collectibles either in full or as a fraction. #MonacoGP #F1 #formula1 #formulauno #luxurylife #essereferrari #f40 #yachts #billionaire

                              ♬ MONACO – Bad Bunny

                               

                              De acordo o site da empresa, a Altr representa uma “porta de entrada para o mundo dos colecionáveis ​​de luxo, oferecendo aos colecionadores uma maneira fácil de comprar colecionáveis ​​raros e finos na íntegra ou em fração usando USDt Stablecoin.”

                              Foto: Instagram @altr.trade/Reprodução
                              Foto: Instagram @altr.trade/Reprodução
                              Foto: Instagram @altr.trade/Reprodução

                               

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                                Criador de peças icônicas, o estilista Tommy Hilfiger colocou seu megaiate Flag para venda pela bagatela de US$ 46 milhões, cerca de R$ 227,8 milhões (valores convertidos em maio de 2023). A suntuosa embarcação possui 203 pés e exibe luxo em todos seus ângulos, desde a parte externa até dentro dos camarotes.

                                Como ainda é um de seus itens, Tommy convidou o criador de conteúdo americano Enes Yilmazer para conhecer de perto o modelo. Enes ficou a bordo do megaiate de Tommy Hilfiger durante quatro dias, na região das Bahamas.

                                De acordo com Tommy, depois de fretar iates por muitos anos, ele comprou uma embarcação construída por um amigo seu. Logo após, o estilista trocou o nome do modelo de Faith para Flag — como uma homenagem à marca criada por ele.


                                O logotipo da minha empresa é uma bandeira vermelha, branca e azul. E foi por causa dela (da empresa) que pude comprar o iate – Tommy Hilfiger, estilista

                                O megaiate de Tommy Hilfiger foi construído pelo estaleiro holandês Feadship em 2000. Contudo, somente em 2017 é que o estilista passou a ser dono da embarcação de quatro deques e mais de sete camarotes para convidados.

                                Megaiate de Tommy Hilfiger tem muito lazer embarcado

                                Com camarotes para 18 hóspedes, o barco oferece reúne opções de lazer, como a piscina e espreguiçadeiras na proa. Já a popa tem uma churrasqueira ao ar livre e um solário. Quem gosta de se exercitar pode usufruir ainda de uma academia completa no convés.

                                O megaiate do Tommy Hilfiger conta com muitas opções de diversão na água. Caiaques, toboágua, trampolim, pranchas de wakeboard, equipamentos de mergulho, por exemplo, poderão ser usados pelo novo proprietário.

                                A embarcação tem dois motores movidos a diesel da Caterpillar de 2 mil hp cada. Dessa forma, tem velocidade máxima de 16 nós.

                                 

                                O modelo, por enquanto, segue disponível para charter. No verão do Hemisfério Norte, você pode curtir uma semana pelo Mar Mediterrâneo por até US$ 444 mil — aproximadamente R$ 2,1 milhões. Já no inverno do Hemisfério Norte, o roteiro é pelo Caribe e o charter semanal custa US$ 476 mil — ou R$ 2,3 milhões (valores convertidos em maio de 2023).

                                 

                                Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

                                 

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                                  O Seamap reúne informações sobre os habitats marinhos da região da Austrália e até o público leigo pode acessar

                                  28/05/2023

                                  Para identificar melhor o que as profundezas dos oceanos abrigam, cientistas estão trabalhando em um mapa completo do fundo do mar. A iniciativa é dos analistas do Instituto de Estudos Marinhos e Antárticos da Austrália.

                                  Esse mapa em escala continental já está disponível online e possibilita que os estudiosos tenham acesso às mais variadas coleções de dados dos ecossistemas do fundo do mar.

                                   

                                  A ferramenta já apresenta informações detalhadas do oceano australiano, embora traga dados mais gerais de todas as regiões do planeta.

                                  Reprodução: Rick Stuart- Smith/ Reef Life Survey/ Divulgação

                                  O mapa do fundo do mar recebeu o nome de Seamap e também pode ser usado para descobrir quais ecossistemas marinhos estão vulneráveis a pragas marinhas. Além disso, ele pode fazer novas descobertas importantes sobre a vida marinha.

                                  Ele reúne fluxos de dados de pesquisas nacionais de toda a Austrália. Por meio de um único mapeamento, podemos interagir e entender essas informações – Emma Flukes, líder técnica do Seamap

                                  Outra vantagem do mapa do fundo do mar é a capacidade de avaliar quais são os impactos ambientais na região, caso haja alguma fonte de petróleo ou gás em funcionamento. Flukes ainda pontua que o Seamap foi a primeira ferramenta que conseguiu reunir todos os dados acerca dos habitats marinhos do país.

                                  Reprodução: Antonia Cooper/ Reef Life Survey/ Divulgação

                                  Mapa do fundo do mar é acessível para estudiosos e para o público

                                  Nós examinamos diversos portais e ferramentas de software diferentes para conseguir obter mais recursos. Mas, não conseguimos descobrir nada que funcionasse nessa escala – Emma Flukes

                                  Reprodução: Rick Stuart-Smith/ Reef Life Survey/ Divulgação

                                  Segundo a cientista, graças ao mapa do fundo do mar, os pesquisadores conseguem saber mais rapidamente se determinada área já foi objeto de pesquisa ou não — e tudo isso de uma forma mais rápida.

