Barco onde a princesa Diana passou suas últimas férias naufraga no Mediterrâneo

Conheça história da embarcação em que a princesa de Gales foi flagrada com o namorado Dodi, no verão de 1997

08/08/2023

Com um passado luxuoso, o barco Cujo — onde algumas das últimas fotos da princesa Diana foram registradas — agora está no fundo do mar. De acordo com a Times, de Londres, a embarcação afundou após atingir um objeto não identificado, a cerca de 29 quilômetros de Beaulieu-sur-Mer, no litoral francês.

Segundo as autoridades locais, as sete pessoas que estavam no barco foram resgatadas ilesas e levadas até a costa. A embarcação, no entanto, não pôde ser salva e acabou a uma profundidade de quase 2.500 metros. Barcos de resgaste que foram enviados ao local identificaram um vazamento significativo de água no Cujo.

Foto: Divulgação/ Guarda do Alpes Marítimos

Segundo relatórios franceses, o barco Cujo não estava em boas condições, além de ter problemas de manutenção com frequência. No momento do naufrágio, seu dono havia ativado as bombas e mantido os motores funcionando, mas isso não impediu o naufrágio do barco, afirmou o oficial da polícia.

Barco Cujo ficou famoso 25 anos depois de pronto

Construído na Itália em 1972, o primeiro proprietário do barco Cujo foi John Van Neumann, o empresário que abriu o mercado americano para Porsche e Volkswagen. Neumann queria um iate que fosse mais rápido do que qualquer outro na água, em qualquer lugar do mundo — pedido esse que foi atendido pelo estaleiro italiano Baglietto.

Foto: Raphael Montigneaux/ Reprodução

O barco que o empresário encomendou foi entregue com motores que atingiam facilmente 42 nós, ou aproximadamente 78 km/h.

Logo, Neumann vendeu o iate para Adnan Kashoggi, que o negociou com seu primo, Dodi Al-Fayed. Após adquirir a embarcação de luxo, Dodi realizou uma reforma total e transformou o iate no queridinho das estrelas de Hollywood, levando diversas celebridades dos quais eram amigos, como Clint Eatswood, Bruce Willis e a própria princesa Diana, para passear por Saint Tropez, na França.

 

O barco Cujo ganhou mais fama 25 anos após seu lançamento, quando o dono da embarcação e sua namorada, Lady Di, foram flagrados por paparazzi, em agosto de 1997. O casal aproveitou alguns dias de férias a bordo do Cujo e do Jonikal, outro barco da família de Dodi. Poucos dias depois dos cliques, ambos morreram em um acidente de carro no centro de Paris.

 

Com a morte de Dodi e Diana, em 31 de agosto de 1997, o Cujo caiu em desuso e ficou parado por anos em um armazém do estaleiro CARM, na Itália. O iate foi resgatado pelo primo de Dodi, Moody-Al-Fayed, que gastou cerca de US$ 1 milhão em sua reforma. Em fevereiro de 2020, a embarcação foi leiloada ao colecionador de automóveis britânico Simon Kidston.

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

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    Lançamento de casa flutuante é o destaque da Solara no São Paulo Boat Show 2023

    Aposta inovadora da marca, Boat House tem 35 pés e poderá ser vista de perto de 21 a 26 de setembro

    Uma casa completa sobre as águas: essa é a aposta inovadora que a Solara vai apresentar no São Paulo Boat Show 2023. A Solara Boat House será o principal lançamento da marca no maior evento náutico da América Latina, que acontece de 21 a 26 de setembro, no São Paulo Expo.

    Construída usando os pontoons da marca como base, a casa-barco promete estabilidade na navegação, uma vez que terá quatro flutuadores de alumínio naval no casco. De acordo com Celso Antunes, da Solara, essa é a primeira vez que uma embarcação do tipo será fabricada no Brasil.

    A casa flutuante da Solara vai abrigar dois quartos, sala, cozinha, banheiro, varanda e até terraço. Com 35 pés, boca de 4,12 m e capacidade para 12 pessoas, a Solara Boat House também pode ser equipada com placas solares, para gerar energia de forma mais sustentável.

    A embarcação tem espaço ainda para instalação de TVs, fogão, geladeira, micro-ondas e até máquina de lavar roupas. Com motorização de deslocamento a partir de 60 hp, a Solara Boat House será ideal para paradas em píeres e praias.

    Já estamos vendendo antes do lançamento, através do projeto e da maquete – Celso Antunes, dealer oficial da Solara no Brasil

    Com um parque fabril em Vera Cruz, no Rio Grande do Sul, a Solara Yachts é um dos principais estaleiros do país. Ao todo, já são mais de 1200 barcos da marca navegando pelas águas do Brasil e do mundo e, em breve, a Solara Boat House, grande novidade do estaleiro gaúcho, deverá entrar para essa conta.


    São Paulo Boat Show 2023

    O maior e mais importante evento náutico da América Latina está chegando! Após o sucesso histórico do São Paulo Boat Show do ano passado, a 26ª edição será ainda maior e melhor, reunindo os principais players do mercado náutico e quem ama o mundo da navegação em um só lugar.

     

    Com mais de 100 embarcações expostas — de todos os modelos, preços e tamanhos — o São Paulo Boat Show 2023 contará com os principais lançamentos do setor náutico para 2023 e 2024, incluindo jets, motores, equipamentos, brinquedos náuticos, acessórios e serviços para barcos.

     

    O evento receberá ainda as novidades de grandes marcas de luxo no Espaço dos Desejos e vai apresentar atrações  de turismo náutico de destinos incríveis pelo Brasil.

     

    Anote aí!

    Quando: De 21 a 26 de setembro de 2023
    Onde: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP, 04329-900)
    Horário: Dia 21 das 15h às 22h e de 22 a 26 de setembro das 13h às 22h (no último dia, o evento encerrará às 21h)
    Mais informações: no site do evento

     

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      Último navio negreiro a vir ao Brasil pode ter sido encontrado no Rio de Janeiro

      Pesquisadores acreditam ter achado o navio Brigue Camargo, que transportou 500 pessoas escravizadas no século 19

      07/08/2023

      Um triste pedaço da história da escravidão pode ter sido encontrado no Rio de Janeiro, no mar de Angra dos Reis. Um grupo de pesquisadores acredita ter achado a embarcação Brigue Camargo, um navio negreiro afundado em 1852 e que transportava 500 pessoas escravizadas.

      Tal embarcação foi roubada nos Estados Unidos pelo comerciante americano Nathaniel Gordon, que transportou ilegalmente centenas de africanos escravizados, partindo de Moçambique até o porto clandestino de Bracuí, localizado em Angra dos Reis, Rio de Janeiro.

      As buscas pelo navio Brigue Camargo começaram no ano passado e envolvem uma equipe composta por pesquisadores do Instituto AfrOrigens, da Universidade Federal Fluminense e da Universidade Federal do Sergipe, sem contar o apoio de outras instituições dos Estados Unidos.

      Yuri Sanada, co-fundador da AfrOrigens, disse ao site Hyperallergic que os pesquisadores continuam procurando mais resquícios do navio negreiro, visto que a embarcação está afundada na lama.

      Nosso plano é remover a lama na próxima fase, em outubro, para vermos a maioria do que há lá embaixo — Yuri Sanada

      Os possíveis destroços do naufrágio, que já foram encontrados pelos pesquisadores até este momento, foram apresentados na sede do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, no início do mês de julho.

      Importante reconhecimento

      Foto: AfrOrigens/ Reprodução

      Os integrantes da comunidade do Quilombo Santa Rita do Bracuí podem estar perto de descobrir o que aconteceu com os seus antepassados. Eles também fazem parte do projeto envolvendo o navio Brigue Camargo, em que seus descendentes podem ter sido levados à região.

      Eles pegaram nosso povo africano do outro lado do Atlântico e trouxeram para cá, por isso estamos aqui hoje e reivindicamos essa terra como comunidade quilombola — Emerson Luiz, ao AfrOrigens

      Emerson, integrante do Quilombo Santa Rita do Bracuí ainda contou que, para essa comunidade, a possível identificação do naufrágio representa um reconhecimento de muita importância na história do seu povo.

      Que fim levou Nathaniel Gordon?

      Ilustração da execução de Nathaniel Gordon. Foto: Cortesia da Divisão de Fotografias e Impressões, Schomburg Center for Research in Black Culture, The New York Public Library/ Reprodução

      Vale lembrar que, em 1852, o tráfico escravo já era proibido nas Américas. Mas nada que impedisse que o famigerado Nathaniel Gordon, capitão estadunidense, trouxesse o navio Brigue Camargo com 500 africanos escravizados a bordo até Bracuí.

      Acredita-se que o próprio Gordon incendiou e afundou o navio para fugir das autoridades brasileiras, após finalizar o transporte dos escravizados até o porto clandestino. O capitão fugiu vestido de mulher e o naufrágio segue desaparecido quase dois séculos após o acontecimento.

       

      Mas a justiça chegou para Gordon, que, dez anos mais tarde, foi capturado em outra viagem escravagista, sendo preso e condenado a pena capital pelo mesmo crime. Até hoje, ele é o primeiro e único traficante de escravizados condenado à morte na história dos Estados Unidos.

       

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        Projeto em prol do Rio Tâmisa leva flores às profundezas de esgoto em Londres

        Instalação ressalta nova solução de saneamento que deve evitar 95% dos derramamentos no rio

        06/08/2023

        O Rio Tâmisa é um importante rio da Inglaterra, que banha cidades como Oxford e Londres e desagua no mar do Norte. O local, contudo, recebe cerca de 40 milhões de toneladas de esgoto todos os anos. Pensando nisso, uma nova solução de saneamento deve evitar 95% desses derramamentos. Para chamar atenção para esse projeto, uma instalação lotou um dos túneis já prontos de…flores.

        A nova obra pretende instalar um encanamento de concreto que vai chegar aos de 25 km de extensão para evitar a poluição do rio oriunda de derramamentos de esgoto. O projeto, além de importante para a despoluição do rio, também favorecerá suas margens.

        Foto: Instagram @tidewaylondon / Reproduçaõ

        Tais efeitos ambientais estão sendo ilustrados com uma instalação temporária de arte multissensorial em um dos novos túneis, que agora está repleto de musgo e flores coloridas como heras, samambaias, glicínias e salgueiros-chorões.

        Foto: Instagram @tidewaylondon / Reproduçaõ

        Toda essa arte foi criada a partir de resíduos reaproveitados retirados das margens do próprio Tâmisa, em uma colaboração entre a Thames21 (uma instituição de caridade dedicada a melhorar a saúde do Tâmisa) e a Tideway, empresa responsável pelo projeto estrutural.


        A Tideway, aliás, trabalhou com artistas para reproduzir dentro do túnel toda a fauna e flora que poderiam ser encontradas ao redor do rio. Dentre eles está o compositor Rob Lewis, responsável pela trilha sonora que dá vida ao “jardim” com sons de pássaros de espécies nativas, água corrente e o farfalhar das árvores.

