O estado de Santa Catarina é um dos principais polos náuticos do país. Bem por isso, cada vez mais eventos do setor acontecem na região. Um deles é Marítimo Sul Brasil, que começou em Joinville e ganhou uma versão estadual. Neste ano, o evento acontece em novembro, na FIESC, em Florianópolis, e terá a participação de Ernani Paciornik, presidente de NÁUTICA.
O Marítimo Sul Brasil se propõe a debater o mercado e a chamada economia azul, que trata da qualidade de vida das pessoas que vivem de alguma forma ligadas ao mar e cuja sobrevivência depende do oceanoe dos seus recursos.
Carlos Brandão, empresário idealizador do evento, aponta que é importante discutir, debater, apresentar o cenário atual, as novidades e, principalmente, as inovações.
Este foi um dos motivos que nos fez criar, desenvolver e organizar os eventos Marítimo, em suas duas edições – Carlos Brandão, idealizador do Marítimo Sul Brasil
Em Florianópolis, os temas terão foco nos três estados do Sul, nos segmentos marítimo (portuário, retroportuário e de logística), náutico, pesqueiro e naval.
Entre as palestras confirmadas, destaque para a participação de Ernani Paciornik, presidente de NÁUTICA que, há mais de 40 anos atua no mercado náutico, sendo o principal fomentador do setor e idealizador dos principais eventos náuticos da América Latina — o São Paulo Boat Showe o Rio Boat Show.
O Marítimo Sul Brasil conta com apoio da Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos de Santa Catarina, FIESC, SOAMAR SC, Secretaria de Estado do Turismo, Secretaria de Estado dos Portos, Aeroportos e Ferrovias, Câmara de Vereadores de Florianópolis, Prefeitura de Florianópolis, entre outros.
O charme dos veleiros estará presente no maior evento náutico da América Latina. Com os barcos da RF Yachts no São Paulo Boat Show 2023, Raimundo Nascimento vai mostrar dois lançamentos de seu estaleiro: o RF 387 e o RF 315 CR. O velejador — e construtor de barcos — é expert no assunto e detém o título de brasileiro mais longevo a completar uma volta ao mundo a vela.
Presente no maior evento náutico da América Latina pela última vez em 2019, o estaleiro de São Bernardo do Campo (SP) volta ao São Paulo Boat Show neste ano. A 26ª edição do evento acontece de 21 a 26 de setembro, no São Paulo Expo.
Veleiros da RF Yachts no São Paulo Boat Show
Os dois lançamentos da RF Yachts têm design italiano: foram desenhados pelo estúdio Felci Yacht Design. O maior deles, RF 387, é um veleiro monocasco que conta com 11,70 metros e tem preço de cerca de R$ 1,4 milhão.
Já o segundo lançamento, batizado de RF 315 CR, é um veleiro de cruzeiro de 9,50 metros — que já soma seis unidades pelas águas. Segundo o estaleiro, o preço desta embarcação é de R$ 633 mil.
Conheça a história do velejador Raimundo Nascimento
Em 2011, Raimundo Nascimento se tornou o velejador brasileiro mais velho a dar uma volta ao mundo, no auge dos seus 62 anos de idade — e segue sendo até hoje. O fato por si só já é grandioso, mas às vésperas do acontecimento, Raimundo recebeu uma notícia que deixaria sua conquista ainda mais impressionante.
Pouco antes de partir em solitário, em 2011, o velejador descobriu que tinha câncer. O diagnóstico, que para muitos seria o ponto final da história, não o impediu de seguir o seu sonho.
A bordo do veleiro Caroll, Raimundo partiu do Rio de Janeiro em 23 de abril de 2011 para sua tão sonhada volta ao mundo. Sozinho em um barcode apenas 12 metros, o velejador não só conquistou seu objetivo de dar a volta ao globo, como também inaugurou uma nova rota de circum-navegação do planeta.
Raimundo diminuiu o tempo de dois anos para apenas onze meses de viagem. Seu trajeto partiu do Rio, passou por Recife e depois foi até Granada, no Caribe. Então, partiu para Colon (Panamá), atravessou o Canal do Panamá e seguiu para a Polinésia Francesa, até a Ilha de Nuku Hiva. De lá foi para o Tahiti, depois Samoa Americana e Thursday Island, no estreito de Horn, entre Papua Nova Guiné e Austrália.
A viagem de Raimundo continuou pela costa australiana até Cocos Keeling, já no Índico e depois Ilhas Maurício, perto de Madagasgar. Ele seguiu, então, até uma ilha francesa chamada Reunion e de lá partiu para Durban, na África do Sul. Na sequência, seguiu para Port Elizabeth e Cape Town, ainda na África. O destino seguinte, finalmente, foi o Rio de Janeiro, somando aproximadamente 25 mil milhas de navegação.
Segundo o velejador, ele foi o primeiro a fazer esse trajeto em uma viagem de volta ao mundo. Na época, ele comentou, em entrevista ao Webventure: “o que eu fiz é um recorde [entre os brasileiros], ninguém fez esse caminho ainda, nem com essa velocidade. Têm pessoas que fizeram um percurso parecido, mas foram para Bali [Indonésia], por exemplo, e de lá para Cape Town, sem passar por Durban. Minha viagem é a primeira”.
São Paulo Boat Show 2023
O maior e mais importante evento náutico da América Latina está chegando! Após o sucesso histórico do São Paulo Boat Show do ano passado, a 26ª edição será ainda maior e melhor, reunindo os principais players do mercado náutico e quem ama o mundo da navegação em um só lugar.
Com mais de 100 embarcações expostas — de todos os modelos, preços e tamanhos — o São Paulo Boat Show 2023 contará com os principais lançamentos do setor náutico para 2023 e 2024, incluindo jets, motores, equipamentos, brinquedos náuticos, acessórios e serviços para barcos.
O evento receberá ainda as novidades de grandes marcas de luxo no Espaço dos Desejos e vai apresentar atrações de turismo náutico de destinos incríveis pelo Brasil.
Anote aí!
Quando: De 21 a 26 de setembro de 2023 Onde: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP, 04329-900) Horário: Dia 21 das 15h às 22h e de 22 a 26 de setembro das 13h às 22h (no último dia, o evento encerrará às 21h) Mais informações: no site do evento
O tenista espanhol Rafael Nadal escolheu a costa da Gréciapara aproveitar suas férias ao lado da esposa, Maria Francisca Perello e de seu primogênito, que também leva o nome de Rafael. Por lá, o multicampeão exibiu seu Sunreef Power Great White, um catamarã de 80 pés.
Avaliado em 5,5 milhões de euros, quase R$ 30 milhões (valores convertidos em agosto de 2023), a embarcação de Nadal consegue se destacar até mesmo nas águas do país considerado o berço da civilização ocidental, que possui praiasfamosas, como a de Santorini.
Considerado um dos maiores tenistas de todos os tempos — junto à Roger Federer, Rod Laver, Novak Djokovic, Andre Agassi e Pete Sampras — Nadal já mostrou que ama navegar. Inclusive, o Sunreef de 80 pés não é o primeiro barco do espanhol.
O esportista também já teve uma outra embarcação, do estaleiro Monte Carlo Yachts, a qual batizou de Beethoven, em homenagem ao seu amor pela música clássica.
Recentemente, também, Nadal, que já participou de disputas tradicionais do esporte que pratica — como Roland Garros e Wimbledon — , anunciou sua entrada em um novo tipo de competição: a de barcos elétricos. Ele mesmo revelou que agora irá participar das disputas da categoria E1, composta por barcos 100% elétricos.
Conheça o iate de Rafael Nadal
Batizado de Great White, o iate de Rafael Nadal foi construído pelo estaleiro polonês Sunreef Yachts, sob encomenda do próprio tenista. O catamarã futurístico tem quase 340 metros quadrados de área de convivência, sendo que 54 m² estão somente no flybridge.
Com um layout de quatro camarotes, a embarcaçãoacomoda até oito pessoas em um pernoite. O camarote principal, aliás, é equipado com closet, sofá, TV rebatível no teto — acima da cama de casal — , e varanda privativa dobrável.
Esbanjando iluminação natural, o salão do Great White conta com dois grandes sofás na cabine de popa, um espaço para refeições para até oito pessoas na proa e duas TVs de 77 polegadas, instaladas lado a lado.
O cockpit, por sua vez, é bem protegido do sol e do vento, para maior conforto dos que navegarem no iate de Rafael Nadal. Por lá, há um mais que confortável espaço para refeições ao ar livre, com TV à prova das condições do tempo.
No flybridge, os hóspedes contam com um lounge externo, pensado para fornecer áreas de estar aconchegantes. Além disso, há um bar, espreguiçadeiras e uma TV pop-up.
A garagem do Great White abriga uma seleção de brinquedos náuticos, como motoaquática, scooter subaquática e pranchas motorizadas, além de um posto de reabastecimento. Um beach club foi instalado para transportar o bote do iate e fornecer também um local para banhos de sol ao lado da águado mar.
A embarcação conta com dois motoresde 1.200 hp, que garantem uma velocidade máxima de 23 nós e uma velocidade de cruzeiro de 16 nós.
Sempre retratados como os leões dos mares, os tubarõesgeram medo, principalmente, por conta de seus dentes enormes e pontiagudos. Porém, uma nova espécie descoberta na Austrália traz uma espécie de tubarão com dentes parecidos aos de humanos — menos aterrorizantes, mas mais curiosos.
Uma pesquisapublicada na revista Diversity mostra a descoberta feita por pesquisadores nas profundezas das águasda costa nordeste da Austrália. Trata-se do tubarão-chifre-pintado (Heterodontus marshallae), espécie recém-descrita que pertence à ordem Heterodontiformes.
Nessa ordem, os animais— que possuem apenas um gênero e nove espécies diferentes — são caracterizados por seus molares, semelhantes aos dos humanos.
Durante a pesquisa, contudo, foi realizada uma análise genética em uma das espécies, que os pesquisadores acreditavam ser a zebra Heterodontus. Segundo informações da IFLScience, o estudo mostrou que o animal era geneticamente diferente, elevando o número de espécies de nove para dez.
A nova espécie possui uma pequena diferença, pouco perceptível das outras: ela não possui uma barra escura atrás das fendas das brânquias, como as outras zebra Heterodontus. Isso explica o motivo pelo qual a variação demorou para ser descoberta.
Ambas as espécies são pálidas, com 22 faixas e selas castanho-escuras. Mas eles têm pequenas diferenças nas marcas em seus focinhos e abaixo de suas fendas branquiais. Seus ovos também são diferentes. — Dr. Will White, pesquisador da Australian National Fish Collection (ANFC)
Num primeiro momento, a nova espécie foi descrita utilizando uma comparação de espécimes de museus, o que mudou após um naviode pesquisa que estudava habitats no fundo do mar da Austrália encontrar um espécime vivo da nova espécie.