                                   

                                   

                                  Um dos objetivos dessa ferramenta, além de reunir as informações sobre a vida marinha, é conseguir disponibilizá-las de uma forma acessível. Desse modo, não somente especialistas no tema, como também os curiosos podem fazer todas suas pesquisas. A ferramenta já está disponível no site do instituto.

                                   

                                  Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

                                   

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                                    São 28 pés muito bem aproveitados nesta embarcação que também é uma casa compacta e ecológica

                                    27/05/2023

                                    Originalmente projetada e feita à mão por Richard Daigneault, a casa flutuante minimalista Koroc V (Holiday Series) é uma maneira compacta e minimalista de navegar. Apesar de medir apenas 28 pés de comprimento e 8,5 de largura, a embarcação é uma verdadeira casa sobre as águas.

                                    A pequena moradia flutuante foi feita por uma empresa com sede no Quebec, chamada Daigno. Compacta, mas preocupada com o conforto, a embarcação foi construída sobre uma estrutura de alumínio com base de compensado e revestida por uma membrana especial para impermeabilização.

                                    Essa embarcação navega sobre três pontões de alumínio de grau marítimo, cada um com 25 polegadas de diâmetro, feito com vigas de cedro branco de origem sustentável e madeira compensada forte. O cedro branco é um material leve que ajuda a manter o peso baixo.

                                     

                                    A casa flutuante minimalista possui ainda telhado de metal, janelas e portas de alumínio e um motor de 140 cavalos de potência.


                                    Dividida em duas partes quase idênticas em tamanho, a casa flutuante Koroc V proporciona um ambiente confortável dentro de um espaço compacto. De um lado, possui um posto de comando, enquanto do outro, uma pequena sala de jantar com duas cadeiras giratórias com apoio para os pés.

                                    Dois sofás grandes e confortáveis ​estão virados um para o outro, criando uma área de descanso. Um grande bimini cobre quase todo o convés para garantir sombra aos tripulantes.

                                     

                                    A varanda na proa, contudo, é o principal destaque da casa flutuante minimalista. Equipado com móveis à prova d’água, a área tem ainda uma cabine e uma rede que paira sobre as águas.

                                    As portas deslizantes do pátio levam para dentro da cabine, em que outro ponto chama atenção: o trabalho em madeira feito à mão dentro da casa flutuante minimalista.

                                     

                                    Apesar do tamanho pequeno, o interior apresenta um conjunto de comodidades, incluindo cozinha, mesa de jantar e uma segunda mesa com bancos ​​que se convertem em um espaço para dormir. Há também um banheiro com vaso sanitário de compostagem Nature’s Head, chuveiro e pia.

                                    Dentre as regalias da casa flutuante minimalista, ressaltam-se ainda um painel solar de 300 W no telhado e duas baterias AGM de 6 V para eletricidade, um aquecedor de propano, uma bomba para puxar água do lago ou rio (para usar nos chuveiros) e um tanque de água doce de 56 litros.

                                    Quem quiser ter a experiência de viver sobre as águas precisará desembolsar cerca de 180 mil dólares canadenses — aproximadamente R$ 660 mil (valores convertidos em maio de 2023).

                                     

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                                      O Moonflower 72 é fruto da parceria entre o estúdio Nauta Design com o estaleiro italiano Wider

                                      26/05/2023

                                      Embarcações de tamanhos grandes costumam oferecer ambientes bem espaçosos, mas o superiate Moonflower 72 consegue chamar atenção mesmo entre outros gigantes. O barco conta com um beach club de nada menos que 117 m² de área.

                                      Parceria do estúdio italiano Nauta Design com o estaleiro Wider, o superiate Moonflower 72 adota o conceito “The Island”, marca registrada da Nauta. Assim, a popa tem plataformas dobráveis que se estendem sobre a água, criando uma agradável área de convivência à beira d’água.

                                       

                                      Nas projeções reveladas pela Nauta, a embarcação esbanja sofisticação e elegância em seus 72 metros de comprimento. Ao mesmo tempo que as linhas do superiate impressionam, seus propulsores também são diferenciados.

                                      A motorização híbrida é composta por dois geradores e cada um pode produzir 1.860 kW. Tem ainda um banco de baterias de níquel-sódio, que pode gerar mais 1 mW.

                                       

                                      De acordo com o co-fundador da Nauta Design, Mario Pedol, o superiate Moonflower 72 é capaz de equilibrar estilo e conforto, mesclando linhas simples e elegantes. Aliás, elas sempre conectam a parte interior e a exterior.

                                      A expressão estilística na base do Moonflower 72 é uma marca registrada da filosofia de design do nosso estúdio – Mario Pedol, co-fundador da Nauta Design

                                      Feito de aço e alumínio, o casco promete ser bem resistente. O modelo, que abriga quatro deques, está sendo construído no Superyacht Hub do estaleiro Wider, em Porto Marghera, na Itália.

