Os dias de férias do empresárioespanhol Amancio Ortega, dono da famosa rede de lojasZara, estão prestes a ganhar uma joia de sofisticação e luxo: um megaiatede 72 metros de comprimento (236 pés), que em breve estreará nas águas com todo o conforto que seu alto padrão oferece.
Batizada de Projeto 2024, a embarcaçãoé da autoria do estaleiro holandês Feadship, um dos mais exclusivosdo mundo. Segundo a empresa, os 564 m² de espaço interior são totalmente personalizáveis de acordo com os gostos e necessidades do proprietário.
Como é de se esperar, garantir um desses para si demanda um investimento e tanto: o megaiate do dono da Zara custa nada menos que 182 milhões de euros, conforme o jornal português JN, valor que representa R$ 988 milhões (conversão feita em abril de 2024).
Tour pelo megaiate do dono da Zara
A embarcação encanta logo de cara aqueles que não abrem mão de unir discriçãoe sofisticação na mesma frase. Construído com linhas minimalistas, a pintura predominante do casco é branca, com interiores em tons pastel.
O megaiate do dono da Zara conta com três deques, sendo que os passageirospodem transitar facilmente ao redor deles por meio de um elevadorque integra os espaços. Um segundo elevador fica responsável por transportar as refeições a todos os andares.
Na popa, a ampla praça se estende para o lazer dos viajantes. Plataformas laterais retráteis aumentam em cerca de 80% o espaço do beach club, que conta ainda com plataforma submergível, parque infantil e uma piscinade 3,3 metros.
O ambienteestá conectado ao convés principal, onde ficam as salas de estar e de jantar, com capacidade para 12 pessoas.
As grandes janelas que envolvem o espaço permitem a entrada de luz natural e vista para o mar— capaz de ficar ainda melhor caso o proprietário opte por incluir varandas retráteis na embarcação.
Convidados a desfrutar do megaiate do dono da Zara podem se acomodar confortavelmente em uma cabine VIP e em oito cabines adicionais, mas o destaque vai para a suítemáster. Além de closets masculino e feminino, lounge e varandaprivativa, o quarto conta com uma escada que leva ao deque superior, um espetáculo à parte no Projeto 2024.
Localizado na área do flybridge, o terraço privativo oferece três zonas de lazer: um solário com jacuzzi à frente, uma mesa de jantar com painéis corta-vento no centro, e um bar com poltronas na parte traseira.
Já a frente do convés superior foi planejada para comportar um helipontotouch-and-go, mas pode se transformar em mais um espaço relaxante, caso seja a vontade do proprietário.
Uma plataforma que permite alugar embarcações dentro e fora do Brasil e faz o meio campo entre donos de barcos e quem busca uma locação é a proposta da Bombordo, que estará no Rio Boat Show 2024 apresentando o seu “app dos barcos”.
De 28 de abril a 5 de maio, o evento náutico mais charmoso da América Latina, realizado na Marina da Glória, o estande da Bombordo no Rio Boat Show 2024 com a empresa que “democratizar o acesso à embarcações”. Com modelos de vários tipos, valores e tamanhos, a plataforma é conhecida como o “Airbnb” dos barcos.
No Rio Boat Show 2024, a Bombordo contará com mais de 400 embarcações em sua plataforma, que inclui app e site. Além disso, a empresa oferece seguro de responsabilidade civil e uma experiência completa com serviços adicionais — que inclui fotógrafo, churrascoe até comida japonesa.
Assim, a Bombordo possibilita que recém-chegados ao universo náutico tenham acesso a passeios gastando bem menos. E para os donos de embarcação que pretendem locar seus barcos, a plataforma serve como uma alternativa de investimento.
Inclusive, as reservas sempre passam necessariamente pela aprovação dos proprietários, que também definem os preços dos aluguéis.
Como destaque, a plataforma tem disponível a Azimut 58, por R$ 12 mil, em Cancun, no México; a Nautilus – Looker 350, uma hidronave do Instituto Argonauta, por R$ 5 mil, no litoral de Ubatuba, São Paulo; e a Phanton 235, com marinheiro incluso e custando aproximadamente R$ 1,2 mil.
Além disso, o cliente que for visitar o estande da Bombordo no Rio Boat Show 2024 poderá até ganhar uma lancha! Quem se cadastrar e baixar o aplicativo, participará de um sorteio da Phantom de 50 pés, com adicionais A/B em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.
Já para os proprietários de barcos, a marca irá presentear com um kit Bombordo a cada um que cadastrar sua embarcação para aluguel na plataforma.
Rio Boat Show 2024
Evento náutico mais charmoso do Brasil, o Rio Boat Show chega a sua 25ª edição recheado do que de melhor esse lifestyle pode oferecer. As águas da Baía de Guanabara, na Marina da Glória, recebem o evento entre os dias 28 de abril e 5 de maio. Por lá, o grande público poderá ver de perto os principais lançamentos e destaques do mercado náutico com barcos na água e test-drive de embarcações.
O repertório é grande: lanchas, veleiros, iates, jets, motores, equipamentos, acessórios, decoração e serviços náuticos estarão reunidos em um só lugar, ao lado de especialistas do setor, preparados para auxiliar todos os visitantes. Além disso, o Rio Boat Show exibe destinos náuticos, artigos de luxo e quadriciclos.
O público da 25ª edição do evento terá ainda atrações diversas, como palestras, desfile de moda e o tradicional Desfile de Barcos — em que os modelos de destaque do evento navegam pela Baía de Guanabara, junto com um show de luzes, música e até mestre de cerimônia.
Anote aí!
RIO BOAT SHOW 2024 Quando: De 28 de abril a 5 de maio; Horário: De segunda a sexta-feira, das 15h às 22h | sábado e domingo, das 13h às 22h; Onde: Marina da Glória (Av. Infante Dom Henrique, S/N, Glória); Ingressos: site oficial de vendas
Mais informações: rioboatshow.com.br.
Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida
Considerando a carreira que David Beckham construiu no futebolcomo jogador e a que vem construindo como empresário, dá para se dizer que seu antigo barcoera até “modesto”, afinal, no mundo dos milionários, quanto maior — e mais luxuoso— melhor. Pois agora o atual dono do clube Inter Miami, dos Estados Unidos, se rendeu aos luxos do mar.
O ex-jogador era dono de um Riva Argo 90, de 92 pés — que ele mesmo ajudou a projetar. Ele havia decidido comprar um barco depois um passeiono iate de Elton John.
Agora, Beckham deu um up na sua máquina do mar e saiu de um iate para um superiate: o Riva 130 Bellissima, de 131 pés. Apesar da mudança, ele segue ao lado da marca do grupo italiano Ferretti.
Casado com Victoria Beckham há 25 anos e pai de quatro filhos, o empresário certamente considerou que uma embarcação maior seria uma boa ideia — até porque, ao que tudo indica, Beckham gosta de aproveitar seu tempo de qualidade com a família. Inclusive, o astro já foi visto ao lado dos familiares na nova embarcação, durante a Páscoa, em Miami (EUA).
Conheça o novo superiate de David Beckham
O novo superiate de David Beckham não é maior somente em tamanho, mas, principalmente, no luxo.
Enquanto seu antigo Riva Argo 90 não transparecia ser uma “mansão flutuante” — pelo menos não como as embarcações da maioria das celebridades–, o Riva 130 Bellissima, por outro lado, ostenta logo de cara uma jacuzzino convés superior, além de muito mais espaço de lazer, tanto na popa, quanto na proa.
Ao lado da jacuzzi, na proa, grandes sofás garantem o banho de sol. No deque inferior, uma mesa para 10 pessoas ao lado de um bar promete ser o ambiente perfeito para confraternizações com amigos e familiares. Mais uma vez, a presença de sofás garante que ninguém precise ficar de pé a bordo.
No mesmo ambiente, mais à frente, duas escadas dão acesso à praça de popa e ao beach club. Ambas as áreas são bastante espaçosas, o que deixa a ideia de aproveitar o mar ainda mais atraente. Aliás, de acordo com a Riva, a boca do novo superiate de David Beckham tem 7,86 metros.
O interior do barco dispõe de acomodações para 10 pessoas, em um ambiente que dispensou os traços orgânicos e apostou nas linhas firmes para transparecer luxo logo ao primeiro olhar. Apesar disso, detalhes em marrom escuro trazem equilíbrio aos tons claros, metálicos e espelhados, para que a embarcação tenha um toque de aconchego e não se renda totalmente à “aparência de shopping”.
A potência da embarcação vem de motores duplos MTU 16V 2000 M96L com 2.638 cv cada, sendo que a velocidademáxima é de 22,5 nós (41,6 km/h) — um pouco mais lento que o Argo 90. Em compensação, o alcance do barco chega a 1.000 milhas náuticas (cerca de 1.852 km), a uma velocidade de cruzeiro de 11 nós (20 km/h) ou 360 milhas náuticas (667 km) na velocidade máxima de 20 nós (37 km/h).
O novo superiate de David Beckham custa a partir de US$ 20 milhões (cerca de R$ 100,4 milhões em conversão realizada em abril de 2024), enquanto seu antigo barco, o Argo 90, saiu por aproximadamente US$ 6,5 milhões (R$ 32 milhões).
Já batizado de “Seven”, o superiate leva o mesmo nome que o astro deu a seu antigo Riva 90, e que representa o número 7 — sempre estampado nas camisas de Beckham, tanto na seleção inglesa como nos vários clubes que defendeu.
A 700 km de distância do litoralmais próximo, a cidade de Loanda, no interior do Paraná, é a terra do corretor de seguros Angelo Guedes. Se você não o conhece, dificilmente imaginaria que o loandense está construindo um veleirode alumínio de 36 pés — e com as próprias mãos. Quem estiver no Rio Boat Show 2024, contudo, poderá bater um papo com ele, na série de palestras do NÁUTICA Talks.
Celebrando sua histórica 25ª edição, o Rio Boat Show acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Maria da Glória. Por lá, Angelo vai abordar os desafios e superações de construir um veleiro no fundo do quintal — do zero.
Sua palestra, com o nome “A construção de um veleiro 36 pés de alumínio”, acontece no dia 2 de maio, às 16h.
O corretor, que resume suas experiências na águaà pescaem rios e lagos como esportee lazer, está quase no fim da construção de seu próprio veleiro. O motivo? “Viver aventuras no mar futuramente”, como ele mesmo descreve.
A ideia surgiu quando Angelo percebeu que queria “algo a mais na vida”. E, como adquirir uma embarcação deste porte era financeiramente inviável para ele naquele momento, ele mesmo resolveu colocar a mão na massa. Agora, o paranaense está prestes a concluir seu projeto — com capacidade para dar uma volta ao mundo, segundo o próprio.
Realizadas pela Revista Náutica, as palestras do Náutica Talks têm entrada aberta a todos os visitantes do evento náutico mais charmoso da América Latina.
No ciclo de palestras do Rio Boat Show, mais de 40 convidados especiais vão comandar os Talks. Ao longo dos oito dias de programação, visitantes poderão ouvir histórias de gente do mar, ficar por dentro de dicas náuticas e conhecer o que de mais intrigante esse universo tem a oferecer.
Você pode receber a programação completa das palestras e outras atrações no site do Rio Boat Show.
Rio Boat Show 2024
Evento náutico mais charmoso do Brasil, o Rio Boat Show chega a sua 25ª edição recheado do que de melhor esse lifestyle pode oferecer. As águas da Baía de Guanabara, na Marina da Glória, recebem o evento entre os dias 28 de abril e 5 de maio. Por lá, o grande público poderá ver de perto os principais lançamentos e destaques do mercado náutico com barcos na água e test-drive de embarcações.
O repertório é grande: lanchas, veleiros, iates, jets, motores, equipamentos, acessórios, decoração e serviços náuticos estarão reunidos em um só lugar, ao lado de especialistas do setor, preparados para auxiliar todos os visitantes. Além disso, o Rio Boat Show exibe destinos náuticos, artigos de luxo e quadriciclos.
O público da 25ª edição do evento terá ainda atrações diversas, como palestras, desfile de moda e o tradicional Desfile de Barcos — em que os modelos de destaque do evento navegam pela Baía de Guanabara, junto com um show de luzes, música e até mestre de cerimônia.
Anote aí!
RIO BOAT SHOW 2024 Quando: De 28 de abril a 5 de maio; Horário: De segunda a sexta-feira, das 15h às 22h | sábado e domingo, das 13h às 22h; Onde: Marina da Glória (Av. Infante Dom Henrique, S/N, Glória); Ingressos: site oficial de vendas
Mais informações: rioboatshow.com.br.