Temos um espécime fêmea em nossa coleção, mas o que coletamos durante a viagem é um macho. Preferimos usar machos para holótipos de tubarão porque eles têm claspers, que são órgãos reprodutivos externos que podem variar entre as espécies e nos ajudam a diferenciá-los. — Helen O’Neill, bióloga de peixes da ANFC
A nova espécie de tubarão
O tubarão com dentes parecidos aos de humanos vive em profundidades de 125 a 229 metros. Eles ainda possuem os típicos dentes de tubarão, em fileiras, na frente de suas bocas. Contudo, a espécie possui uma morfologia mais humana, de molares atrás das fileiras. É essa adaptação que permite que os tubarões esmaguem presas como crustáceos e moluscos.
Esses tubarões produzem ovos incomuns, em forma de espiral, e são uma das espécies mais antigas e menos conhecidas do planeta. Descobertos pela primeira vez na Austrália no século 18, apenas nove espécies pertenciam a ordem Heterodontiformes, até a descoberta do Heterodontus marshallae, que permaneceu “escondido” por ter sido confundido com outra, já conhecida pela ciência.
“Eles tendem a se sentar no fundo do mar e se alimentar principalmente de criaturas como moluscos e crustáceos. Eles têm uma boca pequena, mas mandíbulas esmagadoras que são enormes em relação ao tamanho do crânio e poderosas o suficiente para esmagar conchas de búzios”, concluiu Helen.
A Lanchas Millenium escolheu o São Paulo Boat Show 2023 para ser o palco do seu mais novo lançamento: a Millenium 310 HT. Esta será a primeira lancha com hard top construída pelo estaleiro.
A marca do Rio Grande do Sul possui uma linha de embarcações que vão dos 17 aos 30 pés e soma mais de 2 mil barcos produzidos, encontrados em todo o território nacional.
Confira, a seguir, mais detalhes do lançamento da Lanchas Millenium no São Paulo Boat Show 2023.
Millenium 310 HT
Com 31 pés, a Millenium 310 HT conta com passagem lateral para facilitar o deslocamento pela embarcação, que se destaca pelo hard-top e também por uma ampla plataforma de popa.
O novo modelo do estaleiro gaúcho tem capacidade para até 12 pessoas em passeios diurnos, sendo que cinco delas podem aproveitar o pernoite na lancha.
Projetada com foco na navegabilidade, a motorização da Millenium 310 HT pode ser configurada de três formas: um motorde 350 hp a 430 hp; dois motores de 150 hp a 280 hp; ou ainda um motor de popa a partir de 350 hp.
A embarcação conta com um banheiro com box, ar-condicionado de série e tanque de combustível de 400 litros.
São Paulo Boat Show 2023
O maior e mais importante evento náutico da América Latina está chegando! Após o sucesso histórico do São Paulo Boat Show do ano passado, a 26ª edição será ainda maior e melhor, reunindo os principais players do mercado náutico e quem ama o mundo da navegação em um só lugar.
Com mais de 100 embarcações expostas — de todos os modelos, preços e tamanhos — o São Paulo Boat Show 2023 contará com os principais lançamentos do setor náutico para 2023 e 2024, incluindo jets, motores, equipamentos, brinquedos náuticos, acessórios e serviços para barcos.
O evento receberá ainda as novidades de grandes marcas de luxo no Espaço dos Desejos e vai apresentar atrações de turismo náutico de destinos incríveis pelo Brasil.
Anote aí!
Quando: De 21 a 26 de setembro de 2023 Onde: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP, 04329-900) Horário: Dia 21 das 15h às 22h e de 22 a 26 de setembro das 13h às 22h (no último dia, o evento encerrará às 21h) Mais informações: no site do evento
Comunidade marítima e sociedade civil vão se reunir na primeira edição do Fórum de Segurança do Navegador Amador, que já está com inscrições abertas. O evento náutico visa estreitar o diálogo do público presente com a Marinha do Brasil, sobre assuntos relacionados à navegação amadora.
Com dois dias de duração, o evento será realizado em 2 e 3 de setembro no teatro do clube Hebraica”, na cidade de São Paulo. O Fórum é promovido pela Marinha, Diretoria de Portos e Costas (DPC), Comando do 8º Distrito Naval e SOAMAR.
A programação do primeiro Fórum de Segurança do Navegador Amador será composta por palestras e debates com autoridades marítimas.
Começando pelo credenciamento às 8h de sábado, dia 2, a cerimônia se encerra no domingo, às 13h (horário de Brasília). Mais detalhes sobre a programação do encontro podem ser conferidos no site oficial.
Debates e diálogos sobre a navegação
Vinculado ao Simpósio de Segurança do Navegador Amador, o evento pretende promover o encontro entre a Autoridade Marítima, representada pela Diretoria de Portos e Costas — que normatiza e fiscaliza as atividades náuticas do país –, e a comunidade náutica.
Segundo a FSNA, este encontro tem como objetivo gerar diálogo com os adeptos da navegação de esporte e recreio, pescadore velejadores. Além disso, o Fórum também deseja atrair clubes, marinas, escolas náuticas, despachantes, estaleiros, seguradorase demais entidades do ramo.
Ao reunir-se com os participantes, busca-se fortalecer ainda mais as medidas de salvaguarda, garantindo um ambiente marítimo cada vez mais protegido e confiável – Marcello Souza, organizador do evento
Durante os dois dias de debatese palestras, os participantes poderão trocar sugestões práticas, visando aprimorar as regulamentações das NORMAM 03 e 04. Assim, garantindo um ambiente marítimo mais seguro e eficiente para toda comunidade náutica.
Para mais informações sobre o Fórum de Segurança do Navegador Amador, confira o site oficial do encontro.
Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida
O maior evento náutico da América Latina oferece uma experiência completa para quem ama navegar. Além de embarcações de todos os tamanhos, o visitante encontra também produtos de enxoval para barcosno estande da Bordado a Bordo no São Paulo Boat Show 2023.
De 21 a 26 de setembro, no São Paulo Expo, o público poderá conferir as peças exclusivas da marca que está há quase 30 anos no mercado náutico produzindo, sob medida, itens exclusivos e personalizados para cada embarcação.
Em parceria com os clientes, os projetos da Bordado a Bordo incluem desde os bordados — como o próprio nome já diz — até cores e grafismos. Daí, surgem os produtos exclusivos da marca, que abrangem itens de decoração para cozinhas, áreas externas, banheiros e itens pessoais.
Entre eles estão champanheiras, boias para aperitivo, copos e taças, cestarias, cinzeiros anti-vento, bandejas e muitos outros, que podem ser encomendados de forma personalizada.
São Paulo Boat Show 2023
O maior e mais importante evento náutico da América Latina está chegando! Após o sucesso histórico do São Paulo Boat Show do ano passado, a 26ª edição será ainda maior e melhor, reunindo os principais players do mercado náutico e quem ama o mundo da navegação em um só lugar.
Com mais de 100 embarcações expostas — de todos os modelos, preços e tamanhos — o São Paulo Boat Show 2023 contará com os principais lançamentos do setor náutico para 2023 e 2024, incluindo jets, motores, equipamentos, brinquedos náuticos, acessórios e serviços para barcos.
O evento receberá ainda as novidades de grandes marcas de luxo no Espaço dos Desejos e vai apresentar atrações de turismo náutico de destinos incríveis pelo Brasil.
Anote aí!
Quando: De 21 a 26 de setembro de 2023 Onde: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP, 04329-900) Horário: Dia 21 das 15h às 22h e de 22 a 26 de setembro das 13h às 22h (no último dia, o evento encerrará às 21h) Mais informações: no site do evento
Seu momento de passear num barco totalmente rosa pode estar chegando. A GetMyBoat, empresa de aluguel de barcos, aposta na cor do momento na Baia de San Diego, Estados Unidos, para alugar o “barco da Barbie” — também conhecido como Pink Party Boat Cruise.
Com a onda Barbiecore em alta, os donos do barco aproveitaram o fenômeno rosa que toma conta da cultura pop para oferecer passeios e festas na costa da Califórnia. O Pink Boat parte da America’s Cup Harbor e faz cruzeiro na Baia de San Diego, oferecendo uma vista magnífica do horizonte da cidade.
O passeio no “barco da Barbie” visita marcos importantes da Califórnia, como o porta-aviões The USS Midway e o Museu Marítimo de San Diego. A experiência de fretamento é liderada por um capitão licenciado, com capacidade de 2 a 6 passageiros.
Custando US$ 180 a hora — R$ 875 na conversão realizada em 10 de agosto de 2023 –, o passeio pode durar de 2 a 12 horas, sendo permitido para todas as idades. As taxas e seguros já estão inclusos ao reservar a opção de seis passageiros.
O Pink Boat chama atenção pelo rosa choque, remetendo a temática da boneca mais famosa do mundo. Além disso, ao alugar o barco da Barbie você encontra a bordo boné rosa de capitão, sistema Bluetooth, cooler com gelo e água, almofadas decorativas e muito mais.
Segundo a EcoBoat, as bebidas ficam por conta dos passageiros que estão a bordo e sem custo adicional, embora não possa trazer vinho tinto. Assim, a empresa pretende que as festas de aniversário, casamento – ou despedidas de solteiro – alavanquem o número de aluguéis no exótico barco.
Chamou sua atenção? Então confira mais informações no site oficial.
Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida
O lançamento de duas lanchas, de 41 e de 34 pés, vai marcar a presença da Tritonno São Paulo Boat Show 2023. No evento, o estaleiro apresentará pela primeira vez os novos modelos — o maior deles é a Triton 410 HT.
Diretamente de São José dos Pinhais, no Paraná, a Triton Yachts vai atracar com seus quase 40 anos de tradição durante seis dias no maior evento náutico da América Latina, que celebrará sua 26ª edição, de 21 a 26 de setembro, no São Paulo Expo.
Além das novidades, outros quatro barcos consagrados da marca também estarão presentes: Triton 250 Open, Triton 300 Sport, Triton 370 HT e Triton Flyer 38 HT.
Lanchas da Triton no São Paulo Boat Show 2023
Triton 410 HT
Principal destaque da Triton no São Paulo Boat Show, a Triton 410 HT tem 41 pés e boca de 3,70 m. A lancha garante espaço para até 14 pessoas durante o dia e cinco no pernoite, e prioriza o aproveitamento de espaços a bordo para melhor conforto, circulação, iluminação e armazenamento.