                                       

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                                        Navio-Veleiro Cisne Branco estará aberto para visitação no Porto de Santos

                                        População poderá visitar embarcação neste domingo e contribuir para instituições beneficentes da Baixada Santista

                                        O Navio-Veleiro Cisne Branco, ícone da Marinha do Brasil, vai receber visitas do público neste domingo (28), em Santos. A embarcação chegou à cidade nesta sexta-feira (26) e permanecerá atracada no Cais da Marinha até o dia 2 de junho.

                                        A visitação gratuita ao Cisne Branco acontecerá apenas no domingo, das 8h às 16h30. A Marinha sugere a doação de fraldas descartáveis (geriátricas e infantis) e alimentos não perecíveis, que será encaminhada a instituições beneficentes da Baixada Santista.


                                         

                                        A parada no litoral sul paulista visa oferecer aos moradores de Santos e região a oportunidade de conhecer de perto o tradicional navio, além de buscar estimular a importância da mentalidade marítima e a preservação das tradições navais na população.

                                        Conhecido como o navio que foi construído para celebrar os 500 anos do nosso país, o Cisne Branco percorreu a “Rota do Descobrimento”, de Portugal ao Brasil.

                                        Construído pelo estaleiro Damen Oranjewerf, em Amsterdã, na Holanda, o Cisne Branco teve sua quilha batida em 9 de novembro de 1998, sendo batizado e lançado ao mar em 4 de agosto de 1999 e entregue em 4 de fevereiro de 2000.

                                         

                                        Além disso, a embarcação também representa o país em eventos nacionais e internacionais e é empregado no treinamento dos militares.

                                         

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                                          Projeto da agência Mother faz crítica ao aquecimento global e seus efeitos na mudança climática

                                          25/05/2023

                                          Poderia um mero sofá ser polêmico? Criação da agência Mother, um sofá flutuante estaria preparado para o futuro do planeta, já que teria a habilidade de lidar com o aumento dos níveis do oceano, ao mesmo tempo em que acompanha um kit de sobrevivência — com drink incluído.

                                          A peça, que leva o nome de Bliss (“bênção”, em tradução livre), é na verdade uma crítica ao aumento dos níveis do mar em decorrência das mudanças climáticas no mundo.

                                           

                                          O móvel foi apresentado durante o festival NYCxDesign ‘23, que acontece até esta quinta-feira (25) em uma galeria de arte e design na cidade de Nova York, nos Estados Unidos.

                                          Como funciona o sofá flutuante Bliss

                                          Quando a água atinge a marca crítica no indicador do nível do mar do Bliss, o móvel deixa de ser um sofá atraente e passa a funcionar como um bote de segurança.

                                           

                                          Feito à mão, o sofá é um item de segurança completo: acompanha remo, sinalizador de foguete e estroboscópio de emergência. Além disso, há um manual do usuário, protetor solar e, para completar a sátira, um kit de mixologia de martíni completo — inclusive com azeitonas.

                                          Levando em consideração a sustentabilidade como parte do processo de fabricação, a estrutura do sofá Bliss foi construída com pinho recuperado de 200 anos, tecidos Sunbrella resistentes à água e projetados para alta durabilidade e uso em várias ocasiões.

                                          Entenda como surgiu o sofá flutuante

                                          Com as mudanças climáticas causando o derretimento das calotas polares da Terra, e colocando os humanos em perigo, a Mother resolveu chamar atenção com uma crítica em forma de sátira.

                                          O time da agência resolveu então, ao invés de entrar em pânico, “sentar, relaxar e continuar sem fazer nada” no sofá flutuante Bliss. Isso porque o móvel foi projetado para boiar quando o nível do mar subir.


                                          Apesar de toda a ironia, a obra de arte da marca pretende evidenciar os problemas causados pelas mudanças climáticas e mostrar o desequilíbrio — que já existe — em tempos de catástrofe, entre os que têm dinheiro e os que não têm.

                                          Saiba quanto o sofá flutuante vai custar

                                          Provocativa, a obra de arte está de fato à venda. E, para contribuir de forma efetiva para a causa, parte da renda obtida será destinada para a ACNUR, a agência da ONU para refugiados. Dessa forma, o Bliss vai beneficiar pessoas deslocadas no contexto das mudanças climáticas.

                                           

                                          O preço do sofá flutuante é de US$ 100 mil — ou pouco mais de R$ 500 mil (valores convertidos em maio de 2023).

                                           

                                          Segundo a própria marca explica em seu site, a Mother é uma “instituição criativa e multidisciplinar que busca melhorar o mundo, mesmo que apenas de maneiras tolas e marginais”. O site oficial da Mother tem mais detalhes sobre o Bliss. E a página da ACNUR explica o trabalho da instituição.

                                           

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                                            Acervo bem preservado data da dinastia Ming e conta com joias, porcelanas e até bebidas alcoólicas

                                            A China revelou que um tesouro foi encontrado em navios naufragados na sua costa. O anúncio foi feito no domingo (21), pela Administração Nacional do Patrimônio Cultural da China. Segundo a entidade, as embarcações foram encontradas por arqueólogos ainda em 2022, mas somente agora a informação se tornou pública.