Os amantes do maracabam de ganhar mais uma lanchapara ficar de olho: a nova FS 355, da FS Yachts, apresentada na noite da última quinta-feira (4). Com duas opções de motorização, a nova embarcação chega para se juntar às mais de 3 mil lanchas da marca que atualmente navegam ao redor do mundo.
A nova FS 355 foi recebida com muita empolgação em um coquetel de lançamento realizado no restaurante Jardín Del Mar, em Florianópolis, Santa Catarina.
José Thiburcio, fundador da FS Yachts, e os sócios-proprietários Almiro Thiburcio e Luiz Zacarelli se reuniram aos amantes do setor para exibir em primeira-mão o barco. Após dois anos de elaboração do projeto, o momento esperado por todos: a queda do tecido que encobria a nova estrela do estaleiro catarinense.
Agradeço imensamente a todos pela presença, aos que fazem parte da nossa vida e convivem conosco, viram nosso início de trabalho e hoje estão aqui contemplando uma maravilha que virá aí, a pedra fundamental da FS– José Thiburcio, fundador da FS Yachts
José Thiburcio ainda fez questão de exaltar a vocação náutica do nosso país. “O Brasil está delegado a ser um país do mercado náutico. Nós vemos hoje que podemos fazer melhor que todos, porque a nós cabe a vontade e o prazer de fazer bem feito”, afirmou, durante o evento de lançamento.
Conheça a nova FS 355
A nova lancha da FS tem 10,80 metros de comprimento e opções de motorização centro-rabeta e popa. Dianini Moccelin, gerente nacional B2B da FS Yachts, garante que “o barcofoi feito para os olhos mais exigentes, pois traz tendências do mercado náutico e surpreende na riqueza dos detalhes”.
A FS 355 chega para agradar tanto o mercado náutico nacional, quanto o público dos Estados Unidos — conhecido por valorizar embarcações com motor de popa. Nesse quesito, a lancha pode ser equipada com uma parelha de 300 hp ou dois motores de 400 hp.
Somos muito detalhistas, gostamos de fazer o projeto bem acertado. A lancha foi muito pensada no mercado internacional, principalmente os Estados Unidos, por isso a primeira delas já veio com motor de popa– Ricardo Fragoso, gerente comercial da FS Yachts
Com o uso inteligente dos espaços, a embarcação de 3,5 metros de boca (largura máxima) ganhou um layout funcional. No deque inferior, acessado por uma passagem ao lado do posto de comando, o barco traz cozinha equipada com pia, micro-ondas e armários, além de banheiro, mesa e aposentos que garantem pernoite para até quatro pessoas.
Para passeios durante o dia, a capacidade da FS 355 é de 15 passageiros, que podem aproveitar todo o conforto da embarcação.
A popa é o espaço ideal para curtir o novo barco da FS Yachts. A área conta com frigobar, mesa com porta-copos rodeada por bancos estofados e pega-mãos, para proporcionar segurança para todos a bordo.
Com a escolha da motorização de popa, o espaço “perdido” para os motores é compensado com a abertura de um deque lateral, que amplia o espaço na área de popa do barco — funcionalidade que se mantém na versão centro-rabeta.
A proa, por sua vez, abriga um solário com espaço para três pessoas — mais uma opção de lazer para quem navegar na nova FS 355. Para saber mais sobre a embarcação, acesse o site da FS Yachts.
Em 2024, o Rio Boat Show chega a sua 25ª edição. Para comemorar esse momento histórico, a equipe de NÁUTICA vai revisitar o passado novamente para mais uma edição da série Memória Náutica. Hoje é dia de relembrar o Rio Boat Show 2013, salão que aconteceu pela segunda vez no Píer Mauá.
A 16ª edição do salão náutico mais charmoso da América Latina atracou nas águas do Píer Mauá, no centro do Rio, de 25 de abril a 1º de maio, com mais de 200 barcos — muitos deles atracados em meio quilômetro de píer, prontos para saírem em teste drive. Cinco pavilhões de exposição ainda levaram à feira barcos “no seco”, equipamentose acessóriospara embarcações, além de muitas atividades interativas.
Pelo segundo ano consecutivo, o Píer Mauá sediou o Boat Show e mudou a paisagem do velho porto: saíram os navios e entraram os iates– dizia a edição 297 da Revista Náutica
O que acontecia no mundo em 2013
Em 2013, enquanto a Sony lançava o PlayStation 4, nascia outro fenômeno entre crianças e adultos: o jogo “Pou”, que rendeu nada menos que 80 milhões de downloads — só no Brasil. No ano da tragédia na boate Kiss, o país perdeu também Alexandre Magno Abrão, o Chorão, vocalista da banda Charlie Brown Jr.
Naquele ano, o argentino Jorge Mario Bergoglio tornou-se o Papa Francisco, e a Seleção Brasileira de Futebol conquistou o título da Copa das Confederações, realizada no Rio como preparação para a Copa do Mundo de 2014. Falando em Rio, por lá rolou a 5ª edição do Rock in Rio, que recebeu artistas como Beyoncé, Florence and The Machine, Metallica, Alice in Chains, Bon Jovi, Iron Maiden e Avenged Sevenfold.
Destaques do Rio Boat Show 2013
Barcos não faltaram no Rio Boat Show 2013, afinal, mais de 200 deles embelezaram ainda mais as águas do Píer Mauá. Alguns, contudo, atraíram os olhares atentos de quem visitou o salão daquele ano, como a Schaefer 800. “A nova estrela da Schaefer“, como dizia a edição 297 da Revista Náutica, era à época a maior embarcação do estaleiro catarinense, com “porte de iate”.
O design da embarcação era considerado inovador e moderno, uma vez que trazia flybridge e teto rígido, sendo que o fly era, na verdade, um posto de comando externo, que ocupava somente metade da capota. O barco, de R$ 12 milhões, navegava com três motoresVolvo IPS 1200, de 900 hp cada.
Da Itáliaveio o maior barco do salão: a Azimut Grande 100. Um dos mais luxuososdo Brasil naquele período — na época, o único modelo das Américas –, a embarcação dispunha de 4 suítes, sendo que a principal delas, na proa, tinha o tamanho de um apartamento completo. No fly, espaço suficiente para uma cozinha com mesa para 10 pessoas e, na motorização, 2 motores de centro de 2200 hp cada. O preço? R$ 25 milhões.
Seguindo uma tendência mundial daquele ano, a brasileira Intermarine apresentou um modelo de 65 pés em que o fly dispunha de cobertura, o que possibilitava aos passageiros a opção de controlar a entrada de luz solar no local, graças a uma capota de lona móvel. A lancha, única desse porte à época com 4 camarotes, era empurrada por dois motores de centro de 1200 hp cada.
Diretamente da Inglaterra, o Sunseeker Manhattan 63 atracou no Rio como um barco elegante, em que as linhas esportivas da embarcação registravam a marca do estaleiro inglês e a exigência dos ingleses no acabamento do barco. Com 4 camarotes (3 com suíte) e um fly com solário envolvendo o posto de pilotagem, o barco de R$ 9 milhões navegava com 2 motores de centro entre 800 e 1200 hp cada (ou Volvo IPS).
O Francês Prestige 550 Fly atracou no Píer Mauá para agradar os que buscavam por espaço. Com 55 pés, a embarcação trazia, só na sala, 3 sofás, uma cozinha separada por uma bancada e um acesso exclusivo ao camarote principal, à meia-nau. A lancha, equipada com dois motores centro-rabeta com propulsão Zeus de 600 hp cada, foi comercializada por R$ 4,2 milhões.
Nos jets, destaque para o Sea-Doo GTX Limited iS 260, de 260 hp, que saia por R$ 77 mil, e para o Yamaha FX Cruiser SHO, com motor de 4 tempos de 1800 cm³ e valor de R$ 59 mil. O Zefir 3.2 também chamou atenção, não pela potência ou preço, mas por ser um bote com cara de jet, com motor de popa de 30 hp.
Outras atrações da 16ª edição do salão carioca
Ainda nos destaques do Boat Show daquele ano, mas para além dos barcos, estava a “Semana Náutica”, que reuniu, antes e durante o salão, sete modalidades aquáticas: wakeboard, esqui, canoagem, vela, rali, stand up paddle e foto submarina.
Nesta última, mais de 30 mergulhadoresse aventuraram nas imediações de Ilha Comprida, no arquipélago das Cagarras, em busca da melhor foto submarina das águas que banham o Rio.
Também nos esportes aquáticos, a 14ª Regata Rio Boat Show reuniu mais de 150 veleiros, divididos em 18 categorias — inclusive com uma novidade: o minicircuito Rio, com veleiros de oceano e monotipos de até 32 pés.
Assim como na 1ª edição do salão no Píer Mauá, carrinhos elétricos facilitaram a vida dos visitantes, que puderam aproveitar o melhor da feira enquanto davam uma voltinha no veículo. Um espaço para as criançastambém facilitou a vida dos pais que foram ao salão em busca de um barco, já que, por lá, os pequenos podiam passar o tempo aproveitando atividades recreativas.
Confira mais fotos da edição de 2013 do Rio Boat Show
Rio Boat Show 2024
Evento náutico mais charmoso do Brasil, o Rio Boat Show chega a sua 25ª edição recheado do que de melhor esse lifestyle pode oferecer. As águas da Baía de Guanabara, na Marina da Glória, recebem o evento entre os dias 28 de abril e 5 de maio. Por lá, o grande público poderá ver de perto os principais lançamentos e destaques do mercado náutico com barcos na água e test-drive de embarcações.
O repertório é grande: lanchas, veleiros, iates, jets, motores, equipamentos, acessórios, decoração e serviços náuticos estarão reunidos em um só lugar, ao lado de especialistas do setor, preparados para auxiliar todos os visitantes. Além disso, o Rio Boat Show exibe destinos náuticos, artigos de luxo e quadriciclos.
O público da 25ª edição do evento terá ainda atrações diversas, como palestras, desfile de moda e o tradicional Desfile de Barcos — em que os modelos de destaque do evento navegam pela Baía de Guanabara, junto com um show de luzes, música e até mestre de cerimônia.
Anote aí!
RIO BOAT SHOW 2024 Quando: De 28 de abril a 5 de maio; Horário: De segunda a sexta-feira, das 15h às 22h | sábado e domingo, das 13h às 22h; Onde: Marina da Glória (Av. Infante Dom Henrique, S/N, Glória); Ingressos: site oficial de vendas
Mais informações: rioboatshow.com.br.
Distribuidora exclusiva das embarcações Excess e Beneteau — ambas do Grupo Beneteau — no Brasil, a Aloha Náutica estará mais uma vez presente em águas cariocas. Na histórica 25ª edição do evento, a marca levará dois barcos ao Rio Boat Show 2024: o Excess 14 — lançamento no Brasil — e o Beneteau Oceanis 51.1.
Entre os dias 28 de abril e 5 de maio, o público náutico poderá acompanhar os veleiros da marca francesa que estarão expostos na belíssima Marina da Glória.
O estande da Aloha Náutica no Rio Boat Show 2024 ainda vai receber um coquetel e palestra em homenagem aos 140 anos do Grupo Beneteau.
Abaixo, confira detalhes dos dois barcos escolhidos como destaque da Aloha Náutica no Rio Boat Show 2024, o evento mais charmoso da América Latina.
Excess 14
Pela primeira vez em águas brasileiras, o Excess 14 será o catamarã do grupo Beneteau que a Aloha Náutica vai exibir no evento. O barco foi projetado em torno de um layout autêntico, tanto na versão do proprietário quanto na versão charter. Segundo a marca, o design exclusivo trouxe soluções “fora da caixa” — e seu modelo explica o porquê.
Com preço estimado em aproximadamente R$ 6,7 milhões, a charmosa embarcação pode variar de 13,97 (46 pés) a 15,99 metros (52 pés) de comprimento, com uma boca de 7,87 metros. Além disso, este veleiro catamarã também conta com dois motores de 45 hp ou dois de 57 hp.
Oceanis Beneteau 51.1
Com 51 pés, o monocasco da linha de cruzeiro do Grupo Beneteau — com valor estimado em cerca de R$ 5,5 milhões — possui um chine (linha de junção entre o costado e o fundo do casco) alongado até a proa. Segundo a marca, o barco é fácil de manusear, confortável e inteligente, além de proporcionar 700 personalizações.
Na parte técnica, o Oceanis 51.1 tem uma boca de 4,80 metros e uma potência de motor de 80 hp. Com o aplicativo móvel Seanapps instalado, ainda é possível monitorar o status de vários sistemas da embarcação, além de poder programar uma rota ou revisar o progresso da velejada.