A embarcação tem diversas opções de motorização, usando dois motores de 350 hp a 380 hp (gasolina) ou dois motores 320 hp a 380 hp (diesel).
Triton Flyer 38 HT
Outro destaque da Triton no São Paulo Boat Show é a Triton Flyer 38 HT, que possui plataforma de popa mais inclinada. Com isso, é possível escolher por esse espaço submergível ou fixo, com paiol de armazenamento. Sua capacidade diurna é de até 14 pessoas, enquanto cinco podem fazer o pernoite.
Outro ponto alto do barco é seu open deque lateral, com acionamento hidráulico-elétrico, que une a plataforma de popa até o cockpit. A proa, por sua vez, abriga três lugares no solário e uma janela, para trazer mais luz e ventilação à cabine.
Triton 370 HT
Segundo o estaleiro, a Triton 370 HTaposta no conforto das cabines, aproveitamento de espaços, segurança e tecnologia. Seu hardtop possui fechamento lateral e portas de vidro e, no teto, o funcionamento é parecido, com um teto solar conversível.
A lancha possui quase 11 metros de comprimento e capacidade para até 12 convidados durante o dia e quatro para pernoite.
Triton 300 Sport
A Triton 300 Sporttem 30,8 pés e, apesar da pegada esportiva, garante o conforto de um barco de cruzeiro. Seu cockpit tem capacidade para 10 pessoas e uma cabine com pernoite para quatro.
A lancha tem uma plataforma de popa ampla, com 1,25 m de comprimento por 2,25 m de largura, um solário na proa e a opção de um segundo na popa — neste caso, com o deslocamento do móvel gourmet.
Triton 250 Open
Com 25 pés e proa aberta, a Triton 250 Open tem capacidade para até 10 pessoas em passeios diurnos. A embarcação possui cockpit espaçoso, amplo solário de popa, boca de 2,60 metros e motorização de 250 a 300 hp (a gasolina).
Dentre seus muitos itens de série, vale destacar o revestimento acústico na casa de máquinas, estofamento interno e externo (curvim ou tecido), o púlpito de proa em aço inox e a porta de acesso ao deck em acrílico.
São Paulo Boat Show 2023
O maior e mais importante evento náutico da América Latina está chegando! Após o sucesso histórico do São Paulo Boat Show do ano passado, a 26ª edição será ainda maior e melhor, reunindo os principais players do mercado náutico e quem ama o mundo da navegação em um só lugar.
Com mais de 100 embarcações expostas — de todos os modelos, preços e tamanhos — o São Paulo Boat Show 2023 contará com os principais lançamentos do setor náutico para 2023 e 2024, incluindo jets, motores, equipamentos, brinquedos náuticos, acessórios e serviços para barcos.
O evento receberá ainda as novidades de grandes marcas de luxo no Espaço dos Desejos e vai apresentar atrações de turismo náutico de destinos incríveis pelo Brasil.
Anote aí!
Quando: De 21 a 26 de setembro de 2023 Onde: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP, 04329-900) Horário: Dia 21 das 15h às 22h e de 22 a 26 de setembro das 13h às 22h (no último dia, o evento encerrará às 21h) Mais informações: no site do evento
Barcos em forma de dragão vão navegar na capital paulista no sábado, dia 12, quando a cidade de São Paulo receberá o Dragon Boat Festival. A iniciativa percorre o Brasil celebrando a cultura milenar dos barcos chineses e terá mulheres sobreviventes do câncer de mama remando pela Raia Olímpica da USP.
Pela primeira vez em São Paulo, a competição será aberta ao público, com entrada gratuita. Além de assistir à disputa, alguns visitantes poderão ter uma experiência navegando com o barco-dragão, mediante inscrição em um workshop.
O festival acontece em homenagem ao Dia Internacional da Imigração Chinesa no Brasil, comemorado no dia 15 de agosto, e será realizado pelo Chinese Bridge Club de São Paulo.
Quatro equipes brasileiras de Dragon Boat vão participar da competição: Remama, de São Paulo; Associação Canomama, de Brasília; Nina Rosa, de Santos, e Umauma Dragon Boat Brasil, também de São Paulo.
No entanto, antes de entrarem na disputa, as competidoras já podem ser consideradas vencedoras. Os times são formados por mulheres que venceram a luta contra o câncer de mama, encontrando no esporte um meio de superação e empoderamento.
O evento já ocorreu em Brasília, recebendo mulheres de todas as regiões do Brasil e de mais seis países: Panamá, Canadá, Argentina, Chile, Estados Unidos e Colômbia. Inclusive, a prática do esporte foi incentivada no combate ao câncer de mama.
Mais que competição: conheça o Dragon Boat
Tradicional da China, o Dragon Boat é uma modalidade em que até 22 mulheres remam, em sincronia, para conduzir o mesmo barco. Tais embarcações têm 12,4 metros de comprimento, 1,16 m de largura e podeo alcançar uma velocidade média de 22km/h.
No entanto, o propósito do evento vai muito além de um competição entre barcos. A ideia do Dragon Boat Festival, que estreia em São Paulo, é promover a atividade física para prevenir o aumento dos números de câncer e combater o tabagismo, o sedentarismo e a obesidade — fatores de risco para a doença.
Acima de tudo, o evento busca conscientizar sempre o bem-estar físico e emocional das mulheres, possibilitando momentos de lazer e troca de experiências. No esporte, elas encontraram um meio de se manterem saudáveis, bem como incentivam outras mulheres — com câncer de mama ou não — a remar na mesma direção.
Para conferir a programação completa do Dragon Boat Festival, confira o site oficial.
Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida
Pedalar sobre as águas pode ser a diversão do próximo verão. Essa é a aposta da Manta 5 no São Paulo Boat Show 2023, onde a marca vai levar uma inovadora bicicleta aquática elétrica. O brinquedo aquático tem o nome de Manta 5 Hydrofoil e foi desenvolvido na Nova Zelândia.
Os visitantes do maior evento náutico da América Latina poderão ver de perto a novidade entre os dias 21 e 26 de setembro no São Paulo Expo. Só durante o salão a novidade terá um preço especial, com 30% de desconto.
A bicicleta aquática elétrica conta com hidrofólio, tecnologia que tem virado tendência no mercado náutico. Com o uso do hidrofólio, as embarcações são elevadas para “planar” sobre a água. Dessa forma, o arrasto é reduzido e o barco ganha mais velocidade, o que ajuda, inclusive, a reduzir o gasto de combustível.
De acordo com a marca, o modelo é adequado para diferentes níveis de condicionamento físico. O brinquedo permite explorar as costas oceânicas ou pedalar em represas e lagos, para uma atividade física divertida e relaxante.
Com autonomia para até quatro horas de utilização, a bike atinge até 21 km/h e pesa 31 kg montada. Sua praticidade permite transportá-la até mesmo no carro. O motor e a bateria são impermeáveis e passaram por diversos testes no mar.
A bicicleta aquática elétrica já recebeu o prêmio de melhor design da Nova Zelândia e ficou em primeiro lugar na Digital Trends Top Tech Rideable Award 2, por conta da sua tecnologia. Vale ressaltar que o motor elétrico não produz ruído nem emite poluentes e, por isso, é uma alternativa de brinquedo aquático que garante adrenalina sem prejudicar o meio ambiente.
A Manta 5 Hydrofoil traz uma capacidade de carga rápida, bateria destacável e conectividade Bluetooth. Com o controle digital através do E-Bike Garmin, a bicicleta aquática elétrica reúne informações de distância, velocidade, tempo, batimento cardíaco e muito mais.
Quanto custa a bicicleta aquática elétrica?
A bicicleta aquática elétrica Manta 5 Hydrofoil tem preço sugerido de R$ 99 mil, de acordo com a marca. Dentro do São Paulo Boat Show dá para garantir 30% de desconto sobre este valor. Com a promoção, o valor final fica em R$ 69,3 mil no estande da Manta no evento.
São Paulo Boat Show 2023
O maior e mais importante evento náutico da América Latina está chegando! Após o sucesso histórico do São Paulo Boat Show do ano passado, a 26ª edição será ainda maior e melhor, reunindo os principais players do mercado náutico e quem ama o mundo da navegação em um só lugar.
Com mais de 100 embarcações expostas — de todos os modelos, preços e tamanhos — o São Paulo Boat Show 2023 contará com os principais lançamentos do setor náutico para 2023 e 2024, incluindo jets, motores, equipamentos, brinquedos náuticos, acessórios e serviços para barcos.
O evento receberá ainda as novidades de grandes marcas de luxo no Espaço dos Desejos e vai apresentar atrações de turismo náutico de destinos incríveis pelo Brasil.
Anote aí! Quando: De 21 a 26 de setembro de 2023 Onde: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP, 04329-900) Horário: Dia 21 das 15h às 22h e de 22 a 26 de setembro das 13h às 22h (no último dia, o evento encerrará às 21h) Mais informações:no site do evento
Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida
A estreia do estaleiro Fluvimar no São Paulo Boat Show 2023 terá o lançamento de três embarcações, entre pontoons e lancha. As novidades da marca no maior evento náutico da América Latina são o pontoon F Boat 9500 DD, o pontoon F Boat X 9500 e a lancha Cherokee 220.
Além dos novos barcos, o estaleiro paranaense que tem 30 anos de mercado vai mostrar atualizações do pontoon F Boat 9500 e da lancha Cherokee 190 no salão náutico que acontece de 21 a 26 de setembro, no São Paulo Expo.
Barcos da Fluvimar no São Paulo Boat Show 2023
Pontoon F Boat 9500 DD (duplo deck)
Um dos lançamentos da Fluvimar no São Paulo Boat Show 2023, o pontoon F Boat 9500 DD é construído em duralumínio naval e possui 9,5 m de comprimento por 3 m de largura. O trimarã fornece opções de acesso pela proa, bombordo e popa. Além disso, um escorregador parte do deque superior do barco, levando diversão extra aos até 26 passageiros que o barco comporta.
A embarcação possui um banheiro químico e, na área gourmet, destacam-se a churrasqueira em inox a gás, a chopeira e bancada de alumínio com tampa em teca. Quanto a motorização, o usuário poderá escolher entre motores de 200 hp a 400 hp. O modelo será comercializado a partir de R$ 590 mil.
Lancha Cherokee 220
Ideal tanto para pesca como para passeio, a Cherokee 220 é outra novidade da Fluvimar no São Paulo Boat Show 2023. O modelo tem 6,7 m de comprimento, boca de 2,2 m e capacidade para até dez passageiros. A motorização parte dos 175 hp e chega até os 400 hp.
Segundo a marca, a lancha se destaca pelo acabamento, pintura de alto padrão, durabilidade, segurança e estabilidade, além do espaço amplo e uma configuração exclusiva. O modelo terá valores a partir de R$ 225 mil.