                                            Os objetos que constituem o tesouro nos navios vão desde joias e porcelanas até bebidas alcoólicas. Segundo especialistas, as relíquias estão bem conservadas e possuem “alto valor histórico, científico e artístico”.

                                             

                                            Encontrados a noroeste do Mar da China — a quase 2 metros de profundidade –, os navios datam da época da dinastia Ming, período que durou mais de 270 anos, de 1368 a 1644. A dinastia Ming governou a China depois da queda da dinastia Mongol dos Iuã, que acabou com o período caótico iniciado por Sima Yan, em 263.


                                            “É um avanço para o estudo da história da China no desenvolvimento marinho, porcelana, comércio global e a Rota Marítima da Seda”, disseram as autoridades locais ao jornal South China Morning Post.

                                             

                                            Segundo informaram funcionários do governo chinês, um dos navios continha mais de 100 mil itens em uma área de 10 mil metros quadrados. Já o segundo barco, a 20 km de distância do primeiro, estava recheado de troncos de madeira processados e uma pequena coleção de cerâmicas, que poderiam estar a caminho da China antes de naufragar.

                                             

                                             

                                            A descoberta revelou fatos sobre a rota do Mar da China e, a partir da identificação dos objetos encontrados, especialistas acreditam que o primeiro navio fez parte do reinado do imperador Zhengde, enquanto o segundo seria da época do imperador Hongzhi, ambos da dinastia Ming.

                                             

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                                              24/05/2023

                                              Que tal conhecer os canais da metrópole mais populosa do mundo a bordo de um ônibus aquático que parece ter saído diretamente de um filme do James Bond? Ou então, quem sabe, dentro de uma embarcação brilhante e colorida?

                                              O Rio Sumida, na capital do Japão, se ramifica a partir do rio Arakawa, em Iwabuchi, e deságua na Baía de Tóquio. É nele que os visitantes podem escolher turistar nos barcos futuristas Hotaluna e Himiko ou em embarcações coloridas e tradicionais.

                                              Foto: Organização Nacional de Turismo do Japão / Reprodução

                                              Independentemente da escolha, os ônibus aquáticos são a melhor maneira de passear por Tóquio. Por meio deles, é possível ir de um destino a outro de uma forma diferente, contemplando uma visão panorâmica de vários pontos turísticos.


                                              Navegando nos ônibus aquáticos japoneses, é possível ir de Asakusa — o bairro com atmosfera de Tóquio antiga –, até os Jardins Hamarikyu, aberto ao público em 1946. A região de Odaiba, conhecida por ser uma moderna área de compras, também entra no percurso.

                                              Asakusa, bairro do município de Taito, em Tóquio

                                              Os passeios são divididos em várias linhas, com roteiros e durações diferentes. O trajeto mais rápido fica na Linha Rio Sumidagawa. Por lá, os ônibus aquáticos saem de Asakusa com intervalos de 30 minutos e param em Hamarikyu e Píer Hinode, antes de voltarem para o ponto inicial. A estimativa é que uma viagem completa, de ida e volta, leve em torno de 1h20.

                                               

                                              O trajeto mais longo, por sua vez, fica na Linha Tokyo Mizube. Nessa opção, é possível apreciar as pontes de Tóquio em uma viagem completa de até 2h30. Contudo, existe a opção de desembarcar em qualquer uma das paradas, como Ryogoku ou o Parque à beira-mar de Odaiba.

                                              Foto: Hotaluna / Divulgação

                                              Para navegar a bordo do futurístico Hotaluna, o interessado deve embarcar na linha que leva o nome do barco e ir de Asakusa até Odaiba. O cruzeiro, que conecta Asakusa ao Píer Hinode e ao Parque à beira-mar de Odaiba, parte a cada duas horas. Uma viagem (só de ida) leva em torno de 1 hora.

                                               

                                              A última opção é a Linha Odaiba, que conecta o Píer Hinode ao Parque à beira-mar de Odaiba, com partidas a cada 45 minutos.

                                               

                                              Seja em uma embarcação futurística ou mais tradicional, a certeza é que navegar em ônibus aquáticos é mais uma parada obrigatória ao viajar para Tóquio.

                                               

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                                                Com cenários de tirar o fôlego e diversas atrações turísticas em Itajaí, a cidade do litoral de Santa Catarina é muito conhecida por sua forte influência no setor náutico. Mas Itajaí guarda muito mais tesouros para quem a visita.

                                                Em uma região rodeada de belas praias, Itajaí fica perto da badalada Balneário Camboriú — a apenas 19km –, mas é mais calma e oferece o mesmo nível de infraestrutura para turismo. Da mesma forma, outras cidades ali do lado atraem os turistas para esticadas a partir de Itajaí.

                                                Secretaria de Turismo e Eventos de Itajaí/Divulgação

                                                De parque de diversões a museus, passando até por “barcos piratas”, há atrações turísticas em Itajaí para todo perfil de público. Confira, abaixo, alguns lugares imperdíveis para você visitar na região.