Rio Boat Show 2024
Evento náutico mais charmoso do Brasil, o Rio Boat Show chega a sua 25ª edição recheado do que de melhor esse lifestyle pode oferecer. As águas da Baía de Guanabara, na Marina da Glória, recebem o evento entre os dias 28 de abril e 5 de maio. Por lá, o grande público poderá ver de perto os principais lançamentos e destaques do mercado náutico com barcos na água e test-drive de embarcações.
O repertório é grande: lanchas, veleiros, iates, jets, motores, equipamentos, acessórios, decoração e serviços náuticos estarão reunidos em um só lugar, ao lado de especialistas do setor, preparados para auxiliar todos os visitantes. Além disso, o Rio Boat Show exibe destinos náuticos, artigos de luxo e quadriciclos.
O público da 25ª edição do evento terá ainda atrações diversas, como palestras, desfile de moda e o tradicional Desfile de Barcos — em que os modelos de destaque do evento navegam pela Baía de Guanabara, junto com um show de luzes, música e até mestre de cerimônia.
Anote aí!
RIO BOAT SHOW 2024 Quando: De 28 de abril a 5 de maio; Horário: De segunda a sexta-feira, das 15h às 22h | sábado e domingo, das 13h às 22h; Onde: Marina da Glória (Av. Infante Dom Henrique, S/N, Glória); Ingressos: site oficial de vendas
Mais informações: rioboatshow.com.br.
Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida
Aliar a inteligência humana à tecnologia é uma boa alternativa para muitas situações, mas quando o assunto é explorar o fundo do mar, essa ideia é ainda mais bem-vinda. Por isso, a empresa belga uWare Robotics criou o robô subaquático uOne, que promete assumir o lugar de mergulhadoresem missões debaixo d’água.
O equipamento, que combina características de dois tipos diferentes de robôs submarinos, tem como foco principal a inspeção de estruturas subaquáticas.
Para substituir humanos nessas missões, o uOne conta com oito propulsores vetoriais, um sistema de câmeras integradas, unidade de medição inercial (IMU) e outras tecnologias que o permitem seguir um caminho pré-progamado, sem a ajuda de humanos.
Os chamados “pontos de interesse” das missões subaquáticas para as quais o equipamento é destinado são inspecionados pelo robô, que é capaz de criar mapas tridimensionais do ambiente ao seu redor e coletar dados — inclusive imagens RGB em alta resolução — , que são armazenados em uma unidade SSD integrada.
Todas as funcionalidades do robô subaquático uOne estão acopladas em um equipamento de apenas 40 cm de altura, 40 cm de largura e 50 cm de comprimento, que pesa 15 kg e suporta até 5 kg.
Para explorar as profundezas do oceano, o equipamento navega a uma velocidademáxima de 5,5 km/h, com bateriaque garante até duas horas de operação após uma carga que leva o mesmo tempo.
Atualmente, o robô subaquático uOne é capaz de descer a uma profundidade máxima de 75 metros, mas ideia da belga uWare Robotics é que em breve esse número seja ainda maior, com a troca da atual carroceria de acrílico por uma de alumínio.
Mudanças nas regras costumam gerar dúvidas, e no universo náutico não seria diferente. Para esclarecer as alterações relacionadas a habilitação náutica, Marcello Souza vai comandar um bate-papo sobre o assunto no NÁUTICA Talks, dentro do Rio Boat Show 2024.
Com o tema “Novas regras de habilitação náutica”, o encontro servirá para o experiente instrutor de navegação abordar, por exemplo, a importância da compatibilidade da documentação do barco e a habilitação náutica do condutor. Essa é uma das mudanças trazidas com a alteração da Norman 211, que entra em vigor no mês de junho.
A palestra vai acontecer no dia 2 de maio, às 19h e faz parte da programação da histórica 25ª edição do Rio Boat Show — realizada de 28 de abril a 05 de maio, na famosa Marina da Glória.
Instrutor de navegação desde os anos 90, Marcello dá aulas na escola náutica Argonauta — fundada por ele mesmo. Além disso, é presidente da Associação Brasileira das Escolas Náuticas (Abenau), criada em 2018 para padronizar a formação dos navegadores, de acordo com a Norma de Autoridade Marítima (Norman).
Por fim, Marcello Souza já foi condecorado com as medalhas de Amigo da Marinha e Honra ao Mérito Tamandaré. Palestrante do NÁUTICA Talks, o instrutor pretende promover a melhora no nível de formação dos instrutores e o consequente aumento da segurança na água.
Realizadas pela Revista Náutica, as palestras do Náutica Talks têm entrada aberta a todos os visitantes do evento náutico mais charmoso da América Latina.
No ciclo de palestras do Rio Boat Show, mais de 40 convidados especiais vão comandar os Talks. Ao longo dos oito dias de programação, visitantes poderão ouvir histórias de gente do mar, ficar por dentro de dicas náuticas e conhecer o que de mais intrigante esse universo tem a oferecer.
Você pode receber a programação completa das palestras e outras atrações no site do Rio Boat Show.
Rio Boat Show 2024
Evento náutico mais charmoso do Brasil, o Rio Boat Show chega a sua 25ª edição recheado do que de melhor esse lifestyle pode oferecer. As águas da Baía de Guanabara, na Marina da Glória, recebem o evento entre os dias 28 de abril e 5 de maio. Por lá, o grande público poderá ver de perto os principais lançamentos e destaques do mercado náutico com barcos na água e test-drive de embarcações.
O repertório é grande: lanchas, veleiros, iates, jets, motores, equipamentos, acessórios, decoração e serviços náuticos estarão reunidos em um só lugar, ao lado de especialistas do setor, preparados para auxiliar todos os visitantes. Além disso, o Rio Boat Show exibe destinos náuticos, artigos de luxo e quadriciclos.
O público da 25ª edição do evento terá ainda atrações diversas, como palestras, desfile de moda e o tradicional Desfile de Barcos — em que os modelos de destaque do evento navegam pela Baía de Guanabara, junto com um show de luzes, música e até mestre de cerimônia.
Anote aí!
RIO BOAT SHOW 2024 Quando: De 28 de abril a 5 de maio; Horário: De segunda a sexta-feira, das 15h às 22h | sábado e domingo, das 13h às 22h; Onde: Marina da Glória (Av. Infante Dom Henrique, S/N, Glória); Ingressos: site oficial de vendas
Mais informações: rioboatshow.com.br.
Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida
Este plano é uma tentativa de conter o aquecimento do mar, mas está longe de ser uma solução segura. A estratégia, chamada de “brilho das nuvens marinhas” (MCB), consiste em adicionar partículas de aerossol em nuvens rasas sobre o oceano e, assim, torná-las mais refletivas.
Segundo os cientistas, a ideia seria usar um barco no oceano e, de lá mesmo, lançar água do mar na atmosfera através de um spray. Com as gotículas evaporando, serão produzidas as necessárias finas partículas de névoa do aerossol, deixando para os movimentos do ar a missão de transportá-las até a nuvem.
A partir daí, devido ao aumento da capacidade de reflexão à radiação solar, a quantidade de energia absorvida pelo mar diminuiria, minimizando, assim, a degradação das temperaturas do oceano — ao menos na teoria. O contraponto é que a viabilidade de iluminar a nuvem pode trazer mais problemas do que soluções.
Ainda não se sabe como o MCB afetaria o clima tanto global, quanto regional. Afinal, causar — sem aviso — a diminuição das nuvens pode levar a uma piora no aquecimento. Isso sem falar nas implicações éticas, como desencadear mudanças nas chuvas.
Por isso, são necessárias pesquisas extensas, incluindo experimentos em campo e em laboratório, além do monitoramento e modelagem em diferentes escalas. Entretanto, os cientistas estão mais inseguros quanto aos efeitos de iluminar as nuvens marinhas do que à injeção de aerossóis em grande escala.
É o que temos para hoje
Por mais que não traga a resposta teórica que a comunidade cientifica precisa, a estratégia de iluminar as nuvens pode servir como um plano de contingência. A proposta seria neutralizar alguns dos efeitos das alterações climáticas, para minimizar o atraso na luta contra as mudanças do clima.
Precisamos considerar planos alternativos não ideais, apenas para ganharmos tempo suficiente– Lynn Russell, coautora do artigo, em comunicado à imprensa
Mas essa atitude, isoladamente, não mudaria muita coisa. Russell disse que a geoengehnaria — intervenção deliberada e em grande escala no sistema climático da Terra — não impede as emissões de gases, que também causam as alterações climáticas.
Sendo assim, o ideal seria que o plano de iluminar as nuvens pudesse abrandar o agravamento de desastres climáticos, enquanto há uma política de combate às emissões. Enquanto isso, alguns ativistas ambientais defendem a prevenção do problema e se opõem à geoengenharia.
Iluminar nuvens é a solução?
Essa pergunta nem os cientistas conseguem responder — até porque não é fácil manipular algo que não se consegue tocar. Algumas nuvens bloqueiam a luz, enquanto outras podem reter o calor — a intenção dos pesquisadores é que ocorra o primeiro cenário.
Além disso, a forma como uma nuvem reage à intervenção humana dependerá de uma série de fatores complexos, imprevisíveis e mutáveis. Não à toa, Graham Feingold, autor principal e pesquisador do Laboratório de Ciências Químicas da Agência de Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), define o plano como um “grande desafio”.
Teríamos que colocar as partículas do tamanho certo, em nuvens receptivas, nos momentos certos do dia e nas estações, em áreas grandes o suficiente para sombrear grandes áreas do oceano– Graham Feingold
De acordo com o cientista, o interesse na técnica MCB está em crescimento, mas os políticos não têm a informação necessária para tomar decisões sobre o assunto. Sendo assim, enquanto nada é definido, fica o dilema: arriscar numa solução sem evidências consistentes, ou esperar e perder tempo na luta contra as mudanças climáticas?
Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida
O megaiateIce sequer deu seu primeiro respiro de vida e já surpreende aqueles que não abrem mão de navegarcom todas as comodidades possíveis a bordo. Com 67,5 metros de comprimento (cerca de 221 pés), o espaçoso barco de luxo conta com elevador até o flybridge, heliponto, escritório e até sala de hospital.
Atualmente, segue em construçãonas instalações da AES Yachts e tem lançamento previsto para maio de 2025. Os mais ansiosos por sua chegada já podem adquiri-lo pela bagatela de 72 milhões de euros — cerca de R$ 395 milhões (conversão feita em abril de 2024).
Por dentro do megaiate Ice
Com sete amplos quartos, o megaiate Ice acomoda confortavelmente 12 pessoas no pernoite, sendo a cabine máster um luxoà parte. São 48 metros quadrados exclusivos para seus ocupantes, em área privativa com escritório, vestiário e banheiros masculino e feminino. Nos alojamentos, cabem mais 19 tripulantes.
A plataforma de popaé o coração dessa grande embarcação. Além da plataforma submergível e beach club equipado com espreguiçadeiras, os passageirospoderão desfrutar de amplos espaços graças às plataformas laterais retráteis.
Complementando as opções de lazer no espaço, há uma piscinade 5,6 metros de comprimento, com sofás dispostos em ambos os lados.
A ampla boca de 13 metros do megaiate Ice é aproveitada em todo seu potencial. Seja nas laterais da embarcação ou nos andares superiores, há diversos espaços de convivência, incluindo terraço com bar. A conexão entre os ambientes é um diferencial, possível por meio do elevadorque liga a área de flybridgecom o convés principal.
Dentre as instalações de destaque, há ainda uma espécie de sala hospitalar e uma garagem com um barco tender de 8,6 metros, utilizado para garantir o conforto dos passageiros durante o transportea ilhase outros locais.
Quem dispõe de helicópterospode aproveitar pousos e decolagens rápidos no heliponto conhecido como touch-and-go, usado para embarque e desembarque de passageiros, sem que a aeronave permaneça no iate.
O exterior do megaiate Ice é de autoria do Hot Lab Studio, enquanto os interiores são assinados pela Sinot Yacht Architecture & Design.
Cruzar o Atlânticocom uma embarcaçãoa motor ou alcançar a Antárticaem um barco a vela? Guilherme Kodja concluiu com sucesso essas duas façanhas, e vai levar a experiência dessas aventuras no mar ao NÁUTICA Talks, evento que acontece dentro do Rio Boat Show 2024.