Pontoon F Boat X 9500
Último lançamento da Fluvimar no São Paulo Boat Show, o pontoon F Boat X 9500 é construído em duralumínio naval, com costado e convés feitos em fibra. A embarcação possui banheiro químico e promete boa durabilidade, amplo espaço de utilização, segurança, acessibilidade e estabilidade para até 26 passageiros.
Segundo a Fluvimar, o F Boat X 9500, que utiliza motorização de 200 a 400 hp, é o primeiro nesse conceito fabricado no Brasil. As imagens do modelo ainda não foram divulgadas.
Pontoon F Boat 9500
Com 29,5 pés e boca de 3 m, o pontoon F Boat 9500 estará no evento em sua versão atualizada. O barco tem casco trimarã e capacidade para até 26 pessoas navegarem. Com valores a partir de R$ 495 mil, o pontoon comporta motorização de 200 hp a 400 hp.
A embarcação também conta com um banheiro químico, e destacam-se os três bancos em corvim náutico, duas mesas de centro em teca, painel em fibra de vidro (com marcador de combustível) e a poltrona do comandante, giratória.
Lancha Cherokee 190
Também ideal tanto para pesca como para passeio, a lancha Cherokee 190 é mais compacta, e leva até sete passageiros em seus 5,80 m de comprimento e 1,95 m de boca. Com valores a partir de R$ 149 mil, a embarcação possui motorização de 90 hp a 150 hp.
São Paulo Boat Show 2023
O maior e mais importante evento náutico da América Latina está chegando! Após o sucesso histórico do São Paulo Boat Show do ano passado, a 26ª edição será ainda maior e melhor, reunindo os principais players do mercado náutico e quem ama o mundo da navegação em um só lugar.
Com mais de 100 embarcações expostas — de todos os modelos, preços e tamanhos — o São Paulo Boat Show 2023 contará com os principais lançamentos do setor náutico para 2023 e 2024, incluindo jets, motores, equipamentos, brinquedos náuticos, acessórios e serviços para barcos.
O evento receberá ainda as novidades de grandes marcas de luxo no Espaço dos Desejos e vai apresentar atrações de turismo náutico de destinos incríveis pelo Brasil.
Anote aí!
Quando: De 21 a 26 de setembro de 2023 Onde: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP, 04329-900) Horário: Dia 21 das 15h às 22h e de 22 a 26 de setembro das 13h às 22h (no último dia, o evento encerrará às 21h) Mais informações: no site do evento
Inspirados em carros de luxo, os barcosda Seacar estarão pela primeira vez no maior evento náutico da América Latina. O estande da Seacar no São Paulo Boat Show 2023 terá dois barcos expostos: o Seacar Maestry e o Seacar Vehigh. Além deles, os visitantes poderão conferir, em primeira mão, uma maquete do próximo lançamento da marca.
Um dos destaques da Seacar no São Paulo Boat Show 2023, o Seacar Maestry foi lançado no Rio Boat Show deste ano. A embarcação com cara de carro tem design elegante e luxuoso, seguindo a linha dos veículos de luxo que inspiraram a criação do barco.
O Maestry conta com motor hidrojato de 355 hp e alcance de 60 mph na velocidade máxima. o barco é um trimarã muito veloz, capaz de navegar não apenas em águas doces, como lagos e represas, mas até em mar agitado — desde que dentro da área de navegação interior.
Enquanto os modelos atuais da marca têm capacidade para duas pessoas, o próximo lançamento poderá levar até oito pessoas, de acordo com a Seacar. Uma maquete mostrará os detalhes da novidade no São Paulo Boat Show. A previsão de lançamento do novo barco, que ainda não teve o nome nem imagens divulgados, é para abril de 2024.
O interior desta embarcação, segundo a marca, será assinado pela designer Wendy Frota, especialista em reformas e decorações de barcos.
No salão de São Paulo também estará o Seacar Vehigh, modelo de entrada da marca. Além de estilosas, as embarcações tem casco produzido em fiberglass e grafeno — que, além de leve, apresenta um elevado nível de resistência.
São Paulo Boat Show 2023
O maior e mais importante evento náutico da América Latina está chegando! Após o sucesso histórico do São Paulo Boat Show do ano passado, a 26ª edição será ainda maior e melhor, reunindo os principais players do mercado náutico e quem ama o mundo da navegação em um só lugar.
Com mais de 100 embarcações expostas — de todos os modelos, preços e tamanhos — o São Paulo Boat Show 2023 contará com os principais lançamentos do setor náutico para 2023 e 2024, incluindo jets, motores, equipamentos, brinquedos náuticos, acessórios e serviços para barcos.
O evento receberá ainda as novidades de grandes marcas de luxo no Espaço dos Desejos e vai apresentar atrações de turismo náutico de destinos incríveis pelo Brasil.
Anote aí!
Quando: De 21 a 26 de setembro de 2023 Onde: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP, 04329-900) Horário: Dia 21 das 15h às 22h e de 22 a 26 de setembro das 13h às 22h (no último dia, o evento encerrará às 21h) Mais informações: no site do evento
Com um passado luxuoso, o barco Cujo — onde algumas das últimas fotos da princesa Diana foram registradas — agora está no fundo do mar. De acordo com a Times, de Londres, a embarcação afundou após atingir um objeto não identificado, a cerca de 29 quilômetros de Beaulieu-sur-Mer, no litoral francês.
Segundo as autoridades locais, as sete pessoas que estavam no barco foram resgatadas ilesas e levadas até a costa. A embarcação, no entanto, não pôde ser salva e acabou a uma profundidade de quase 2.500 metros. Barcos de resgaste que foram enviados ao local identificaram um vazamento significativo de água no Cujo.
Segundo relatórios franceses, o barco Cujo não estava em boas condições, além de ter problemas de manutenção com frequência. No momento do naufrágio, seu dono havia ativado as bombas e mantido os motores funcionando, mas isso não impediu o naufrágio do barco, afirmou o oficial da polícia.
Barco Cujo ficou famoso 25 anos depois de pronto
Construído na Itália em 1972, o primeiro proprietário do barco Cujo foi John Van Neumann, o empresário que abriu o mercado americano para Porschee Volkswagen. Neumann queria um iate que fosse mais rápido do que qualquer outro na água, em qualquer lugar do mundo — pedido esse que foi atendido pelo estaleiro italiano Baglietto.
O barco que o empresário encomendou foi entregue com motores que atingiam facilmente 42 nós, ou aproximadamente 78 km/h.
Logo, Neumann vendeu o iate para Adnan Kashoggi, que o negociou com seu primo, Dodi Al-Fayed. Após adquirir a embarcação de luxo, Dodi realizou uma reforma total e transformou o iate no queridinho das estrelas de Hollywood, levando diversas celebridades dos quais eram amigos, como Clint Eatswood, Bruce Willis e a própria princesa Diana, para passear por Saint Tropez, na França.
O barco Cujo ganhou mais fama 25 anos após seu lançamento, quando o dono da embarcação e sua namorada, Lady Di, foram flagrados por paparazzi, em agosto de 1997. O casal aproveitou alguns dias de férias a bordo do Cujo e do Jonikal, outro barco da família de Dodi. Poucos dias depois dos cliques, ambos morreram em um acidente de carro no centro de Paris.
Com a morte de Dodi e Diana, em 31 de agosto de 1997, o Cujo caiu em desuso e ficou parado por anos em um armazém do estaleiro CARM, na Itália. O iate foi resgatado pelo primo de Dodi, Moody-Al-Fayed, que gastou cerca de US$ 1 milhão em sua reforma. Em fevereiro de 2020, a embarcação foi leiloada ao colecionador de automóveis britânico Simon Kidston.
Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida
Uma casa completa sobre as águas: essa é a aposta inovadora que a Solara vai apresentar no São Paulo Boat Show 2023. A Solara Boat House será o principal lançamento da marca no maior evento náutico da América Latina, que acontece de 21 a 26 de setembro, no São Paulo Expo.
Construída usando os pontoons da marca como base, a casa-barco promete estabilidade na navegação, uma vez que terá quatro flutuadores de alumínio naval no casco. De acordo com Celso Antunes, da Solara, essa é a primeira vez que uma embarcação do tipo será fabricada no Brasil.
A casa flutuante da Solara vai abrigar dois quartos, sala, cozinha, banheiro, varanda e até terraço. Com 35 pés, boca de 4,12 m e capacidade para 12 pessoas, a Solara Boat House também pode ser equipada com placas solares, para gerar energia de forma mais sustentável.
A embarcação tem espaço ainda para instalação de TVs, fogão, geladeira, micro-ondas e até máquina de lavar roupas. Com motorização de deslocamento a partir de 60 hp, a Solara Boat House será ideal para paradas em píeres e praias.
Já estamos vendendo antes do lançamento, através do projeto e da maquete – Celso Antunes, dealer oficial da Solara no Brasil
Com um parque fabril em Vera Cruz, no Rio Grande do Sul, a Solara Yachts é um dos principais estaleiros do país. Ao todo, já são mais de 1200 barcosda marca navegando pelas águasdo Brasile do mundo e, em breve, a Solara Boat House, grande novidade do estaleiro gaúcho, deverá entrar para essa conta.
São Paulo Boat Show 2023
O maior e mais importante evento náutico da América Latina está chegando! Após o sucesso histórico do São Paulo Boat Show do ano passado, a 26ª edição será ainda maior e melhor, reunindo os principais players do mercado náutico e quem ama o mundo da navegação em um só lugar.
Com mais de 100 embarcações expostas — de todos os modelos, preços e tamanhos — o São Paulo Boat Show 2023 contará com os principais lançamentos do setor náutico para 2023 e 2024, incluindo jets, motores, equipamentos, brinquedos náuticos, acessórios e serviços para barcos.
O evento receberá ainda as novidades de grandes marcas de luxo no Espaço dos Desejos e vai apresentar atrações de turismo náutico de destinos incríveis pelo Brasil.
Anote aí!
Quando: De 21 a 26 de setembro de 2023 Onde: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP, 04329-900) Horário: Dia 21 das 15h às 22h e de 22 a 26 de setembro das 13h às 22h (no último dia, o evento encerrará às 21h) Mais informações: no site do evento
Um triste pedaço da história da escravidão pode ter sido encontrado no Rio de Janeiro, no mar de Angra dos Reis. Um grupo de pesquisadores acredita ter achado a embarcação Brigue Camargo, um navio negreiro afundado em 1852 e que transportava 500 pessoas escravizadas.
Tal embarcação foi roubada nos Estados Unidos pelo comerciante americano Nathaniel Gordon, que transportou ilegalmente centenas de africanos escravizados, partindo de Moçambique até o porto clandestino de Bracuí, localizado em Angra dos Reis, Rio de Janeiro.