                                                9 atrações turísticas de Itajaí e região

                                                Marejada

                                                Realizada sempre no mês de outubro, a festa do pescado reúne famílias inteiras. A estrutura conta com parque de diversões, diversas opções gastronômicas, bares e muita cerveja artesanal.

                                                Reprodução: Secretaria Municipal de Turismo e Eventos/ SETEC/ Prefeitura do Município de Itajaí/ Divulgação

                                                Além disso, há uma programação recheada de shows de artistas regionais neste evento de entrada gratuita.

                                                Parque Beto Carrero World

                                                O maior parque temático da América Latina fica pertinho de Itajaí, na cidade de Penha, a 25 km de distância. No seu gigantesco complexo, o parque tem atrações para toda a família. Suas montanhas-russas atraem o público mais radical e oferecem muita adrenalina.

                                                Reprodução: Instagram @betocarrero

                                                As crianças menores têm diversão garantida em brinquedos como o carrossel veneziano e a ferrovia Dino-Magic, por exemplo. Há ainda atrações com água, com destaque para o Madagascar Crazy River Adventure, e uma apresentação de carros e motos no Hot Wheels Epic Show.

                                                Divulgação

                                                Museu Histórico de Itajaí

                                                O Museu Histórico de Itajaí conta a história da cidade. Seu acervo tem mais de 16 mil peças, com objetos de uso cotidiano, que englobam desde rádios até uniformes de militares, exibidos em exposições temáticas.

                                                Secretaria de Turismo e Eventos de Itajaí/Divulgação

                                                O museu fica dentro do Palácio Marcos Konder, um imóvel construído em 1925 e que impressiona por sua arquitetura imponente. Essa atração turística em Itajaí oferece entrada franca e está localizada em uma praça na região central da cidade.

                                                Roda gigante de Balneário Camboriú

                                                Entre as principais atrações turísticas de Itajaí e região, não pode ficar de fora a Roda Gigante Big Wheel, em Balneário Camboriú. Com 65 metros de altura, a estrutura permite uma visão de tirar o fôlego. Fica no Complexo do pontal Norte e tem em sua base áreas de convivência e alimentação.

                                                Reprodução: Instagram @fgbigwheel

                                                Mercado Público de Itajaí

                                                Outra atração turística em Itajaí é o centenário Mercado Público. Inaugurado em 1917, o espaço — que já sofreu com um grande incêndio — hoje é reconhecido como um dos patrimônios públicos da cidade, devido à sua importância artística e cultural.

                                                Reprodução: Visite Itajaí/ Divulgação

                                                É neste mercado que os turistas podem encontrar desde artesanatos locais, até saborear a culinária local ao ar livre. Além disso, é muito frequentado por quem faz os happy hours nos fins de tarde. Aqui também acontecem confraternizações de carnaval, apresentações de teatro, shows e festivais de música.

                                                Parque Unipraias

                                                Em Balneário Camboriú, o bondinho do Parque Unipraias é um passeio de sucesso e tem atrações para a família inteira. No topo do morro está a estação do bondinho e lá existem quiosques, trilhas, trenó e até uma tirolesa — que leva à praia das Laranjeiras.

                                                Divulgação

                                                Oceanic Aquarium

                                                Boa opção para dias de chuva, por ser um passeio indoor, o Oceanic Aquarium é uma das mais recentes atrações de Balneário Camboriú.

                                                Reprodução: Grupo Oceanic Aquarium/ Divulgação

                                                Tem 25 tanques, que reproduzem fielmente os mais diversos ambientes. Diariamente, turistas podem observar mais de 250 espécies — tanto de água doce quanto salgada.

                                                Barco Pirata

                                                Para quem gosta de aventuras no mar, uma opção de lazer é o Barco Pirata, em Balneário Camboriú. O passeio conta com música, show dos piratas e muita animação, fazendo a alegria da criançada. Durante a navegação, o barco faz o contorno da Ilha das Cabras e tem uma parada na praia das Laranjeiras.

                                                Reprodução: Instagram @barcopiratabc

                                                Marina Itajaí Boat Show 2023

                                                Reconhecida nacionalmente como pólo náutico, a cidade vai ganhar, a partir deste ano, um evento náutico nos moldes dos mais importantes salões europeus. O Marina Itajaí Boat Show 2023 acontece de 6 a 9 de julho e já entra para o calendário de atrações turísticas de Itajaí.

                                                O evento reúne lazer e negócios à beira-mar, além de trazer as principais novidades em embarcações, produtos, acessórios, serviços no shopping náutico e opções de entretenimento para toda a família.

                                                Anote aí!

                                                MARINA ITAJAÍ BOAT SHOW 2023
                                                Quando: De 6 a 9 de julho de 2023
                                                Onde: Marina Itajaí (Av. Carlos Ely Castro, 100, Centro, Itajaí-SC)
                                                Horário: Das 14h às 21h em dias de semana e das 11h às 21h aos finais de semana
                                                Mais informaçõeswww.marinaitajaiboatshow.com.br

                                                 

                                                Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

                                                 

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                                                  Observando a capacidade de camuflagem em espécies cefalópodes, cientistas chineses conseguiram criar tinta ativada pela luz, que muda de cor conforme a necessidade. O artigo científico da invenção inusitada foi publicado na revista Nature este mês.