Rosto conhecido do YouTube de NÁUTICA, Guilherme Kodja participou da série “Uma Aventura no Atlântico” a bordo de um catamarã a motore, recentemente, velejou nesse mesmo oceanorumo ao continente gelado. A palestra de Guilherme Kodja no Náutica Talks será no dia 4 de maio, às 18h.
No mar desde 1987, Kodja é Capitão Privado Internacional, Yachtmaster Ocean pela MCA e Instrutor Assistente de Mergulho pela PADI (Professional Association of Diving Instructors). Coautor dos livros “Laje de Santos” e “Alcatrazes”, Kodja também é especialista em Charters Internacionais de Embarcações e faz parte da equipe de NÁUTICA como piloto de testese consultor técnico.
Realizadas pela Revista Náutica, as palestras do Náutica Talks têm entrada aberta a todos os visitantes da 25ª edição do evento náutico mais charmoso da América Latina.
No ciclo de palestras do Rio Boat Show, mais de 40 convidados especiais vão comandar os Talks. Ao longo dos oito dias de programação, visitantes poderão ouvir histórias de gente do mar, ficar por dentro de dicas náuticas e conhecer o que de mais intrigante esse universo tem a oferecer.
Você pode receber a programação completa das palestras e outras atrações no site do Rio Boat Show.
Rio Boat Show 2024
Evento náutico mais charmoso do Brasil, o Rio Boat Show chega a sua 25ª edição recheado do que de melhor esse lifestyle pode oferecer. As águas da Baía de Guanabara, na Marina da Glória, recebem o evento entre os dias 28 de abril e 5 de maio. Por lá, o grande público poderá ver de perto os principais lançamentos e destaques do mercado náutico com barcos na água e test-drive de embarcações.
O repertório é grande: lanchas, veleiros, iates, jets, motores, equipamentos, acessórios, decoração e serviços náuticos estarão reunidos em um só lugar, ao lado de especialistas do setor, preparados para auxiliar todos os visitantes. Além disso, o Rio Boat Show exibe destinos náuticos, artigos de luxo e quadriciclos.
O público da 25ª edição do evento terá ainda atrações diversas, como palestras, desfile de moda e o tradicional Desfile de Barcos — em que os modelos de destaque do evento navegam pela Baía de Guanabara, junto com um show de luzes, música e até mestre de cerimônia.
Anote aí!
RIO BOAT SHOW 2024 Quando: De 28 de abril a 5 de maio; Horário: De segunda a sexta-feira, das 15h às 22h | sábado e domingo, das 13h às 22h; Onde: Marina da Glória (Av. Infante Dom Henrique, S/N, Glória); Ingressos: site oficial de vendas
Mais informações: rioboatshow.com.br.
A futurista cidade Neom, que está sendo construída na Arábia Saudita, ganhará mais um projeto inusitado para chamar de seu. Como se não bastassem as fazendas verticais e cidades horizontais — também no plano do governo saudita — , agora temos o luxuoso resort Treyam, que chega para se tornar a maior piscina aérea do mundo.
Mais novo integrante do “Projeto Giga”, o hotel de luxo está planejado para ser construído em formato de ponte, que se estenderá por longos 450 metros numa das lagoas azuis, no extremo sul do Golfo de Aqaba. Confira a projeção no vídeo abaixo!
Desenvolvida pelo estúdio norte-americano Mark Foster Gage Architects, a ideia é que a parte inferior do resort Treyam abrigue 250 quartos, todos com uma seção com piso e teto de vidro — o que pode te animar ou assustar. Se olhar para cima, é lá que estará a maior piscina aérea do mundo.
Com borda infinita, a enorme piscina toma todos os 450 metros de extensão da ponte, que incluirá áreas verdes e de relaxamento. Assim, o projeto busca oferecer uma nova perspectiva sobre como a arquitetura se relaciona com a natureza — e limpar a barra da Arábia Saudita, um dos países mais poluentes do mundo.
Com um design audacioso com intervenção mínima no terreno, Treyam oferecerá aos hóspedes um refúgio elevado para relaxar, reenergizar e desfrutar de um ambiente natural majestoso– Neom, em comunicado à imprensa
Um paraíso que custa caro
O resort Treyam é apenas mais um dos empreendimentos anunciados pela cidade futurista, e mais um a receber duras críticas. A organização de direitos humanos ALQST, que documenta casos na Arábia Saudita, relatou que três homens foram condenados à morte após serem “despejados a força” do local onde Neom está sendo construída.
E passando por cima de polêmicas, Neom segue sonhando alto — literalmente. De acordo com o projeto, uma das prioridades é alcançar uma economia próspera até 2030, e construir estruturas grandiosas e sustentáveis está no plano para cumprir com esses objetivos.
Criada pelo príncipe herdeiro Mohammed bin Salman Al Saud, o investimento inicial está estimado em cerca de US$ 500 bilhões (quase R$ 2,5 trilhões, em conversão realizada em março de 2024).
Nesta cidade futurista, há outros projetos ousados além do resort Treyam, como o The Line — uma cidade sustentável feita em formato de linha — e o Oxagon — planejado para ser a maior estrutura flutuante do mundo. Segundo o príncipe saudita, Neom deve estar pronta até 2030.
Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida
Se antigamente as garrafasencontradas no marguardavam pergaminhos com mensagens misteriosas, hoje a presença delas nas profundezas podem representar um fim bem diferente e ousado: a formação de uma adegaaquática, que permite a inclusão de bebidasde qualquer pessoa, com a possibilidade de monitorá-las em tempo real.
A ideia é da empresa japonesa Hokkaido Kaiyo Matsuri, que recentemente abriu inscrições para interessados em envelhecer bebidas alcóolicas no fundo do oceano. As garrafas ficarão submersas na costa de Hokkaido, uma ilhano Japão, pelo período de um ano — de 30 de junho de 2024 a 29 de junho de 2025.
De acordo com a empresa, as ondulaçõesmarítimas são capazes de alterar os sabores e aromas das bebidas de formas específicas, que dificilmente seriam alcançadas na superfície.
Os interessados em desfrutar da experiência e garantir garrafas únicas incrustadas com cracasdevem adquirir uma gaiola de armazenamento, com espaço para 12 bebidas, até dia 19 de abril. A experiência, no entanto, não sai nada em conta, já que o investimento para uma gaiola custa 105.600 ienes, equivalentes a R$ 3,5 mil (conversão feita em março de 2024).
Diferenciais da adega aquática
Embora a ideia de uma adega aquática não seja nova, a Hokkaido Kaiyo Matsuri aposta em diferenciais para atrair inscritos no projeto.
Um dos grandes atrativos é o monitoramento em tempo real das garrafas no fundo do mar, que permite que os clientes observem, pelo celular, o envelhecimento de suas bebidas. A iniciativa funciona graças à uma câmera movida a energia solar, que fica apontada para a adega aquática 24 horas por dia e cujas filmagens podem ser acessadas remotamente.
Além disso, a Hokkaido está rodeada por três mares diferentes. Cada um tem condições próprias, mas compartilham características como temperaturas estáveis e baixa probabilidade de tufões — o que os torna um ambiente ideal para o armazenamento das garrafas.
Vale destacar que a adega aquática só receberá garrafas com um tamanho padrão — altura de 35 cm, diâmetro de 12 cm e capacidade de 750 ml — das seguintes bebidas: uísque, gim, rum, tequila, shochu, saquê, vinho, espumante, champanhe ou licores.
Em 2003, Fábio Gandelman deixou São Paulo para morar a bordo do veleiro Planckton. De lá para cá, o barco de um homem só virou o lar de uma família, com a chegada de Cecilia Quaresma e de Igor, filho do casal — além do gato Amendoim. No NÁUTICA Talks, durante o Rio Boat Show 2024, a família Planckton levará aos visitantes a experiência de mais de 50 mil milhas a bordo.
Nestes 21 anos, a família Planckton já completou quatro travessias do Atlântico, repertório de sobra para dar dicas valiosas de preparação para quem deseja embarcar na aventura de realizar travessias oceânicas em família. O bate-papo acontece dia 29 de abril, às 17h, no evento náutico mais charmoso da América Latina.
Depois de navegar por quatro vezes pelas águas da Ilha da Trindade, cinco vezes por Fernando de Noronha, duas vezes aos Açores e ao Caribe, a família Planckton agora atraca no Rio não só para ajudar os que desejam viver no mara tirar esse sonho do papel, mas também para mostrar que esse estilo de vida é muito diferente do convencional.
Realizadas pela Revista Náutica, as palestras do Náutica Talks têm entrada aberta a todos os visitantes da especialíssima 25ª edição do salão náutico do Rio.
No ciclo de palestras do Rio Boat Show, mais de 40 convidados especiais vão comandar os Talks. Ao longo dos oito dias de programação, visitantes poderão ouvir histórias de gente do mar, ficar por dentro de dicas náuticas e conhecer o que de mais intrigante esse universo tem a oferecer.
Você pode receber a programação completa das palestras e outras atrações no site do Rio Boat Show.
Rio Boat Show 2024
Evento náutico mais charmoso do Brasil, o Rio Boat Show chega a sua 25ª edição recheado do que de melhor esse lifestyle pode oferecer. As águas da Baía de Guanabara, na Marina da Glória, recebem o evento entre os dias 28 de abril e 5 de maio. Por lá, o grande público poderá ver de perto os principais lançamentos e destaques do mercado náutico com barcos na água e test-drive de embarcações.
O repertório é grande: lanchas, veleiros, iates, jets, motores, equipamentos, acessórios, decoração e serviços náuticos estarão reunidos em um só lugar, ao lado de especialistas do setor, preparados para auxiliar todos os visitantes. Além disso, o Rio Boat Show exibe destinos náuticos, artigos de luxo e quadriciclos.
O público da 25ª edição do evento terá ainda atrações diversas, como palestras, desfile de moda e o tradicional Desfile de Barcos — em que os modelos de destaque do evento navegam pela Baía de Guanabara, junto com um show de luzes, música e até mestre de cerimônia.
Anote aí!
RIO BOAT SHOW 2024 Quando: De 28 de abril a 5 de maio; Horário: De segunda a sexta-feira, das 15h às 22h | sábado e domingo, das 13h às 22h; Onde: Marina da Glória (Av. Infante Dom Henrique, S/N, Glória); Ingressos: site oficial de vendas
Mais informações: rioboatshow.com.br.
O governo estadual do Paranáanunciou uma série de benefícios fiscais para o setor náutico, a exemplo do que já acontece em outros estados. A redução de impostos vai abranger, com diferentes alíquotas, tanto a indústria de barcoscom fábricas no Paraná quanto as revendas que atuarem no estado.
Na prática, para quem produz, a redução chega aos 21,5%, uma vez que o imposto cai de 25% para 3,5%. Já para quem revende, esse número vai dos 25% para os 7% de imposto, sendo que os efeitos dos novos decretos entraram em vigor em 1º de abril.
Este é o melhor benefício para o mercado náutico do Brasil atualmente– Eduardo Colunna, presidente da Acobar
Considerada uma vitória para o setor, a proposta de benefício para o mercado náutico foi intermediada pelo presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin. A sugestão foi acatada por Ratinho Júnior, governador do estado, que publicou o decreto na última semana.
Eduardo Colunna, à frente da Acobar, foi quem apresentou a ideia a Bekin, quatro anos atrás. Com a missão de fortalecer a indústria náutica brasileira, o presidente da Acobar iniciou as conversas a respeito do tema no São Paulo Boat Show de 2020, realizado na raia da USP.
É uma ótima oportunidade para estaleiros já consolidados em outros estados abrirem uma filial no Paraná– aponta o presidente da Acobar
De acordo com os decretos 5317 e 5318, ambos publicados em 27 de março de 2024, a base de cálculo do imposto foi reduzida nas saídas de embarcações de recreação ou de esporte, e poderá ser concedido diferimento do pagamento do imposto devido na importação de máquinas, equipamentos, peças, partes e acessóriosde mercadorias destinadas à utilização como matéria-prima.
Em 2024, o Rio Boat Show chega a sua 25ª edição. Para comemorar esse momento histórico, a equipe de NÁUTICA vai revisitar o passado novamente para mais uma edição da série Memória Náutica. Hoje é dia de relembrar o Rio Boat Show 2012, ano em que o salão carioca quebrou recordes e apostou em novidades.
Descrita pela edição 285 da Revista Náutica como “um espetáculo” graças à “linda paisagem e à variedade dos expositores”, a 15ª edição do evento mais charmoso da América Latina desembarcou pela primeira vez, entre os dias 12 e 18 de abril, nas águas do Píer Mauá, na parte revitalizada do velho porto da Cidade Maravilhosa.