        O Rio Tâmisa

        O Rio Tâmisa é o maior rio da Inglaterra, que banha que banha cidades como Oxford, Windsor e Londres. Aliás, é nesta última que o rio passa por importantes pontos turísticos do país, como a London Eye (maior roda gigante do mundo), o Globe Theatre (teatro originalmente construído em 1599) e o HMS Belfast (navio que foi operado pela Marinha Real Britânica e hoje se encontra ancorado nas margens do Tâmisa).

        Sua importância, porém, vai muito além disso. O rio era a principal rota de comércio desta região do velho continente há milhares de anos, antes mesmo de existirem ferrovias e boas estradas para o transporte de mercadorias.

         

        Os portos e as primeiras indústrias da Inglaterra se instalavam às margens do Tâmisa e, muito por isso, atualmente, a região do Vale do Tâmisa (termo que se refere às cidades ao longo do rio) é a mais desenvolvida de todo o Reino Unido.

         

        Apesar de não escapar da ação humana e sofrer com a poluição, atualmente, o Rio Tâmisa é considerado o mais limpo do mundo entre aqueles que cruzam grandes metrópoles.

         

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          Grupo de remadores encontra barco relíquia da década de 70

          A embarcação estava desaparecida há quatro meses em Brasília, segundo o dono

          05/08/2023

          Uma das primeiras embarcações a remar em Brasília foi encontrada por um grupo de remadores, às margens do Lago Paranoá, localizado na capital federal. O barco, que pode ser tratado como uma relíquia, se trata do “skiff duplo”.

          De acordo com o G1, a descoberta foi feita por Fabiano Dias, professor de remo que conduzia sua turma de seis alunos rumo à ponte do Bragueto, saindo de um clube na Asa Norte. Segundo ele, o barco estava próximo de uma área da Universidade de Brasília (UnB).

          Foto: TV Globo/ Reprodução

          Fabiano relatou ao G1 que ele e seus alunos avistaram o barco às 6h, com a embarcação abandonada e sem saber a origem da relíquia encontrada. Até que o remador resolveu procurar André Luiz Corrêa, profundo conhecedor da região e dono de outros barcos.

          Vindo de uma família de remadores, que desbravou as águas do lago no início da construção de Brasília, André Luiz se espantou com a descoberta. Ele adquiriu o raro skiff duplo em 2013, mas estava desparecido desde abril deste ano.

          Alguém foi até o deck, destruiu cinco barcos e, nesse dia, o barco sumiu. — disse André

          “Resgate do resgate”

          Quando encontrada, a relíquia estava com marcas de desgaste e tinha sinais do tempo, além de muita água na parte de dentro da embarcação, mesmo sem estar submersa. Também não se sabe por onde o barco andou nos últimos quatro meses.

          Foto: Acervo família Sady Cayres Berber/ND

          Mas para André, dono do barco, Fabiano realizou um “resgate do resgate”. Ou seja, não foi salvo apenas uma simples embarcação, mas sim um pedaço da história do remo, um dos primeiros a navegar em Brasília.

          Eu venho há algum tempo resgatando essa história do remo em Brasília e agora o Fabiano resgatou uma peça, um elemento importante que conta essa história. — contou André ao G1

          O que é o skiff duplo?

          O skiff duplo é um barco a remo, utilizado no esporte de remo competitivo, sendo projetado para duas pessoas impulsionarem o barco remando com dois remos cada, com um em cada mão.

          Foto: COB/Divulgação

          Esses barcos são longos e estreitos, geralmente possuindo uma barbatana na parte traseira, para ajudar a evitar o rolamento e a guinada. Originalmente de madeira, o skiff duplo é quase sempre feito de um material composto, como plástico reforçado com fibra de carbono.

           

          Além disso, o skiff duplo é uma das classes reconhecidas pela Federação Internacional de Remo e pelas Olimpíadas, assim como o skiff simples, quadruplo e outras variações. Com o maior número de atletas no barco, o comprimento e o peso da embarcação aumentam de forma proporcional.

           

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            Fóssil de tartaruga marinha com 150 milhões de anos é encontrado na Alemanha

            Segundo paleontólogos da Universidade de Türbingen, o achado está em perfeitas condições

            04/08/2023

            Um fóssil de tartaruga marinha com 150 milhões de anos em perfeito estado de preservação foi encontrado na região da Baviera, no sudeste da Alemanha. A descoberta foi feita por paleontólogos da Universidade de Tübingen e publicada na revista PLOS ONE.

            Segundo a pesquisa, a tartaruga vivia no período Jurássico Superior, da era mesozoica, que ocorreu entre 145 e 163 milhões de anos atrás. Além disso, o estudo informa que o fóssil pertencia à espécie Solnhofia parsonsi, o primeiro do gênero com os membros completos e preservados.

            Foto: Universidade de Tübingen/Divulgação

            No fóssil encontrado é possível observar “dedos empilhados” e os membros anteriores e posteriores comparativamente curtos, que sugerem que a tartaruga viveu perto da costa. Vale lembrar, que as tartarugas marinhas de hoje vivem em mar aberto e possuem barbatanas alongadas.

            Nunca antes foi possível descrever um indivíduo Solnhofia no qual as extremidades estão tão completamente preservadas. — Felix Augustin, da Universidade de Tübingen

            A carapaça de Solnhofia parsonsi também é claramente visível, sendo possível observar o focinho longo do animal. Sua cabeça é pontiaguda, em formato triangular, medindo um pouco mais de 9 centímetros — quase a metade do comprimento de uma concha.

            Solnhofia pode ter usado sua grande cabeça e bico para esmagar alimentos duros, como invertebrados com casca. Mas isso não significa que ela só se alimentasse disso. — Márton Rabi, da Universidade de Tübingen e coautor do estudo.

            Paraíso dos fósseis

            Não é a primeira vez que um fóssil é encontrado em ótimo estado de preservação na Alemanha, mais especificamente no calcário de Solnhofen, que inclusive, foi inspiração para o gênero da tartaruga encontrada, Solnhofia.

            Reconstrução do habitat de Solnhofia parsonsi há 150 milhões de anos. Foto: Universidade de Tübingen/Peter Nickolaus

            Nessa região, já foram encontrados muitos fósseis de animais a partir de 2001, quando iniciaram as escavações sistemáticas. Nas descobertas, são comuns os achados que contém uma riqueza de detalhes e preservação impressionante.

             

            De acordo com o portal Ecoa, do UOL, nessa região havia um mar raso e tropical, que abrigava ilhas e recifes. Por isso, graças a baixa troca de massas de água com o mar aberto, além da baixa concentração de oxigênio e alta de sal, as plantas e animais que ali viviam mal apodreciam.

             

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              Vai visitar o São Paulo Boat Show? Garanta descontos exclusivos com os hotéis oficiais do evento

              Maior evento náutico da América Latina terá parceria com as redes de hotéis Meliã e INNSiDE By Meliá em 2023

              De 21 a 26 de setembro, o São Paulo Boat Show 2023 levará ao São Paulo Expo as principais novidades em barcos, acessórios e equipamentos do setor. Para tornar essa experiência ainda mais completa, o visitante do evento contará com condições exclusivas de hospedagem na capital paulista, através da rede de hotéis Meliã e Innside By Meliá, parceiros oficiais do evento.

              Serão três opções de hotéis, todos localizados na zona oeste de São Paulo, região que, além de possibilitar fácil acesso ao São Paulo Boat Show 2023, também abriga as mais importantes vias da cidade, com alta variedade de opções de lazer e entretenimento.

              Foto: melia.com / Reprodução

              As reservas poderão ser realizadas através do link oficial. Basta informar o código Boat Show 2023 para garantir o desconto, conforme as condições de cada unidade, especificadas abaixo:

              Meliá Jardim Europa

              Deluxe Room (king e/ou Twin com varanda)

              Single: R$ 629,00 / Double: R$ 689,00;
              Premium King Single: R$ 769,00 / Double: R$ 829,00;
              Contatos para reserva: (11) 3702-9627 ou [email protected]

              Foto: melia.com / Reprodução

              Innside Itaim

              Twin, Queen e Queen com Varanda

              Single: R$ 529,00 / Double: R$ 589,00

              Innside King

              Single: R$ 639,00 / Double: R$ 699,00

              Contatos para reserva: (11) 3702-9627 ou [email protected]

              Foto: melia.com / Reprodução

              Innside Iguatemi

              Twin, Queen e Queen com Varanda

              Single: R$ 529,00 / Double: R$ 589,00

              Innside King

              Single R$ 639,00 / Double – R$ 699,00

              Contatos para reserva: (11) 3704-5100 ou [email protected]

              Foto: melia.com / Reprodução

              São Paulo Boat Show 2023

              O maior e mais importante evento náutico da América Latina está chegando! Após o sucesso histórico do São Paulo Boat Show do ano passado, a 26ª edição será ainda maior e melhor, reunindo os principais players do mercado náutico e quem ama o mundo da navegação em um só lugar.

               

              Com mais de 100 embarcações expostas — de todos os modelos, preços e tamanhos — o São Paulo Boat Show 2023 contará com os principais lançamentos do setor náutico para 2023 e 2024, incluindo jets, motores, equipamentos, brinquedos náuticos, acessórios e serviços para barcos.

               

              O evento receberá ainda as novidades de grandes marcas de luxo no Espaço dos Desejos e vai apresentar atrações  de turismo náutico de destinos incríveis pelo Brasil.

               

              Anote aí!

              Quando: De 21 a 26 de setembro de 2023
              Onde: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP, 04329-900)
              Horário: Dia 21 das 15h às 22h e de 22 a 26 de setembro das 13h às 22h (no último dia, o evento encerrará às 21h)
              Mais informações: no site do evento

               

              Náutica Responde

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                Sunset MT Premium reuniu mais de 40 embarcações da NX Boats no Lago do Manso

                Evento comemorou os 100 barcos vendidos pela revendedora da marca na região

                No sábado, 29 de julho, o Sunset MT Premium reuniu mais 300 pessoas no Lago do Manso (MT), em um evento que celebrou os 100 barcos da NX Boats vendidos pela MT Premium — revendedora dos barcos da NX no estado do Mato Grosso.

                Ao todo, mais de 40 embarcações do estaleiro pernambucano navegaram pelas águas do Lago do Manso, sendo que, segundo informações da Marinha, mais de 100 barcos estiveram no local.

                Foto: MT Premium / Divulgação

                Jonas Moura, presidente da NX Boats, esteve presente no evento com a família e entregou a Edmar Curvo, CEO da MT Premium, uma placa comemorativa pela marca de 100 embarcações vendidas pela revendedora na região.