                                                  Os cromatóforos, presentes em animais como polvos e lulas, são responsáveis pela capacidade que algumas espécies têm de mudar de cor, seja para se proteger ou para atacar uma presa.

                                                  Essas células são compostas por sacos de pigmento que podem se expandir ou contrair, e as combinações de quais pigmentos coloridos são visíveis ou ocultos a qualquer momento concedem à pele do animal uma cor ou padrão específico.

                                                   

                                                  Foi através do entendimento desse mecanismo que pesquisadores de três universidades da China desenvolveram a tinta que muda de cor.


                                                  Entenda como a tinta que muda de cor funciona

                                                  Ciano, magenta e amarelo são cores reconhecidas por serem as principais em alguns sistemas de impressão, uma vez que, por meio de combinações variadas, elas são capazes de reproduzir outras cores.

                                                   

                                                  A tinta, por sua vez, contém microesferas feitas de dióxido de titânio tingidas dessas cores. Essas microesferas sobem ou afundam em resposta a diferentes comprimentos de onda de luz, fazendo com que a tinta assuma uma cor específica sob demanda.

                                                   

                                                  O dióxido de titânio é o responsável por criar um processo químico que transfere elétrons de uma molécula, átomo ou íon para outro reagente, conhecido como redox. Esse processo é feito em resposta à luz que lança as microesferas em diferentes direções, e é aí que está o segredo da tinta que muda de cor.

                                                   

                                                  Para entender o processo na prática: a luz verde, por exemplo, sobe e leva as microesferas amarelas e ciano para a superfície para tornar a tinta verde, enquanto as magentas vão para o fundo.

                                                   

                                                  Através de testes, a equipe demonstrou que o sistema era capaz de reproduzir uma série de imagens que eram projetadas nas superfícies.

                                                   

                                                  Agora, os pesquisadores querem aprimorar o produto, começando por entender como esse mesmo mecanismo funciona à luz do dia ou do ambiente, ajustes relacionados à reprodução das cores e do brilho e velocidade da alteração, que no momento ainda é lenta.

                                                   

                                                  Uma vez que o produto atingir sucesso completo, a tecnologia desenvolvida pelos pesquisadores da China poderá ser útil para novos tipos de telas, dispositivos de tinta eletrônica e até camuflagem óptica ativa.

                                                   

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                                                    O Khalilah, fabricado pelo estaleiro norte-americano Palmer Johnson, ficou conhecido na internet por ser um superiate “feito de ouro”. A embarcação, contudo, foi pintada com um tom especial de Cordova Gold com um acabamento perolado dourado, conforme a luz o atinge.

                                                    Apesar de não ser feito realmente de ouro, o superiate continua reluzente: é o projeto mais inovador do estaleiro Palmer Johnson, baseado em um layout que visa desafiar os designs do mercado naval e superar expectativas.

                                                    Medindo 160 pés, a embarcação conta com três cascos, que oferece a ela o volume de um barco duas vezes maior. Também graças a isso, o superiate melhorou seu desempenho, eficiência e estabilidade.

                                                     

                                                    O casco do superiate feito de ouro é esguio, com uma proa invertida. O barco ainda foi o primeiro superiate de carbono composto do mundo, sendo, na época de seu lançamento, a embarcação com a maior quantidade de vidros a bordo de um navio de propriedade privada.

                                                    Além da parte exterior — primeira coisa a chamar atenção neste barco –, seu interior não fica para trás, uma vez que foi projetado pela Luxury Projects.

                                                    Quanto ao desempenho, o Khalilah tem potência oriunda de dois motores diesel MTU M94 de 16V, com um total de 5.400 hp. Ainda é possível ter alcance de um transatlântico, ao adicionar um tanque de combustível extra.

                                                    Ao todo, 11 hóspedes podem se acomodar no superiate, em cinco cabines, além de quartos para uma tripulação de nove pessoas. Quem viajar no superiate de ouro poderá contar com jacuzzi e áreas de lounge internas e externas, bem como um beach club.

                                                    Listado para venda pela Fraser Yachts, quem se interessar em ser o novo dono do Khalilah precisará desembolsar nada menos do que 24,9 milhões de euros (quase R$ 134 milhões, em valores convertidos em maio de 2023).

                                                     

                                                    Náutica Responde

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                                                      Governo do RJ pretende remover todas as embarcações à deriva no local até novembro de 2024

                                                      23/05/2023

                                                      A fim de retirar todas as 51 embarcações que atualmente estão abandonadas na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, um força-tarefa foi formada entre a Secretaria Estadual de Energia e Economia do Mar, a PortosRio e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

                                                      O trabalho, que surgiu após um levantamento que identificou resquícios de partes de barcos à deriva no mar depois de um navio abandonado bater na Ponte Rio-Niterói, teve início na última quarta-feira (17). A previsão de conclusão da retirada das 50 embarcações é de 18 meses — ou seja, em novembro de 2024.