Cada vez maior. Mais barcos, mais estaleiros, mais expositores e um novo endereço, com mais espaços. O Rio Boat Show 2012 superou tudo–diz a edição 285 da Revista Náutica
O que acontecia no mundo em 2012
O ano marcou o centenário do naufrágio do Titanic, acontecimento que, décadas depois, inspiraria a criação do grande sucesso homônimo dos cinemas. Já no Brasil, o mundo náutico ganhou destaque com a promoção da primeira mulher como oficial general das Forças Armadas, a capitã de mar e guerra Dalva Maria Carvalho Mendes.
O Facebook se consolidou de vez no território das redes sociais ao superar a marca de um bilhão de usuários e assuntos como a novela Avenida Brasil e a música “Gangnam Style”, do cantor coreano Psy, se tornaram virais entre os brasileiros.
No campo cultural, o filme2012 — lançado três anos antes — provou estar errado, já que o mundo não acabou. Mas engana-se quem pensa que as confusões tiveram fim. Uma das mais comentadas aconteceu durante a apuração do Carnaval de São Paulo, quando um integrante da escola de samba Império da Casa Verde pulou o cercado e rasgou os envelopes com as notas do último quesito.
Para arrematar, a ciênciadeu grandes passos com a descoberta da chamada “partícula de Deus” e com o pouso do robô Curiosity em Marte, marcando uma nova era de exploração do Planeta Vermelho.
Como foi o Rio Boat Show 2012
A estrutura caprichada da edição conquistou a atenção do público, mas os detalhes também ganharam os holofotes.
No estacionamento do evento, as novas picapes da Amarok ficaram à disposição dos visitantes para levá-los até a entrada, dando início às novidades antes mesmo da porta principal.
Carrinhos elétricos transportaram os mais curiosos de um canto ao outro do salão, ao passo que lounges oferecidos pela Oi, patrocinadora do Rio Boat Show 2012, permitiram momentos de descanso em terra firme e nas águas.
No mais charmoso salão náutico da América Latina, o píer se transformou em passarela para receber o desfile de moda da Princess. Na belíssima Baía de Guanabara, competições fizeram história: além da Regata Rio Boat Show, que abriu sua 13ª edição com mais de 900 velejadores, foi inaugurado o 1º Rally Náutico do Rio Boat Show, com 14 barcosdivididos em categorias para os experientes e os iniciantes.
Rio Boat Show 2012 em números
Ao longo de sete dias, estaleiros de 12 nacionalidades distintas exibiram seus mais de 140 barcos sobre os braços do Cristo Redentor, tanto “no seco”, quanto na Baía de Guanabara.
Só nas águas, havia cerca de 100 embarcações, dispostas ao logo de 560 metros de píer, prontas para serem testadas pelos amantes do universo náutico. Agradando a todos os gostos e necessidades, os tamanhosvariavam de 30 a quase 90 pés de comprimento.
Quatro pavilhões dos antigos armazéns do porto estiveram repletos de estandes, totalizando três quilômetros de alamedas e corredores com espaço suficiente para quase 100 expositores.
Mais do que nunca, o maior salão náutico do país — e da América Latina — fez jus ao título que ostenta há 13 anos. O que era grande ficou maior ainda–aponta a edição 285 da Revista Náutica
Destaques do Rio Boat Show 2012
Mantendo a visibilidade dos anos anteriores, a Ferretti apresentou o maior barco do evento náutico: O Ferretti 881 HT, com 27 metros de comprimento, quatro suítese um banheiro com janelão rente à banheira.
Se o assunto é luxo, o iatePrincess 85 Fendi deu o nome graças à parceria com a grife Fendi. Quase exclusivo, o barco anunciado, na época, por R$ 27 milhões, contou com a decoração da marca em almofadas, carpetes e até móveis.
Já a Numarine 78 HT, fabricada na Turquia, fez sucesso não só por atracar pela primeira vez no Brasil, como também por ser um barco de alto nível, com muita tecnologiaembarcada e amplos espaços ao ar livre.
Os estaleiros brasileiros também fizeram bonito em solo carioca. Embora oficialmente lançado durante o evento, o Real Power Top 320 já chegou ao Boat Show com 14 unidades vendidas. A possibilidade de criar uma espécie de sala ao ar livre— devido ao banco de pilotagem que vira para trás e ao sofá que pode ser usado para ampliar o solário de popa — foi um de seus maiores charmes.
A lancha de estreia da Portofino Yachts, a Portofino 35, ganhou o status de uma das “mais elogiadas” do evento mesmo sendo a menor com flybridge que desembarcou por lá — apenas 35 pés de comprimento, mas com recursos disponíveis em barcos bem maiores.
Visitantes interessados em dar os primeiros passos no mundo náutico também foram contemplados e puderam avaliar ótimas opções, como a brasileira Pioner 15 — com preço mais acessível, em torno de R$ 20 mil –, e a norte-americana Bayliner 180 BR — com somente 18 pés, mas com área de proa.
Veleirospara quem sonha em viver a bordo, lanchas para pesca e jetsfocados em potência completam o recorte da vasta gama de opções disponíveis na 15ª edição do evento.
Confira mais fotos do Rio Boat Show 2012
Rio Boat Show 2024
Evento náutico mais charmoso do Brasil, o Rio Boat Show chega a sua 25ª edição recheado do que de melhor esse lifestyle pode oferecer. As águas da Baía de Guanabara, na Marina da Glória, recebem o evento entre os dias 28 de abril e 5 de maio. Por lá, o grande público poderá ver de perto os principais lançamentos e destaques do mercado náutico com barcos na água e test-drive de embarcações.
O repertório é grande: lanchas, veleiros, iates, jets, motores, equipamentos, acessórios, decoração e serviços náuticos estarão reunidos em um só lugar, ao lado de especialistas do setor, preparados para auxiliar todos os visitantes. Além disso, o Rio Boat Show exibe destinos náuticos, artigos de luxo e quadriciclos.
O público da 25ª edição do evento terá ainda atrações diversas, como palestras, desfile de moda e o tradicional Desfile de Barcos — em que os modelos de destaque do evento navegam pela Baía de Guanabara, junto com um show de luzes, música e até mestre de cerimônia.
Anote aí!
RIO BOAT SHOW 2024 Quando: De 28 de abril a 5 de maio; Horário: De segunda a sexta-feira, das 15h às 22h | sábado e domingo, das 13h às 22h; Onde: Marina da Glória (Av. Infante Dom Henrique, S/N, Glória); Ingressos: site oficial de vendas
Mais informações: rioboatshow.com.br.
Com cerca de 15 modelos em seu portfólio (que vai dos 22 aos 60 pés), a Real Powerboats tem nas embarcações de 40 pés o ponto forte do estaleiro carioca. Composta por três lanchas, a linha estará exposta nas águas da Baía de Guanabara, durante o Rio Boat Show 2024, ao lado de outros 6 modelos do estaleiro.
De 28 de abril a 5 de maio, os visitantes do salão náutico mais charmoso da América Latina poderão ver de pertinho todos os detalhes de nove lanchas da Real Powerboats no Rio Boat Show 2024.
São elas: Real 40 Cabriolet, Real 40 Fly e Real 40 HT; Real 365, Real 350, Real 330, Real 285, Real 280, e Real 275. Abaixo, conheça mais sobre os modelos expostos pela Real no Rio Boat Show 2024.
Real Powerboats no Rio Boat Show 2024
Real 40 Cabriolet
Lançada em 2023, a Real 40 Cabriolet une design esportivo com sofisticação. Segundo a marca, a lancha tem como ponto forte o amplo espaço interno. A embarcação também permite que o condutor da lancha navegue em pé, para uma visão mais ampla do lado externo.
Com até 2,20 metros de altura, a cabine da Real 40 Cabriolet divide-se em três ambientes, com opção de pernoite para até 6 pessoas, sem apertos: duas no camarote de proa; uma na sala central (onde a mesa e o sofá podem ser convertidos em cama); e três no camarote de meia-nau, onde há uma cama de casal e outra de solteiro.
Real 40 Fly
Com amplo cockpit e conforto em seus espaços internos, a Real 40 Fly possui uma cabine com 2 metros de pé-direito, e inclui dois camarotes. A lancha acomoda seis pessoas no pernoite e leva até 18 para um confortável passeio. O barco tem opção de solário ou dois bancos com mesa na popa, à escolha do cliente, além de opcional de porta fechando o cockpit.
Real 40 HT
Versão da 40 pés com hardtop, a Real 40 HT conta com um camarote na proa, que abriga cama de casal king size, enquanto a cabine à meia-nau tem uma cama de casal e uma cama de solteiro. No salão, uma mesa pode virar mais uma cama.
Na proa, o solário tem encosto reclinável e comporta duas pessoas. A popa tem móvel gourmet com pia, geleira e até uma churrasqueira (com opção elétrica ou a carvão).
Real 365
A Real 365 se destaca, principalmente, pela navegação macia em mares agitados. Com espaço suficiente para até 16 pessoas, a lancha garante boa iluminação natural graças as várias janelas distribuídas no costado em ambos os bordos.
Tanto na área externa quanto na interna, o acabamento é simples, porém, funcional.
Real 35 SD
Com um projeto bem pensado, a Real 35 SD concilia o uso de motores de popa — camuflados sob o espaço gourmet — com um bom aproveitamento da plataforma.
A lancha possui uma grande área livre no cockpit que pode acomodar até 16 passageiros. Em dias frios ou chuvosos, o cockpit pode ser quase totalmente fechado por uma capota de lona (apenas a proa fica livre).
Real 330
Dentre os pontos fortes da Real 330 estão o grande e bem aproveitado cockpit (com dois solários e plataforma de popa com 1,40 m de comprimento) e o casco veloz.
A embarcação acomoda 14 pessoas, sendo quatro em pernoite em uma cabine com uma cama de casal na proa, conversível em sofá, e outra cama à meia-nau, além de banheiro fechado.
Real 285 SD
Com 8,9 metros de comprimento, a Real 285 SD fornece espaço para até 11 passageiros, e navega movida a um motor de popa de 250 a 300 hp. Na proa, um sofá em “U” acomoda 5 pessoas, à meia nau, um armário com prateleira e porta fornece espaço de armazenamento, enquanto no cockpit, um sofá em “L” acomoda outras 8 pessoas a bombordo e 3 à boreste.
Real 280
Um dos grandes diferenciais da Real 280 é ser um barco com motor de popa sem desperdiçar o espaço da plataforma. Para isso, foi instalado uma plataforma de popa que circunda o equipamento e que, além de garantir a utilização do local, ainda o protege.
A estrutura permite a adição de um móvel gourmet sobre o próprio motor, proporcionando aos passageiros a porção posterior do barco, com uma mesa para quatro convidados.
Real 275
Menor lancha da Real no Rio Boat Show 2024, a Real 275 tem design inspirado na versão Real 525, e conta com solário e espaço gourmet na popa. O barco tem capacidade para 13 passageiros durante o dia, sendo que dois podem aproveitar o pernoite.
A embarcação pode ser impulsionada por um motor de centro-rabeta de 170 a 350 hp.
Rio Boat Show 2024
Evento náutico mais charmoso do Brasil, o Rio Boat Show chega a sua 25ª edição recheado do que de melhor esse lifestyle pode oferecer. As águas da Baía de Guanabara, na Marina da Glória, recebem o evento entre os dias 28 de abril e 5 de maio. Por lá, o grande público poderá ver de perto os principais lançamentos e destaques do mercado náutico com barcos na água e test-drive de embarcações.
O repertório é grande: lanchas, veleiros, iates, jets, motores, equipamentos, acessórios, decoração e serviços náuticos estarão reunidos em um só lugar, ao lado de especialistas do setor, preparados para auxiliar todos os visitantes. Além disso, o Rio Boat Show exibe destinos náuticos, artigos de luxo e quadriciclos.
O público da 25ª edição do evento terá ainda atrações diversas, como palestras, desfile de moda e o tradicional Desfile de Barcos — em que os modelos de destaque do evento navegam pela Baía de Guanabara, junto com um show de luzes, música e até mestre de cerimônia.
Anote aí!
RIO BOAT SHOW 2024 Quando: De 28 de abril a 5 de maio; Horário: De segunda a sexta-feira, das 15h às 22h | sábado e domingo, das 13h às 22h; Onde: Marina da Glória (Av. Infante Dom Henrique, S/N, Glória); Ingressos: site oficial de vendas
Mais informações: rioboatshow.com.br.
Se o assunto é motorde barco, os visitantes do Rio Boat Show 2024 estão em boas mãos. Dentre as fabricantes que confirmaram presença no evento mais charmoso da América Latina, está a Hidea, empresa chinesa com mais de 30 anos no mercado.