                A família NX Boats está muito bem representada no estado, com o trabalho maravilhoso do Edmar Curvo e equipe, que vem transformando a náutica e engajando mais apaixonados em navegação. — Jonas Moura, CEO da NX Boats


                Em setembro, mais uma embarcação da NX Boats chegará ao Mato Grosso: a NX50 Invictus Fly. Com a chegada desse modelo à região (o primeiro entregue pela marca), o estaleiro terá toda sua linha navegando no Lago do Manso.

                 

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                  Abandonado há 30 anos, navio petroleiro pode causar catástrofe ambiental na África

                  Embarcação que carrega um milhão de barris de petróleo pode provocar um desastre ecológico, diz ONU

                  03/08/2023

                  O navio petroleiro FSO Safer (navio tanque-flutuante de armazenamento e descarga) está abandonado há 30 anos, mas agora se tornou uma ameaça real. A embarcação corre o risco de explodir ou derramar uma enorme quantidade de óleo pelo Mar Vermelho, no Iêmen.

                  Porém, o decadente navio está sendo finalmente descarregado pela ONU (Organização das Nações Unidas). No momento, os especialistas estão trabalhando para remover o petróleo bruto sem que o óleo exploda, o petroleiro se desfaça ou ocorra um derramamento maciço.

                  Foto: UNRCO Yemen/ Reprodução

                  Com o objetivo de transferir todo óleo do navio petroleiro abandonado para outra embarcação, o residente e coordenador humanitário da ONU para o Iêmen, David Gressly, disse que a operação está estimada em US$ 141 milhões, quase R$ 700 milhões (valores convertidos em agosto de 2023).

                  Entretanto, o alto custo da operação ainda sairia mais barato do que um potencial vazamento. O valor da limpeza do incidente é estimado em US$ 20 bilhões, quase R$ 98 bilhões (valores convertidos em agosto de 2023), e se tornaria o quinto maior derramamento de óleo de um navio-tanque na história.

                   

                  A equipe está bombeando entre 4.000 e 5.000 barris por hora e, até as últimas atualizações, as Nações Unidas já transferiram um terço do petróleo da embarcação, finalizando assim a primeira fase da operação.

                  Quais seriam as consequências?

                  As consequências de um grande derramamento de óleo do navio petroleiro seriam devastadoras, principalmente num país destruído por anos de guerra civil, onde 17 milhões de pessoas precisam de ajuda alimentar.

                   

                  O derramamento devastaria comunidades pesqueiras na costa do Mar Vermelho do Iêmen, além de expor comunidades inteiras a toxinas com risco de vida, segundo a ONU. Suas consequências também atingiriam as costas da Arábia Saudita, Eritreia, Djibouti e Somália.

                  Um vazamento dessa magnitude provocaria poluição do ar em grande escala, e geraria a possibilidade do tráfego de navegação vital — através do Estreito de Bab al-Mandab para o Canal de Suez — sofrer prolongadas interrupções, com bilhões de dólares perdidos por dia.

                   

                  Além disso, as usinas de dessalinização na costa do Mar Vermelho podem ser fechadas, cortando as fontes de água potável para milhões de pessoas. Tamanho impacto ambiental nas águas acabaria com 200 mil meios de subsistência.

                   

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                    Schaefer Yachts terá barcos de 33 a 66 pés no São Paulo Boat Show

                    New Schaefer 375 é o mais recente lançamento do estaleiro catarinense, que vai levar outros cinco barcos ao evento

                    Há três décadas atuando no mercado náutico nacional e internacional, a Schaefer Yachts, de Santa Catarina, é mais uma confirmada no São Paulo Boat Show 2023. O maior evento náutico da América Latina acontece de 21 a 26 de setembro no São Paulo Expo, com as principais marcas do setor.

                    Entre os barcos que o estaleiro catarinense vai levar ao evento está a New Schaefer 375, lançamento mais recente da marca que, segundo mencionou Marcio Schaefer em sua participação no Náutica Trip, “o modelo já desembarcou nos EUA”. Além do lançamento, outras cinco embarcações da marca vão marcar presença em São Paulo: Schaefer 660, Schaefer 510 GT, Schaefer 450, Schaefer V33 e Phantom 400.

                    Barcos da Schaefer Yachts no São Paulo Boat Show 2023

                    New Schaefer 375

                    A New Schaefer 375 é uma lancha com varandas laterais retráteis, que ampliam o espaço na praça de popa e se integram ao cockpit. O barco acomoda até 14 pessoas e conta com um hardtop de acionamento elétrico, que abre o teto solar ao toque de um botão. Seu acesso à proa é feito por uma passagem interna, que garante segurança no barco. O pé direito da embarcação atinge até 1,90 m de altura.

                    Schaefer 660

                    Equipada com quatro camarotes e três banheiros, a Schaefer 660 se destaca tanto pelos espaços amplos quanto pela aparência. São 20,12 metros de comprimento total, com 5,15 m de boca máxima (ou 6,41 m com as varandas laterais abertas, com acionamento eletro-hidráulico). O flybridge tem espaço para dez pessoas e, o pernoite, pode ser aproveitado por oito delas. A altura no salão passa dos 2 metros.

                    Schaefer 510 GT

                    Com 51 pés, a Schaefer 510 GT foi projetada e construída a partir do feedback que o estaleiro recebeu do mercado norte-americano. A lancha acomoda até 16 pessoas e seis podem dormir a bordo, nas três suítes completas da lancha. A suíte máster está localizada à meia-nau e, lá, a altura alcança os 2,08 m. O salão tem cozinha integrada e é cercado de janelas, oferecendo visão privilegiada do mar e muita luz.


                    Schaefer 450

                    A Schaefer 450 se destaca pela suíte máster, à meia-nau, que ocupa toda a boca da embarcação (4,26 m). Também com aberturas laterais para melhor aproveitamento do espaço, a função promete aumentar em 20% a área de popa. O flybridge alia conforto e a comodidade de uma cabinada, sendo que essa é uma das embarcações com flybridge mais confortáveis do mercado brasileiro — na faixa de 45 pés.

                    Schaefer V33

                    Lancha brasileira mais vendida nos EUA, a Schaefer V33 é o primeiro barco da Schaefer do tipo walk around. Um dos destaques da embarcação é o pé-direito, de 1,90 m, que garante um banheiro alto. Valorizando as áreas externas, o barco tem proa aberta e amplo espaço na praça de popa, e, ainda assim, conta com uma cabine para duas pessoas pernoitarem. Aliás, o modelo consegue comportar até 10 pessoas durante o dia.

                    Phantom 400

                    Com hard top e uma generosa plataforma com espaço gourmet, o Phanton 400 é mais um barco da Schaefer Yachts no São Paulo Boat Show. A embarcação tem comprimento máximo de 12,25 metros e 3,88 metros de popa, garantindo espaço para 14 pessoas aproveitarem um confortável passeio, sendo que cinco destas podem aproveitar uma noite no barco que alcança os 3 metros de altura.

                    São Paulo Boat Show 2023

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                    Quando: De 21 a 26 de setembro de 2023
                    Onde: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP, 04329-900)
                    Horário: Dia 21 das 15h às 22h e de 22 a 26 de setembro das 13h às 22h (no último dia, o evento encerrará às 21h)
                    Mais informações: no site do evento

                     

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                      Saiba como levar sua marca para o São Paulo Boat Show 2023

                      Ainda dá tempo de expor no maior evento náutico da América Latina, que acontece de 21 a 26 de setembro no São Paulo Expo

                      02/08/2023

                      A 26ª edição do São Paulo Boat Show vai acontecer de 21 a 26 de setembro, no São Paulo Expo. Durante os seis dias de evento, mais de 100 marcas renomadas vão expor seus últimos lançamentos aos visitantes, que poderão ver de perto o que há de mais sofisticado no setor.

                      Para os expositores, o São Paulo Boat Show 2023 é a oportunidade de apresentar seus produtos para um público qualificado, que visita o pavilhão em busca do que há de mais novo no mercado, preparado para conhecer novas marcas e, principalmente, fechar negócios pessoalmente.

                      O salão náutico de São Paulo é a mais importante ferramenta de marketing do mercado náutico brasileiro. Ao longo de sua trajetória, o Boat Show vem construindo uma audiência cada vez mais qualificada e trazendo novos compradores para este mundo, reafirmando a cada ano sua força e importância. – Thalita Vicentini, diretora do Boat Show


                      Saiba como ser um expositor no São Paulo Boat Show 2023

                      Para expor sua marca ao lado dos principais nomes do setor náutico do Brasil e do mundo, basta entrar em contato através do email [email protected] ou pelo telefone (11) 2186-1068 e conferir os espaços disponíveis. Mas é preciso correr, pois restam poucas vagas!

                      São Paulo Boat Show 2023

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                        Conheça o barco elétrico que pode ser transportado em uma bicicleta

                        Apesar de portátil, a embarcação é capaz de acomodar até quatro pessoas

                        A engenhosidade humana é imparável e o mercado náutico não fica de fora quando o assunto é inovação. Bem por isso, a IZIBoat lançou um catamarã a vela que, além de também contar com um motor elétrico, é portátil e pode ser transportado até mesmo em uma bicicleta.

                        Com tamanha praticidade, há de se imaginar que o barco é pequeno e individual — mas não é bem assim. O IZIBoat tem o tamanho ideal para proporcionar um final de semana de curtição para até quatro pessoas em seus 4,8 metros de comprimento e 62 cm de largura. Essas proporções também permitem que a embarcação caiba tranquilamente em uma garagem.

                         

                        A montagem do IZIBoat é rápida e, segundo a marca, leva apenas 15 minutos. O transporte também é facilitado: o barco pode ser amarrado e arrastado junto com carros e até bicicletas elétricas, já que tem rodas removíveis na parte das boias e pesa 156 kg.


                        Como navegar com o IZIBoat

                        Apesar de ser um modelo que conta com um motor elétrico — que alcança uma velocidade de 15 km/h — o IZIBoat também é um barco à vela e, por isso, o condutor precisa saber velejar.

                        Para facilitar o passeio, o barco possui uma disposição que facilita a posição do velejador e conchas revestidas em cordão de corindo (um tipo de óxido de alumínio resistente ao desgaste) que tornam a chegada à areia mais suave.

                        Quanto custa navegar no barco portátil?

                        Apesar de prático, o IZIBoat não é um barco acessível — mesmo que tenha um valor consideravelmente abaixo das embarcações tradicionais. Para navegar no barco elétrico é necessário desembolsar 14 mil euros, cerca de R$ 76 mil (valores convertidos em agosto de 2023).

                         

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                          Momento foi flagrado por remadores na Baía Norte, em Santa Catarina

                          Um fenômeno curioso foi registrado por remadores nas águas de Florianópolis, em Santa Catarina. As algas no mar criaram uma luz neon em tom azulado, que iluminaram a água e causaram um exótico efeito na Baía Norte.

                          O fenômeno de Florianópolis foi registrado pelos remadores de um clube de canoagem, às 6h15 da última quarta-feira (26), em Sambaqui. Este efeito faz parte bioluminescência, como é conhecido, causado por microalgas fitoplanctônicas.