As buscas pelo navio Brigue Camargo começaram no ano passado e envolvem uma equipe composta por pesquisadores do Instituto AfrOrigens, da Universidade Federal Fluminense e da Universidade Federal do Sergipe, sem contar o apoio de outras instituições dos Estados Unidos.
Yuri Sanada, co-fundador da AfrOrigens, disse ao site Hyperallergic que os pesquisadores continuam procurando mais resquícios do navio negreiro, visto que a embarcação está afundadana lama.
Nosso plano é remover a lama na próxima fase, em outubro, para vermos a maioria do que há lá embaixo — Yuri Sanada
Os possíveis destroços do naufrágio, que já foram encontrados pelos pesquisadores até este momento, foram apresentados na sede do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, no início do mês de julho.
Importante reconhecimento
Os integrantes da comunidade do Quilombo Santa Rita do Bracuí podem estar perto de descobrir o que aconteceu com os seus antepassados. Eles também fazem parte do projeto envolvendo o navio Brigue Camargo, em que seus descendentes podem ter sido levados à região.
Eles pegaram nosso povo africano do outro lado do Atlântico e trouxeram para cá, por isso estamos aqui hoje e reivindicamos essa terra como comunidade quilombola — Emerson Luiz, ao AfrOrigens
Emerson, integrante do Quilombo Santa Rita do Bracuí ainda contou que, para essa comunidade, a possível identificação do naufrágio representa um reconhecimento de muita importância na história do seu povo.
Que fim levou Nathaniel Gordon?
Vale lembrar que, em 1852, o tráfico escravo já era proibido nas Américas. Mas nada que impedisse que o famigerado Nathaniel Gordon, capitão estadunidense, trouxesse o navio Brigue Camargo com 500 africanos escravizados a bordo até Bracuí.
Acredita-se que o próprio Gordon incendiou e afundou o navio para fugir das autoridades brasileiras, após finalizar o transporte dos escravizados até o porto clandestino. O capitão fugiu vestido de mulher e o naufrágio segue desaparecido quase dois séculos após o acontecimento.
Mas a justiça chegou para Gordon, que, dez anos mais tarde, foi capturado em outra viagem escravagista, sendo preso e condenado a pena capital pelo mesmo crime. Até hoje, ele é o primeiro e único traficante de escravizados condenado à morte na história dos Estados Unidos.
O Rio Tâmisa é um importante rio da Inglaterra, que banha cidades como Oxford e Londrese desagua no mar do Norte. O local, contudo, recebe cerca de 40 milhões de toneladas de esgoto todos os anos. Pensando nisso, uma nova solução de saneamento deve evitar 95% desses derramamentos. Para chamar atenção para esse projeto, uma instalação lotou um dos túneis já prontos de…flores.
A nova obra pretende instalar um encanamento de concreto que vai chegar aos de 25 km de extensão para evitar a poluição do rio oriunda de derramamentos de esgoto. O projeto, além de importante para a despoluição do rio, também favorecerá suas margens.
Tais efeitos ambientais estão sendo ilustrados com uma instalação temporária de arte multissensorial em um dos novos túneis, que agora está repleto de musgo e flores coloridas como heras, samambaias, glicínias e salgueiros-chorões.
Toda essa arte foi criada a partir de resíduos reaproveitados retirados das margens do próprio Tâmisa, em uma colaboração entre a Thames21 (uma instituição de caridade dedicada a melhorar a saúde do Tâmisa) e a Tideway, empresa responsável pelo projeto estrutural.
A Tideway, aliás, trabalhou com artistas para reproduzir dentro do túnel toda a fauna e flora que poderiam ser encontradas ao redor do rio. Dentre eles está o compositor Rob Lewis, responsável pela trilha sonora que dá vida ao “jardim” com sons de pássaros de espécies nativas, águacorrente e o farfalhar das árvores.
O Rio Tâmisa
O Rio Tâmisa é o maior rio da Inglaterra, que banha que banha cidades como Oxford, Windsor e Londres. Aliás, é nesta última que o rio passa por importantes pontos turísticos do país, como a London Eye (maior roda gigante do mundo), o Globe Theatre (teatro originalmente construído em 1599) e o HMS Belfast (navio que foi operado pela Marinha Real Britânica e hoje se encontra ancorado nas margens do Tâmisa).
Sua importância, porém, vai muito além disso. O rio era a principal rota de comércio desta região do velho continente há milhares de anos, antes mesmo de existirem ferrovias e boas estradas para o transporte de mercadorias.
Os portos e as primeiras indústrias da Inglaterra se instalavam às margens do Tâmisa e, muito por isso, atualmente, a região do Vale do Tâmisa (termo que se refere às cidades ao longo do rio) é a mais desenvolvida de todo o Reino Unido.
Apesar de não escapar da ação humana e sofrer com a poluição, atualmente, o Rio Tâmisa é considerado o mais limpo do mundo entre aqueles que cruzam grandes metrópoles.
Uma das primeiras embarcações a remar em Brasília foi encontrada por um grupo de remadores, às margens do Lago Paranoá, localizado na capital federal. O barco, que pode ser tratado como uma relíquia, se trata do “skiff duplo”.
De acordo com o G1, a descoberta foi feita por Fabiano Dias, professor de remo que conduzia sua turma de seis alunos rumo à ponte do Bragueto, saindo de um clube na Asa Norte. Segundo ele, o barco estava próximo de uma área da Universidade de Brasília (UnB).
Fabiano relatou ao G1 que ele e seus alunos avistaram o barco às 6h, com a embarcação abandonada e sem saber a origem da relíquia encontrada. Até que o remador resolveu procurar André Luiz Corrêa, profundo conhecedor da região e dono de outros barcos.
Vindo de uma família de remadores, que desbravou as águas do lago no início da construção de Brasília, André Luiz se espantou com a descoberta. Ele adquiriu o raro skiff duplo em 2013, mas estava desparecido desde abril deste ano.
Alguém foi até o deck, destruiu cinco barcos e, nesse dia, o barco sumiu. — disse André
“Resgate do resgate”
Quando encontrada, a relíquia estava com marcas de desgaste e tinha sinais do tempo, além de muita água na parte de dentro da embarcação, mesmo sem estar submersa. Também não se sabe por onde o barco andou nos últimos quatro meses.
Mas para André, dono do barco, Fabiano realizou um “resgate do resgate”. Ou seja, não foi salvo apenas uma simples embarcação, mas sim um pedaço da história do remo, um dos primeiros a navegar em Brasília.
Eu venho há algum tempo resgatando essa história do remo em Brasília e agora o Fabiano resgatou uma peça, um elemento importante que conta essa história. — contou André ao G1
O que é o skiff duplo?
O skiff duplo é um barco a remo, utilizado no esportede remo competitivo, sendo projetado para duas pessoas impulsionarem o barco remando com dois remos cada, com um em cada mão.
Esses barcos são longos e estreitos, geralmente possuindo uma barbatana na parte traseira, para ajudar a evitar o rolamento e a guinada. Originalmente de madeira, o skiff duplo é quase sempre feito de um material composto, como plástico reforçado com fibra de carbono.
Além disso, o skiff duplo é uma das classes reconhecidas pela Federação Internacional de Remo e pelas Olimpíadas, assim como o skiff simples, quadruplo e outras variações. Com o maior número de atletas no barco, o comprimento e o peso da embarcação aumentam de forma proporcional.
Um fóssil de tartaruga marinha com 150 milhões de anos em perfeito estado de preservação foi encontrado na região da Baviera, no sudeste da Alemanha. A descoberta foi feita por paleontólogos da Universidade de Tübingen e publicada na revista PLOS ONE.
Segundo a pesquisa, a tartaruga vivia no período Jurássico Superior, da era mesozoica, que ocorreu entre 145 e 163 milhões de anos atrás. Além disso, o estudo informa que o fóssil pertencia à espécie Solnhofia parsonsi, o primeiro do gênero com os membros completos e preservados.
No fóssil encontrado é possível observar “dedos empilhados” e os membros anteriores e posteriores comparativamente curtos, que sugerem que a tartaruga viveu perto da costa. Vale lembrar, que as tartarugas marinhas de hoje vivem em mar aberto e possuem barbatanas alongadas.
Nunca antes foi possível descrever um indivíduo Solnhofia no qual as extremidades estão tão completamente preservadas. — Felix Augustin, da Universidade de Tübingen
A carapaça de Solnhofia parsonsi também é claramente visível, sendo possível observar o focinho longo do animal. Sua cabeça é pontiaguda, em formato triangular, medindo um pouco mais de 9 centímetros — quase a metade do comprimento de uma concha.
Solnhofia pode ter usado sua grande cabeça e bico para esmagar alimentos duros, como invertebrados com casca. Mas isso não significa que ela só se alimentasse disso. — Márton Rabi, da Universidade de Tübingen e coautor do estudo.
Paraíso dos fósseis
Não é a primeira vez que um fóssil é encontrado em ótimo estado de preservação na Alemanha, mais especificamente no calcário de Solnhofen, que inclusive, foi inspiração para o gênero da tartaruga encontrada, Solnhofia.
Nessa região, já foram encontrados muitos fósseis de animais a partir de 2001, quando iniciaram as escavações sistemáticas. Nas descobertas, são comuns os achados que contém uma riqueza de detalhes e preservação impressionante.
De acordo com o portal Ecoa, do UOL, nessa região havia um mar raso e tropical, que abrigava ilhas e recifes. Por isso, graças a baixa troca de massas de água com o mar aberto, além da baixa concentração de oxigênio e alta de sal, as plantas e animais que ali viviam mal apodreciam.
De 21 a 26 de setembro, o São Paulo Boat Show 2023 levará ao São Paulo Expo as principais novidades em barcos, acessórios e equipamentos do setor. Para tornar essa experiência ainda mais completa, o visitante do evento contará com condições exclusivas de hospedagem na capital paulista, através da rede de hotéis Meliã e Innside By Meliá, parceiros oficiais do evento.
Serão três opções de hotéis, todos localizados na zona oeste de São Paulo, região que, além de possibilitar fácil acesso ao São Paulo Boat Show 2023, também abriga as mais importantes vias da cidade, com alta variedade de opções de lazer e entretenimento.
As reservas poderão ser realizadas através do link oficial.Basta informar o código Boat Show 2023 para garantir o desconto, conforme as condições de cada unidade, especificadas abaixo:
Meliá Jardim Europa
Deluxe Room (king e/ou Twin com varanda)
Single: R$ 629,00 / Double: R$ 689,00;
Premium King Single: R$ 769,00 / Double: R$ 829,00;
Contatos para reserva: (11) 3702-9627 ou [email protected]
O maior e mais importante evento náutico da América Latina está chegando! Após o sucesso histórico do São Paulo Boat Show do ano passado, a 26ª edição será ainda maior e melhor, reunindo os principais players do mercado náutico e quem ama o mundo da navegação em um só lugar.