Nos dias 28 de abril a 05 de maio, a belíssima Marina da Glória será palco para a apresentação de 11 motores de popa da fabricante, incluindo lançamentos em salões náuticos passados.
Os modelos estão divididos entre dois e quatro tempos. As opções de dois tempos têm potências que variam de 3 hp a 90 hp, com preços sugeridos que partem de R$ 2,6 mil e chegam a R$ 42,5 mil. Já os de 4 tempos, vão de 50 hp a 130 hp, com preços entre R$ 36 mil e R$ 62 mil.
Confira, abaixo, alguns dos motores náuticos que estarão no estande da Hidea no Rio Boat Show 2024.
Destaques da Hidea no Rio Boat Show 2024
115 HP Contra Rotante
Apresentado no São Paulo Boat Show de 2023, o motor de quatro tempos possui quatro válvulas por cilindro, totalizando 16 válvulas.
A opção conta com tacômetro e sistema de injeção inteligente, além de sistema de comando duplo no cabeçote, capaz de melhorar a resposta com ganho de potência e torque.
O 115 hp ainda oferece hélice em aço inoxidável, sistema Power Trim Tilt — que facilita o ajuste do ângulo do motor em diferentes condições de uso — e opcional de relógiomulti-funções em LCD.
Indicado para barcos de até 30 pés, o motor tem preço sugerido de R$ 62 mil.
90 HP 2T
Apontado pela Hidea como a única opção 90 hp de dois tempos no Brasil, o modelo promete economia de combustível, aceleração suave e torque rápido por meio da indução carregada de combustível.
Com preço sugerido de R$ 42,5 mil, o motor conta com três cilindros e ignição CDI, responsável por proporcionar progressão automática de faíscas.
15 HP 2T Rabeta Longa
O líder de vendas da Hidea no Brasil tem na lista de principais características leveza e facilidade de transporte.
Desenhado com liga de alumínio marinho para proteger contra a corrosão, o 15 hp também possui ignição CDI e vem com recurso padrão de navegaçãoem águas rasas, facilitando o caminho em rios, estuários e riachos. O preço sugerido é de R$ 9 mil.
Rio Boat Show 2024
Evento náutico mais charmoso do Brasil, o Rio Boat Show chega a sua 25ª edição recheado do que de melhor esse lifestyle pode oferecer. As águas da Baía de Guanabara, na Marina da Glória, recebem o evento entre os dias 28 de abril e 5 de maio. Por lá, o grande público poderá ver de perto os principais lançamentos e destaques do mercado náutico com barcos na água e test-drive de embarcações.
O repertório é grande: lanchas, veleiros, iates, jets, motores, equipamentos, acessórios, decoração e serviços náuticos estarão reunidos em um só lugar, ao lado de especialistas do setor, preparados para auxiliar todos os visitantes. Além disso, o Rio Boat Show exibe destinos náuticos, artigos de luxo e quadriciclos.
O público da 25ª edição do evento terá ainda atrações diversas, como palestras, desfile de moda e o tradicional Desfile de Barcos — em que os modelos de destaque do evento navegam pela Baía de Guanabara, junto com um show de luzes, música e até mestre de cerimônia.
Anote aí!
RIO BOAT SHOW 2024 Quando: De 28 de abril a 5 de maio; Horário: De segunda a sexta-feira, das 15h às 22h | sábado e domingo, das 13h às 22h; Onde: Marina da Glória (Av. Infante Dom Henrique, S/N, Glória); Ingressos: site oficial de vendas
Mais informações: rioboatshow.com.br.
Mais recente lançamento da Schaefer Yachts, a lancha Schaefer V44será oficialmente apresentada no próprio estaleiro, em Florianópolis, nesta sexta-feita (5), ao lado de outros 15 barcos. O modelo walk around (cuja cabine não impede a circulação na proa) já está confirmado como maior atração da marca no Rio Boat Show 2024.
Após o grande sucesso da Schaefer V33 — primeiro modelo da linha V da empresa catarinense –, o lançamento da Schaefer V44 agora dá continuidade ao segmento da marca.
Desde que a Schaefer anunciou este projeto, no início de 2023, os olhares calibrados dos amantes do setor logo perceberam que o modelo teria tudo para ser ícone no mercado. A partir daí, a lancha passou a ser aguardada ansiosamente e, agora, a espera está com os dias contados.
As altas expectativas com o barco não vieram à toa, uma vez que, sua antecessora (a Schaefer V33) enfeitiçou os apaixonados por mar— e pelo luxo— desde o seu lançamento, no São Paulo Boat Show 2020. O modelo, de 33,9 pés, somou a impressionante marca de mais de 60 unidades vendidas — muitas delas nos Estados Unidos —, o que inspirou a Schaefer Yachts a lançar agora sua irmã maior, com 44 pés.
Considerando a tradição do estaleiro, que soma 31 anos e mais de 4 mil barcos na águaao redor do mundotodo, não era difícil imaginar que a nova embarcação seria ainda mais surpreendente.
Schaefer V44: como é a lancha
A Schaefer V44 é uma lancha cabinada que valoriza o conforto em seu espaçoso cockpit, que abraça um beach club de forma harmoniosa e bem distribuída em um mesmo nível, ao mesmo tempo que ostenta uma proaaberta bonita e funcional.
Suas linhas majestosas no casco e a pintura esportiva da lancha deixam claro, logo ao primeiro olhar: o lançamento da Schaefer V44 foi arquitetado para impressionar. O design da proa é reto, deixando o casco com maior comprimento na linha d’água — característica que é sinônimo de velocidadee altíssima eficiência ao cortar ondas.
A cabine deste lançamento da Schaefer acomoda até quatro pessoas durante um pernoite, proporcionando o refúgio ideal a bordo da lancha. Nos passeios diurnos, a embarcação tem capacidade para 14 pessoas aproveitarem. Para curtir as aventuras a bordo, aliás, o estaleiro oferece duas opções de motores: centro-rabeta a diesel ou a versão de popa, que, de longe, promete ser a preferida e amplamente requisitada nos EUA.
A lancha V44 tem ainda duas varandas laterais generosas, com incríveis 2,40 metros de comprimento e acionamento hidráulico, além de uma plataforma de popa submersível (na versão com motor de centro-rabeta), que traz mais versatilidade e conforto aos navegantes.
Em busca do dia perfeito na água, a V44 atenderá a todos os anseios dos amantes do mar: sejam eles passeios em família, a prática empolgante de esportes aquáticos, uma sessão relaxante de pescaria ou leitura no espaçoso solário de proa.
Ano movimentado para a Schaefer Yachts
Em 2023, a Schaefer Yachts completou 31 anos de história, e o ano de 2024 começou com nada menos que cinco participações nos principais salões náuticos internacionais: o St. Petersburg Power and Sailboat Show, na Flórida, EUA; o Toronto International Boat Show, no Canadá; o Boot Düsseldorf, na Alemanha; o Miami International Boat Show e o Palm Beach International Boat Show, também na Flórida.
Já confirmada também no Rio Boat Show 2024 — que acontece de 28 de abril a 5 de maio — , a marca catarinense levará ao salão a nova V44 e outros cinco modelos: Schaefer 660, 510, 450, V33 e a New Schaefer 375.
O naufrágiodo Titanic, em 1912, não só se tornou um dos mais conhecidos da história, como deu origem ao homônimo clássico do cinema que encanta gerações até os dias de hoje. Mas em março deste ano, um detalhe específico da obra ganhou destaque: a polêmica porta do navio, leiloada por incríveis US$ 718 mil, equivalentes a R$ 3,6 milhões (valores convertidos em abril de 2024).
O painel de madeiraaparece na cena em que os protagonistas Jack e Rose tentam se salvarno meio do mar, logo após a embarcaçãoafundar. Na tentativa de proteger a amada, o personagem faz com que ela suba na porta do Titanic, mas acaba morrendo de hipotermia ao permanecer na águacongelante.
Nem precisa dizer que a situação gerou a maior polêmicaentre os fãs do filme. Enquanto parte argumenta que a porta do Titanic era suficientemente grande para acomodar ambos os personagens, outros afirmam que o peso seria excessivo.
A discussão, inclusive, rendeu diversos comentários de James Cameron, diretor do longa, e até um estudoaprofundado em 2023, em celebração ao lançamentode uma versão remasterizada da obra.
Leilão da porta do Titanic
A porta do Titanic estava à venda no site da Heritage Auctions — especializado em leilões de objetos para colecionadores — , e foi arrematado durante o evento Treasures From Planet Hollywood (tesouros do planetaHollywood, em tradução livre para o português).
A peça usada no filme é inspirada no mais famoso pedaço de destroçorecuperado da tragédia, atualmente sob a proteção do Museu Marítimo do Atlântico, no Canadá. Embora tenha se popularizado erroneamente como ‘porta’, o painel de madeira original era, conforme creem os pesquisadores, parte da moldura da porta localizada na entrada do saguão da primeira classe.
O leilão da Heritage Auctions também ofereceu outros objetosicônicos de filmes, como o chicote de Harrison Ford em Indiana Jones e o Templo da Perdição, um machado usado por Jack Nicholson em ‘O Iluminado’ e um vestido de Marilyn Monroe. A porta do Titanic foi o que obteve maior lance.
Não é difícil encontrar relatos de ataques de tubarõesaos barcos. Contudo, nem sempre as investidas violentas dos animais estão ligadas à intenção de ferir as pessoas a bordo, mas, sim, a uma busca por alimentos “dentro da dieta” comum do animal.
Recentemente, Kayleigh Grant, mergulhadoraamericana e especialista em encontro com tubarões, analisou um vídeo em que um tubarão-branco rodeia um barco de pescadorese acaba mordendo o motor da embarcação — que estava desligado e não causou danos ao animal.
Apesar de parecer um vídeo comum, o conteúdo fornece informações valiosas sobre o comportamento do tubarão, explicadas por Grant. Ela observa que a embarcação utilizada pelos pescadores trazia “uma cabeça de peixe na água” e peixe cortado no convés — técnica usada para atrair peixes, inclusive tubarões.
A partir dessa informação, imagina-se que o animal foi atraído pelo cheiro do peixe no barco e, por isso, começou a rodear a embarcação dos pescadores. Mas por que, então, o tubarão morde o motor da embarcação?
Ondas eletromagnéticas podem explicar ataques de tubarões aos barcos
A resposta está em uma característica do animal, presente em seu focinho, que carrega pontos, chamados de ampolas de Lorenzini. Essas ampolas conferem ao tubarão a capacidade de captar movimentações eletromagnéticas na água, para que ele localize suas presas.
No caso do barco, o animal foi atraído pelo cheiro da carne do peixe, mas mordeu o motor porque era no equipamento que estavam presentes as ondas eletromagnéticas que suas ampolas o ajudaram a identificar, provavelmente vindas das bobinas do equipamento, conforme explica Grant.
Não é um tubarão sendo agressivo com os humanos ou perseguindo os motores maliciosamente. Pode parecer óbvio para alguns, mas muitos olham para isso e dão má fama aos tubarões– explicou Kayleigh Grant.
A mergulhadora completa mencionando que, “na maioria das vezes, o impacto humano é o que faz com que o tubarão se comporte de determinada maneira”.
A Diretoria de Portos e Costas da Marinha do Brasil atualizou algumas regras relacionadas às motos aquáticas. A alteração na Normam 212 trata das normas da autoridade marítima para jets e motonautas — a habilitação certificada que permite conduzir esse tipo de embarcação.
Publicada nesta segunda, dia 1º de abril, as mudanças das regraspara pilotar motos aquáticas já estão em vigor. Com o auxílio de Marcello Souza, experiente instrutor de navegação da escola náutica Argonauta, NÁUTICA te explica os principais pontos da nova norma.
A maior modificação da Normam 212 possibilita passeiosguiados com jets alugados. Confira, abaixo, as principais alterações na regras para pilotar motos aquáticas:
Inclusão de regras indispensáveis a serem cumpridas pelo condutor Motonauta para incrementar a segurança e a salvaguarda dos passageiros durante a operação da moto aquática;
Especificação dos equipamentos obrigatórios e recomendáveis por ocasião da condução de uma moto aquática. Obrigatórios: colete salva-vidas, classe II, III ou V, para condutor e passageiros. Esses itens devem ser homologados pela DPC ou pela Autoridade Marítima do país de origem, caso sejam importados; e chave de segurança atada ao punho, ao colete ou a qualquer outra parte do condutor Recomendáveis: óculos protetores e luvas; e outros equipamentos de segurança que constem dos manuais dos seus respectivos fabricantes;
A condução de moto aquática é restrita, além da categoria de Mestre-Amador/Motonauta, ao Capitão-Amador/Motonauta;
Adequação das exigências e procedimentos em função do advento da CHA (Carteira de Habilitação do Amador) Digital;
As EAMA’s (Estabelecimento de Aluguel de Moto Aquática) poderão realizar passeios guiados para condutores habilitados na categoria Motonauta (MTA) ou Motonauta Especial (MTA-E).