                           

                          Segundo Débora Machado Dutra, uma das proprietárias do clube de canoagem Kanoa Sambaqui, o fenômeno em Florianópolis não é tão incomum quanto se imagina.

                          Todos os anos nós temos o prazer de presenciar essas luzes azuis neon. Somente nesta semana, vimos três vezes, segunda, terça e quarta. – disse Débora

                          No entanto, embora tenha visto esse efeito algumas vezes, Débora conta que toda experiência é única. Ela rema há mais de 10 anos e já ouviu relatos do fenômeno em diversos locais da Ilha de Santa Catarina, como Praia da Daniela, Lagoinha do Leste e Barra da Lagoa.

                          Muitas vezes, não temos motivação para acordar às 5h e ir às 6h para o mar, quase sempre com frio. Mas a natureza sempre nos recompensa, e por isso procuramos cuidar bem do mar – diz a remadora

                          Como funciona esse fenômeno?

                          Como mostrado no vídeo, a luz se torna mais intensa conforme aumenta a quantidade de plâncton bioluminescente — produção de luz por organismos vivos. Desse jeito, as criaturas marinhas microscópicas acabam por gerar luz como mecanismo próprio de sobrevivência.

                          De acordo com Alessandra Larissa D’Oliveira Fonseca, coordenadora do Departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a bioluminescência geralmente ocorre em águas protegidas e quentes.

                           

                          Embora aconteça em diversas épocas do ano, esse fenômeno é mais comum após o inverno e o início da primavera. O aquecimento das águas, fatores meteorológicos e interferências causadas pela atividade humana também ocasionam esse efeito.

                           

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                            Conteúdo mostrando o exótico animal já ultrapassou 34 milhões de visualizações na internet

                            01/08/2023

                            O perfil do Instagram Sea You Under Water, de Sabrina Signer, foi o responsável por compartilhar com milhões de pessoas o vídeo que mostra uma raríssima espécie de estrela-de-penas no oceano. O registro impressionante do animal flutuando na imensidão azul foi feito pela equipe de mergulhadores da qual Sabrina faz parte e já foi visto por mais de 34 milhões de pessoas.

                            Sabrina, que conta com mais de 120 mil seguidores nas redes sociais, postou o exótico vídeo em sua conta e, desde então, além do impressionante número de visualizações, o conteúdo acumula mais de 2 milhões de curtidas, dezenas de compartilhamentos e milhares de comentários em diversas plataformas.

                             

                            O vídeo viral, que tem duração de apenas oito segundos, mostra bem de perto o raro animal nadando no oceano, com um texto que pergunta “você já viu uma estrela-de-penas andando?”.

                             

                            Na legenda da publicação, o perfil explica um pouco sobre o animal, contando que “as estrelas-de-penas são consideradas uma das criaturas marinhas mais legais porque se parecem com plantas.”

                            Elas têm lindos tentáculos de penas que podem parecer estranhos e impressionantes ao mesmo tempo – publicou o perfil Sea You Under Water.

                            Com a publicação do raro animal em alta, Sabrina postou um segundo vídeo em suas redes sociais, mostrando outra espécie da mesma classe: os crinoides. Como a própria legenda explica, as estrelas-de-penas “não tem coração, nem olhos ou cérebro”.

                             

                            Quem é a estrela-de-penas?

                            Esse animal, que parece com uma samambaia ambulante, é considerado uma equinoderma — o mesmo filo de estrelas, ouriços e pepinos-do-mar — que costumam ficar fixos no solo.

                            Mas vale lembrar, que algumas espécies da estrela-de-penas se soltam apenas na idade adulta – ou seja, mais raro que o próprio animal, é o registro deles em movimento. Embora a criatura tenha a capacidade de se mover, presumia-se que elas se mexiam de forma extremamente lenta.

                             

                            Entretanto, como o próprio vídeo mostra, as estrelas-de-penas podem nadar mais rápido do que se imaginava. Segundo foi registrado por cientistas em 2005, o animal chegou a registrar a velocidade de até 5 centímetros/segundo.

                             

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                              Real Powerboats lançará lancha de 40 pés no São Paulo Boat Show 2023

                              Real 40 Cabriolet e outros sete barcos da marca estarão no evento que acontece de 21 a 26 de setembro

                              O mais recente lançamento da Real Powerboats e alguns dos barcos de sucesso do estaleiro carioca serão expostos no São Paulo Boat Show 2023. Ao todo, oito modelos da marca estarão no maior evento náutico da América Latina: Real 40 Cabriolet (mais recente lançamento do marca), Real 40 Fly, Real 40 HT, Real 365, Real 350, Real 330, Real 280 e Real 275.

                              Com 37 anos e quase 13 mil barcos na água, a Real Powerboats não poderia deixar de marcar sua presença na 26ª edição do São Paulo Boat Show, que acontece de 21 a 26 de setembro, no São Paulo Expo. Confira, a seguir, todos os modelos do estaleiro que estarão no evento.

                              Barcos da Real Powerboats no São Paulo Boat Show 2023

                              Real 40 Cabriolet

                              A Real 40 Cabriolet é o grande lançamento do estaleiro em 2023. Parte da linha Luxury, a proposta do barco é unir design esportivo com sofisticação. Segundo a marca, a lancha tem como ponto forte o amplo espaço interno. A embarcação também permite que o condutor da lancha navegue em pé, para uma visão mais ampla do lado externo.

                              Foto: Real Powerboats / Divulgação

                              Real 40 Fly

                              Com amplo cockpit e conforto em seus espaços internos, a Real 40 Fly possui uma cabine com 2 m de pé-direito e inclui dois camarotes. A lancha acomoda seis pessoas no pernoite e leva até 18 pessoas para um confortável passeio. O barco tem opção de solário ou dois bancos com mesa na popa, à escolha do cliente, além de opcional de porta fechando o cockpit.

                              Foto: Real Powerboats / Divulgação

                              Real 40 HT

                              Versão da 40 pés com hardtop, a Real 40 HT conta com um camarote na proa, que abriga cama de casal king size, enquanto a cabine à meia-nau tem uma cama de casal e uma cama de solteiro. No salão, uma mesa pode virar mais uma cama. Na proa, o solário tem encosto reclinável e comporta duas pessoas. A popa tem móvel gourmet com pia, geleira e até uma churrasqueira (com opção elétrica ou a carvão).

                              Real 365

                              A Real 365 se destaca, principalmente, pela navegação macia em mares agitados. Com espaço suficiente para até 16 pessoas, a lancha garante boa iluminação natural graças as várias janelas distribuídas no costado em ambos os bordos. Tanto na área externa quanto na interna o acabamento é simples, porém, funcional.

                              Foto: Real Powerboats / Divulgação

                              Real 35 SD

                              Com um projeto bem pensado, a Real 35 SD concilia o uso de motores de popa — camuflados sob o espaço gourmet — com um bom aproveitamento da plataforma. A lancha possui uma grande área livre no cockpit que pode acomodar até 16 passageiros. Em dias frios ou chuvosos, o cockpit pode ser quase totalmente fechado por uma capota de lona (apenas a proa fica livre).

                              Real 330

                              Dentre os pontos fortes da Real 330 estão o grande e bem aproveitado cockpit (com dois solários e plataforma de popa com 1,40 m de comprimento) e o casco veloz. A embarcação acomoda 14 pessoas, sendo quatro em pernoite em uma cabine com uma cama de casal na proa, conversível em sofá, e outra cama à meia-nau, além de banheiro fechado.

                              Foto: Real Powerboats / Divulgação

                              Real 280

                              Um dos grandes diferenciais da Real 280 é ser um barco com motor de popa sem desperdiçar o espaço da plataforma. Para isso, foi instalado uma plataforma de popa que circunda o motor e que, além de garantir a utilização do local, ainda o protege. A estrutura permite a adição de um móvel gourmet sobre o próprio motor, proporcionando aos passageiros a porção posterior do barco, com uma mesa para quatro convidados.

                              Real 275

                              Com design inspirado na versão Real 525, a Real 275 conta com solário e espaço gourmet na popa. O barco tem capacidade para 13 passageiros durante o dia, sendo que dois podem aproveitar o pernoite. A embarcação pode ser impulsionada por um motor de centro-rabeta de 170 a 350 hp.

                              Foto: Real Powerboats / Divulgação

                              São Paulo Boat Show 2023

                              O maior e mais importante evento náutico da América Latina está chegando! Após o sucesso histórico do São Paulo Boat Show do ano passado, a 26ª edição será ainda maior e melhor, reunindo os principais players do mercado náutico e quem ama o mundo da navegação em um só lugar.

                               

                              Com mais de 100 embarcações expostas — de todos os modelos, preços e tamanhos — o São Paulo Boat Show 2023 contará com os principais lançamentos do setor náutico para 2023 e 2024, incluindo jets, motores, equipamentos, brinquedos náuticos, acessórios e serviços para barcos.

                               

                              O evento receberá ainda as novidades de grandes marcas de luxo no Espaço dos Desejos e vai apresentar atrações  de turismo náutico de destinos incríveis pelo Brasil.

                               

                              Anote aí!

                              Quando: De 21 a 26 de setembro de 2023
                              Onde: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP, 04329-900)
                              Horário: Dia 21 das 15h às 22h e de 22 a 26 de setembro das 13h às 22h (no último dia, o evento encerrará às 21h)
                              Mais informações: no site do evento

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                                Navios naufragados sempre despertam interesse por seus possíveis segredos escondidos, ainda mais quando se trata de uma embarcação de quase 300 anos atrás. Naufragado desde 1740, o navio Rooswijk tinha mais do que segredos: portava cerca de 2.500 artefatos, como centenas de lâminas de sabre e milhares de moedas.

                                Antes deteriorados por crustáceos, os itens antigos revelaram desenhos e detalhes impressionantes para a época. Vale ressaltar que a embarcação acabou presa na areia, sendo despedaçada pela força do mar ao passar do tempo.

                                Foto: The Historic England Archive / Reprodução

                                Descoberto em 2005 por um mergulhador, o navio Rooswijk é pertencente à Companhia Holandesa das Índias Orientais e está há cerca de 25 metros de profundidade do mar, na costa de Kent, na Inglaterra. Tamanha profundidade fez com que Martijn Manders, líder do projeto na Agência de Patrimônio da Holanda, exaltasse a operação.

                                 

                                O naufrágio de Rooswijk está a aproximadamente 25 metros de profundidade em um ambiente altamente dinâmico. É preciso muito esforço para escavar um naufrágio nessas condições – Martijn Manders.

                                Um dos cinco baús resgatados do mar continha cerca de 100 lâminas de sabre. Além disso, quase 2 mil moedas de prata foram recuperadas por equipes britânicas e holandesas entre 2017 e 2018. Acredita-se que metade do dinheiro a bordo era contrabandeado da Cidade do México.