Com mais de 100 embarcações expostas — de todos os modelos, preços e tamanhos — o São Paulo Boat Show 2023 contará com os principais lançamentos do setor náutico para 2023 e 2024, incluindo jets, motores, equipamentos, brinquedos náuticos, acessórios e serviços para barcos.
O evento receberá ainda as novidades de grandes marcas de luxo no Espaço dos Desejos e vai apresentar atrações de turismo náutico de destinos incríveis pelo Brasil.
Anote aí!
Quando: De 21 a 26 de setembro de 2023 Onde: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP, 04329-900) Horário: Dia 21 das 15h às 22h e de 22 a 26 de setembro das 13h às 22h (no último dia, o evento encerrará às 21h) Mais informações: no site do evento
No sábado, 29 de julho, o Sunset MT Premium reuniu mais 300 pessoas no Lago do Manso (MT), em um evento que celebrou os 100 barcos da NX Boats vendidos pela MT Premium — revendedora dos barcos da NX no estado do Mato Grosso.
Ao todo, mais de 40 embarcaçõesdo estaleiro pernambucano navegaram pelas águasdo Lago do Manso, sendo que, segundo informações da Marinha, mais de 100 barcos estiveram no local.
Jonas Moura, presidente da NX Boats, esteve presente no evento com a família e entregou a Edmar Curvo, CEO da MT Premium, uma placa comemorativa pela marca de 100 embarcações vendidas pela revendedora na região.
A família NX Boats está muito bem representada no estado, com o trabalho maravilhoso do Edmar Curvo e equipe, que vem transformando a náutica e engajando mais apaixonados em navegação. — Jonas Moura, CEO da NX Boats
Em setembro, mais uma embarcação da NX Boats chegará ao Mato Grosso: a NX50 Invictus Fly. Com a chegada desse modelo à região (o primeiro entregue pela marca), o estaleiro terá toda sua linha navegando no Lago do Manso.
O navio petroleiro FSO Safer (navio tanque-flutuante de armazenamento e descarga) está abandonado há 30 anos, mas agora se tornou uma ameaça real. A embarcação corre o risco de explodir ou derramar uma enorme quantidade de óleo pelo Mar Vermelho, no Iêmen.
Porém, o decadente navio está sendo finalmente descarregado pela ONU (Organização das Nações Unidas). No momento, os especialistas estão trabalhando para remover o petróleo bruto sem que o óleo exploda, o petroleiro se desfaça ou ocorra um derramamento maciço.
Com o objetivo de transferir todo óleo do navio petroleiro abandonado para outra embarcação, o residente e coordenador humanitário da ONU para o Iêmen, David Gressly, disse que a operação está estimada em US$ 141 milhões, quase R$ 700 milhões (valores convertidos em agosto de 2023).
Entretanto, o alto custo da operação ainda sairia mais barato do que um potencial vazamento. O valor da limpeza do incidente é estimado em US$ 20 bilhões, quase R$ 98 bilhões (valores convertidos em agosto de 2023), e se tornaria o quinto maior derramamento de óleo de um navio-tanque na história.
A equipe está bombeando entre 4.000 e 5.000 barris por hora e, até as últimas atualizações, as Nações Unidas já transferiram um terço do petróleo da embarcação, finalizando assim a primeira fase da operação.
The transfer of oil from the FSO Safer to a replacement oil tanker commenced today. After mooring the VLCC Yemen alongside the FSO Safer off Yemen’s Red Sea coast, our SMIT Salvage colleagues have started the ship-to-ship transfer of the more than 1 million barrels of crude oil. pic.twitter.com/HWbaS83xeX
As consequências de um grande derramamento de óleo do navio petroleiro seriam devastadoras, principalmente num país destruído por anos de guerra civil, onde 17 milhões de pessoas precisam de ajuda alimentar.
O derramamento devastaria comunidades pesqueiras na costa do Mar Vermelho do Iêmen, além de expor comunidades inteiras a toxinas com risco de vida, segundo a ONU. Suas consequências também atingiriam as costas da Arábia Saudita, Eritreia, Djibouti e Somália.
Um vazamento dessa magnitude provocaria poluição do ar em grande escala, e geraria a possibilidade do tráfego de navegação vital — através do Estreito de Bab al-Mandab para o Canal de Suez — sofrer prolongadas interrupções, com bilhões de dólares perdidos por dia.
Além disso, as usinas de dessalinização na costa do Mar Vermelho podem ser fechadas, cortando as fontes de água potável para milhões de pessoas. Tamanho impacto ambiental nas águas acabaria com 200 mil meios de subsistência.
Há três décadas atuando no mercado náutico nacional e internacional, a Schaefer Yachts, de Santa Catarina, é mais uma confirmada no São Paulo Boat Show 2023. O maior evento náutico da América Latina acontece de 21 a 26 de setembro no São Paulo Expo, com as principais marcas do setor.
Entre os barcosque o estaleiro catarinense vai levar ao evento está a New Schaefer 375, lançamento mais recente da marca que, segundo mencionou Marcio Schaeferem sua participação no Náutica Trip, “o modelo já desembarcou nos EUA”. Além do lançamento, outras cinco embarcações da marca vão marcar presença em São Paulo: Schaefer 660, Schaefer 510 GT, Schaefer 450, Schaefer V33 e Phantom 400.
Barcos da Schaefer Yachts no São Paulo Boat Show 2023
New Schaefer 375
A New Schaefer 375 é uma lancha com varandas laterais retráteis, que ampliam o espaço na praça de popa e se integram ao cockpit. O barco acomoda até 14 pessoas e conta com um hardtop de acionamento elétrico, que abre o teto solar ao toque de um botão. Seu acesso à proa é feito por uma passagem interna, que garante segurança no barco. O pé direito da embarcação atinge até 1,90 m de altura.
Schaefer 660
Equipada com quatro camarotes e três banheiros, a Schaefer 660 se destaca tanto pelos espaços amplos quanto pela aparência. São 20,12 metros de comprimento total, com 5,15 m de boca máxima (ou 6,41 m com as varandas laterais abertas, com acionamento eletro-hidráulico). O flybridge tem espaço para dez pessoas e, o pernoite, pode ser aproveitado por oito delas. A altura no salão passa dos 2 metros.
Schaefer 510 GT
Com 51 pés, a Schaefer 510 GT foi projetada e construída a partir do feedback que o estaleiro recebeu do mercado norte-americano. A lancha acomoda até 16 pessoas e seis podem dormir a bordo, nas três suítes completas da lancha. A suíte máster está localizada à meia-nau e, lá, a altura alcança os 2,08 m. O salão tem cozinha integrada e é cercado de janelas, oferecendo visão privilegiada do mar e muita luz.
Schaefer 450
A Schaefer 450 se destaca pela suíte máster, à meia-nau, que ocupa toda a boca da embarcação (4,26 m). Também com aberturas laterais para melhor aproveitamento do espaço, a função promete aumentar em 20% a área de popa. O flybridge alia conforto e a comodidade de uma cabinada, sendo que essa é uma das embarcações com flybridge mais confortáveis do mercado brasileiro — na faixa de 45 pés.
Schaefer V33
Lancha brasileira mais vendida nos EUA, a Schaefer V33 é o primeiro barco da Schaefer do tipo walkaround. Um dos destaques da embarcação é o pé-direito, de 1,90 m, que garante um banheiro alto. Valorizando as áreas externas, o barco tem proa aberta e amplo espaço na praça de popa, e, ainda assim, conta com uma cabine para duas pessoas pernoitarem. Aliás, o modelo consegue comportar até 10 pessoas durante o dia.
Phantom 400
Com hard top e uma generosa plataforma com espaço gourmet, o Phanton 400 é mais um barco da Schaefer Yachts no São Paulo Boat Show. A embarcação tem comprimento máximo de 12,25 metros e 3,88 metros de popa, garantindo espaço para 14 pessoas aproveitarem um confortável passeio, sendo que cinco destas podem aproveitar uma noite no barco que alcança os 3 metros de altura.
São Paulo Boat Show 2023
O maior e mais importante evento náutico da América Latina está chegando! Após o sucesso histórico do São Paulo Boat Show do ano passado, a 26ª edição será ainda maior e melhor, reunindo os principais players do mercado náutico e quem ama o mundo da navegação em um só lugar.
Com mais de 100 embarcações expostas — de todos os modelos, preços e tamanhos — o São Paulo Boat Show 2023 contará com os principais lançamentos do setor náutico para 2023 e 2024, incluindo jets, motores, equipamentos, brinquedos náuticos, acessórios e serviços para barcos.
O evento receberá ainda as novidades de grandes marcas de luxo no Espaço dos Desejos e vai apresentar atrações de turismo náutico de destinos incríveis pelo Brasil.
Anote aí!
Quando: De 21 a 26 de setembro de 2023 Onde: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP, 04329-900) Horário: Dia 21 das 15h às 22h e de 22 a 26 de setembro das 13h às 22h (no último dia, o evento encerrará às 21h) Mais informações: no site do evento
A 26ª edição do São Paulo Boat Show vai acontecer de 21 a 26 de setembro, no São Paulo Expo. Durante os seis dias de evento, mais de 100 marcas renomadas vão expor seus últimos lançamentos aos visitantes, que poderão ver de perto o que há de mais sofisticado no setor.
Para os expositores, o São Paulo Boat Show 2023 é a oportunidade de apresentar seus produtos para um público qualificado, que visita o pavilhão em busca do que há de mais novo no mercado, preparado para conhecer novas marcas e, principalmente, fechar negócios pessoalmente.
O salão náutico de São Paulo é a mais importante ferramenta de marketing do mercado náutico brasileiro. Ao longo de sua trajetória, o Boat Show vem construindo uma audiência cada vez mais qualificada e trazendo novos compradores para este mundo, reafirmando a cada ano sua força e importância. – Thalita Vicentini, diretora do Boat Show
Saiba como ser um expositor no São Paulo Boat Show 2023
Para expor sua marca ao lado dos principais nomes do setor náutico do Brasil e do mundo, basta entrar em contato através do email [email protected] ou pelo telefone (11) 2186-1068 e conferir os espaços disponíveis. Mas é preciso correr, pois restam poucas vagas!