                                                      Foto: PortosRio / Reprodução

                                                      A presença de embarcações abandonadas na Baía de Guanabara pode, segundo autoridades estaduais, afetar a navegabilidade da região e aumentar ainda mais a poluição no local, além de causar possíveis acidentes.

                                                      A maioria dessas embarcações está abandonada há décadas e não podemos mais esperar – Álvaro Savio, diretor-presidente da PortosRio

                                                      “É hora de agir e resolver definitivamente essa questão, em benefício de todos os usuários da Baía de Guanabara, com o intuito de minimizar os riscos à navegação e ao meio ambiente”, completou Álvaro.


                                                      Em novembro de 2022, o navio graneleiro São Luiz, que estava ancorado na Baía de Guanabara desde 2016, bateu na Ponte Rio-Niterói ao ser levado pelo vento e gerou transtornos para a população, uma vez que a via ficou fechada por mais de três horas.

                                                      Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil

                                                      Segundo a PortosRio, que lidera a operação de retirada das embarcações, o processo começará pelas embarcações menores e, posteriormente, envolverá a retirada dos navios, o que requer operações mais complexas. Um relatório deverá ser finalizado ainda neste semestre com o cronograma e forma de tirada de cada uma das embarcações, informou o governo estadual do Rio de Janeiro.

                                                       

                                                      Os materiais recolhidos serão catalogados e passarão por uma triagem. “O que for possível aproveitar será destinado à reciclagem. Já o descarte será feito em uma área apropriada, de acordo com as normas ambientais”, explicou Álvaro Savio.

                                                       

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                                                        No último domingo (21), Tom Brady e sua filha, Vivian Lake, foram vistos navegando pelas águas de Miami, nos Estados Unidos, em sua lancha de 77 pés do estaleiro holandês Wajer. A embarcação de Brady está avaliada em cerca de R$ 30 milhões (valores convertidos em maio de 2023).

                                                        No passeio, a lenda da NFL foi vista cozinhando para a filha, enquanto ambos curtiam um momento relaxante a bordo do barco. Apesar de estarem somente os dois e um capitão contratado, a embarcação de Tom Brady possui quatro suítes, podendo acomodar até nove convidados.

                                                        De acordo com o estaleiro holandês responsável pelo barco, o modelo escolhido por Tom quando ainda casado com a modelo brasileira Gisele Bundchen é o barco mais silencioso da categoria, uma vez que utiliza materiais de isolamento acústico em seu interior.


                                                        O Wajer 77 conta ainda com um pé-direito alto, que varia entre entre 2,15 m e 2,35  m — ideal para o antigo casal, já que a modelo tem 1,80 m de altura, enquanto o jogador ostenta 1,93 m.

                                                        Foto: Wajer Yachts / Divulgação

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                                                        A lancha de 77 pés não é a única à disposição de Tom. O ex-jogador tem uma outra Wajer de 55 pés, batizada de Viva a Vida — uma homenagem para o instituto ambiental que sua ex-companheira Gisele ajuda.

                                                        A embarcação fica em sua em sua mansão em Indian Creek, na Flórida. Essa lancha, por sua vez, acomoda até seis passageiros e custa em torno de US$ 2 milhões — ou R$ 10,6 milhões (valores convertidos em outubro de 2022).

                                                        Com um de mais de 16 metros na cor azul metálico, o barco conta com um painel em vidro da Raymarine, deck com design exclusivo, piso móvel e plataforma de popa submergível.

                                                         

                                                        Será que o sete vezes campeão do Super Bowl tem bom gosto para embarcações?

                                                         

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                                                          Seus ambientes internos possuem a sofisticação da marca criada pelo renomado estilista italiano e tem até um espaçoso heliporto

                                                          O estaleiro italiano Admiral, conhecido por suas sofisticadas embarcações, lançou recentemente um superiate de interior projetado por Giorgio Armani. Batizado de S-Force Silver Star, a embarcação tem 55 metros e o famoso estilista cuidou de todo seu interior.

                                                          A nova embarcação funciona como irmão do modelo conhecido por Geco, lançado em 2020. O barco com interior projetado por Giorgio Armani possui algumas particularidades, incluindo móveis feitos sob medida.

                                                          Toda a superestrutura do Silver Star é feita com a mistura de aço e alumínio. Suas linhas, além de sinuosas, se conectam entre os ambientes internos e externos. Principalmente com a instalação de grandes portas de vidro nos deques do barco.

                                                          Interior do superiate é elegante e sofisticado

                                                          No superiate com interior projetado por Giorgio Armani são usados materiais nobres, como mármore bluette, jacarandá, ônix marfim, madeira tamo e tecidos feitos em Veneza, na Itália. Dessa forma, os ambientes contam com um toque de elegância. Há também detalhes de metal em tom champanhe, formando um certo contraste com os tons escuros em espaços monocromáticos.

                                                          O S-Force Silver Star tem capacidade para acomodar confortavelmente até 12 hóspedes e mais dez tripulantes. Com o intuito de entreter os passageiros, há jacuzzi, bar e lounge completo na embarcação, além de um beach club e um heliporto. Este último item, caso não seja usado para uma aeronave, pode se tornar uma espaçosa área de estar panorâmica.