                                Foto: The Historic England Archive / Reprodução

                                O processo de recuperação está sendo feito pelo Historic England’s Research Facility, no Reino Unido. Com ferramentas de alta tecnologia, os especialistas em conservação removeram as grossas camadas de conchas e pedras que se acumularam nas peças ao longo dos séculos.

                                Após o trabalho de limpeza, as lâminas das armas revelaram gravuras como lua, sol, estrelas e até mesmo cobras. Além disso, os sabres estavam sem punho, sendo difícil saber se seriam usados por soldados ou vendidos.

                                Tem sido fascinante revelar lentamente os muitos segredos escondidos por centenas de anos dentro dos objetos encontrados dentro do local do naufrágio de Rooswijk – Angela Middleton, conservadora arqueológica sênior da Historic England.

                                Foto: The Historic England Archive / Reprodução

                                História do Rooswijk

                                Pertencente a Companhia Holandesa das Índias Orientais, o navio Rooswijk naufragou em 1740, quando viajava de Texel, na Holanda, rumo a Jacarta, da Indonésia. Na ocasião, a embarcação acabou presa na areia de Goodwin Sands, na Inglaterra, sendo despedaçada pela força do mar.

                                Foto: Fries Scheepvaartmuseum/ Reprodução

                                O desastre matou todos os 237 tripulantes a bordo, incluindo o capitão Daniel Ronzieres, Gerrit Hendrick Huffelman, responsável pela prestação de cuidados médicos e Pieter Calmer, um marinheiro que já havia sobrevivido ao naufrágio de Westerwijk.

                                 

                                Até então, o navio Rooswijk estava em sua segunda viagem para o leste, afundando cerca de 8km do continente britânico. O naufrágio ocorreu em 9 de janeiro de 1740, mas só veio a ser descoberto em 2004, por um mergulhador armador, no extremo nordeste de Kellett Gut, Reino Unido.

                                 

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                                  Competição com 130 barcos teve início no dia 23 e foi concluída no sábado (29) em Ilhabela

                                  31/07/2023

                                  Alcançando uma marca histórica de 50 edições, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela (SIVI) chegou ao fim após sete dias de competição. Quabrando muitos recordes, a 50ª edição da SIVI foi concluída com uma regata ao sul da ilha, envolvendo os 130 barcos inscritos nesta que é a principal competição de vela oceânica do continente.

                                  A SIVI teve início com a ação social Vela do Amanhã, um dia antes das competições, no dia 22. Na regata, 160 crianças foram levadas para navegar ao lado de velejadores experientes, como o medalhista de bronze pan-americano Samuel Albrecht.

                                  Vela do Amanhã teve recorde de 46 barcos na água. Foto: Matias Capizzano / Divulgação

                                  Nesta edição, o evento recebeu ainda uma tripulação composta 100% por mulheres e provas especiais, como os 100 anos do Atrevida Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil e as regatas Eduardo Souza Ramos e Mitsubishi, além da primeira edição da Regata dos Bairros, iniciativa do diretor técnico da SIVI, Cuca Sodré.

                                  Equipe 100% feminina do Velas Sailing Team. Foto: Instagram @velas_sailing_team / Divulgação

                                  Apesar de ter tido um início com ventos fracos e temperaturas altas, a Semana Internacional de Vela tomou outros rumos em sua reta final, com dias gelados e chuvosos. Para Cuca Sodré, ”foi uma competição de alto nível em todas as classes. Os velejadores puderam correr em diferentes tipos de vento e condições, bem como em percursos de média e longa duração.”

                                  O que mais chamou a atenção foi o clima de amizade neste que é o grande encontro da vela da América do Sul’ – Cuca Sodré, diretor técnico da SIVI.

                                  Resultados da 50ª edição da SIVI

                                  Repetindo o resultado de 2022, o gaúcho Crioula garantiu o título de campeão geral da competição com seu TP52. A equipe se sagrou vencedora na Alcatrazes por Boreste, Regata Eduardo Souza Ramos e Mitsubishi.

                                  O Madrugada, barco histórico que já foi homenageado pela SIVI, garantiu o título de campeão geral do RGS e dos Clássicos. “Deu tudo certo, tripulação entrosada e um projeto de barco vencedor. Estamos contentes”, comentou Niels Rump, líder do Madrugada.

                                   

                                  Dentre os 130 barcos presentes na SIVI, 12 vieram da argentina e apenas um deles se sagrou campeão, o Odoya, na Bico de Proa. Já na C30, que teve recorde de participações com oito barcos, o Loyalt 06 venceu a prova e contou com uma combinação de resultados para deixar o Tonka com a medalha de prata.


                                  Nos monotipos da HPE25, a comissão realizou cinco regatas e o vencedor foi o Crazy Phoenix, seguido por Espetáculo e Ginga. Entre os multicascos, o Mente Sã foi o campeão de 2023 superando o Savage.

                                  Foto: Matias Capizzano / Divulgação

                                  No Campeonato por Equipes, a competição reuniu 12 trios de veleiros e somou as pontuações de cada um nas classes ORC, Bico de Proa e RGS. O trio RISC 2023, formado por Phoenix, Pangea Speed Max Racing e Invocado ficou com o ouro com 33 pontos. Em segundo, ficou o Porto Alegre, com os veleiros Almadia, Kamikaze e Madrugada, com 93 pontos. O terceiro foi o Vela Top de Kaupê, Sossegado e Phytoervas.

                                   

                                  A primeira edição da Regata dos Bairros teve o HPE 25 Ginga como barco vencedor representando a Escola Municipal Carolina Moraes Silva, localizada no Centro Histórico de Ilhabela.

                                  Classificação geral

                                  ORC GERAL

                                  1º – Crioula – 6 pontos

                                  2º – Phoenix 44 – 19 pontos

                                  3º – Phytoervas – 21 pontos

                                  ORC A

                                  1º – Crioula – 6 pontos

                                  2º – Phoenix 44 – 17 pontos

                                  3º – Sandokan – 21 pontos

                                  ORC B

                                  1º – Kamikaze – 12 pontos

                                  2º -+Bravíssimo – 12 pontos

                                  3º – Asbar IV – 17 pontos

                                  Multicascos

                                  1º – Mente Sã – 4 pontos

                                  2º – Savage – 10 pontos

                                  C30

                                  1º – Loyalty 06 – 18 pontos

                                  2º – Tonka – 19 pontos

                                  3º – Katana – 20 pontos pontos

                                  HPE25

                                  1º – Crazy Phoenix – 5 pontos

                                  2º – Espetáculo – 9 pontos

                                  3º – Ginga – 13 pontos

                                  Campeonato por Equipes

                                  1º – RISC 2023 – 33 pontos

                                  2º – Porto Alegre – 93 pontos

                                  3º – Vela Top – 121 pontos

                                  Super 40

                                  1º – Phytoervas – 5 pontos

                                  2º – Argos – 9 pontos

                                  3º – Inaê Transbrasa – 17 pontos

                                  Clássicos

                                  1º – Madrugada – 4 pontos

                                  2º – Pepa XXI- 9 pontos

                                  3º – Kameha Meha – 10 pontos

                                  Clássicos A

                                  1º – Pepa XXI- 5 pontos

                                  2º – Atrevida – 11 pontos

                                  RGS Geral

                                  1º – Madrugada – 7 pontos

                                  2º – Pangea Speed Max Racing – 8 pontos

                                  3º – Dona Marina – 8 pontos

                                  RGS A

                                  1º – Pangea Speed Max Racing – 6 pontos

                                  2º – Dona Marina – 6 pontos

                                  3º – Zeus – 14 pontos

                                  RGS B

                                  1º – Azimute – 5 pontos

                                  2º – Orion – 8 pontos

                                  3º – Tanuki – 15 pontos

                                  RGS C

                                  1º – Plancton – 5 pontos

                                  2º – Rainha – 8 pontos

                                  3º – Comanda – 10 pontos

                                  Bico de Proa A

                                  1º – Blue Wind – 7 pontos

                                  2º – Invocado – 7 pontos

                                  3º – Inaê 50 – 26 pontos

                                  Bico de Proa B

                                  1º – Odoya – 7 pontos

                                  2º – Sirocco – 10 pontos

                                  3º – Tuchaua – 11 pontos

                                  Bico de Proa C

                                  1º – Cambada I – 5 pontos

                                  2º – Helios II –  14 pontos

                                  3º – Almadia – 14 pontos

                                  Ilhabela: Capital da Vela é repleta de belezas naturais

                                  Lindas praias, recortadas por vegetação abundante e um mar de verde intenso são alguns dos cenários de Ilhabela, um dos refúgios mais belos do litoral norte de São Paulo. A cidade abriga mais de 50 praias, metade delas ainda praticamente virgens, e cachoeiras abundantes.

                                   

                                  A equipe de NÁUTICA preparou uma seleção especial de passeios por Ilhabela para quem for visitar a Capital da Vela durante a 50ª edição da competição. São, ao todo, mais de 20 dicas para curtir a ilha. Confira nosso roteiro completo por Ilhabela.

                                  50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela

                                  Para a edição de 2023 da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, estão convidadas as classes HPE30, ORC, Clássicos, C30, BRA-RGS, Bico de Broa, Multicascos, HPE25 e VPRS. Os mais de 100 barcos esperados participarão de regatas em percursos variados ao longo da semana.

                                   

                                  Além das competições, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela também oferece uma série de atividades culturais e sociais dentro e fora do Yacht Club de Ilhabela, como shows, exposições e palestras.

                                   

                                  A organização fará, ao longo da semana, regatas de acordo com as condições de mar e vento, podendo ser no Canal de São Sebastião ou nas raias mais ao norte e ao sul da ilha.

                                   

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                                    Portugal planeja novo cabo submarino que deve ligar Europa aos Estados Unidos

                                    Buscando melhorar a conectividade com o país norte-americano, cabo atravessaria o Oceano Atlântico

                                    O governo de Portugal está interessado em hospedar um novo cabo submarino de alta capacidade, que ligaria o país aos Estados Unidos. O objetivo do projeto é melhorar a conectividade de internet entre o continente europeu e os norte-americanos.

                                    A ideia foi revelada à agência de notícia Reuters pelo secretário de Estado da Digitalização de Portugal, Mário Campolargo. Entretanto, não há maiores detalhes ou informações sobre o projeto até o momento.

                                    Grande investidor em tecnologia, Portugal já tem outros dois cabos submarinos de alta capacidade, que conectam o país a outros continentes. Inclusive, um deles liga a cidade portuguesa de Sines ao Brasil, através do cabo EllaLink, enquanto o Equiano, da Google, vai até a África do Sul via outros países africanos.

                                    O nosso objetivo é melhorar a conectividade entre a Europa e os EUA, o que implica que o Sines se torne mais uma porta de entrada – Mário Campolargo, secretário de Estado da Digitalização de Portugal

                                    Vale ressaltar, que o governo português já tem investimentos alinhados para a cidade de Sines. Ambos pretendem produzir energia renovável e hidrogênio verde para alimentar a indústria e data centers, com o uso intensivo de energia.