São Paulo Boat Show 2023
O maior e mais importante evento náutico da América Latina está chegando! Após o sucesso histórico do São Paulo Boat Show do ano passado, a 26ª edição será ainda maior e melhor, reunindo os principais players do mercado náutico e quem ama o mundo da navegação em um só lugar.
Com mais de 100 embarcações expostas — de todos os modelos, preços e tamanhos — o São Paulo Boat Show 2023 contará com os principais lançamentos do setor náutico para 2023 e 2024, incluindo jets, motores, equipamentos, brinquedos náuticos, acessórios e serviços para barcos.
O evento receberá ainda as novidades de grandes marcas de luxo no Espaço dos Desejos e vai apresentar atrações de turismo náutico de destinos incríveis pelo Brasil.
Anote aí!
Quando: De 21 a 26 de setembro de 2023 Onde: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP, 04329-900) Horário: Dia 21 das 15h às 22h e de 22 a 26 de setembro das 13h às 22h (no último dia, o evento encerrará às 21h) Mais informações: no site do evento
A engenhosidade humana é imparável e o mercado náutico não fica de fora quando o assunto é inovação. Bem por isso, a IZIBoat lançou um catamarã a vela que, além de também contar com um motor elétrico, é portátil e pode ser transportado até mesmo em uma bicicleta.
Com tamanha praticidade, há de se imaginar que o barcoé pequeno e individual — mas não é bem assim. O IZIBoat tem o tamanho ideal para proporcionar um final de semana de curtição para até quatro pessoas em seus 4,8 metros de comprimento e 62 cm de largura. Essas proporções também permitem que a embarcação caiba tranquilamente em uma garagem.
A montagem do IZIBoat é rápida e, segundo a marca, leva apenas 15 minutos. O transporte também é facilitado: o barco pode ser amarrado e arrastado junto com carros e até bicicletas elétricas, já que tem rodas removíveis na parte das boias e pesa 156 kg.
Como navegar com o IZIBoat
Apesar de ser um modelo que conta com um motor elétrico — que alcança uma velocidade de 15 km/h — o IZIBoat também é um barco à vela e, por isso, o condutor precisa saber velejar.
Para facilitar o passeio, o barco possui uma disposição que facilita a posição do velejadore conchas revestidas em cordão de corindo (um tipo de óxido de alumínio resistente ao desgaste) que tornam a chegada à areia mais suave.
Quanto custa navegar no barco portátil?
Apesar de prático, o IZIBoat não é um barco acessível — mesmo que tenha um valor consideravelmente abaixo das embarcações tradicionais. Para navegar no barco elétrico é necessário desembolsar 14 mil euros, cerca de R$ 76 mil (valores convertidos em agosto de 2023).
Um fenômeno curioso foi registrado por remadores nas águas de Florianópolis, em Santa Catarina. As algas no mar criaram uma luz neon em tom azulado, que iluminaram a água e causaram um exótico efeito na Baía Norte.
O fenômeno de Florianópolis foi registrado pelos remadores de um clube de canoagem, às 6h15 da última quarta-feira (26), em Sambaqui. Este efeito faz parte bioluminescência, como é conhecido, causado por microalgas fitoplanctônicas.
Segundo Débora Machado Dutra, uma das proprietárias do clube de canoagem Kanoa Sambaqui, o fenômeno em Florianópolis não é tão incomum quanto se imagina.
Todos os anos nós temos o prazer de presenciar essas luzes azuis neon. Somente nesta semana, vimos três vezes, segunda, terça e quarta. – disse Débora
No entanto, embora tenha visto esse efeito algumas vezes, Débora conta que toda experiência é única. Ela rema há mais de 10 anos e já ouviu relatos do fenômeno em diversos locais da Ilha de Santa Catarina, como Praia da Daniela, Lagoinha do Leste e Barra da Lagoa.
Muitas vezes, não temos motivação para acordar às 5h e ir às 6h para o mar, quase sempre com frio. Mas a natureza sempre nos recompensa, e por isso procuramos cuidar bem do mar – diz a remadora
Como funciona esse fenômeno?
Como mostrado no vídeo, a luz se torna mais intensa conforme aumenta a quantidade de plâncton bioluminescente — produção de luz por organismos vivos. Desse jeito, as criaturas marinhas microscópicas acabam por gerar luz como mecanismo próprio de sobrevivência.
De acordo com Alessandra Larissa D’Oliveira Fonseca, coordenadora do Departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a bioluminescência geralmente ocorre em águas protegidas e quentes.
Embora aconteça em diversas épocas do ano, esse fenômeno é mais comum após o inverno e o início da primavera. O aquecimento das águas, fatores meteorológicos e interferências causadas pela atividade humana também ocasionam esse efeito.
O perfil do Instagram Sea You Under Water, de Sabrina Signer, foi o responsável por compartilhar com milhões de pessoas o vídeo que mostra uma raríssima espécie de estrela-de-penas no oceano. O registro impressionante do animal flutuando na imensidão azul foi feito pela equipe de mergulhadores da qual Sabrina faz parte e já foi visto por mais de 34 milhões de pessoas.
Sabrina, que conta com mais de 120 mil seguidores nas redes sociais, postou o exótico vídeo em sua conta e, desde então, além do impressionante número de visualizações, o conteúdo acumula mais de 2 milhões de curtidas, dezenas de compartilhamentos e milhares de comentários em diversas plataformas.
O vídeo viral, que tem duração de apenas oito segundos, mostra bem de perto o raro animal nadando no oceano, com um texto que pergunta “você já viu uma estrela-de-penas andando?”.
Na legenda da publicação, o perfil explica um pouco sobre o animal, contando que “as estrelas-de-penas são consideradas uma das criaturas marinhas mais legais porque se parecem com plantas.”
Elas têm lindos tentáculos de penas que podem parecer estranhos e impressionantes ao mesmo tempo – publicou o perfil Sea You Under Water.
Com a publicação do raro animal em alta, Sabrina postou um segundo vídeo em suas redes sociais, mostrando outra espécieda mesma classe: os crinoides. Como a própria legenda explica, as estrelas-de-penas “não tem coração, nem olhos ou cérebro”.
Esse animal, que parece com uma samambaia ambulante, é considerado uma equinoderma — o mesmo filo de estrelas, ouriços e pepinos-do-mar — que costumam ficar fixos no solo.
Mas vale lembrar, que algumas espécies da estrela-de-penas se soltam apenas na idade adulta – ou seja, mais raro que o próprio animal, é o registro deles em movimento. Embora a criatura tenha a capacidade de se mover, presumia-se que elas se mexiam de forma extremamente lenta.
Entretanto, como o próprio vídeo mostra, as estrelas-de-penas podem nadar mais rápido do que se imaginava. Segundo foi registrado por cientistas em 2005, o animal chegou a registrar a velocidade de até 5 centímetros/segundo.
O mais recente lançamento da Real Powerboats e alguns dos barcosde sucesso do estaleiro carioca serão expostos no São Paulo Boat Show 2023. Ao todo, oito modelos da marca estarão no maior evento náutico da América Latina: Real 40 Cabriolet (mais recente lançamento do marca), Real 40 Fly, Real 40 HT, Real 365, Real 350, Real 330, Real 280 e Real 275.
Com 37 anos e quase 13 mil barcos na água, a Real Powerboats não poderia deixar de marcar sua presença na 26ª edição do São Paulo Boat Show, que acontece de 21 a 26 de setembro, no São Paulo Expo. Confira, a seguir, todos os modelos do estaleiro que estarão no evento.
Barcos da Real Powerboats no São Paulo Boat Show 2023
Real 40 Cabriolet
A Real 40 Cabrioleté o grande lançamento do estaleiro em 2023. Parte da linha Luxury, a proposta do barco é unir design esportivo com sofisticação. Segundo a marca, a lancha tem como ponto forte o amplo espaço interno. A embarcação também permite que o condutor da lancha navegue em pé, para uma visão mais ampla do lado externo.
Real 40 Fly
Com amplo cockpit e conforto em seus espaços internos, a Real 40 Fly possui uma cabine com 2 m de pé-direito e inclui dois camarotes. A lancha acomoda seis pessoas no pernoite e leva até 18 pessoas para um confortável passeio. O barco tem opção de solário ou dois bancos com mesa na popa, à escolha do cliente, além de opcional de porta fechando o cockpit.
Real 40 HT
Versão da 40 pés com hardtop, a Real 40 HT conta com um camarote na proa, que abriga cama de casal king size, enquanto a cabine à meia-nau tem uma cama de casal e uma cama de solteiro. No salão, uma mesa pode virar mais uma cama. Na proa, o solário tem encosto reclinável e comporta duas pessoas. A popa tem móvel gourmet com pia, geleira e até uma churrasqueira (com opção elétrica ou a carvão).
Real 365
A Real 365 se destaca, principalmente, pela navegação macia em mares agitados. Com espaço suficiente para até 16 pessoas, a lancha garante boa iluminação natural graças as várias janelas distribuídas no costado em ambos os bordos. Tanto na área externa quanto na interna o acabamento é simples, porém, funcional.
Real 35 SD
Com um projeto bem pensado, a Real 35 SD concilia o uso de motores de popa — camuflados sob o espaço gourmet — com um bom aproveitamento da plataforma. A lancha possui uma grande área livre no cockpit que pode acomodar até 16 passageiros. Em dias frios ou chuvosos, o cockpit pode ser quase totalmente fechado por uma capota de lona (apenas a proa fica livre).
Real 330
Dentre os pontos fortes da Real 330 estão o grande e bem aproveitado cockpit (com dois solários e plataforma de popa com 1,40 m de comprimento) e o casco veloz. A embarcação acomoda 14 pessoas, sendo quatro em pernoite em uma cabine com uma cama de casal na proa, conversível em sofá, e outra cama à meia-nau, além de banheiro fechado.
Real 280
Um dos grandes diferenciais da Real 280 é ser um barco com motor de popa sem desperdiçar o espaço da plataforma. Para isso, foi instalado uma plataforma de popa que circunda o motor e que, além de garantir a utilização do local, ainda o protege. A estrutura permite a adição de um móvel gourmet sobre o próprio motor, proporcionando aos passageiros a porção posterior do barco, com uma mesa para quatro convidados.
Real 275
Com design inspirado na versão Real 525, a Real 275 conta com solário e espaço gourmet na popa. O barco tem capacidade para 13 passageiros durante o dia, sendo que dois podem aproveitar o pernoite. A embarcação pode ser impulsionada por um motor de centro-rabeta de 170 a 350 hp.
São Paulo Boat Show 2023
O maior e mais importante evento náutico da América Latina está chegando! Após o sucesso histórico do São Paulo Boat Show do ano passado, a 26ª edição será ainda maior e melhor, reunindo os principais players do mercado náutico e quem ama o mundo da navegação em um só lugar.