Vale ressaltar que, nessa modalidade de passeio guiado, os locatários não podem simplesmente pegar o jet e pilotarem por onde quiserem. A regra determina que a EAMA é a responsável por elaborar o percurso, orientar e acompanhar o grupo — que pode envolver até seis motos aquáticas.
Um guia deve liderar o percurso em passeios com até 3 motos aquáticas. Se houver de 4 a 6 jets, serão dois guias: um como líder e outro na retaguarda do grupo.
Esses estabelecimentos também serão responsáveis por: verificar a autenticidade e validade da CHA-MTA e da CHA-MTA-E apresentadas pelo locatário; orientar o locatário com instruções sobre os procedimentos de segurança e orientações básicas.
A alteração da Normam 212 ainda determina que, caso as EAMA’s sejam flagradas descumprindo as determinações, elas poderão levar advertências, suspensão ou até ter seu credenciamento cancelado. Isso vale, inclusive, para os casos de aluguel de moto aquática a pessoa não habilitada ou com a habilitação vencida.
As mudanças completas da Normam 212 podem ser consultadas no site da Marinha.
Mergulhar, por si só, já é uma aventuraà parte. Agora, imagine só viver essa experiência pertinho de naufrágioshistóricos? Desde 1983 é isso o que faz o mergulhadorMauricio Carvalho e os detalhes de como é viver essa façanha — e levar outros corajosos para viverem com ele — serão contados pelo próprio Mauricio durante o NÁUTICA Talks, evento que acontece dentro do Rio Boat Show 2024.
Mergulhador, instrutor e autor (de livros e cursos) são penas algumas capacitações do pesado currículo de Mauricio Carvalho, palestrante que vai compor a programação da histórica 25ª edição do Rio Boat Show — realizada de 28 de abril a 5 de maio, na icônica Marina da Glória, a partir do tema “Mergulho em Naufrágios.” O bate-papo acontece em 3 de maio, às 19h.
Mauricio não só já fez pesquisasem todos os estados litorâneos do Brasil, como já mergulhou por naufrágios nos Estados Unidos, Cuba, Bonaire, México, Micronésia e até no Mar Vermelho. Graças a essa bagagem extensa, o mergulhador ministra cursos que ensinam a outros mergulhadoresos passos para pesquisa, localização, identificação e mergulho com segurançanos naufrágios.
Realizadas pela Revista Náutica, as palestras do Náutica Talks têm entrada aberta a todos os visitantes do evento náutico mais charmoso da América Latina.
No ciclo de palestras do Rio Boat Show, mais de 40 convidados especiais vão comandar os Talks. Ao longo dos oito dias de programação, visitantes poderão ouvir histórias de gente do mar, ficar por dentro de dicas náuticas e conhecer o que de mais intrigante esse universo tem a oferecer.
Você pode receber a programação completa das palestras e outras atrações no site do Rio Boat Show.
Rio Boat Show 2024
Evento náutico mais charmoso do Brasil, o Rio Boat Show chega a sua 25ª edição recheado do que de melhor esse lifestyle pode oferecer. As águas da Baía de Guanabara, na Marina da Glória, recebem o evento entre os dias 28 de abril e 5 de maio. Por lá, o grande público poderá ver de perto os principais lançamentos e destaques do mercado náutico com barcos na água e test-drive de embarcações.
O repertório é grande: lanchas, veleiros, iates, jets, motores, equipamentos, acessórios, decoração e serviços náuticos estarão reunidos em um só lugar, ao lado de especialistas do setor, preparados para auxiliar todos os visitantes. Além disso, o Rio Boat Show exibe destinos náuticos, artigos de luxo e quadriciclos.
O público da 25ª edição do evento terá ainda atrações diversas, como palestras, desfile de moda e o tradicional Desfile de Barcos — em que os modelos de destaque do evento navegam pela Baía de Guanabara, junto com um show de luzes, música e até mestre de cerimônia.
Anote aí!
RIO BOAT SHOW 2024 Quando: De 28 de abril a 5 de maio; Horário: De segunda a sexta-feira, das 15h às 22h | sábado e domingo, das 13h às 22h; Onde: Marina da Glória (Av. Infante Dom Henrique, S/N, Glória); Ingressos: site oficial de vendas
Mais informações: rioboatshow.com.br.
As marcas mais tradicionais do mercado náutico estão sempre presentes nos eventos Boat Show. Por isso, o Grupo Sailing, que atua desde 1987 no setor, é mais uma presença garantida no Rio Boat Show 2024. Especialista em aluguel de veleiros e venda de catamarãs, a marca levará o conhecido Lagoon 46 (do grupo francês Beneteau) à 25ª edição do evento náutico mais charmoso da América Latina.
Fundada pelo campeão olímpico de vela Marcos Soares, o Grupo Sailing — que desde a década de 1990 é distribuidora exclusiva dos catamarãs Lagoon no Brasil — levará o Lagoon 46 e a sua já conhecida autenticidade e elegância às águas da Baía de Guanabara, na Marina da Glória, de 28 de abril a 5 de maio.
Conheça o Lagoon 46
Como o nome sugere, o Lagoon 46 é um catamarã de 46 pés, que possui um flybridge com comando, acesso duplo e duas opções de configuração: com bimini rígido ou teto dobrável. De acordo com a marca, a embarcação tem capacidade para acomodar de 6 a 12 pessoas, e navega com duas opções de motorização standard: 2 motores de 45 hp ou dois de 57 hp cada.
Sua ampla disponibilidade nos armários, cozinha externa e os camarotes espaçosos fazem com que a grande área disponível no barco seja bem aproveitada. Aliás, o proprietário pode escolher entre o modelo com três ou quatro suítes — no Rio, estará exposta a versão com quatro. Na versão “proprietário”, com três camarotes, a suíte máster ocupa um bordo inteiro do barco, a boreste.
Quem procura por uma embarcação de ambiente aberto, tem no barco que será apresentado pelo Grupo Sailing no Rio Boat Show 2024 uma boa opção. A proa do Lagoon 46 dispõe de um verdadeiro lounge, com dois solários reclináveis e um sofá no centro. Entre essa área e o salão, uma janela integra os espaços.
Rio Boat Show 2024
Evento náutico mais charmoso do Brasil, o Rio Boat Show chega a sua 25ª edição recheado do que de melhor esse lifestyle pode oferecer. As águas da Baía de Guanabara, na Marina da Glória, recebem o evento entre os dias 28 de abril e 5 de maio. Por lá, o grande público poderá ver de perto os principais lançamentos e destaques do mercado náutico com barcos na água e test-drive de embarcações.
O repertório é grande: lanchas, veleiros, iates, jets, motores, equipamentos, acessórios, decoração e serviços náuticos estarão reunidos em um só lugar, ao lado de especialistas do setor, preparados para auxiliar todos os visitantes. Além disso, o Rio Boat Show exibe destinos náuticos, artigos de luxo e quadriciclos.
O público da 25ª edição do evento terá ainda atrações diversas, como palestras, desfile de moda e o tradicional Desfile de Barcos — em que os modelos de destaque do evento navegam pela Baía de Guanabara, junto com um show de luzes, música e até mestre de cerimônia.
Anote aí!
RIO BOAT SHOW 2024 Quando: De 28 de abril a 5 de maio; Horário: De segunda a sexta-feira, das 15h às 22h | sábado e domingo, das 13h às 22h; Onde: Marina da Glória (Av. Infante Dom Henrique, S/N, Glória); Ingressos: site oficial de vendas
Mais informações: rioboatshow.com.br.
Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida
Peixe de águasalgada presente em variados pratos culinários, o atum esbanja benefícios: ajuda o coração, melhora do sistema imunológico, fortalece a saúde dos olhos e dos ossos, melhora a pele, constrói músculos e traz ainda uma série de outras qualidades. Em contrapartida, o animalcarrega consigo, também, altos níveis de mercúrio.
Esse é um assunto que há décadas intriga os cientistas, visto que esse elemento tóxico, liberado principalmente pela queima de carvão, teve seu nível na atmosfera reduzido em até 90% desde 1990 — mas segue estável no atum desde 1971.
Como o atum é contaminado pelo mercúrio
Seguindo a ordem natural das coisas, o mercúrio liberado no ar não some, simplesmente. Ele vai para algum lugar. E um desses destinos é o oceano, habitat desses peixes.
Quando solto na natureza pela queima do carvão, por exemplo, essa substância é nomeada como mercúrio inorgânico. Já no mar, o material é depositado em sedimentos que posteriormente se tornam alimento para certos micro-organismos.
O consumo da substância por esses agentes transforma o metal em uma nova variante, indo de mercúrio inorgânico para o metilmercúrio, a forma mais perigosa do material químico, que acaba sendo consumido por outros seres marinhos — como crustáceos, peixes de pequeno porte e plânctons. Dessa forma, quando o atum se alimenta de presas contaminadas, acumula mercúrio em seu próprio organismo.
Legado de mercúrio nos peixes
Dentre as principais fontes de liberação de mercúrio na atmosfera estão a mineração de carvão e ouro, a queima de carvão, atividades da indústria e o processamento de resíduos. Tendo essa informação, atividades como essas passaram a ser restritas, o que resultou em uma queda de 90% nas emissões do metal na atmosfera desde 1990.
Assim, pesquisadores buscaram entender se essa queda havia afetado os níveis de mercúrio no peixe. Para isso, analisaram dados de quase 3 mil amostras de músculo de atum, de animais dos oceanos Pacífico, Atlânticoe Índico, incluindo gaiado/bonito, patudo e albacora, que, juntos, representam 94% das pescas globais da espécie.
No estudo, publicado na revista acadêmica Environmental Science & Technology Letters, os pesquisadores mostram que os níveis de mercúrio no atum permaneceram constantes entre 1971 e 2022, e o fato pode estar ligado ao “legado enorme de mercúrio que está nas profundezas do oceano“, conforme explicou Anaïs Médieu, do Instituto Nacional Francês de Pesquisa para o Desenvolvimento Sustentável e autora do estudo, à BBC News.
De acordo com os cientistas, os níveis constantes podem ser causados por emissões de muitas décadas — ou até séculos atrás. Esse “legado” de mercúrio acumulado no fundo do mar “se mistura com a superfície do oceano, onde os atuns nadam quando se alimentam”, comenta Médieu, que completa: “é por isso que temos um fornecimento contínuo deste mercúrio histórico que foi emitido décadas ou séculos atrás”.
Mesmo com uma redução massiva nas emissões de mercúrio, nossos resultados mostram que vamos ter de ser pacientes até vermos uma mudança nos níveis de mercúrio do atum– Anne Lorrain, coautora do estudo à BBC News
Como o mercúrio no atum afeta os humanos
Entre os danos causados à saúde humana devido ao mercúrio presente no atum estão, principalmente: danos ao sistema nervoso, impactos cardiovasculares, dificuldade de excreção dos resíduos pelos rins e danos a um feto ou bebê em desenvolvimento durante a gravidez.
As consequências, porém, vão depender da quantidade de metal consumido e da frequência. Em caso de suspeita por envenenamento, o recomendado é buscar ajuda médica o mais rápido possível.
Em 2024, o Rio Boat Show chega a sua 25ª edição. Para comemorar esse momento histórico, a equipe de NÁUTICA vai revisitar o passado novamente para mais uma edição da série Memória Náutica. Hoje é dia de relembrar o Rio Boat Show 2011, salão marcado pelas grandes embarcações.
A 14ª edição do salão náutico mais charmoso da América Latina atracou nas águas da Baía de Guanabara entre os dias 27 de abril e 3 de maio, reunindo um público de mais de 55 mil pessoas. Naquele ano, o salão se destacou por apresentar cerca de 200 barcos, muitos deles, acima dos 50 pés — alguns passaram até dos 100.
Os visitantes do salão testemunharam a maior concentração de grandes barcos que o Brasil já viu– dizia a edição 247 da Revista Náutica
O que acontecia no mundo em 2011
No ano em que o mundopassou a ter 7 milhões de habitantes, o Facebookse tornava uma rede social popular, e ultrapassava o já falecido Orkut, rede social do Google, em número de usuários registrados no Brasil.