                                    Além disso, Portugal destinou 3,7 milhões de euros dos fundos de recuperação da pandemia da União Europeia para projetos de transição digital e inovação. Assim, o país europeu espera uma elevada taxa de retorno do investimento, através do efeito cascata na economia.

                                    Cabos submarinos

                                    Utilizados atualmente para possibilitar a conexão entre pessoas de praticamente qualquer lugar do planeta, os cabos submarinos surgiram mais de um século antes das primeiras conexões de internet.

                                     

                                    Responsáveis por transportar cerca de 99% do tráfego global de dados, os cabos submarinos alcançam distâncias continentais e conectam todos os continentes, com exceção da Antártida.

                                    Com velocidade extremamente alta, o serviço garante que uma mensagem enviada do Brasil chegue ao Japão de forma praticamente imediata. Além disso, os cabos podem durar cerca de 15 a 20 anos e transportar totais de 160 a 200 terabtits por segundo.

                                     

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                                      Que tal velejar com Torben Grael? Concurso cultural da CBVela dará essa chance!

                                      Interessados precisarão responder pergunta para concorrer à oportunidade de velejar com o bicampeão olímpico

                                      30/07/2023

                                      A CBVela – Confederação Brasileira de Vela, já pensando nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, preparou um concurso cultural para os amantes de esporte terem a chance de navegar ao lado do bicampeão olímpico — e um dos maiores atletas da história da vela — Torben Grael.

                                      A velejada deve acontecer na Marina da Glória, no Rio de Janeiro e, para concorrer, os interessados deverão realizar um cadastro no site da CBVela e responder à pergunta: o que você faria para velejar com o Torben Grael?

                                      Torben Grael já conquistou cinco medalhas olímpicas. Foto: Caio Souza | On Board Sports / Divulgação

                                      As inscrições já estão abertas e vão até 26 de agosto. As melhores respostas vão ganhar a velejada memorável com o medalhista olímpico, além de alguns itens da própria confederação.


                                      Essa é uma ação que segue nossa missão de difundir a vela no âmbito nacional. Estamos abrindo as portas para que qualquer pessoa possa vivenciar a incrível experiência de velejar ao lado de um campeão mundial e olímpico – Luiz Guilherme Monteiro Pereira, head de marketing da CBVela.

                                      Ao todo, o Brasil soma 19 medalhas olímpicas na vela. De todas elas, cinco foram conquistadas por Torben Grael, que participou de seis edições dos Jogos Olímpicos, levando duas medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze.

                                       

                                      Nas duas últimas edições das Olimpíadas (Rio 2016 e Tóquio 2020), a dupla Martine Grael e Kahena Kunze faturou o ouro na classe 49er FX.

                                       

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                                        29/07/2023

                                        Os navios são embarcações imensas, verdadeiros monumentos no mar. Mas, sendo tão grandes, você já imaginou como esses barcos vão parar na água pela primeira vez? Um vídeo mostrando esse processo viralizou na internet e já soma mais de 1 milhão de visualizações.

                                        O vídeo, compartilhado por Leonardo Miranda — que é professor de geografia e usa seu perfil para compartilhar conteúdos desse universo — mostra duas técnicas utilizadas para lançar navios ao mar: a de “flutuação” e a de “lançamento”, sendo que esta última é a mais utilizada.

                                         


                                        Na flutuação, o navio já é construído em uma doca seca, ficando pronto em uma espécie de “buraco portuário”, que fica abaixo do nível do mar. Dessa forma, após a construção, o portão da doca é aberto, permitindo que a água entre e deixe a embarcação livre para transitar.


                                        Já o lançamento consiste em colocar o navio sobre uma rampa inclinada, com a intenção de permitir que o barco deslize até a água. Para isso, o navio fica preso a cabos de aço, que o seguram até serem cortados, o liberando para deslizar. Nessa técnica, objetos deslizantes também são utilizados para facilitar o processo.

                                         

                                        E aí, você já tinha visto um navio ser lançado ao mar?

                                         

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                                          Onda de calor extremo transforma mar da Flórida em banheira de hidromassagem

                                          Boias de temperatura registram temperaturas até 7°C acima do esperado para a época

                                          28/07/2023

                                          A onda de calor que atinge a Europa e os Estados Unidos ganhou mais um episódio nessa semana, no estado americano da Flórida. Segundo medição, a temperatura da superfície do oceano na região subiu para níveis similares a banheiras de hidromassagem.

                                          O governo americano registrou uma boia de temperatura da água, dentro do Parque de Everglades, com máxima de 38,44ºC nas águas de Manatee Bay. De acordo com outras medições feitas pelo governo dos EUA durante esta onda de calor, mais boias atingiram 38°C e 32°C.

                                          Este é um recorde em potencial – George Rizzuto, metereologista.

                                          Vale lembrar que os cientistas deixaram tom de incerteza sob o resultado das temperaturas. Entretanto, a mesma boia na noite anterior, também na Flórida, registrou máxima de 37,9°C, próximo do que foi levantado no dia seguinte na mesma região.

                                           

                                          Segundo a Agência Natural Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA) publicou nas descobertas do Centro Nacional de Informações de Boias, a média da água para a área durante esta época do ano deveria estar entre 23°C e 31ºC.

                                          Caso esse resultado seja consenso, os 38,44°C de Manatee Bay quebraria o recorde e superaria as águas mais quentes já medidas até hoje. Atualmente, a maior temperatura já registrada foi no mar de Kuwait, no Oriente Médio, que atingiu 37,6°C no ano de 2020.

                                           

                                          Os efeitos devastadores da onda de calor nas águas se refletem ao redor da Flórida, com branqueamento e até a morte de corais, no que foi um dos recifes mais resistentes do estado americano, o Cheeca Rocks.

                                          Temperaturas fora de controle

                                          Não é apenas a superfície do mar que está quebrando recorde de temperaturas altas. A onda de calor que os Estados Unidos e alguns países da Europa estão vivendo é sintomática do processo global de mudanças climáticas causado pelo homem, dizem especialistas.

                                           

                                          No início deste mês de julho, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) das Nações Unidas afirmou que as temperaturas globais do mar têm atingidos recordes mensais desde maio. Segundo profissionais da área, a atual onda de calor deve persistir até agosto.

                                          De acordo com estudos do cientista alemão Karsten Haustein, da Universidade de Leipzig, o mês de julho já está registrado como o mais quente da história. Em algumas partes de Sicília, na Itália, chegou a registrar 47ºC, enquanto o Vale da Morte, Estados Unidos e o noroeste da China já atingiram 50°C.

                                           

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                                            Grupo Sailing recebe prêmio de melhor Customer Service das Américas de 2022

                                            Empresa ficou à frente de países como Estados Unidos, Canadá e México

                                            Durante a convenção anual da Lagoon Américas, realizada em Miami, no último dia 19, o Grupo Sailing recebeu o prêmio de Best Customer Service 2022, ficando à frente de países como Estados Unidos, Canadá e México.

                                            O Grupo Sailing foi fundado em 1987 por Marcos Soares — campeão olímpico de vela em 1980 — , que continua à frente da companhia atendendo desde estaleiros a revendedores e clientes finais.

                                            Marcos Soares, fundador do Grupo Sailing.

                                            Quero parabenizar a equipe do Grupo Sailing, que tem trabalhado muito em busca da excelência em serviços, colocando a satisfação dos nossos clientes como objetivo principal – Marcos Soares, fundador do Grupo Sailing.

                                            Na década de 1990, a empresa de Marcos se tornou distribuidora exclusiva dos veleiros Beneteau e catamarãs Lagoon no Brasil, marcas reconhecidas mundialmente.

                                             

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                                              Versão modernizada do clássico Catalina pode voltar aos céus até 2029

                                              O anfíbio avião Catalina, ícone da Segunda Guerra Mundial, pode retornar nos próximos anos. Pelo menos, é isso que a empresa estadunidense Catalina Aircraft, detentora dos Certificados de Tipo do clássico Consolidated PBY Catalina, mais conhecido como “barco voador”, planeja até o final desta década.

                                              Anunciado durante a Oshkosh 2023, maior feira de aeronaves do mundo, a versão moderna do Catalina tem planos de divulgar a reinicialização em 25 de julho, no show aéreo de AirVenture Oshkosh, em Wiscosin (EUA).

                                              Na feira, a empresa sediada na Flórida divulgou o novo nome da nova embarcação, que será chamada de Catalina II Amphibious Turboprop. Inclusive, a versão modernizada da aeronave já está preparada para receber pré-encomendas, segundo a empresa.

                                               

                                              Lawrence Reece, presidente da Catalina, se mostrou entusiasmado com o novo barco, ressaltando a importância que sua aeronave moderna oferecerá em missões e diversos segmentos do mercado.

                                              O interesse no renascimento deste lendário anfíbio tem sido extraordinário – Lawrence Reece, presidente da Catalina

                                              Segundo Reece, o novo modelo contará com motores e aviônicos modernos, que darão à embarcação “capacidades que nenhum outro anfíbio pode fornecer hoje.” O barco voador ainda será maior, mais rápido, terá maior alcance e capacidade de carga em relação ao antigo Catalina.

                                               

                                              A empresa americana, responsável pela nova versão do barco, afirma que seu novo lançamento poderá operar em pistas pavimentadas, de grama, terra, em rios e baías, além de lagos e em mares abertos, sendo capaz de enfrentar ondulações de até três metros.

                                              Em seu retorno ao mercado, a Catalina pretende atender operadores civis e militares, com diferenças técnicas entre cada uma. A variante civil, por exemplo, terá peso máximo de decolagem de 14.515kg, com capacidade para 34 passageiros ou 5.443kg de carga.

                                              Enquanto isso, a versão militar terá um peso máximo de decolagem maior, alcançando até 18.143kg. Em ambos os modelos, o barco voador será impulsionado por motores turboélices e a aeronave será construída com materiais modernos e resistentes, segundo a empresa.

                                              História do Catalina

                                              Foto: U.S. Naval History and Heritage Command / Divulgação

                                              O Catalina foi criado para ser um avião de patrulha a ataque antissubmarino, e cumpriu sua missão. A aeronave fez seu primeiro voo em 1935, sendo fabricado até 1945 com 4 mil unidades entregues ao redor do mundo.

                                               

                                              Realizando missões de bombardeio, escolta marítima, busca e salvamento de transporte, o Catalina teve um papel muito importante durante a Segunda Guerra Mundial. Com muita praticidade de pousar tanto nas águas quanto no solo, o avião ainda voava longas distâncias.

                                               

                                              A FAB (Força Aérea Brasileira) possui dois Catalinas tombados pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Um está localizado no Memorial da FAB na Amazônia, na Base Aérea de Belém (PA), e o outro está no Musal (Museu Aeroespacial), no Rio de Janeiro.