                                                          Equipada com dois motores CAT, o Silver Star tem velocidade máxima de 18 nós. O superiate foi entregue no começo deste mês e está à venda, comercializado de forma exclusiva pela TWW Yachts — que não divulgou o preço da embarcação.

                                                           

                                                          Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

                                                           

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                                                            22/05/2023

                                                            O veleiro Atrevida guarda uma história pra lá de interessante, já que ele renasceu ao longo de sua história. Nataniel Herreshoff — um dos arquitetos navais mais famosos do final do século 19 — foi quem concebeu o barco, em 1923. Neste ano, portanto, o mundo náutico celebra o centenário do Atrevida.

                                                            Apontado como ícone na disputa de regatas, o veleiro Atrevida foi, literalmente, do luxo ao lixo. Para a sorte dos amantes de barcos, ele passou por uma restauração completa, que fez o veleiro voltar à sua melhor forma.

                                                            Conheça a história do veleiro Atrevida

                                                            Construído no Estaleiro Herreshoff, em Bristol, nos Estados Unidos, o veleiro de 95 pés foi batizado inicialmente de Wildfire. O barco fez sucesso nas regatas da Nova Inglaterra na década de 1920 e foi a primeira Schooner com a vela grande Marconi.


                                                            Em 1946, o barco deixou os Estados Unidos com destino ao Iate Clube do Rio de Janeiro, sob comando do comodoro Jorge Bhering de Mattos. Foi Jorge quem, ao comprar a embarcação, rebatizou-a como Atrevida.

                                                            Há relatos de que, nessa época, o veleiro Atrevida recebeu visitas ilustres — inclusive rainhas, reis, presidentes e artistas internacionais. Ainda no Rio de Janeiro, o barco navegou sob o comando das famílias Fontoura e Mourandrade.

                                                             

                                                            Porém, anos mais tarde, já nas mãos de um grupo empresarial estrangeiro, o Atrevida quase afundou na Baía de Guanabara. Logo após, foi abandonado no seco, no pátio de um estaleiro em Niterói, levando o barco histórico a um estado deplorável.

                                                             

                                                            O antigo e imponente veleiro foi, então, vendido como sucata.

                                                            A volta por cima do veleiro Atrevida

                                                            O que parecia o triste fim de uma embarcação histórica foi, na verdade, o ponto de partida para uma reviravolta na saga do veleiro Atrevida.

                                                             

                                                            A ideia de resgatar a embarcação até então esquecida surgiu em 2004, após o Atrevida ser apresentado por Auro Mourandrade e Manoel Chaves (do estaleiro MCP Yachts) a Gilberto Miranda.

                                                            O barco teve os furos do casco fechados antes de ser lançado na água, para ser rebocado por um barco pesqueiro até Santos. No litoral paulista, o Atrevida foi novamente colocado no seco, no estaleiro MCP Yachts.

                                                             

                                                            Em contato com o Museu Herreshoff e o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), o estaleiro conseguiu os planos originais do Atrevida em Bristol, local de sua origem.

                                                            Uma equipe de profissionais então embarcou na obra — que durou mais de um ano. A restauração foi feita de forma minuciosa, tanto no exterior quanto no interior do barco, para trazer o Atrevida de volta ao projeto original.

                                                             

                                                            Em julho de 2005, 14 meses após o início da reforma, aconteceu o lançamento do veleiro Atrevida, marcando o seu renascimento. Desde então, ele tem navegado pelas águas do Caribe e da América do Sul, mostrando toda sua beleza — que vem acompanhada de um ótimo desempenho.

                                                            Participando de eventos náuticos e regatas, o Atrevida exibe elegância atemporal e cativa os amantes do universo náutico. Agora, nas mãos de Alexandre e Daniella Ferrari, o barco tem como comandante o experiente capitão Átila Bohm.

                                                            Atrevida na 50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela

                                                            Oriundo do Yacht Club Ilhabela, o Atrevida já está inscrito para a especial 50ª edição da SIVI (Semana Internacional de Vela de Ilhabela), e vai competir na classe clássico. Este ano, a maior regata da América do Sul acontece de 23 a 30 de julho.

                                                            Foto: Aline Bassi / Balaio de Ideias / Reprodução

                                                            Para a celebração dos 100 anos do veleiro, nesta edição, a competição terá a tradicional regata Alcatrazes por Boreste – 100 anos Veleiro Atrevida – Marinha do Brasil. A travessia de mais de 50 milhas náuticas contorna a icônica ilha do litoral norte paulista.

                                                            Foto: Aline Bassi / Balaio de Ideias / Reprodução

                                                            Vale ressaltar que a SIVI é considerada o maior encontro da modalidade na América Latina, sendo uma competição tradicional, que acontece desde os anos 1970. Nesse tempo, o evento já atraiu inúmeros velejadores de renome mundial, entre eles campeões olímpicos, mundiais e pan-americanos, além de formar a nova geração do esporte.

                                                             

                                                             

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