Ainda naquele ano, o casamento real do Príncipe William e Catherine Middleton ganhou os holofotes ao redor de todo o globo, e milhões de pessoas pararam para assistir à cerimônia, realizada na Abadia de Westminster, em Londres, na Inglaterra. Em solo nacional, o Rio de Janeiro recebia a 4ª edição do Rock in Rio, que recebeu artistas como Elton John, Rihanna, Red Hot Chili Peppers e Metallica.
Destaques do Rio Boat Show 2011
Os 12 mil metros quadrados de área construída da Marina da Glória ficaram pequenos para receber todos os enormes barcos que por lá atracaram durante o Boat Show de 2011. Isso porquê, entre as cerca de 200 embarcações, pelo menos 50 passavam dos 40 pés, 30 tinham mais de 50 e, entre três iates, dois ultrapassaram os 100 pés de comprimento.
Para acomodar esses grandalhões, foi necessário criar um “super píer”, a partir da união de três grandes balsas de aço, com 45 metros de comprimento e 18 metros de largura cada — o tamanho de uma dúzia de quadras de tênis juntas. Com isso, as embarcações ganharam 50% a mais de vagas molhadas, resultando em 50 modelos expostos em seu habitat natural.
O mercado brasileiro passou a pedir barcos cada vez maiores. O Boat Show deu a resposta– ressaltava a edição 274 da Revista Náutica
Nessa “festa das maiores lanchas”, estavam a Azimut 103 SL e a Ferretti 881 RPH, que não fizeram sucesso apenas pelo tamanho. Maior barco do salão, a 103 SL esbanjava uma cabine com duas cozinhas, quatro suites, uma sala luxuosa e um posto de comando que “mais parecia o de um avião“, de acordo com a Revista Náutica. Para completar, a embarcação navegavaa 34 nós na máxima, com dois motores de 2434 hp.
Com 88 pés de comprimento, a Ferretti 881 RPH também tinha 4 suites à disposição dos passageiros, mas uma delas trazia um detalhe especial: uma banheira, logo atrás da cama, na altura de uma grande janela. Outro ponto de destaque estava no posto de comando interno, um nível acima do piso do cockpit, como se fosse um ambiente à parte — quase como um flybridge.
Durante o Boat Show de 2010, a Intermarine deixou nas entrelinhas que uma nova série de barcos estava a caminho e, em 2011, o público finalmente pôde ver as novas embarcações de 75, 60 e 42 pés — na água.
Com linhas modernas, os modelos tinham algo em comum: muita luz natural, graças as grandes janelas de vidro arqueadas. O modelo de 75 pés, inclusive, trazia um segundo para-brisa, como uma espécie de clarabóia.
A maior lancha da Schaefer também marcou presença no salão: a Phantom 600, pensada durante três anos pelo próprio Marcio Schaefer — dono da fábrica e autor dos modelos da marca. Quem visitou o barco por dentro se impressionou com o nível de decoração e acabamento da lancha, que dispunha de 3 suites e um cockpit com ambientes externo e interno praticamente conjulgados. Ao todo, 12 unidades foram vendidas.
Outro barco que atraiu olhares foi um trawler, da Beneteau, que naquele ano levou ao evento um novo segmento: o dos trawlers velozes, com a linha Swift, que ia contra a ideia de que o modelo precisava ser lento. Inclusive, o maior modelo da marca, de 52 pés, era equipado com dois motores de centro de 575 hp cada, que conferiam ao barco até 23 nós de velocidade — surpreendentemente rápido para um trawler.
O Rio Boat Show de 2011 trouxe ainda novos estaleiros para águas cariocas. Entre eles, estava a italiana Sessa Marine, que escolheu a Intech Boating, de Santa Catarina, para construir seus primeiros barcos “fora de casa”. O mesmo fez outra italiana: a Aicon, que fechou acordo semelhante com a catarinense Brava. Da Espanha, veio a Astondoa e, da França, a Dufour, além de Segue Yacths (Argentina) e Sanlorenzo (Itália).
Confira mais fotos da edição de 2011 do Rio Boat Show
Rio Boat Show 2024
Evento náutico mais charmoso do Brasil, o Rio Boat Show chega a sua 25ª edição recheado do que de melhor esse lifestyle pode oferecer. As águas da Baía de Guanabara, na Marina da Glória, recebem o evento entre os dias 28 de abril e 5 de maio. Por lá, o grande público poderá ver de perto os principais lançamentos e destaques do mercado náutico com barcos na água e test-drive de embarcações.
O repertório é grande: lanchas, veleiros, iates, jets, motores, equipamentos, acessórios, decoração e serviços náuticos estarão reunidos em um só lugar, ao lado de especialistas do setor, preparados para auxiliar todos os visitantes. Além disso, o Rio Boat Show exibe destinos náuticos, artigos de luxo e quadriciclos.
O público da 25ª edição do evento terá ainda atrações diversas, como palestras, desfile de moda e o tradicional Desfile de Barcos — em que os modelos de destaque do evento navegam pela Baía de Guanabara, junto com um show de luzes, música e até mestre de cerimônia.
Anote aí!
RIO BOAT SHOW 2024 Quando: De 28 de abril a 5 de maio; Horário: De segunda a sexta-feira, das 15h às 22h | sábado e domingo, das 13h às 22h; Onde: Marina da Glória (Av. Infante Dom Henrique, S/N, Glória); Ingressos: site oficial de vendas
Mais informações: rioboatshow.com.br.
Se manter embarcaçõesna marinajá causou algum inconveniente para os apaixonados pelo mundo náutico, uma propriedade de luxo com porto para iates e cais pode ajudar resolver esse problema. O preço de se livrar da dor de cabeça? A ‘bagatela’ de R$ 1,5 bilhão.
Chamada de Gordon Pointe, a propriedade de luxo localizada na Baía de Naples, sudoeste da Flórida, tem extensão de 36,5 mil m² e é quase toda rodeada por água. Em seu terreno, há três mansões, sendo que uma delas já recebeu George Bush, ex-presidente dos Estados Unidos, e sua esposa.
Caso seja comprado por algo em torno dos US$ 295 milhões que pede, o local pode ocupar o primeiro lugar na lista de imóveis mais caros já vendidas no território norte-americano. Atualmente, o recorde é de um bilionárioque, em 2019, desembolsou US$ 238 milhões (R$ 1,1 bilhão) em uma cobertura.
Por dentro da propriedade de luxo com porto para iate
Se o futuro dono de Gordon Pointe gostar de navegar, praticidade e conforto vão definir seu dia a dia. Isso porque, nos terrenos da propriedade de luxo há um cais em forma de T que acomoda até seis barcos.
Mas não para por aí. Graças ao porto para iate, é possível manter a uma curta distância de casauma embarcaçãode até 231 pés (ou 70 metros). A construção do espaço, de uso exclusivo do proprietário, foi tão rara que teve que ser aprovada pelo corpo de engenheiros do exército norte-americano.
A casa principal do complexo se estende por uma área de mais de mil metros quadrados e conta com seis quartos. Apesar de estar em uma região privilegiada pelas belezas naturais, bastam de cinco a dez minutos para chegar a lojas, restaurantese locais de entretenimento.
Como surgiu a propriedade de luxo?
A propriedade de luxo parece ocupar a ponta de uma península — ou seja, um terreno quase todo cercado por água –, mas que não é fruto de uma artimanha da natureza.
A verdade é que os primeiros donos do local, John e Rhodora Donahue, pagaram US$ 1 milhão (na conversão atual, R$ 5 milhões) por um terrenonão urbanizado em 1985, com cerca de 17 mil m².
Ao longo dos anos, segundo o The Wall Street Journal, o casal adquiriu mais terras, resultando na grande propriedade à venda.
De acordo com os corretores, é possível reformar o complexo e mantê-lo com sua estrutura atual, ou subdividi-lo em outras propriedades, com espaço suficiente para oito grandes casas à beira-mar.
Se acertar a previsão do tempo é um problema na hora de navegar, Giovanni Dolif é a solução! Convidado do Náutica Talks, o capitão e velejadormarcará presença no Rio Boat Show 2024para esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto.
Com o tema “meteorologia para navegação”, a palestra acontece no dia 1º de maio, às 17h, como parte da programação da histórica 25ª edição do Rio Boat Show — realizada de 28 de abril a 05 de maio, na belíssima Marina da Glória.
Doutor em meteorologia pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, Dolif é referência no tema — pelo qual se apaixonou ainda aos 13 anos de idade, ao encarar o contraste climático entre Recife(PE) e os gélidos Alpesitalianos.
Além de pesquisadorno CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais), o velejador é um dos sócios-fundadores da MetPlan.org, que presta serviços de apoio meteorológico para empresas de navegaçãoe regatas no Brasile em outros países.
Ele também é criador do perfil de Instagram Hashtag Céu, em que compartilha conhecimentos sobre o assunto para ajudar navegadores, e faz parte do time de influenciadores da Náutica.
Realizadas pela Revista Náutica, as palestras do Náutica Talks têm entrada aberta a todos os visitantes do evento náutico mais charmoso da América Latina.
No ciclo de palestras do Rio Boat Show, mais de 40 convidados especiais vão comandar os Talks. Ao longo dos oito dias de programação, visitantes poderão ouvir histórias de gente do mar, ficar por dentro de dicas náuticas e conhecer o que de mais intrigante esse universo tem a oferecer.
Você pode receber a programação completa das palestras e outras atrações no site do Rio Boat Show.
Rio Boat Show 2024
Evento náutico mais charmoso do Brasil, o Rio Boat Show chega a sua 25ª edição recheado do que de melhor esse lifestyle pode oferecer. As águas da Baía de Guanabara, na Marina da Glória, recebem o evento entre os dias 28 de abril e 5 de maio. Por lá, o grande público poderá ver de perto os principais lançamentos e destaques do mercado náutico com barcos na água e test-drive de embarcações.
O repertório é grande: lanchas, veleiros, iates, jets, motores, equipamentos, acessórios, decoração e serviços náuticos estarão reunidos em um só lugar, ao lado de especialistas do setor, preparados para auxiliar todos os visitantes. Além disso, o Rio Boat Show exibe destinos náuticos, artigos de luxo e quadriciclos.
O público da 25ª edição do evento terá ainda atrações diversas, como palestras, desfile de moda e o tradicional Desfile de Barcos — em que os modelos de destaque do evento navegam pela Baía de Guanabara, junto com um show de luzes, música e até mestre de cerimônia.
Anote aí!
RIO BOAT SHOW 2024 Quando: De 28 de abril a 5 de maio; Horário: De segunda a sexta-feira, das 15h às 22h | sábado e domingo, das 13h às 22h; Onde: Marina da Glória (Av. Infante Dom Henrique, S/N, Glória); Ingressos: site oficial de vendas
Mais informações: rioboatshow.com.br.
Em um país recheado de praiasbelíssimas como o Brasil, é natural que seus habitantes e turistassonhem em desfrutar das águas mais cristalinas— aquelas que encantam tanto no ao vivo quanto pelas fotos. Mas você sabe o porquê de a cor do mar mudar de um local para o outro?
A explicação envolve vários fatores, mas, antes, é importante ter em mente que grandes quantidades de água limpa são sempre azuis. O motivo é que as moléculas de H20 atuam como um filtro da luz do sol— que é branca e, portanto, contém todas as cores do arco-íris — e refletem com maestria o azul.
Dessa forma, a ideia de que a cordo mar deve-se ao céunão passa de um engano.
Fatores que alteram a cor do mar
Praias mais rasas com areia clara dão a impressão de a água ser cristalina, já que é mais fácil para a luz solar bater no leito e voltar para nossos olhossem interferências.
Caso o litoral seja impactado pela água de rios, é possível que receba sedimentos, barro, decomposição de folhas e outros elementos de coloração marrom, capazes de emprestar a tonalidade ao mar.
Microrganismos como algase bactérias fotossintetizantes também exercem um poder de influência enorme na cor, devido aos pigmentos amarelos presentes em suas matérias orgânicas. Como a mistura de azul com amarelo é verde, dá para entender o motivo das águas ficarem em um tom não tão agradável aos banhistas.
Também vale apontar que águas mais profundassão de um azul mais escuro do que as mais rasas por conta da dificuldade da luz solar em penetrar suas camadas.
A NÁUTICA usa cookies para proporcionar a melhor experiência possível em nosso portal. Ao utilizar o nautica.com.br você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para mais informações sobre como isso funciona, clique em "Política de privacidade".OkPolítica de Privacidade