                                               

                                              Náutica Responde

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                                                27/07/2023

                                                Antecedendo a abertura do São Paulo Boat Show 2023 em 20 de setembro e se estendendo até o dia 21, no São Paulo Expo, o 8º Congresso Internacional Náutica vai discutir como o turismo náutico pode ser estratégico para o setor econômico nas mais diversas regiões do país, a partir do tema: “O Turismo Náutico Impulsionando o Turismo Brasileiro. Como a sua região pode se tornar um grande polo do turismo nacional?”

                                                Para enriquecer as discussões, o evento já teve participações de ministros e reúne prefeitos, secretários estaduais e municipais de Turismo, da Fazenda e do Meio Ambiente, além de outros agentes do setor náutico. Juntos, os profissionais fomentam o debate e compartilham ideias e estratégias sobre as possibilidades do turismo náutico, através de palestras, conversas e mesas-redondas.

                                                No ano passado, em sua 7ª edição, foram discutidos temas como “Economia Brasileira e o Setor Náutico”, “Parceria Público-Privada no Turismo das Águas” e “Estratégias de Captação de Recursos e Investimentos para as Cidades”, assim como cases de sucesso apresentados aos participantes, que também acompanharam um painel de consultoria técnica com o tema “Passos para Implantar o Turismo Náutico nas Cidades Brasileiras.”

                                                Principal ponto de encontro sobre turismo náutico, o Congresso Internacional Náutica já reuniu mais de 100 palestrantes, com mais de 50 cases apresentados ao longo de oito edições.

                                                Congresso Internacional Náutica em números

                                                Chegando à sua oitava edição, o Congresso Internacional Náutica já reuniu, ao longo dos anos, mais de 700 participantes, que puderam acompanhar debates enriquecedores sobre as mais diversas possibilidades que o turismo pelas águas do Brasil pode proporcionar.


                                                Ao todo, mais de 100 palestrantes já passaram pelo evento, levantando temas importantes não só para o setor náutico, como para a sociedade de forma geral, como o Programa Novo Rio Pinheiros — que busca revitalizar um dos mais importantes símbolos da cidade de São Paulo — , e a retomada do turismo pós a pandemia de Covid-19, que assolou o mundo todo.

                                                 

                                                Com representantes de todo Brasil e participações internacionais, o Congresso já soma mais de 50 cases que, ao longo das edições, mostraram aos participantes, na prática, como o turismo náutico é capaz de transformar diversas regiões do país, mesmo aquelas em que essa possibilidade não é tão evidente.

                                                 

                                                O Congresso Internacional Náutica é um evento desenvolvido para prefeitos, secretários de turismo e agentes do setor. Para mais informações, basta entrar em contato através do e-mail: [email protected].

                                                São Paulo Boat Show 2023

                                                O maior e mais importante evento náutico da América Latina está chegando! Após o sucesso histórico do São Paulo Boat Show do ano passado, a 26ª edição será ainda maior e melhor, reunindo os principais players do mercado náutico e quem ama o mundo da navegação em um só lugar.

                                                 

                                                Com mais de 100 embarcações expostas — de todos os modelos, preços e tamanhos — o São Paulo Boat Show 2023 contará com os principais lançamentos do setor náutico para 2023 e 2024, incluindo jets, motores, equipamentos, brinquedos náuticos, acessórios e serviços para barcos.

                                                 

                                                O evento receberá ainda as novidades de grandes marcas de luxo no Espaço dos Desejos e vai apresentar atrações  de turismo náutico de destinos incríveis pelo Brasil.

                                                 

                                                Anote aí!

                                                Quando: De 21 a 26 de setembro de 2023
                                                Onde: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP, 04329-900)
                                                Horário: Dia 21 das 15h às 22h e de 22 a 26 de setembro das 13h às 22h (no último dia, o evento encerrará às 21h)
                                                Mais informações: no site do evento

                                                 

                                                Náutica Responde

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                                                  Recém-inaugurado, local tem apenas 25 apartamentos e é exclusivo para casais e adultos

                                                  Inaugurado em 2021, o Hotel Villa d´Ozio, exclusivo para casais e adultos, leva à Praia Brava de Itajaí um modelo que mescla características da hotelaria de “charme” e “boutique”, com foco em privacidade e descanso. Com produtos e serviços exclusivos, ambientes de design à beira-mar e atendimento personalizado, o hotel agrada proprietários de embarcações, celebridades e público ligado à náutica.

                                                  A Praia Brava é um dos destaques da cidade de Itajaí. Em poucos anos, junto ao desenvolvimento do mercado náutico na região, o local deu saltos de crescimento tanto em atrativos turísticos no comércio local, quanto no setor imobiliário — sem deixar de preservar suas características naturais e atrair grandes nomes do surfe do Brasil e do exterior.

                                                  Levando o potencial da região em consideração, o empresário e empreendedor Ronaldo Jansson inaugurou o Hotel Villa d´Ozio, para atender a demanda do público exigente — considerando o crescimento local do mercado náutico de luxo.

                                                  O hotel, único da região com características que mesclam conceitos de hospedagem de “charme” com “boutique”, tem apenas 25 apartamentos e é exclusivo para casais e adultos que buscam descanso, privacidade e conforto, dentro de um ambiente intimista, como uma “elegante casa de praia”.

                                                  Detalhes como peças de design de artistas brasileiros, lounges para leitura, “mimos” constantes da gerência, comida feita no local 100% artesanal, drinques e vinhos exclusivos são alguns dos itens que encantam os hóspedes, sem falar dos eventos privativos constantes, como apresentações de jazz, mostras de moda, arte e cultura.

                                                  O diretor do Villa d’Ozio, Ronaldo Jansson Júnior, considera que o hotel tem “toda a estrutura que um hotel privativo de luxo oferece” mas, para ele “para grandes executivos, celebridades, pessoas ligadas à náutica ou casais em geral que desejam fugir do agito do trabalho e investir em seu descanso, é necessário ter muito mais. Trazer nos detalhes a atmosfera de aconchego que resulte em ótimos e inesquecíveis momentos.”


                                                  Para quem não tem embarcação, mas busca por essa experiência, o Hotel Villa D’Ozio ainda oferece o serviço de concierge, por meio de parcerias, como: preparo de comidas a bordo assinadas por chefs e até aluguel de lanchas e iates, que podem chegar a mais de 80 pés.

                                                  “O litoral de Santa Catarina é repleto de belezas naturais e possui orlas banhadas por águas calmas, perfeitas para praticar esportes como stand up paddle, por exemplo. Próximo ao hotel temos destinos cobiçados como as praias de Balneário Camboriú e Bombinhas, onde muitos clientes gostam de ancorar”, afirma Ronaldo.

                                                  Na contramão de modelos de negócios de luxo que buscam realçar grifes internacionais, o Villa d´Ozio também foi além, por meio da valorização de Santa Catarina, incluindo tanto a colonização europeia, como a italiana, alusiva ao nome do estabelecimento.

                                                  “Pessoas que costumam viajar pelo mundo já têm acesso a grandes marcas, elas, na verdade, buscam conhecer o que o destino tem de melhor. É exatamente isso que oferecemos, o melhor da essência catarinense, por meio de muitas pesquisas, viagens e estudos constantes para entender o comportamento do nosso cliente que é bem exigente e diferenciado”, comenta o diretor.

                                                   

                                                  Náutica Responde

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                                                    Tripulação composta 100% por mulheres marca presença na Semana de Vela

                                                    Em parceria com a Decathlon, V’Elas Sailing Team participa pela segunda vez da competição que começou dia 23 e segue até dia 29

                                                    Apesar do estereótipo de que a vela é um esporte masculino, oito mulheres colocaram esse tabu de lado e, pela segunda vez, compõem um time 100% feminino na Semana Internacional de Vela de Ilhabela (SIVI), principal competição de vela oceânica do continente.

                                                    Em parceria com a Decathlon, o V’Elas Sailing Team surgiu a partir da vontade das oito amigas: Daniela Sanchez, Isabela Malpighi, Andrea Grael, Andrea Ruschman, Catarina Robert, Nivea Teixeira, Kathiana Zednik e Nicole Voelker. Com pouco mais de um ano de existência e mesmo sem barco próprio para competir, elas decidiram se inscrever na SIVI e acabaram conquistando o quarto lugar na sua categoria.

                                                    As integrantes já haviam sido tripulantes de outros barcos, mas, em 2022, se uniram para compor um time 100% feminino. Atualmente, a equipe é formada por oito pessoas, com idades de 15 a 59 anos e diferentes profissões.

                                                    Se por um lado ainda existe estigma e preconceito, por outro já existe muito mais abertura do que houve antes. As confederações organizadoras têm um poder enorme nas mãos e podem, por meio de novas regras, aumentar a participação feminina em regatas – Daniela Sanchez, tripulante do V’Elas.

                                                    “Foi isso que fez, por exemplo, a classe lightning para os Jogos Pan Americanos deste ano (formações de duas mulheres e um homem)”, completou a velejadora, que também é advogada, mãe e professora.

                                                     

                                                    A ideia das mulheres é consolidar uma equipe feminina com um denominador comum: velejar bem em equipe e com muita alegria de espírito, mostrando que é possível reduzir o impacto ambiental e preservar o amor pela natureza.


                                                    “Com o apoio de uma grande marca como a Decathlon, conseguimos perseverar nossos sonhos e inspirar mais mulheres a virem para a raia. Essa parceria amplifica nossa voz evidenciando que o esporte é para todos, não importando o sexo, a idade ou outras características”, afirma Daniela.

                                                    Ilhabela: Capital da Vela é repleta de belezas naturais

                                                    Lindas praias, recortadas por vegetação abundante e um mar de verde intenso são alguns dos cenários de Ilhabela, um dos refúgios mais belos do litoral norte de São Paulo. A cidade abriga mais de 50 praias, metade delas ainda praticamente virgens, e cachoeiras abundantes.

                                                     

                                                    A equipe de NÁUTICA preparou uma seleção especial de passeios por Ilhabela para quem for visitar a Capital da Vela durante a 50ª edição da competição. São, ao todo, mais de 20 dicas para curtir a ilha. Confira nosso roteiro completo por Ilhabela.

                                                    50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela

                                                    Para a edição de 2023 da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, estão convidadas as classes HPE30, ORC, Clássicos, C30, BRA-RGS, Bico de Broa, Multicascos, HPE25 e VPRS. Os mais de 100 barcos esperados participarão de regatas em percursos variados ao longo da semana.

                                                     

                                                    Além das competições, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela também oferece uma série de atividades culturais e sociais dentro e fora do Yacht Club de Ilhabela, como shows, exposições e palestras.

                                                     

                                                    A organização fará, ao longo da semana, regatas de acordo com as condições de mar e vento, podendo ser no Canal de São Sebastião ou nas raias mais ao norte e ao sul da ilha.

                                                     

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                                                      Conhecida como “Terra do Canguru”, a Austrália oferece muito mais que parques e florestas ecológicas. Sede da Copa do Mundo Feminina junto a Nova Zelândia, o país reserva várias maravilhas para conhecer, como um lago cor-de-rosa e uma água que promete a juventude.