Com mais de 100 embarcações expostas — de todos os modelos, preços e tamanhos — o São Paulo Boat Show 2023 contará com os principais lançamentos do setor náutico para 2023 e 2024, incluindo jets, motores, equipamentos, brinquedos náuticos, acessórios e serviços para barcos.
O evento receberá ainda as novidades de grandes marcas de luxo no Espaço dos Desejos e vai apresentar atrações de turismo náutico de destinos incríveis pelo Brasil.
Anote aí!
Quando: De 21 a 26 de setembro de 2023 Onde: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP, 04329-900) Horário: Dia 21 das 15h às 22h e de 22 a 26 de setembro das 13h às 22h (no último dia, o evento encerrará às 21h) Mais informações: no site do evento
Navios naufragados sempre despertam interesse por seus possíveis segredos escondidos, ainda mais quando se trata de uma embarcação de quase 300 anos atrás. Naufragado desde 1740, o navio Rooswijk tinha mais do que segredos: portava cerca de 2.500 artefatos, como centenas de lâminas de sabre e milhares de moedas.
Antes deteriorados por crustáceos, os itens antigos revelaram desenhos e detalhes impressionantes para a época. Vale ressaltar que a embarcação acabou presa na areia, sendo despedaçada pela força do mar ao passar do tempo.
Descoberto em 2005 por um mergulhador, o navio Rooswijk é pertencente à Companhia Holandesa das Índias Orientais e está há cerca de 25 metros de profundidade do mar, na costa de Kent, na Inglaterra. Tamanha profundidade fez com que Martijn Manders, líder do projeto na Agência de Patrimônio da Holanda, exaltasse a operação.
O naufrágio de Rooswijk está a aproximadamente 25 metros de profundidade em um ambiente altamente dinâmico. É preciso muito esforço para escavar um naufrágio nessas condições – Martijn Manders.
Um dos cinco baús resgatados do mar continha cerca de 100 lâminas de sabre. Além disso, quase 2 mil moedas de prata foram recuperadas por equipes britânicas e holandesas entre 2017 e 2018. Acredita-se que metade do dinheiro a bordo era contrabandeado da Cidade do México.
O processo de recuperação está sendo feito pelo Historic England’s Research Facility, no Reino Unido. Com ferramentas de alta tecnologia, os especialistas em conservação removeram as grossas camadas de conchas e pedras que se acumularam nas peças ao longo dos séculos.
Após o trabalho de limpeza, as lâminas das armas revelaram gravuras como lua, sol, estrelas e até mesmo cobras. Além disso, os sabres estavam sem punho, sendo difícil saber se seriam usados por soldados ou vendidos.
Tem sido fascinante revelar lentamente os muitos segredos escondidos por centenas de anos dentro dos objetos encontrados dentro do local do naufrágio de Rooswijk – Angela Middleton, conservadora arqueológica sênior da Historic England.
História do Rooswijk
Pertencente a Companhia Holandesa das Índias Orientais, o navio Rooswijk naufragou em 1740, quando viajava de Texel, na Holanda, rumo a Jacarta, da Indonésia. Na ocasião, a embarcação acabou presa na areia de Goodwin Sands, na Inglaterra, sendo despedaçada pela força do mar.
O desastre matou todos os 237 tripulantes a bordo, incluindo o capitão Daniel Ronzieres, Gerrit Hendrick Huffelman, responsável pela prestação de cuidados médicos e Pieter Calmer, um marinheiro que já havia sobrevivido ao naufrágio de Westerwijk.
Até então, o navio Rooswijk estava em sua segunda viagem para o leste, afundando cerca de 8km do continente britânico. O naufrágio ocorreu em 9 de janeiro de 1740, mas só veio a ser descoberto em 2004, por um mergulhador armador, no extremo nordeste de Kellett Gut, Reino Unido.
Alcançando uma marca histórica de 50 edições, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela (SIVI) chegou ao fim após sete dias de competição. Quabrando muitos recordes, a 50ª edição da SIVI foi concluída com uma regata ao sul da ilha, envolvendo os 130 barcosinscritos nesta que é a principal competição de vela oceânica do continente.
A SIVI teve início com a ação social Vela do Amanhã, um dia antes das competições, no dia 22. Na regata, 160 crianças foram levadas para navegar ao lado de velejadores experientes, como o medalhista de bronze pan-americano Samuel Albrecht.
Nesta edição, o evento recebeu ainda uma tripulação composta 100% por mulheres e provas especiais, como os 100 anos do Atrevida Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil e as regatas Eduardo Souza Ramos e Mitsubishi, além da primeira edição da Regata dos Bairros, iniciativa do diretor técnico da SIVI, Cuca Sodré.
Apesar de ter tido um início com ventos fracos etemperaturas altas, a Semana Internacional de Vela tomou outros rumos em sua reta final, com dias gelados e chuvosos. Para Cuca Sodré, ”foi uma competição de alto nível em todas as classes. Os velejadores puderam correr em diferentes tipos de vento e condições, bem como em percursos de média e longa duração.”
O que mais chamou a atenção foi o clima de amizade neste que é o grande encontro da vela da América do Sul’ – Cuca Sodré, diretor técnico da SIVI.
Resultados da 50ª edição da SIVI
Repetindo o resultado de 2022, o gaúcho Crioulagarantiu o título de campeão geral da competição com seu TP52. A equipe se sagrou vencedora na Alcatrazes por Boreste, Regata Eduardo Souza Ramos e Mitsubishi.
O Madrugada, barco histórico que já foi homenageado pela SIVI, garantiu o título de campeão geral do RGS e dos Clássicos. “Deu tudo certo, tripulação entrosada e um projeto de barco vencedor. Estamos contentes”, comentou Niels Rump, líder do Madrugada.
Dentre os 130 barcos presentes na SIVI, 12 vieram da argentina e apenas um deles se sagrou campeão, o Odoya, na Bico de Proa. Já na C30, que teve recorde de participações com oito barcos, o Loyalt 06 venceu a prova e contou com uma combinação de resultados para deixar o Tonka com a medalha de prata.
Nos monotipos da HPE25, a comissão realizou cinco regatas e o vencedor foi o Crazy Phoenix, seguido por Espetáculo e Ginga. Entre os multicascos, o Mente Sã foi o campeão de 2023 superando o Savage.
No Campeonato por Equipes, a competição reuniu 12 trios de veleirose somou as pontuações de cada um nas classes ORC, Bico de Proa e RGS. O trio RISC 2023, formado por Phoenix, Pangea Speed Max Racing e Invocado ficou com o ouro com 33 pontos. Em segundo, ficou o Porto Alegre, com os veleiros Almadia, Kamikaze e Madrugada, com 93 pontos. O terceiro foi o Vela Top de Kaupê, Sossegado e Phytoervas.
A primeira edição da Regata dos Bairros teve o HPE 25 Ginga como barco vencedor representando a Escola Municipal Carolina Moraes Silva, localizada no Centro Histórico de Ilhabela.
Classificação geral
ORC GERAL
1º – Crioula – 6 pontos
2º – Phoenix 44 – 19 pontos
3º – Phytoervas – 21 pontos
ORC A
1º – Crioula – 6 pontos
2º – Phoenix 44 – 17 pontos
3º – Sandokan – 21 pontos
ORC B
1º – Kamikaze – 12 pontos
2º -+Bravíssimo – 12 pontos
3º – Asbar IV – 17 pontos
Multicascos
1º – Mente Sã – 4 pontos
2º – Savage – 10 pontos
C30
1º – Loyalty 06 – 18 pontos
2º – Tonka – 19 pontos
3º – Katana – 20 pontos pontos
HPE25
1º – Crazy Phoenix – 5 pontos
2º – Espetáculo – 9 pontos
3º – Ginga – 13 pontos
Campeonato por Equipes
1º – RISC 2023 – 33 pontos
2º – Porto Alegre – 93 pontos
3º – Vela Top – 121 pontos
Super 40
1º – Phytoervas – 5 pontos
2º – Argos – 9 pontos
3º – Inaê Transbrasa – 17 pontos
Clássicos
1º – Madrugada – 4 pontos
2º – Pepa XXI- 9 pontos
3º – Kameha Meha – 10 pontos
Clássicos A
1º – Pepa XXI- 5 pontos
2º – Atrevida – 11 pontos
RGS Geral
1º – Madrugada – 7 pontos
2º – Pangea Speed Max Racing – 8 pontos
3º – Dona Marina – 8 pontos
RGS A
1º – Pangea Speed Max Racing – 6 pontos
2º – Dona Marina – 6 pontos
3º – Zeus – 14 pontos
RGS B
1º – Azimute – 5 pontos
2º – Orion – 8 pontos
3º – Tanuki – 15 pontos
RGS C
1º – Plancton – 5 pontos
2º – Rainha – 8 pontos
3º – Comanda – 10 pontos
Bico de Proa A
1º – Blue Wind – 7 pontos
2º – Invocado – 7 pontos
3º – Inaê 50 – 26 pontos
Bico de Proa B
1º – Odoya – 7 pontos
2º – Sirocco – 10 pontos
3º – Tuchaua – 11 pontos
Bico de Proa C
1º – Cambada I – 5 pontos
2º – Helios II – 14 pontos
3º – Almadia – 14 pontos
Ilhabela: Capital da Vela é repleta de belezas naturais
Lindas praias, recortadas por vegetação abundante e um mar de verde intenso são alguns dos cenários de Ilhabela, um dos refúgios mais belos do litoral norte de São Paulo. A cidade abriga mais de 50 praias, metade delas ainda praticamente virgens, e cachoeiras abundantes.
A equipe de NÁUTICA preparou uma seleção especial de passeios por Ilhabela para quem for visitar a Capital da Vela durante a 50ª edição da competição. São, ao todo, mais de 20 dicas para curtir a ilha. Confira nosso roteiro completo por Ilhabela.
50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela
Para a edição de 2023 da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, estão convidadas as classes HPE30, ORC, Clássicos, C30, BRA-RGS, Bico de Broa, Multicascos, HPE25 e VPRS. Os mais de 100 barcos esperados participarão de regatas em percursos variados ao longo da semana.
Além das competições, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela também oferece uma série de atividades culturais e sociais dentro e fora do Yacht Club de Ilhabela, como shows, exposições e palestras.
A organização fará, ao longo da semana, regatas de acordo com as condições de mar e vento, podendo ser no Canal de São Sebastião ou nas raias mais ao norte e ao sul da ilha.
A NÁUTICA usa cookies para proporcionar a melhor experiência possível em nosso portal. Ao utilizar o nautica.com.br você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para mais informações sobre como isso funciona, clique em "Política de privacidade".OkPolítica de Privacidade