                                                      Sendo assim, conheça a seguir cinco maravilhas da Austrália que prometem surpreender — por sua exoticidade ou pela beleza natural.

                                                      Ilhas Whitsunday

                                                      Localizada no arquipélago ao largo da costa de Queensland, no nordeste da Austrália, as ilhas de Whitsunday são um dos destinos turísticos mais populares do país. A região atrai centenas de milhares de visitantes todos os anos, que mergulham nas águas azul-turquesa do Mar de Coral.

                                                       

                                                      Não faltam opções turísticas nessas ilhas, que vão desde um passeio de barco a vela em alto mar, a nadar nas águas cristalinas e conhecer as dunas de areia debaixo d’água, alguns dos planos mais famosos dos turistas que conhecem Whitsunday.

                                                      Grande Barreira de Corais

                                                      Foto: Instagram @viajemnow / Reprodução

                                                      Um dos patrimônios do país, a Grande Barreira de Corais é uma das maravilhas da Austrália mais conhecidas mundo a fora. Essa imensa faixa situada na área litorânea do estado de Queensland abriga corais no fundo do oceano, que podem aparecer na superfície do mar.

                                                       

                                                      As colônias de corais são bastante coloridas e se alimentam de outros pequenos seres vivos, como peixes e zooplânctons. Por conta dos recifes de grandes dimensões que são formados, a colônia presente na Austrália representa o maior coral do mundo, visível até mesmo do espaço.

                                                       

                                                      Para ter uma imersão no local, é possível mergulhar com as tartarugas, peixes e outras criaturas marinhas que habitam no mar. Outra possibilidade é através de um passeio de helicóptero, vendo a Grande Barreira de Corais do alto.

                                                      Natural Bridge

                                                      Também localizado em Queensland, a Natural Bridge fica no parque nacional de Springbrook. Com um arco rochoso que resulta numa bela caverna e uma queda d’água de cor esmeralda, o lugar paradisíaco chama atenção dos turistas pela beleza e encanto que o ambiente proporciona.

                                                       

                                                      Os vaga-lumes iluminam o interior do ambiente e transformam a parte de dentro da caverna em um céu estrelado durante a noite. O local é considerado um patrimônio mundial australiano e não é permitido nadar no riacho, principalmente para evitar situações de perigo.

                                                      Fraser Island

                                                      A Fraser Island é a maior ilha de areia do mundo, situada na região leste australiana, o local pode ser considerado um paraíso. Antes tido como desconhecido, o local é uma das maravilhas da Austrália que está caindo cada vez mais no gosto dos turistas e possui muitas opções de visitas.

                                                       

                                                      Para circular pelo local é necessário estar com um 4×4, ou aproveitar o voo cênico que decola da própria praia e sobrevoa a região. Sua principal atração é o Lake McKenzie, um lindo lago cor turquesa em que, segundo a lenda, tem águas com o poder de rejuvenescer.

                                                       

                                                      Além desse lago, há outras opções como Lake Wabby, composto por águas verdes; Navio Maheno, um antigo navio naufragado e Champagne Pools, uma piscina repleta de espumas em meio ao mar.

                                                      Pink Lake

                                                      Parece ter saído do filme da Barbie, mas — por incrível que pareça — , realmente existe mais de um lago cor-de-rosa pelo mundo, com um deles localizado entre Melbourne e Adelaide, no sul da Austrália. O Pink Lake possui essa cor devido a um pigmentado secretado por algas microscópicas.

                                                       

                                                      O exótico lago tem uma intensidade da coloração rosa que costuma variar de acordo com a quantidade de água. Quando ele está mais seco, mais luz é refletida a partir do sal cristalizado branco, reduzindo o impacto rosa.

                                                       

                                                      Vale lembrar que existem outros quatro lagos cor-de-rosa na Austrália: Field of Pink Lakes, Hutt Lagoon, Lake Hillier e Quairading Pink Lake, todos na província ocidental do país.

                                                       

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                                                        26/07/2023

                                                        Aconteceu nesta terça (25) o segundo dia de regatas da 50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, com a realização da regata que leva o nome do atleta olímpico e um dos maiores incentivadores da modalidade no Brasil, Eduardo Souza Ramos.

                                                        O velejador se aposentou da modalidade ainda nesta temporada, aos 79 anos. Maior campeão da Semana de Vela com 11 conquistas, Eduardo esteve presente no evento e acompanhou de perto a disputa da regata que o homenageou.

                                                        Flotilha. Foto: Matias Capizzano / Divulgação

                                                        Agradeço a homenagem ser feita em vida, uma regata em meu nome. Minha última Semana de Vela foi no ano passado, com uma disputa acirrada com o Crioula – Eduardo Souza Ramos,  ex-velejador olímpico.

                                                        Responsável direto pelo desenvolvimento técnico e evolução da modalidade oceano na América do Sul, Eduardo foi porta-bandeira do Brasil nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984, e acumula bons resultados em várias classes olímpicas e de oceano, como Star, Snipe, Hpe 25 e S40.

                                                        Phoenix. Foto: Matias Capizzano / Divulgação

                                                        Seu último projeto foi o Botin 44, batizado de Phoenix, considerado um dos mais modernos veleiros de performance da vela oceânica, atualmente comandado por Fábio Cotrim e Mauro Dottori, além de atletas olímpicos como Jorge Zarif e André Fonseca Bochecha na equipe.

                                                        Nessas 50 edições, uma das que mais me marcou foi a primeira, quando corri de Snipe e, claro, a última, em 2022. Para as próximas regatas espero que o número de barcos aumente e que com eles venham novos veleiros de ponta – Eduardo Souza Ramos, ex-velejador olímpico.

                                                        O também atleta olímpico Jorge Zarif, que participa da Semana de Vela a bordo do Phoenix, reconhece a importância de Eduardo para o esporte. Para ele, “Eduardo Souza Ramos ajudou de todas as formas possíveis, sendo velejador de oceano, olímpico e dirigente. É o maior incentivador da vela brasileira.”

                                                        Foto: Matias Capizzano / Divulgação

                                                        A Semana Internacional de Vela de Ilhabela tem o Crioula em primeiro lugar na classe ORC com 100% de aproveitamento em três provas. A tabela segue com Sandokan, da Argentina, Phoenix e Phytoervas, na sequência. As provas de terça-feira (25) foram de barla-sota, ou seja, entre boias.


                                                        Ilhabela: Capital da Vela é repleta de belezas naturais

                                                        Lindas praias, recortadas por vegetação abundante e um mar de verde intenso são alguns dos cenários de Ilhabela, um dos refúgios mais belos do litoral norte de São Paulo. A cidade abriga mais de 50 praias, metade delas ainda praticamente virgens, e cachoeiras abundantes.

                                                         

                                                        A equipe de NÁUTICA preparou uma seleção especial de passeios por Ilhabela para quem for visitar a Capital da Vela durante a 50ª edição da competição. São, ao todo, mais de 20 dicas para curtir a ilha. Confira nosso roteiro completo por Ilhabela.

                                                        50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela

                                                        Para a edição de 2023 da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, estão convidadas as classes HPE30, ORC, Clássicos, C30, BRA-RGS, Bico de Broa, Multicascos, HPE25 e VPRS. Os mais de 100 barcos esperados participarão de regatas em percursos variados ao longo da semana.

                                                         

                                                        Além das competições, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela também oferece uma série de atividades culturais e sociais dentro e fora do Yacht Club de Ilhabela, como shows, exposições e palestras.

                                                         

                                                        A organização fará, ao longo da semana, regatas de acordo com as condições de mar e vento, podendo ser no Canal de São Sebastião ou nas raias mais ao norte e ao sul da ilha.

                                                         

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                                                          A Boatlux Florianópolis realizou, no último dia 15, na Marina Pier 33, uma capacitação com produtos ecoeficientes de limpeza náutica, em parceria com a Nautispecial, empresa especialista na fabricação e criação de produtos eficientes para limpeza e conservação de lanchas, iates, veleiros e motos aquáticas.

                                                          Foram abordados temas como sustentabilidade, uso racional da água e utilização correta de produtos de limpeza e conservação ecoeficientes para as embarcações, além de cuidados pessoais e uma apresentação sobre segurança da navegação e uso de forma correta de eletrônicos.

                                                          Flávio Mark, do Navegantes do Sul; Moacir Costódio, proprietário da Boatlux Florianópolis e Marcelo Huertas, da Nautispecial.

                                                          O treinamento foi desenvolvido com o propósito de capacitar toda a tripulação da Boatlux para dar suporte aos clientes nas embarcações, uma vez que a empresa atua há mais de 10 anos no sistema de compartilhamento de lanchas e jets e, atualmente, conta com mais de 370 cotistas na região Sul do país.

                                                           

                                                          A Nautispecial, por sua vez, está há quase 30 anos no mercado de produtos biodegradáveis para limpeza de embarcações.

                                                           

                                                          Náutica Responde

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                                                            Iniciativa visa transformar a embarcação de mais de 30 anos em recife artificial de corais

                                                            Parece difícil de acreditar que um barco afundado seja uma boa notícia, mas, desta vez, é. Isso porque, na Flórida (EUA), um iate de 1980 foi afundado de propósito para virar um recife artificial de corais que, no futuro, vai ajudar a criar um novo habitat para vidas marinhas.

                                                            O barco é um M/Y Time, construído pelo estaleiro Palmer Johnson Yachts há 36 anos, ainda em 1987. Agora, já a 48 metros de profundidade, a embarcação ganhou um novo nome, passando a se chamar A.A. Hendry Artificial Reef.

                                                            A ação partiu da organização sem fins lucrativos Marine Cleanup Initiative, em parceria em com a McCulley Marine Services e o St. Lucie County Artificial Reef Program. Essa não é a primeira vez que a entidade afunda um barco. Ao todo, já são cinco embarcações no fundo do oceano. O intuito é sempre o mesmo: criar um habitat no mar para peixes e outras formas de vida aquática.


                                                            A expectativa é que o iate acumule esporos de Oculina varicosa (também conhecido como coral do arbusto de marfim) com o passar do tempo. Por serem ricos em plâncton (importantes para o ecossistema aquático, sendo fundamentais na cadeia alimentar), os barcos conseguem atrair pequenos animais e acumular corais incrustados e esponjas, colaborando para o florescimento da vida marinha.

                                                            “Se as teorias se mostrarem corretas, em 50 anos ela (a embarcação) será agraciada com Oculina varicosa fora dos bancos de Oculina”, afirmou a organização, que pretende atingir sua meta de recuperar os recifes de corais danificados pela atividade humana ou por fatores naturais, que afetam os oceanos e os recursos hídricos.

                                                             

                                                            Segundo a Marine Cleanup Initiative, mergulhadores nadarão ao redor e dentro do recife artificial nas próximas semanas para verificar o progresso do iate afundado.

                                                             

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